Navegando por Autor "Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga"
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Item Ansiedade no contexto escolar(2020-12) Julião, Eunice Borba; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeOs alunos estão expostos, dentro do contexto educativo a situações de medo, frustração e competitividade, podendo sentir ansiedade e desequilíbrio emocional. Já se observam estudos no Ensino Superior e Ensino Médio para investigação das relações entre ansiedade e problemas de saúde mental vinculados ao desempenho escolar. Entretanto, poucos têm estudado essas variáveis, de forma preventiva, durante o Ensino Fundamental II. Como a escola gerencia o cotidiano e ações pedagógicas, impulsionar ações de promoção de saúde e medidas educativas de saúde mental pode ajudar a diminuir os agravos de adoecimento desses alunos na vida adulta. A partir do estudo realizado na dissertação de mestrado da primeira autora, orientada pela segunda, conclui-se que alunos com desempenho escolar médio e baixo apresentam, significativamente, níveis mais elevados de ansiedade e sofrimento emocional, mesmo quando ajustados para outras variáveis intervenientes. Para tanto, criou-se o plano de ação pedagógica apresentado como produto educativo derivado desta pesquisa. O mesmo consiste em um material de psicoeducação para os alunos, intitulado “Ansiedade no contexto escolar”, e uma ação educativa para os docentes, de nome “Manejo de ansiedade e sua interface com o desempenho escolar”. Tais ações auxiliam na identificação e manejo da ansiedade como medida preventiva, além de contribuírem para a integração universidade-sociedade no enfrentamento e na promoção da saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II.Item Cartilha de Orientação Parental: bebês com malformações fetais(2023-12) Pires, Gabriela Brito; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Pais, Sofia Castanheira; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA partir da análise e discussão dos resultados, observou-se alguns pontos que podem ser foco tanto de estratégias de prevenção (para o trabalho das equipes) como de promoção e reflexão acerca da saúde dessas díades (mãe-bebê, pai-bebê) e da influência do capacitismo na vivência desses primeiros momentos (do diagnóstico à alta hospitalar) nas famílias cujos bebês possuem diagnóstico de malformação fetal. Pensando nisso, foi construída também uma cartilha de orientação para mães, pais e outros cuidadores. É uma cartilha que tem como objetivo orientar sobre os primeiros momentos a partir da descoberta das malformações, até a alta da UTI Neonatal nos casos em que a internação é necessária. Uma vez que ela apresenta conteúdos acerca dos sentimentos, questionamentos e procedimentos que os participantes relataram nas suas vivências durante o pré-natal e após o nascimento dos(as) seus(suas) filhos(as), pretende auxiliar as famílias e a equipe, promovendo um sentimento de coletividade, de partilha e de que não estão sozinhos nessas experiências. O formato da cartilha prevê alguns recursos de acessibilidade, com cores em contraste e tamanho maior, bem como com acesso a descrição da imagem quando lida em formato PDF on-line.Item Conexões sensíveis: narrativas de famílias ouvintes com filhos(as) surdos(as) e os desafios no ensino e na saúde(2024-08-05) Santos, Melissa Leal dos; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO IBGE registra grande crescimento da comunidade surda, que hoje representa aproximadamente cinco por cento da população brasileira (mais de dez milhões de pessoas). Muitas dessas famílias não conhecem a língua brasileira de sinais nem a identificam como a língua materna do surdo, gerando barreiras comunicacionais, linguísticas e culturais nas relações familiares e no acesso à saúde. As práticas em saúde para surdos pautadas exclusivamente no modelo biológico podem negligenciar aspectos identitários, culturais e linguísticos essenciais para uma abordagem inclusiva. Por isso, este estudo objetiva compreender a comunicação na vida cotidiana entre famílias ouvintes com o(a) filho(a) surdo(a) e a interdependência com a abordagem terapêutica e o envolvimento família-escola, experienciada nos serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Foram entrevistados dez adultos ouvintes responsáveis de crianças surdas (oito famílias), em idade escolar, a respeito de como ocorre e como é construída a comunicação no cotidiano dessas famílias, assim como a interdependência da abordagem terapêutica nos serviços de saúde. Além das entrevistas, os responsáveis preencheram ao checklist da rotina compartilhada família-escola e a ficha de dados sociodemográficos. As entrevistas foram transcritas e analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, que geraram cinco categorias: 1) Descoberta ou conhecimento sobre a surdez do(a) filho(a), 2) Experiência de ter um(a) filho(a) surdo(a), 3) Construção da comunicação entre família ouvinte e filho(a) surdo(a), 4) Motivação para aprender Libras e a escola bilíngue para surdos e 5) Comunicação e interdependência nos espaços de saúde. O aprendizado da Libras pelas famílias para se comunicarem com os sujeitos surdos contribuiu para criar um ambiente linguístico inclusivo e enriquecedor em casa. Os filhos surdos desenvolvem proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na língua portuguesa escrita, além de utilizar tecnologias digitais e comunicação alternativa para melhorar a interação comunicativa. O estudo ressalta a promoção do aprendizado da língua de sinais e destaca o protagonismo da família durante o processo de aquisição linguística. A respeito da análise do checklist, identificou-se que as famílias ouvintes apresentam uma participação restrita nos eventos socioculturais escolares, revelando falta de familiaridade com a instituição, ausência de acompanhamento do desenvolvimento da língua de sinais e enfrentando desafios na comunicação. Em face a tais resultados, construiu-se como produto educativo um objeto de aprendizagem no formato de e-book a ser distribuído de forma digital, para auxiliar na comunicação e aprendizagem da língua de sinais, inserindo as dificuldades identificadas neste estudo, especialmente sobre a interdependência da pessoa surda nos ambientes de saúde e possibilidade de acesso às informações através de Centros de Interpretação da Língua de Sinais existentes em alguns municípios.Item Desempenho escolar, ansiedade e saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II(Wagner Wessfll, 2020) Julião, Eunice Borba; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaOs alunos estão expostos, dentro do contexto educativo a situações de medo, frustração e competitividade, podendo sentir ansiedade e desequilíbrio emocional. Já se observam estudos no Ensino Superior e Ensino Médio para investigação das relações entre ansiedade e problemas de saúde mental vinculados ao desempenho escolar. Entretanto, poucos têm estudado essas variáveis, de forma preventiva, durante o Ensino Fundamental II. Como a escola gerencia o cotidiano e ações pedagógicas, impulsionar ações de promoção de saúde e medidas educativas de saúde mental pode ajudar a diminuir os agravos de adoecimento desses alunos na vida adulta. O presente estudo teve por objetivo verificar possíveis relações entre ansiedade, saúde mental e desempenho escolar em estudantes do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo quantitativo, comparativo e correlacional de corte transversal com 83 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de escolas públicas estaduais da cidade de Gravataí-RS e seus respectivos responsáveis. Os instrumentos utilizados foram: uma ficha de dados sociodemográficos, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para alunos, pais ou responsáveis e o Inventário de Ansiedade na Escola (para alunos); além da avaliação do desempenho escolar em português e matemática. Foi feito o levantamento dos dados quantitativos, através de estatística descritiva e inferencial. Como principais resultados destacam se elevados percentuais nos escores do SDQ total de dificuldades, quando comparados aos índices mundiais, sinalizando problemas de saúde emocional clinicamente relevantes, de acordo com avaliação dos próprios alunos e seus responsáveis. Os níveis de ansiedade escolar encontram-se acima da média esperada, conforme o instrumento IAE, tendo como fatores preditivos mais prevalentes: sexo feminino, dificuldades emocionais e desempenho escolar (médio e baixo). Conclui-se que alunos com desempenho escolar médio e baixo apresentam, significativamente, níveis mais elevados de ansiedade e sofrimento emocional, mesmo quando ajustados para outras variáveis intervenientes. O produto educativo desta pesquisa consiste em um material de psicoeducação para os alunos, intitulado “Ansiedade no contexto escolar”, e uma ação educativa para os docentes, de nome “Manejo de ansiedade e sua interface com o desempenho escolar”. Tais ações auxiliam na identificação e manejo da ansiedade como medida preventiva, além de contribuírem para a integração universidade-sociedade no enfrentamento e na promoção da saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II. Como derivados desta pesquisa, construiu-se dois artigos científicos apresentados à banca examinadora.Item Dissertação A Formação Profissional volltado ao Cuidado de Populações Vulneráveis: percepções acerca da Educação Permanente em Saúde(2023-12-14) Linhares, Jossane Candeira Spíndola; Sudbrack, Aline WInter; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste é um estudo das percepções acerca da Educação Permanente em Saúde na formação de profissionais que atuam diretamente com populações em situação de vulnerabilidades, com ênfase no cuidado às pessoas com demandas de saúde mental. Apesar da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde ter sido implementada há mais de quinze anos, a sua prática ainda é escassa em muitos serviços, além de ser pouco compreendida em sua abrangência. Considerando isso, discorreu-se sobre a proposta de produzir uma práxis mais comprometida e consistente, realizando também uma discussão acerca das repercussões que os processos de EPS podem gerar na atenção em saúde de pessoas em vulnerabilidade. Realizamos um estudo de caráter qualitativo a partir de uma pesquisa de campo efetivada de forma integralmente virtual. As participantes foram cinco profissionais de nível superior que atuam em Centros de Atenção Psicossociais e os instrumentos utilizados foram um questionário estruturado, uma entrevista semiestruturada e um diário de campo. Os dados foram avaliados a partir da vertente Temática de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa mostrou que os processos de EPS nos CAPS têm evoluído e caminhado de forma mais coesa com o que propõe a PNEPS, realizando formações voltadas às competências para atuar nos variados contextos de vulnerabilidade, considerando as necessidades e potencialidades dos processos de trabalho em saúde e efetuando capacitações mediadas pelos próprios profissionais e residentes. Contudo, evidenciaram-se duas questões que precisam ser tratadas com mais atenção: 1) a EPS segue sendo, muitas vezes, confundida com a educação continuada; e 2) usuários e comunidade geral não têm participado dos processos de EPS. A partir desta pesquisa foram elaborados dois produtos técnicos educacionais com o objetivo de introduzir reflexões e aprofundar conhecimentos que contribuam para uma prática profissional cotidiana condizente com as reais necessidades dos usuários dos serviços públicos: 1) um curso on-line de ensino de curta duração e; 2) um e-book interativo; ambos acerca da temática do cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidadeItem Doação de sangue e pessoa com deficiência.(2023-04) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue realizada por pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: Para aonde vai o sangue doado?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda os tipos de hemocomponentes e em quais situações podem ser empregados.Item Doação de sangue: pré-requisitos.(2023-07) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula ; Barschak, Alethea Gatho ; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: quem recebe?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: quero doar sangue, e agora?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda as etapas da doação de sangue e o que ocorre com o corpo após a doação.Item Doação de sangue: você sabe o que é doação de sangue e quem pode doar?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda o conceito de doação de sangue e os pré-requisitos para doar sangue.Item Engajamento e contexto de trabalho em uma sala de recuperação(2017) Fagundes, Maria Anobes Bonet Grespan; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Caregnato, Rita Catalina AquinoINTRODUÇÃO: O mundo do trabalho vem passando por profundas transformações, as exigências, as necessidades e as expectativas pessoais abrem caminho para o desgaste físico e emocional. Diversos fatores são associados à relação entre sujeito e seu trabalho. Destaca-se o engajamento como estado mental positivo, caracterizado por alto nível de energia, motivação e empenho emocional; e o contexto de trabalho, que se refere ao ambiente de trabalho. OBJETIVO: Avaliar as associações existentes entre o contexto de trabalho (e suas dimensões); o engajamento no trabalho (e suas dimensões) e as variáveis demográficas do trabalho (turno de trabalho, formação e tempo de atuação) dos profissionais de enfermagem que atuam em uma Sala de Recuperação (SR). MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em uma instituição de saúde privada, de alta complexidade, localizada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Na coleta de dados, utilizaramse três instrumentos: Questionário sociodemográfico (incluindo uma questão aberta sobre o que pode favorecer o engajamento no trabalho); Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho (UWES); e Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT). Amostra intencional com 50 profissionais de enfermagem, sendo 80% técnicos de enfermagem e 20% enfermeiros. Ademais, foram realizadas análises descritivas e inferenciais, verificando a associação das variáveis e as diferenças entre grupos. RESULTADOS: Perfil dos participantes: 88% sexo feminino, carga horária média de trabalho semanal de 39,8 horas; tempo médio de trabalho na profissão 7,91 anos; a média de tempo de trabalho na instituição 5,16 anos; média no cargo de 6,73 anos e 4,41 anos na SR. Com relação ao engajamento, na dimensão dedicação evidenciou-se níveis menores no grupo com idade entre 18-28 anos e médias mais elevadas no sexo feminino e entre os enfermeiros. Em relação ao contexto de trabalho, obteve-se resultado crítico. A dimensão Condições de Trabalho foi avaliada como satisfatória; e as dimensões Organização no Trabalho e Relações Socioprofissionais como críticas. A análise da associação entre Engajamento e Contexto de Trabalho evidenciou que elevadas pontuações no fator dedicação, mostraram-se correlacionadas a baixas pontuações nas relações socioprofissionais e que elevadas pontuações no fator vigor, mostraram-se relacionadas a baixas pontuações na organização no trabalho. Em relação à análise qualitativa, a respeito de fatores que podem aumentar o Engajamento no Trabalho, observou-se que união, capacitação profissional e feedback destacaram-se nas respostas dos sujeitos. CONCLUSÃO: Sobre as variáveis do perfil da amostra, houve uma única diferença significativa na média da UWES Dedicação, quando comparada ao tratamento (Não: 5,26±,62vs. Sim: 4,60± 0,83; p=0,033), bem como no fator Organização no trabalho (Não: 3,18±0,45vs. Sim: 3,98±0,04; p=0,001). A existência de correlações significativa, fracas e moderadas, ocorreu na dimensão das Relações Socioprofissionais, quando comparadas ao Engajamento (rp= -0,279, p=0,050); entre Dedicação e Relações Socioprofissionais (rp= -0,292, p=0,040), bem como entre Vigor e Organização no Trabalho (rp= -0,400, p=0,004). Frente a esses dados e dada a relevância desse processo, construiu-se uma ferramenta “momento feedback”. Acredita-se que esse instrumento poderá auxiliar o colaborador a elaborar e acompanhar o seu plano de desenvolvimento na instituição.Item Envolvimento e rotina compartilhada entre família-escola em situações de sucesso escolar(2018) Rosa, Tatiana da; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Magalhães, Cleidilene RamosA qualidade da relação família-escola tem sido apontada como um dos principais preditores do sucesso escolar dos alunos. A família tem o papel de suprir e dar o suporte afetivo necessário a seus membros, e a escola tem o papel de auxiliar na construção dos saberes sistematizados, ou seja, as duas instituições são codependentes na tarefa de socializar e educar as crianças e adolescentes. Embora a relação entre escola-família seja interdependente, na prática ela não tem se estabelecido dessa forma. Por essa razão, muitos estudos apontam as consequências negativas dessa falta de parceria e integração frente à tarefa de educar, como o fracasso escolar e problemas de aprendizagem e de comportamento. No entanto, o sucesso escolar e a relação família-escola são um fenômeno ainda pouco conhecido na realidade brasileira. Tem-se como objetivo deste estudo conhecer como se estabelece a rotina compartilhada e o envolvimento entre família-escola na perspectiva de pais e professores de educandos em situação de sucesso escolar. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo; participaram deste estudo 101 familiares e 12 professores de ensino fundamental I de Escolas Municipais da cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, tendo as seguintes etapas: 1) aplicação do checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola, versões para pais e professores; 2) levantamento dos dados quantitativos. Como produto educativo desta intervenção foi construído um Manual de Boas Práticas para o Sucesso Escolar, que será entregue como devolutiva para as escolas participantes da pesquisa. Esta dissertação é dividida em duas partes: a primeira corresponde ao enquadramento teórico, que aborda, com base na revisão da literatura, a relação família-escola e o sucesso escolar; e a segunda traz os resultados e discussão, que estão apresentados na forma de dois artigos.Item Estresse ocupacional e estratégias para seu enfrentamento em enfermeiros que atuam em unidade de internação oncológica(Wagner Wessfll, 2020) Costa, Susana Rocha; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: O cuidado em oncologia tende a ser estressante devido à elevada sobrecarga emocional relacionada ao cuidado de pacientes gravemente doentes ou em estado terminal. Nessa perspectiva, este estudo aborda o estresse em profissionais de enfermagem oncológica, sujeitos a diversos fatores estressores relacionados aos cuidados de pacientes gravemente doentes e/ou terminais. Objetivo: Avaliar o estresse no trabalho e as estratégias utilizadas para o seu enfrentamento na perspectiva dos(as) enfermeiros(as) que atuam em uma unidade de internação oncológica. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, quantitativo e exploratório e descritivo com seis enfermeiros que trabalham na unidade de internação oncológica do Hospital Moinhos de Vento. Como instrumentos deste estudo, utilizou-se um questionário sociodemográfico semiestruturado; a escala Health Safety Executive - Indicator Toll (HSE-IT) e uma entrevista semiestruturada para investigação de estressores no trabalho de enfermagem. Resultados: Os dados desta pesquisa demonstraram o seguinte perfil de participantes: idade média 37 anos, sexo feminino, casadas, com pós-graduação em Oncologia, atuando há mais de um ano na instituição, com carga horária de trabalho de mais de 6 horas diárias, com renda mensal superior a quatro salários mínimos, que moram com algum familiar e todas têm alguma prática espiritual. Os resultados indicaram a presença de estresse para os trabalhadores da enfermagem que atuam na oncologia, segundo o HSE-IT evidenciou-se nas dimensões de Controle, Apoio da Chefia, Apoio dos Colegas e Relacionamentos. Nesse ínterim, as principais estratégias utilizadas pelas participantes para o enfrentamento desse estresse foram: espiritualidade, cuidados com o corpo, saúde mental, lazer, família e apoio em equipe. Conclusão: Concluiu-se que muitas enfermeiras, principalmente aquelas mais jovens e com menos experiência, apresentaram maiores níveis de estresse, podendo dificultar o enfrentamento aos fatores estressores diários no ambiente de trabalho. Para minimizar os estressores no ambiente de trabalho de enfermagem oncológica, sugere se promover estratégias de enfrentamento ao estresse cientificamente eficientes e, assim, auxiliar na melhora da qualidade de vida desses trabalhadores. Para tanto, foi elaborado um Guia prático de Qualidade de Vida.Item Experiências dos familiares de pacientes pediátricos oncológicos em uso de acesso vascular: uma proposta para qualificação em saúde(2017) Blanc, Luana Otoni; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaO câncer é uma das principais causas de morte a nível mundial. Com finalidade de qualificar a assistência na oncologia, o amparo aos entes dos pacientes com câncer torna-se fundamental. Para tanto, objetivou-se conhecer as experiências e as dificuldades dos familiares de pacientes oncológicos pediátricos internados e no uso de cateteres para qualificar a assistência oferecida aos mesmos, e assim instrumentalizá-los. Como objetivos específicos têm-se: identificar o contexto e as experiências dos familiares cuidadores para o enfrentamento e manejos no contato com os dispositivos intravenosos no paciente internado; construir um produto educativo, para o cuidador familiar. Trata-se de um estudo qualitativo e de natureza descritiva- exploratória que contou com 20 participantes, cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos internados em um hospital infantil especializado e em uso de dispositivos vasculares. A coleta de dados, desse trabalho, foi desenvolvida por meio de grupos focais e a análise dos mesmos deu-se através de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a formação de cinco eixos temáticos: “sentimentos experimentados frente ao tratamento”; “compartilhamentos para enfrentamento”; “espiritualidade”; “transformações na rotina familiar” e “experiências com cateteres de média e longa permanência”, dos quais derivaram as categorias. A discussão dos dados apontou sentimentos positivos e negativos no enfrentamento do câncer e dificuldades frente à manutenção da rotina e dos cuidados com o cateter, apresentados como geradores de desgaste físico e emocional nos cuidadores. Especialmente, o compartilhamento das experiências frente à doença e à espiritualidade se mostraram importantes recursos interpessoais para os familiares, evidenciando que as transformações são vivenciadas e percebidas de forma sistêmica, em vários subsistemas familiares. A partir da análise e discussão dos dados construiu-se um produto educativo (direcionado aos familiares, com orientações sobre uso de cateteres e desafios do câncer) para contribuir no espaço de trabalho da pesquisadora, visando melhor orientação em relação às vivências emocionais, ao processo de tratamento oncológico e o uso de cateteres durante esse.Item Guia de orientação de pais, mães, cuidadores e educadores: primeiros cuidados psicológicos com as crianças frente à situação de emergência decorrente da catástrofe climática(2024) Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Narvaez, Joana Corrêa de Magalhães; Grzybowski, Luciana Suárez; Moreira, Mariana Calesso; Boeckel, Mariana Gonçalves; Calvetti, Prisla Ücker; Levandowski, Daniela Centenaro; Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SaúdeEste material visa compartilhar informações úteis para quem cuida de crianças ou as acompanha durante situações de crise, como as emergências e catástrofes, nas quais muitas adaptações são necessárias. Trata-se um olhar acerca de cuidados em saúde mental e práticas de acolhimento frente a contextos críticos onde se vivenciam impactos em esferas variadas da vida das crianças, desde suas necessidades básicas(alimentação, sono e banho, dentre outras) e também, muitas vezes, de auxílio psicológico. O guia é escrito em linguagem acessível para ser acessível a diferentes públicos.Item A inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino superior: uma proposta piloto de avaliação e intervenção neuropsicológica(Wagner Wessfll, 2021) Carminatti, Juliana da Silva; Wagner, Gabriela Peretti; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaA entrada de pessoas com deficiência no ensino superior é uma realidade que aumenta no Brasil a cada ano, ainda que timidamente. As leis brasileiras e internacionais preveem uma série de medidas físicas e materiais que as instituições precisam adotar, vislumbrando principalmente as deficiências de ordem física. Contudo, alunos com deficiência intelectual (DI) estão chegando aos bancos universitários sem que as instituições e os docentes estejam preparados para trabalharem com tais demandas. O objetivo geral desta pesquisa foi construir, validar e avaliar um programa de intervenção voltado à estimulação neuropsicológica, através de um estudo piloto, intentando promover o aprendizado de alunos universitários com DI e sua permanência na universidade. Esta dissertação está formada por dois estudos, os quais objetivaram o desenvolvimento e aplicação de um programa piloto de estimulação neuropsicológica para universitários com deficiência intelectual. O Estudo 1 enfatizou o desenvolvimento de um programa de estimulação neuropsicológica e contou com a participação de seis juízes especialistas, sendo três na área da neuropsicologia, para a validade de construto das atividades selecionadas para o programa, e três com experiência no trabalho com adultos diagnosticados com DI, para a validade externa, a qual verificou se as tarefas eram apropriadas ao público. Através das validações foi possível selecionar ferramentas apropriadas para o público da pesquisa. O Estudo 2 apresentou a implantação do programa piloto com a participação de seis acadêmicos com diagnóstico de DI. O objetivo foi avaliar a repercussão das atividades cognitivas e psicomotoras nestes alunos. Esta foi realizada por meio de avaliação neuropsicológica pré e pós intervenção. Os resultados apontam evoluções em várias áreas, como melhor desempenho na capacidade de planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, atenção, memória de trabalho e processamento visual. Os resultados alcançados nesta pesquisa apontam a relevância de validar programas de estimulação neuropsicológica, pois deste modo torna-se possível que a implantação desses e o alcance dos objetivos almejados para o público selecionado sejam atingidos. Ainda, foi possível verificar que adultos, universitários, com DI apresentam melhora em funções executivas mediante trabalho de estimulação neuropsicológica, fato que precisa ser melhor investigado e largamente implantado nas universidades. Como implicação prática desta pesquisa, destaca-se a possibilidade de tal programa ser aplicado em outras instituições, sendo mais uma forma de trabalhar a inclusão destes alunos, podendo gerar impactos na autonomia e aprendizagem dos acadêmicos com DI.Item Integração ensino-serviço em Psicologia para a promoção da qualidade de vida no trabalho(2018) Nascimento, Adriana Reis do; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Bonamigo, Andréa WanderA integração ensino-serviço pauta-se em uma proposta de ensino problematizadora, que consiste em fomentar nos estudantes a apropriação crítica do conhecimento científico através da atuação e inserção no serviço. O principal objetivo de tal integração, envolvendo ações em saúde e educação de forma integrada, refere-se à formação profissional e qualificação dos serviços e do ensino nas áreas da saúde. Estudos apontam que uma efetiva integração ensinoserviço deve buscar consolidar espaços de cidadania, em que os atores envolvidos (discentes, docentes, usuários e profissionais) estabeleçam caminhos de interlocução, construindo e transformando os modelos de atenção à saúde. Para além de ser uma proposta inovadora no campo da saúde, especificamente na Psicologia, pouco se tem relatado a respeito dessas práticas. Objetivou-se nesse estudo qualificar esse tipo de prática em Psicologia, por meio da vivência de uma proposta de integração ensino-serviço em Psicologia com vistas à qualidade de vida no trabalho em um Hospital Geral. A metodologia do trabalho seguiu o delineamento de uma pesquisa participante. O local de realização foi o Serviço de Psicologia da Medicina do Trabalho de um Complexo Hospitalar, que é campo de prática de uma Universidade especializada em ciências da saúde, com estágio em Psicologia. Inicialmente, foi feito um levantamento junto ao Serviço e à Universidade sobre a inclusão de práticas orientadas junto às atividades desse estágio. Posteriormente, as práticas foram realizadas ao longo do ano de estágio e avaliadas pelos estagiários e professores colaboradores do serviço de Psicologia. O instrumento utilizado foi o grupo focal, sendo um realizado com as professoras e outro com as estagiárias. As questões norteadoras dos mesmos centraram-se em três elementos apontados pela literatura como positivos para a efetivação da integração ensino-serviço, a saber: “Práticas Colaborativas”, “Mudanças no Currículo” e “Práticas Alinhadas com as Políticas de Saúde” em seus aspectos “positivos”, “negativos” e “desafiadores”. As respostas foram examinadas através da análise de conteúdo e as categorias, construídas de forma mista, discutidas junto ao referencial teórico. A análise dos dados oportunizou reconhecer que a efetividade na qualificação ocorre, em grande parte, através da aproximação entre a formação e a prática no campo, principalmente quando pensamos em profissionais de saúde, além de oferecer melhorias para a formação na área em que atuam. Nos espaços onde acontece a interlocução ensino-serviço em saúde, o estudante assume um papel privilegiado que vai ampliando sua percepção do outro, no cotidiano do cuidado, através da reflexão sobre o vivido em um cenário de aprendizagem. Discentes e docentes revelaram que a integração ensino-serviço impulsiona mudanças no processo de trabalho, uma vez que a presença constante dos alunos/estagiários amplia a capacidade da equipe de resolver e/ou enfrentar os problemas de saúde do usuário e propõe espaços de discussão de casos e de tomadas de decisão. As oportunidades de estágio foram apontadas como possibilitadoras da integração dos estudantes à dinâmica de trabalho, promovendo a capacitação e reestruturação do serviço, com o aprimoramento dos processos e com ganho para profissionais e para comunidade. Como produto educativo de um Mestrado Profissionalizante, desenhou-se uma proposta de estágio em Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito hospitalar.Item Integração ensino-serviço frente ao capacitismo: contribuições às vivências de mães e pais de bebês com malformações(2023) Pires, Gabriela Brito; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Pais, Sofia Castanheira; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeAs malformações fetais podem ser causadas por uma variedade de fatores etiológicos e cada malformação apresenta quadros únicos e singulares, como a possibilidade de que o bebê tenha alguma deficiência. Pessoas com deficiência estão expostas à discriminação pelo capacitismo, que se apresenta através de atitudes preconceituosas que hierarquizam pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal e capacidade funcional. Este estudo visa analisar e compreender se as vivências e expectativas de mães e pais de bebês com malformações internados em UTI Neonatal podem estar atrelados ao capacitismo. O estudo foi qualitativo, composto por 6 casos, com a participação de 5 mães e 4 pais que responderam ao questionário sociodemográfico e entrevista com temáticas relacionadas ao estudo. Foi realizada análise de conteúdo dos dados, que apontou três categorias: Impacto do diagnóstico, Cuidados de Saúde e Capacitismo. Concluiu-se que o capacitismo está envolvido nas expectativas e vivências destas mães e pais. As principais preocupações identificadas estão acerca de adaptação escolar, relação com pessoas da família e outras da rede de apoio, bem como com estigmas. A partir dos dados coletados foi construída uma cartilha sobre a temática para orientação de mães, pais e outros cuidadores.Item Jogos sérios para o desenvolvimento de competências em lideranças de um hospital(2016) Zucatti, Ana Paula Noronha; Flores, Cecilia Dias; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaIntrodução: A educação de profissionais que atuam em hospitais é fundamental devido à velocidade com que os conhecimentos são atualizados. A Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada em práticas educativas, contudo, no desenvolvimento de competências gerenciais, ainda é incipiente no Brasil. O jogo sério pode ser utilizado para a educação simulando situações reais. Objetivo: Analisar a eficácia de um jogo sério utilizado em EaD no desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital. Método: Trata-se de um estudo exploratório quaseexperimental com abordagem quantitativa. O campo do estudo foi um hospital de atendimento pediátrico localizado em Porto Alegre, RS, sendo a amostra intencional constituída por 29 enfermeiros com liderança formal e informal. Para a coleta de dados utilizou-se três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) jogo sério sobre gestão de conflitos e feedback, e c) avaliação de reação. Resultados: A comparação entre as respostas do questionário e do jogo demonstraram que houve alteração do estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões (gestão de conflitos e feedback) durante o jogo. Quando comparados os profissionais que já tiveram cargo de liderança (formal) e os que não tiveram, observou-se associação significativa entre as variáveis experiência formal e estilo gerencial, sugerindo que há relação entre ter experiência em um cargo de liderança e o estilo de liderança relacionado à dimensão solução de conflitos. Quanto à dimensão feedback, os profissionais com e sem experiência apresentaram em sua maioria o mesmo estilo gerencial, demonstrando que, com relação ao feedback, a experiência formal como liderança não gerou diferenças significativas. A avaliação de reação foi positiva, demonstrando satisfação geral dos usuários com o jogo. Conclusão: O jogo sério desenvolvido neste estudo se mostrou eficaz para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback, necessitando de novos estudos para a avaliação de seus resultados com amostras maiores.