PPGENF - Dissertações
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Item Adaptação de ferramenta para avaliação do cuidado materno por meio da abordagem Near Miss da Organização Mundial de Saúde(2021) Ambrosi, Clarissa Werle; Rabin, Eliane Goldberg; Viegas, Karin; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: a mortalidade materna é uma preocupação em nível global, apresentando altas taxas principalmente nos países em desenvolvimento. Com a finalidade de reduzir este indicador alarmante, a Organização Mundial de Saúde publicou um guia que sugere a avaliação dos processos de cuidado materno por meio da abordagem do near miss materno, considerando que a análise dos desfechos graves pode muito esclarecer sobre os processos ocorridos ou sua ausência. Objetivo: adaptar a ferramenta para a avaliação do cuidado em saúde das gestantes e puérperas por meio da abordagem near miss da Organização Mundial de Saúde, em um hospital público de referência na atenção materno-infantil. Método: foram realizadas duas etapas: a) Scoping Review, realizada de forma pareada e independente, em bases de dados nacionais e internacionais de estudos científicos e literatura cinzenta, e após, avaliada a qualidade da evidência e recomendação por meio do método GRADE; b) Implementation Research, método composto por quatro fases correspondentes ao ciclo Plan, Do, Study, Act, no qual foi inserido o método de Delphi para avaliação coletiva da ferramenta (fase Do) e sua aplicação por meio de um teste piloto (fase Study). Desenvolvimento: foram necessárias duas etapas da técnica Delphi para a obtenção de um índice de validade de conteúdo igual ou acima de 90% para cada item da ferramenta, havendo a modificação de dois itens conforme a avaliação dos especialistas. Posteriormente, foi realizado um teste piloto em uma amostra de 50 prontuários, o qual não detectou casos near miss na instituição no período de coleta e revelou a necessidade de uma amostra maior. Produto e implicações práticas: ferramenta de coleta dos casos de near miss materno adaptada à realidade da população atendida e avaliada/construída pelos profissionais do serviço, com o objetivo de analisar os processos de cuidado, de implantar auditorias rotineiras e incitar o uso das práticas baseadas em evidências e protocolos clínicos já consolidados.Item Aleitamento materno: a construção de um website para apoio, promoção e proteção(Wagner Wessfll, 2020) Dellalibera, Myrcea de Souza Nunes; Coelho, Débora FernandesIntrodução: O aleitamento materno (AM) é um tema que vem sendo bastante discutido e estudado ao longo dos anos devido aos seus inquestionáveis benefícios para a mulher, criança e também para a sociedade. Entretanto observa se que, muitas vezes, há uma falta de preparação e informação das mulheres para o processo de aleitamento materno. As informações sobre a prática saudável e manejo clínico são essenciais, facilitando o aprendizado da mulher que amamenta. Os meios digitais são veículos que possibilitam o acesso fácil e diversificado de informações, com o objetivo de oportunizar conhecimento para o maior número de pessoas possível em um tempo rápido. Objetivo: Construir um website com informações e orientações de aleitamento materno para gestantes, mulheres que estejam amamentando, rede de apoio e interessados no tema. Método: Trata-se da construção e desenvolvimento de um website, na qual foi utilizado o método DADI, seguindo as seguintes etapas: Definição, Arquitetura, Design e Implementação. Desenvolvimento: Na primeira etapa definiu-se os objetivos, o público-alvo e os conteúdos. Na segunda etapa foi realizada a estruturação das informações e categorização dos temas de acordo com sua importância e ordem dos fatos. A construção e desenvolvimento do website resultou em um documento de 7 páginas, com 47 figuras, 10 fotos e 8 vídeos. Na terceira etapa foi realizada a revisão dos textos, escolha das imagens, vídeos, paleta de cores e definição do tipo e tamanho da fonte. Na última etapa do método foi realizada a testagem de todas as funções, verificação dos links, vídeos, navegabilidade e interface do site. Implicações práticas: Buscou-se com este trabalho, a criação e desenvolvimento de um website que disponibilizasse informações, orientações e atualizações sobre aleitamento materno com uma linguagem simples e de fácil entendimento a comunidade. O site é um recurso usado no ensino à saúde com o intuito de propagar conhecimento. Produto: Foi desenvolvido o website “Aleitamento Materno” que possibilita um acesso rápido de orientações baseadas em evidências científicas sobre amamentação.Item Análise de falhas e efeitos do processo de atendimento da crise psiquiátrica em um centro de atenção psicossocial álcool e drogas(2017) Wachter, Marta Ziziane Dorneles; Wagner, Gabriela Peretti; Viegas, KarinA análise dos modos de falhas e efeitos ou Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) é um método que vem sendo utilizado na área da enfermagem e é uma das melhores abordagens disponíveis atualmente com relação à avaliação e qualidade dos serviços de instituições hospitalares, a fim de identificar falhas nos processos de trabalho em saúde na assistência aos usuários. O objetivo deste estudo foi avaliar as falhas dos processos de atendimento da Crise Psiquiátrica (CP) em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD III, na região metropolitana de Porto Alegre/RS e propor melhorias dos mesmos, através da utilização da metodologia FMEA. Com o propósito de atingir esse objetivo formou-se um Grupo de Avaliação (GT) e com 10 encontros semanais, para revisão e redefinição do fluxograma de atendimento a CP no CAPS AD III. Foram verificadas ao todo nove falhas nas etapas e a partir delas, foram levantadas 14 possíveis causas para sua ocorrência, bem como 11 efeitos potenciais das falhas sobre a assistência dos usuários. Após esse levantamento o GT classificou o índice de risco, conforme a gravidade, ocorrência e detecção de falha, para cada efeito elencado, foram levantadas ações passíveis de implementação com vistas a redução do risco assistencial representados por falhas no processo de atendimento a CP. Assim, esse estudo contribuiu para redução do risco assistencial aos usuários e consequentemente reduzir as demais falhas existentes no processo de trabalho.Item Avaliação da classificação de risco segundo o Protocolo de Manchester em um serviço de emergência(2017) Costa, Jaqueline Pereira da; Blatt, Carine Raquel; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: A especificidade de atendimento associada à demanda crescente por serviços de urgência e emergência imprime a necessidade de um sistema de triagem efetivo para a priorização dos pacientes atendidos nestes serviços. Objetivo: Avaliar as Classificações de Risco segundo o Sistema de Triagem de Manchester em um serviço de emergência hospitalar. Método: Estudo transversal com análise quantitativa, por meio de um processo de auditoria, entre dois revisores, dos registros de triagem com classificação de risco de 400 prontuários eletrônicos de pacientes adultos da agenda clínica, atendidos em um serviço de emergência hospitalar no ano de 2015. Resultados: As prioridades/gravidades que emergiram foram Emergência/Vermelho (0,8%), Muito Urgente/Laranja (58,2%) e Urgente/Amarelo (41,0%). A confiabilidade entre o consenso dos auditores e enfermeiros para o nível de prioridade foi moderada (k=0,42). A auditoria evidenciou uma acurácia de 68,8% no nível de prioridade, sensibilidade de 93% e especificidade de 57%, bem como 25,5% de subtriagem e 5,7% de supertriagem. Em relação aos desfechos primários prevaleceram a alta (60%), transferências para outras unidades (37%) e óbito (3,0%). O tempo médio de permanência na emergência foi de 30,5 horas e no hospital foi de 3 dias. Pacientes de Alta Urgência têm 1,69 vezes mais chances de permanecer mais de 24 horas na emergência e 2,1 vezes mais chance permanecer internados por um período superior a 3 dias quando comparados aos pacientes de Baixa Urgência. Conclusão: A acurácia do STM foi moderada e evidenciou a ocorrência de supertriagem e subtriagem. Salienta-se a importância de monitorar continuamente a performance dos sistemas de triagem com classificação de risco através de auditorias sistematizadas, com vistas à melhoria da qualidade de atendimento e elaboração de indicadores assistenciais.Item Avaliação da dor em pacientes sedados e intubados no centro de terapia intensiva adulto: implantação da escala Behavioral Pain Scale (BPS)(2018) Silva, Carolina Duarte da; Souza, Emiliane Nogueira de; Wagner, Gabriela PerettiIntrodução: Pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva - Adulto (CTI-A) podem ter dificuldades de expressar a sua dor. A avaliação, registro e manejo da dor de pacientes sob efeito de sedativos e dependentes de ventilação mecânica, em um CTI-A é considerado complexo, pela subjetividade do fenômeno e características dos pacientes. Objetivos: Implantar a escala da escala Behavioral Pain Scale (BPS), para a avaliação da dor em pacientes internados em um CTI-A sedados e intubados. Desenvolvimento: Intervenção para a qual se utilizou a ferramenta PDSA (Plan-Do-Study-Act), realizada no CTI-A de um hospital geral na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi realizada a avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre a verificação da dor em pacientes sedados e intubados; após foi realizada a capacitação da equipe para a utilização do instrumento. Após o período de implantação, realizou-se uma análise dos registros da equipe de enfermagem nos prontuários dos pacientes avaliados com o instrumento, sendo realizada nova capacitação da equipe. O material para a capacitação foi elaborado pela pesquisadora com base na revisão de literatura. As sessões de capacitação foram realizadas em turnos inversos ao trabalho da equipe assistencial. A etapa de implantação ocorreu um mês após a finalização da capacitação e contou com colaboradores membros do Grupo da Dor, os quais foram facilitadores do processo, e que, diante das dúvidas e dificuldades na avaliação da dor por meio da escala BPS, realizavam novas orientações. Foram elaborados e distribuidos cartões de consulta rápida para os colaboradores, contendo a escala BPS para o momento da avaliação da dor à beira leito. Foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão para ser disponibilizado no setor. Após três meses de implantação, foram avaliados os prontuários a fim de se verificar a qualidade dos registros e novas orientações à equipe assistencial de enfermagem foram realizadas. Implicações práticas: Uma nova prática assistencial na UTI-A foi instituída por meio da implantação de um instrumento de avaliação da dor em pacientes sedados e intubados, possibilitando à equipe de enfermagem uma avaliação precisa deste sinal vital, o que desencadeia condutas com o objetivo de proporcionar o alivio da dor e conforto aos pacientes, gerando uma assistência qualificada. A ferramenta do ciclo PDSA se mostrou útil e de fácil aplicabilidade para melhorias nos processos de trabalho da enfermagem. Produtos: Implantação do processo de avaliação da dor em pacientes sedados e intubados na UTI; o material didático para capacitação da equipe foi disponibilizado para o Programa de Educação Continuada da instituição; cartão de avaliação da dor à beira leito com a escala BPS; Procedimento Operacional Padrão (POP) para a instituição; capítulo para o livro Assistência de Enfermagem ao Paciente Neurológico (ISBN 9788599238387/Editora Moriá), denominado Dor no paciente neurológico.Item Avaliação de falhas e efeitos do fluxo de transferência dos pacientes pediátricos da rede de atenção primária do município de Canoas(2018) Sauer, Janaína Barreto; Viegas, KarinAo falar de avaliação em serviços de saúde encontramos diversos métodos possíveis de serem aplicados, entre eles o FMEA – Análise do Modo de Falhas e seus Efeitos – cujo objetivo é identificar falhas nos processos de trabalho, assim como elencar um escore e a partir daí uma série de ações de melhoria dos serviços de saúde. Objetivo: identificar as falhas no processo de transferência dos pacientes pediátricos da Rede de Atenção Primária no município de Canoas, propondo melhorias ao mesmo através do FMEA. Método: foi criado o Grupo de Trabalho (GT), que se reuniu semanalmente, a fim de revisar e redesenhar o fluxograma de atendimento e transferência dos pacientes pediátricos na rede de atenção primária do município de Canoas. Resultados: um total de 22 falhas foram identificadas e a partir delas levantadas 23 possíveis causas de ocorrência e 24 efeitos potenciais para estas falhas. Após as análises o GT pontuou e classificou o índice de risco e a partir deles, as possíveis ações de melhoria. Conclusão: desta forma o estudo pode contribuir com a proposta de ações de melhoria e redução de riscos assistenciais aos usuários do serviço, qualificando e proporcionando maior segurança nos processos.Item Avaliação de uma política de visitação ampliada sob a ótica dos familiares acompanhantes e equipe assistencial(2017) Eugênio, Cláudia Severgnini; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: Os Centros de Tratamento Intensivo estão mudando suas políticas restritivas de visitação para uma visitação aberta ou ampliada, a fim de incluir a família junto com o paciente, reduzindo o sofrimento do internado e melhorando a satisfação dos familiares. Objetivo: Avaliar uma política de visitação ampliada sob a ótica dos familiares acompanhantes e da equipe assistencial. Método: Estudo transversal, realizado em um hospital privado da região Sul do Brasil. A população foi constituída por familiares acompanhantes de pacientes internados na UTI adulto e membros da equipe assistencial da unidade. A avaliação da política de visitação ampliada junto à equipe foi realizada por meio de um instrumento com 22 questões. O mesmo instrumento foi utilizado para a avaliação da política junto aos familiares acompanhantes. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica. Resultados: Participaram do estudo 95 sujeitos em cada grupo. As questões que apresentaram maior diferença de respostas entre os grupos foram às relacionadas à percepção de diminuição da ansiedade e estresse na família, na qual 72 familiares acompanhantes versus 15 membros da equipe assistencial responderam que sempre tem essa percepção. Obtenção de informações por permanecer ao lado do paciente, 67 familiares acompanhantes versus 20 membros da equipe assistencial responderam que sempre a família é informada, quanto às interferências no trabalho 53 familiares acompanhantes versus 07 membros da equipe assistencial concordaram nas respostas. Conclusão: O familiar acompanhante possui uma visão mais positiva da visita ampliada do que a equipe assistencial. Dentre os principais benefícios, destacam-se aspectos como diminuição da ansiedade e estresse no familiar, obtenção de maiores informações e contribuições para recuperação do paciente. A equipe assistencial entende que a visita ampliada causa interferência no trabalho.Item Avaliação do processo e do conteúdo dos registros eletrônicos referentes aos diagnósticos e intervenções de enfermagem(2019) Amaral, Carolina Siqueira; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: O Processo de Enfermagem (PE) sustenta a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), organizando-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; implementação e avaliação de enfermagem. A qualidade da assistência de enfermagem relaciona-se a execução do PE que deve ser devidamente documentado em prontuário. Registros de enfermagem acurados tornam-se extremamente relevantes nesse contexto. Objetivos: Avaliar o processo e o conteúdo dos registros informatizados de diagnósticos e intervenções de enfermagem e desenvolver um instrumento de avaliação dos registros de enfermagem em prontuário eletrônico. Desenvolvimento: O estudo seguiu três fases: Desenvolvimento e aplicação de questionário a 87 enfermeiros que realizam a SAE através do registro eletrônico em unidades de internação clínica ou cirúrgica e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI); Avaliação dos registros de enfermagem em 147 prontuários eletrônicos de pacientes internados em UTI com a aplicação do instrumento Q-DIO; e Desenvolvimento de um instrumento para avaliação dos registros de enfermagem. Implicações Práticas: Acredita-se que e o instrumento desenvolvido proporcione melhorias nos registros de enfermagem, auxiliando em auditorias internas a na avaliação de desempenho dos enfermeiros, promoção de capacitações para enfermeiros com vistas a qualificar os registros de enfermagem para aqueles que já o desenvolvem, quanto para novos colaboradores. Produto: Instrumento adaptado às necessidades institucionais que avalia os registros de enfermagem contidos na SAE. O instrumento avalia os Diagnósticos de Enfermagem (DE), por domínios, como processo (avaliação de dados do histórico de enfermagem), domínio do DE, como produto (avaliação dos DE selecionados, presença de sinais e sintomas em evolução de enfermagem). O último domínio relaciona-se a avaliação das Intervenções de Enfermagem (IE), relacionadas à prescrição de enfermagem com cuidados e ações que serão executados por vinte e quatro horas.Item Cateter hidrofílico para sondagem vesical intermitente(Wagner Wessfll, 2022) Freitas, Letícia Bizarro; Viegas, Karin; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: situações patológicas agudas ou crônicas e doenças do sistema nervoso central, podem levar à retenção ou incontinência urinária - também conhecidos como distúrbios de esvaziamento - e necessitar, portanto, de um procedimento intervencionista que promova a drenagem da urina armazenada a fim de evitar complicações como infecções do trato urinário e insuficiência renal. Tais situações patológicas são denominadas de disfunções neurológicas do trato urinário inferior ou, simplesmente, de bexiga neurogênica (BN). O cateterismo vesical intermitente é a técnica escolhida na maior parte dessas condições clínicas, pois diminui o risco de deterioração da função renal. Para essa função, cateteres uretrais são fabricados em diversos tipos de materiais tais como látex, silicone, borracha, plástico, PVC, poliuretano e, até mesmo, vidro e metal. Na década de 80, a indústria desenvolveu cateteres previamente lubrificados, chamados de cateteres hidrofílicos. Com o objetivo de minimizar complicações e melhorar o conforto do paciente. Objetivos: caracterizar a produção científica sobre cateterismo vesical intermitente realizado com uso de sonda hidrofilizada. Método: o presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura existente sobre cateterismo vesical intermitente realizado com uso de sonda hidrofilizada. O método foi divido em seis etapas: na primeira etapa foi realizada a identificação do tema e elaboração da questão norteadora, segunda etapa consistiu em procurar a melhor evidência, na terceira etapa avaliou-se criticamente as evidências dos estudos pré-selecionados e selecionados, na quarta etapa foi realizada uma análise e síntese das evidências, na quinta etapa foi feita a interpretação dos resultados e na sexta etapa apresentou-se os resultados. Resultados: foram incluídos artigos para a revisão final 30 estudos selecionados, em inglês (n=23), português (n=6) e em espanhol (n=1). Os estudos foram desenvolvidos nos EUA (n=13), Europa (n=6), países asiáticos (n=2) e Brasil (n=9). O tema qualidade de vida foi abordado em 11 estudos, 18 estudos abordaram a infecção urinária relacionada ao uso de cateterismo vesical intermitente, com relação ao custo efetividade quanto ao uso do cateter hidrofílico em relação ao de PVC, o tema foi abordado em quatro estudos. Conclusão: embora o uso de cateter vesical hidrofílico não seja uma realidade no âmbito do SUS, os estudos utilizados para construção deste instrumento demonstram uma melhora na condição clínica dos pacientes, bem como na qualidade de vida deles.Item Concepção de um dispositivo vestível para o monitoramento cardiofetal em gestantes de alto risco(Wagner Wessfll, 2021) Gallisa, Fernanda Ribeiro; Silva, Filipe Santana da; Viegas, Karin; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemO período gestacional é um evento fisiológico que (na maioria das vezes) transcorre de forma saudável e livre de intercorrências. Trata-se de uma situação limítrofe que pode vir a implicar em riscos para o feto e para a mãe. A gestação de alto risco é um dos fatores que está relacionado aos índices elevados de morbimortalidade fetal perinatal. O sintoma materno mais comumente estudado até o momento, é a percepção materna em relação aos movimentos fetais reduzidos. Existe a hipótese de que a movimentação fetal esteja associada aos resultados adversos da gravidez por disfunções placentárias. Para mitigar os possíveis riscos ocorridos com o feto, em gestações de alto risco, é realizado o monitoramento fetal o qual, tem como objetivo principal a avaliação precoce do bem-estar e a redução ou prevenção de deficiência neurológica congênita nas situações em que o feto apresenta sinais de hipóxia, possibilitando uma conduta para intervenção imediata. No entanto a gestante precisa se deslocar aos serviços de saúde para realizar o monitoramento, sendo esse acesso por vezes limitado e depende de avaliação e prescrição médica. Diante do exposto, o presente estudo propôs uma solução que auxilie no monitoramento fetal de forma a viabilizar à gestante maior autonomia em relação ao bem-estar fetal, possibilitando identificar o batimento cardíaco e a movimentação fetal intraútero. O método deste trabalho foi baseado no processo de inovação proposto pelo biodesign, utilizado para o desenvolvimento de dispositivos para a saúde, sendo desenvolvido em três fases: a (i) identificação da necessidade; (ii) o processo de criação da tecnologia; e (iii) a implementação do produto. Como resultados foram realizados dois estudos, um se refere a identificação do perfil epidemiológico da mortalidade fetal perinatal no Brasil, entre os anos de 2015 a 2019. O segundo estudo se refere a uma revisão de escopo da literatura, a fim de evidenciar quais são os dispositivos de monitoramento fetal existentes. O processo de criação se deu a partir da análise da determinação da necessidade. Esta etapa consistiu na realização de uma pesquisa de opinião para conhecer a percepção dos principais envolvidos na possível utilização ou incorporação de um dispositivo de monitoramento cardiofetal anteparto, sendo os sujeitos do estudo profissionais da área de obstetrícia, gestantes e puérperas. Por fim, a fase de implementação se deu a com a descrição do conceito e da proposta de desenvolvimento do dispositivo para monitoramento fetal de forma remota destinado a gestantes de alto risco e risco habitual. Contudo é possível concluir que investir em ações de melhoria que promovam resultados satisfatórios podem gerar um ganho em três esferas, com benefícios nas áreas da (i) saúde, com acesso à tecnologias de modo que estimule o autocuidado com foco na prevenção e diagnósticos mais precisos e melhores desfechos clínicos; (ii) social, com melhores resultados de saúde em populações mais vulneráveis; e (iii) econômica, possibilitando à todas as esferas sociais, maior possibilidade de tratamento para as pessoas em tempos atuais, para seu futuro e para a próxima geração.Item Construção e validação de um instrumento de avaliação do processo de planificação da atenção primária à saúde(2018) Nicola, Tainá; Weis, Alisia HelenaAs Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde visam aprimorar o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária, formando relações entre os pontos de atenção, a partir das necessidades da população. Não foram encontrados na literatura instrumentos específicos validados para a avaliação desse processo. Assim, os objetivos do estudo são construir e validar um instrumento para avaliar o processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde e descrever os critérios de construção e validação de conteúdo desse instrumento. Trata-se de um Estudo Metodológico. O instrumento elaborado foi avaliado por um comitê de especialistas utilizando a técnica Delphi, em duas rodadas, por meio de roteiros eletrônicos de avaliação de conteúdo. Para o grau de concordância foram utilizados o Percentual de Concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Na primeira rodada, participaram seis especialistas e a Taxa de concordância do instrumento foi 87% para clareza e 94% para representatividade. Na segunda rodada, participaram cinco especialistas e o IVC foi 0,95 para clareza, 0,97 para representatividade e 0,96 o IVC total. O instrumento final possui 42 itens divididos em três blocos: estrutura, conteúdo e aplicabilidade operacional. Os resultados deste estudo contribuem para a ampliação do conhecimento na temática. O instrumento de avaliação construído possui validade de conteúdo para avaliar a Planificação da Atenção Primária à Saúde, sendo uma ferramenta possível de utilização para essa finalidade, principalmente pela gestão estadual e municipal.Item Construção e validação de vídeos educativos sobre a consulta de enfermagem às mulheres no âmbito da atenção primária à saúde(2023) Lima, Renata Regina de; Rabin, Eliane Goldberg; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: A Consulta de Enfermagem (CE) no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), é um amplo espaço para a integralidade da assistência à saúde da mulher. Para que a CE se desenvolva de maneira sistematizada, precisa seguir as etapas do Processo de Enfermagem (PE), que devem orientar o registro formal em prontuário clínico pelo enfermeiro. Objetivo: Construir e validar vídeos educativos destinados aos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), como subsídio na Consulta de Enfermagem às mulheres e no seu registro. Materiais e métodos: Estudo metodológico de produção tecnológica para construção e validação de vídeos educativos realizado em três fases. Na primeira, denominada pré-produção, selecionou-se os temas e elaborou-se o roteiro dos vídeos. Na segunda etapa, produção, houve a elaboração dos storyboards e edição dos vídeos educativos no software de animação de vídeo Animaker. Na terceira etapa, pós-produção, os vídeos foram avaliados por um grupo de juízes em dois momentos, em que na primeira avaliação os vídeos educativos não atingiram a pontuação mínima para validação, sendo readequados e validados quanto ao seu conteúdo na segunda avaliação. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer CAAE: 56319922.9.0000.5345. Resultados da produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em 01 artigo científico em apreciação em revista da enfermagem. A produção técnica configurou-se em quatro vídeos educativos. Adicionalmente, criou- se uma playlist YouTube® em formato MP4, disponível em https://www.youtube.com/channel/UC7GsWnbXKeAd_InGJ6okkg/. Conclusão: Os produtos possuem utilidade potencial para o aprimoramento da profissão relacionado ao Processo de Enfermagem e a sua documentação na gestão do cuidado de enfermagem à saúde da mulher no âmbito da APS, e apresentam o potencial de apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos enfermeiros da APS. Produto técnico: 2 - Material didático.Item Covid-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde(Wagner Wessfll, 2020) Motta, Lindayane Debom; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine RaquelIntrodução: a pandemia da COVID-19 ocasionada pelo vírus denominado SARS CoV-2, ocorrida em 2020, trata-se de uma descoberta recente, por isso, existem muitas lacunas de conhecimento que resultam em dúvidas entre os profissionais da saúde e a população em geral. Objetivo: construir um objeto de aprendizagem sobre a COVID-19. Método: trata-se do desenvolvimento tecnológico de um objeto de aprendizagem conduzida conforme a metodologia de desenvolvimento de web sites, denominada DADI, seguindo as seguintes etapas: Definição, Arquitetura, Design e Implementação. O processo de criação envolveu docentes e alunos da graduação e da pós-graduação em Enfermagem de uma universidade federal brasileira. Desenvolvimento: na primeira etapa definiu-se que o objeto de aprendizado seria um site direcionado a três públicos: profissionais de saúde, população em geral e crianças. Na arquitetura projetou-se a distribuição dos assuntos no site, moldou-se a ideia do que seria transmitido aos públicos alvos e realizou-se uma ampla busca de referencial bibliográfico das melhores evidências científicas sobre o tema. Elaborou-se um site com design intuitivo, para cada público. A implantação ocorreu nas redes sociais públicas e privadas, nos sites oficiais da Universidade e do Conselho Regional de Enfermagem. No primeiro mês após a implementação, o site foi acessado por 3.313 usuários, caracterizado predominantemente pelo gênero feminino, faixa etária entre 18 a 44 anos e utilizando principalmente o dispositivo celular para acesso. Implicações práticas: o site é um recurso direcionado à prevenção, promoção e manutenção da saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida. Tem a finalidade de informar as pessoas por meio de evidências científicas contribuindo para o conhecimento e redução de agravos e doenças. Produto: o site “COVID-19 evidências para todos” é um objeto de aprendizagem usado para o ensino na saúde, possibilitando consulta rápida às melhores evidências científicas disponíveis até o momento.Item Cuidado centrado no paciente em radioterapia: construção de plano de cuidado de enfermagem a partir de diagnósticos e intervenções de enfermagem(2019) Abreu, Aline Moraes de; Waterkemper, Roberta; Borges, Rosália FigueiróIntrodução: O cuidado centrado no paciente/família em tratamento radioterápico é uma necessidade para o planejamento de ações de enfermagem efetivas e que proporcionem qualidade e segurança no cuidado. A radioterapia é usada com frequência no tratamento de neoplasias malignas e, embora possibilite a cura para diversos cânceres em estágios iniciais, ela também possui efeitos adversos de curto, médio e longo prazo. Esses efeitos são materializados em sintomas e sinais que afetam a qualidade de vida do paciente de maneira significativa e requerem assistência de enfermagem qualificada. São poucos os estudos, pesquisas e relatos de experiência publicados sobre a implementação e estruturação do processo de enfermagem nesta área. Dos estudos encontrados, destaca-se a importância fundamental do uso de teorias de enfermagem e taxonomias que possam facilitar o gerenciamento de um cuidado efetivo e de qualidade como condicionantes para a implementação desses processos em unidades de radioterapia. Objetivo: Propor um Plano de cuidado de Enfermagem para inferência de diagnósticos e intervenções prioritárias a pacientes oncológicos submetidos a tratamento radioterápico, tendo como base o Cuidado Centrado no Paciente. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Convergente Assistencial desenvolvida, com pacientes de um Hospital Referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer entre agosto e setembro de 2017, em 5 fases: Concepção; Instrumentação (identificação das necessidades de saúde e revisão das evidências para fundamentar o cuidado centrado no paciente), Perscrutação; Análise; e Interpretação. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Instituição sob CAAE: 76806317.6.0000.5335 Resultados: foram analisados 223 pacientes em 3 momentos: antes do início da radioterapia (M1), 3 dias (M2) e 10 dias (M3) após a radioterapia. No M1 o Diagnóstico de Enfermagem (DE) Risco para Integridade da Pele Prejudicada foi de 100% dos pacientes e 56% destes pacientes prejudicada por outros procedimentos. Quanto à dor, somente 5,4% apresentaram dor aguda. No M2 44% pacientes apresentaram Integridade da pele prejudicada e 8% a Memória Prejudicada no momento inicial. A Mobilidade Física prejudicada foi verificada em 16,6% dos pacientes. Já no Momento 3 a Desesperança associada ao fator depressão e ansiedade esteve presente em 91,5% dos pacientes, inibindo a capacidade de se concentrar. O resultado da revisão sistemática incluiu 12 artigos, sendo 2 ensaios clínicos randomizados sobre o uso da Calêndula para tratamento de radiodermite e Mel de Tomilho para prevenção e tratamento de mucosite com nível de evidência alto, grau de recomendação A e Força de recomendação Forte. Conclusão: identificou-se que os problemas reais surgem no decorrer do tratamento, principalmente, relativos aos fatores psicossociais. A atenção do profissional de enfermagem é fundamental nesse processo, uma vez que existe uma tendência de cuidado voltado especialmente para o biológico do paciente. Em contraste, percebeu-se, na evolução dos diagnósticos de enfermagem (M2 e M3), mais prejuízos emocionais e sociais. No M3, além das questões psicossociais, destaca-se o impacto na pele e nos tecidos dos pacientes, verificando-se prejuízo na integridade da pele e mucosas. A revisão sistemática trouxe poucas intervenções de enfermagem, porém com nível de evidência e grau de recomendação alta para a construção do Plano e sua aplicação na prática. Como resultado deste mestrado foi produzido um Plano de Cuidado de Enfermagem para os pacientes em tratamento radioterápico fundamentado em uma revisão sistemática a ser apresentado à direção da radioterapia para a sua implantação.Item Curso de formação multiprofissional em gerenciamento de lista de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos(2022) Lisbôa, Rosa Ladi; Paz, Adriana Aparecida; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: O longo tempo de espera para a realização de cirurgias eletivas (programadas) é alvo de críticas por parte da população, sendo este um dos problemas mais perceptíveis à sociedade e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Desenvolver um curso de formação profissional sobre o gerenciamento da lista de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos. Materiais e Métodos: Estudo metodológico sustentado pelas fases do modelo ADDIE. Na fase 1, realizaram- se uma revisão integrativa, relatos de experiência e estudo transversal para análise da necessidade e demanda do curso junto a profissionais que atuam em listas de espera. A fase 2 consistiu na elaboração do desenho pedagógico do curso; e na fase 3, ocorreu o desenvolvimento do curso com a construção de storyboards submetidos à avaliação de um Comitê de Especialistas. Este estudo possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (no 5.103.774/2021). Produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em cinco artigos científicos, sendo três publicados e dois em apreciação nas revistas. A produção técnica configurou-se em 17 produtos técnicos, sendo o principal produto o curso de formação profissional sustentado por 15 subprodutos na modalidade de materiais pedagógicos e didáticos: cinco storyboards, quatro vídeos, três histórias em quadrinhos, dois planos de ação pedagógica e um mapa mental. Adicionalmente, criou-se uma playlist YouTube® dos seis subprodutos em formato MP4. Estes subprodutos podem ser reutilizados independentemente do curso, desde que atendam à Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Nove especialistas participaram do processo de avaliação do conteúdo do curso, sendo obtido o índice de validade de conteúdo de 0,89. Aplicabilidade: A oferta do curso favorecerá a ampliação de saberes que contribuirão para a atuação dos profissionais na gestão da lista de espera. Os produtos podem ser utilizados como materiais didáticos em diferentes ações educativas na formação acadêmica e no serviço, vista a disparidade da gestão e de condições entre as regiões do Brasil. Ademais, pode amenizar as diferenças e promover a equidade no atendimento ao paciente. Produto técnico: 10 - Curso de formação profissional.Item Curso de formação profissional para enfermeiros sobre o uso de cateter venoso central por crianças no domicílio(Wagner Wessfll, 2020) Boettcher, Simone; Paz, Adriana Aparecida; Souza, Luccas Melo deObjetivo: Desenvolver um curso de formação profissional para enfermeiros que realizam a assistência às crianças em uso de cateter venoso central (CVC) no domicílio. Método: Produção tecnológica balizada pelo modelo ADDIE, composto de cinco fases. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer número 3.602.595). Resultados: Identificou as necessidades e demandas do curso (fase 1) com a participação de 54 enfermeiros que expressaram a carência de ações educativas, recursos financeiros insuficientes e políticas públicas eficientes na transição do cuidado na rede de atenção à criança. O desenho pedagógico do curso (fase 2) apresentou quatro produtos no formato de plano de ação pedagógica do curso. Construiu-se 15 produtos (fase 3): seis storyboards e nove recursos educativos em vídeo. Os storyboards foram validados por um Comitê de Especialistas (n=8) alcançado o índice de validação de conteúdo global 0,96 (0,92-0,99). Posteriormente, criou-se os seis objetos de aprendizagem (fase 4) no formato Sharable Content Object Reference Model (SCORMs) a partir da migração do conteúdo dos storyboards para o Articulate Storyline®. Na migração ocorreu a atualização do conteúdo conforme as observações construtivas e relevantes dos especialistas. O “Curso de Formação Profissional” foi apresentado no formato de curso de extensão autoinstrucional online, com carga horária de 40 horas, sendo implementado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment® (Moodle®). O curso é o produto principal e final deste estudo, em que agrega outros 25 produtos. O curso está em execução no período de julho a setembro de 2020 (fase 5). Considerações e implicações para a prática de enfermagem: Totalizou 26 produtos, os quais poderão ser utilizados e reutilizados, de maneira independente ou único, em outras propostas pedagógicas, desde que atendam as premissas da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Espera se que ao final do curso promova o conhecimento e atualização profissional de enfermeiros no cuidado às crianças em uso de CVC no domicílio favorecendo a segurança do paciente, e reduzindo as reinternações hospitalares, eventos adversos e mortalidade.Item Curso de formação profissional sobre o processo de enfermagem ao paciente com lesão por pressão(2023) Rodrigues, Nicole Hertzog; Paz, Adriana Aparecida; Souza, Luccas Melo de; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: Estudos sobre lesão por pressão apontam a premência de propostas de ações educativas para enfermeiros. Objetivo: Construir um curso de formação profissional para o aprimoramento das competências dos enfermeiros na elaboração do processo de enfermagem e registros eletrônicos do paciente em risco e/ou com lesão por pressão (LP). Materiais e Métodos: Estudo metodológico constituído por três fases do modelo ADDIE: análise, desenho e desenvolvimento. Na fase 1, realizaram-se uma revisão integrativa e estudo transversal para análise da demanda do curso com enfermeiros assistenciais. Na fase 2, elaborou-se o desenho pedagógico do curso com planos de ação pedagógica (PAP). Já na fase 3, criaram-se os storyboards, e o Comitê de Especialistas validou os PAP e storyboards do curso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 5.040.968/2021 e 5.186.245/2021). Resultados da produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em quatro artigos científicos, sendo um publicado e três em processo de submissão às revistas. A produção técnica configurou-se em 17 produtos técnicos, sendo o principal produto o material didático do curso de formação profissional sustentado por 16 subprodutos na modalidade de materiais pedagógicos e didáticos: três PAP; seis storyboards; seis recursos educativos em formato de vídeo; e uma playlist na plataforma YouTube. Estes produtos podem ser consumidos, utilizados e reutilizados independentemente do curso, conforme a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os PAP e storyboards foram avaliados por dois Comitê de Especialistas, em tempo distinto, a fim de alcançar a proporção do índice de validade de conteúdo de 0,69 versus 0,92 (p<0,001). Conclusão: O curso foi avaliado por especialistas e apresenta qualidade técnico-científico e especializada para a oferta online aos enfermeiros. O impacto potencial do curso é a produção do conhecimento e do aprimoramento das competências do enfermeiro no cuidado ao paciente em risco e/ou com LP. Produto técnico: 10 – Curso de formação profissional.Item Derivação ventricular externa: desenvolvimento de protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao paciente adulto(2018) Sakamoto, Victória Tiyoko Moraes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine RaquelIntrodução: A manutenção, prevenção e identificação de problemas, bem como o monitoramento das complicações associadas à derivação ventricular externa tem sido responsabilidade da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Dessa maneira, a existência de um protocolo de cuidados é fundamental para auxiliar a equipe permitindo uma padronização da assistência prestada. Objetivo: Desenvolver um protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao atendimento do paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa. Método: Composta por três etapas: a) scoping review, realizada de forma pareada e independente, a partir de descritores controlados e não controlados em diferentes recursos informacionais e literatura cinza; b) avaliação da qualidade das evidências para o protocolo pelo método GRADE; e c) criação do protocolo assistencial. Resultados: Foram selecionados 54 artigos para subsidiar a criação do protocolo assistencial, identificando cada cuidado de enfermagem com a respectiva justificativa a partir da evidência encontrada e avaliada pela qualidade da evidência. Quanto aos artigos utilizados na elaboração do protocolo, classificaram-se de acordo com a qualidade da evidência a partir do método GRADE: 2 de qualidade alta; 13 de qualidade moderada; 34 de qualidade baixa; e 5 de qualidade muito baixa. Foram destacados 23 cuidados essenciais da equipe de enfermagem e a partir destes foi proposto um plano de cuidado ao paciente com derivação ventricular externa à beira do leito na unidade de terapia intensiva. Conclusão e Produto: A partir da realização do scoping review, tornou-se possível selecionar os artigos com qualidade de evidência para o desenvolvimento do protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao atendimento do paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa, visando a qualificação assistencial e destacando as melhores práticas de cuidado de enfermagem a partir das evidências disponíveis até o momento.Item Desenvolvimento de curso de formação profissional para assistência às mulheres vítimas de violência sexual(2024-04-30) Silva, Evelyne Duarte de Amorim; Coelho, Débora Fernandes; Veleda, Aline Alves; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: No mundo, cerca de 30% das mulheres relatam que já estiveram em relacionamentos abusivos e sofreram algum tipo de violência. No Brasil, em 2020, uma menina ou mulher foi sexualmente violentada a cada dez minutos. Problemática definida pela Organização Mundial de Saúde como um grave problema de saúde pública e de direitos humanos, já sendo considerada uma pandemia. Para tanto, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo dos anos em busca da equidade de gênero, fim da violência e garantia dos direitos humanos de meninas e mulheres. Objetivo: Desenvolver um curso de formação profissional para a qualificação de profissionais na assistência a mulheres vítimas de violência sexual. Materiais e Métodos: Através das diretrizes de Design Instrucional, foi utilizado o modelo ADDIE, desenvolvido em cinco fases: Análise – por meio de uma revisão integrativa de literatura (RI); Desenho - com a definição dos objetivos de aprendizagem; Desenvolvimento - com a construção do conteúdo do curso; Implementação e customização do curso no ambiente virtual de aprendizado (AVA – Moodle®). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Parecer 6.002.474/2023). Resultados da produção intelectual e técnica: O desenvolvimento do curso resultou em dois produtos de produção intelectual e 33 produtos técnicos, tendo como produto final um “Curso de Formação Profissional para Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual.” podendo ser replicado para fins didáticos, conforme Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A etapa de validação do curso por especialistas irá ocorrer após a defesa da dissertação e antes da liberação do acesso ao público. Conclusão: Espera-se que esta pesquisa traga benefícios no atendimento às mulheres vítimas de violência sexual por meio da qualificação profissional de enfermeiros através do desenvolvimento de um raciocínio crítico e adaptável a situações complexasItem Desenvolvimento de curso na modalidade a distância sobre cuidado a usuários com transtorno por uso de substâncias(Wagner Wessfll, 2020) Rodrigues, Adriana Witter; Lacchini, Annie Jeanninne Bisso; Silva, Ana Paula Scheffer Schell daIntrodução: A problemática do consumo de drogas no país vem crescendo, devido a muitos fatores relacionados a problemas sociais, psicológicos e biológicos, os quais podem desencadear transtorno por uso de substâncias psicoativas. Diante deste cenário, as equipes de saúde precisam estar preparadas para atender com qualidade esses usuários. No que tange ao processo educativo, a Educação a Distância (EAD) surge como alternativa na formação desses profissionais. Objetivo: Desenvolver um curso na modalidade a distância sobre cuidado a usuários com Transtorno por Uso Substâncias (TUS). Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, onde as ações foram planejadas com base no Design Instrucional Contextualizado, com as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. O curso foi projetado para conter 17 módulos, distribuídos em 10 horas cada módulo, totalizando170 horas de curso total. Foi construído na plataforma Moodle da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), sendo desenvolvido e disponibilizado os três primeiros módulos como projeto piloto e ofertado, para as primeiras sugestões, a cinco alunas da graduação em enfermagem da UFCSPA que já passaram pelas disciplinas de saúde mental, cursos de extensão e são bolsistas. Assim como os três módulos serão disponibilizados posterior a defesa aos experts. Planejado para os profissionais de enfermagem dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por EAD. Desenvolvimento: Foram utilizadas as ferramentas e metodologias online que pudessem melhorar o conhecimento e a segurança nos processos de cuidado prestado aos usuários com TUS. Implicações Práticas: Dispor deste curso na modalidade EAD oportuniza a qualificação do conhecimento frente aos cuidados de enfermagem ao usuário com TUS. Espera-se que o curso permita que as equipes de saúde priorizem as ações aos usuários, contribuindo para a qualificação da prestação de atendimento. Produto: Elaboração do Curso na modalidade EAD sobre o cuidado a pacientes com TUS.