Gestão em Saúde - TCC
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Item Idosos e Pessoas com Deficiência (PcD): A experiência do usuário (UX) e a acessibilidade nos serviços de saúde, uma revisão sistemática de literatura(2022) Rodrigues, Rúbia da Silva; Libânio, CláudiaO uso de tecnologia tem se tornado primordial para a qualificação e eficiência dos serviços de saúde. Cada vez mais, os serviços de saúde acompanham o seu público por meio da utilização de aplicativos, sites, blogs, atendimentos atualizados tanto no ambiente quanto na tecnologia, a fim de tornar o público cada vez mais próximo. O desafio de entender como a UX funciona na saúde é perceber limitações ligadas a acessibilidade e tecnologia, compreendendo quais as relações da acessibilidade com a experiência do usuário. Após analisar o total de 1256 artigos, por uma revisão sistemática de literatura, foram selecionados 32 estudos para leitura na íntegra, sendo 20 selecionados da plataforma Pubmed e 12 da plataforma Wiley. Como resultado, poucos artigos abordaram de forma centrada o paciente idoso e as pessoas com deficiência, mesmo visando eles como a parte mais importante do processo. Toda e qualquer mudança na saúde é uma trajetória longa, mas que trará muitos benefícios e qualificações para o usuário. Essa pesquisa teve o intuito de levantar e problematizar como a acessibilidade ao idoso e às PcDs melhora a segurança e qualidade de vida desses pacientes.Item Os desafios para a efetivação do direito humano à saúde da população negra: uma revisão da literatura(2022) Goulart, João Lucas Biancardi; Leivas, Paulo Gilberto Cogo; Vanin, Aline AverO Brasil é um país composto por mais da metade da população negra. Apesar disso, ainda é palco de um enorme abismo racial quando se trata de Saúde Pública. A parcela majoritária desta população ocupa posições menos favorecidas entre as classes e dentro do mercado de trabalho, além de residir em bairros e áreas que carecem de infraestrutura básica para disponibilização de serviços essenciais, como, por exemplo, os serviços de saúde. Assim sendo, o objetivo deste estudo é discutir como se configura a efetivação ao direito humano à saúde da população negra no Brasil. A pesquisa teve abordagem qualitativa para a identificação de produções sobre o tema escolhido entre 2016 e 2021. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados eletrônicas LILACS, Google Scholar, SCIELO e BVS. Os resultados apontam para as restrições que impedem a garantia do direito humano, como o pleno acesso aos serviços públicos de saúde e de qualidade, salientando as mazelas que afetam o Sistema Único de Saúde e, por conseguinte, que interferem no pleno gozo de direitos humanos e constitucionais à saúde por parte da comunidade negra, principalmente. A superação das disparidades raciais na saúde e a produção efetiva de mecanismos adequados para a garantia do direito humano à saúde para a população negra no Brasil requer o desenvolvimento de ações concretas baseadas nos conceitos e elementos essenciais propostos pelas Nações Unidas e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde.Item Diagnóstico da carga tributária sobre os serviços de saúde suplementar no Brasil(2022) Zignani, Pedro Luís Rosa; Friedrich, Marcos Paulo AlbarelloA carga tributária define-se por um conceito amplo de obrigações, direitos e deveres, referentes aos créditos tributários, gasto tributário, evasão, incentivos e benefícios fiscais. Através de políticas públicas pode-se fazer uso dos tributos como instrumento para corrigir falhas de mercado. Com o objetivo de diagnosticar os impactos dessas políticas sobre a saúde suplementar, buscam-se respostas à seguinte questão: Quais os efeitos das atuais políticas públicas e tributárias sobre os serviços de saúde suplementar no Brasil? Através de pesquisa bibliográfica de diagnóstico, de abordagem qualitativa, exploratória e integrativa, o estudo traça um panorama sobre como essas políticas influenciam o sistema de saúde e a vida dos brasileiros. Constatou-se que a melhora na economia das famílias impacta na adesão aos planos de saúde, sendo iminente melhorar a distribuição dos gastos por nível de renda; e que as dificuldades de financiamento do SUS carecem de articulações com setor privado através de políticas de gestão, fiscalização e controle dos gastos. Concluiu-se pela necessidade de ampliar os estudos sobre novas formas de tributação a fim de reduzir a carga tributária que encarece os serviços de saúde, e também a urgência em reduzir o gasto tributário, que favorece os estratos superiores de renda e retira dos orçamentos verbas significativas para a saúde; e que as parcerias público-privadas representam a melhor alternativa de fortalecimento do SUS para ampliar a cobertura e a capacidade de atendimento à população dentro das limitações orçamentárias do financiamento da saúde pública, contribuindo desta maneira, para o aprofundamento das discussões sobre o tema.Item Programa Acesso Mais Seguro na atenção primária à saúde: Percepção dos profissionais(2022) Kapelius, Vitória Carolina dos Santos; Oliveira, Mônica Maria Celestina deIntrodução: A violência urbana está cada vez mais presente nas discussões no âmbito da gestão em saúde, pois impacta diretamente no funcionamento das unidades e na oferta de serviços à população. Visando a promoção de ambientes seguros e o fortalecimento da resiliência dos trabalhadores em lidar com as situações de violência nos territórios, implementou-se na Atenção Primária à Saúde o programa Acesso Mais Seguro (AMS) para Serviços Públicos Essenciais. Objetivo: O presente estudo objetiva compreender a percepção dos profissionais de saúde sobre o programa AMS. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa sobre a temática, selecionando e analisando os trabalhos científicos que versavam sobre a opinião dos trabalhadores em relação ao programa. Resultados: Os resultados encontrados, a partir da análise de oito estudos, evidenciaram potencialidades e benefícios da implementação da metodologia nas unidades de saúde, como o aumento da autonomia e liberdade dos trabalhadores na tomada de decisão em situações críticas e como uma ferramenta de combate a banalização da violência e fomento da prática de comportamentos mais seguros no cotidiano dos profissionais. Além disso, identificou também fragilidades e possíveis melhorias a se fazer para o melhor alcance dos seus objetivos, como a iminente necessidade de articulação da gestão do estresse dos trabalhadores e articulação de ações com demais serviços. Conclusão: o presente trabalho identificou questões pertinentes para estudos futuros, como a necessidade de pesquisas na região Nordeste do Brasil e a análise do novo sistema de notificação implementado recentemente. Espera-se que o presente trabalho contribua para as discussões futuras a respeito do tema.Item Avaliação dos procedimentos de segurança a partir da norma regulamentadora 32 (NR-32) em uma unidade de saúde: um estudo de caso(2022) Goldani, Alexsandro; Bica, Claudia GiulianoA Atenção Primária em Saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e recebe a grande maioria das demandas em saúde da população, sendo assim, a carga de trabalho que recai sobre os trabalhadores pode ocasionar danos se os preceitos de segurança nos processos trabalho não estiverem adequados com a legislação vigente.O objetivo deste estudo foi mapear as questões legais frente à NR-32 e associar a percepção do trabalhador frente aos riscos em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (USF) no município de Porto Alegre. A pesquisa contou com um delineamento transversal de abordagem quanti-qualitativa, um check list contendo questões relevantes à unidade de saúde foi executado e um outro, semiestruturado, contendo 34 questões foi aplicado a 19 trabalhadores visando captar a percepção frente aos riscos a que estão mais expostos. A maioria dos trabalhadores são do sexo feminino 17(89,5%), a maior parte deles 12(63,2%) se sentem seguros ou totalmente seguros em relação ao local de trabalho,a maioria utiliza os cuidados de proteção individual e coletiva 17(89,5%), mas ainda há uma parcela que resiste em tomar precauções-padrão de segurança 2(10,5%) e 8(42,1%)nunca receberam treinamento em relação à segurança no trabalho. A unidade de saúde está em geral bem estruturada em relação às questões de segurança, porém há falhas a serem sanadas, principalmente em relação às capacitações periódicas dos trabalhadores,aos instrumentos de trabalho, e ao mapeamento dos riscos inerentes ao serviço.Item Decisões judiciais em saúde e as avaliações de tecnologias em saúde para o medicamento Zolgensma®(2022) Moraes, Anna Paula Santana; Leivas, Paulo Gilberto CogoA judicialização do acesso a medicamentos de alto custo para doenças genéticas raras e que não foram incorporados no Sistema Único de Saúde (SUS) como o Zolgensma®, indicado para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME), é cada vez maior. Realizou-se uma pesquisa exploratória em duas etapas: a primeira foi baseada em uma busca de literatura referente ao tema e a segunda etapa foi feita uma análise de decisões judiciárias como objetivo, a pesquisa buscou analisar as decisões do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais Federais da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª região e verificar os motivos para recusa do fornecimento do medicamento Zolgensma®, identificar se os conceitos de eficácia, efetividade e custo-efetividade são usados em conformidade com as diretrizes da avaliação de tecnologia em saúde, analisar as leis e diretrizes referentes aos medicamentos para doenças raras e o sistema único de saúde. Foram identificadas 22 decisões, sendo que 20 negaram o fornecimento do medicamento, 1 concedeu e 1 solicitou nova perícia a fim de atestar a necessidade do uso do medicamento. Por se tratar de um medicamento de alto custo, foi possível averiguar que além do valor, os aspectos de eficácia, efetividade e custo-efetividade foram trazidos pelos magistrados em suas justificativas.Item A gestão de medicamentos judicializados: o caso do estado do Rio Grande do Sul(2022) Silva, Amanda Vitória Silva da; Dewes, Mariana de Freitas; Naundorf, BrunoPrimeiramente gostaria de agradecer à minha orientadora, Profª Dra. Mariana Dewes, por todo o suporte e paciência nos últimos dias, pois sem a sua orientação não teria chegado ao final deste trabalho. Ao coorientador Prof. Dr. Bruno pelas contribuições referentes à área. Agradeço ainda aos meus familiares, principalmente às minhas irmãs, Miriam e Glória, sem elas não seria possível concluir a faculdade de Gestão em Saúde. Elas sempre me cuidaram como uma filha, acreditaram e apoiaram meus sonhos e não me deixaram desistir, fazendo com que enxergasse além. Agradeço também aos meus cunhados, Fabiano e André, por me acolherem todos esses anos. Por fim, gostaria de agradecer alguns dos meus amigos. Juan Link, que além de ser muito especial, me deu o maior apoio nos últimos meses, tornando o processo de conclusão mais leve. Lizete Alberto, que, além de colega de trabalho, se tornou uma grande amiga e proveu uma força enorme para finalizar este trabalho. Karine Pinheiro, que, mesmo distante, foi essencial no processo para continuação no curso. Nicolas Byruchko, pela parceria e atenção nos últimos dias. Poderia fazer uma lista infinita com todos que me apoiaram ao longo destes anos e cada um deles foi importante para conclusão do curso. Sou eternamente grata pelo apoio, pela paciência, pelo carinho e por todas as demais coisas que cada um transmitiu nesse tempo.Item Aplicações da Inteligência Artificial no Desempenho Organizacional dos Hospitais: uma Revisão Narrativa(2022) Silva, Eduardo Neves da; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; Herbert, Juliana SilvaEste estudo de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por meio de uma revisão narrativa da literatura, tem como objetivo geral deste trabalho, identificar as soluções tecnológicas e os resultados organizacionais da Inteligência Artificial (IA), nos hospitais. Os dados qualitativos foram descritos e analisados através de uma pesquisa bibliográfica de soluções tecnológicas de IA verificando as aplicações no desempenho organizacional dos hospitais. A revisão foi realizada a partir de cinco bases de dados cujo acesso foi realizado a partir do Portal de Periódicos da CAPES. Esse trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como as soluções tecnológicas de inteligência artificial em organizações de saúde contribuem no desempenho organizacional dos hospitais? Como resultados nas organizações de saúde observou-se as seguintes aplicações com o uso de IA: gestão da qualidade, otimização de custos e gestão financeira, diagnóstico e gerenciamento clínico e gestão e otimização de leitos. Conclusão: As soluções tecnológicas de IA analisadas contribuem no desempenho organizacional dos hospitais, otimizando tempo, melhora da qualidade e redução de custos através do desempenho preditivo.Item Percepção de gestores frente a implementação de diretriz clínica para assistência pré-natal com emprego de telemedicina(2022) Maier, Camila Bueno; Stein, Airton TetelbomIntrodução: O uso de telemedicina no pré-natal é uma realidade em vários países, e se mostrou de grande valor durante a pandemia de COVID-19, uma vez que ir a consultas tornou-se um evento de risco em potencial para as gestantes. Objetivos: identificar a percepção dos gestores acerca da implementação de diretriz clínica para assistência pré-natal ambulatorial híbrida, combinando consultas presenciais reduzidas e teleconsultas para gestantes e puérperas de baixo-risco. Método: trata se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, através de questionário próprio, dirigido às gestoras do Ambulatório de Pré-Natal da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Resultados: As gestoras concordam que o uso de telemedicina na assistência pré-natal é potencialmente benéfico para a instituição, recursos técnicos estão disponíveis para este fim. Conclusão: A avaliação de gestoras com expertise no tema mostrou-se de fundamental relevância, uma vez que a literatura é escassa no que concerne à percepção de gestores quanto ao uso de telemedicina na assistência pré-natal.Item Relato de caso: a avaliação da experiência do paciente como catalisadora de melhorias em serviços de saúde(2022) Matias, Geórgia Souza; Bastos, Gisele Alsina Nader; Caballero, Raphael Maciel da SilvaA proposta deste estudo é relatar, após observação, o processo de construção e aplicação de uma ferramenta de mensuração da experiência do paciente em uma Unidade de Arritmias Cardíacas de um hospital filantrópico do Sul do Brasil, bem como analisar seus resultados para identificação e implementação de melhorias nos processos dos serviços de saúde. A experiência do paciente não é apenas uma janela da imagem da instituição para o exterior, mas também um parâmetro importante da qualidade e segurança da assistência, sendo um dos pilares de qualquer modelo de gestão e melhoria contínua. Este estudo possui natureza exploratória e descritiva, no qual foi possível acompanhar a rotina de construção e aplicação do instrumento de pesquisa, bem como o desfecho relacionado ao resultado obtido.Item Análise de competências profissionais para resolução de conflitos: uma perspectiva de gestores hospitalares(2022) Zubricki, Patrícia; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Bastos, Gisele Alsina NaderOs profissionais gestores em saúde são os principais responsáveis pela liderança das equipes de trabalho na instituição de saúde e necessitam, assim, do desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais. O presente artigo tem como objetivo identificar os principais componentes de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais, na perspectiva de gestores de instituições hospitalares. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com os profissionais de enfermagem que ocupam cargos de gestão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que é uma instituição de grande porte assistencial, além de possuir uma estrutura organizacional de gestão mais complexa. Após a realização dos questionários, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com liderança inclusiva e participativa, poder de negociação, habilidades técnicas, análise da situação e gestão de pessoas; comunicação – atrelada com comunicação efetiva, escuta ativa e feedback; e resiliência – relacionada com empatia, paciência, aprender com o conflito e mediação. Como conclusão, observou se que os participantes não têm clareza do conceito de competência já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item A produção científica brasileira sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais: revisão integrativa(2022) Pinto, Maria Eduarda de Lavra; Almeida, Alexandre do Nascimento; Coelho, Débora FernandesO presente estudo tem como objetivo identificar o que tem sido produzido na literatura científica brasileira sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSI-LGBT) desde o seu surgimento. Usou-se como método uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e SciELO. Para realizar o levantamento bibliográfico foram selecionados os descritores disponíveis na lista DeCS/MeSH e suas combinações: “Minorias Sexuais e de Gênero”, “Sistema Único de Saúde” e “Política de Saúde”. A amostra foi composta por 23 artigos publicados entre 2017 e 2022, todos de delineamento qualitativo. Os resultados evidenciam a vulnerabilidade da saúde de mulheres lésbicas e bissexuais, desrespeito ao nome do uso social, invisibilidade de pessoas transexuais e travestis e a falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a política. Conclui-se que, apesar dos avanços promovidos a partir da PNSI-LGBT, há ainda muitas lacunas na produção científica brasileira, as quais incluem demandas não atendidas, vulnerabilidades, preconceito e discriminação vivenciada pela população LBGTQIAP+.Item Engajamento no trabalho e políticas de gestão de pessoas em uma organização hospitalar(2022) Linck, Pâmela; Vazquez, Ana Cláudia SouzaA gestão de pessoas tem papel central na saúde, bem-estar e engajamento no trabalho dos profissionais. Este estudo visa avaliar a percepção das políticas de gestão de pessoas e o engajamento no trabalho dos colaboradores de uma organização hospitalar, a fim de avaliar seus efeitos nos profissionais da saúde. Trata-se de pesquisa quantitativa, entre maio e agosto de 2022, aplicada de forma online. Participaram 64 profissionais de saúde, 69,4% mulheres, sendo 69% na assistência ao paciente e 31% na área administrativa. Os participantes responderam ao questionário sociodemográfico, Escala de Utrecht Work Engagement Scale (UWES-9) e o Questionário de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas. Foram utilizadas estatísticas descritivas e correlação de Spearman. Os resultados indicam nível médio superior de engajamento no trabalho associadas às políticas de treinamento, educação e desenvolvimento e às políticas de condições de trabalho. Também, houve correlações positivas entre o engajamento e todas as variáveis da pesquisa, com escores mais significativos nas políticas de oportunidade de carreira e políticas de recompensa e remuneração. Conclui-se que os profissionais de saúde percebem as políticas em gestão de pessoas como aspectos importantes para seu engajamento no trabalho. Os resultados apontam para informações que auxiliam na melhora da atuação por parte da gestão de pessoas na organização, a fim de poder investir nas políticas aplicadas aos colaboradores com maior probabilidade de influenciar o engajamento, e, assim, ter novas ferramentas para melhorar a qualidade de vida laboral.Item Soluções informatizadas para elaboração da escala mensal de serviço de enfermagem: uma revisão rápida da literatura(2022-11-22) Souza, Áuri Caroline Sampaio de; Cazella, Silvio Cezar; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeIntrodução: A tarefa de elaboração de escala mensal de serviço na enfermagem é uma atividade que exige grande esforço, demanda muito tempo e não tem garantia de qualidade, principalmente quando elaborada manualmente. Aliar ferramentas que auxiliem nesse processo se faz necessário, tal como a informatização da elaboração de escala. Objetivo: Realizar uma revisão rápida da literatura para identificar experiências de implementação de soluções informatizadas de elaboração de escala mensal do serviço de enfermagem. Método: Para a realização do estudo foi conduzida pesquisa bibliográfica através de revisão rápida da literatura, para obter uma visão ampla da literatura disponível sobre um tópico específico. O estudo apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Resultados: Foi evidenciado que soluções informatizadas otimizam as atividades de enfermeiros e gestores, quando comparadas ao método manual, reduzindo tempo de elaboração, redução de erros e permitindo elaboração de escalas mais justas, apesar de cada abordagem ter suas próprias limitações, que podem afetar a implementação prática em diferentes contextos. Conclusão: O estudo destacou a interdisciplinaridade na enfermagem, mostrando que soluções informatizadas melhoram a elaboração de escalas. É fundamental entender as especificidades locais e as limitações tecnológicas para uma gestão eficaz.Item Desigualdades de gênero na gestão em unidades de saúde de Porto Alegre(2023) Lopes, Angélica Bitencourt; Vanin, Aline AverEste artigo aborda as percepções de gestoras e gestores em saúde de unidades de saúde de Porto Alegre quanto às relações de trabalho e de gênero. Apresentando as principais temáticas relacionadas às desigualdades de gênero, busca-se evidenciar as opressões sistematicamente estruturadas na sociedade e que constituem as relações de trabalho. A investigação tem como objetivo caracterizar a percepção dessas(es) profissionais quanto à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, identificando os desafios e se há obstáculos enfrentados pelas(os) gestoras(es). Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva com a aplicação de um questionário de questões fechadas e abertas, para a identificação e perfil dessas(es) gestoras(es), bem como suas percepções em relação às questões de gênero abordadas no questionário. Observou-se uma prevalência de 93,3% de mulheres gestoras nas unidades de saúde do município, porém ainda se percebe desigualdade de gênero nessa área. Algumas das gestoras relataram episódios de invalidação de suas atuações frente à gestão das unidades por parte de colaboradores e usuários do sistema. Há necessidade em promover uma atualização na educação continuada em gênero e sexualidade aos gestores, assim como acrescentar as temáticas de interseccionalidade e abranger o trabalho com demais gêneros em estudos futuros.Item Fatores de proteção psicossocial ao burnout em profissionais de saúde no ambiente hospitalar(2023) Zamai, Aniellen Cardozo da Silva; Vazquez, Ana Cláudia SouzaA Síndrome de Burnout está cada vez mais presente nos profissionais da saúde, especialmente diante das mudanças organizacionais que ocasionam a alta demanda de trabalho e o esgotamento dos profissionais, como por exemplo a pandemia da COVID-19. Dessa forma, cabe ao gestor em saúde visar o trabalho saúde e promover o bem-estar e engajamento dos colaboradores. O objetivo deste estudo é identificar quais os fatores de proteção psicossocial à Síndrome de Burnout que o gestor pode implementar para promoção do trabalho saudável. Trata-se de pesquisa quantitativa, realizada entre maio e agosto de 2022, e aplicada através de um questionário online. Participaram 64 profissionais de saúde, sendo que 69,35% dos profissionais atuam na assistência ao paciente e 30,65% em cargos de diretores, gestores, coordenadores e na área administrativa do hospital. Para a pesquisa foram utilizadas a escala de avaliação de Burnout (BAT), escala de Engajamento no Trabalho (UWES-9), escala de satisfação de vida (SWLS), escala de recursos e demandas (JDR-Q) e os questionários sociodemográfico e de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas. Os resultados indicaram que o nível médio de Burnout entre os profissionais que atuaram na linha de frente da COVID-19 é semelhante àqueles que não trabalharam. Além disso, demonstrou que o engajamento no trabalho, assim como os recursos laborais e a satisfação de vida estão associados negativamente com o Burnout. Portanto, é responsabilidade do gestor implementar os fatores de proteção encontrados no estudo para garantir um trabalho saudável aos profissionais.Item Avaliação da oportunidade da comunicação internacional de potenciais emergências de saúde pública do Ponto Focal Nacional do Brasil(2023) Nienov, Otto Henrique; Mastella, Mauro; Sallas, JanainaIntrodução: A comunicação é fundamental para a resposta adequada em emergências em saúde. Segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), a comunicação internacional de informações é realizada pelo Ponto Focal Nacional (PFN). No Brasil, é o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Objetivo: Avaliar a oportunidade da comunicação internacional de potenciais emergências em saúde pública do PFN-RSI do Brasil. Métodos: Estudo de caso contendo avaliação da oportunidade da comunicação internacional de potenciais emergências no primeiro semestre de 2022, sendo a oportunidade calculada como a diferença entre a data de resposta e a de comunicação. Realizou-se análise SWOT para avaliação do processo e Diagrama de Ishikawa para análise do problema. Por fim, foram propostas ações e recomendações para melhorar a oportunidade da comunicação. Resultados: O PFN-RSI do Brasil recebeu 439 comunicações e encaminhou 177, totalizando 616 registros. Destes, 81,7% correspondiam à notificação de caso suspeito ou confirmado, 10,4% a verificação de rumor e 7,9% a solicitação de informação. O tempo de resposta foi oportuno (em até 24 horas) em 21,1% das verificações, 14,0% tiveram um tempo de resposta superior a 24 horas e 64,9% aguardam resposta. Quanto as verificações de rumor recebidas, o tempo de resposta foi oportuno em 85,7%. Conclusão: A comunicação oportuna é essencial para resposta às emergências em saúde pública. A avaliação da oportunidade permite monitorar a qualidade da comunicação.Item Gestão do programa de controle da hanseníase em um estado de baixa endemicidade(2023-01-09) Trevisol, Vera Lúcia; Silva, Alessandra Dartora daObjetivos: Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, incapacitante, endêmica e negligenciada, tornando-se, assim, um problema de sáude pública no Brasil, visto que ocupa o segundo lugar em número de casos no mundo. No que diz respeito ao Rio Grande do Sul, ela é um agravo de baixa endemicidade, no entanto, o diagnóstico é tardio, evidenciando-se pela maior proporção de casos com um grau de incapacidade visível e/ou sequelas. Tendo em vista esse panorama, este trabalho objetiva conhecer a implementação do Programa Nacional de Controle da Hanseníase no estado do Rio Grande do Sul por meio dos gestores das Coordeandorias Regionais de Saúde, identificando as ações realizadas no que tange à hanseníase. Método: Pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, realizada através de entrevistas com a utilização de um roteiro estruturado e análise de conteúdo. A amostra é composta por 10 (dez) participantes de uma população de 18(dezoito) das CRS. Resultados: A abrangência do estudo foi de 55% das CRS e 100% das macro-regiões de saúde. O grupo é composto por servidores do Estado majoritariamente do sexo feminino, com média de idade de 45 anos, média de 09 (nove) anos de atuação no programa da hanseníase, todos possuem ensino superior, com formação predominante no curso de enfermagem. As ações de descentralização do cuidado em hanseníase para APS no estado são incipientes, com vários problemas estruturais, de recursos humanos, de rotatividade, da falta de experiência dos profissionais na rede de serviços, da baixa endemicidade, da dependência do profissional médico dermatologista, da forte necessidade do serviço de referência estadual para diagnóstico e tratamento, da ausência de vigilância em saúde ativa e de campanhas de prevenção. Conclusão: É necessário reestruturar e estruturar a rede de serviços em hanseníase nas macrorregionais de saúde, criar espaços de diálogos para troca de experiências entre os atores na construção coletiva de um cuidado interdisciplinar.Item O impacto da rotatividade no bem-estar de trabalho dos profissionais de enfermagem(2023-01-10) Minetto, Steffani de Oliveira; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; OutroO turnover é a indicação do fluxo de admissões e desligamentos de uma organização. Essa taxa pode ser um indicador da atratividade da empresa no mercado e da sua capacidade de reter profissionais, assim como também pode indicar possíveis problemas administrativos e de liderança quando a taxa é elevada. O presente artigo tem por objetivo identificar o impacto no bem-estar sofrido na equipe de enfermagem em decorrência dos índices de rotatividade. Através de uma revisão de literatura, a pesquisa aborda conceitos de gestão de pessoas e rotatividade, equipe de enfermagem e bem-estar no trabalho buscando criar uma associação entre os conceitos. Os resultados apresentados mostram que a rotatividade tem impacto negativo no bem-estar físico e psicológico dos profissionais de enfermagem e afetam também a qualidade da assistência prestada. Conclui-se que políticas desenvolvidas pela gestão de pessoas devem buscar reduzir os níveis de estresse no trabalho, promover um ambiente de trabalho que proporcione bemestar e ofereça possibilidades de crescimento profissional a fim de reduzir a rotatividade.Item O papel do líder no trabalho remoto durante o período da pandemia de COVID-19(2023-01-10) Sampaio, Tamires Lopes; Bittencourt, Otávio Neves da SilvaCom o avanço da tecnologia ao longo dos anos e com os processos de reestruturação organizacional, muitas mudanças foram sendo realizadas dentro do âmbito profissional. Uma dessas mudanças foi a implementação do home office, que passou a ser adotada e a se popularizar principalmente pela crise sanitária instaurada pela pandemia por COVID-19, com isso, houve a necessidade de adaptação por parte do líder perante uma gestão remota. A partir do exposto, o presente estudo foi desenvolvido com o principal objetivo de responder qual o papel do líder no trabalho remoto durante o período da pandemia de COVID-19. Para a compreensão dessa questão, foi utilizado o método de revisão narrativa da literatura, seguindo a linha de pesquisa com uma abordagem qualitativa, onde foram considerados dados coletados entre os anos de 2020 e 2021. Após a compilação e discussão desta revisão, pode-se compreender que a confiança e a comunicação são peças fundamentais para o líder conseguir exercer o seu papel perante sua equipe mesmo no contexto do trabalho remoto e que a utilização de técnicas na gestão de pessoas exerce uma função estratégica dentro das organizações.