Gestão em Saúde - TCC
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Navegando Gestão em Saúde - TCC por Assunto "[en] Health Management"
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Item Análise de competências profissionais para resolução de conflitos: uma perspectiva de gestores hospitalares(2022) Zubricki, Patrícia; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Bastos, Gisele Alsina NaderOs profissionais gestores em saúde são os principais responsáveis pela liderança das equipes de trabalho na instituição de saúde e necessitam, assim, do desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais. O presente artigo tem como objetivo identificar os principais componentes de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais, na perspectiva de gestores de instituições hospitalares. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com os profissionais de enfermagem que ocupam cargos de gestão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que é uma instituição de grande porte assistencial, além de possuir uma estrutura organizacional de gestão mais complexa. Após a realização dos questionários, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com liderança inclusiva e participativa, poder de negociação, habilidades técnicas, análise da situação e gestão de pessoas; comunicação – atrelada com comunicação efetiva, escuta ativa e feedback; e resiliência – relacionada com empatia, paciência, aprender com o conflito e mediação. Como conclusão, observou se que os participantes não têm clareza do conceito de competência já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item Competências para a gestão da Atenção Domiciliar em Saúde: percepção de gestores de empresas privadas(2024-11-23) Silva, Laura Borba da; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeO mercado de Atenção Domiciliar (AD), também conhecido como Home Care, vem crescendo nos últimos anos no Brasil, e consiste no atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar na residência do paciente. Gerenciar esse tipo de organização configura-se em algo extremamente complexo, exigindo dos administradores conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para a execução de suas funções. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo identificar quais competências são consideradas pelos gestores como essenciais para o seu exercício profissional na gestão da atenção domiciliar no município de Porto Alegre/RS. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com gestores de instituições privadas, visto que estão inseridas em um contexto de grande complexidade de gestão e busca por padronização e qualidade, além de possuir uma diversidade de perfis profissionais. Após as entrevistas, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com relacionamento interpessoal, paciência e empatia; e comportamento multitarefa – relacionada à proatividade e compromisso profissional. Além delas, outras atribuições também foram citadas como necessárias para a profissão, como ter uma visão técnica, estratégica e administrativa. Como conclusão, observou-se que as percepções de gestão variaram conforme o perfil de formação dos participantes. Além disso, é possível destacar que eles não demonstram clareza do conceito de competência, já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item Desigualdades de gênero na gestão em unidades de saúde de Porto Alegre(2023) Lopes, Angélica Bitencourt; Vanin, Aline AverEste artigo aborda as percepções de gestoras e gestores em saúde de unidades de saúde de Porto Alegre quanto às relações de trabalho e de gênero. Apresentando as principais temáticas relacionadas às desigualdades de gênero, busca-se evidenciar as opressões sistematicamente estruturadas na sociedade e que constituem as relações de trabalho. A investigação tem como objetivo caracterizar a percepção dessas(es) profissionais quanto à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, identificando os desafios e se há obstáculos enfrentados pelas(os) gestoras(es). Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva com a aplicação de um questionário de questões fechadas e abertas, para a identificação e perfil dessas(es) gestoras(es), bem como suas percepções em relação às questões de gênero abordadas no questionário. Observou-se uma prevalência de 93,3% de mulheres gestoras nas unidades de saúde do município, porém ainda se percebe desigualdade de gênero nessa área. Algumas das gestoras relataram episódios de invalidação de suas atuações frente à gestão das unidades por parte de colaboradores e usuários do sistema. Há necessidade em promover uma atualização na educação continuada em gênero e sexualidade aos gestores, assim como acrescentar as temáticas de interseccionalidade e abranger o trabalho com demais gêneros em estudos futuros.Item Percepção de gestores frente a implementação de diretriz clínica para assistência pré-natal com emprego de telemedicina(2022) Maier, Camila Bueno; Stein, Airton TetelbomIntrodução: O uso de telemedicina no pré-natal é uma realidade em vários países, e se mostrou de grande valor durante a pandemia de COVID-19, uma vez que ir a consultas tornou-se um evento de risco em potencial para as gestantes. Objetivos: identificar a percepção dos gestores acerca da implementação de diretriz clínica para assistência pré-natal ambulatorial híbrida, combinando consultas presenciais reduzidas e teleconsultas para gestantes e puérperas de baixo-risco. Método: trata se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, através de questionário próprio, dirigido às gestoras do Ambulatório de Pré-Natal da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Resultados: As gestoras concordam que o uso de telemedicina na assistência pré-natal é potencialmente benéfico para a instituição, recursos técnicos estão disponíveis para este fim. Conclusão: A avaliação de gestoras com expertise no tema mostrou-se de fundamental relevância, uma vez que a literatura é escassa no que concerne à percepção de gestores quanto ao uso de telemedicina na assistência pré-natal.Item Políticas Públicas no Brasil: uma análise de planos de gestão na área de saúde da mulher(2023-11-20) Haubert, Natália Ramos; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeO objetivo deste estudo é analisar o planejamento estratégico da gestão da Política Nacional de Saúde da Mulher por meio de analisadores nos Planos Nacionais de Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pós-estruturalista, utilizando como procedimento metodológico a análise documental. A partir da leitura da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Mulher (PNAISM) foram extraídos analisadores, que posteriormente foram associados as metas dos Planos Nacionais de Saúde (PNS) para verificar se estes estavam presentes e orientavam as metas estabelecidas pelos Planos. A reflexão realizada com base nos documentos analisados revelou que a maioria dos Planos Nacionais de Saúde não seguem os direcionamentos da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres, o que demonstra que a eficácia da PNAISM permanece como um desafio. Ademais, é possível identificar que a maior parte das metas voltadas para a saúde das mulheres ainda são predominantemente associadas à maternidade, à gestação e ao parto, mantendo uma concepção restrita da mulher como mãe e negligenciando elementos que contemplem a saúda mulheres em sua totalidadeItem Programa Acesso Mais Seguro na atenção primária à saúde: Percepção dos profissionais(2022) Kapelius, Vitória Carolina dos Santos; Oliveira, Mônica Maria Celestina deIntrodução: A violência urbana está cada vez mais presente nas discussões no âmbito da gestão em saúde, pois impacta diretamente no funcionamento das unidades e na oferta de serviços à população. Visando a promoção de ambientes seguros e o fortalecimento da resiliência dos trabalhadores em lidar com as situações de violência nos territórios, implementou-se na Atenção Primária à Saúde o programa Acesso Mais Seguro (AMS) para Serviços Públicos Essenciais. Objetivo: O presente estudo objetiva compreender a percepção dos profissionais de saúde sobre o programa AMS. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa sobre a temática, selecionando e analisando os trabalhos científicos que versavam sobre a opinião dos trabalhadores em relação ao programa. Resultados: Os resultados encontrados, a partir da análise de oito estudos, evidenciaram potencialidades e benefícios da implementação da metodologia nas unidades de saúde, como o aumento da autonomia e liberdade dos trabalhadores na tomada de decisão em situações críticas e como uma ferramenta de combate a banalização da violência e fomento da prática de comportamentos mais seguros no cotidiano dos profissionais. Além disso, identificou também fragilidades e possíveis melhorias a se fazer para o melhor alcance dos seus objetivos, como a iminente necessidade de articulação da gestão do estresse dos trabalhadores e articulação de ações com demais serviços. Conclusão: o presente trabalho identificou questões pertinentes para estudos futuros, como a necessidade de pesquisas na região Nordeste do Brasil e a análise do novo sistema de notificação implementado recentemente. Espera-se que o presente trabalho contribua para as discussões futuras a respeito do tema.