PPGENF - Dissertações
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Item Desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais digitais sobre segurança do paciente(2017) Pereira, Karema da Conceição; Silva, Ana Paula Scheffer Schell daItem Fatores que influenciam o comportamento de doação de sangue(2017) Mesquita, Nanci Felix; Vazquez, Ana Claudia SouzaIntrodução: A carência de doações sanguíneas para atender ao aumento da demanda por hemotransfusões se configura em um grande desafio aos serviços de saúde. Isso porque ainda não se encontrou uma forma de substituir o sangue humano para fins terapêuticos. Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam o comportamento de doação de sangue, quanto a aspectos motivadores, dificultadores e de valores pessoais, bem como identificar estratégias de captação. Método: Realizou-se pesquisa exploratória, de abordagem mista, desenvolvida com dois grupos - doadores de sangue e não doadores. A abordagem quantitativa foi representada por uma amostra de 417 participantes doadores e 250 não doadores. A abordagem qualitativa teve uma amostra de 6 participantes doadores e 6 não doadores. Na abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de uma Escala de Altruísmo e do Questionário de Valores Básicos (QVB) e, para a análise desses resultados, foram realizadas análises de correlação, test t e tamanho do efeito para verificar se diferenças significativas entre grupos. Na abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, sendo utilizada a Análise de Conteúdo de Minayo. Resultados: Dentre os achados mais relevantes, destaca-se o auxílio ao próximo como o fator de maior motivação para a realização de uma doação, mas que não mobiliza os indivíduos à prática de doar. A indisponibilidade de tempo fora mencionada como o maior impedimento para a realização de uma doação. Quanto à avaliação do altruísmo, verificou-se que os indivíduos doadores e não doadores não apresentaram diferença quanto a esse caráter, uma vez que o fato de ser altruísta não se reflete em ações pró-doação. A motivação partiria de algo individual e particular. Os achados deste estudo permitem colaborar para o aprimoramento do processo de captação de doadores, possibilitando a elucidação de possíveis estratégias eficientes para a captação. Conclusão: Os dados coletados permitiram a análise de fatores que motivam e que dificultam uma doação, assim como foi possível identificar valores que estão relacionados ao comportamento doador. Tais dados se constituem em informações relevantes para a elaboração de uma intervenção educativa como incentivo às doações de sangue, e para a construção de estratégias de captação.Item Avaliação de uma política de visitação ampliada sob a ótica dos familiares acompanhantes e equipe assistencial(2017) Eugênio, Cláudia Severgnini; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: Os Centros de Tratamento Intensivo estão mudando suas políticas restritivas de visitação para uma visitação aberta ou ampliada, a fim de incluir a família junto com o paciente, reduzindo o sofrimento do internado e melhorando a satisfação dos familiares. Objetivo: Avaliar uma política de visitação ampliada sob a ótica dos familiares acompanhantes e da equipe assistencial. Método: Estudo transversal, realizado em um hospital privado da região Sul do Brasil. A população foi constituída por familiares acompanhantes de pacientes internados na UTI adulto e membros da equipe assistencial da unidade. A avaliação da política de visitação ampliada junto à equipe foi realizada por meio de um instrumento com 22 questões. O mesmo instrumento foi utilizado para a avaliação da política junto aos familiares acompanhantes. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica. Resultados: Participaram do estudo 95 sujeitos em cada grupo. As questões que apresentaram maior diferença de respostas entre os grupos foram às relacionadas à percepção de diminuição da ansiedade e estresse na família, na qual 72 familiares acompanhantes versus 15 membros da equipe assistencial responderam que sempre tem essa percepção. Obtenção de informações por permanecer ao lado do paciente, 67 familiares acompanhantes versus 20 membros da equipe assistencial responderam que sempre a família é informada, quanto às interferências no trabalho 53 familiares acompanhantes versus 07 membros da equipe assistencial concordaram nas respostas. Conclusão: O familiar acompanhante possui uma visão mais positiva da visita ampliada do que a equipe assistencial. Dentre os principais benefícios, destacam-se aspectos como diminuição da ansiedade e estresse no familiar, obtenção de maiores informações e contribuições para recuperação do paciente. A equipe assistencial entende que a visita ampliada causa interferência no trabalho.Item Elaboração de documento de contrarreferência hospitalar a partir dos constructos da atenção primária à saúde(2017) Acosta, Carina Martins; Weis, Alisia HelenaINTRODUÇÃO: O sistema de saúde brasileiro enfrenta dificuldades no que se refere a sua organização, destacando-se a integração entre seus diferentes níveis de atenção à saúde. Essa situação é ilustrada por falhas no sistema de referência e contrarreferência, o que fragiliza as ações e intervenções em saúde, como encaminhamentos e retornos para o serviço de atendimento de origem, coordenados e regulados. Na especificidade da contrarreferência, existem limites para operacionalizar os fluxos da alta hospitalar de usuários para a atenção primária à saúde (APS), devido a falta de conhecimento ou desuso do documento de contrarreferência e a dependência de fluxos informais de comunicação entre serviços e profissionais de saúde. Sendo assim, este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de contrarreferência hospitalar para a APS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado nos serviços de APS e no hospital referência de um município no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os participantes que constituíram a amostra foram 20 coordenadores das equipes de estratégias de saúde da família (ESF). A coleta de dados foi realizada em quatro etapas: na primeira realizou-se a observação do processo da alta do serviço hospitalar; na segunda aplicou-se um questionário aos coordenadores das equipes de saúde da família; na terceira realizou-se um encontro educativo com coordenadores das equipes ESF; e na quarta etapa, elabourou-se o documento como proposta de qualificação da contrarreferência hospitalar. RESULTADOS: A observação da alta hospitalar permitiu identificar as limitações em relação a nota de alta, visto que os elementos que compõem a nota de alta são insuficientes para a transição do cuidado efetiva, a ausência de um documento de contrarreferência para APS e o limite do protagonismo do enfermeiro no processo de alta. Na perspectiva dos coordenadores das equipes de ESF sobre a contrarreferência hospilatar da APS os resultados obtidos evidenciaram a ausência de documento de contrarreferência do serviço especializado para APS e a autonomia do enfermeiro da APS como principal articulador dos processos de trabalho. Estes achados, permitiram a ebaloração coletiva do documento de contrarreferência hospitalar com a finalidade de facilitar a comunicação entre os diferentes serviços de saúde e possibilitar a coordenação do cuidado pós a alta hospitalar. CONCLUSÃO: É imprescindível a necessidade de fortalecimento dos processos de comunicação entre os diferentes pontos do sistema de saúde, de forma a permitir aos usuários a utilização de serviços e profissionais disponíveis sem prejuízo à continuidade de seu cuidado. O documento de contrarreferência é fundamental para o fortalecimento da coordenação APS, pois ele contribuirá com a integralidade daassistência à população e possibilitará a continuidade dos cuidados à saúde.Item Intervenção educativa na sala de vacinas: registros de imunobiológicos(2017) Dalla Nora, Taís Trombetta; Paz, Adriana Aparecida; Linch, Graciele Fernanda da CostaA vacinação é uma ação integrada e rotineira dos serviços de saúde, pertencendo ao nível de atenção primária com grande impacto na saúde da população. O Programa Nacional de Imunização é considerado o mais efetivo em países emergentes e conta com os profissionais da enfermagem para executar as ações previstas. O objetivo foi qualificar os registros de imunobiológicos no município no Noroeste do Rio Grande do Sul. O estudo foi de cunho exploratório, descritivo e longitudinal, com abordagem mista (quantitativa-qualitativa), seguindo a metodologia de uma pesquisa-ação. A população foi constituída pelas vacinadoras da rede pública dos serviços do município. A coleta de dados ocorreu pela observação direta não participante do processo de trabalho em oito salas de vacinas com preenchimento de um checklist, de um questionário autoaplicável, da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), preenchida pelos sujeitos de acordo com a forma de registros no processo de trabalho em sala de vacina. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio da estatística descritiva, ao passo que a análise da matriz SWOT foi pela Análise de Conteúdo. Responderam ao questionário 15 vacinadoras, 8 técnicas de enfermagem e 7 enfermeiras, com média de idade de 41,73 anos. Todas receberam treinamento para trabalhar em sala de vacina e realizam outras atividades na Estratégia de Saúde da Família. Sobre o uso dos programas avaliaram como fácil 60% o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e 35,7% o Sistema de Insumos Estratégicos. Foram realizadas 106 observações, 84% dos registros foram realizados de forma correta no programa, 50,4% dos vacinados estavam na idade recomendada para a vacina, e todas vacinas procuradas estavam disponíveis. Com base nos resultados foi possível a criação de dois produtos: Procedimentos Operacionais Padrão para guiar o trabalho em registros na sala de vacina e a Intervenção Educativa. Por fim, constatou-se que as vacinadoras avaliaram de forma positiva o uso de sistema informatizado, elas realizam todas as demais atividades dentro da Estratégia de Saúde da Família, incluindo a sala de vacina, o que gera uma sobrecarga de trabalho e compromete o registro ideal. Sugere-se que além da busca ativa dos faltosos os registros devam ser feitos de forma mais fidedigna com a realidade. Soma-se a isso, também a organização e execução de encontros de Educação Permanente em Saúde como forma de manter a equipe de vacinadoras atualizadas e motivadas a prestar um trabalho de qualidade. O fato de ter-se realizado uma pesquisa anterior a intervenção educativa, facilitou que a proposta contemplasse a real necessidade do serviço de imunização do município.Item Desenvolvimento de um software para monitoramento e avaliação de feridas(2017) Medeiros, Rodrigo Madril; Viegas, KarinItem Elaboração de uma cartilha de orientação dos serviços de adição e grupos de apoio(2017) Disconzi, Mitieli Vizcaychipi; Nasi, Cíntia; Lacchini, Annie Jeanninne BissoINTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, o crescimento do consumo abusivo de drogas constituiu um sério problema que requer integralidade nas ações das políticas públicas para minimizar as consequências de possíveis agravos à saúde. As consequências sociais e econômicas do abuso e da adição, associados a comorbidades psiquiátricas alcançaram tamanha magnitude que na última década se investiu, tanto na esfera pública, quanto privada, na prevenção e no tratamento do Transtorno por Uso de Substância Psicoativa. OBJETIVOS: O objetivo geral do estudo é a elaboração de uma cartilha de orientação dos serviços de Adição e grupos de apoio disponíveis no município de Porto Alegre/RS para usuários e equipe assistencial de um serviço especializado em Adição. Como objetivos específicos: identificar as primeiras experiências de uso e os motivos que levaram ao uso das substâncias psicoativas; analisar as razões que levaram os usuários a buscarem os tratamentos; descrever a trajetória de tratamento para adição nos grupos de apoio e serviços de saúde do município de Porto Alegre, a partir do relato de experiência dos usuários atendidos no serviço; conhecer o entendimento que os usuários possuem sobre os serviços, identificando as potencialidades e fragilidades do tratamento. MÉTODO: Esse trabalho é definido como uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O estudo foi desenvolvido na Unidade de Internação em Adição e ambulatório de adição da Unidade Álvaro Alvim do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 20 usuários de substâncias psicoativas, sendo que 12 usuários estavam na internação e oito em tratamento no ambulatório de adição da Unidade Álvaro Alvim do HCPA. A coleta de dados foi realizada no período de março a setembro de 2017, por meio de entrevista semiestruturada e após realizada análise de conteúdo, conforme Minayo(54). A pesquisa respeitou os preceitos éticos relacionados às pesquisas envolvendo seres humanos, aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. RESULTADOS: Foram elencadas quatro categorias: primeiras experiências e motivações para o uso de substâncias psicoativas; motivos que levaram a buscar o tratamento; trajetória de tratamento dos usuários de substâncias psicoativas e o entendimento dos usuários sobre os serviços e grupos de apoio. Como resultados, foram identificadas as primeiras experiências de uso na infância e adolescência. As motivações para o uso foram à curiosidade, busca por novas sensações e prazeres, influência dos amigos e experimentação em grupos. Os motivos que levaram ao tratamento foram comorbidades clínicas e psiquiátricas e os prejuízos nas relações sociais e familiares. Também, foi realizada a trajetória de tratamento dos participantes, bem como o entendimento que os usuários possuem sobre os serviços utilizados para tratamento das substâncias psicoativas. Como produto, foi elaborada uma cartilha de orientações dos serviços de adição e grupos de apoio disponíveis no município de Porto Alegre. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se contribuir através dos serviços de Adição e grupos de apoio, com o acesso e a continuidade de tratamento dos usuários, afim de ajuda-los a identificar qual o melhor fluxo de busca de ajuda para suas necessidades de saúde. Destaca-se, também, a necessidade da construção e efetivação de ações na prevenção e de promoção da saúde, com vistas a reduzir os danos causados pelo consumo abusivo de substâncias psicoativas.Item Educação permanente em saúde na modalidade a distância sobre dor vascular(2017) Bausch, Amanda Bierhals; Waterkemper, RobertaIntrodução: A dor é definida como uma experiência emocional e sensorial desagradável, associada a uma lesão real ou potencial dos tecidos, ou descrita em função dessa lesão. Deve ser avaliada de forma individual, pois pode ser comunicada de várias maneiras, seja pela forma verbal, expressão facial ou limitação de movimentos. Há relação estatística entre dor e alterações fisiológicas em situações pós-operatórias, dificultando a recuperação completa do paciente. A avaliação e manejo inadequado da dor podem contribuir para o aumento do tempo de internação e recuperação cirúrgica. Uma das possibilidades de se conseguir melhorar a avaliação e o manejo da dor nas instituições de saúde é a educação, porém significativa e política. Um processo de educação significativo e político no trabalho é sinônimo de educação permanente em saúde. Esta, quando parte de problemas reais dos trabalhadores e vivenciados por eles, pode contribuir com a sensibilização e instrumentalização destes para a realização de mudanças de sua própria prática. Desta forma, é possível melhorar a avaliação e manejo da dor a partir de uma proposta de educação permanente. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta de educação permanente em saúde sobre avaliação e registro de dor vascular, para profissionais de enfermagem, na modalidade a distância. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em educação desenvolvida em quatro passos de caráter cíclico: 1º Passo: Planejamento, 2º Passo: Ação, 3º Passo: Observação e 4º Passo: Reflexão. Foi desenvolvida em um hospital geral de grande porte no Sul do Brasil. Participaram da proposta oito profissionais da equipe de enfermagem. Os dados foram coletados no período de maio e junho de 2017 através de roda de conversa e de fórum de discussão. Os dados foram organizados e analisados segundo a proposta operativa para análise de dados qualitativos de Minayo. Resultados: Como resultado foi construído um curso em EaD sobre avaliação e registro da dor pela enfermagem. Ainda, foram construídas oito categorias temáticas: Aquilo (Dor) que não se pode quantificar é mais difícil de avaliar: a subjetividade da dor; Avaliando sem saber que está: eu acredito na sua dor e me coloco no seu lugar; A dor no trabalho: sobrevivendo à “dor” para manejar a dor do outro; A dor do paciente vascular é diferente das outras: INTENSA; Experienciando um momento de reflexão sobre dor; Construção de novos saberes a partir de uma proposta de EPS; A influência desta proposta no conhecimento e na prática diária; 6 Conversando sobre o método utilizado. Considerações finais: É necessária maior disseminação do conhecimento e educação sobre a avaliação e o registro da dor. Este processo deve se iniciar durante a formação e estender-se durante a prática, seja com a busca pessoal de conhecimento ou então em atividades de educação permanente em saúde proporcionadas pelas instituições onde os profissionais estiverem inseridos.Item O perfil epidemiológico da sífilis congênita da 10ª região de saúde do Rio Grande do Sul: subsídios para um curso de atualização(2017) Oliveira, Tatiana Heidi; Coelho, Débora FernandesObjetivos: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de sífilis congênita dos municípios da 10ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul através das variáveis disponíveis nas fichas de notificação/investigação compulsória e desenvolver um curso de atualização em manejo da prevenção da sífilis congênita para os profissionais de saúde da vigilância epidemiológica dos municípios da 10ª Região de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Métodos: Realizaram-se duas etapas: na primeira, um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico através das variáveis presentes nas fichas de notificação compulsória do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN); na segunda, foi realizada uma intervenção, a partir do desenvolvimento de um curso, na modalidade presencial (8 horas/aula), de atualização em manejo da prevenção da SC para profissionais da vigilância epidemiológica dos municípios da 10ª Região de Saúde. Os dados coletados, na primeira etapa, foram analisados por um software de estatística, o Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 18. Foram identificados 752 casos de sífilis congênita e 229 notificações de sífilis em gestante. Resultados: Os casos, em sua maioria, foram classificados como sífilis congênita recente, sendo provenientes dos municípios mais populosos da região. A maioria das crianças foi assintomática, nascidas vivas, com a necessidade de serem avaliadas e acompanhadas, conforme estabelecido nos protocolos. A média de idade das mães foi de 25,42 anos (DP±6,6), de raça/cor branca, baixa escolaridade (< 8 anos de estudo), em sua maioria com acesso ao pré-natal. Na análise bivariável, as variáveis que se mostraram associadas (p<0,050) foram: situação do pré-natal com a idade materna; realização do pré-natal com o diagnóstico de sífilis materna, o esquema de tratamento e o tratamento do parceiro (p<0,001). Na realização da intervenção educativa, a adesão dos municípios foi de quase 100%, sendo a participação efetiva dos profissionais na aquisição e reforço dos conhecimentos e nas trocas de experiências. Por meio da aplicação do pré e pós-teste foi possível avaliar a intervenção como positiva. Conclusão: A taxa de incidência da sífilis congênita na região sugere falhas na implementação das políticas públicas voltadas para a prevenção do agravo, dentre elas, a assistência pré-natal e fatores de vulnerabilidade, necessitando, portanto, de uma rede de assistência articulada. Potencializar os profissionais que atuam na vigilância epidemiológica com atividades educativas diretamente relacionadas às especificidades locais do agravo é fundamental. A subnotificação e a ausência de informações em relação a algumas variáveis evidenciam a necessidade constante de intervenções educativas, no intuito de qualificar as informações para conhecer a real situação do agravo na localidade.Item Análise de falhas e efeitos do processo de atendimento da crise psiquiátrica em um centro de atenção psicossocial álcool e drogas(2017) Wachter, Marta Ziziane Dorneles; Wagner, Gabriela Peretti; Viegas, KarinA análise dos modos de falhas e efeitos ou Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) é um método que vem sendo utilizado na área da enfermagem e é uma das melhores abordagens disponíveis atualmente com relação à avaliação e qualidade dos serviços de instituições hospitalares, a fim de identificar falhas nos processos de trabalho em saúde na assistência aos usuários. O objetivo deste estudo foi avaliar as falhas dos processos de atendimento da Crise Psiquiátrica (CP) em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD III, na região metropolitana de Porto Alegre/RS e propor melhorias dos mesmos, através da utilização da metodologia FMEA. Com o propósito de atingir esse objetivo formou-se um Grupo de Avaliação (GT) e com 10 encontros semanais, para revisão e redefinição do fluxograma de atendimento a CP no CAPS AD III. Foram verificadas ao todo nove falhas nas etapas e a partir delas, foram levantadas 14 possíveis causas para sua ocorrência, bem como 11 efeitos potenciais das falhas sobre a assistência dos usuários. Após esse levantamento o GT classificou o índice de risco, conforme a gravidade, ocorrência e detecção de falha, para cada efeito elencado, foram levantadas ações passíveis de implementação com vistas a redução do risco assistencial representados por falhas no processo de atendimento a CP. Assim, esse estudo contribuiu para redução do risco assistencial aos usuários e consequentemente reduzir as demais falhas existentes no processo de trabalho.Item Rastreamento do câncer do colo do útero no município de Três Passos: subsídios para qualificar a prática do profissional enfermeiro na atenção básica(2017) Ceolin, Rejane; Nasi, Cíntia; Coelho, Débora FernandesA realização do exame citopatológico das mulheres constitui a ação mais efetiva na detecção precoce do câncer do colo uterino, pois possibilita rastrear a doença em sua fase inicial, proporcionando à mulher tratamento e cura em tempo oportuno. O objetivo deste estudo foi qualificar o monitoramento do rastreamento do câncer do colo do útero na Atenção Básica. Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo, de abordagem quantitativa. A amostra totalizou 1.583 exames, laudados no período de 13 de fevereiro de 2015 até 12 de fevereiro de 2016. Realizou-se análise descritiva dos dados e foi verificada a associação entre as variáveis. O estudo revelou que a maioria dos exames foi realizada em mulheres-alvo do programa (80,3%), apesar da baixa cobertura do rastreamento. Foi identificado um número reduzido de amostras insatisfatórias (1,1%); entretanto, um número considerável das amostras não apresentou representação epitelial (56,3%). Esse resultado sugere um ponto frágil das coletas realizadas, uma vez que foi verificada associação entre a representação dos epitélios e alterações anormais. A partir dos resultados da pesquisa, elaborou-se um Boletim Informativo com o intuito de orientar os enfermeiros sobre a situação do rastreamento no município, bem como servir de subsídio para o embasamento do trabalho profissional no que se refere a qualidade das amostras, qualidade da assistência prestada e segurança profissional. Para a entrega do material aos enfermeiros, foi realizado um encontro educativo presencial, o qual proporcionou a discussão dos resultados da pesquisa e também o esclarecimento de dúvidas. O Boletim Informativo e o encontro educativo constituem produtos da presente pesquisa. Com este estudo, buscou-se o desenvolvimento de produtos que possam auxiliar o planejamento das ações e a gestão dos serviços em relação ao rastreamento do câncer nas mulheres.Item Implantação de registros eletrônicos referentes a diagnósticos de enfermagem(2017) Costa, Cíntia da; Linch, Graciele Fernanda da CostaIntrodução: A qualidade da assistência de enfermagem relaciona-se a execução do processo de enfermagem que deve ser devidamente documentado. Nesse contexto, evidenciou-se a necessidade de implantar registros eletrônicos em saúde com o uso de linguagens padronizadas, o que é um desafio levando em consideração a complexidade da assistência prestada, o raciocínio clínico e o quanto isto poderá refletir no modelo de assistir o indivíduo, a família e a comunidade. Objetivo: Implantar registros eletrônicos referentes a diagnósticos de enfermagem em um sistema de gestão em saúde informatizado. Metodologia: O projeto seguiu quatro fases, baseando-se na ferramenta PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act). Esta ferramenta orientou as atividades a serem realizadas nos eixos: planejamento, execução das atividades, avaliação e ação. Sabe-se que cada uma destas etapas é responsável pela retroalimentação do ciclo e contribui para a tomada de decisão. As atividades executadas incluíram: cadastro dos diagnósticos de enfermagem e fatores relacionados, assim como a associação destes no software Tasy, a execução de teste e a avaliação da aplicabilidade. O cenário do estudo consistiu em um complexo hospitalar do sul do Brasil que possui sete hospitais, com destaque para as áreas de clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, oncologia, pediatria e transplantes. Resultados: Foram incluídos 229 diagnósticos de enfermagem e estes associados a 1664 fatores relacionados, bem como construída a árvore de decisão com 436 características definidoras, a qual permite o software sugerir diagnósticos de enfermagem de acordo com os sinais e sintomas relacionados. Conclusão: Verificou-se a consolidação na prática de etapas do processo de enfermagem nesta instituição hospitalar e possibilidade de os enfermeiros avaliarem os pacientes realizando um raciocínio clínico e tomada de decisão em coerência com as necessidades humanas do paciente.Item Avaliação da classificação de risco segundo o Protocolo de Manchester em um serviço de emergência(2017) Costa, Jaqueline Pereira da; Blatt, Carine Raquel; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: A especificidade de atendimento associada à demanda crescente por serviços de urgência e emergência imprime a necessidade de um sistema de triagem efetivo para a priorização dos pacientes atendidos nestes serviços. Objetivo: Avaliar as Classificações de Risco segundo o Sistema de Triagem de Manchester em um serviço de emergência hospitalar. Método: Estudo transversal com análise quantitativa, por meio de um processo de auditoria, entre dois revisores, dos registros de triagem com classificação de risco de 400 prontuários eletrônicos de pacientes adultos da agenda clínica, atendidos em um serviço de emergência hospitalar no ano de 2015. Resultados: As prioridades/gravidades que emergiram foram Emergência/Vermelho (0,8%), Muito Urgente/Laranja (58,2%) e Urgente/Amarelo (41,0%). A confiabilidade entre o consenso dos auditores e enfermeiros para o nível de prioridade foi moderada (k=0,42). A auditoria evidenciou uma acurácia de 68,8% no nível de prioridade, sensibilidade de 93% e especificidade de 57%, bem como 25,5% de subtriagem e 5,7% de supertriagem. Em relação aos desfechos primários prevaleceram a alta (60%), transferências para outras unidades (37%) e óbito (3,0%). O tempo médio de permanência na emergência foi de 30,5 horas e no hospital foi de 3 dias. Pacientes de Alta Urgência têm 1,69 vezes mais chances de permanecer mais de 24 horas na emergência e 2,1 vezes mais chance permanecer internados por um período superior a 3 dias quando comparados aos pacientes de Baixa Urgência. Conclusão: A acurácia do STM foi moderada e evidenciou a ocorrência de supertriagem e subtriagem. Salienta-se a importância de monitorar continuamente a performance dos sistemas de triagem com classificação de risco através de auditorias sistematizadas, com vistas à melhoria da qualidade de atendimento e elaboração de indicadores assistenciais.Item Tutoriais como facilitadores na implementação do e-SUS atenção básica(2017) Soares, Sabrina Ribeiro; Linch, Graciele Fernanda da CostaO e-SUS Atenção Básica trata de uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) que visa ampliar a qualidade do atendimento à população e melhorar o acompanhamento da gestão, através do processo de informatização qualificado do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo geral elaborar tutoriais como facilitadores no processo de implementação da Estratégia e-SUS Atenção Básica (AB). A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas. Na primeira, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, com aplicação de questionário com os trabalhadores de diferentes núcleos profissionais, das Unidades de Saúde do município de Porto Alegre e com os coordenadores dos mesmos serviços. Na segunda etapa, foi realizada pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica de recursos educacionais, visando a elaboração dos tutoriais. Foram respeitados os aspectos éticos relacionados à pesquisa com seres humanos. Como produto desse estudo, obteve-se o desenvolvimento de oito tutoriais, os quais foram disponibilizados por meio de formato eletrônico a todos os profissionais, no computador ou dispositivos portáteis. Os tutoriais também foram disponibilizados para o acesso público por canais na internet, podendo assim o produto ser compartilhado com diversos profissionais além dos que participaram do estudo. Acredita-se que a ferramenta produzida facilitará o uso dos prontuários eletrônicos na Atenção Básica, a medida que proporciona um acesso rápido e didático para o esclarecimento de dúvidas ou melhor compreensão do uso do e-SUS.Item Recursos informacionais para prevenção de drogas e promoção da saúde escolar do adolescente(2018) Endres, Renata Fekete; Paz, Adriana Aparecida; Câmara, Sheila GonçalvesO objetivo deste estudo foi construir recursos informacionais para prevenção de drogas lícitas e ilícitas na promoção da saúde escolar de adolescentes. O estudo contemplou duas etapas: a primeira, uma revisão integrativa, e a segunda, de validação do produto. Na revisão integrativa, utilizaram-se os descritores “saúde escolar”, “promoção da saúde”, “saúde do adolescente”, “drogas ilícitas”, “prevenção primária” e “serviços de saude” para a busca de artigos originais ou de relato de experiência nas bases Web of Science, SCOPUS e CINAHL, no período de 2013 a 2017. Foram selecionados 29 artigos, sendo 21 (71%) publicados em periódicos estrangeiros e 8 (28%) nacionais, sendo classificados quanto ao nível de evidência. Os conteúdos foram organizados em temas e categorias. O primeiro tema “Prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas e a saúde do adolescente” discorreu sobre cinco categorias: Iniciação nas drogas; Fatores que influenciam o uso de drogas; Fatores de proteção contra o uso de drogas; Consequências do uso de drogas; e Prevalência do uso de drogas. E o outro tema “Promoção da saúde escolar diante do uso das drogas lícitas e ilícitas” trouxe três categorias: Intervenções; Desafios da intervenção na escola; e Solução para intervenção na escola. A partir dessa sistematização, desenvolveu-se a segunda etapa que compreendeu a validação de conteúdo que foi realizada por sete especialistas das áreas da saúde e da educação. O conteúdo avaliado do tema Prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas e a saúde do adolescente atingiu um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,94, e o segundo tema “Promoção da saúde escolar diante do uso das drogas lícitas e ilícitas” obteve o IVC de 0,96. Os conteúdos foram considerados relevantes e receberam contribuições construtivas dos especialistas para qualificação do conteúdo. Esses conteúdos validados se constituem em dois produtos, que estão disponíveis publicamente para a utilização de profissionais que atuam com adolescentes para abordar a prevenção do uso de drogas para a promoção da saúde escolar. Com esses produtos educacionais, espera-se que os profissionais escolares utilizem o conteúdo para instigar a produção de jogos, blogs e/ou aplicativos.Item Produção audiovisual sobre as práticas das enfermeiras obstetras na atenção ao parto: construindo saberes(2018) Luz, Camila Borba da; Coelho, Débora FernandesAs evidências científicas destacam a importância da atuação das enfermeiras obstetras no cenário do parto e sua contribuição para a transformação do modelo de assistência ao parto vigente no país. Essa dissertação foi desenvolvida em duas etapas: pesquisa e produto. A pesquisa teve o objetivo de identificar o conhecimento de gestantes e acompanhantes de um Centro Obstétrico sobre o papel e as práticas da enfermeira obstetra na assistência ao parto. Além disso, buscou investigar o conhecimento dessas usuárias sobre boas práticas e o interesse dessa população em relação ao trabalho de parto. Nesta primeira etapa, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória-descritiva. Na segunda etapa, os objetivos foram elaborar e validar um vídeo sobre a atividade profissional das enfermeiras obstetras e sobre as boas práticas no trabalho de parto. Os participantes da pesquisa foram doze gestantes e seis acompanhantes em atendimento obstétrico. A coleta de dados foi realizada por entrevistas, seguida pela análise de conteúdo das informações. A produção do vídeo compreendeu as fases de pré-produção, produção e pós-produção. Essa última fase contemplou a validação do vídeo por catorze especialistas, sete gestantes e três acompanhantes. A pesquisa evidenciou que os usuários obtinham um conhecimento superficial sobre as práticas das enfermeiras obstetras, desconheciam suas competências técnicas e relacionavam a atuação dessas profissionais com características de cuidado e de carinho (responsáveis pelo conforto e tranquilidade no momento do parto). Quanto às boas práticas, as usuárias apresentaram dificuldades em definir esse assunto, vinculando o tema a algum tipo de método não farmacológico de alívio da dor. Indentificou-se como principais questões de interesse das usuárias: início do trabalho de parto, analgesia, parto humanizado, dieta, mecanismos do parto e técnicas para o alívio da dor e ansiedade. Contudo, algumas usuárias, apesar de demonstrarem necessidade de aprofundamento de suas informações, respondiam não ter nenhuma dúvida em relação à atenção ao parto. Após a pesquisa, foi produzido e validado o vídeo educativo a fim de ser exibido na sala de espera do Centro Obstétrico da Instituição pesquisada. Pretende-se, assim, divulgar o papel das enfermeiras obstetras e as boas práticas utilizadas na atenção ao parto, contribuindo para a difusão do conhecimento e para o aumento da autonomia dessas profissionais no exercício de sua profissão.Item Desenvolvimento de protocolo assistencial ao paciente com membrana de oxigenação extracorpórea(2018) Maurer, Tiago Claro; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: A Membrana de Oxigenação Extracorpórea (ECMO) é uma terapia utilizada para dar suporte cardiorespiratório, pois realiza oxigenação (respiratório) e garante suprimento de fluxo sanguíneo ao organismo (circulatório). Tendo em vista as indicações para o uso de ECMO, pode-se observar que o paciente geralmente está em ambiente de intensivismo, requerendo acompanhamento contínuo da equipe assistencial, principalmente de um profissional de enfermagem exclusivo e disponível à beira do leito. Com o avanço mundial na utilização da terapia com ECMO, o seu alto investimento financeiro e a complexidade do cuidado, torna-se necessária a utilização de protocolos assistenciais, a fim de evitar complicações de maior impacto como hemorragias e eventos trombóticos, infecção e eventos adversos relacionados ao cuidado, contribuindo para melhores resultados clínicos. Objetivo: Desenvolver um protocolo assistencial voltado para pacientes adultos em uso de ECMO na unidade de intensivismo. Desenvolvimento: Constituiu-se de 2 etapas: realização de uma scoping review para o levantamento das melhores evidências nas bases científicas e também na literatura cinzenta e posterior mente a elaboração do protocolo com validação de conteúdo por especialistas. A partir do consenso entre os enfermeiros experientes, as 104 ações de cuidado foram categorizadas em 2 domínios: paciente e circuito. A partir dos domínios, foram definidos os seguintes subdomínios: preparo do paciente, monitoração do paciente, mobilização do paciente – prona, cuidados no transporte, higiene e conforto, controle da anticoagulação, realização dos curativos das cânulas e cuidados com a pele, prevenção de lesão por pressão, orientações para família, preparo do circuito, cuidados na terapia renal acoplada à ECMO, manutenção do circuito e cuidado nas emergências do circuito (quatro subdomínios). O protocolo foi elaborado a partir das recomendações do guia para construção de protocolos assistenciais de enfermagem7, e posteriormente utilizou-se o AGREE II21 para avaliação da qualidade do protocolo. Implicações práticas: Contribui para minimizar a variabilidade das informações e condutas entre os membros da equipe de saúde, promovendo a cooperação entre os profissionais. Destina-se aos profissionais de enfermagem e demais membros da equipe assistencial que julgarem pertinentes e benéficas as ações aqui listadas. Produtos: Scoping review intitulada Cuidados assistenciais ao paciente adulto com membrana de oxigenação extracorpórea (ecmo): scoping review e Protocolo assistencial para cuidados ao paciente adulto com ECMO.Item Derivação ventricular externa: desenvolvimento de protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao paciente adulto(2018) Sakamoto, Victória Tiyoko Moraes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine RaquelIntrodução: A manutenção, prevenção e identificação de problemas, bem como o monitoramento das complicações associadas à derivação ventricular externa tem sido responsabilidade da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Dessa maneira, a existência de um protocolo de cuidados é fundamental para auxiliar a equipe permitindo uma padronização da assistência prestada. Objetivo: Desenvolver um protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao atendimento do paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa. Método: Composta por três etapas: a) scoping review, realizada de forma pareada e independente, a partir de descritores controlados e não controlados em diferentes recursos informacionais e literatura cinza; b) avaliação da qualidade das evidências para o protocolo pelo método GRADE; e c) criação do protocolo assistencial. Resultados: Foram selecionados 54 artigos para subsidiar a criação do protocolo assistencial, identificando cada cuidado de enfermagem com a respectiva justificativa a partir da evidência encontrada e avaliada pela qualidade da evidência. Quanto aos artigos utilizados na elaboração do protocolo, classificaram-se de acordo com a qualidade da evidência a partir do método GRADE: 2 de qualidade alta; 13 de qualidade moderada; 34 de qualidade baixa; e 5 de qualidade muito baixa. Foram destacados 23 cuidados essenciais da equipe de enfermagem e a partir destes foi proposto um plano de cuidado ao paciente com derivação ventricular externa à beira do leito na unidade de terapia intensiva. Conclusão e Produto: A partir da realização do scoping review, tornou-se possível selecionar os artigos com qualidade de evidência para o desenvolvimento do protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao atendimento do paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa, visando a qualificação assistencial e destacando as melhores práticas de cuidado de enfermagem a partir das evidências disponíveis até o momento.Item Elaboração de um instrumento de avaliação as assistência ao paciente com tuberculose na atenção primária em saúde(2018) Wilhelm, Daniela; Blatt, Carine RaquelIntrodução: A descentralização da assistência ao paciente com Tuberculose (TB) para a Atenção Primária em Saúde (APS) e as diferentes realidades de organização destas ações nas unidades de saúde de Porto Alegre estão entre os principais desafios para o controle da doença. Objetivos: Elaborar um instrumento de avaliação da assistência ao paciente com TB na APS. Método: Trata-se de um estudo de validação de conteúdo de um instrumento de avaliação da assistência ao paciente com TB na APS sob a perspectiva de que a organização dos serviços de saúde pode influenciar nos desfechos de tratamentos de TB. Para a construção do instrumento avaliativo foram desenvolvidas as etapas: construção do modelo lógico, revisão bibliográfica, identificação das dimensões e subdimensões avaliativas e elaboração de indicadores. A Técnica Delfos com especialistas foi utilizada com objetivo de obter consenso sobre a relevância das dimensões e subdimensões e atribuir pesos aos indicadores. O teste piloto do instrumento foi realizado em duas unidades da APS para testar sua viabilidade de aplicação. Resultados: O instrumento de avaliação da assistência ao paciente com TB resulta em uma nota máxima de dez pontos distribuída entre três dimensões: recursos físicos (2,5), recursos humanos (3,0) e capacidade técnica (4,5), e subdividida em sete subdimensões e 44 indicadores. A partir do teste piloto, os indicadores propostos demonstraram que é possível medir efetivamente o objeto de estudo baseando-se em dados disponíveis e de fácil acesso. Conclusão: O instrumento elaborado permitiu a identificação das lacunas da assistência ao paciente com TB em duas unidades de saúde da APS. O instrumento possibilita o conhecimento da realidade individual de cada unidade de saúde, podendo ser utilizado para o monitoramento da assistência bem como um instrumento de gestão a partir da identificação de estratégias de melhorias da assistência do paciente com TB na APS.Item Desenvolvimento e avaliação de curso sobre cuidados em saúde ao paciente neonato(2018) Muniz, Vânia Ana Silveira; Viegas, KarinAs inovações e a tecnologia têm apresentado inúmeras possibilidades na educação com o uso de computador na Educação a Distância (EAD). Os profissionais de saúde no cuidado neonatal precisam desenvolver competências específicas pois o paciente é frágil e vulnerável ao atendimento em saúde prestado. Uma das estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de competências para o cuidado ao paciente neonato é o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino na modalidade a distância. Objetivo: desenvolver e avaliar um curso em EAD sobre o cuidado ao paciente neonato voltado a profissionais de saúde e estudantes da área. Método: utilizou-se o ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UFCSPA para o desenvolvimento de um curso intitulado de Segurança no Atendimento ao Neonato com assuntos sobre infecção neonatal, doenças respiratórias e oxigenioterapia, cuidados com a pele do neonato. O curso foi avaliado por 11 experts com experiência na temática, utilizando um questionário qualitativo de avaliação elaborado pela pesquisadora com intuito de adequar os conteúdos ao curso. Para a validação dos dados foram realizadas análises de confiabilidade dos resultados obtidos. Resultados: o curso foi considerado adequado. Para a validação do conteúdo, na análise de confiabilidade dos resultados, o Alfa de Cronbach obtido foi de 0,808, considerado aceitável. Porém foi necessário realizar alguns ajustes, conforme sugestões, para que o material seja melhor utilizado em relação à disposição de alguns temas e principalmente referente a avaliação e feedback do curso aos alunos. Conclusão: o material educativo virtual sobre segurança no atendimento ao neonato, produto desenvolvido, demonstrou estar adequado após ajustes. O curso pode ser uma ferramenta capaz de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, conforme afirmações dos experts em conteúdo. Será capaz de contribuir para que os profissionais de saúde e estudantes possam se qualificar e sentir-se mais seguros na assistência do atendimento neonatal.