PPGENSAU - Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Construção de um fluxo para o enfrentamento da violência doméstica/intrafamiliar em um município do Rio Grande do Sul com o uso da Matriz Swot(2021) Silveira, Natália Osório; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A violência doméstica/intrafamiliar, em suas mais diversas formas, tem se tornado um problema de saúde pública e uma rede de serviços de saúde e assistência psicossocial organizada para receber as demandas é de suma importância para o seu adequado enfrentamento. Objetivo: Avaliar o fluxo de encaminhamento de atendimento das vítimas de violência doméstica/intrafamiliar de um município no interior do Rio Grande do Sul e elaborar os fluxogramas referentes a esses encaminhamentos. Métodos: Estudo de caráter qualitativo, envolvendo a participação de 16 profissionais atuantes no enfrentamento da violência. Utilizou-se a Matriz SWOT para avaliar o cenário existente no município de Charqueadas para encaminhamento dos casos de violência doméstica\intrafamiliar. Resultados: O estudo gerou dois produtos técnicos: Construção de um fluxo - com representação por meio de fluxogramas – e um guia de referência para o atendimento às vítimas de violência no município. Também dois produtos acadêmicos: Um artigo original da dissertação e um artigo de revisão de literatura sobre a importância do profissional da Atenção Básica no enfrentamento á violência. Além disso, oportunizou a formação dos trabalhadores da rede quanto ao tema e fluxo construído.Item Comitê municipal de prevenção dos suicídios: da criação à avaliação(2021-11-26) Antoni, Patrícia; Magalhães, Cleidilene Ramos; Cruz, Claudia Weyne; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeNo mundo, cerca de 700 mil pessoas tiram suas vidas por ano, sendo que 1,3% de cada 100 mortes em 2019 foram resultado de suicídio. O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial, que afeta não somente o indivíduo, mas, também sua família, seus amigos e a comunidade. Tendo em vista a magnitude do problema, torna-se necessário a elaboração de estratégias de prevenção do suicídio, baseadas nos dados epidemiológicos, que sejam direcionadas para cada região e local. O objetivo geral deste estudo foi descrever as etapas de planejamento, execução, formação e avaliação de um comitê municipal de prevenção de suicídios em um município gaúcho. A pesquisa realizada foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os dados foram gerados em três etapas, com o uso de diferentes métodos, como estudo documental de diários de campo e atas das reuniões, gravação das reuniões do comitê, observação naturalística, e de questionário estruturado. Os resultados foram trabalhados segundo a análise temática (BRAUN; CLARKE, 2006) e por meio de análises estatísticas descritivas. Os resultados encontrados foram organizados na forma de artigos "Violências Autoprovocadas: análise epidemiológica em série histórica", “Criação de um Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios: o relato de uma pesquisa-ação” e “A dinâmica de trabalho e as mudanças com a pandemia da COVID-19 na perspectiva dos membros de um Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios”. O primeiro já foi submetido a uma revista e os outros serão submetidos para publicação após defesa da dissertação. Os resultados do estudo retratam, de forma detalhada, as etapas de criação e de avaliação do comitê, bem como as ações realizadas pelos membros no período estudado. Além disso, trazem uma discussão importante sobre os dados epidemiológicos do suicídio, a dinâmica do trabalho para a prevenção, as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas pelos profissionais. A fim de compartilhar experiências vivenciadas e adquiridas, o produto final desta dissertação é um guia de orientação de como planejar, executar, formar e avaliar um comitê municipal de prevenção de suicídios, a partir da experiência de pesquisa-ação (intervenção) realizada, que pretende contribuir como inspiração para a criação de novos comitês municipais de prevenção ao suicídio.Item Guia de Enfermagem para Cuidados com o Cateter de Tenckhoff em UTI pediàtrica(2024-10-04) Nascimento, Hallana Castilhos do; Millão, Luzia Fernandes; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeObjetivo: desenvolver um guia assistencial de cuidados de enfermagem voltado para crianças hospitalizadas em terapia intensiva, em uso de cateter de Tenckhoff, baseado em evidências científicas. Método: revisão sistemática formatada conforme recomendações internacionais do guia PRISMA. Foram considerados critérios de inclusão estudos completos, no período de 2017 a 2022, escritos nos idiomas espanhol, inglês e português, com pacientes pediátricos assistidos em UTI. Foram considerados critérios de exclusão estudos voltados para população adulta; estudos da categoria “estudo de caso”; estudos sobre pacientes pediátricos fora do ambiente hospitalar (ou de centros de saúde). Para avaliar a qualidade das evidências científicas e a confiança nas informações, foi utilizada a ferramenta GRADE. Resultados: a partir desses artigos, se elaborou 3 principais categorias de cuidados para prevenção de complicações. Conclusões: discutir as melhores práticas e a contribuição da enfermagem no cuidado ao paciente pediátrico submetido a diálise peritoneal é comprometer-se em salvar vidas. Os cuidados de enfermagem com o paciente pediátrico em UTI, em uso de cateter de Tenckhoff, se dispõem na prevenção de complicações mecânicas, infecciosas e clínicas. A realização de pesquisas adicionais poderá contribuir para melhorias nos cuidados e práticas clínicas nessa área específica.Item Aprendendo a voar: criação de programa de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais.(2024-03-04) Puls, Karine Kersting; Magalhães, Cleidilene Ramos; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO presente estudo aborda a temática de mentoria para profissionais de saúde em áreas rurais, inserindo-se no contexto da discussão sobre a educação médica e a atuação desses profissionais em áreas rurais. Mundialmente, existe uma defasagem de profissionais de saúde em zonas rurais e remotas. Metade da população mundial vive em áreas rurais, porém, menos de um quarto da força de trabalho médico se encontra nessas áreas. A mentoria tem o intuito de atingir um processo centrado no mentorado, sendo dinâmico e orientado pela relação entre o profissional mais experiente e o que está iniciando sua formação. O objetivo do estudo é analisar a contribuição de um programa de mentoria virtual na formação de profissionais de saúde para atuação em áreas rurais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritiva-analítica. Os dados foram gerados por meio da aplicação de formulários e resultados do planejamento, implementação e avaliação do Programa Mentor Mentee 2.0, além de quatro gravações de encontros síncronos, possibilitando a descrição e análise dos dados gerados na pesquisa. Como resultados, identificou-se motivações para se participar do projeto e percepções pessoais, tanto de mentores quanto de mentorados, a respeito de barreiras e potencialidades do Programa Mentor Mentee 2.0 e suas demandas. O estudo envolveu a elaboração de um produto educacional que foi a criação, avaliação e oferta de um curso de mentoria virtual focado na formação de profissionais para atuação na área de saúde rural. O produto se mostrou relevante uma vez que pensar em estratégias de recrutamento e retenção de profissionais de saúde em áreas rurais segue sendo um desafio global. Através de estratégias como a mentoria, que visa conectar pessoas com experiência a pessoas no início de sua trajetória profissional, o presente estudo identificou a potencialidade do Programa Mentor Mentee no apoio a jovens profissionais de saúde no início de suas jornadas profissionais. Como perspectiva futura, há a intenção de criar um livro sobre mentoria para profissionais de saúde em áreas rurais utilizando como base o material desenvolvido para o Programa Mentor Mentee 2.0, com aprimoramento e melhorias, de acordo com os resultados da pesquisa e atualizações no tema. Esta é uma das estratégias a ser utilizada para a divulgação e repercussão do impacto da dissertação de mestrado para o público envolvido e demais interessados.Item Ensino na saúde: percepções sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em curso híbrido sobre perícia fisioterapêutica(2024-11-01) Dariz, William Felipe; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste é um estudo das percepções acerca do uso de metodologias ativas de ensinoaprendizagem em um curso híbrido sobre perícia fisioterapêutica. Os processos de ensinoaprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Questões financeiras e organizacionais restringem a prática docente quanto o uso de métodos de avaliação e equipamentos disponíveis em consultório ou clínica. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Realizamos um estudo de caráter qualitativo a partir de uma pesquisa envolvendo a aplicação de um curso extracurricular para graduandos do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os participantes foram doze alunos, cursando entre o segundo e o décimo semestre do curso, e os instrumentos utilizados foram dois questionários estruturados (pré e pós-intervenção), avaliação diagnóstica (pré e pós-intervenção), avaliação de aula e avaliação de competências. Os dados foram avaliados a partir da análise temática de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Para a realização da pesquisa foi elaborado um produto técnico primário, sendo um curso extracurricular, de caráter híbrido, e produtos secundários, como jogo de tabuleiro e jogo-sério, que tiveram o objetivo de proporcionar aos alunos o aprofundamento nos conhecimentos sobre o tema estudado, com a utilização de variadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A pesquisa contribuiu para que os discentes pudessem conhecer, refletir e ter a oportunidade de desenvolver competências na prática de perícia fisioterapêutica, visto as necessidades e dificuldades que rodeiam o ensino na saúde nesta área e as práticas profissionais. O curso foi avaliado positivamente pelos participantes, destacando-se pelas metodologias ativas utilizadas. Estes resultados reforçam a importância do docente inovar com metodologias que facilitem a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências essenciais. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais. A pesquisa, embora limitada pelo período temporal, demonstrou 8 que a intervenção foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos voluntários e que a adoção de diversas práticas pedagógicas contribuem para a qualificação do ensino. Todavia, novos estudos são necessários para ampliar a compreensão dos achados e a avaliação da aprendizagem sobre a temática representa uma oportunidade para futuras pesquisas.Item Construção e validação de modelo teórico-lógico de plano de educação permanente para hospitais(2023-12-20) Jorge, Patrícia de Mello; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNES) tem uma estratégia político-pedagógica em constante aprimoramento, no entanto, muitas instituições ainda não se baseiam em seus preceitos para guiar o desenvolvimento de recursos humanos em saúde (RHS), principalmente em hospitais. Objetivo: Construir e validar um modelo teórico-lógico (MTL) de plano de educação permanente para os profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos. Metodologia: Estudo de Avaliabilidade (EA), de caráter exploratório descritivo com abordagem quanti-qualitativa, dividido em quatro fases: análise estratégica, análise lógica com o uso da ferramenta MTL para construção do produto e validação, feedback utilizando a técnica Delphi em duas etapas e matriz de avaliação e monitoramento. Amostra intencional, selecionada em bola de neve, com especialistas em desenvolvimento de RHS em hospitais, educação em saúde ou ainda educação permanente em saúde (EPS). Participaram 15 especialistas na primeira rodada e 12 na segunda. O nível de concordância mínimo foi de 80% para consenso das respostas. Análise das questões semiestruturadas do MTL quantitativa com média percentual e qualitativa através da análise de conteúdo. Resultados: Na primeira rodada, 17 componentes foram validados. Foram sugeridos ajustes, acolhidos na nova versão encaminhada para avaliação. Na segunda rodada, os demais itens foram validados sem exclusões.Conclusões: A construção do MTL gerou 47 itens divididos em atividades, produtos, resultados e impactos, seguidos da validação. O produto final constitui-se pelo MTL validado para sistematizar os requisitos mínimos presentes em um plano de educação permanente em saúde (PEPS) e uma matriz de monitoramento e avaliação de sua implementação, oportunizando às instituições hospitalares que tenham interesse em aplicá-lo, possam dispor de um modelo estruturado e de fácil consulta, baseado nos pressupostos teóricos que compõem a PNEPS.Item Desenvolvimento de Tutoriais Educacionais sobre Processamento de Produtos para Saúde na Atenção Primária(2021-10-30) Primaz, Carolina Gerhardt; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: o processamento de produto para saúde (PPS) é um conjunto de ações realizadas nos materiais usados para a assistência da saúde assegurando a qualidade da desinfecção ou esterilização dos mesmos, garantindo a segurança para o seu uso nos pacientes atendidos pelos serviços de saúde (SS). Objetivo: conhecer o entendimento e a prática dos profissionais de saúde que atuam no PPS na atenção primária em saúde (APS) para fundamentar a elaboração e o desenvolvimento de tutoriais educacionais. Metodologia: trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas: 1) revisão integrativa; 2) pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa; e 3) elaboração de um produto educacional sobre o PPS direcionado aos serviços de APS fundamentado nas diretrizes do Design de Sistemas Instrucionais aplicando o modelo ADDIE. Resultados: a revisão integrativa analisou as publicações dos últimos cinco anos com temas sobre educação em Centro de Materiais e Esterilização (CME) selecionando 10 artigos que reforçam a importância de intervenções educativas para a capacitação profissional, domínio de novas tecnologias, prestação de serviço de qualidade e impacto favorável na eficácia do processamento de produtos para a saúde. A pesquisa de campo utilizou um questionário respondido por 31 profissionais atuantes na APS em Porto Alegre, identificando-se inúmeras carências para o PPS na APS. De forma geral os profissionais demonstraram dominar as suas práticas e rotinas operacionais, ao mesmo tempo que valorizam e compreendem a relevância do reprocessamento seguro para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que utilizam os serviços da APS, porém inferiram de forma unânime dúvidas e lacunas de conhecimento específico na área, uma vez que não têm dedicação exclusiva para essa atividade. Os participantes do estudo, mencionaram que o PPS é mais uma das atividades dentre o rol de responsabilidades assistenciais dentro da APS, sendo muitas vezes negligenciada no que tange a manutenção de práticas padronizadas e controladas, bem como área de conhecimento a ser aprimorada com educação para atualização das equipes profissionais. As duas primeiras etapas metodológicas fundamentaram a elaboração e o desenvolvimento do produto educacional, sendo construído conforme as fases de análise, desenho e desenvolvimento instrucional, utilizando o software Vyond, resultando três vídeos tutoriais com conteúdo de áudio e imagem adaptados as necessidades e realidade do serviço de APS, abordando as etapas de recepção, inspeção, limpeza, preparo, acondicionamento, desinfecção, esterilização e armazenamento dos materiais de reuso utilizados pelo SS. Considerações finais: a realização desta pesquisa possibilitou evidenciar poucas publicações existentes sobre educação dos profissionais de CME, conhecer a rotina prática e o entendimento dos profissionais sobre o tema PPS na APS, fornecendo informações fundamentais para a construção do produto educacional devolvido para o serviço, comunidade e universidade. Os vídeos tutoriais permitirão auxiliar na capacitação profissional, estimular o processo de ensinoaprendizagem, disseminar o conhecimento, promover valorização e conscientização, de forma a incentivar a melhoria de processos e elevar a qualidade dos serviços prestados. Considera-se que os objetivos traçados foram alcançados e os resultados obtidos podem contribuir para pesquisas futuras, colaborando com questões que envolvam melhorias para o serviço de PPS na APS e para a comunidade favorecida pelo SS. Produtos: três vídeos tutoriais educacionais sobre PPS na atenção primária, em português legendado em inglês, com conteúdos direcionados ao processo de ensino-aprendizagem autoinstrucional para incentivar a educação das equipes que atuam com PPS na APS. Artigo científico sobre o tema publicado em um periódico científico.Item Elaboração de um curso de LIBRAS EAD autoinstrucional direcionado a alunos e profissionais da saúde: acessibilidade e equidade no atendimento da comunidade surda(2024-02-22) Michel, Fernando; Almeida, Alexandre do Nascimento; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A comunicação é a maior dificuldade encontrada pelas pessoas surdas, especialmente considerando que estão inseridas em um contexto macrossocial caracterizado pelo uso de uma língua hegemônica de modalidade oral, como é o caso do português brasileiro. Em 2015 foi criada a Lei de Inclusão Social Nº 13.146, a qual garante às pessoas surdas o direito à comunicação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos espaços de saúde. Para garantir esse direito e o acesso aos serviços de saúde à comunidade surda, a formação em LIBRAS é fundamental para alunos e profissionais em atuação nessa área. Dessa forma, o planejamento e a execução de ações em ensino na saúde são fundamentais para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) realmente universal, integral e equitativo. Objetivo: Planejar e elaborar um curso de LIBRAS direcionado a alunos e profissionais da área da saúde, na modalidade de educação a distância (EAD) autoinstrucional. Metodologia: A construção do curso ocorreu em seis etapas: elaboração da fundamentação teórica, incluindo pesquisas sobre cursos de LIBRAS na saúde; planejamento do curso; elaboração do curso no ambiente virtual de aprendizagem Moodle; criação de um instrumento de avaliação do curso; análise de pareceristas; e, por fim a primeira versão do curso, disponível para aplicação. Resultados: O curso intitulado LIBRAS na Saúde oferece 22 horas de formação ao público interno e externo à instituição no qual foi elaborado, sendo dividido em três módulos e contemplando conteúdos conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais. Cada módulo é composto de três aulas, seguidas de uma atividade de avaliação da aprendizagem. Ao final do curso, os participantes são convidados a preencherem um instrumento de avaliação da satisfação em relação ao curso, o qual pode servir como base para a tomada de decisão para reformulações em edições futuras. A oferta do curso na modalidade EAD autoinstrucional pode contribuir para a autonomia do aprendiz, considerando que a realização do curso contempla diferentes tempos e espaços. O curso desenvolvido no ambiente virtual de aprendizagem é acompanhado de projeto pedagógico, o qual pode ser compartilhado com diferentes instituições que tenham interesse na oferta do curso, reforçando sua aplicabilidade em contextos distintos para além da instituição na qual foi desenvolvido. Considerações finais: Conclui-se que o Curso LIBRAS na Saúde, como produto técnico educacional submetido à análise de pareceristas, promove conhecimento a alunos e profissionais da saúde acerca da temática, facilitando o acesso da comunidade surda aos serviços de saúde e minimizando as barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes, o que pode promover a inclusão e acessibilidade em diferentes serviços de saúde, em especial no sistema público.Item Concepções docentes sobre metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem: tecendo reflexões e caminhos no ensino na saúde(2024-10-14) Pappis, Thaís Helena Batel; Costa, Márcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeNa contemporaneidade, investigações sobre práticas docentes procuram revisitar o protagonismo no ensino, trazendo um olhar sensível e reflexivo sobre o saber fazer do professorado. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo foi analisar como os docentes da área da saúde podem, por meio de um curso de formação, construir concepções sobre metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem. Tratou-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com professores de cursos de graduação da área da saúde, constituindo-se de um recorte de uma ampla pesquisa. A geração dos dados foi realizada a partir de questionários semiestruturados, diário de campo da pesquisadora e observação participante. Os encontros gravados foram transcritos e analisados, junto aos registros escritos desenvolvidos durante o curso de formação, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Verificou-se que os docentes, ao descreverem as concepções de aprendizagem ativa, metodologias ativas, autorregulação da aprendizagem e as implicações no processo de ensino-aprendizagem, manifestaram alguns elementos do referencial teórico, mas quando provocados a analisar as concepções a partir da sua própria realidade e prática, revelou-se o desencontro com a teoria. Outro ponto relevante a destacar foi os docentes considerarem que a docência traz diferentes desafios que emergem no dia a dia e que conhecimentos específicos da área e das experiências precisam dialogar com os saberes do campo pedagógico. Reconheceu-se também a necessidade de ampliar e aprofundar os saberes pedagógicos para qualificar o trabalho docente, apesar da busca por formação pedagógica ainda se concentrar no saber prático (no como fazer).Item Conexões sensíveis: narrativas de famílias ouvintes com filhos(as) surdos(as) e os desafios no ensino e na saúde(2024-08-05) Santos, Melissa Leal dos; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO IBGE registra grande crescimento da comunidade surda, que hoje representa aproximadamente cinco por cento da população brasileira (mais de dez milhões de pessoas). Muitas dessas famílias não conhecem a língua brasileira de sinais nem a identificam como a língua materna do surdo, gerando barreiras comunicacionais, linguísticas e culturais nas relações familiares e no acesso à saúde. As práticas em saúde para surdos pautadas exclusivamente no modelo biológico podem negligenciar aspectos identitários, culturais e linguísticos essenciais para uma abordagem inclusiva. Por isso, este estudo objetiva compreender a comunicação na vida cotidiana entre famílias ouvintes com o(a) filho(a) surdo(a) e a interdependência com a abordagem terapêutica e o envolvimento família-escola, experienciada nos serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Foram entrevistados dez adultos ouvintes responsáveis de crianças surdas (oito famílias), em idade escolar, a respeito de como ocorre e como é construída a comunicação no cotidiano dessas famílias, assim como a interdependência da abordagem terapêutica nos serviços de saúde. Além das entrevistas, os responsáveis preencheram ao checklist da rotina compartilhada família-escola e a ficha de dados sociodemográficos. As entrevistas foram transcritas e analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, que geraram cinco categorias: 1) Descoberta ou conhecimento sobre a surdez do(a) filho(a), 2) Experiência de ter um(a) filho(a) surdo(a), 3) Construção da comunicação entre família ouvinte e filho(a) surdo(a), 4) Motivação para aprender Libras e a escola bilíngue para surdos e 5) Comunicação e interdependência nos espaços de saúde. O aprendizado da Libras pelas famílias para se comunicarem com os sujeitos surdos contribuiu para criar um ambiente linguístico inclusivo e enriquecedor em casa. Os filhos surdos desenvolvem proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na língua portuguesa escrita, além de utilizar tecnologias digitais e comunicação alternativa para melhorar a interação comunicativa. O estudo ressalta a promoção do aprendizado da língua de sinais e destaca o protagonismo da família durante o processo de aquisição linguística. A respeito da análise do checklist, identificou-se que as famílias ouvintes apresentam uma participação restrita nos eventos socioculturais escolares, revelando falta de familiaridade com a instituição, ausência de acompanhamento do desenvolvimento da língua de sinais e enfrentando desafios na comunicação. Em face a tais resultados, construiu-se como produto educativo um objeto de aprendizagem no formato de e-book a ser distribuído de forma digital, para auxiliar na comunicação e aprendizagem da língua de sinais, inserindo as dificuldades identificadas neste estudo, especialmente sobre a interdependência da pessoa surda nos ambientes de saúde e possibilidade de acesso às informações através de Centros de Interpretação da Língua de Sinais existentes em alguns municípios.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico: curso de educação permanente em saúde(2024-03-14) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeIntrodução: Devido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Objetivo: Aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS nº 466/12 e 210/16 e na Carta Circular nº 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado nº 5.456.629. Resultados: Os especialistas foram compostos 50% por profissionais da enfermagem obstétrica e 50% informática/EaD, todas do sexo feminino, com doutorado e atuantes na docência. O curso foi validado com nível de concordância satisfatório. Dos cursistas, 15% eram enfermeiras e 85% técnicos de enfermagem, 85% do gênero feminino, com idade média de 36,9 anos, 50% da amostra eram formados entre 1 e 5 anos e 45% trabalhavam no CO entre 1 e 5 anos. Verificou-se diferença significativa na quantidade média de acertos entre as duas avaliações, evidenciando que a quantidade de acertos foi maior após o curso. Todos os participantes apresentaram reação positiva ao curso. Conclusão: Entende-se que o curso contribuiu para o conhecimento da equipe de enfermagem sobre assistência ao parto de forma geral e que os cursistas apresentaram reação positiva ao curso.Item Elaboração de um manual educativo de implantação de conciliação medicamentosa para hospitais(2023) Krakeker, Grasieli de Oliveira; Millão, Luzia Fernandes; Werlang, Maria Cristina; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeAs instituições de saúde hospitalares no Brasil têm uma grande demanda de atendimentos de pacientes que utilizam medicamentos no seu domicílio e que devem ser reavaliados na admissão, transferência e alta hospitalar. A conciliação medicamentosa, nesse estudo, é definida como processo de identificar a lista dos medicamentos que o paciente utiliza no domicílio, incluindo: nome, dosagem, frequência, via e harmonização dos planos terapêuticos dos pacientes, desde a admissão até a alta, incluindo todas as mudanças de nível assistencial. O objetivo deste estudo foi desenvolver um Manual com direcionamento de ferramentas estratégicas de implantação de conciliação medicamentosa para Hospitais, com intuito de prevenir eventos adversos relacionados a erro de medicação. A elaboração do manual foi dividida em três etapas: revisão integrativa de literatura, construção do manual de implementação de conciliação medicamentosa e validação do manual utilizando o método Delphi. Dos 230 estudos inicialmente identificados, 9 atenderam aos critérios de inclusão, 2 foram classificados como moderados e 7 como de baixa qualidade. Os estudos incluídos trouxeram como o principal método de implantação o uso de ferramentas tecnológicas, principalmente em países desenvolvidos, essas ações são realizadas com investimentos do governo, na literatura não foi encontrado nenhum estudo realizado no Brasil com incentivos e estratégias tecnológicas. A primeira versão do manual foi produzida com base nos achados da revisão integrativa da literatura. A segunda versão foi elaborada a partir das avaliações dos especialistas, utilizando a técnica Delphi. Para validação do conteúdo do manual, foram realizados 20 convites aos especialistas, 13 compuseram efetivamente o grupo de especialistas, apenas 01 foi recrutado através do método bola de neve. O grupo de especialistas foi composto por enfermeiros, farmacêuticos e médicos, atingindo o perfil necessário para avaliação temática do estudo. Para avaliação da concordância sobre os itens descritos no manual, foi utilizado o índice de validade do conteúdo. Os resultados da validação demonstraram que o manual é um instrumento relevante e útil para a implantação de conciliação medicamentosa em ambiente hospitalar. Este estudo teve como produto do mestrado profissional um manual de implantação com direcionamento de ferramentas tecnológicas de acesso gratuito, trazendo como vantagens a execução de todas as etapas dos cuidados com a conciliação medicamentosa. O compartilhamento do material será através da divulgação nos hospitais que a pesquisadora presta consultoria, hospedagem do material no site do mestrado profissional com registro de acesso ao mesmo e nas mídias sociais.Item Desenvolvimento de uma tecnologia educacional sobre protocolo de uso(2023-01-30) Arais, Anna Gabriela Cavalcanti; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: Na área da saúde, os Guidelines são recomendações baseadas em evidências científicas, desenvolvidos por experts de forma metodológica, com a finalidade de auxiliar profissionais e pacientes na tomada de decisão. No Brasil, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS, definindo diferentes tipos de nomenclaturas para denominar os Guidelines, sendo o Protocolo de Uso (PU) uma das mais desconhecidas pelos profissionais da saúde. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional que divulgue o Protocolo de Uso para os profissionais da saúde no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo método Delphi Modificado, com 12 participantes na primeira rodada e 10 na segunda rodada. O campo de ação foram os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) cadastrados na Rede Brasileira de Tecnologia em Saúde (REBRATS). Amostra não probabilística com seleção dos profissionais participantes dos NATS, seguida da técnica “bola-de-neve” com experts que atuam na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Coleta de dados ocorreu em duas rodadas, a saber: 1) elaboração de um formulário com 12 perguntas abertas que conduziram as entrevistas individuais face a face com experts realizadas online, com posterior análise de conteúdo de Bardin; e 2) elaboração de um formulário com oito questões quantitativas, fundamentado nas respostas da primeira rodada, alcançando índice de consenso superior à 80% entre os experts, com posterior devolutiva dos resultados aos participantes. Resultados: Os achados de cada rodada foram fundamentais para a obtenção das recomendações dos experts para o Protocolo de Uso. Apesar de 83,3% dos especialistas desconhecerem a nomenclatura, após a contextualização, concordaram na importância e relevância desse documento. Na primeira rodada, houve índice de consenso superior a 80%, entre os especialistas, em aspectos relativos à criação e utilização do Protocolo de Uso como a importância para o gerenciamento das instituições e a utilização do mesmo percurso metodológico usado na criação dos Protocolos Assistenciais. Para a segunda rodada, obteve-se índice de consenso médio de 88,75% nas questões quantitativas relativas a fatores como garantia de legitimidade do documento; viabilidade e modelo de um protocolo para utilização interdisciplinar e a abordagem com foco nos processos e procedimentos e não na categoria profissional. Esses achados permitiram a editoração de um e-book intitulado “O que é Protocolo de Uso? Tecnologias em Saúde no Brasil”. Conclusão: A pesquisa permitiu conhecer a opinião dos especialistas e aprofundar o conceito sobre o Protocolo de Uso, servindo de fundamentação para a construção de uma tecnologia educacional direcionada aos profissionais de saúde. O Protocolo de Uso é fundamentado em evidências científicas para prestar uma assistência qualificada e segura ao paciente dependente de dispositivos tecnológicos. Produto: O produto técnico resultante dessa pesquisa é classificado pela área de Ensino como material instrucional, em formato de e-book, aos profissionais da área da saúde, contribuindo para um cuidado mais qualificado pautado pela evidência científica, na inovação e destreza no uso das tecnologias em saúde.Item Recursos visuais educativos para a escolha do acesso venoso em neonatologia(2024) Barbosa, Carla; Cazella, Silvio Cesar; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo: Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à) enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágilItem Cultura de segurança: cenários de simulação realística para aprendizagem experiencial com lideranças(2023-01-31) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A educação baseada em simulação (EBS) tem sido uma estratégia altamente difundida para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente controlado. A aprendizagem e uma cultura de segurança saudável se reforçam mutuamente. Objetivo: Promover aprendizagem experiencial com lideranças sobre cultura de segurança por meio do desenvolvimento de cenários para simulação realística. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas. Inicialmente realizou-se estudo documental retrospectivo em base secundária de dados através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) preenchido em 2020 por 175 profissionais de um hospital geral privado de Porto Alegre/RS. A seguir aplicou-se um plano educacional para o fortalecimento da cultura de segurança, com um grupo de sete lideranças desse hospital. Por último, desenvolveu-se o produto educacional: dois cenários de simulação através do método NLN Jeffries Simulation Theory sendo esses validados por um grupo de seis juízes especialistas, através do índice de validade de conteúdo (IVC). Os cenários foram aplicados através de simulação com seis lideranças e mensurada a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Resultados: Análise do questionário HSOPSC identificou duas dimensões fragilizadas: “respostas não punitivas aos erros” e “percepção de segurança”. Na aplicação do plano educacional, foram envolvidas as lideranças participantes da pesquisa e elaborou-se planos de ação com metas para aumentar a visibilidade das ações corretivas nos eventos adversos, conscientizar sobre a importância de notificar incidentes e sensibilizar as lideranças para abordagens abertas sobre erros. Após, desenvolveram-se dois cenários de simulação realística avaliados por especialistas que obtiveram uma pontuação de 100% de conformidade. A aplicação na prática dos cenários em simulações com as lideranças identificou conhecimento acerca da cultura de segurança e outras habilidades em torno do tema. A satisfação com a aprendizagem e autoconfiança obtiveram escores de satisfação 100% e autoconfiança 96,1%. Conclusão: Desenvolveu-se como produto desta pesquisa materiais didáticos, constituídos por dois cenários de simulação realística sobre cultura de segurança, que aplicados na prática mostraram-se efetivo, promovendo satisfação e motivando a aprendizagem estabelecendo autoconfiança.Item Integração ensino-serviço frente ao capacitismo: contribuições às vivências de mães e pais de bebês com malformações(2023) Pires, Gabriela Brito; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Pais, Sofia Castanheira; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeAs malformações fetais podem ser causadas por uma variedade de fatores etiológicos e cada malformação apresenta quadros únicos e singulares, como a possibilidade de que o bebê tenha alguma deficiência. Pessoas com deficiência estão expostas à discriminação pelo capacitismo, que se apresenta através de atitudes preconceituosas que hierarquizam pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal e capacidade funcional. Este estudo visa analisar e compreender se as vivências e expectativas de mães e pais de bebês com malformações internados em UTI Neonatal podem estar atrelados ao capacitismo. O estudo foi qualitativo, composto por 6 casos, com a participação de 5 mães e 4 pais que responderam ao questionário sociodemográfico e entrevista com temáticas relacionadas ao estudo. Foi realizada análise de conteúdo dos dados, que apontou três categorias: Impacto do diagnóstico, Cuidados de Saúde e Capacitismo. Concluiu-se que o capacitismo está envolvido nas expectativas e vivências destas mães e pais. As principais preocupações identificadas estão acerca de adaptação escolar, relação com pessoas da família e outras da rede de apoio, bem como com estigmas. A partir dos dados coletados foi construída uma cartilha sobre a temática para orientação de mães, pais e outros cuidadores.Item #Adole#sente: oficinas de promoção da saúde mental com as adolescências(2023-12-12) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fulvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA saúde mental na adolescência é uma preocupação crescente devido ao aumento de transtornos mentais entre esse público antes, durante e pós pandemia. Pensar na comunicação entre escola, ensino e saúde é essencial para promoção da saúde mental dos adolescentes. Nesse sentido fazse importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para a construção de espaços de educação em saúde com adolescentes sobre saúde mental. Nesse sentido é que esta pesquisa teve como objetivo construir um material educativo, em formato de cartilha, para apoio de profissionais que estão em contato com esse público para que possam desenvolver intervenções colaborativa com os adolescentes na perspectiva das metodologias participativas com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisaintervenção realizadas em 2 escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Participaram 19 adolescentes entre 12 a 18 anos, regularmente matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Foi proposto um conjunto de oficinas denominada Oficina MoviMente-Se que consistiu em 06 encontros em cada escola com duração de 1h30min. O planejamento didático das atividades foi organizado de maneira a oportunizar o desenvolvimento do pensamento crítico e o protagonismo dos participantes por meio da escuta, do diálogo, da problematização e emergência de temas geradores comuns à realidade vivida pelos adolescentes em uma sistematização e construção compartilhada dos conhecimentos. Cada oficina foi planejada de forma participativa, considerando os conhecimentos prévios dos participantes, articulados ao eixo norteador do estudo: desenvolvimento da educação emocional. Como resultado obtivemos três pistas metodológicas para a organização de um produto educacional no formato de cartilha voltada profissionais com o intuito de desenvolver um planejamento de ações educativas voltadas à adolescência: a) Contextualização da realidade dos participantes, suas demandas e levantamento de conhecimentos prévios; b) Definição das estratégias didáticas com base nos objetivos de aprendizagem, no caso deste estudo a promoção da educação emocional; e c) Alinhamento entre os conteúdos e objetivos de aprendizagem, a metodologia proposta e os interesses e demandas dos participantes. Por fim, sugere-se que metodologias participativas quando utilizadas em contextos de educação em saúde com adolescentes, repercutem de maneira favorável para a construção da consciência crítica e reflexiva implicando no protagonismo e na promoção da saúde emocional desta população.Item Jogo sério na promoção de barreiras de segurança no preparo e administração de medicamentos(2023-12-01) Wachter, Djulia Andriele; Flores, Cecília Dias; Cogo, Ana Luísa Petersen; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A saúde está diretamente relacionada com a educação e elas se desenvolvem de maneira integrada. O processo medicamentoso é complexo pois envolve inúmeras etapas, das quais a enfermagem é a última etapa deste processo. Devido a isso, é necessário identificar, analisar e gerenciar os riscos, principalmente em setores nos quais os cuidados são mais complexos. Nesse contexto, a educação na promoção de um cuidado seguro no preparo e administração de medicamentos se faz necessária para evitar danos relacionados aos erros de medicação. Inúmeros recursos tecnológicos estão disponíveis, dentre eles estão os jogos sérios. Os jogos sérios melhoram a retenção do conhecimento e a motivação por utilizar elementos lúdicos e interativos. Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional digital para profissionais de enfermagem sobre preparo e administração segura de medicamentos. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico aplicado de produção tecnológica realizado em três etapas: 1) entrevista estruturada com as lideranças do Serviço de Emergência. Nesta etapa foram entrevistados seis enfermeiros, sendo os critérios de inclusão: a. fazer parte de cargo de liderança da emergência do HCPA; b. ser enfermeiro. E o critério de exclusão: a. não estar disponível no momento da coleta de dados; 2) construção de casos clínicos em forma de jogos sérios aplicando o modelo Analysis; Design; Development; Implementation and Evaluation (ADDIE); e 3) validação de conteúdo com 30 especialistas e avaliação da usabilidade, respeitando os seguintes critérios de inclusão: a. ter graduação em Enfermagem; b. ter especialização, mestrado ou doutorado na área da saúde ou educação e experiência mínima de dois anos em área hospitalar ou educação. O critério de exclusão foi: a. não estar disponível no momento da coleta de dados por possíveis afastamentos. A avaliação da usabilidade com 30 técnicos de enfermagem representando o público-alvo, teve os seguintes critérios de inclusão: a. ter no mínimo um ano de atividade profissional no setor de emergência. E o critério de exclusão foi: a. não estar disponível durante a coleta de dados por possíveis afastamentos. Resultados: Para validação do conteúdo foi utilizada escala Suitability Assessment of Materials (SAM) com escore final >0,9 nos três casos clínicos. Na avaliação da usabilidade foi aplicada a System Usability Scale (SUS) pelo público-alvo que atingiu a pontuação de 74,58 sendo classificado como excelente. Houve aumento significativo de 4,5 pontos no pós-teste, o que representa um aumento de 14,9% com relação ao pré-teste. Considerações finais: Os casos clínicos proporcionaram ao público-alvo acesso a uma tecnologia inovadora na instituição. Apresentados sob a forma de jogos sérios, esses casos clínicos ofereceram uma nova modalidade de treinamento. Além disso, a utilização contribuiu para conscientizar a equipe de técnicos de enfermagem sobre a relevância de ações educativas e para reforçar a adesão aos protocolos de preparação e administração de medicamentos. Dado que esses casos clínicos se baseiam em situações reais, também estimularam o raciocínio clínico. Torna-se, portanto, essencial promover mais iniciativas educativas que incorporem animação e elementos de gamificação. Produto: Construídos 14 vídeos e 27 imagens compondo prescrições, prontuário e material de reforço. Esse material compôs os três casos clínicos em formato de jogo sério.Item Necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana(2023-12-18) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA perspectiva interseccional propicia uma maneira de abordar a interação entre múltiplas formas de subordinação, considerando-se como o racismo se intersecta com a pobreza e a discriminação de gênero. A necessidade de visibilidade desse tema se torna necessária para a formulação de propostas e estudos mais efetivos devido a fragilidade do acesso, discriminação, heteronormatividade e racismo que podem ocorrer na prestação de serviços em saúde para populações vulneráveis. Em função de inúmeros relatos de preconceito disseminados por todo país, campanhas de valorização das diferenças, leis e políticas para populações específicas foram criadas com o intuito de combater essas iniquidades sociais. Se tratando especificamente de população negra e população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros...), ambas possuem políticas bem definidas, mas questiona-se até que ponto essas se cruzam para beneficiar sujeitos para os quais a intersecção gênero/raça constitui sua identidade. Políticas específicas são um compromisso na promoção de direitos de forma integral, considerando que iniquidades são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais que corroboram com a morbimortalidade da população negra. Suas diretrizes e seus objetivos estão, portanto, voltados para mudanças na determinação social, com vistas à redução das desigualdades relacionadas a estes grupos sociais. O objetivo geral deste projeto é analisar as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana, relacionando a interseccionalidade gênero e raça com mecanismos sociais e de cuidado. Pretende-se investigar, através de estudos e relatos quais são as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ que reside em um local denominado “ocupação” e como essas pessoas são identificadas por mecanismos de pesquisa e estatística como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos quais os dados coletados são responsáveis pela geração de políticas públicas. A pesquisa a ser realizada é de caráter qualitativo e, para tal, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três a cinco residentes da ocupação, com gravação em áudio para posterior transcrição. Para análise dos dados, será utilizada a análise temática (Braun & Clarke, 2006; 2012), a fim de identificar, analisar e relatar os temas derivados a partir de dados transcritos, permitindo em seguida a correlação teórica. Os resultados desse estudo mostram a configuração temática final com a definição de quatro temas, que são eles: Ocupação com moradia, Vulnerabilidade socioeconômica, Gênero, sexualidade e raça e Políticas públicas. Os demais resultados serão apresentados na forma de manuscrito científico e um produto educacional (livro), o qual abordará questões, posicionamentos e discorrerá sobre as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana. Com esse estudo espera-se contribuir para a produção de conhecimento que proponha sensibilização, instrumentalização de processos de pesquisas e levantamentos estatísticos que envolvam a população negra e LGBTQIA+ residente em moradias irregulares (ocupações), bem como o de colaborar para a disseminação da visibilidade dos temas relacionados a raça e gênero.Item Percepções dos profissionais de saúde, educadores e usuários sobre o cuidado na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência: inspiração e co-criação de dispositivos pedagógicos(2023-12-21) Leistner, Simone Ferreira Lima; Magalhães, Cleidilene Ramos; Fajardo, Ananyr Porto; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO modelo comunitário de atenção à saúde mental no Brasil foi a proposta substitutiva ao sistema manicomial, para cuidar de pessoas em sofrimento psíquico e com transtornos mentais, visando à reinserção social e autonomia dos sujeitos. Surgiu, então, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composta por serviços de saúde de diferentes níveis de complexidade, além de assistência social, escolas, centros culturais e outros dispositivos. Crianças e adolescentes também ganharam acesso às possibilidades que compõem a rede de cuidados. O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência - CAPSi ficou responsável por regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental, e dar suporte às famílias e demais serviços. Nesse contexto, justifica-se a pesquisa dada a contribuição para pensar e apontar novas abordagens sobre o cuidado em saúde mental. O estudo, vinculado ao Mestrado Profissional do PPGENSAU da UFCSPA, buscou analisar as percepções dos profissionais de saúde, educadores e usuários sobre o tema do cuidado, dentro do território de abrangência de um CAPSi no município de Porto Alegre. A pesquisa teve caráter qualitativo com abordagem fenomenológica, objetivando desvelar como um grupo de sujeitos implicados no cuidado em saúde mental percebe essa experiência. Foi desenvolvido no território de referência do CAPS i Pandorga-GHC, administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição, situado no município de Porto Alegre–RS. A população foi composta por profissionais de saúde, de educação e familiares cuidadores. Foi realizada coleta múltipla de dados a partir de entrevista semiestruturada, observação participante e análise de documentos. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS nº 466/12 e nº 510/2016, foi submetido na Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa A pesquisa iniciou após a obtenção da aprovação dos CEPs e leitura e assinatura do TCLE pelos participantes. Após análise dos dados, os resultados obtidos fundamentaram a elaboração de um artigo e um produto técnico educacional com 5 propostas pedagógicas, das quais uma foi aplicada durante Educação Permanente na equipe CAPSi Pandorga-GHC. O Produto Educacional apresenta um conjunto Trilhas de aprendizagem em rede de atenção psicossocial da infância e adolescência (RAPS), a partir do qual espera-se, juntamente com o estudo desenvolvido, que possam trazer reflexões sobre a criação de mecanismos promotores da assistência integrada e de qualidade no atendimento a crianças e jovens com transtornos mentais graves e proporcionar meios inovadores de pensar o Ensino na Saúde, tendo como foco principal o cuidado e a atuação intersetorial.