Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Enfermagem por Autor "Caregnato, Rita Catalina Aquino"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Covid-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde(Wagner Wessfll, 2020) Motta, Lindayane Debom; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine RaquelIntrodução: a pandemia da COVID-19 ocasionada pelo vírus denominado SARS CoV-2, ocorrida em 2020, trata-se de uma descoberta recente, por isso, existem muitas lacunas de conhecimento que resultam em dúvidas entre os profissionais da saúde e a população em geral. Objetivo: construir um objeto de aprendizagem sobre a COVID-19. Método: trata-se do desenvolvimento tecnológico de um objeto de aprendizagem conduzida conforme a metodologia de desenvolvimento de web sites, denominada DADI, seguindo as seguintes etapas: Definição, Arquitetura, Design e Implementação. O processo de criação envolveu docentes e alunos da graduação e da pós-graduação em Enfermagem de uma universidade federal brasileira. Desenvolvimento: na primeira etapa definiu-se que o objeto de aprendizado seria um site direcionado a três públicos: profissionais de saúde, população em geral e crianças. Na arquitetura projetou-se a distribuição dos assuntos no site, moldou-se a ideia do que seria transmitido aos públicos alvos e realizou-se uma ampla busca de referencial bibliográfico das melhores evidências científicas sobre o tema. Elaborou-se um site com design intuitivo, para cada público. A implantação ocorreu nas redes sociais públicas e privadas, nos sites oficiais da Universidade e do Conselho Regional de Enfermagem. No primeiro mês após a implementação, o site foi acessado por 3.313 usuários, caracterizado predominantemente pelo gênero feminino, faixa etária entre 18 a 44 anos e utilizando principalmente o dispositivo celular para acesso. Implicações práticas: o site é um recurso direcionado à prevenção, promoção e manutenção da saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida. Tem a finalidade de informar as pessoas por meio de evidências científicas contribuindo para o conhecimento e redução de agravos e doenças. Produto: o site “COVID-19 evidências para todos” é um objeto de aprendizagem usado para o ensino na saúde, possibilitando consulta rápida às melhores evidências científicas disponíveis até o momento.Item Derivação ventricular externa: desenvolvimento de protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao paciente adulto(2018) Sakamoto, Victória Tiyoko Moraes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine RaquelIntrodução: A manutenção, prevenção e identificação de problemas, bem como o monitoramento das complicações associadas à derivação ventricular externa tem sido responsabilidade da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Dessa maneira, a existência de um protocolo de cuidados é fundamental para auxiliar a equipe permitindo uma padronização da assistência prestada. Objetivo: Desenvolver um protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao atendimento do paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa. Método: Composta por três etapas: a) scoping review, realizada de forma pareada e independente, a partir de descritores controlados e não controlados em diferentes recursos informacionais e literatura cinza; b) avaliação da qualidade das evidências para o protocolo pelo método GRADE; e c) criação do protocolo assistencial. Resultados: Foram selecionados 54 artigos para subsidiar a criação do protocolo assistencial, identificando cada cuidado de enfermagem com a respectiva justificativa a partir da evidência encontrada e avaliada pela qualidade da evidência. Quanto aos artigos utilizados na elaboração do protocolo, classificaram-se de acordo com a qualidade da evidência a partir do método GRADE: 2 de qualidade alta; 13 de qualidade moderada; 34 de qualidade baixa; e 5 de qualidade muito baixa. Foram destacados 23 cuidados essenciais da equipe de enfermagem e a partir destes foi proposto um plano de cuidado ao paciente com derivação ventricular externa à beira do leito na unidade de terapia intensiva. Conclusão e Produto: A partir da realização do scoping review, tornou-se possível selecionar os artigos com qualidade de evidência para o desenvolvimento do protocolo assistencial de enfermagem direcionado ao atendimento do paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa, visando a qualificação assistencial e destacando as melhores práticas de cuidado de enfermagem a partir das evidências disponíveis até o momento.Item Desenvolvimento de protocolo assistencial de enfermagem para pacientes em pós-operatório de citorredução e hyperthermic intraoperative chemotherapy(2024-12-06) Branco, Aline; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Linch, Graciele Fernanda da Costa; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: O atendimento pós-operatório aos pacientes submetidos à hyperthermic intraoperative chemotherapy (HIPEC) associada à cirurgia de citorredução exige da equipe de enfermagem especificidades assistenciais, tornando-se necessário delimitar os cuidados fundamentados em evidências. Objetivo: Desenvolver um protocolo assistencial de cuidados de enfermagem para pacientes adultos e idosos em pós-operatório de citorredução e HIPEC admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo metodológico realizado em quatro etapas: revisão de escopo; classificação dos cuidados identificados conforme qualidade de evidência pelo sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE); mapeamento cruzado com a Nursing Interventions Classification (NIC); e construção do protocolo assistencial de enfermagem. Resultados da produção intelectual e técnica: Foram selecionados 42 estudos para a revisão de escopo. Foram extraídos cuidados de 14 áreas assistenciais: monitorização hemodinâmica, ventilação mecânica, padrão neurológico, controle da dor, ferida operatória, cuidados com dispositivos invasivos, prevenção de infecções, úlcera de estresse e trombose venosa profunda, mobilização precoce, nutrição, cuidados glicêmicos e térmicos, cuidados ocupacionais e de saúde mental, totalizando 72 cuidados. Das 14 áreas assistenciais, “Avaliação e assistência à dor do paciente” (n = 10), “Controle nutricional” (n = 9), “Cuidados com drenos, ostomas, sondas, tubos e cateteres” (n = 8) “Monitorização hemodinâmica” (n = 7), “Ventilação mecânica e oxigenoterapia” (n = 7), apresentaram o maior quantitativo de cuidados identificados.Cada cuidado foi mapeado com ao menos uma intervenção NIC, exceto oito cuidados, onde o mapeamento cruzado não foi possível. Conclusão: A revisão de escopo permitiu identificar 72 cuidados de enfermagem para o pósoperatório de citorredução e HIPEC em UTI, com evidências sobre estratégias de recuperação rápida e cuidados com a equipe ao menusear drenos cirúrgicos em até 48 horas de admissão. Tratam-se de cuidados pautados na literatura para beneficiar a recuperação segura do paciente, além do ineditismo da pesquisa na área da enfermagem no desenvolvimento de protocolo assistencial sobre o tema. Produto técnico: 3 – Manual/protocolo.Item Desenvolvimento de um e-book sobre mestrado profissional em enfermagem: métodos e produtos da sistematização da assistência em enfermagem(2022) Lourençone, Emerson Matheus Silva; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Paz, Adriana Aparecida; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: O Conselho Federal de Enfermagem financiou o Programa de Mestrado Profissional CAPES/COFEN que publicou editais em parceira com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com foco na temática da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Objetivo: Desenvolver um e-book sobre o Mestrado Profissional em Enfermagem descrevendo experiências dos enfermeiros e produção técnica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem de egressos dos três Programas de Mestrados Profissionais do Rio Grande do Sul contemplados pelo edital no 27/2016 CAPES/COFEN. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: 1) estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa; 2) pesquisa documental sobre os métodos e produtos dos egressos do primeiro edital CAPES/COFEN; e 3) desenvolvimento de produtos. Na primeira etapa, realizou-se entrevistas com egressos do primeiro edital dos três Programas de Mestrado Profissionais CAPES/COFEN do Rio Grande do Sul para desvelar o fenômeno estudado. Dados analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin através do programa MAXQDA 2022. Na segunda etapa, pesquisou-se nos sítios eletrônicos das universidades as dissertações dos egressos na busca dos métodos e produtos produzidos pelos egressos. Na terceira etapa, ocorreu a elaboração do e- book e a produção do artigo acadêmico a partir dos dados obtidos da primeira e da segunda etapa. Resultados: Cinco categorias emergiriam das entrevistas realizadas no estudo exploratório descritivo: realização profissional; prática; troca de experiência; qualificação do currículo; e ampliação da visão profissional. Na pesquisa documental, identificou-se que o estudo metodológico foi o método mais frequente seguido por pesquisa ação e pesquisa convergente assistencial. O tipo de produto “Processo/tecnologia e produto/material não patenteável” foi o mais frequente, seguido pelo tipo “Manual/Protocolo”. O e-book desenvolvido intitulou-se “Descubra o Mestrado Profissional em Enfermagem: dicas, depoimentos de egressos, métodos e produtos” Conclusão: Os egressos relataram experiências satisfatórias relacionadas a aproximação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, sendo um diferencial que motiva o ingresso nessa modalidade de Pós-Graduação stricto sensu. O e-book, permitiu a difusão dos métodos utilizados no desenvolvimento de produtos direcionados à Sistematização da Assistência de Enfermagem quanto sua aplicabilidade na prática profissional das instituições de saúde. Produtos: Resultaram três produtos, a saber: dois acadêmicos em formato de artigo e um técnico, que correspondeu à um Produto de Editoração.Item Desenvolvimento de um programa de navegação para pacientes da linha de cuidado de atenção a mama de uma operadora de saúde(2022) Siqueira, Suellen Werlang de Almeida da; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: A navegação de pacientes é um processo que consiste em “navegar” os pacientes pelo sistema de saúde durante toda sua jornada oncológica, objetivando eliminar as barreiras entre as fases de suspeita, diagnóstico e tratamento do câncer. Objetivo: Desenvolver uma Linha de Cuidado de Atenção a Mama e um Programa de Navegação para pacientes beneficiárias de uma operadora de saúde. Materiais e Métodos: Pesquisa convergente assistencial (PCA). Seguiu-se as quatro etapas do Ciclo de Desenvolvimento de Programas de navegação de pacientes: diagnóstico, planejamento, implantação e avaliação. O campo de ação foi uma Operadora de Saúde do Rio Grande do Sul. O estudo respeitou todos os aspectos éticos. Resultados da Produção intelectual e técnica: No diagnóstico, identificado as possíveis barreiras enfrentadas pelas pacientes durante a assistência, desde o rastreamento do câncer de mama, descritos os objetivos do programa, resultados esperados e plano de ação, na metodologia 5W2H. O programa foi planejado para atender o perfil de beneficiárias da operadora. Realizou-se o piloto da navegação com duas enfermeiras de áreas distintas. Foi utilizado a ferramenta PDSA (Plan, Do, Study e Action), para aferir se todas as etapas anteriores ocorreram como planejadas. Foi disponibilizado à operadora, uma Linha de Cuidado para pacientes de Atenção a mama e um Programa de Navegação, a fim de melhorar as condições de acesso das beneficiárias ao sistema de saúde, atendendo aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade. Conclusão: Os produtos possibilitarão o atendimento humanizado proporcionando comunicação efetiva entre os serviços de saúde e operadora com coordenação do cuidado pelo enfermeiro navegador, favorecendo o rastreamento e início ao tratamento em tempo oportuno, bem como, a integração e promoção da comunicação entre os serviços de saúde que compõem essa Rede. Produto Técnico: 1- Tecnologia social.Item Elaboração de um modelo técnico-assistencial de enfermagem para pacientes de transplante renal(2019) Machado, Kelen Patricia Mayer; Blatt, Carine Raquel; Caregnato, Rita Catalina AquinoIntrodução: A equipe de enfermagem tem importante participação na assistência ao paciente de transplante renal, exigindo do enfermeiro, no desempenho de suas funções, a elaboração de um cuidado individualizado e integral, baseado em um modelo assistencial que permita a qualificação e padronização do atendimento. A escolha de um modelo assistencial de cuidado ao paciente está diretamente relacionada às necessidades dos pacientes, o conhecimento e habilidades dos profissionais, bem como à disponibilidade de recursos humanos e econômicos da instituição. Objetivo: Elaborar um modelo técnico-assistencial de enfermagem para acompanhamento dos pacientes de transplante renal. Metodologia: O estudo foi realizado na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA).Utilizou-se a pesquisa convergente assistencial (PCA), que envolve cinco fases: Concepção, Instrumentação, Perscrutação, Análise e Interpretação. A coleta de dados foi realiza seguindo as etapas: (1) diagnóstico do serviço de transplante renal; (2) entrevista semiestruturada com pacientes pré, trans e pós-transplante renal; (3) Grupo Focal (GF) com os enfermeiros assistenciais que atuam no pré, trans e pós-transplante renal, (4) experiência vivenciada na Organização Nacional de Transplantes da Espanha. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA. Resultados:O modelo assistencial de enfermagem para o atendimento do paciente de transplante renal foi fundamentando nas teorias de Watson e Orem, uma vez que as mesmas são orientadas pela integralidade do cuidado e pelo autocuidado. No ano de 2018, o hospital realizou 282 transplantes renais, 382 pacientes aguardavam em fila de espera e 2.643 pacientes estavam em acompanhamento. As categorias que emergiram da entrevista com nove pacientes, foram: Expectativas do transplante renal; Informação sobre o tratamento após o transplante; Mudança no estilo de vida após o adoecimento; Importância do autocuidado; Sentimentos envolvidos no transplante renal e Melhorias do centro transplantador sob a ótica do paciente. Foram realizados três GF com presença de dez, oito e nove enfermeiros. Ficou evidente o desconhecimento dos participantes sobre as atividades desenvolvidas pelos colegas nas diferentes áreas. Identificou-se as informações que devem ser apresentadas e discutidas com o paciente nos momentos pré, trans e pós-transplante. A vivência na Organização Nacional de Transplantes da Espanha, modelo mundial, permitiu conhecer o programa de transplante renal daquele país, contribuindo com construção dos produtos de pesquisa a ser implantado na instituição da pesquisa. Conclusão: A elaboração do modelo técnico-assistencial de enfermagem para pacientes de transplante renal permitiu olhar sob o ponto de vista e necessidades do serviço, do paciente e dos enfermeiros assistenciais. Além disso, fomentou a troca de experiência e a maior integração entre a equipe. Contribuindo para o planejamento e a padronização da assistência de enfermagem, podendo gerar benefícios a médio e longo prazo para os pacientes de transplante renal e para o serviço. Produtos: 1. Fluxo de atendimento de enfermagem ao paciente de transplante renal; 2. Checklist de orientações de enfermagem ao paciente de transplante renal; 3. Guia de orientações de enfermagem ao paciente de transplante renal; 4. Modelo Técnico-Assistencial de enfermagem para pacientes de transplante renal.Item Medicamentos sedativos, analgésicos e vasoativos: desenvolvimento de vídeos educativos(2022) Carleti, Melissa; Blatt, Carine Raquel; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: A equipe de enfermagem realiza o preparo e administração dos medicamentos de alta vigilância, entre eles os sedativos, analgésicos e vasoativos que apresentam riscos potenciais de eventos adversos graves em pacientes críticos. Objetivo: Desenvolver vídeos educativos destinados à equipe de enfermagem sobre os cuidados no preparo e administração de medicamentos sedativos, analgésicos e vasoativos em pacientes críticos. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas: 1) revisão integrativa: análise das publicações dos últimos cinco anos sobre o tema “erros de medicação intravenosa cometidos pela equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva adulto”; 39 estudos foram selecionados e agrupados em três temas: erros de medicação, incompatibilidade e intervenções para a redução dos erros de medicação. 2) scoping review: mapeamento das publicações sobre a segurança nos cuidados de enfermagem no preparo e administração de medicamentos sedativos, analgésicos e vasoativos em pacientes críticos; 32 estudos foram selecionados entre os quais os principais achados tratam da analgesia e sedação durante a realização de procedimentos, os cuidados com medicamentos vasoativos e os cuidados gerais com esses medicamentos. 3) construção de uma série com três vídeos educativos sobre cuidados de enfermagem no preparo e administração de medicamentos sedativos, analgésicos e vasoativos em pacientes críticos aplicando o modelo ADDIE; utilizou-se a ferramenta Vyond. Os vídeos apresentam os seguintes assuntos: segurança do paciente e erros de medicação, segurança com sedativos e analgésicos, e segurança com medicamentos vasoativos. Implicações Práticas: Os vídeos podem ser acessados por discentes, técnicos de enfermagem e enfermeiros para conhecimento individual, assim como podem ser utilizados como ferramenta didática em universidades e instituições de saúde. Produtos: Material didático constituído por três vídeos educativos sobre cuidados de enfermagem no preparo e administração de medicamentos sedativos, analgésicos e vasoativos em pacientes críticos; três artigos científicos, sendo uma revisão integrativa aceita para publicação, uma scoping review e um estudo metodológico. Produto 2: Material didático.Item Melhores práticas na residência multiprofissional em saúde: uma investigação apreciativa(2021) Fonseca, Jaqueline Petittembert; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) ou em Área Profissional da Saúde são uma modalidade de formação em pós-graduação latu sensu, sob forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço. Tal modalidade promove a formação de profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais, de forma interdisciplinar e integrada, articulando o cuidado no cotidiano da atenção à saúde. Durante o período da residência, o residente é supervisionado por profissionais do corpo assistencial. A função de preceptor caracteriza-se pela supervisão direta das atividades práticas do residente no serviço e tem papel essencial nesse processo de ensino-aprendizagem, aproximando a equipe multiprofissional, propiciando a integralidade do cuidado. O processo educativo na preceptoria tem fragilidades na formação do preceptor, demonstrando que ele também necessita de qualificação profissional para o desenvolvimento de suas habilidades para realizar essa atividade. Objetivo: Conhecer as melhores práticas desenvolvidas na Residência Multiprofissional em Saúde da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para o desenvolvimento de um produto que valorize a preceptoria e a residência. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa apreciativa utilizada para promover o conhecimento construído, facilitando o processo reflexivo, através da identificação de experiências positivas compartilhadas pelo grupo do contexto estudado e desenvolvida em quatros fases, a saber: descoberta, sonho, planejamento e destino. A pesquisa foi desenvolvida em parceria entre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. A população e amostra por conveniência foi constituída pelos preceptores de diversas áreas do conhecimento. A coleta de dados foi realizada online, usando salas de webconferência com o grupo de preceptores, através de roteiro semiestruturado com perguntas relativas às respectivas fases da pesquisa. Resultados: Realizaram-se três reuniões com grupo de discussão totalizando a participação de nove profissionais de diversas áreas de saberes, contudo o quantitativo variou no decorrer dos encontros. Participaram da pesquisa um preceptor representante da farmácia, um da nutrição, cinco da enfermagem, um da fisioterapia e um da fonoaudiologia. Os tempos de experiência profissional e de preceptoria variaram, respectivamente de quatro a 22 anos, e de um a oito anos. Após a etapa de mapeamento das unidades de registro e os seus respectivos agrupamentos, surgiram três categorias e oito subcategorias distribuídas conforme as fases da pesquisa. A discussão conduzida nos grupos de estudo foi baseada nas questões sobre o que é necessário melhorar a REMIS e o que era importante para a preceptoria, falas de um futuro ideal e de reflexões sobre o posicionamento dos preceptores frente à equipe, aos residentes e sua forma de pensar e repensar sua responsabilidade dentro da residência multiprofissional. Os grupos de discussão proporcionaram uma reflexão aos profissionais sobre as práticas realizadas, visando a melhorias e qualificação dentro da realidade de seus processos de trabalho. Produtos: Posteriormente aos apontamentos levantados nas discussões foi desenvolvido um manual para apoio dos preceptores e um vídeo para divulgação da residência, contribuindo, dessa forma para a qualificação das ações de saúde no serviço e valorizando a residência multiprofissional.Item Metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: materiais didáticos para abordagem da segurança do paciente(2020) Nagel, Mônica Vanessa Ochôa da Silva; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Viegas, Karin; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: diante da necessidade da inclusão transversal do tema sobre segurança do paciente nas disciplinas do currículo da graduação de Enfermagem, metodologias ativas podem aprimorar o processo e oferecer práticas mais construtivas e contextualizadas sobre o tema. Objetivo: desenvolver materiais didáticos para abordagem da segurança do paciente com aplicação de metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Método: intervenção educativa, fundamentada no design instrucional, aplicada em uma disciplina da graduação em Enfermagem, de uma Universidade Federal de Porto Alegre. Para apoiar o ensino-aprendizagem dos acadêmicos do 5º semestre foram desenvolvidos materiais didáticos, utilizando metodologias ativas para abordar o tema de segurança do paciente, em uma disciplina sobre a assistência de Enfermagem ao paciente clínico/cirúrgico, adulto e idoso, ocorrida no primeiro semestre de 2019. Resultados: materiais didáticos foram desenvolvidos fundamentados nas seis metas de segurança do paciente e implementados em seis aulas. Os temas abordados foram: prevenção de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (IRAS); cirurgia segura; identificação do paciente; comunicação efetiva; segurança com medicamentos; prevenção de quedas e lesão por pressão. Utilizou-se jogos educacionais, recursos didáticos digitais e vídeos. Realizou-se simulação clínica, com elaboração, implementação e validação de quatro cenários sobre a assistência de enfermagem perioperatória, com ênfase nos aspectos de segurança. Para a avaliação das habilidades clínicas dos acadêmicos foi realizado o exame clínico objetivo estruturado (OSCE). A avaliação dos alunos ocorreu antes e depois das intervenções educativas e, feedback sobre a percepção do conteúdo e efetividade das metodologias ativas. Conclusões/Produtos: os materiais didáticos desenvolvidos foram quatro cenários de simulação sobre a assistência de enfermagem perioperatória, com ênfase nos aspectos de segurança; jogo educacional sobre IRAS; uma matriz de construção e aplicação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE), com duas estações sobre prevenção de IRAS, comunicação efetiva e segurança com medicamentos. Os cenários foram validados por especialistas e docentes da instituição, a partir da Escala do Design da Simulação. E um E-book sobre experiências com metodologias ativas aplicadas na Enfermagem foi organizado.Item NEWS2 versão brasileira: desenvolvimento de uma tecnologia educacional para enfermeiros fundamentado por um estudo de coorte(2023) Sousa, Alldren Silva de; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Santarém, Michelle Dornelles; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemRESUMO Introdução: National Early Warning Score 2 (NEWS2) é um escore que permite avaliar a deterioração clínica do paciente. Recentemente traduzido (NEWS2-B), é pouco usado nos Serviços de Emergências (SE) brasileiros. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional, para capacitação de enfermeiros, fundamentada por uma pesquisa original sobre o uso do National Early Warning Score 2 versão brasileira (NEWS2-B) para pacientes com suspeita ou diagnóstico de sepse em comparação ao quick Sequential Organ Failure Assessment (qSOFA) e ao Modified Early Warning Score (MEWS). Materiais e Métodos: Estudo metodológico contemplando três etapas: Revisão integrativa (RI), coorte prospectivo e construção da tecnologia educacional. Estratégia de busca na RI: (“early warning score” OR “NEWS2” OR “national early warning score 2”) AND sepsis AND “clinical deterioration”. Bases de dados: PubMed, Scopus, Web of Science e Biblioteca Virtual em Saúde. Coorte realizado no SE adulto de um hospital de Porto Alegre. Amostra 295 pacientes com suspeita ou diagnóstico de sepse. Coleta de dados ocorreu na classificação de risco e transferência do paciente do SE com instrumentos: qSOFA, MEWS e NEWS2-B. Desfechos avaliados: deterioração clínica, mortalidade intra-hospitalar e internação em unidade de terapia intensiva. Plataforma Powtoon usada na construção do produto, contemplando pré-produção, produção e pós-produção. Resultados da produção intelectual e técnica: A pesquisa realizada gerou um produto técnico uma tecnologia educacional, um vídeo e dois produtos científicos: RI e um artigo original. A RI analisou doze artigos, NEWS o escore mais prevalente para pacientes com sepse e suspeita de sepse no SE, maior precisão para mortalidade intra-hospitalar e internação em UTI. Coorte evidenciou que NEWS2-B e MEWS apresentaram acurácia diagnóstica no segundo momento para mortalidade intra-hospitalar e internação em UTI. NEWS2-B e MEWS, preditores para mortalidade, ambos na transferência definitiva, já o NEWS2-B associado à internação em UTI no segundo momento. Tutorial desenvolvido sobre aplicação do NEWS2-B validado obtendo Índice de Validação de Conteúdo maior ou igual a 80%. Conclusão: A pesquisa de campo constatou que NEWS2-B teve melhor performance diagnóstica para identificar a deterioração clínica em pacientes com suspeita ou diagnóstico de sepse, comparado ao MEWS e qSOFA versões brasileiras, e mais precisão para mortalidade intra-hospitalar e internação em UTI, nos dois momentos. O tutorial permite capacitar enfermeiros para a aplicação do NEWS2 versão brasileira. Produto técnico: 2 - Material didático.Item Processo de enfermagem perioperatório: implantação em sistema de gestão informatizado(Wagner Wessfll, 2021) Fritzen, Aline; Linch, Graciele Fernanda da Costa; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: No Brasil, a Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória é indicada como modelo para conduzir o trabalho do enfermeiro de Centro Cirúrgico. Nesse, executa-se todas as etapas do Processo de Enfermagem, planejando ações e promovendo melhor comunicação entre as equipes. A tecnologia da informação tem permeado os processos de trabalho na área da saúde e os registros eletrônicos no prontuário do paciente geram impactos positivos, melhorando os processos, direcionando a realização de uma assistência de enfermagem qualificada e segura ao paciente. Objetivo: Implantar o processo de enfermagem perioperatória em registros eletrônicos, referente a etapa de diagnósticos de enfermagem, fundamentados na taxonomia NANDA International em um software de gestão em saúde. Desenvolvimento: O desenvolvimento do produto seguiu o ciclo de planejar-fazer-estudar-agir, utilizado para transformar ideias em ações na construção da melhoria iterativa da saúde. Considerado um veículo de aprendizagem em ação, cada ciclo combina previsão com um teste de mudança, análise e uma conclusão sobre o melhor passo a seguir. Seguindo as etapas, “planejar” no qual as previsões de resultados são claramente indicadas e as tarefas são atribuídas, se estabeleceu “quem, o quê, quando e onde”, no "fazer", os dados para os registros foram inseridos no sistema. Os resultados obtidos foram analisados na fase de “estudar”. Por último no “agir”, o plano foi adotado. Cinco ciclos foram aplicados. Implicação prática: Qualificar registros de enfermagem através de sistema informatizado permite ao software sugerir diagnósticos de enfermagem, de acordo com os sinais e sintomas relacionados do paciente. Melhora o processo de enfermagem e a qualidade assistencial, norteando a atuação na linha do cuidado perioperatório. Produtos: Processo e tecnologia não patenteável: o produto principal foi a implantação de etapas do processo de enfermagem em registros eletrônicos, no período perioperatório, referentes aos diagnósticos de enfermagem em um sistema de gestão em saúde informatizado; estruturação e implementação do histórico de enfermagem e da evolução intraoperatória; e desenvolvido tutorial com um roteiro virtual, utilizado como material didático referente a realização do processo.Item Proposta de implementação e monitoramento de protocolo assistencial de enfermagem para pacientes adultos submetidos à derivação ventricular externa(2023) Binkowski, Sabrina; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine Raquel; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemA Derivação Ventricular Externa (DVE) é uma tecnologia terapêutica frequentemente utilizada em pacientes acometidos por patologias neurológicas demandando uma assistência complexa, requer conhecimento da equipe de enfermagem fundamentados em protocolos baseados em evidências que garantam uma assistência segura. Objetivo: Estruturar uma proposta de implementação do protocolo assistencial de enfermagem para pacientes adultos submetidos à DVE em um complexo hospitalar. Materiais e Métodos: Pesquisa exploratória descritiva fundamentada na Ciência da Implementação realizada em quatro etapas: 1) levantamento inicial com aplicação de questionário online com enfermeiros, a fim de conhecer as práticas prévias realizadas em pacientes adultos com DVE; 2) apresentação aos atores chaves a matriz de indicadores propostos para avaliação da implementação do protocolo; 3) elaboração de um curso online autoinstrucional para enfermeiros; e 4) realização da síntese de um protocolo elaborado pela equipe de pesquisa. Pesquisa realizada em um complexo hospitalar localizado no sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2022. Na primeira etapa participaram seis enfermeiros, permitindo identificar carência de conhecimento sobre cuidados de enfermagem fundamentados na PBE. Na segunda, participaram quatro atores chaves do serviço de neurocirurgia para validação, definindo-se para implantação os indicadores: tempo médio de permanência da DVE em dias; tempo médio de permanência da DVE em dias por patologia; adesão à capacitação; taxa de infecção associada à DVE; número de complicações da DVE por paciente por patologia de base; número médio de complicações da DVE por paciente. No desenvolvimento do curso utilizou-se o design instrucional contextualizado, com cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Resultados da Produção intelectual e técnica: O curso possui carga horária total de seis horas, dividido em dois módulos com oito vídeos disponibilizados na plataforma institucional. A média calculada do escore do System Usability Scale do curso ficou em 58,75, equivalente a “aceitável”. O Protocolo Assistencial de Cuidados de Enfermagem para pacientes com Derivação Ventricular Externa (DVE), construído e validado em pesquisas anteriores, foi analisado, sintetizado adequando ao modelo institucional por seis pessoas, incluindo as chefias do serviço, as pesquisadoras e uma bolsista, sendo entregue ao setor de Qualidade. Conclusão: Disponibilizado ao complexo hospitalar uma proposta de implementação de um Protocolo Assistencial que permitirá qualificar a assistência de enfermagem ao paciente com DVE. Produto técnico: 2- Material didático e 3- Manual/protocolo.Item Proposta para implantação da consulta de enfermagem aos pacientes ambulatoriais no pré-operatório(2023) Camargo, Carmem Dalpiaz; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemA consulta de enfermagem pré-operatória é a primeira fase da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), contribuindo para a qualidade da assistência, auxiliando o paciente e seus familiares a compreender e preparar-se para o tratamento anestésico-cirúrgico. Objetivo: Produzir um relatório técnico com uma proposta para implantação da consulta de enfermagem pré-operatória para pacientes ambulatoriais que serão submetidos a cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um hospital de Porto Alegre. Materiais e métodos: Trata-se de um projeto de melhoria, realizado em duas etapas: elaboração de fluxograma da consulta de enfermagem pré-operatória através de discussão com o grupo focal e individual com enfermeiros e anestesiologistas e a realização de um teste piloto para verificar a possibilidade de implantação do processo proposto. O estudo foi conduzido pela ferramenta de gestão denominada Ciclo PDSA. O campo de ação foi o Centro Cirúrgico e o ambulatório de um dos hospitais da cidade de Porto Alegre. Amostra intencional não probabilística na primeira etapa constituída por enfermeiros e anestesiologistas e na segunda etapa por pacientes que iriam ser submetidos a cirurgia eletiva pelo SUS. A coleta de informações permitiu construir um fluxograma para realização da consulta de enfermagem pré-operatória a ser proposto para implantação. Elaborado um instrumento e inserido no Tasy para conduzir e registrar a consulta de enfermagem e um infográfico com orientações para os pacientes cirúrgicos. Realizado um teste piloto da consulta de enfermagem pré-operatória no ambulatório no período entre julho e agosto de 2022. Resultados da produção intelectual e técnica: 109 pacientes atendidos, sendo 50,4% do sexo feminino, 53% moradores de Porto Alegre e 47% provenientes do interior do Rio Grande do Sul. A especialidade cirúrgica com maior número de pacientes atendidos foi a cirurgia geral, representando 44% dos atendimentos. As demais especialidades foram urologia 29,3%, traumatologia 13,7%, ginecologia 5,5%, proctologia 3,6%, cirurgia vascular 2,7% e otorrinolaringologia 0,9%. O tempo médio de atendimento foi de 16 minutos. Conclusão: Evidenciou-se que o atendimento ambulatorial aos pacientes no pré- operatório realizado pela enfermeira é viável na instituição, permitindo promover espaço de diálogo e acolhimento, dessa forma pode-se contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado. Para ocorrer a implantação, recomenda-se disponibilizar recurso humano e materiais, sendo esses uma enfermeira, uma sala no ambulatório e um computador com internet. Produto técnico: 4 - Processo/Tecnologia e produto/material não patenteável.Item Protocolo Assistencial de Enfermagem para Pacientes Adultos Submetidos a Drenagem Torácica Internados em Terapia Intensiva(2023-12-19) Silva, Elisiane Goveia da; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: A enfermagem atua em todas as etapas na assistência ao paciente com drenagem torácica, por isso, a existência de protocolo de cuidados fundamentado em evidências científicas permite auxiliar na tomada de decisão e padroniza a assistência prestada pela equipe. Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre os cuidados de enfermagem direcionados aos pacientes adultos submetidos à drenagem torácica, internados em Unidade de Terapia Intensiva, para fundamentar a construção de um protocolo assistencial. Materiais e Método: Trata-se de um estudo metodológico conduzido em duas etapas, a saber: a) revisão de escopo segundo a sistematização da JBI; e b) elaboração do protocolo assistencial de acordo com as orientações de Pimenta et al. A questão de pesquisa foi conduzida pelo acrônimo PCC (População, Conceito e Contexto): quais são os cuidados de enfermagem indicados aos pacientes adultos com drenagem torácica internados em terapia intensiva? Incluíram-se as publicações em português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. Resultados da produção intelectual e técnica: 973 estudos foram importados de seis bases de dados, sendo 21 incluídos para extração dos dados. Foram extraídas na revisão de escopo um total de 60 recomendações, sendo 13 recomendações aplicáveis préinserção do dreno de tórax, nove recomendações durante a inserção do dreno e 38 recomendações de cuidados na manutenção da DT. Ao realizar as etapas de avaliação do nível de evidências, 56 recomendações foram selecionadas para inclusão no protocolo. Conclusão: O mapeamento dos cuidados possibilitou a construção do protocolo assistencial de enfermagem intitulado Protocolo Assistencial de Enfermagem para Pacientes Adultos Submetidos à Drenagem Torácica que tem como objetivos: a) Sintetizar informações e condutas, através da padronização das recomendações e da generalização das práticas fundamentadas cientificamente e b) subsidiar a assistência de enfermagem prestada aos pacientes adultos submetidos à drenagem torácica através da qualificação do cuidado prestado a partir da prática baseada em evidências. Identificou-se escassez de estudos com alto nível de evidência. A pesquisa terá continuidade sendo a próxima etapa a validação do protocolo por expertises e, após, a implementação. Produto técnico: 3 - Manual/Protocolo.Item Protocolo validado sobre assistência de enfermagem ao paciente adulto com derivação ventricular externa: vídeo educacional(2021) Vieira, Tainara Wink; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Blatt, Carine Raquel; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: a Derivação Ventricular Externa (DVE) é uma tecnologia frequentemente utilizada em neurocirurgia, cujo cuidado é complexo e demanda conhecimento da equipe assistencial. Nesse contexto, protocolos são ferramentas que guiam a tomada de decisão e qualificam a assistência prestada, e vídeos são recursos que podem ser utilizados na divulgação de informações aos profissionais. Objetivo: contribuir com a enfermagem baseada em evidências por meio da validação de conteúdo de um protocolo assistencial sobre os cuidados de enfermagem prestados ao paciente adulto em uso de derivação ventricular externa, e desenvolvimento de um vídeo educacional. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: revisão integrativa sobre métodos de validação de protocolos assistenciais de enfermagem, validação de conteúdo do protocolo, e elaboração do vídeo. A validação avaliou rigor metodológico utilizando o AGREE II e taxa de concordância superior a 80%; e painel de especialistas, com Técnica Delphi em duas rodadas e a Razão de Validade de Conteúdo. O vídeo foi desenvolvido seguindo o modelo ADDIE. Resultados: a revisão integrativa incluiu 32 artigos. Na primeira fase da validação, três domínios alcançaram consenso e três atingiram concordância inferior a 80%, sendo revisados. Na segunda fase da validação, foram avaliadas 21 recomendações pelos especialistas na primeira fase do painel. Dessas, seis alcançaram o consenso total ou parcial e não foram reformuladas. Treze recomendações foram reformuladas e reenviadas aos participantes na segunda fase, e duas recomendações foram reformuladas. Incorporou-se recomendações sobre desmame da DVE, transporte e mobilização do paciente. Já o vídeo apresenta a DVE, suas indicações e potenciais complicações, e os cuidados de enfermagem relacionados, estando disponível online. Conclusão: o protocolo e o vídeo educacional constituem ferramentas valiosas na assistência ao paciente neurocrítico em uso de DVE, com ênfase na prática baseada em evidências. Produto: protocolo assistencial de enfermagem para pacientes submetidos à DVE e vídeo educacional intitulado “conhecendo a DVE: cuidados de enfermagem”.Item Quimioterapia hipertérmica intraperitoneal transoperatória: parecer técnico-científico sobre segurança ocupacional(Wagner Wessfll, 2020) Riboli, Gabriela Bolsoni; Caregnato, Rita Catalina AquinoIntrodução: A hyperthermic intraperitoneal chemoterapy (HIPEC) é utilizada no tratamento de pacientes com carcinomatose peritoneal decorrentes, principalmente, de neoplasia colorretal. Consiste na administração de medicamentos antineoplásicos em alta temperatura diretamente no meio intraperitoneal, após realização de citorredução cirúrgica completa. Apesar de diminuir a toxicidade relacionada aos agentes antineoplásicos, nos pacientes, oferece riscos aos profissionais atuantes pela exposição aos quimioterápicos. Os principais riscos estão associados ao contato da pele com o medicamento antineoplásico durante e após o procedimento. Objetivo: desenvolver um parecer técnico-científico sobre segurança ocupacional para profissionais envolvidos no atendimento transoperatório, direto ou indiretamente, do paciente submetido à HIPEC. Desenvolvimento: estudo desenvolvido em duas etapas: 1) realizado um scoping review sobre HIPEC para fundamentar teoricamente a confecção de um parecer técnico-científico. Realizada busca nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus, Web of Science, Google Scholar e The Chocrane Library. Os critérios de elegibilidade foram: estudos publicados no período de 2015 a 2019; nos idiomas inglês, espanhol e português; independente do delineamento e disponibilizados na íntegra gratuitamente em meio eletrônico. 2) Desenvolveu-se um parecer técnico-científico (PTC), seguindo as orientações das Diretrizes Metodológicas para Construção de Pareceres Técnico-Científicos do Ministério da Saúde sobre segurança ocupacional direcionado aos profissionais envolvidos no atendimento transoperatório do paciente submetido à HIPEC. Fundamentado nas publicações selecionadas, o PTC apresenta recomendações sobre quatro temas: educação e capacitação da equipe envolvida na HIPEC, equipamentos de proteção individual e coletivos, infraestrutura e orientações gerais. O documento indica 43 recomendações: 11 com nível de qualidade de evidência muito baixo; 29 com nível baixo; e três moderadas. Implicações práticas: o parecer técnico-científico orienta sobre os melhores cuidados relacionados à segurança ocupacional da equipe de profissionais envolvidos nesse procedimento, através da capacitação e educação da equipe, de orientações quanto a equipamentos de proteção individual (EPI), descarte de resíduos provenientes do procedimento e cuidados com equipamentos e materiais utilizados na HIPEC. Produto: parecer técnico-científico sobre segurança ocupacional para os profissionais envolvidos no atendimento transoperatório, direto e indireto, do paciente submetido à HIPEC.Item Segurança do paciente no transoperatório: avaliação dos processos de trabalho e comunicação para implantação da SAEP(2019) Jost, Marielli Trevisan; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Viegas, KarinIntrodução: As instituições de saúde cada vez mais estão se preocupando com a qualidade e a segurança dos serviços prestados. A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) auxilia nas ações de Enfermagem no Centro Cirúrgico (CC), promove a comunicação e garante a segurança do paciente O uso da ferramenta Ferramenta de Modos de Falhas e seus Efeitos (FMEA) permite a compreensão do fluxo de trabalho para adequação e promoção da qualidade do serviço em saúde. Objetivo: Avaliar os processos de trabalho e de comunicação no transoperatório a partir da ferramenta FMEA com a finalidade de melhorar a segurança do paciente e implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem no Perioperatório. Método: Estudo metodológico utilizando-se a FMEA, a qual permite analisar falhas existentes, suas causas e efeitos no processo de trabalho, bem como o risco de ocorrência e gravidade, possibilitando a construção de ações corretivas. O índice de risco (R) é calculado pela multiplicação dos valores da gravidade, probabilidade de ocorrência e possibilidade de detecção. O campo de ação foi um CC de um hospital de grande porte de Porto Alegre/RS. Realizaram-se grupos de trabalho, com profissionais ligados direta ou indiretamente ao CC para analisar os processos de trabalho do transoperatório. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Instituição sob CAAE: 76806317.6.0000.5335. Resultados: Realizaram-se 10 reuniões com 13 profissionais de diversas áreas, os quais avaliaram o fluxo de trabalho para “agendamento de cirurgias”, “farmácia satélite”, “Centro de Materiais e Esterilização (CME)” e “Centro Cirúrgico (CC)”. Os processos com índices de riscos mais elevados foram os seguintes: agendamento de cirurgias - falha no agendamento de procedimentos cirúrgicos errados (R=252); ação prática revisão do agendamento de cirurgias e comunicação. Farmácia satélite - erros na montagem e revisão de materiais (R=504); ação corretiva informatização e comunicação. CME - tempo insuficiente de esterilização do material (R=384); ação prática solicitação com antecedência dos materiais. CC - falha voltada ao número reduzido de enfermeiras assistenciais durante o procedimento (R=540); ação na adequação do quadro de profissionais e realizar a SAEP. Conclusão: Esta ferramenta permitiu avaliar os processos de trabalho com falhas potenciais, e refletir nas práticas para promoção da segurança do paciente no transoperatório, para implementar, futuramente, a SAEP. Produtos: Construção do fluxo do processo de trabalho transoperatório; capacitação da equipe de enfermagem para realização do checklist cirúrgico; elaboração de um relatório técnico acerca dos resultados da pesquisa para apresentação à direção do CC; e elaItem Simulação clínica na graduação de Enfermagem: desenvolvimento e implantação do guia para cenário de Simulação Linn(2019) Linn, Amanda Chlalup; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Souza, Emiliane Nogueira deIntrodução: A simulação clínica, método de ensino inovador, permite através de uma situação criada a experiência de um acontecimento próximo do real, com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou entender sistemas ou ações humanas. Assim, na prática da enfermagem a simulação clínica emerge como uma estratégia profícua, capaz de incrementar as tecnologias de ensino-aprendizagem, para promover qualificação de profissionais e capacitação de alunos no domínio de atuação do enfermeiro, a assistência ao paciente crítico. Objetivo: Desenvolver um guia para simulação estruturada e cenários de simulação clínica no ensino da graduação de enfermagem na temática de atenção ao paciente crítico. Desenvolvimento: Trata-se de uma pesquisa aplicada na área de educação em saúde, com a finalidade de gerar conhecimentos para aplicação prática. Foi realizada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no curso de Bacharelado em Enfermagem, na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto II. Através da Escala do Design da Simulação foram validados cenários de simulação sobre atenção ao paciente crítico. Foram aplicados na disciplina do curso e, sequencialmente, avaliada a aprendizagem de alunos e satisfação com a metodologia através da escala Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem. Resultados e Discussão: Foi elaborado um guia estruturado de cenário de simulação, denominado Guia para Cenário de Simulação Linn, bem como o desenvolvimento de cenários a partir deste guia, no que tange à atenção ao paciente crítico: Manobras avançadas de parada cardiorrespiratória; Assistência de enfermagem ao paciente com disfunção respiratória; e Assistência de enfermagem ao paciente com disfunção neurológica. Os cenários foram validados por especialistas, havendo divergência apenas na importância do item no cenário de atendimento à parada cardiorrespiratória. Quanto à satisfação dos alunos com as atividades de simulação, conforme identificado também em outros estudos, esta é elevada, pois permitiu o desenvolvimento de habilidades em ambiente seguro e próximo ao real. Conclusões: A simulação clínica foi incorporada às práticas de ensino da universidade, garantindo o processo de aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem a partir da aplicação dos conhecimentos através de tomada de decisão por experiência clínica, em ambiente seguro, através da metodologia ativa. Produto: Foi desenvolvido um guia para cenário de simulação, denominado Guia para Cenário de Simulação Linn, e três cenários de simulação clínica com ênfase na atenção ao paciente crítico.