Gestão em Saúde - TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Gestão em Saúde - TCC por Autor "Departamento de Ciências Básicas de Saúde"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Competências para a gestão da Atenção Domiciliar em Saúde: percepção de gestores de empresas privadas(2024-11-23) Silva, Laura Borba da; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeO mercado de Atenção Domiciliar (AD), também conhecido como Home Care, vem crescendo nos últimos anos no Brasil, e consiste no atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar na residência do paciente. Gerenciar esse tipo de organização configura-se em algo extremamente complexo, exigindo dos administradores conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para a execução de suas funções. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo identificar quais competências são consideradas pelos gestores como essenciais para o seu exercício profissional na gestão da atenção domiciliar no município de Porto Alegre/RS. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com gestores de instituições privadas, visto que estão inseridas em um contexto de grande complexidade de gestão e busca por padronização e qualidade, além de possuir uma diversidade de perfis profissionais. Após as entrevistas, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com relacionamento interpessoal, paciência e empatia; e comportamento multitarefa – relacionada à proatividade e compromisso profissional. Além delas, outras atribuições também foram citadas como necessárias para a profissão, como ter uma visão técnica, estratégica e administrativa. Como conclusão, observou-se que as percepções de gestão variaram conforme o perfil de formação dos participantes. Além disso, é possível destacar que eles não demonstram clareza do conceito de competência, já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item Desafios e possibilidades profissionais do Gestor em Saúde(2023-11-23) Rosa, Caroline Huber; Souza, Maria Cláudia Schardosim Cotta de; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeA formação em Gestão em Saúde como bacharel é recente e a importância de um profissional capacitado nessa área é cada vez maior. O objetivo principal deste trabalho foi identificar possibilidades de inserção profissional analisando editais de concursos públicos e de qualificação, trazendo as possibilidades de pós-graduação. A metodologia utilizada foi exploratória utilizando dados secundários extraídos do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC) e também dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados 13 editais de concursos públicos, avaliado requisitos da vaga e de remuneração. Nas ofertas de vagas relacionadas com Gestão em Saúde o pré-requisito necessário na maioria das vagas era apresentar curso de especialização. A oferta de especialização lato sensu predominou na Região Sudeste do Brasil e a maior oferta foi de cursos de educação a distância. Já a pósgraduação strito sensu teve um predomínio na região Sudeste e Nordeste.Item Desafios enfrentados na gestão do desenvolvimento tecnológico e utilização de novas tecnologias em tempos de pandemia de COVID 19(2023-11-22) Pisorno, Gabriela Rita Santurio; Dewes, Mariana de Freitas; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeA pandemia de COVID 19 veio a assolar o cenário mundial de forma avassaladora, expondo as fragilidades existentes nos sistemas de saúde pública. A necessidade da utilização de tecnologias inovadoras integradas para combater a pandemia trouxe inúmeros desafios, entre eles a forte coordenação entre cientistas, dados e sistemas interligados. A identificação de evidências, o levantamento de cenários e o mapeamento de tendências de como a doença se desenvolvia e proliferava demandaram estudos conjuntos e ágeis suficientes para o desenvolvimento de tecnologias que permitissem epidemiologistas entenderem sua evolução, e assim tomar decisões coletivas de enfrentamento da crise decorrente. Foi necessário coordenar a integração de ações de forma abrangente, ética e ágil, sob pena da disseminação indiscriminada da doença. Desta forma, este trabalho teve como objetivo principal levantar o que estudos publicados entre 2020 e 2023 identificaram como sendo os principais desafios enfrentados na gestão do desenvolvimento tecnológico e utilização de novas tecnologias na área da saúde em tempos de pandemia de Covid-19, para o enfrentamento da doença, assim como permitir a compreensão da criticidade que o momento vivenciado impôs à gestão das ações necessárias para a erradicação da doença. Foi realizada uma revisão integrativa desses estudos, utilizando as bases Pubmed, Web of Science e Scopus, onde foram considerados aptos artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol que abordassem essa temática. Os resultados evidenciam a necessidade do mundo se preparar para lidar com possíveis surtos pandêmicos, através de uma mobilização global em prol de diretrizes gerais que, através da adoção de tecnologias digitais permitam processos robustos de investigação colaborativa, assim como em avanços científicos na área de análise genética para definição de terapias, que possam se constituir em armas importantes para identificar possíveis vírus que venham a atacar os seres humanos e assim poder preparar os sistemas de saúdeItem Liderança no trabalho remoto: perspectiva de líderes de Deep Techs em Saúde(2023-11-20) Matuella, Kethelen Vargas; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeAs mudanças organizacionais evidenciam a popularização do trabalho remoto atualmente, propondo formas mais flexíveis de trabalho a partir da formação de equipes virtuais mediadas pela tecnologia. Essa mudança demanda adaptações das lideranças para conduzir as equipes, a fim de garantir o trabalho eficaz. Os objetivos são estudar o papel do líder no ambiente de trabalho remoto em Deep Techs em Saúde, assim como identificar os desafios enfrentados por esse líder e sua equipe. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e exploratória, com coleta de dados no método survey a partir do uso da ferramenta Google Forms, composto por questões com escala Likert, estruturadas e fechadas. A partir da análise dos dados coletados pode-se perceber a importância da liderança nas Deep Techs em Saúde no contexto virtual, além da existência de desafios como a comunicação, confiança, motivação, engajamento, produtividade e controle da equipe. Também se evidenciaram as estratégias para superar esses desafios e as ferramentas facilitadoras no contexto remoto. Por meio do estudo realizado foi possível confirmar a importância do papel do líder no ambiente de trabalho remoto, os desafios enfrentados e o estilo de liderança indicado a esse contextoItem Marketing hospitalar no Brasil: uma revisão bibliográfica(2023-12-12) Santos, Pâmela Lima dos; Terres, Mellina da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeOs conceitos e usos do marketing para a saúde têm se ampliado a cada dia, embora com perspectivas diversas. Realizou-se neste trabalho uma revisão bibliográfica sobre os estudos de marketing hospitalar no Brasil, com o intuito de compreender de que maneira seus conceitos são utilizados e aplicados atualmente no contexto brasileiro. Foram considerados artigos publicados entre os anos de 2013 e 2022 nas bases de dados Science Direct, SciElo e Portal de Periódicos CAPES, tendo em vista a relevância de tais bases no meio acadêmico na área de estudo, sendo analisados 18 artigos das áreas de Saúde, Administração e Marketing. Implica-se que, atualmente no Brasil, os principais achados revelam estudos acerca da satisfação e fidelização dos pacientes como consequência do foco na qualidade dos serviços prestados. Além disso, emergem estudos acerca do marketing de relacionamento e marketing digital nos hospitais brasileiros. A atualização dos gestores em saúde acerca do marketing hospitalar é importante a fim de enfrentar os desafios do ambiente de saúde em constante mudança, melhorar a qualidade dos serviços e construir relacionamentos sólidos com pacientes. As limitações da pesquisa incluem a escolha dos termos de busca, a escolha das bases de dados, o recorte temporal e demais critérios de inclusão, além da falta de revisão por pares. Indicam-se para estudos futuros pesquisas que envolvam a relação entre marketing de relacionamento e marketing digital no contexto hospitalar, bem como as transformações do entendido como marketing tradicional até a dimensão de satisfação e experiência do paciente, nos dias atuais.Item O Impacto da Humanização nos Serviços de Saúde: uma revisão integrativa da literatura(2023-12-13) Felicetti, Fernanda Beatriz; Terres, Mellina da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeHumanização em saúde tem sido um tema cada vez mais recorrente nas últimas décadas. Dada a importância do papel do profissional de saúde em mediar a vinculação dos pacientes ao serviço, o atendimento humanizado visa facilitar essa conexão e estabelecer uma relação de produção de saúde. Há cada vez mais a preocupação das pessoas em promover uma maior humanização nos serviços em saúde, pois os pacientes necessitam, acima de qualquer cuidado medicamentoso, de um acolhimento, de respeito, de empatia e da criação de vínculos por parte de quem trata desse paciente. O objetivo do presente estudo de revisão foi identificar, quantificar e analisar na literatura científica acerca da produção sobre a importância e as consequências positivas do tratamento humanizado por parte dos profissionais aos pacientes que procuram por serviços de saúde. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de nível exploratório através de revisão integrativa da literatura, onde o tema foi a humanização em serviços de saúde. Foram selecionados na pesquisa apenas estudos originais de artigos científicos publicados em periódicos revisados por pares, compilados na plataforma SciELO, totalizando 24 artigos, e os descritores escolhidos foram combinados entre si na busca, visando a otimizar a seleção dos dados, sem restrição de período. A questão problema para ser respondida no presente estudo foi: a humanização em serviços de saúde pode contribuir para promover uma melhora no quadro clínico, afetivo, emocional e psicológico do paciente? Os resultados do estudo foram de que a humanização na saúde é um processo imprescindível e que deve estar presente em todo e qualquer ambiente de saúde, para que os pacientes possam ser tratados de forma empática, saudável, respeitosa e que tenham uma valorização como ser humano, visando sua plena recuperação. As conclusões foram de que tratar os pacientes com mais empatia, com acolhida, com responsabilidade, com mais atenção e amor por parte dos profissionais da saúde, pode fazer toda a diferença na melhora do paciente, pois o mesmo deve ser tratado como um todo e não apenas com o foco na doença, e assim poderá ter uma melhor qualidade de vida. Espera-se identificar as competências, bem como possíveis formas de contato humanizado entre os profissionais da saúde com relação aos usuários pacientes, buscando uma relação mais humana entre as partes.Item Políticas Públicas no Brasil: uma análise de planos de gestão na área de saúde da mulher(2023-11-20) Haubert, Natália Ramos; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeO objetivo deste estudo é analisar o planejamento estratégico da gestão da Política Nacional de Saúde da Mulher por meio de analisadores nos Planos Nacionais de Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pós-estruturalista, utilizando como procedimento metodológico a análise documental. A partir da leitura da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Mulher (PNAISM) foram extraídos analisadores, que posteriormente foram associados as metas dos Planos Nacionais de Saúde (PNS) para verificar se estes estavam presentes e orientavam as metas estabelecidas pelos Planos. A reflexão realizada com base nos documentos analisados revelou que a maioria dos Planos Nacionais de Saúde não seguem os direcionamentos da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres, o que demonstra que a eficácia da PNAISM permanece como um desafio. Ademais, é possível identificar que a maior parte das metas voltadas para a saúde das mulheres ainda são predominantemente associadas à maternidade, à gestação e ao parto, mantendo uma concepção restrita da mulher como mãe e negligenciando elementos que contemplem a saúda mulheres em sua totalidadeItem Soluções informatizadas para elaboração da escala mensal de serviço de enfermagem: uma revisão rápida da literatura(2022-11-22) Souza, Áuri Caroline Sampaio de; Cazella, Silvio Cezar; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeIntrodução: A tarefa de elaboração de escala mensal de serviço na enfermagem é uma atividade que exige grande esforço, demanda muito tempo e não tem garantia de qualidade, principalmente quando elaborada manualmente. Aliar ferramentas que auxiliem nesse processo se faz necessário, tal como a informatização da elaboração de escala. Objetivo: Realizar uma revisão rápida da literatura para identificar experiências de implementação de soluções informatizadas de elaboração de escala mensal do serviço de enfermagem. Método: Para a realização do estudo foi conduzida pesquisa bibliográfica através de revisão rápida da literatura, para obter uma visão ampla da literatura disponível sobre um tópico específico. O estudo apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Resultados: Foi evidenciado que soluções informatizadas otimizam as atividades de enfermeiros e gestores, quando comparadas ao método manual, reduzindo tempo de elaboração, redução de erros e permitindo elaboração de escalas mais justas, apesar de cada abordagem ter suas próprias limitações, que podem afetar a implementação prática em diferentes contextos. Conclusão: O estudo destacou a interdisciplinaridade na enfermagem, mostrando que soluções informatizadas melhoram a elaboração de escalas. É fundamental entender as especificidades locais e as limitações tecnológicas para uma gestão eficaz.