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Satisfação no Trabalho e Percepção de Suporte Organizacional em Motoristas de Transporte Particular por Aplicativo no Rio Grande do Sul
(2023-12-07) Hoffmeister, Gabriel; Amazarray, Mayte Raya; Departamento de Psicologia
Fenômenos como a globalização da economia e o avanço tecnológico pautada em uma agenda neoliberal têm uma nova organização mundial do trabalho. A chamada economia de plataforma designa um modelo de negócio no qual demandas de trabalho e prestações de serviços são geridas através de plataformas ou aplicativos. Esta relação de trabalho se caracteriza pela falta de vínculo empregatício e, consequentemente, regulamentação trabalhista. Entre os serviços oferecidos pelas empresas de plataforma estão, principalmente, transporte particular de passageiros e entregas de mercadorias. Com mais de 5 milhões de motoristas cadastrados em 2020, a Uber é a maior empresa de transporte particular por aplicativo do mundo. Devido ao sucesso da empresa, o termo uberização tem sido utilizado para designar este tipo de vínculo de trabalho. No Brasil, segundo relatório do IPEA, a população de motoristas de aplicativo era de 1.1 milhões em outubro de 2021, um aumento de 37% em relação ao primeiro trimestre de 2016. Este rápido avanço da economia de plataforma tem provocado amplas discussões no mundo do trabalho, principalmente sobre os prejuízos deste modelo de negócio para a saúde dos trabalhadores. Entre as principais discussões estão as grandes jornadas de trabalho, a baixa remuneração, a falta de suporte fornecido pela plataforma aos trabalhadores e a ausência de direitos trabalhistas. Tendo em vista o papel central do trabalho na saúde do trabalhador, este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação com o trabalho e a percepção de suporte organizacional em motoristas de aplicativo. Foi realizado um estudo de caráter exploratório, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa com 19 motoristas de aplicativo, utilizando como instrumentos um questionário sociodemográfico, um questionário baseado na literatura, para conhecer aspectos específicos da relação de trabalho com a empresa-aplicativo, e as escalas de Satisfação no Trabalho e de Suporte Laboral. Como critérios de inclusão, os participantes deveriam ser devidamente cadastrados e trabalhar regularmente como motoristas de alguma empresa-aplicativo de transporte particular de passageiros no Estado do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados levantados através dos instrumentos foram utilizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais adequadas aos objetivos do estudo. Observou-se que 73,7% apresentaram insatisfação com o trabalho e 84,2% percebem baixos níveis de suporte organizacional oferecido pelas plataformas. Em relação às dimensões da Escala de Satisfação no Trabalho (EST), a satisfação com o salário e a satisfação com as promoções obtiveram os menores escores médios, enquanto a satisfação com os colegas obteve a maior média entre os respondentes. Em relação à Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO), a grande maioria dos participantes (84,2%) teve escores que indicam percepção de baixo suporte organizacional oferecido pelas plataformas; 10,5% tem dúvidas a respeito e apenas um respondente (5,3%) considera que as empresas oferecem suporte organizacional. Também identificou-se que exposição a riscos, excesso de horas trabalhadas e falta de suporte laboral foram temas centrais dos dados qualitativos analisados. Devido às suas características recentes e voláteis carecem de meios adaptados para a investigação sobre o fenômeno, o que reafirma a importância da realização de mais estudos sobre o tema.
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Sentidos do trabalho para a juventude: uma revisão integrativa.
(2023-12-06) Lacava, Luiza Leonardi; Amazarray, Mayte Raya; Departamento de Psicologia
Este estudo realizou uma revisão integrativa com o objetivo de identificar como os jovens do continente americano na faixa etária dos 14-30 anos concebem o sentido do trabalho em estudos científicos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura do período compreendido entre 2013 e 2023 com o objetivo de sintetizar os principais resultados dos estudos, investigar se há diferença entre sentidos atribuídos por jovens de diferentes países e verificar se há relação entre condições socioeconômicas e sentidos do trabalho. As bases de periódicos utilizadas foram Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Web of Science e Scopus. Foi realizado um levantamento das principais características das publicações selecionadas e das juventudes investigadas. Os resultados foram sintetizados em (1) condições e estrutura de trabalho atual, (2) sentidos do trabalho (subcategorias: relacionamento versus isolamento; dinheiro versus lazer/realização; identidade e autoestima), (3) relações do trabalho com a família e a escola e (4) perspectivas futuras. Destacaram-se as diferenças entre atribuições de sentido, condições de trabalho e perspectivas de futuro entre jovens de níveis socioeconômicos diferentes. De maneira geral, jovens em situação de maior vulnerabilidade atribuem a geração de renda e a necessidade de subsistência como sentidos do trabalho, enquanto jovens de maior nível socioeconômico atribuem prazer e realização.
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Recursos visuais educativos para a escolha do acesso venoso em neonatologia
(2024) Barbosa, Carla; Cazella, Silvio Cesar; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Introdução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo: Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à) enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágil
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Prospecting molecular targets aiming topical treatment of human melanoma
(2022-02-11) Peruzzo Neto, Antonio Vicente; Braun, Rodrigo Ligabue; Aguirre, Tanira Alessandra Silveira; Departamento de Clínica Médica
O melanoma humano é caracterizado por uma disfunção na regulação dos melanócitos, afetando o seu crescimento e proliferação. Quando não está em equilíbrio, a produção desenfreada de melanócitos pode causar tumores malignos e provocar metástases, sendo o melanoma tratado como o câncer de pele de pior prognóstico. Assim, a ideia de estudar a aplicação do medicamento diretamente no ambiente tumoral pode contribuir para o surgimento de novos protocolos de tratamento para doenças de pele. Para garantir que os medicamentos possam ser utilizados como tratamento tópico, é necessário conhecer os receptores e/ou proteínas expressos no ambiente tumoral que desempenham um papel no desenvolvimento do câncer. Com essas estruturas conhecidas, sua afinidade e interações com medicamentos podem ser estimadas por meio de docking molecular. Os resultados sugerem que os medicamentos anticâncer têm relativa afinidade por algumas enzimas produzidas nos melanócitos e que podem funcionar no tratamento tópico se forem capazes de inibir a atividade dessas proteínas.
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Cultura de segurança: cenários de simulação realística para aprendizagem experiencial com lideranças
(2023-01-31) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Introdução: A educação baseada em simulação (EBS) tem sido uma estratégia altamente difundida para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente controlado. A aprendizagem e uma cultura de segurança saudável se reforçam mutuamente. Objetivo: Promover aprendizagem experiencial com lideranças sobre cultura de segurança por meio do desenvolvimento de cenários para simulação realística. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas. Inicialmente realizou-se estudo documental retrospectivo em base secundária de dados através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) preenchido em 2020 por 175 profissionais de um hospital geral privado de Porto Alegre/RS. A seguir aplicou-se um plano educacional para o fortalecimento da cultura de segurança, com um grupo de sete lideranças desse hospital. Por último, desenvolveu-se o produto educacional: dois cenários de simulação através do método NLN Jeffries Simulation Theory sendo esses validados por um grupo de seis juízes especialistas, através do índice de validade de conteúdo (IVC). Os cenários foram aplicados através de simulação com seis lideranças e mensurada a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Resultados: Análise do questionário HSOPSC identificou duas dimensões fragilizadas: “respostas não punitivas aos erros” e “percepção de segurança”. Na aplicação do plano educacional, foram envolvidas as lideranças participantes da pesquisa e elaborou-se planos de ação com metas para aumentar a visibilidade das ações corretivas nos eventos adversos, conscientizar sobre a importância de notificar incidentes e sensibilizar as lideranças para abordagens abertas sobre erros. Após, desenvolveram-se dois cenários de simulação realística avaliados por especialistas que obtiveram uma pontuação de 100% de conformidade. A aplicação na prática dos cenários em simulações com as lideranças identificou conhecimento acerca da cultura de segurança e outras habilidades em torno do tema. A satisfação com a aprendizagem e autoconfiança obtiveram escores de satisfação 100% e autoconfiança 96,1%. Conclusão: Desenvolveu-se como produto desta pesquisa materiais didáticos, constituídos por dois cenários de simulação realística sobre cultura de segurança, que aplicados na prática mostraram-se efetivo, promovendo satisfação e motivando a aprendizagem estabelecendo autoconfiança.