Submissões Recentes

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Curso de Formação sobre Relações Étnico-Raciais
(2023) Mondadori, Cristiane; Cunha, Maria Isabel da; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
O produto é uma proposta de Curso de Formação sobre Relações Étnico-Raciais: A proposta deste tem por finalidade contribuir para a ampliação do lugar que a temática das relações étnico-raciais ocupam na UFCSPA, do qual poderão participar toda a comunidade: discentes, docentes e técnico-administrativos. O curso oferecerá aulas abertas e atividades que promoverão interações com os participantes, ministradas por especialistas e pesquisadores que irão apresentar estudos e reflexões sobre diversos temas dentro do contexto em que estão inseridos e uma oficina de Gastronomia, em forma de vivência prática sobre a temática do curso e pode ser, também, uma oportunidade para que membros da comunidade externa possam se informar e se atualizar sobre as questões relacionadas às relações étnico-raciais, sua necessidade, atualidade e relevância.
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Protocolo de identificação de amostra de material biológico para análises clínicas- Produto técnico
(2024) Lesch, Aimée; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wader; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
O "Protocolo de Identificação de Amostra de Material Biológico para Análises Clínicas – ISCMPA" é uma ferramenta técnica voltada para a padronização e rastreabilidade no processo de coleta de amostras biológicas em unidades de internação adulta. Desenvolvido com base em diretrizes nacionais e internacionais de segurança do paciente, o protocolo busca minimizar erros na fase pré-analítica, etapa que concentra a maior parte dos incidentes laboratoriais. O documento define procedimentos claros para a identificação correta do paciente e das amostras, integrando tecnologias como o sistema Scola e dispositivos de checagem à beira-leito. Além disso, estabelece responsabilidades dos profissionais envolvidos, incluindo enfermeiros e técnicos, e detalha os recursos necessários para a execução segura das tarefas. Ao alinhar práticas institucionais às metas de segurança do paciente, o protocolo contribui para diagnósticos precisos, reduzindo riscos e promovendo uma assistência de qualidade.
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Guia orientador: como estruturar um comitê intersetorial de prevenção do suicídio
(2021) Antoni, Patrícia; Magalhães, Cleidilene Ramos; Cruz, Cláudia Weyne; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
O produto educacional teve como objetivo fornecer dicas e orientações para profissionais de saúde e comunidades locais interessada na estruturação do Comitê Intersetorial de Prevenção ao Suicídio. Foi desenvolvido a partir da experiência de pesquisa-ação realizada pela mestranda no seu local de atuação, no município gaúcho de Venâncio Aires-RS. Trata-se de um protótipo (diagrama) que foi entregue no momento da defesa da dissertação, em formato de estrutura textual geral, em power point, do processo vivenciado, com vistas à elaboração de um ebook a ser disponibilizado para o público interessado e profissionais que atual na temática.
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Guia orientador: Como estruturar um Comitê Intersetorial de prevenção do suicídio
(2023) Antoni, Patrícia; Magalhães, Cleidilene Ramos; Cruz, Cláudio Weyne; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Freitas, Lia; Antoni, Henrique
O produto educacional teve como objetivo disponibilizar Ebook com dicas e orientações para profissionais de saúde e comunidades locais interessadas na estruturação e implantação de um Comitê de Prevenção ao suicídio em nível municipal. Trata-se de um Ebook que revisado, aprimorado e editorado para disponibilização na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Estadual de Vigilância em Saúde, a para que gestores, profissionais de saúde e demais interessados no tema. O produto foi registrado por meio de ficha catalográfica, depositado no repositório institucional da UFCSPA e disponibilizado no seguinte endereço institucional do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS: https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/202304/06070644-guia-de-criacao-do-comite-suicido.pdf
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Curso de formação docente: metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem
(2024) Pappis, Thaís Helena Batel; Costa, Marcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene Ramos ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
O produto foi elaborado com base no curso de formação docente denominado "Metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem", que ocorreu de forma híbrida, durante a pesquisa de mestrado. O conteúdo do produto aborda o planejamento didático do referido curso de formação docente, que introduz o estudo teórico e prático das temáticas metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem, suas relevâncias e implicações para a docência universitária, bem como para a formação dos estudantes da área da saúde. Apresenta o plano de ensino e o desenvolvimento do curso que tem 30 hora de duração, distribuídas em nove encontros e está organizado para ocorrer em formato à distância. São detalhados os planos de ensino de cada encontro, com recursos e orientações pertinentes cada encontro, bem com vasta bibliografia básica e de apoio ao estudo dos temas abordados.