PPGENSAU - Dissertações
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Item Percepções de profissionais da saúde e da educação em formação sobre a promoção de saúde na escola(2016) Schneider, Stéfani Almeida; Almeida, Alexandre do Nascimento; Magalhães, Cleidilene RamosA promoção da saúde nas escolas tem se desenvolvido, com o objetivo do crescimento saudável da população brasileira, além da formação de seres autônomos em relação à sua saúde. Esta dissertação faz parte do Projeto maior, “Avaliação da promoção da autorregulação para o autocuidado em saúde: estudo no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio Grande do Sul/Brasil”,, desenvolvido no município de Sapucaia do Sul/RS. O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções dos profissionais da saúde e da educação para a promoção da saúde na escola, antes e depois de um Programa de Formação de Autorregulação para o Autocuidado e Promoção em Saúde. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, do qual participaram 26 profissionais da saúde e da educação, distribuídos em dois grupos focais antes e dois depois da formação. Para a análise interpretativa, foi utilizada a análise temática, segundo os autores Braun e Clarke e Howitt e Cramer. Os participantes da formação percebem a saúde nas escolas como um trabalho que precisa ser realizado continuamente e de maneira interdisciplinar pelas equipes de saúde e professores. Além disso, demonstram uma grande preocupação com a promoção da saúde das famílias, para além dos alunos e dos muros da escola. Destacam, ainda, que a formação aproximou a saúde da educação para fortalecer laços interdisciplinares que já deveriam existir pela realização do PSE. Isso demonstra a importância da realização de ações de educação continuada para criar e fortalecer o vínculo de trabalho dos profissionais, além de apoiar a realização das ações de educação em saúde nas escolas. Por fim, este trabalho deu origem a dois produtos técnicos: um manuscrito para fins de publicação e a um relatório técnico direcionado ao município, com os resultados mais relevantes às gestões da saúde e da educação.Item O uso da Metodologia da Problematização na modalidade de Educação à Distância na formação permanente sobre o HIV na Atenção Primária à Saúde(2016) Bones, Ana Amélia Nascimento da Silva; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daItem Humanização no ambiente de terapia intensiva: percepção do familiar/acompanhante e do profissional da saúde(2016) Luiz, Flavia Feron; Costa, Márcia Rosa da; Caregnato, Rita Catalina AquinoA partir das atividades assistenciais em Terapia Intensiva da mestranda pesquisadora, percebeu-se que muitas ações dos profissionais da saúde que atuam neste setor estão em desacordo com as práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde em sua Política Nacional de Humanização (PNH). Com intuito de melhorar tais práticas, este estudo buscou compreender a percepção destes profissionais sobre a humanização comparando-os com o olhar que os usuários de saúde, representados pelos familiares/acompanhantes, pensam sobre o tema para direcionar a uma ação educativa nesta área. A metodologia adotada caracterizou-se como um estudo de campo, do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se para a coleta dos dados as técnicas de entrevista individual e grupo focal. Ao analisar os dados, por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, observou-se que apesar dos sujeitos expressarem de maneiras distintas as suas percepções sobre humanização os dois grupos comparados elencaram iguais necessidades e prioridades para o aprimoramento da humanização na Terapia Intensiva, a saber: a acolhida, a comunicação, o profissionalismo ético e sensível, aspectos desfavoráveis para a humanização, reflexão e reformulação do próprio conceito deles em relação à humanização e, por fim, a religiosidade/espiritualidade. A partir dos resultados encontrados criou-se um Manual Reflexivo de práticas assistenciais humanizadoras para os profissionais, um tabuleiro para facilitar a comunicação destes profissionais com os usuários e ainda, um guia de orientações aos familiares/acompanhantes. Estima-se que este trabalho contribuirá para que os profissionais reflitam e exerçam práticas assistenciais e educacionais humanizadoras, fundamentadas nos princípios da PNH e que os familiares/acompanhantes e os próprios usuários de saúde sintam-se melhores acolhidos e atendidos frente suas necessidades a partir do conceito e do papel da Humanização na Terapia Intensiva.Item A educação permanente e a produção de objeto de aprendizagem na vigilância em saúde(2016) Pacheco, Kátia Cilene Ferreira; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa WanderAs doenças infecciosas reemergem em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No Brasil, identifica-se, atualmente, o aumento das taxas de doenças transmissíveis. Essa nova realidade gera necessidade de atualização dos profissionais para lidar com este importante problema de saúde pública. Ações educacionais através do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) podem contribuir para a revisão e adoção de práticas de saúde mais seguras. Os OAs são ferramentas interativas baseadas na Web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos, incrementando, ampliando, ou guiando o processo cognitivo dos aprendizes, e, quando combinados com outros objetos, podem formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter intervencionista, cujo objetivo foi disseminar o conhecimento a partir do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem sobre vigilância e prevenção de doenças transmissíveis para profissionais da Atenção Básica, mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde relacionadas ao Distrito Docente Assistencial (DDA) da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões abertas e fechadas. Foram participantes desta pesquisa 58 ACS das Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao DDA Zona Norte Eixo Baltazar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, da qual emergiram quatro categorias analíticas. Observou-se que a entrevista realizada no ambiente de trabalho proporcionou um momento de reflexão aos sujeitos do estudo, permitindo a identificação de necessidades educacionais relacionadas ao tema das doenças transmissíveis e Educação Permanente. A partir dessas reflexões foi possível o planejamento de um Objeto de Aprendizagem, com o intuito de suprir as necessidades apresentadas pelos ACS, visando aprimorar seu trabalho, ressignificando, assim, sua prática profissional.Item Carga de trabalho do enfermeiro: comparação entre método observacional e on-line(2016) Somensi, Rute Merlo; Flores, Cecilia Dias; Caregnato, Rita Catalina AquinoPara definir ou sugerir o quantitativo de profissionais capaz de atender as necessidades assistenciais da clientela, com qualidade e segurança, os enfermeiros gestores de instituições hospitalares se apoiam no Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem (DPE) e na mensuração da Carga de Trabalho (CT). Na vivência prática de atuação gerencial e responsabilidade técnica, observou-se que vários sistemas de CT da enfermagem são fundamentados em modelos internacionais, não diferenciando os profissionais de nível médio e superior (técnicos e enfermeiros), que constituem a categoria profissional da Enfermagem no Brasil. Nenhum modelo desses se aplica ao cálculo do DPE exclusivamente para o enfermeiro, responsável por atividades de maior complexidade técnica e gerencial. A partir desse cenário, este estudo identificou as variáveis que compõe a CT do enfermeiro nas unidades de internação clínica e cirúrgica, categorizando-as por tempo e atividades. Esta pesquisa teve como finalidade desenvolver um produto que possa contribuir com a gestão e o ensino, aplicando um método para calcular a CT e acompanhar as atividades desenvolvidas por enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. OBJETIVO: Mensurar a CT dos enfermeiros que atuam em unidade de internação, conforme preconiza a Nursing Interventions Classification (NIC), comparando dois métodos, o observacional e o on-line, propondo meio para supervisão de enfermeiros e acadêmicos na prática. METODOLOGIA: Estudo documental descritivo com abordagem quantitativa de natureza aplicada, realizado em um hospital de Pneumologia no Rio Grande do Sul. Dados coletados por meio dos documentos com registros da CT mensurada pelos dois métodos, fornecidos pelo setor de “Qualidade” do hospital. A amostra foi constituída por 30 atividades mensuradas, em minutos e segundos. Foi desenvolvido e testado um sistema informatizado para registro da CT acessado via dispositivo móvel on-line. RESULTADOS: Totalizaram-se 480 horas de registros de atividades, conforme a NIC. No observacional, obteve-se o total de 1.901 atividades executadas, sendo 1.499 indiretas e 402 diretas; no método on-line, foram registradas 2.099 atividades executadas, excluindo-se 590 outliers da amostra, resultaram 1.509 atividades realizadas sendo 334 diretas e 1.175 indiretas, todas em consonância com as atividades NIC e com o tempo preconizado. CONCLUSÃO: Ambos os métodos, sem diferença significativa, permitem a mensuração da CT dos enfermeiros enquanto realizam a assistência, contudo o método on-line permite ao gestor e/ou docente acompanhar o desempenho do enfermeiro e/ou acadêmico por meio das atividades realizadas e seus tempos através de relatórios gerenciais acessados on-line em tempo real.Item Preceptoria na residência multiprofissional em saúde: vivência do ser preceptor na ênfase de atenção ao paciente crítico(2016) Milanesi, Rafaela; Canabarro, Simone Travi; Caregnato, Rita Catalina AquinoIntrodução: Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) são programas de integração ensino-serviço-comunidade, compostos por no mínimo três profissões, caracterizados por ensino em serviço sob supervisão do profissional preceptor. Objetivo: Explorar as vivências dos preceptores de dois programas de RMS na área de ênfase da atenção ao paciente crítico. Método: Misto sequencial [QUAL→quan], de natureza aplicada, empreendido através de um estudo de casos múltiplos (A e B). Resultados: Perfil dos 31 sujeitos da fase quantitativa por unidades-caso, respectivamente: 80% e 85,7% mulheres; média de idade de 34,5 e 35,2 anos; enfermeiros em sua maioria 40% e 42,8%; formados entre 1988 e 2012; 90% e 90,5% possuíam pós-graduações concluídas. Quanto à preceptoria: tempo médio de 2 anos e 6 meses e 1 ano e 10 meses; 90% e 85,7% não dispunham de carga horária semanal específica; na unidade-caso A recebiam incentivo financeiro; para 60% e 76,2% não foi a primeira experiência de ensino, mas 100% e 81% sem experiência prévia como preceptor; 50% e 14,3% realizaram formação pedagógica pregressa. Elevado nível de concordância com as afirmativas avaliadas através da escala Likert. Na segunda etapa foram realizadas 14 entrevistas, que permitiram a categorização em quatro categorias temáticas e subcategorias: profissional preceptor (papel assumido, competências necessárias, formação pedagógica pregressa); vivência cotidiana (organização do trabalho, processo de ensinoaprendizagem, processo de avaliação dos residentes, atividades extra práxis); aspectos relevantes da preceptoria (negativos, positivos); sugestões para melhoria (valorização do preceptor, melhoria dos programas de RMS). Com base nos dados, desenvolveu-se um produto educacional sob a forma de um site destinado aos preceptores da RMS. Conclusão: Houve consenso entre os participantes quanto à satisfação proporcionada pelo processo de preceptoria, entretanto relatos de sobrecarga de trabalho devido à concomitância das atividades assistenciais e de ensino, a falta de carga horária específica para a atividade e a não remuneração da função ainda são fatores dificultadores para essa prática. Como produto educacional resultante desta pesquisa criou-se um site direcionado aos preceptores como ferramenta de fácil acesso, dinâmica e útil, servindo para o aperfeiçoamento e atualização.Item Doação de órgãos e transplantes: o uso da educação à distância (EaD) para os profissionais da saúde(2016) Lysakowski, Simone; Sudbrack, Aline Winter; Caregnato, Rita Catalina AquinoINTRODUÇÃO: Atualmente o transplante é a única alternativas terapêuticas para o tratamento de algumas doenças, entretanto, ele não é realizado se não houver um doador. A doação e o transplante de órgãos acabam tornando-se temas polêmicos, onde a escassez de informações e esclarecimentos contribui para o aumento de dúvidas acerca do tema. A busca de conhecimento, por parte dos profissionais da saúde, é essencial para mudar esse cenário, onde esses especialistas atuam como multiplicadores de informações, podendo usar o Ensino à Distância (EaD) como aliado na busca de ensino e aprendizagem. OBJETIVO: Conhecer a experiência e o perfil de médicos e enfermeiros que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em Emergências do Rio Grande do Sul (RS), envolvidos no processo de doação e transplante de órgãos, antes e após a realização de um curso EaD para qualificação e formação sobre o tema. MÉTODO: Pesquisa de intervenção educativa com abordagem mista. Foi elaborado e aplicado um curso de extensão no formato EaD, com a primeira e última aula presenciais, em parceria com Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Central de Transplantes do RS, buscando capacitar e qualificar os profissionais envolvidos no processo de doação e transplante. A amostra foi constituída por 30 profissionais. RESULTADOS: Quanto ao perfil da amostra, 80% eram enfermeiros e 20% médicos, sendo 87% do sexo feminino. Sobre os critérios exigidos para ingresso, apenas um não tinha o tempo de formação estabelecido, e 19% não atuavam em UTI e Emergência. Quanto ao formato do curso, 55% apontaram indisponibilidade de realizar o curso de forma presencial. Dos alunos que preencheram o questionário para avaliação do curso, 95% responderam que o modelo semipresencial facilitou o acompanhamento e a conclusão dos estudos, e 100% voltaria a fazer outro curso no mesmo formato de ensino. Quando avaliado diversos aspectos do curso, todos registraram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Os questionários pós-teste mostraram média de notas melhores após os estudos, quando comparado às notas dos questionários pré-teste. Nas atividades avaliativas, compostas pelas atividades de aprendizagem (AP) e atividade de avaliação individual (AA), nenhum aluno teve nota inferior a 7,0. Ao relacionar à idade dos discentes com as notas, não houve correlação significativa, exceto na atividade de aprendizagem da aula VI, quando os estudantes mais jovens foram os que obtiveram as maiores notas (teste de correlação de Pearson; r=-551; p-valor=0,012). A relação entre as notas e a formação complementar não demostrou significância, devido ao pequeno número de alunos que não tinha formação adicional à graduação. Também não foram significativas as médias de notas dos alunos que atuavam nas Organizações de Procura de Órgãos (OPO) ou Comissões Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) quando comparadas com aqueles que não trabalhavam nessa área, exceto na atividade de aprendizagem da aula VIII, que apresentou melhores notas para os atuantes. Nos cinco grupos focais realizados com a proposta de expressar e apresentar imagens que demonstrassem o que era vida e o que era morte, os integrantes apontaram a vida como: algo difícil de expressar, a continuidade, renovação/ciclos, as escolhas e coisas boas que acontecem. Sobre a morte os grupos trouxeram: o medo do desconhecido e sentimentos ruins, o final de um ciclo ou uma passagem, a morte para uns e o recomeço para outros, a participação do profissional da saúde nos ciclos da vida e morte, a dor da perda ou o sentimento de perda e a relação entre a vida e a morte. CONCLUSÃO: Com o planejamento, estruturação e implementação do curso, foi oportunizada a qualificação e formação dos profissionais inscritos, tornando-se um importante momento para a reflexão do fazer e aprimoramento das ações frente a temática doação e transplantes. As atividades pré e pós-teste formam valorosas ferramentas, que apontaram melhores notas após o acompanhamento e realização dos estudos e atividades propostas durante o curso.Item Preceptoria no SUS: análise da integração ensino-serviço e das práticas pedagógicas no contexto da atenção primária à saúde(2016) Carrard, Gabriela Grechi; Magalhães, Cleidilene Ramos; Costa, Márcia Rosa daINTRODUÇÃO: O presente estudo situa-se no escopo da formação de recursos humanos na área da saúde, esse um assunto historicamente rico em termos mundiais e que de maneira progressiva, acompanhado pelas mudanças ocorridas no campo social vêm sendo uma preocupação crescente de muitos estudiosos, inclusive no Brasil. No contexto nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica constitui-se um campo de prática significativo para as atividades de ensino e pesquisa. Os profissionais de saúde vinculados a esses serviços desempenham potencial contribuição na formação dos futuros egressos, num contínuo processo de ensino-aprendizagem, com vistas a desenvolver competências e habilidades inerentes a sua prática futura. OBJETIVO: Conhecer como se configuram as práticas pedagógicas dos profissionais de saúde, como preceptores de estudantes de graduação, nos cenários de prática do SUS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quanti-qualitativa, realizado com profissionais de saúde preceptores, graduados em diferentes cursos da área da saúde, atuantes no campo da atenção primária à saúde, de um município da serra gaúcha. Como critérios de inclusão, adotou-se para a 1ª etapa (quantitativa) experiência em atividades de preceptoria nos últimos cinco anos e para 2ª etapa (qualitativa) experiência de no mínimo 12 meses em atividades de preceptoria. Para geração dos dados utilizou-se de questionário online e entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisados através da estatística descritiva univariada e da análise temática, respectivamente. RESULTADOS: Os participantes respondentes do questionário foram 53 preceptores, sendo 75,5% enfermeiros, 11,3% nutricionistas, 9,4% médicos e 3,8% assistentes sociais. Desses 88,7% estão vinculados a equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS). Amostra predominantemente composta pelo sexo feminino. A média do tempo que os profissionais exercem a função de preceptor é de 4,9 anos. Dos respondentes, 88,7% possuem curso de pós-graduação/especialização concluído, e desses 14,8% possuem formação específica para o exercício da preceptoria (Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS), o que confirma a hipótese inicial do estudo de que, por vezes, os profissionais de saúde que executam as atividades de preceptoria não possuem formação pedagógica para tal. Dos dados oriundos das entrevistas, emergiram duas unidades temáticas: Relação entre Instituição de Ensino Superior e o Serviço e Processo de ensino-aprendizagem na preceptoria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência no acompanhamento de alunos, possibilita aos preceptores caracterizarem fatores que influenciam, potencializam, o processo de ensino-aprendizagem. Sentimentos de satisfação são manifestados pelos preceptores, quanto ao acompanhamento, crescimento e a evolução do aluno no campo de prática no decorrer do período de estágio. Nesse sentido, há expressões que denotam o sentido construtivo do processo de ensino-aprendizagem, a dinamicidade, a importância do comprometimento entre os envolvidos. A falta de tempo é compreendida como um elemento dificultador para o efetivo desempenho das atividades. Assim, conciliar as atividades de ensino e assistência faz parte do cotidiano dos preceptores. A premência do preparo pedagógico do preceptor é apontada por 94,3% dos participantes. Percebe-se o distanciamento existente entre IES e serviço. Contudo, esse estudo permite destacar a preceptoria como elemento potencial e articulador na efetivação das práticas de ensino nos cenários SUS, na perspectiva de estreitar as lacunas existentes entre ensino-serviço-comunidade e proporcionar uma formação consoante com reais necessidades dos usuários e do Sistema Único de Saúde.Item Residência multiprofissional em onco-hematologia: produto de ensino em serviço alicerçado na gestão estratégica(2016) Jaggi, Leila Maria de Abreu; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Canabarro, Simone TraviA evolução tecnológica na área de saúde exige das instituições e governos a busca constante para adequação dos processos e atendimento à sociedade. As organizações necessitam construir uma gestão voltada às oportunidades e demandas do mercado, aprimorando-se continuamente em busca de inovação. O câncer é responsável por 12% dos óbitos no mundo, com estimativa crescente, por isso exige estruturas e profissionais preparados para enfrentar essa realidade. Com enfoque teórico na gestão estratégica, definiu-se como objetivo para este estudo desenvolver um produto de ensino em um serviço de saúde na modalidade Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia. Trata-se de uma intervenção aplicada, integrando ensino e serviço, seguindo o Project Management Institute. O cenário foi uma universidade federal em parceria com um centro de alta complexidade em oncologia. A trajetória percorrida seguiu os cinco grupos de processos recomendados pelo guia de gerenciamento de projetos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento. Na primeira etapa conheceram-se as estratégias das instituições por meio de análise do cenário e documental. Na segunda etapa criou-se o produto de ensino, norteado pela gestão estratégica, construindo-se o projeto pedagógico do curso articulado com as instituições envolvidas e áreas de conhecimento da saúde que mostraram interesse em participar do projeto. Na terceira etapa submeteu-se o programa a um edital e, após ser aprovado, foi implantado em 2015. Na quarta etapa foram propostos indicadores de acompanhamento, e na quinta etapa entregou-se para as instituições, em 2016, o projeto em funcionamento. O programa oportuniza a qualificação multiprofissional de oito profissionais por ano das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Esse produto de ensino resultou de um trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, ambos financiados pelo governo federal. A construção de um processo educativo integrado, envolvendo ensino e serviço, produz transformações no cotidiano e na aprendizagem resultantes do compartilhamento dos saberes. A academia e o serviço potencializaram esforços para promover ações colaborativas atendendo às necessidades da sociedade e as políticas de Estado que priorizam a atenção ao câncer, fundamentada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde.Item Jogos sérios para o desenvolvimento de competências em lideranças de um hospital(2016) Zucatti, Ana Paula Noronha; Flores, Cecilia Dias; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaIntrodução: A educação de profissionais que atuam em hospitais é fundamental devido à velocidade com que os conhecimentos são atualizados. A Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada em práticas educativas, contudo, no desenvolvimento de competências gerenciais, ainda é incipiente no Brasil. O jogo sério pode ser utilizado para a educação simulando situações reais. Objetivo: Analisar a eficácia de um jogo sério utilizado em EaD no desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital. Método: Trata-se de um estudo exploratório quaseexperimental com abordagem quantitativa. O campo do estudo foi um hospital de atendimento pediátrico localizado em Porto Alegre, RS, sendo a amostra intencional constituída por 29 enfermeiros com liderança formal e informal. Para a coleta de dados utilizou-se três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) jogo sério sobre gestão de conflitos e feedback, e c) avaliação de reação. Resultados: A comparação entre as respostas do questionário e do jogo demonstraram que houve alteração do estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões (gestão de conflitos e feedback) durante o jogo. Quando comparados os profissionais que já tiveram cargo de liderança (formal) e os que não tiveram, observou-se associação significativa entre as variáveis experiência formal e estilo gerencial, sugerindo que há relação entre ter experiência em um cargo de liderança e o estilo de liderança relacionado à dimensão solução de conflitos. Quanto à dimensão feedback, os profissionais com e sem experiência apresentaram em sua maioria o mesmo estilo gerencial, demonstrando que, com relação ao feedback, a experiência formal como liderança não gerou diferenças significativas. A avaliação de reação foi positiva, demonstrando satisfação geral dos usuários com o jogo. Conclusão: O jogo sério desenvolvido neste estudo se mostrou eficaz para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback, necessitando de novos estudos para a avaliação de seus resultados com amostras maiores.Item Constipação intestinal e violência doméstica: inter-relação e encaminhamentos(2017) Coronel, Ana Lúcia Couto; Silva, Helena Terezinha HubertOs distúrbios funcionais do aparelho digestivo são frequentemente relacionados a diversas formas de abuso e o atendimento integral a essas pessoas necessita de uma rede multidisciplinar de cuidados. Os objetivos deste estudo foram: avaliar a prevalência de violência doméstica em adultos portadores de constipação intestinal funcional (CIF) e identificar os serviços e normas disponíveis para atender as vítimas. Metodologia: o estudo foi desenvolvido em duas partes complementares. Parte I: estudo transversal, que avaliou a prevalência de violência doméstica em pacientes atendidos, de setembro a dezembro de 2016, no ambulatório de coloproctologia do Hospital Materno-infantil Presidente Vargas. Parte II: revisão narrativa, com pesquisa bibliográfica e documental, que buscou identificar os serviços e normas disponíveis para atender vítimas de violência doméstica no Brasil. Resultados: foram avaliadas 146 mulheres, das quais 65 confirmaram ser vítimas de violência doméstica, sendo 42 portadoras de CIF e, destas, 26 tinham histórico de violência doméstica (p=0,020), com Odds Ratio de 2,71 (IC95% OR: 1,29 – 5,67). Foi identificada uma rede de serviços para atender vítimas de violência, a Rede de Atenção à Violência, formada pelos serviços de saúde, assistência social, segurança pública, justiça, direitos humanos e sociedade civil organizada. Porém, não foi identificada uma norma sistematizada de funcionamento dessa rede. Conclusão: a prevalência de violência doméstica em mulheres portadoras de CIF é elevada e sugere-se a investigação cuidadosa dessa possível inter-relação na prática clínica. A partir dos componentes da Rede de Atenção à Violência, a autora apresenta um Guia para o atendimento de vítimas de violência doméstica, como proposta de sistematização na atenção integral às vítimas.Item Orientações para uma estratégia de educação de jovens para a sustentabilidade: o caso da Fundação Projeto Pescar(2017) Neves, Marta Silva; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daA educação para a sustentabilidade pressupõe considerar as dimensões cognitivas, emocionais e comportamentos, favorecendo o olhar do sujeito em suas ações diárias, tais como: o consumo consciente, a redução da geração de resíduos, o respeito e a tolerância às diversidades culturais e às escolhas que se refletem na própria saúde humana e na de todos os seres. Esta pesquisa tem como objetivo propor orientações para uma estratégia de educação de jovens para a sustentabilidade. Por meio de pesquisa com abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso. A amostra configura-se como amostra por conveniência, sendo composta por 20 jovens de 16 a 19 anos, do curso Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, da Unidade Fundação Projeto Pescar/Infraero, em Porto Alegre, Brasil. Nos dados coletados foi aplicada análise de conteúdo para obtenção dos resultados, gerando três categorias finais: Ambiente, Aprendizagem e Relacionamento. Os resultados apontados na pesquisa demonstram que a estratégia de educação dos jovens para a sustentabilidade influenciou a percepção ambiental, a partir de elementos que foram orientadores, entre esses: favorecer a problematização no processo de aprendizagem, em que o participante esteja presente com seus sentidos, refletindo, buscando soluções, apreendendo e atuando; possibilitar uma caminhada de olhar pessoal para o global, perpassando pela relação com o eu, com os outros e com o ambiente, com atenção ao viver e as relações que integram a todos, e, por fim, estimular as conexões entre diversos saberes, incluindo seres vivos, recursos naturais, elementos construídos pelo ser humano, ações que desenvolve e que geram degradação ou preservação dos elementos naturais. As categorias Ambiente, Aprendizado e Relacionamento associaram-se de forma complementar e colaborativa, no sentido de possibilitar aos jovens as vivências das experiências, a observar alternativas, a valorizar e estruturar o espaço e o tempo, definindo ações que julgavam relevantes, procurando mobilizar outras pessoas. Esta pesquisa abre campo para trabalho e acompanhamento de forma mais continuada, oportunizando outras experiências no processo de apropriação do espaço e no desdobramento de práticas e resultados em prol de sustentabilidade e, consequentemente, maior promoção de saúde.Item Tecnologias inovadoras em saúde: um curso em EaD para educação permanente dos profissionais de saúde de uma instituição de ensino(2017) Almeida, Versiéri Oliveira de; Silva, Helena Terezinha HubertO Decreto nº 7.234 (2010), que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, estabelece ações a serem desenvolvidas pelas instituições federais de ensino superior com a finalidade de garantir acesso e permanência dos estudantes, para isso tem-se como ação prioritária a Atenção à Saúde. Assim, são responsáveis pelo desenvolvimento de práticas de promoção da saúde, e prevenção de agravos à saúde e doenças. Portanto, a saúde passa por momentos de grandes transformações, com uma crescente necessidade de educação no ambiente de trabalho. A Educação Permanente em Saúde é uma ótima ferramenta para suprir essa necessidade, mas para a sua concretização são requeridos métodos e técnicas que facilitem a adoção do conhecimento, como as utilizadas na Educação a Distância. O objetivo deste estudo foi desenvolver um curso de Educação a Distância para a educação permanente dos profissionais de saúde do Instituto Federal Farroupilha, utilizando Tecnologias Inovadoras em Saúde, para proporcionar conhecimento, atualização, aperfeiçoamento e transformação das práticas de atenção e de gestão no serviço. Trata-se de um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo, com aplicação de questionário semiestruturado e utilização da análise de conteúdo temática para apreciação dos dados. Participaram do curso 38 profissionais de saúde, e considerando o resultado obtido com a avaliação quali-quantitativa, é possível concluir que o objetivo do curso foi atingido, uma vez que o material didático em Educação a Distância foi elaborado e inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, com base na metodologia da Educação Permanente em Saúde. Além disso, o material disponibilizado possibilitou o aumento do conhecimento sobre a temática e a motivação para a sua aplicação nos serviços de saúde. Por fim, podemos afirmar que o desenvolvimento e aplicação do curso foi uma prática exitosa, porque além de proporcionar e estimular o aumento do conhecimento para aprimorar a qualidade do serviço e contribuir com a permanência dos estudantes, permitiu o fortalecimento da equipe e a visualização da importância da divulgação das ações realizadas.Item Engajamento e contexto de trabalho em uma sala de recuperação(2017) Fagundes, Maria Anobes Bonet Grespan; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Caregnato, Rita Catalina AquinoINTRODUÇÃO: O mundo do trabalho vem passando por profundas transformações, as exigências, as necessidades e as expectativas pessoais abrem caminho para o desgaste físico e emocional. Diversos fatores são associados à relação entre sujeito e seu trabalho. Destaca-se o engajamento como estado mental positivo, caracterizado por alto nível de energia, motivação e empenho emocional; e o contexto de trabalho, que se refere ao ambiente de trabalho. OBJETIVO: Avaliar as associações existentes entre o contexto de trabalho (e suas dimensões); o engajamento no trabalho (e suas dimensões) e as variáveis demográficas do trabalho (turno de trabalho, formação e tempo de atuação) dos profissionais de enfermagem que atuam em uma Sala de Recuperação (SR). MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em uma instituição de saúde privada, de alta complexidade, localizada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Na coleta de dados, utilizaramse três instrumentos: Questionário sociodemográfico (incluindo uma questão aberta sobre o que pode favorecer o engajamento no trabalho); Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho (UWES); e Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT). Amostra intencional com 50 profissionais de enfermagem, sendo 80% técnicos de enfermagem e 20% enfermeiros. Ademais, foram realizadas análises descritivas e inferenciais, verificando a associação das variáveis e as diferenças entre grupos. RESULTADOS: Perfil dos participantes: 88% sexo feminino, carga horária média de trabalho semanal de 39,8 horas; tempo médio de trabalho na profissão 7,91 anos; a média de tempo de trabalho na instituição 5,16 anos; média no cargo de 6,73 anos e 4,41 anos na SR. Com relação ao engajamento, na dimensão dedicação evidenciou-se níveis menores no grupo com idade entre 18-28 anos e médias mais elevadas no sexo feminino e entre os enfermeiros. Em relação ao contexto de trabalho, obteve-se resultado crítico. A dimensão Condições de Trabalho foi avaliada como satisfatória; e as dimensões Organização no Trabalho e Relações Socioprofissionais como críticas. A análise da associação entre Engajamento e Contexto de Trabalho evidenciou que elevadas pontuações no fator dedicação, mostraram-se correlacionadas a baixas pontuações nas relações socioprofissionais e que elevadas pontuações no fator vigor, mostraram-se relacionadas a baixas pontuações na organização no trabalho. Em relação à análise qualitativa, a respeito de fatores que podem aumentar o Engajamento no Trabalho, observou-se que união, capacitação profissional e feedback destacaram-se nas respostas dos sujeitos. CONCLUSÃO: Sobre as variáveis do perfil da amostra, houve uma única diferença significativa na média da UWES Dedicação, quando comparada ao tratamento (Não: 5,26±,62vs. Sim: 4,60± 0,83; p=0,033), bem como no fator Organização no trabalho (Não: 3,18±0,45vs. Sim: 3,98±0,04; p=0,001). A existência de correlações significativa, fracas e moderadas, ocorreu na dimensão das Relações Socioprofissionais, quando comparadas ao Engajamento (rp= -0,279, p=0,050); entre Dedicação e Relações Socioprofissionais (rp= -0,292, p=0,040), bem como entre Vigor e Organização no Trabalho (rp= -0,400, p=0,004). Frente a esses dados e dada a relevância desse processo, construiu-se uma ferramenta “momento feedback”. Acredita-se que esse instrumento poderá auxiliar o colaborador a elaborar e acompanhar o seu plano de desenvolvimento na instituição.Item Estado nutricional e elementos para promoção de saúde alimentar em restaurantes universitários(2017) Berbigier, Marina Carvalho; Magalhães, Cleidilene RamosO objetivo dessa dissertação foi estudar o ambiente universitário como espaço promotor de saúde alimentar, com ênfase no estado nutricional e hábito alimentar atual de estudantes de ensino superior e sua relação com os espaços coletivos dos restaurantes universitários (RUs). Nesse contexto, se ratificam políticas públicas que embasam essas ações, como a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), bem como programas e movimentos como as Escolas/Universidades promotoras de saúde (EPS) que permitem que os mesmos sejam também norteadores de ações de promoção de saúde no âmbito do ensino superior. Tratou-se de um estudo multi-métodos que estabeleceu o perfil nutricional dos estudantes de graduação e pós-graduação que consomem no RU central de uma universidade no sul do Brasil e se propôs a determinar o estado nutricional, conhecer o hábito alimentar dessa população e a relação da comunidade acadêmica com esse ambiente no que tange qualidade, segurança alimentar e promoção de saúde. A coleta de dados foi realizada em duas fases, a primeira de caráter quantitativo, na unidade central dos restaurantes universitários da instituição, onde foram aplicados questionários próprios desenvolvidos para levantamento de dados da pesquisa, bem como o questionário “Como está a sua alimentação?” proposto pelo Ministério da Saúde e validado para população brasileira. Foi realizada também avaliação antropométrica através de peso, estatura, circunferência da cintura e circunferência do quadril e exame de bioimpedância elétrica para determinação da composição corporal. A segunda fase, de caráter qualitativo, consistiu em entrevista semi-estruturada com participantes representantes da primeira fase, selecionados de maneira randomizada, utilizando-se a técnica de saturação e análise temática dos resultados proposta por Minayo (2013) e Braun e Clarke (2006), após a análise dos dados da primeira fase. O estudo seguiu as diretrizes do conselho de ética norteadas pela resolução 466/2012 e os principais resultados observados indicaram inadequações de estado nutricional no que tange excesso de peso e desnutrição, bem como, de consumo alimentar conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde. E ainda uma percepção fragmentada, porém presente, dos determinantes atuais para SAN plena, por parte dos entrevistados.Item Manual de apoio para o acolhimento de estudantes de graduação na atenção primária à saúde(2017) Finkler, Renata Ulrich; Bonamigo, Andréa WanderEssa dissertação teve como objetivo identificar e analisar a visão dos preceptores sobre a preceptoria e o acolhimento dos estudantes de graduação na Atenção Primária à Saúde (APS). A partir da análise da visão dos preceptores, foi elaborado um material de apoio para que possa ser utilizado pelos preceptores para auxiliar no acolhimento dos estudantes nos serviços de saúde. Foi realizado um estudo qualitativo descritivo-exploratório com preceptores dos serviços de saúde da APS da Gerência Distrital Norte/Eixo Baltazar de Porto Alegre/RS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A amostra foi de 31 preceptores inicialmente, finalizando o estudo com 22 preceptores. Os preceptores foram dos cursos de enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e nutrição, que entraram nos critérios de inclusão do estudo. As informações deste estudo foram coletadas individualmente por meio da técnica de questionário semi estruturado, com questões abertas e fechadas. Foram entregues 2 questionários, um pré e outro após a apreciação do manual preliminar.Os dados do estudo foram avaliados conforme a técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Foram confeccionados 4 manuais, com informações gerais para preceptoria e diferentes entre si apenas na grade curricular e plano de estágio curricular obrigatório de cada curso. Ao final do estudo foi verificado que 93% dos pesquisados estão satisfeitos em realizar a preceptoria. Mostrou dificuldades e facilidades em relação ao acolhimento dos estudantes. Dentre as dificuldades,foi citado a incipiente integração ensino e serviço,a sobrecarga de trabalho, falta de tempo dos preceptores, dentre outros. As dificuldades podem trazer impacto sobre o aproveitamento dos acadêmicos em sua imersão nos serviços de APS. O produto do estudo foi elaborado com o auxílio dos preceptores, onde propuseram sugestões de temas. O material é dinâmico, podendo ser modificado. Espera-se que o manual de apoio auxilie os preceptores no acolhimento dos estudantes, fazendo com que os mesmos sintam-se mais seguros em acompanhar os estudantes em seus estágios, com a perspectiva da formação de um profissional de saúde mais qualificado.Item Educação permanente em saúde e suas implicações no processo de trabalho na atenção primária à saúde(2017) Pinheiro, Guilherme Emanuel Weiss; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deA Educação Permanente em Saúde é entendida como a aprendizagem no trabalho, a partir das vivências dos sujeitos e baseada no cotidiano dos serviços, tem a finalidade de transformar a realidade por meio da qualificação da prática profissional e da organização dos serviços de saúde. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo geral o de analisar como a Educação Permanente em Saúde, com ênfase no processo de trabalho, pode afetar o trabalho em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da pesquisa-ação para alcançar seus objetivos. Os participantes foram 33 profissionais de diferentes níveis de formação. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário autoaplicável sobre o processo de EPS, de dois encontros dos seminários e um encontro de avaliação, os quais seguiram as fases da pesquisa-ação. Os dados foram tratados por análise temática. O cenário deste estudo foi o município de Arvorezinha situado no Alto do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul, que conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família e com duas equipes de apoio matricial. Os resultados foram divididos em quatro eixos: cartografia da gestão e da EPS, as facilidades e dificuldades vivenciadas no processo de EPS, contribuições da EPS para o processo de trabalho e a pesquisaação. Como produto dessa pesquisa-ação, foi construída coletivamente e implantada a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e o Primeiro Número do Boletim Informativo de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, conclui-se que a Educação Permanente é responsável por transformações na realidade local, a partir da criação de dispositivos operantes de educação no trabalho o que favoreceu a mudanças nos processos de trabalho e nas mais variadas relações no contexto da Atenção Primária à Saúde, levando a uma consequente qualificação da assistência prestada pelas equipes de saúde do município.Item Importância do planejamento didático de intervenções educativas para a adesão ao tratamento imunossupressor em pacientes transplantados renais(2017) Rocha, Dagoberto França da; Sudbrack, Aline Winter; Canabarro, Simone Travi; Figueiredo, Ana ElizabethIntrodução: A não adesão à terapia imunossupressora é comum nos pacientes transplantados renais, podendo comprometer a manutenção da saúde e até mesmo a perda do enxerto. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto da utilização de ferramentas de ensino e aprendizagem para a adesão ao tratamento imunossupressor dos pacientes transplantados de rim. Método: Estudo de coorte que incluiu pacientes transplantados de rim do Serviço de Nefrologia e Transplantes do Hospital São Lucas da PUCRS. A amostra foi selecionada por conveniência, composta por pacientes maiores de 18 anos, transplantados entre 3 e 12 meses no respectivo Serviço. Para a avaliação da adesão foi utilizada a escala Basel Assessament of Adherence Scale With Imunossupressive Medication (BAASIS) e para a identificação do estilo de aprendizagem o questionário VARK (Visual, Aural, Read/Write, Kinesthestic). Os participantes não aderentes receberam quatro intervenções educativas sobre a rejeição, conforme os seus estilos de aprendizagem predominante. Foram utilizados estatística descritiva e os testes que possibilitaram a interpretação de interação entre as variáveis. Resultados: Foram incluídos 59 pacientes, dos quais 57,6% eram homens, 79,7% da cor branca, com média de idade 45,8 anos. Do total de pacientes, 83,1% eram não aderentes. Houve melhora na adesão estatisticamente significativa no 2º (p>0,001), 3º (p>0,001) e no 4º encontros (p0,009). Não houve diferença significativa da adesão para com as variáveis demográficas, nem com os estilos de aprendizagem. O estilo de aprendizagem predominante foi o auditivo (62,8%). Nas questões pré e pós-teste sobre o conhecimento da rejeição, houve diferença significativa em algumas questões. Conclusão: A aplicação do plano de ensino ajustado ao estilo de aprendizagem não teve impacto com a adesão ao imunossupressor, no entanto houve aumento no conhecimento em relação à adesão após a intervenção.Item MOOC: uma ferramenta de ensino sobre estomias(2017) Almeida, Lisiane Marcolin de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Canabarro, Simone TraviO objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um produto educacional através do Massive Open Online Course (MOOC) sobre cuidados na área de estomias. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira compreendeu uma pesquisa quali-quantitativa descritiva, na qual foi desenvolvido um instrumento para avaliar o conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre a temática estomias. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar a deficiência de conhecimento dos profissionais referente à higiene e ao cuidado com a pele periestomia e ao equipamento coletor. Dessa forma, estabeleceram-se os conteúdos do curso, tais como: estomias intestinais e urinárias, equipamentos coletores e cuidados com a pessoa estomizada. A segunda etapa, constituiu o desenvolvimento tecnológico de uma plataforma para armazenar o MOOC. Trata-se de um curso projetado a partir da análise do conteúdo da pesquisa aplicada. O curso chamado MOOC Estomia de A a Z teve como objetivo habilitar o interessado para uma assistência efetiva e de qualidade à pessoa com estomia, tendo como público-alvo profissionais da saúde interessados na temática. O MOOC foi construído a partir da ferramenta Wordpress, utilizando-se como base o modelo MOOC Híbrido e o design instrucional fixo. Acredita-se que a adoção do MOOC Estomia de A a Z poderá impactar positivamente no ensino e na prática, pois estimula o conhecimento e o aprendizado dos profissionais da área de saúde.Item Experiências dos familiares de pacientes pediátricos oncológicos em uso de acesso vascular: uma proposta para qualificação em saúde(2017) Blanc, Luana Otoni; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaO câncer é uma das principais causas de morte a nível mundial. Com finalidade de qualificar a assistência na oncologia, o amparo aos entes dos pacientes com câncer torna-se fundamental. Para tanto, objetivou-se conhecer as experiências e as dificuldades dos familiares de pacientes oncológicos pediátricos internados e no uso de cateteres para qualificar a assistência oferecida aos mesmos, e assim instrumentalizá-los. Como objetivos específicos têm-se: identificar o contexto e as experiências dos familiares cuidadores para o enfrentamento e manejos no contato com os dispositivos intravenosos no paciente internado; construir um produto educativo, para o cuidador familiar. Trata-se de um estudo qualitativo e de natureza descritiva- exploratória que contou com 20 participantes, cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos internados em um hospital infantil especializado e em uso de dispositivos vasculares. A coleta de dados, desse trabalho, foi desenvolvida por meio de grupos focais e a análise dos mesmos deu-se através de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a formação de cinco eixos temáticos: “sentimentos experimentados frente ao tratamento”; “compartilhamentos para enfrentamento”; “espiritualidade”; “transformações na rotina familiar” e “experiências com cateteres de média e longa permanência”, dos quais derivaram as categorias. A discussão dos dados apontou sentimentos positivos e negativos no enfrentamento do câncer e dificuldades frente à manutenção da rotina e dos cuidados com o cateter, apresentados como geradores de desgaste físico e emocional nos cuidadores. Especialmente, o compartilhamento das experiências frente à doença e à espiritualidade se mostraram importantes recursos interpessoais para os familiares, evidenciando que as transformações são vivenciadas e percebidas de forma sistêmica, em vários subsistemas familiares. A partir da análise e discussão dos dados construiu-se um produto educativo (direcionado aos familiares, com orientações sobre uso de cateteres e desafios do câncer) para contribuir no espaço de trabalho da pesquisadora, visando melhor orientação em relação às vivências emocionais, ao processo de tratamento oncológico e o uso de cateteres durante esse.