Navegando por Autor "Trindade, Carolina Sturm"
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Item Ação educativa em uma equipe de saúde para o enfrentamento de situações de violência doméstica por queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina SturmIntrodução: A violência doméstica é um problema de saúde pública que requer organização dos serviços de saúde e de atenção multidisciplinar, assim como a queimadura, que exige atendimento de uma equipe especializada. É crescente o número de atendimentos a pacientes acometidos por queimaduras de cabeça e pescoço na área da Fonoaudiologia e por disso, essa área pode ser uma aliada das pessoas que sofrem violência doméstica. A assistência domiciliar faz com que problemas sejam visualizados e identificados e por isso, é relevante formar e articular a equipe de saúde que presta assistência na modalidade de saúde da atenção domiciliar no que tange ao tema de violência doméstica e situações de queimaduras de cabeça e pescoço. Objetivo: Planejar e desenvolver uma ação educativa (um curso de formação, com duração de dez horas) para o enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço, direcionada a uma equipe multidisciplinar de saúde de uma empresa privada que presta serviços de saúde na assistência domiciliar. Metodologia: Pesquisa ação, de cunho exploratório com abordagem mista, norteada pelos preceitos do Arco de Charles Maguerez e já empregada por diferentes autores (PRADO et al., 2012; VILLARDI; CYRINO; BERBEL, 2015; FRANÇA; MELO; MONTEIRO; GUILHEM, 2016, FERREIRA, 2019). Participaram da pesquisa 23 profissionais entre equipe de saúde multidisciplinar, que atuam na assistência domiciliar e participaram de um curso de formação sobre a temática deste estudo e 14 profissionais da área da saúde, que avaliaram as estratégias produzidas para este estudo. A análise interpretativa dos dados foi realizada por meio da proposta de interpretação qualitativa, baseada no estudo de Bardin (2011) e a análise estatística dos dados quantitativos deu-se por meio do método de adequação de conteúdo. Resultados: Ao final do curso, os profissionais que participaram, o avaliaram como satisfatório, sinalizando a importância de tornar o processo educativo e de aprendizado como centro do seu processo de trabalho; além disso, sentiram-se melhor preparados para o enfrentamento da violência doméstica. Os resultados demonstraram que a educação permanente e continuada em saúde é uma excelente estratégia no processo ensino-aprendizagem para uma equipe de saúde multidisciplinar e transformadora no processo de trabalho dos serviços de saúde domiciliar, promovendo impacto e efetividade satisfatórios para uma empresa. Considerações finais: Foi proporcionado o aprimoramento na prática do serviço de saúde na temática do enfrentamento à violência no ciclo da vida e uma contribuição para o desenvolvimento de análise crítica e reflexiva da equipe de saúde multidisciplinar que atua na assistência domiciliar, bem como auxiliar e apoiar o processo de formação e educação dos profissionais sobre esse tema, contribuir com a problematização do serviço de saúde social e estimular mudanças no cotidiano do aprender e do ensinar nos serviços de saúde em comunidade. Produtos: Elaboração de um curso para formação de uma equipe de saúde multidisciplinar, um guia de orientação à equipe de saúde e um artigo sobre a dissertação.Item Construção e validação do aplicativo dicabetes: uma ferramenta para qualificação da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1(Wagner Wessfll, 2021) Piccoli, Carolina; Canabarro, Simone Travi; Trindade, Carolina Sturm; Millão, Luzia FernandesIntrodução: O Diabetes Mellitus é um grande problema de saúde, que independente do grau de desenvolvimento, afeta todos os países. No Brasil, há cerca de 95.800 crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Considerando a importância do enfermeiro na educação em saúde e gerenciamento da equipe, é ele quem orienta a equipe de enfermagem, pacientes e familiares sobre as técnicas de aplicação de insulina, os locais de aplicação da mesma, assim como, os tipos de insulinas existentes, para que possa assistir o paciente com segurança, prestando cuidado de qualidade. Atualmente, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas por meio de dispositivos móveis, tornaram-se grandes aliadas na renovação do contexto educacional. Objetivo: desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para qualificação da assistência aos pacientes com DM1. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Podemos configurá-lo como descritivo, de produção tecnológica, realizado em quatro etapas: Análise e especificação: etapa em que ocorreu a fundamentação teórica e a definição dos questionários a serem utilizados para saber o conhecimento dos enfermeiros, acerca do tema. Dessa forma, foi escolhido um instrumento validado, o Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e elaborado um questionário de Condutas; Design: definição dos conteúdos e características do aplicativo; Desenvolvimento: construção do protótipo do aplicativo por um estudante da área da tecnologia da informação (TI); Implementação: nesta etapa foi realizado o uso do aplicativo pelos usuários (enfermeiros do hospital pediátrico) e por especialistas (juízes, profissionais da área de Enfermagem e TI). Estes usuários avaliaram o protótipo do aplicativo por meio do questionário Scale Usability Score (ScSUS), que avalia a sua usabilidade. Resultados: O estudo resultou do produto de mestrado, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O protótipo do produto educacional foi denominado DICABETES. Nele contém informações sobre o que é o diabetes, valores de exames laboratoriais para diagnóstico da doença, técnica de aplicação de insulinas, dispositivos para aplicação de insulina, monitorização da glicemia, tipos de insulinas existentes, condutas em hipoglicemias e hiperglicemias, descarte de insumos e transporte, validade e armazenamento das insulinas. O número de participantes da etapa de avaliação do aplicativo foi de onze usuários e cinco especialistas. O produto teve avaliação positiva pelos usuários: 45% avaliaram como excelente, 37% como melhor imaginável e 18% bom. Os especialistas também o avaliaram positivamente: 40% como excelente e 60% como melhor imaginável. Conclusão: O protótipo “DICABETES” possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência, oferece informações baseadas em evidências e melhorias podem ser aplicadas no aplicativo DICABETES, com base nas considerações dos profissionais que o avaliaram, permitindo que seja uma ferramenta educacional utilizada pelos profissionais da área de saúde, contribuindo para melhorar a assistência aos pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Produtos: aplicativo móvel DICABETES e um artigo científico.Item Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação da qualidade dos objetos de aprendizagem da área da saúde(2016) Trindade, Carolina Sturm; Reppold, Caroline Tozzi; Dahmer, AlessandraContexto: No campo do ensino na saúde, as tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais sendo usadas pelos educadores, sendo vistas como um instrumento facilitador da aprendizagem, uma vez que promovem maior integração, interação, agilidade na recuperação da informação, distribuição e comunicação nos mais variados contextos. Especificamente as tecnologias multimídia e da internet permitem que sejam criadas diversas abordagens pedagógicas de educação a distância, incluindo a utilização de objetos de aprendizagem - recursos digitais de aprendizagem que podem ser reutilizados diversas vezes em diferentes cenários de aprendizagem. No caso dos objetos de aprendizagem identifica-se a necessidade de pesquisas que contribuam para a discussão de procedimentos validados e não tendenciosos. Nesse contexto, este trabalho descreve a criação e a validação de uma escala para avaliação da qualidade de objetos de aprendizagem desenvolvidos para ensino na área da saúde. Objetivos: O objetivo geral desta tese era o de desenvolver e validar um instrumento de avaliação da qualidade de objetos de aprendizagem para a área da saúde. Especificamente, tinha-se como propósito: 1) Definir os conceitos e critérios de qualidade para objetos de aprendizagem desenvolvidos para a área da saúde; 2) Desenvolver um instrumento para operacionalizar a avaliação dos objetos de aprendizagem desenvolvidos para a área da saúde baseado na definição de categorias temáticas, as quais seriam compostas de dimensões e itens que contemplassem o tema; 3) Identificar evidências de validade de conteúdo e evidências de validade baseada na estrutura interna para o instrumento de avaliação dos objetos de aprendizagem desenvolvidos para a área da saúde. Métodos: O processo de desenvolvimento e validação do referido instrumento seguiu os preceitos da Psicometria, abrangendo os procedimentos teóricos, experimental e analítico, realizados em cinco etapas. Os procedimentos teóricos caracterizam a primeira etapa e foram fundamentados por revisão de literatura pertinente à área de avaliação de objetos de aprendizagem e subsidiaram a criação de uma escala. A segunda etapa contou com a participação de 139 juízes, todos vinculados à área da saúde, incluindo docentes, técnicos/designers, tutores e alunos de Curso de Especialização em Saúde da Família, resultando na geração do índice de validade de conteúdo (IVC) global e de cada item da escala. Para a terceira etapa, contou-se com a participação de treze profissionais que atuam no ensino em saúde (enfermeiro, médico, pedagogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, profissional da ciência da computação), quando foi calculada a razão de validade de conteúdo (RVC) para cada item da escala. O IVC e o RVC serviram de parâmetro para determinar as evidências de validade de conteúdo. Itens que possuíssem IVC menor que 0,85 e ao mesmo tempo apresentassem RVC menor que 0,54 deveriam ser retirados da escala. Na quarta etapa, contou-se com a participação de 119 alunos do Curso de Especialização em Saúde da Família e utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória para executar o teste de estrutura interna. Na quinta etapa, para o teste de medida de precisão, adotou-se a análise do Alpha de Cronbach. Resultados e conclusões: Definiu-se o construto “Qualidade de objetos de aprendizagem para área da saúde” apresentado sob a forma de três dimensões: “Conceitos Intrínsecos aos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde”, “Educacional” e “Apresentação”. Criou-se uma escala para avaliação da qualidade de objetos de aprendizagem. No estudo de validade de conteúdo, o valor do IVC Global foi de 0,80. A partir da análise do IVC e RVC, foram excluídos 38 itens resultando em um instrumento com evidências de validade de conteúdo. Quanto às evidências de validade de estrutura interna, os resultados indicaram a permanência de 41 itens no instrumento. Os resultados na Análise Fatorial Exploratória indicaram a extração de três fatores, indo ao encontro do previsto na etapa teórica. Estes apresentaram uma variância total explicada de 50,6%, distribuída da seguinte forma: 21,06% para o fator “Apresentação”, 15,04% para o “Educacional” e 14,53% para “Conceitos Intrínsecos”. Esses resultados assinalam que todos os itens se ajustaram às dimensões propostas. A consistência interna do questionário foi avaliada através do Alpha de Cronbach (α = 0,94). As três dimensões do construto apresentaram excelente consistência interna – “Apresentação” com α = 0,87 “Educacional” com α = 0,89; e “Conceitos Intrínsecos aos Objetos de Aprendizagem” com α = 0,92. Os resultados de todas as etapas indicam que o instrumento elaborado apresenta evidências de validade, sendo possível o seu uso no contexto de ensino, projeto e desenvolvimento de objetos de aprendizagem e pesquisa da área.Item Instrumento de avaliação de ações de educação permanente nos processos de trabalho em um hospital público-universitário(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andréa Wander; Trindade, Carolina SturmA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A pesquisa realizada foi classificada como mista, qualitativa e quantitativa, aplicada e avaliativa, em que a análise foi o processo avaliativo das ações educativas. A instituição em que a pesquisa foi realizada é um hospital universitário-federal, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No hospital existe uma Política de Educação instituída, porém não existe uma orientação clara quanto aos processos avaliativos. A realização desta pesquisa foi composta de quatro fases: aplicação de questionário sobre processos avaliativos para um grupo de lideranças da enfermagem; análise dos dados e desenvolvimento dos modelos dos instrumentos de avaliação; aplicação de questionário de validação de conteúdo do instrumento a um grupo de especialistas em educação na saúde e a análise dos dados e revisão do modelo do instrumento de avaliação. O questionário das lideranças em enfermagem foi composto de perguntas sobre aspectos da avaliação de ações educativas, em que a maioria das respostas foram de concordância com as questões propostas, sobre a importância dos processos avaliativos e de como melhorar este acompanhamento. Na validação de conteúdo dos instrumentos de avaliação, realizada pela equipe de especialistas, também através de um questionário, com a aplicação da escala tipo Likert, em que para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Neste estudo utilizamos um IVC de concordância de 80% nas respostas para aprovação das questões. O IVC geral dos instrumentos de avaliação em ações educativas foi de 0,91, tendo então sido aprovados na visão das respondentes, para aplicação em serviço. Como resultados desta pesquisa foram desenvolvidos o produto técnicio cientifico, um artigo sobre a Avaliação de Comportamento e Resultados para Ações de Educação Permanente em Saúde no Contexto Hospitalar e o produto técnico educacional, denominado Modelos de Instrumentos de Avaliação para Ações Educativas. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item Material educativo para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica(2023-08-18) Jesus, Daniela Duarte da Silva de; Millão, Luzia Fernantes; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeObjetivo: A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é considerada uma Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), ou seja, um evento adverso que gera risco e agravo na segurança do paciente. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um material educativo para auxiliar na prevenção de PAV, para isto foi necessário identificar quais as medidas preventivas que devem compor o pacote de cuidados, validar o conteúdo e testar com os profissionais da Terapia Intensiva. Método: A primeira fase foi realizar uma revisão tipo escopo, método este que auxilia a uma ampla busca do conhecimento específico, identificando lacunas do conhecimento, esclarecendo conceitos-chave e descrevendo os tipos de evidência que direcionam as práticas. Foram selecionadas publicações entre 2011 até 2021 nas bases de dados e órgãos/instituições nacionais e internacionais que tenham desenvolvido protocolos e diretrizes. Foi realizada a validação de conteúdo sobre as medidas preventivas para PAV com a contribuição de 33 profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas), considerados experts ou especialistas no cuidado à beira leito nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Já na terceira fase da pesquisa foi possível testar o material educativo nas cinco regiões do Brasil utilizando as quatro etapas do teste: Plan, Do, Study e Act (PDSA). Resultados: Na primeira fase da pesquisa foram selecionados 48 estudos entre artigos e literatura cinza, destas foram extraídas 25 medidas preventivas para PAV, desde cuidados direto ao paciente, boas práticas na rotina da UTI e criação de protocolos para UTI. Baseado nestes achados foi realizada a segunda fase, que consistiu no Índice de Validação de Conteúdo (IVC) por especialistas que pontuaram as medidas quanto à clareza e relevância. Já na terceira fase, foi desenvolvido um material educativo que foi testado em cinco UTIs do Brasil. Conclusão: As medidas preventivas são essenciais para o cuidado ao paciente na Terapia Intensiva, após a busca na literatura, validação e teste, foi possível desenvolver um material educativo denominado Guia Prático para Prevenção de PAV, descrevendo as medidas de boas práticas à beira leito, rotinas institucionais e outras relacionadas à ventilação mecânica que trarão maior resultado e contribuição direta para redução de PAVItem Qualificação do Cuidado Obstétrico(2024) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Silva, Helena Terezinha Hubert ; Trindade, Carolina Sturm ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDevido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico: curso de educação permanente em saúde(2024-03-14) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeIntrodução: Devido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Objetivo: Aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS nº 466/12 e 210/16 e na Carta Circular nº 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado nº 5.456.629. Resultados: Os especialistas foram compostos 50% por profissionais da enfermagem obstétrica e 50% informática/EaD, todas do sexo feminino, com doutorado e atuantes na docência. O curso foi validado com nível de concordância satisfatório. Dos cursistas, 15% eram enfermeiras e 85% técnicos de enfermagem, 85% do gênero feminino, com idade média de 36,9 anos, 50% da amostra eram formados entre 1 e 5 anos e 45% trabalhavam no CO entre 1 e 5 anos. Verificou-se diferença significativa na quantidade média de acertos entre as duas avaliações, evidenciando que a quantidade de acertos foi maior após o curso. Todos os participantes apresentaram reação positiva ao curso. Conclusão: Entende-se que o curso contribuiu para o conhecimento da equipe de enfermagem sobre assistência ao parto de forma geral e que os cursistas apresentaram reação positiva ao curso.Item Revisão integrativa: cuidados de enfermagem voltados para as crianças na atenção primária à saúde(2022) Araújo, Thales Leandro Barbosa D’avila; Canabarro, Simone T.; Trindade, Carolina SturmObjetivo: Realizar uma revisão integrativa que busca conhecer as evidências disponíveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem às crianças na atenção primária à saúde. Materiais e métodos: Os estudos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados Scielo, Lilacs, BVS e PubMed no intervalo de tempo entre 2017 a 2021. Resultados: Foram revisados 16 artigos. Cerca de 87% das pesquisas relatam a educação em saúde como um cuidado prestado às crianças na APS. 75% apontam o acompanhamento e registro do crescimento e desenvolvimento da criança. Metade dos estudos indicam o acompanhamento do quadro vacinal e realização de exame físico. Com menos achados, totalizando aproximadamente 56% no somatório, foram encontrados como atividade do enfermeiro a realização dos marcos de desenvolvimento, teste do pezinho, prescrição de suplementação e avaliação psicossocial. Conclusão: A partir do conhecimento e síntese da produção científica sobre cuidados de enfermagem às crianças na APS pode-se entender a prática de enfermagem como fundamental no processo de cuidar à criança e realizar continuamente atividades sólidas de puericultura. Concluiu-se que esta revisão traz subsídios para repensar e estruturar as intervenções para promover a saúde integral da criança e que os enfermeiros têm um papel alargado que passa por detectar problemas. Destaca-se como recomendação que mais estudos sejam realizados no mundo das crianças que são atendidas na APS, pois só assim se pode efetivamente melhorar o exercício do cuidado às crianças e famílias trabalhando a cidadania, o direito e o exercício de cuidar e cuidar-se.