Submissões Recentes
Satisfação no Trabalho e Percepção de Suporte Organizacional em Motoristas de Transporte Particular por Aplicativo no Rio Grande do Sul
(2023-12-07) Hoffmeister, Gabriel; Amazarray, Mayte Raya; Departamento de Psicologia
Fenômenos como a globalização da economia e o avanço tecnológico pautada em
uma agenda neoliberal têm uma nova organização mundial do trabalho. A chamada economia
de plataforma designa um modelo de negócio no qual demandas de trabalho e prestações de
serviços são geridas através de plataformas ou aplicativos. Esta relação de trabalho se
caracteriza pela falta de vínculo empregatício e, consequentemente, regulamentação
trabalhista. Entre os serviços oferecidos pelas empresas de plataforma estão, principalmente,
transporte particular de passageiros e entregas de mercadorias. Com mais de 5 milhões de
motoristas cadastrados em 2020, a Uber é a maior empresa de transporte particular por
aplicativo do mundo. Devido ao sucesso da empresa, o termo uberização tem sido utilizado
para designar este tipo de vínculo de trabalho. No Brasil, segundo relatório do IPEA, a
população de motoristas de aplicativo era de 1.1 milhões em outubro de 2021, um aumento
de 37% em relação ao primeiro trimestre de 2016. Este rápido avanço da economia de
plataforma tem provocado amplas discussões no mundo do trabalho, principalmente sobre os
prejuízos deste modelo de negócio para a saúde dos trabalhadores. Entre as principais
discussões estão as grandes jornadas de trabalho, a baixa remuneração, a falta de suporte
fornecido pela plataforma aos trabalhadores e a ausência de direitos trabalhistas. Tendo em
vista o papel central do trabalho na saúde do trabalhador, este estudo teve como objetivo
avaliar a satisfação com o trabalho e a percepção de suporte organizacional em motoristas de
aplicativo. Foi realizado um estudo de caráter exploratório, descritivo e transversal, de
abordagem quantitativa com 19 motoristas de aplicativo, utilizando como instrumentos um
questionário sociodemográfico, um questionário baseado na literatura, para conhecer aspectos
específicos da relação de trabalho com a empresa-aplicativo, e as escalas de Satisfação no
Trabalho e de Suporte Laboral. Como critérios de inclusão, os participantes deveriam ser
devidamente cadastrados e trabalhar regularmente como motoristas de alguma
empresa-aplicativo de transporte particular de passageiros no Estado do Rio Grande do Sul.
Para análise dos dados levantados através dos instrumentos foram utilizadas análises
estatísticas descritivas e inferenciais adequadas aos objetivos do estudo. Observou-se que
73,7% apresentaram insatisfação com o trabalho e 84,2% percebem baixos níveis de suporte
organizacional oferecido pelas plataformas. Em relação às dimensões da Escala de Satisfação
no Trabalho (EST), a satisfação com o salário e a satisfação com as promoções obtiveram os
menores escores médios, enquanto a satisfação com os colegas obteve a maior média entre os
respondentes. Em relação à Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO), a grande
maioria dos participantes (84,2%) teve escores que indicam percepção de baixo suporte
organizacional oferecido pelas plataformas; 10,5% tem dúvidas a respeito e apenas um
respondente (5,3%) considera que as empresas oferecem suporte organizacional. Também
identificou-se que exposição a riscos, excesso de horas trabalhadas e falta de suporte laboral
foram temas centrais dos dados qualitativos analisados. Devido às suas características
recentes e voláteis carecem de meios adaptados para a investigação sobre o fenômeno, o que
reafirma a importância da realização de mais estudos sobre o tema.
Sentidos do trabalho para a juventude: uma revisão integrativa.
(2023-12-06) Lacava, Luiza Leonardi; Amazarray, Mayte Raya; Departamento de Psicologia
Este estudo realizou uma revisão integrativa com o objetivo de identificar como os
jovens do continente americano na faixa etária dos 14-30 anos concebem o sentido do
trabalho em estudos científicos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura do período
compreendido entre 2013 e 2023 com o objetivo de sintetizar os principais resultados dos
estudos, investigar se há diferença entre sentidos atribuídos por jovens de diferentes países e
verificar se há relação entre condições socioeconômicas e sentidos do trabalho. As bases de
periódicos utilizadas foram Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Web of Science e
Scopus. Foi realizado um levantamento das principais características das publicações
selecionadas e das juventudes investigadas. Os resultados foram sintetizados em (1) condições
e estrutura de trabalho atual, (2) sentidos do trabalho (subcategorias: relacionamento versus
isolamento; dinheiro versus lazer/realização; identidade e autoestima), (3) relações do
trabalho com a família e a escola e (4) perspectivas futuras. Destacaram-se as diferenças entre
atribuições de sentido, condições de trabalho e perspectivas de futuro entre jovens de níveis
socioeconômicos diferentes. De maneira geral, jovens em situação de maior vulnerabilidade
atribuem a geração de renda e a necessidade de subsistência como sentidos do trabalho,
enquanto jovens de maior nível socioeconômico atribuem prazer e realização.
Recursos visuais educativos para a escolha do acesso venoso em neonatologia
(2024) Barbosa, Carla; Cazella, Silvio Cesar; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Introdução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de
aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a
construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso
fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial
em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em
concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a
educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na
qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo:
Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à)
enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada
entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário
pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos
metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos
necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados
estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada
pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram
realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O
produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além
de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente
neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como
importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática
laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em
evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho
em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio
na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão
da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam
contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágil
Prospecting molecular targets aiming topical treatment of human melanoma
(2022-02-11) Peruzzo Neto, Antonio Vicente; Braun, Rodrigo Ligabue; Aguirre, Tanira Alessandra Silveira; Departamento de Clínica Médica
O melanoma humano é caracterizado por uma disfunção na regulação dos melanócitos, afetando o
seu crescimento e proliferação. Quando não está em equilíbrio, a produção desenfreada de
melanócitos pode causar tumores malignos e provocar metástases, sendo o melanoma tratado como
o câncer de pele de pior prognóstico. Assim, a ideia de estudar a aplicação do medicamento
diretamente no ambiente tumoral pode contribuir para o surgimento de novos protocolos de
tratamento para doenças de pele. Para garantir que os medicamentos possam ser utilizados como
tratamento tópico, é necessário conhecer os receptores e/ou proteínas expressos no ambiente
tumoral que desempenham um papel no desenvolvimento do câncer. Com essas estruturas
conhecidas, sua afinidade e interações com medicamentos podem ser estimadas por meio de
docking molecular. Os resultados sugerem que os medicamentos anticâncer têm relativa afinidade
por algumas enzimas produzidas nos melanócitos e que podem funcionar no tratamento tópico se
forem capazes de inibir a atividade dessas proteínas.
Cultura de segurança: cenários de simulação realística para aprendizagem experiencial com lideranças
(2023-01-31) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Introdução: A educação baseada em simulação (EBS) tem sido uma estratégia altamente
difundida para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, permitindo o desenvolvimento
de conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente controlado. A aprendizagem e uma
cultura de segurança saudável se reforçam mutuamente. Objetivo: Promover aprendizagem
experiencial com lideranças sobre cultura de segurança por meio do desenvolvimento de
cenários para simulação realística. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três
etapas. Inicialmente realizou-se estudo documental retrospectivo em base secundária de
dados através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC)
preenchido em 2020 por 175 profissionais de um hospital geral privado de Porto Alegre/RS.
A seguir aplicou-se um plano educacional para o fortalecimento da cultura de segurança,
com um grupo de sete lideranças desse hospital. Por último, desenvolveu-se o produto
educacional: dois cenários de simulação através do método NLN Jeffries Simulation Theory
sendo esses validados por um grupo de seis juízes especialistas, através do índice de validade
de conteúdo (IVC). Os cenários foram aplicados através de simulação com seis lideranças e
mensurada a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da escala Student
Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Resultados: Análise do questionário
HSOPSC identificou duas dimensões fragilizadas: “respostas não punitivas aos erros” e
“percepção de segurança”. Na aplicação do plano educacional, foram envolvidas as
lideranças participantes da pesquisa e elaborou-se planos de ação com metas para aumentar
a visibilidade das ações corretivas nos eventos adversos, conscientizar sobre a importância
de notificar incidentes e sensibilizar as lideranças para abordagens abertas sobre erros. Após,
desenvolveram-se dois cenários de simulação realística avaliados por especialistas que
obtiveram uma pontuação de 100% de conformidade. A aplicação na prática dos cenários
em simulações com as lideranças identificou conhecimento acerca da cultura de segurança
e outras habilidades em torno do tema. A satisfação com a aprendizagem e autoconfiança
obtiveram escores de satisfação 100% e autoconfiança 96,1%. Conclusão: Desenvolveu-se
como produto desta pesquisa materiais didáticos, constituídos por dois cenários de simulação
realística sobre cultura de segurança, que aplicados na prática mostraram-se efetivo,
promovendo satisfação e motivando a aprendizagem estabelecendo autoconfiança.