PPGENSAU - Dissertações

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    Recursos visuais educativos para a escolha do acesso venoso em neonatologia
    (2024) Barbosa, Carla; Cazella, Silvio Cesar; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Introdução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo: Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à) enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágil
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    Cultura de segurança: cenários de simulação realística para aprendizagem experiencial com lideranças
    (2023-01-31) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Introdução: A educação baseada em simulação (EBS) tem sido uma estratégia altamente difundida para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente controlado. A aprendizagem e uma cultura de segurança saudável se reforçam mutuamente. Objetivo: Promover aprendizagem experiencial com lideranças sobre cultura de segurança por meio do desenvolvimento de cenários para simulação realística. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas. Inicialmente realizou-se estudo documental retrospectivo em base secundária de dados através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) preenchido em 2020 por 175 profissionais de um hospital geral privado de Porto Alegre/RS. A seguir aplicou-se um plano educacional para o fortalecimento da cultura de segurança, com um grupo de sete lideranças desse hospital. Por último, desenvolveu-se o produto educacional: dois cenários de simulação através do método NLN Jeffries Simulation Theory sendo esses validados por um grupo de seis juízes especialistas, através do índice de validade de conteúdo (IVC). Os cenários foram aplicados através de simulação com seis lideranças e mensurada a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Resultados: Análise do questionário HSOPSC identificou duas dimensões fragilizadas: “respostas não punitivas aos erros” e “percepção de segurança”. Na aplicação do plano educacional, foram envolvidas as lideranças participantes da pesquisa e elaborou-se planos de ação com metas para aumentar a visibilidade das ações corretivas nos eventos adversos, conscientizar sobre a importância de notificar incidentes e sensibilizar as lideranças para abordagens abertas sobre erros. Após, desenvolveram-se dois cenários de simulação realística avaliados por especialistas que obtiveram uma pontuação de 100% de conformidade. A aplicação na prática dos cenários em simulações com as lideranças identificou conhecimento acerca da cultura de segurança e outras habilidades em torno do tema. A satisfação com a aprendizagem e autoconfiança obtiveram escores de satisfação 100% e autoconfiança 96,1%. Conclusão: Desenvolveu-se como produto desta pesquisa materiais didáticos, constituídos por dois cenários de simulação realística sobre cultura de segurança, que aplicados na prática mostraram-se efetivo, promovendo satisfação e motivando a aprendizagem estabelecendo autoconfiança.
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    Integração ensino-serviço frente ao capacitismo: contribuições às vivências de mães e pais de bebês com malformações
    (2023) Pires, Gabriela Brito; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Pais, Sofia Castanheira; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    As malformações fetais podem ser causadas por uma variedade de fatores etiológicos e cada malformação apresenta quadros únicos e singulares, como a possibilidade de que o bebê tenha alguma deficiência. Pessoas com deficiência estão expostas à discriminação pelo capacitismo, que se apresenta através de atitudes preconceituosas que hierarquizam pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal e capacidade funcional. Este estudo visa analisar e compreender se as vivências e expectativas de mães e pais de bebês com malformações internados em UTI Neonatal podem estar atrelados ao capacitismo. O estudo foi qualitativo, composto por 6 casos, com a participação de 5 mães e 4 pais que responderam ao questionário sociodemográfico e entrevista com temáticas relacionadas ao estudo. Foi realizada análise de conteúdo dos dados, que apontou três categorias: Impacto do diagnóstico, Cuidados de Saúde e Capacitismo. Concluiu-se que o capacitismo está envolvido nas expectativas e vivências destas mães e pais. As principais preocupações identificadas estão acerca de adaptação escolar, relação com pessoas da família e outras da rede de apoio, bem como com estigmas. A partir dos dados coletados foi construída uma cartilha sobre a temática para orientação de mães, pais e outros cuidadores.
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    #Adole#sente: oficinas de promoção da saúde mental com as adolescências
    (2023-12-12) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fulvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    A saúde mental na adolescência é uma preocupação crescente devido ao aumento de transtornos mentais entre esse público antes, durante e pós pandemia. Pensar na comunicação entre escola, ensino e saúde é essencial para promoção da saúde mental dos adolescentes. Nesse sentido fazse importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para a construção de espaços de educação em saúde com adolescentes sobre saúde mental. Nesse sentido é que esta pesquisa teve como objetivo construir um material educativo, em formato de cartilha, para apoio de profissionais que estão em contato com esse público para que possam desenvolver intervenções colaborativa com os adolescentes na perspectiva das metodologias participativas com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisaintervenção realizadas em 2 escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Participaram 19 adolescentes entre 12 a 18 anos, regularmente matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Foi proposto um conjunto de oficinas denominada Oficina MoviMente-Se que consistiu em 06 encontros em cada escola com duração de 1h30min. O planejamento didático das atividades foi organizado de maneira a oportunizar o desenvolvimento do pensamento crítico e o protagonismo dos participantes por meio da escuta, do diálogo, da problematização e emergência de temas geradores comuns à realidade vivida pelos adolescentes em uma sistematização e construção compartilhada dos conhecimentos. Cada oficina foi planejada de forma participativa, considerando os conhecimentos prévios dos participantes, articulados ao eixo norteador do estudo: desenvolvimento da educação emocional. Como resultado obtivemos três pistas metodológicas para a organização de um produto educacional no formato de cartilha voltada profissionais com o intuito de desenvolver um planejamento de ações educativas voltadas à adolescência: a) Contextualização da realidade dos participantes, suas demandas e levantamento de conhecimentos prévios; b) Definição das estratégias didáticas com base nos objetivos de aprendizagem, no caso deste estudo a promoção da educação emocional; e c) Alinhamento entre os conteúdos e objetivos de aprendizagem, a metodologia proposta e os interesses e demandas dos participantes. Por fim, sugere-se que metodologias participativas quando utilizadas em contextos de educação em saúde com adolescentes, repercutem de maneira favorável para a construção da consciência crítica e reflexiva implicando no protagonismo e na promoção da saúde emocional desta população.
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    Jogo sério na promoção de barreiras de segurança no preparo e administração de medicamentos
    (2023-12-01) Wachter, Djulia Andriele; Flores, Cecília Dias; Cogo, Ana Luísa Petersen; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Introdução: A saúde está diretamente relacionada com a educação e elas se desenvolvem de maneira integrada. O processo medicamentoso é complexo pois envolve inúmeras etapas, das quais a enfermagem é a última etapa deste processo. Devido a isso, é necessário identificar, analisar e gerenciar os riscos, principalmente em setores nos quais os cuidados são mais complexos. Nesse contexto, a educação na promoção de um cuidado seguro no preparo e administração de medicamentos se faz necessária para evitar danos relacionados aos erros de medicação. Inúmeros recursos tecnológicos estão disponíveis, dentre eles estão os jogos sérios. Os jogos sérios melhoram a retenção do conhecimento e a motivação por utilizar elementos lúdicos e interativos. Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional digital para profissionais de enfermagem sobre preparo e administração segura de medicamentos. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico aplicado de produção tecnológica realizado em três etapas: 1) entrevista estruturada com as lideranças do Serviço de Emergência. Nesta etapa foram entrevistados seis enfermeiros, sendo os critérios de inclusão: a. fazer parte de cargo de liderança da emergência do HCPA; b. ser enfermeiro. E o critério de exclusão: a. não estar disponível no momento da coleta de dados; 2) construção de casos clínicos em forma de jogos sérios aplicando o modelo Analysis; Design; Development; Implementation and Evaluation (ADDIE); e 3) validação de conteúdo com 30 especialistas e avaliação da usabilidade, respeitando os seguintes critérios de inclusão: a. ter graduação em Enfermagem; b. ter especialização, mestrado ou doutorado na área da saúde ou educação e experiência mínima de dois anos em área hospitalar ou educação. O critério de exclusão foi: a. não estar disponível no momento da coleta de dados por possíveis afastamentos. A avaliação da usabilidade com 30 técnicos de enfermagem representando o público-alvo, teve os seguintes critérios de inclusão: a. ter no mínimo um ano de atividade profissional no setor de emergência. E o critério de exclusão foi: a. não estar disponível durante a coleta de dados por possíveis afastamentos. Resultados: Para validação do conteúdo foi utilizada escala Suitability Assessment of Materials (SAM) com escore final >0,9 nos três casos clínicos. Na avaliação da usabilidade foi aplicada a System Usability Scale (SUS) pelo público-alvo que atingiu a pontuação de 74,58 sendo classificado como excelente. Houve aumento significativo de 4,5 pontos no pós-teste, o que representa um aumento de 14,9% com relação ao pré-teste. Considerações finais: Os casos clínicos proporcionaram ao público-alvo acesso a uma tecnologia inovadora na instituição. Apresentados sob a forma de jogos sérios, esses casos clínicos ofereceram uma nova modalidade de treinamento. Além disso, a utilização contribuiu para conscientizar a equipe de técnicos de enfermagem sobre a relevância de ações educativas e para reforçar a adesão aos protocolos de preparação e administração de medicamentos. Dado que esses casos clínicos se baseiam em situações reais, também estimularam o raciocínio clínico. Torna-se, portanto, essencial promover mais iniciativas educativas que incorporem animação e elementos de gamificação. Produto: Construídos 14 vídeos e 27 imagens compondo prescrições, prontuário e material de reforço. Esse material compôs os três casos clínicos em formato de jogo sério.
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    Necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana
    (2023-12-18) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    A perspectiva interseccional propicia uma maneira de abordar a interação entre múltiplas formas de subordinação, considerando-se como o racismo se intersecta com a pobreza e a discriminação de gênero. A necessidade de visibilidade desse tema se torna necessária para a formulação de propostas e estudos mais efetivos devido a fragilidade do acesso, discriminação, heteronormatividade e racismo que podem ocorrer na prestação de serviços em saúde para populações vulneráveis. Em função de inúmeros relatos de preconceito disseminados por todo país, campanhas de valorização das diferenças, leis e políticas para populações específicas foram criadas com o intuito de combater essas iniquidades sociais. Se tratando especificamente de população negra e população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros...), ambas possuem políticas bem definidas, mas questiona-se até que ponto essas se cruzam para beneficiar sujeitos para os quais a intersecção gênero/raça constitui sua identidade. Políticas específicas são um compromisso na promoção de direitos de forma integral, considerando que iniquidades são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais que corroboram com a morbimortalidade da população negra. Suas diretrizes e seus objetivos estão, portanto, voltados para mudanças na determinação social, com vistas à redução das desigualdades relacionadas a estes grupos sociais. O objetivo geral deste projeto é analisar as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana, relacionando a interseccionalidade gênero e raça com mecanismos sociais e de cuidado. Pretende-se investigar, através de estudos e relatos quais são as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ que reside em um local denominado “ocupação” e como essas pessoas são identificadas por mecanismos de pesquisa e estatística como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos quais os dados coletados são responsáveis pela geração de políticas públicas. A pesquisa a ser realizada é de caráter qualitativo e, para tal, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três a cinco residentes da ocupação, com gravação em áudio para posterior transcrição. Para análise dos dados, será utilizada a análise temática (Braun & Clarke, 2006; 2012), a fim de identificar, analisar e relatar os temas derivados a partir de dados transcritos, permitindo em seguida a correlação teórica. Os resultados desse estudo mostram a configuração temática final com a definição de quatro temas, que são eles: Ocupação com moradia, Vulnerabilidade socioeconômica, Gênero, sexualidade e raça e Políticas públicas. Os demais resultados serão apresentados na forma de manuscrito científico e um produto educacional (livro), o qual abordará questões, posicionamentos e discorrerá sobre as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana. Com esse estudo espera-se contribuir para a produção de conhecimento que proponha sensibilização, instrumentalização de processos de pesquisas e levantamentos estatísticos que envolvam a população negra e LGBTQIA+ residente em moradias irregulares (ocupações), bem como o de colaborar para a disseminação da visibilidade dos temas relacionados a raça e gênero.
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    Percepções dos profissionais de saúde, educadores e usuários sobre o cuidado na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência: inspiração e co-criação de dispositivos pedagógicos
    (2023-12-21) Leistner, Simone Ferreira Lima; Magalhães, Cleidilene Ramos; Fajardo, Ananyr Porto; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    O modelo comunitário de atenção à saúde mental no Brasil foi a proposta substitutiva ao sistema manicomial, para cuidar de pessoas em sofrimento psíquico e com transtornos mentais, visando à reinserção social e autonomia dos sujeitos. Surgiu, então, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composta por serviços de saúde de diferentes níveis de complexidade, além de assistência social, escolas, centros culturais e outros dispositivos. Crianças e adolescentes também ganharam acesso às possibilidades que compõem a rede de cuidados. O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência - CAPSi ficou responsável por regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental, e dar suporte às famílias e demais serviços. Nesse contexto, justifica-se a pesquisa dada a contribuição para pensar e apontar novas abordagens sobre o cuidado em saúde mental. O estudo, vinculado ao Mestrado Profissional do PPGENSAU da UFCSPA, buscou analisar as percepções dos profissionais de saúde, educadores e usuários sobre o tema do cuidado, dentro do território de abrangência de um CAPSi no município de Porto Alegre. A pesquisa teve caráter qualitativo com abordagem fenomenológica, objetivando desvelar como um grupo de sujeitos implicados no cuidado em saúde mental percebe essa experiência. Foi desenvolvido no território de referência do CAPS i Pandorga-GHC, administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição, situado no município de Porto Alegre–RS. A população foi composta por profissionais de saúde, de educação e familiares cuidadores. Foi realizada coleta múltipla de dados a partir de entrevista semiestruturada, observação participante e análise de documentos. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS nº 466/12 e nº 510/2016, foi submetido na Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa A pesquisa iniciou após a obtenção da aprovação dos CEPs e leitura e assinatura do TCLE pelos participantes. Após análise dos dados, os resultados obtidos fundamentaram a elaboração de um artigo e um produto técnico educacional com 5 propostas pedagógicas, das quais uma foi aplicada durante Educação Permanente na equipe CAPSi Pandorga-GHC. O Produto Educacional apresenta um conjunto Trilhas de aprendizagem em rede de atenção psicossocial da infância e adolescência (RAPS), a partir do qual espera-se, juntamente com o estudo desenvolvido, que possam trazer reflexões sobre a criação de mecanismos promotores da assistência integrada e de qualidade no atendimento a crianças e jovens com transtornos mentais graves e proporcionar meios inovadores de pensar o Ensino na Saúde, tendo como foco principal o cuidado e a atuação intersetorial.
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    Atenção à saúde da pessoa idosa e o cuidado na atenção primária em saúde
    (2021-10-29) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Este estudo objetiva avaliar e comparar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) e as ações de Educação em Saúde para a população idosa desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 80 idosos de 08 municípios da Serra Gaúcha, sendo 04 deles com ESF e 04 com EAP. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com inserção de questões em outra dimensão: Educação em Saúde. Após transcrição do material, este foi analisado à luz da abordagem Hermenêutica-dialética. Não se evidenciaram grandes diferenças entre as equipes de ESF e EAP, exceto pelos atendimentos domiciliares, mais frequentes nos locais com ESF. A valorização do atendimento médico e da medicalização, a importância do vínculo entre idoso e o profissional para a longitudinalidade do cuidado, episódios de acolhimento frágil relatados em ESF e APS, assim como a avaliação positiva dos aspectos tangíveis (estrutura física, ambiência) emergiram em ambas as equipes. Identificou-se, ainda, relevância secundária do Agente Comunitário de Saúde presente nas equipes de ESF, o qual foi referido pelos idosos com papel de informante do serviço de saúde
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    Material educativo para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica
    (2023-08-18) Jesus, Daniela Duarte da Silva de; Millão, Luzia Fernantes; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Objetivo: A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é considerada uma Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), ou seja, um evento adverso que gera risco e agravo na segurança do paciente. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um material educativo para auxiliar na prevenção de PAV, para isto foi necessário identificar quais as medidas preventivas que devem compor o pacote de cuidados, validar o conteúdo e testar com os profissionais da Terapia Intensiva. Método: A primeira fase foi realizar uma revisão tipo escopo, método este que auxilia a uma ampla busca do conhecimento específico, identificando lacunas do conhecimento, esclarecendo conceitos-chave e descrevendo os tipos de evidência que direcionam as práticas. Foram selecionadas publicações entre 2011 até 2021 nas bases de dados e órgãos/instituições nacionais e internacionais que tenham desenvolvido protocolos e diretrizes. Foi realizada a validação de conteúdo sobre as medidas preventivas para PAV com a contribuição de 33 profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas), considerados experts ou especialistas no cuidado à beira leito nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Já na terceira fase da pesquisa foi possível testar o material educativo nas cinco regiões do Brasil utilizando as quatro etapas do teste: Plan, Do, Study e Act (PDSA). Resultados: Na primeira fase da pesquisa foram selecionados 48 estudos entre artigos e literatura cinza, destas foram extraídas 25 medidas preventivas para PAV, desde cuidados direto ao paciente, boas práticas na rotina da UTI e criação de protocolos para UTI. Baseado nestes achados foi realizada a segunda fase, que consistiu no Índice de Validação de Conteúdo (IVC) por especialistas que pontuaram as medidas quanto à clareza e relevância. Já na terceira fase, foi desenvolvido um material educativo que foi testado em cinco UTIs do Brasil. Conclusão: As medidas preventivas são essenciais para o cuidado ao paciente na Terapia Intensiva, após a busca na literatura, validação e teste, foi possível desenvolver um material educativo denominado Guia Prático para Prevenção de PAV, descrevendo as medidas de boas práticas à beira leito, rotinas institucionais e outras relacionadas à ventilação mecânica que trarão maior resultado e contribuição direta para redução de PAV
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    Dissertação A Formação Profissional volltado ao Cuidado de Populações Vulneráveis: percepções acerca da Educação Permanente em Saúde
    (2023-12-14) Linhares, Jossane Candeira Spíndola; Sudbrack, Aline WInter; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Este é um estudo das percepções acerca da Educação Permanente em Saúde na formação de profissionais que atuam diretamente com populações em situação de vulnerabilidades, com ênfase no cuidado às pessoas com demandas de saúde mental. Apesar da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde ter sido implementada há mais de quinze anos, a sua prática ainda é escassa em muitos serviços, além de ser pouco compreendida em sua abrangência. Considerando isso, discorreu-se sobre a proposta de produzir uma práxis mais comprometida e consistente, realizando também uma discussão acerca das repercussões que os processos de EPS podem gerar na atenção em saúde de pessoas em vulnerabilidade. Realizamos um estudo de caráter qualitativo a partir de uma pesquisa de campo efetivada de forma integralmente virtual. As participantes foram cinco profissionais de nível superior que atuam em Centros de Atenção Psicossociais e os instrumentos utilizados foram um questionário estruturado, uma entrevista semiestruturada e um diário de campo. Os dados foram avaliados a partir da vertente Temática de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa mostrou que os processos de EPS nos CAPS têm evoluído e caminhado de forma mais coesa com o que propõe a PNEPS, realizando formações voltadas às competências para atuar nos variados contextos de vulnerabilidade, considerando as necessidades e potencialidades dos processos de trabalho em saúde e efetuando capacitações mediadas pelos próprios profissionais e residentes. Contudo, evidenciaram-se duas questões que precisam ser tratadas com mais atenção: 1) a EPS segue sendo, muitas vezes, confundida com a educação continuada; e 2) usuários e comunidade geral não têm participado dos processos de EPS. A partir desta pesquisa foram elaborados dois produtos técnicos educacionais com o objetivo de introduzir reflexões e aprofundar conhecimentos que contribuam para uma prática profissional cotidiana condizente com as reais necessidades dos usuários dos serviços públicos: 1) um curso on-line de ensino de curta duração e; 2) um e-book interativo; ambos acerca da temática do cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade
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    Educação Permanente em saúde no âmbito hospitalar: pressupostos e possíveis práticas
    (2018) Neves, Juliana Gibbon; Flores, Cecilia Dias; Caregnato, Rita Catalina Aquino
    Atividades educativas desenvolvidas nos serviços de saúde representam uma estratégia potencial para atualização dos trabalhadores, possibilitando oferecer uma assistência de qualidade à população. Este estudo teve como objetivo construir, em conjunto com os enfermeiros, uma estratégia para qualificação dos processos educativos oferecidos na instituição. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no Hospital Cristo Redentor, unidade hospitalar pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição, localizado em Porto Alegre/RS. A coleta de dados na fase quantitativa ocorreu por meio de questionários eletrônicos, contando com a participação de 39 enfermeiros, e na qualitativa por grupo focal, onde participaram oito enfermeiros; a análise dos dados da primeira fase foi por estatística descritiva univariada, e na fase qualitativa por análise de conteúdo de Bardin. Os resultados quantitativos revelaram que a média de idade dos enfermeiros era de 38,6 anos, tendo média de 13,33 anos de formação; 30,8% declaram ter conhecimento aprofundado sobre o termo educação continuada, diminuindo para 23,1% quando se questionou o termo educação permanente. 56,4%, disse ter conhecimento sobre a temática “práticas pedagógicas”, porém, mesmo que muitos tenham confirmado conhecê-la, 89,7% referiram sentir necessidade de capacitar-se nesta área por considerar que a temática é importante para sua atuação profissional diária. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias e subcategorias: Formação do enfermeiro; Processos educativos na prática (Formal / Informal); Dificuldades enfrentadas (Falta de Interesse/Motivação, Valorização e incentivo dos profissionais, Adequação do conteúdo abordado); e Alternativas para qualificação dos processos educativos. O estudo revelou que os profissionais desconhecem a política de educação na saúde e consideram deficitário o modo como as atividades acontecem em sua realidade. Através da discussão sobre a temática foi identificada pelos enfermeiros a necessidade de mudança nas práticas relacionadas aos processos educativos dentro da instituição, o grupo buscou alternativas a serem implementadas no serviço para qualificação deste processo culminando em um Projeto de Grupo de Educação Permanente.
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    Ação educativa em uma equipe de saúde para o enfrentamento de situações de violência doméstica por queimadura de cabeça e pescoço
    (2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm
    Introdução: A violência doméstica é um problema de saúde pública que requer organização dos serviços de saúde e de atenção multidisciplinar, assim como a queimadura, que exige atendimento de uma equipe especializada. É crescente o número de atendimentos a pacientes acometidos por queimaduras de cabeça e pescoço na área da Fonoaudiologia e por disso, essa área pode ser uma aliada das pessoas que sofrem violência doméstica. A assistência domiciliar faz com que problemas sejam visualizados e identificados e por isso, é relevante formar e articular a equipe de saúde que presta assistência na modalidade de saúde da atenção domiciliar no que tange ao tema de violência doméstica e situações de queimaduras de cabeça e pescoço. Objetivo: Planejar e desenvolver uma ação educativa (um curso de formação, com duração de dez horas) para o enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço, direcionada a uma equipe multidisciplinar de saúde de uma empresa privada que presta serviços de saúde na assistência domiciliar. Metodologia: Pesquisa ação, de cunho exploratório com abordagem mista, norteada pelos preceitos do Arco de Charles Maguerez e já empregada por diferentes autores (PRADO et al., 2012; VILLARDI; CYRINO; BERBEL, 2015; FRANÇA; MELO; MONTEIRO; GUILHEM, 2016, FERREIRA, 2019). Participaram da pesquisa 23 profissionais entre equipe de saúde multidisciplinar, que atuam na assistência domiciliar e participaram de um curso de formação sobre a temática deste estudo e 14 profissionais da área da saúde, que avaliaram as estratégias produzidas para este estudo. A análise interpretativa dos dados foi realizada por meio da proposta de interpretação qualitativa, baseada no estudo de Bardin (2011) e a análise estatística dos dados quantitativos deu-se por meio do método de adequação de conteúdo. Resultados: Ao final do curso, os profissionais que participaram, o avaliaram como satisfatório, sinalizando a importância de tornar o processo educativo e de aprendizado como centro do seu processo de trabalho; além disso, sentiram-se melhor preparados para o enfrentamento da violência doméstica. Os resultados demonstraram que a educação permanente e continuada em saúde é uma excelente estratégia no processo ensino-aprendizagem para uma equipe de saúde multidisciplinar e transformadora no processo de trabalho dos serviços de saúde domiciliar, promovendo impacto e efetividade satisfatórios para uma empresa. Considerações finais: Foi proporcionado o aprimoramento na prática do serviço de saúde na temática do enfrentamento à violência no ciclo da vida e uma contribuição para o desenvolvimento de análise crítica e reflexiva da equipe de saúde multidisciplinar que atua na assistência domiciliar, bem como auxiliar e apoiar o processo de formação e educação dos profissionais sobre esse tema, contribuir com a problematização do serviço de saúde social e estimular mudanças no cotidiano do aprender e do ensinar nos serviços de saúde em comunidade. Produtos: Elaboração de um curso para formação de uma equipe de saúde multidisciplinar, um guia de orientação à equipe de saúde e um artigo sobre a dissertação.
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    Construção e Validação de Cartilha Educativa para a Continuidade do Cuidado do Ambulatório Pediátrico para a Atenção Primária à Saúde
    (2023-09-15) Rosa, Patricia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina Nader
    O modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado.O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Tratase de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.
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    Website como ferramenta de comunicação educativa para familiares de pacientes internados em UTI: impacto na satisfação, ansiedade e depressão
    (2019-12) Haack, Tarissa da Silva Ribeiro; Magalhães, Cleidilene Ramos
    Introdução: A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é um ambiente onde se concentram recursos humanos e materiais para o atendimento de pacientes graves. Por esse motivo, é caracterizada por ser uma unidade pouco humanizada, onde as famílias não são preparadas para lidar com situações de gravidade, gerando assim altos níveis de ansiedade e depressão e baixa satisfação dos familiares. Nessa assertiva, oportunizar para que as famílias estejam mais próximas da unidade, educar e possibilitar informações importantes sobre a UTI pode ser uma das formas de reduzir estes sintomas indesejados entre os familiares. Objetivo: Verificar se a utilização de um website informativo influência na redução dos sintomas de ansiedade em familiares acompanhantes que participaram de um programa de visita ampliada na UTI. Métodos: Foi realizado um estudo de corte longitudinal aninhado em um ensaio clínico randomizado, no período de abril de 2017 a junho de 2018 em 35 UTIs com horários de visita flexível no Brasil. Os membros das famílias participaram de ao menos uma reunião presencial educacional antes de serem autorizados a visitar o paciente por até 12 horas por dia durante a permanência na UTI. Além disso, esses familiares foram orientados a acessar um site educacional (www.utivisitas.com.br) destinado a ajudá-los a compreender os diversos processos e emoções associados à permanência na UTI. Os principais resultados do estudo foram a satisfação com os cuidados avaliados pelo Inventário de Necessidades Familiares para Cuidados Críticos (INEFT) e os sintomas de ansiedade e depressão avaliados pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Os membros da família foram avaliados através de questionários autoaplicados nas primeiras 48 horas após a internação do paciente e até 7 dias após a alta da paciente na UTI, morte ou no máximo de 30 dias para avaliação do resultado. Resultados: Foram avaliados 532 familiares durante o período do estudo. Destes, 61 (11,5%) acessaram o site. Após, uma análise multivariada foi conduzida, anos de escolaridade (razão de risco [RR], 1,06; intervalo de confiança [IC] 95%, 1,01-1,11) e escores de depressão HADS> 7 (RR, 1,74; IC 95%, 1,05-2,90) no início do estudo foram independentemente associados com o acesso ao site. Nesse ínterim, após ajuste para idade, escolaridade e escores HADS no início do estudo e status de sobrevida do paciente no final do acompanhamento, os membros da família que acessaram o site obtiveram média significativamente melhor do escore INEFT (152,8 vs. 145,2, P = 0,01) e menor prevalência de provável ansiedade clínica (razão de prevalência, 0,35; IC95%, 0,14-0,89) do que os familiares que não acessaram o site. Todavia, não houve diferenças significativas entre os dois grupos de estudo em relação aos sintomas de depressão. Conclusão: O acesso a um site educacional destinado a familiares de pacientes críticos foi associado à maior satisfação com o cuidado e à menor prevalência de ansiedade clínica.
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    Educação Permanente em Saúde nos CAPS AD III: análise dos processos de trabalho e proposta de intervenção
    (2023-04-27) Bernardi, Pedro Henrique Oliveira; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlviada Silva
    Este estudo decorre de um recorte de pesquisa desenvolvida no contexto de um Mestrado Profissional, no qual, foram analisados os processos de trabalho referentes à Educação Permanente em Saúde (EPS) de três Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas III do município de Porto Alegre. Trata-se de uma Pesquisa-ação exploratória e descritiva, com uso do instrumento questionário online, aplicado junto a profissionais de saúde de diferentes núcleos assistenciais. Os dados foram analisados a partir da análise temática. Os resultados encontrados indicam uma compreensão positiva dos profissionais frente a EPS, e apontam atravessamentos nos processos de trabalho, contratualizações de prestação de serviço, no uso de metodologias e formações. Concluímos que apesar dos avanços na temática, há necessidade de promover contratualizações que sejam instituintes do espaço e o reorganizem metodologicamente para uma maior eficácia.
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    Instrumento de avaliação de ações de educação permanente nos processos de trabalho em um hospital público-universitário
    (2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andréa Wander; Trindade, Carolina Sturm
    A Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A pesquisa realizada foi classificada como mista, qualitativa e quantitativa, aplicada e avaliativa, em que a análise foi o processo avaliativo das ações educativas. A instituição em que a pesquisa foi realizada é um hospital universitário-federal, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No hospital existe uma Política de Educação instituída, porém não existe uma orientação clara quanto aos processos avaliativos. A realização desta pesquisa foi composta de quatro fases: aplicação de questionário sobre processos avaliativos para um grupo de lideranças da enfermagem; análise dos dados e desenvolvimento dos modelos dos instrumentos de avaliação; aplicação de questionário de validação de conteúdo do instrumento a um grupo de especialistas em educação na saúde e a análise dos dados e revisão do modelo do instrumento de avaliação. O questionário das lideranças em enfermagem foi composto de perguntas sobre aspectos da avaliação de ações educativas, em que a maioria das respostas foram de concordância com as questões propostas, sobre a importância dos processos avaliativos e de como melhorar este acompanhamento. Na validação de conteúdo dos instrumentos de avaliação, realizada pela equipe de especialistas, também através de um questionário, com a aplicação da escala tipo Likert, em que para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Neste estudo utilizamos um IVC de concordância de 80% nas respostas para aprovação das questões. O IVC geral dos instrumentos de avaliação em ações educativas foi de 0,91, tendo então sido aprovados na visão das respondentes, para aplicação em serviço. Como resultados desta pesquisa foram desenvolvidos o produto técnicio cientifico, um artigo sobre a Avaliação de Comportamento e Resultados para Ações de Educação Permanente em Saúde no Contexto Hospitalar e o produto técnico educacional, denominado Modelos de Instrumentos de Avaliação para Ações Educativas. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.
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    O lugar das relações étnico-raciais nos currículos de cursos de graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
    (2023) Mondadori, Cristiane; Cunha, Maria Isabel da; Magalhães, Cleidilene Ramos
    Esta pesquisa objetivou verificar qual o lugar das relações étnico-raciais nos cursos de graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A intenção foi verificar o que já está sendo feito atualmente na Instituição e buscar formas de ampliar o ensino sobre a temática. Partindo de uma disciplina eletiva ofertada em 2020, foi possível verificar as percepções de docentes, bolsistas de apoio técnico e discentes envolvidos e a relevância do ensino das relações étnico-raciais no contexto de cursos que formam essencialmente profissionais da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou pesquisa documental, entrevistas e questionários. Os dados gerados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os dois temas gerados a partir das entrevistas com docentes e bolsistas de apoio técnico foram (1) Ampliar o lugar das relações étnico-raciais nos cursos UFCSPA e (3) Perspectivas: o que se busca/pretende fazer e quais os desafios a serem enfrentados. A partir dos questionários que foram aplicados aos discentes foram gerados três temas, a saber, (1) Ampliar o lugar sobre o tema; (2) Impacto da disciplina e (3) Perspectivas. O estudo mostrou a importância de considerar o ensino das relações étnico-raciais de maneira transversal nos cursos oferecidos pela Universidade e que é necessário e urgente ampliar os espaços de discussão sobre a temática dentro da universidade, a fim de cumprir a missão institucional da UFCSPA de produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social. Outro dado importante é que a criação do Grupo de Estudos Afro-brasileiros, em 2020, (GEAB) foi um avanço significativo nesse sentido, permitindo a realização de atividades relacionadas à temática que antes eram escassas. Isso contribuiu para que a comunidade acadêmica pudesse ter acesso a conhecimentos além do que é ensinado em seus cursos, promovendo uma educação antirracista. Decorrente deste estudo, foram gerados dois produtos: um científico, no formato de um artigo, por entendermos que o uso de periódicos científicos possibilita o compartilhamento independente, ágil e diversificado das etapas da pesquisa e dos resultados encontrados; e um técnico, a proposta de um curso de formação/ extensão que será enviada ao Grupo de Estudos Afro-brasileiros (GEAB) da instituição, para que com sua anuência e suporte, o evento possa ser ofertado para a comunidade interna e externa, de forma sistemática para a abordagem e discussão das relações étnico-raciais na universidade. Ambos os produtos visam contribuir para a ampliação do ligar da temática na formação em saúde na IES em questão.
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    Espiritualidade e religiosidade na graduação em psicologia no Rio Grande do Sul: conhecendo o cenário e propondo um caminho
    (2022) Viegas Junior, Luiz Carlos da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Costa, Márcia Rosa da
    Apesar da significativa importância da religiosidade e da espiritualidade na vida da população, com fundamentais repercussões psicológicas, as graduações em psicologia brasileiras não costumam abordar, no currículo, essas temáticas de maneira consistente. O objetivo deste trabalho foi conhecer a formação profissional em Psicologia no Rio Grande do Sul (RS) referente aos temas de Espiritualidade/Religiosidade (E/R), mediante a análise dos currículos e percepção de formandos(as) dos cursos de graduação. Para tanto, foi utilizado um método misto, com análise qualitativa do conteúdo dos projetos pedagógicos e aplicação de um questionário para formandos(as) dos cursos de graduação em psicologia do RS. Foram analisados o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs) de sete instituições e participaram da etapa quantitativa 63 estudantes formandos(as), que responderam a um questionário elaborado pela equipe de pesquisa e a Escala de Religiosidade de DUKE (DUREL). Os resultados evidenciam que o tema não é abordado suficientemente ao longo da graduação e que os(as) estudantes, no geral, não dispõem de conhecimentos para lidar com essas temáticas. Por fim, como uma maneira de contribuir com a superação desse cenários, e como um dos requisitos do mestrado, foram elaborados dois produtos educacionais: uma disciplina e um curso de formação para professores(as). Ambos os produtos foram submetidos a apreciação por especialistas e revisados para serem implementados para a população alvo em uma das Instituições de ensino participantes do estudo.
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    Qualificação do serviço de dispensação de medicamentos de dose unitária em uma farmácia hospitalar
    (2023) Trassante, Jéssica; Flores, Cecilia Dias; Mastella, Mauro
    Introdução: Os hospitais devem proporcionar cuidados de qualidade visando a segurança do paciente, porém, evidencias apontam que em torno de 8.000 mortes ao ano são atribuídas a erros de medicação, mesmo que muitos erros não tragam consequências sérias aos pacientes. Tais erros devem ser notificados e estudados, para evitar sua recorrência e fortalecer o processo de administração de medicamentos. Objetivo: Desenvolver materiais didáticos instrucionais sobre o processo de dispensação dos medicamentos por Dose Unitária na farmácia e na unidade de terapia intensiva (UTI); Conhecer a prática dos farmacêuticos e da equipe de enfermagem da UTI relacionada ao processo de dispensação dos medicamentos por Dose Unitária; Identificar as carências existentes sobre o processo de dispensação de medicamentos; Propor e validar um Procedimento Operacional Padrão (POP) de dispensação, recebimento e conferência pela enfermagem desses medicamentos de dose unitária; e Avaliar os Vídeos Educativos Digitais (VEDs) construídos. Metodologia: Pesquisa de natureza descritiva-exploratória com abordagem mista, utilizando o método ADDIE a observação participante, bem como um roteiro com perguntas abertas e fechadas, com vistas à criação de um POP e desenvolvimento de VEDs. Resultados: 42 colaboradores responderam ao questionário aplicado. Em face dos achados nesta pesquisa, concluiu-se que os aspectos positivos na administração de medicamentos pelo Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU) foram os seguintes: “otimiza o tempo da assistência”; “evita desperdício de custos”; “reduz erros de dose”. Em relação ao número de notificações após a aplicação de POP, evidenciou-se redução de 34,54% nas doses erradas, considerando o mesmo período anterior à aplicação do POP. Na avaliação do conteúdo realizada com o Instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde, os três vídeos instrucionais criados alcançaram um índice igual ou maior 90%. Os resultados revelam que houve concordância dos especialistas em todos os critérios elencados e o índice global correspondeu a 95%, ou acima, em todos os VEDs, evidenciando a satisfação com o produto educacional. Considerações finais: A implementação da tecnologia de informação em saúde foi profícua. Com a criação e validação do produto educacional houve a compreensão sobre o conteúdo de vídeos, bem como diminuição dos erros de medicação pela administração de medicamentos como parte dos processos do SDMDU das instituições que participaram da pesquisa. Produtos: Foram produzidos sete manuais de protocolos e três materiais didáticos em versão de vídeos educativos digitais em relação ao processo de dispensação de medicamentos por dose unitária.
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    A inclusão de tecnologia educacional como estratégia para minimizar os efeitos da sífilis no ciclo gravídico
    (2023) Gonçalves, Bruna; Bonamigo, Andréa Wander
    Introdução: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível com diagnóstico e tratamento bem estabelecidos que pode infectar homens e mulheres em diferentes idades. Contudo, quando avaliamos gestantes com sífilis, o panorama torna-se mais preocupante devido ao risco de transmissão vertical. Objetivo: Desenvolver uma cartilha educativa para qualificar o cuidado à gestante, à criança e os processos de gestão a partir da percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis no ciclo gravídico. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido em quatro etapas. A primeira utilizou entrevista semi estruturada junto a 24 mulheres dos três trimestres gestacionais que realizaram o pré-natal na atenção primária do território em estudo, no período de dezembro/2021 a fevereiro/2022, com análise dos dados por meio de categorias e análise de conteúdo. A segunda etapa consistiu na elaboração da tecnologia educacional, física e digital. Na terceira fase, para a validação do produto educacional, contou-se com a avaliação de pareceristas quanto ao conteúdo, aparência e semântica. A quarta etapa consistiu na realização de educação permanente sobre sífilis aos profissionais de saúde. Resultados: Identificaram-se fragilidades relacionadas à percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis na gestação e, após análise dos dados coletados, foi desenvolvido o produto técnico e tecnológico validado para conteúdo, aparência e semântica cujos itens obtiveram índice de concordância geral 0,95; 1,0; e 1,0 respectivamente. Ainda, identificou-se arestas nos processos assistenciais. Considerações finais: A ferramenta educacional validada visa servir como um instrumento para educação em saúde ao trinômio mãe-bebê-parceiro, além de instrumentalizar profissionais de saúde e gestão para suas práticas diante dessa doença de relevância à saúde coletiva.