Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Bonamigo, Andréa Wander"
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Item Acessibilidade das Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção Primária de Saúde, do município de Porto Alegre, no âmbito da prática e do ensino(Wagner Wessfll, 2020) Benites, Daiane Freire; Bonamigo, Andréa Wander; Sudbrack, Aline WinterA implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) está sendo implementada na rede pública de saúde brasileira, por meio da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Esta inovadora política pública de saúde veio para contribuir para o aumento da resolubilidade do sistema, com um cuidado continuado, humanizado e integral, visando também normatizar a utilização destas práticas no SUS. Com isso, o objetivo deste trabalho foi pesquisar a acessibilidade dos usuários às PICS na Rede de Atenção Primária de Saúde de Porto Alegre no âmbito da prática e do ensino. Foi realizado o mapeamento das unidades de saúde que ofertam PICS; a verificação de como ocorre a acessibilidade à população; a identificação de como são realizados os registros das PICS nos serviços; o conhecimento das características dos trabalhadores de saúde, estudantes ou residentes que realizam as PICS; assim como a identificação das concepções prévias da população sobre as PICS em POA, por meio dos Conselhos Distritais de Saúde. Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo misto, quali-quantitativo, de cunho descritivo, com a utilização de instrumentos, como questionários e roda de conversa, baseado no discurso do sujeito coletivo, que abordou as perspectivas e desafios de trabalhar com as PICS dos coordenadores de unidades de saúde, profissionais de saúde e representantes do controle social. Os locais selecionados foram os campos de prática (serviços de saúde) e espaços de controle social. Como produto desta pesquisa foi elaborado uma cartografia com dados das PICS na AB de POA, com a perspectiva de dar visibilidade às PICS para a população.Assim como contribuir com o gestor municipal para a formulação e qualificação da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, em Porto Alegre, promovendo estratégias de desenvolvimento nos processos de formação e de educação permanente, assim como dar subsídios para a implementação do ensino sobre as PICS nas instituições de ensino superior.Item Atenção à saúde da pessoa idosa e o cuidado na atenção primária em saúde(2021-10-29) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste estudo objetiva avaliar e comparar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) e as ações de Educação em Saúde para a população idosa desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 80 idosos de 08 municípios da Serra Gaúcha, sendo 04 deles com ESF e 04 com EAP. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com inserção de questões em outra dimensão: Educação em Saúde. Após transcrição do material, este foi analisado à luz da abordagem Hermenêutica-dialética. Não se evidenciaram grandes diferenças entre as equipes de ESF e EAP, exceto pelos atendimentos domiciliares, mais frequentes nos locais com ESF. A valorização do atendimento médico e da medicalização, a importância do vínculo entre idoso e o profissional para a longitudinalidade do cuidado, episódios de acolhimento frágil relatados em ESF e APS, assim como a avaliação positiva dos aspectos tangíveis (estrutura física, ambiência) emergiram em ambas as equipes. Identificou-se, ainda, relevância secundária do Agente Comunitário de Saúde presente nas equipes de ESF, o qual foi referido pelos idosos com papel de informante do serviço de saúdeItem Avaliação da idade de realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico em crianças encaminhadas da Triagem Auditiva Neonatal(2018) Lopes, Bruna Mauer; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: A audição é um dos sentidos fundamentais para o ser humano, pois é por meio dela que se desenvolve a habilidade da comunicação. Para isso o diagnóstico das alterações auditivas aos três meses e a intervenção até os seis meses permitem que a criança apresente adequado desenvolvimento global. Objetivos: Avaliar a idade (em meses) de realização do exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico de crianças encaminhadas por meio do fluxo da Triagem Auditiva Neonatal para a Alta Complexidade. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado em um setor de Saúde Auditiva de um Hospital Universitário, localizado na Macrorregião Metropolitana do Rio Grande do Sul. Foram analisados 576 exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico em fase de reteste de crianças encaminhadas pelo fluxo estadual da Triagem Auditiva Neonatal na Macrorregião Metropolitana para a Alta Complexidade. Resultados: A mediana de idade dos participantes desta pesquisa na data de realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico foi de quatro meses. Nesta amostra, 60,9% (n= 351) apresentaram idade superior a três meses. Verificou-se que 62,2% das crianças apresentaram resultados do exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico dentro dos padrões de normalidade. Obtiveram-se 68,7% exames com alteração de grau moderado e 19% de alteração do tipo condutivo à direita e 17,3% na orelha esquerda. Conclusões: Evidenciou-se que a idade com que as crianças realizaram o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico em fase de reteste, após alteração na Triagem Auditiva Neonatal, foi superior ao recomendado na literatura. Os resultados da pesquisa subsidiaram a elaboração de material de educação permanente didático pedagógico em Saúde Auditiva (e-book) para veiculação a todos os profissionais de saúde envolvidos no cuidado ao neonato e lactente, pais e responsáveis da macrorregião metropolitana.Item Avaliação da rede de atenção primária à saúde de um município do Estado do Rio Grande do Sul(Wagner Wessfll, 2020) Garcia, Marja Camargo; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deIntrodução: A Atenção Primária em Saúde (APS) está amplamente difundida nos territórios nacionais. A APS coordena o cuidado do indivíduo em todos os níveis de atenção, tendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS). A avaliação de qualidade dos serviços é peça chave para o planejamento, conferindo ferramenta fundamental aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam garantir a efetividade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a qualidade da APS do município de Xangri-lá/RS por meio da aplicação do Primary Care Assessment Tool - Instrumento de Avaliação da Atenção Primária em Saúde (PCATool), versão usuários e profissionais de saúde. Método: O caráter da presente proposta de pesquisa é de abordagem quantitativa. Resultados: Das cinco unidades de saúde avaliadas pelos usuários, quatro ficaram acima da média considerada satisfatória (6,60). Os componentes para cálculo dos atributos essenciais com maior média de pontuação, na análise geral das unidades foram: grau de afiliação (9,56) seguido por acesso (6,98). O atributo com menor média foi a orientação comunitária (4,78) seguida pela integralidade dos serviços prestados (5,98). Na avaliação dos profissionais de saúde, os médicos foram os trabalhadores que avaliaram a APS com maiores escores (7,18) em Escore Essencial (EE) e (7,36) em Escore Geral (EG), seguidos pelos enfermeiros (6,60) EE e (6,76) em EG. A orientação familiar foi atributo melhor avaliado e a acessibilidade o pior. Conclusão: As unidades de saúde e suas equipes tiverem uma média avaliativa satisfatória pela ótica dos usuários. Foi possível identificar bons escores referentes ao vínculo entre profissionais e a comunidade, assim como o reconhecimento da APS como porta de entrada da RAS em Xangri-Lá. Entretanto, a acessibilidade foi identificada com uma fragilidade do sistema. Sugere-se a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, facilitando o acesso dos pacientes que têm horários de trabalho que coincidem com o horário de funcionamento do posto, a descentralização de alguns serviços administrativos municipais e abertura das salas de vacinação em todos os postos de saúde. Produto: Proposta de intervenção desenvolvida por meio de diagnóstico situacional da APS em Xangri-lá, apresentada em forma de relatório.Item A educação permanente e a produção de objeto de aprendizagem na vigilância em saúde(2016) Pacheco, Kátia Cilene Ferreira; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa WanderAs doenças infecciosas reemergem em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No Brasil, identifica-se, atualmente, o aumento das taxas de doenças transmissíveis. Essa nova realidade gera necessidade de atualização dos profissionais para lidar com este importante problema de saúde pública. Ações educacionais através do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) podem contribuir para a revisão e adoção de práticas de saúde mais seguras. Os OAs são ferramentas interativas baseadas na Web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos, incrementando, ampliando, ou guiando o processo cognitivo dos aprendizes, e, quando combinados com outros objetos, podem formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter intervencionista, cujo objetivo foi disseminar o conhecimento a partir do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem sobre vigilância e prevenção de doenças transmissíveis para profissionais da Atenção Básica, mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde relacionadas ao Distrito Docente Assistencial (DDA) da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões abertas e fechadas. Foram participantes desta pesquisa 58 ACS das Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao DDA Zona Norte Eixo Baltazar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, da qual emergiram quatro categorias analíticas. Observou-se que a entrevista realizada no ambiente de trabalho proporcionou um momento de reflexão aos sujeitos do estudo, permitindo a identificação de necessidades educacionais relacionadas ao tema das doenças transmissíveis e Educação Permanente. A partir dessas reflexões foi possível o planejamento de um Objeto de Aprendizagem, com o intuito de suprir as necessidades apresentadas pelos ACS, visando aprimorar seu trabalho, ressignificando, assim, sua prática profissional.Item Educação permanente e linha de cuidado: uma proposta multiprofissional para a promoção do aleitamento materno(Wagner Wessfll, 2019) Dalmaso, Marina Souto; Bonamigo, Andréa WanderO presente trabalho tem como temática a promoção ao aleitamento materno (AM) na rede de saúde do município de Caçapava do Sul. O objetivo da pesquisa foi descrever e avaliar o processo de implantação de um programa multiprofissional de apoio e incentivo ao aleitamento materno para mulheres que estejam no ciclo gravídico-puerperal, incluindo uma Linha de Cuidado do Aleitamento Materno e um grupo de educação permanente na temática. Através de um estudo misto, qualitativo, quantitativo e exploratório, esta linha de cuidado foi construída e implantada por meio da Metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent (1988) e utilizou o referencial de Paulo Freire (1967) para os encontros de educação permanente no tema. O grupo foi composto por 22 profissionais da saúde da rede municipal, de um hospital filantrópico e de um consultório particular. Para a criação do fluxograma, os participantes dividiram-se em 3 pequenos grupos de trabalho e organizaram os pontos da rede, em papéis coloridos, da forma que consideravam o itinerário ideal das usuárias, deliberando, posteriormente, em conjunto, o fluxograma final, reunindo as melhores propostas de cada grupo. A avaliação da aderência dos profissionais foi realizada através de um questionário aplicado seis meses depois. Os produtos técnicos desta dissertação de Mestrado Profissional são a implantação de uma Linha de Cuidado do Aleitamento Materno, a representação gráfica da Linha de Cuidado em um fluxograma, um espaço de educação permanente na temática do aleitamento materno, um folder e um manual de implantação da Linha de Cuidados em Aleitamento Materno, em formato e-book.Item Educação permanente em saúde e suas implicações no processo de trabalho na atenção primária à saúde(2017) Pinheiro, Guilherme Emanuel Weiss; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deA Educação Permanente em Saúde é entendida como a aprendizagem no trabalho, a partir das vivências dos sujeitos e baseada no cotidiano dos serviços, tem a finalidade de transformar a realidade por meio da qualificação da prática profissional e da organização dos serviços de saúde. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo geral o de analisar como a Educação Permanente em Saúde, com ênfase no processo de trabalho, pode afetar o trabalho em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da pesquisa-ação para alcançar seus objetivos. Os participantes foram 33 profissionais de diferentes níveis de formação. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário autoaplicável sobre o processo de EPS, de dois encontros dos seminários e um encontro de avaliação, os quais seguiram as fases da pesquisa-ação. Os dados foram tratados por análise temática. O cenário deste estudo foi o município de Arvorezinha situado no Alto do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul, que conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família e com duas equipes de apoio matricial. Os resultados foram divididos em quatro eixos: cartografia da gestão e da EPS, as facilidades e dificuldades vivenciadas no processo de EPS, contribuições da EPS para o processo de trabalho e a pesquisaação. Como produto dessa pesquisa-ação, foi construída coletivamente e implantada a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e o Primeiro Número do Boletim Informativo de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, conclui-se que a Educação Permanente é responsável por transformações na realidade local, a partir da criação de dispositivos operantes de educação no trabalho o que favoreceu a mudanças nos processos de trabalho e nas mais variadas relações no contexto da Atenção Primária à Saúde, levando a uma consequente qualificação da assistência prestada pelas equipes de saúde do município.Item Elaboração de uma cartilha como instrumento educativo para pacientes com dor lombar crônica(2023) Rech, Clarissa Silva; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: A dor lombar crônica caracteriza-se por ser uma dor que persiste por mais de 3 meses, acarretando limitação funcional e reverberando em diversos aspectos da vida dos indivíduos. É a segunda condição patogênica mais prevalente no Brasil, atingindo 80% dos brasileiros em algum momento da vida. Vislumbra-se a necessidade de produzir uma cartilha educativa que permita o manejo deste agravo por meio do autocuidado. Objetivo: Construir e validar uma cartilha como instrumento educativo de promoção de autocuidado para indivíduos com dor lombar crônica. Metodologia: Estudo qualitativo exploratório com delineamento transversal, com a coleta dos dados pela técnica de grupo focal, com 08 usuários adultos do município de Glorinha/RS, de ambos os sexos, que realizaram previamente tratamento fisioterapêutico no serviço municipal de reabilitação física. Resultados e Discussão: Conclui- se que a convivência com esta situação dolorosa crônica impacta de distintas maneiras a vida dos indivíduos, reverberando em comportamentos de evitação e medo. Portanto, desenvolver estratégias de manejo eficazes, acessíveis e que promovam o protagonismo das pessoas, estimulando uma postura ativa e corresponsável, permite ampliar as possibilidades de promoção de bem-estar físico, psíquico, social e emocional. Produto: O produto deste trabalho foi a construção de uma cartilha educativa em formato físico e digital, desenvolvida para auxiliar no manejo do quadro doloroso de pacientes com dor lombar crônica. Ela foi validada pela aparência como adequada pela totalidade dos sujeitos desta pesquisa.Item Estresse ocupacional e estratégias para seu enfrentamento em enfermeiros que atuam em unidade de internação oncológica(Wagner Wessfll, 2020) Costa, Susana Rocha; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: O cuidado em oncologia tende a ser estressante devido à elevada sobrecarga emocional relacionada ao cuidado de pacientes gravemente doentes ou em estado terminal. Nessa perspectiva, este estudo aborda o estresse em profissionais de enfermagem oncológica, sujeitos a diversos fatores estressores relacionados aos cuidados de pacientes gravemente doentes e/ou terminais. Objetivo: Avaliar o estresse no trabalho e as estratégias utilizadas para o seu enfrentamento na perspectiva dos(as) enfermeiros(as) que atuam em uma unidade de internação oncológica. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, quantitativo e exploratório e descritivo com seis enfermeiros que trabalham na unidade de internação oncológica do Hospital Moinhos de Vento. Como instrumentos deste estudo, utilizou-se um questionário sociodemográfico semiestruturado; a escala Health Safety Executive - Indicator Toll (HSE-IT) e uma entrevista semiestruturada para investigação de estressores no trabalho de enfermagem. Resultados: Os dados desta pesquisa demonstraram o seguinte perfil de participantes: idade média 37 anos, sexo feminino, casadas, com pós-graduação em Oncologia, atuando há mais de um ano na instituição, com carga horária de trabalho de mais de 6 horas diárias, com renda mensal superior a quatro salários mínimos, que moram com algum familiar e todas têm alguma prática espiritual. Os resultados indicaram a presença de estresse para os trabalhadores da enfermagem que atuam na oncologia, segundo o HSE-IT evidenciou-se nas dimensões de Controle, Apoio da Chefia, Apoio dos Colegas e Relacionamentos. Nesse ínterim, as principais estratégias utilizadas pelas participantes para o enfrentamento desse estresse foram: espiritualidade, cuidados com o corpo, saúde mental, lazer, família e apoio em equipe. Conclusão: Concluiu-se que muitas enfermeiras, principalmente aquelas mais jovens e com menos experiência, apresentaram maiores níveis de estresse, podendo dificultar o enfrentamento aos fatores estressores diários no ambiente de trabalho. Para minimizar os estressores no ambiente de trabalho de enfermagem oncológica, sugere se promover estratégias de enfrentamento ao estresse cientificamente eficientes e, assim, auxiliar na melhora da qualidade de vida desses trabalhadores. Para tanto, foi elaborado um Guia prático de Qualidade de Vida.Item Formação farmacêutica: integração ensino-serviço dos acadêmicos de farmácia com o Sistema Único de Saúde(2019) Souza, Lucas Balsanelli; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: A formação em saúde deve ser abrangente, englobar aspectos da produção de subjetividade, da produção de habilidades, das competências técnicas, do pensamento crítico, e do adequado conhecimento do sistema de saúde. Deve-se para isto, incorporar as relações do cuidado à saúde, vivenciados no quotidiano dos serviços, ao processo de aprender e ensinar. Objetivos: O objetivo deste estudo foi analisar, por meio da percepção dos discentes, a integração entre ensino e serviço que ocorre durante o período de graduação em Farmácia. Métodos: Tratou-se de um estudo quantitativo, caracterizado como levantamento de corte transversal, utilizando-se de questionário estruturado para a geração dos dados. Foram considerados como cenário do estudo três universidades com cursos de graduação em Farmácia, localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados: No total, 155 acadêmicos, matriculados nestas instituições de ensino, participaram do estudo. Os resultados encontrados sinalizam as potencialidades dos estágios em cenários de saúde pública para a formação de perfis profissionais farmacêuticos com maiores competências para o trabalho no SUS. Do mesmo modo, apontaram a variável idade dos discentes como fator relevante para o reconhecimento das competências necessárias para o trabalho. Conclusões: Este estudo traz subsídios teóricos que podem contribuir para o processo de elaboração ou reformulação curricular dos cursos de Farmácia. Este estudo, visou também, elaborar material educacional para potencializar as competências pedagógicas do profissional farmacêutico inserido nos serviços públicos de saúde, tornando-o sujeito no processo de formação acadêmica em farmácia.Item A inclusão de tecnologia educacional como estratégia para minimizar os efeitos da sífilis no ciclo gravídico(2023) Gonçalves, Bruna; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível com diagnóstico e tratamento bem estabelecidos que pode infectar homens e mulheres em diferentes idades. Contudo, quando avaliamos gestantes com sífilis, o panorama torna-se mais preocupante devido ao risco de transmissão vertical. Objetivo: Desenvolver uma cartilha educativa para qualificar o cuidado à gestante, à criança e os processos de gestão a partir da percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis no ciclo gravídico. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido em quatro etapas. A primeira utilizou entrevista semi estruturada junto a 24 mulheres dos três trimestres gestacionais que realizaram o pré-natal na atenção primária do território em estudo, no período de dezembro/2021 a fevereiro/2022, com análise dos dados por meio de categorias e análise de conteúdo. A segunda etapa consistiu na elaboração da tecnologia educacional, física e digital. Na terceira fase, para a validação do produto educacional, contou-se com a avaliação de pareceristas quanto ao conteúdo, aparência e semântica. A quarta etapa consistiu na realização de educação permanente sobre sífilis aos profissionais de saúde. Resultados: Identificaram-se fragilidades relacionadas à percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis na gestação e, após análise dos dados coletados, foi desenvolvido o produto técnico e tecnológico validado para conteúdo, aparência e semântica cujos itens obtiveram índice de concordância geral 0,95; 1,0; e 1,0 respectivamente. Ainda, identificou-se arestas nos processos assistenciais. Considerações finais: A ferramenta educacional validada visa servir como um instrumento para educação em saúde ao trinômio mãe-bebê-parceiro, além de instrumentalizar profissionais de saúde e gestão para suas práticas diante dessa doença de relevância à saúde coletiva.Item Instrumento de avaliação de ações de educação permanente nos processos de trabalho em um hospital público-universitário(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andréa Wander; Trindade, Carolina SturmA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A pesquisa realizada foi classificada como mista, qualitativa e quantitativa, aplicada e avaliativa, em que a análise foi o processo avaliativo das ações educativas. A instituição em que a pesquisa foi realizada é um hospital universitário-federal, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No hospital existe uma Política de Educação instituída, porém não existe uma orientação clara quanto aos processos avaliativos. A realização desta pesquisa foi composta de quatro fases: aplicação de questionário sobre processos avaliativos para um grupo de lideranças da enfermagem; análise dos dados e desenvolvimento dos modelos dos instrumentos de avaliação; aplicação de questionário de validação de conteúdo do instrumento a um grupo de especialistas em educação na saúde e a análise dos dados e revisão do modelo do instrumento de avaliação. O questionário das lideranças em enfermagem foi composto de perguntas sobre aspectos da avaliação de ações educativas, em que a maioria das respostas foram de concordância com as questões propostas, sobre a importância dos processos avaliativos e de como melhorar este acompanhamento. Na validação de conteúdo dos instrumentos de avaliação, realizada pela equipe de especialistas, também através de um questionário, com a aplicação da escala tipo Likert, em que para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Neste estudo utilizamos um IVC de concordância de 80% nas respostas para aprovação das questões. O IVC geral dos instrumentos de avaliação em ações educativas foi de 0,91, tendo então sido aprovados na visão das respondentes, para aplicação em serviço. Como resultados desta pesquisa foram desenvolvidos o produto técnicio cientifico, um artigo sobre a Avaliação de Comportamento e Resultados para Ações de Educação Permanente em Saúde no Contexto Hospitalar e o produto técnico educacional, denominado Modelos de Instrumentos de Avaliação para Ações Educativas. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item Integração ensino-serviço em Psicologia para a promoção da qualidade de vida no trabalho(2018) Nascimento, Adriana Reis do; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Bonamigo, Andréa WanderA integração ensino-serviço pauta-se em uma proposta de ensino problematizadora, que consiste em fomentar nos estudantes a apropriação crítica do conhecimento científico através da atuação e inserção no serviço. O principal objetivo de tal integração, envolvendo ações em saúde e educação de forma integrada, refere-se à formação profissional e qualificação dos serviços e do ensino nas áreas da saúde. Estudos apontam que uma efetiva integração ensinoserviço deve buscar consolidar espaços de cidadania, em que os atores envolvidos (discentes, docentes, usuários e profissionais) estabeleçam caminhos de interlocução, construindo e transformando os modelos de atenção à saúde. Para além de ser uma proposta inovadora no campo da saúde, especificamente na Psicologia, pouco se tem relatado a respeito dessas práticas. Objetivou-se nesse estudo qualificar esse tipo de prática em Psicologia, por meio da vivência de uma proposta de integração ensino-serviço em Psicologia com vistas à qualidade de vida no trabalho em um Hospital Geral. A metodologia do trabalho seguiu o delineamento de uma pesquisa participante. O local de realização foi o Serviço de Psicologia da Medicina do Trabalho de um Complexo Hospitalar, que é campo de prática de uma Universidade especializada em ciências da saúde, com estágio em Psicologia. Inicialmente, foi feito um levantamento junto ao Serviço e à Universidade sobre a inclusão de práticas orientadas junto às atividades desse estágio. Posteriormente, as práticas foram realizadas ao longo do ano de estágio e avaliadas pelos estagiários e professores colaboradores do serviço de Psicologia. O instrumento utilizado foi o grupo focal, sendo um realizado com as professoras e outro com as estagiárias. As questões norteadoras dos mesmos centraram-se em três elementos apontados pela literatura como positivos para a efetivação da integração ensino-serviço, a saber: “Práticas Colaborativas”, “Mudanças no Currículo” e “Práticas Alinhadas com as Políticas de Saúde” em seus aspectos “positivos”, “negativos” e “desafiadores”. As respostas foram examinadas através da análise de conteúdo e as categorias, construídas de forma mista, discutidas junto ao referencial teórico. A análise dos dados oportunizou reconhecer que a efetividade na qualificação ocorre, em grande parte, através da aproximação entre a formação e a prática no campo, principalmente quando pensamos em profissionais de saúde, além de oferecer melhorias para a formação na área em que atuam. Nos espaços onde acontece a interlocução ensino-serviço em saúde, o estudante assume um papel privilegiado que vai ampliando sua percepção do outro, no cotidiano do cuidado, através da reflexão sobre o vivido em um cenário de aprendizagem. Discentes e docentes revelaram que a integração ensino-serviço impulsiona mudanças no processo de trabalho, uma vez que a presença constante dos alunos/estagiários amplia a capacidade da equipe de resolver e/ou enfrentar os problemas de saúde do usuário e propõe espaços de discussão de casos e de tomadas de decisão. As oportunidades de estágio foram apontadas como possibilitadoras da integração dos estudantes à dinâmica de trabalho, promovendo a capacitação e reestruturação do serviço, com o aprimoramento dos processos e com ganho para profissionais e para comunidade. Como produto educativo de um Mestrado Profissionalizante, desenhou-se uma proposta de estágio em Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito hospitalar.Item Manual de apoio para o acolhimento de estudantes de graduação na atenção primária à saúde(2017) Finkler, Renata Ulrich; Bonamigo, Andréa WanderEssa dissertação teve como objetivo identificar e analisar a visão dos preceptores sobre a preceptoria e o acolhimento dos estudantes de graduação na Atenção Primária à Saúde (APS). A partir da análise da visão dos preceptores, foi elaborado um material de apoio para que possa ser utilizado pelos preceptores para auxiliar no acolhimento dos estudantes nos serviços de saúde. Foi realizado um estudo qualitativo descritivo-exploratório com preceptores dos serviços de saúde da APS da Gerência Distrital Norte/Eixo Baltazar de Porto Alegre/RS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A amostra foi de 31 preceptores inicialmente, finalizando o estudo com 22 preceptores. Os preceptores foram dos cursos de enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e nutrição, que entraram nos critérios de inclusão do estudo. As informações deste estudo foram coletadas individualmente por meio da técnica de questionário semi estruturado, com questões abertas e fechadas. Foram entregues 2 questionários, um pré e outro após a apreciação do manual preliminar.Os dados do estudo foram avaliados conforme a técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Foram confeccionados 4 manuais, com informações gerais para preceptoria e diferentes entre si apenas na grade curricular e plano de estágio curricular obrigatório de cada curso. Ao final do estudo foi verificado que 93% dos pesquisados estão satisfeitos em realizar a preceptoria. Mostrou dificuldades e facilidades em relação ao acolhimento dos estudantes. Dentre as dificuldades,foi citado a incipiente integração ensino e serviço,a sobrecarga de trabalho, falta de tempo dos preceptores, dentre outros. As dificuldades podem trazer impacto sobre o aproveitamento dos acadêmicos em sua imersão nos serviços de APS. O produto do estudo foi elaborado com o auxílio dos preceptores, onde propuseram sugestões de temas. O material é dinâmico, podendo ser modificado. Espera-se que o manual de apoio auxilie os preceptores no acolhimento dos estudantes, fazendo com que os mesmos sintam-se mais seguros em acompanhar os estudantes em seus estágios, com a perspectiva da formação de um profissional de saúde mais qualificado.Item Prática avançada de enfermagem: diagnóstico situacional quanto à implementação na atenção primária à saúde(Wagner Wessfll, 2020) Mezaroba, Ernanda; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: Em 2013, com a ideia de fortalecer os sistemas de saúde, os Estados Membros da Organização Pan - Americana de Saúde aprovaram Resolução que sustenta que as equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) devem ter autonomia e respaldo baseados em modelos de atenção estabelecidos, melhorando ao máximo o alcance da prática de cada profissão, citando a ampliação dos papéis do enfermeiro por meio da Prática Avançada de Enfermagem (PAE). O Enfermeiro de Prática Avançada é o profissional com conhecimento especializado, habilidades para tomada de decisões complexas e competências para a prática ampliada. Objetivo: Construir uma matriz temática retratando o diagnóstico situacional do cenário da APS, a partir de reflexão realizada com enfermeiros, sobre a implementação da PAE. Metodologia: Estudo exploratório - descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 33 enfermeiros de um município do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, entre outubro e novembro de 2019. A análise dos dados foi realizada a partir da análise estatística descritiva, apresentando frequências absolutas e relativas dos itens abordados nos questionários aplicados. Resultados: O perfil dos participantes caracterizou que 45% dos enfermeiros apresentam entre 10 e 20 anos de experiência na APS; 78,8% atuam 40 horas semanais; 45,5% têm vínculo profissional por meio de concurso público; 91% possuem pós - graduação, sendo 80% destas em área voltada para serviços da APS e; 42% atuam em Estratégia de Saúde da Família. Com relação às práticas desenvolvidas pelos profissionais, foram classificadas em assistenciais, de educação e de gestão. Dentre os aspectos favoráveis para a implementação da PAE na APS se sobressaíram: prática norteada e respaldada por protocolos com evidências científicas (97%), aproveitamento do pleno potencial do enfermeiro (90,9%) e aumento da resolutividade (90,9%). Por outro lado, dentre os aspectos desfavoráveis, sobressaíram-se as atividades burocráticas e administrativas (69,7%) e insuficiência de recursos humanos nos serviços de saúde (66,7%). A maioria dos enfermeiros (72,7%) consideraram sua formação / atuação profissional parcialmente suficiente para o desempenho da PAE, mencionando como justificativas: necessidade de aperfeiçoamento profissional, ausência de protocolos e ausência de autonomia. A saúde da mulher foi mencionada como área prioritária para a ampliação da prática do enfermeiro por meio da elaboração de um protocolo assistencial de enfermagem. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou a elaboração de dois produtos: uma matriz retratando o diagnóstico situacional do cenário da APS, a partir de reflexão realizada com enfermeiros sobre a implementação da PAE e; um protocolo assistencial de enfermagem voltado para ações de rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de mama. O diagnóstico situacional foi construído em uma Matriz F.O.F.A. retratando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, destacando-se respectivamente: experiência e especialização profissional; diminuição de custos e satisfação do usuário; limitações na organização do processo de trabalho; congelamento dos gastos públicos e conflito com médicos. Quanto ao protocolo, sua estruturação se deu a partir das recomendações do Conselho Federal de Enfermagem, mediante a proposta de sistematização da assistência de enfermagem, direcionando os enfermeiros a uma prática ampliada, segura e de qualidade.Item O valor do sorriso para as mulheres na atenção primária em saúde(2022) Gomes, Janaina Cortes; Bonamigo, Andréa WanderA Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher propõe diretrizes para a humanização e qualidade do atendimento às mulheres. A cirurgiã-dentista, mestranda, preceptora e atuante da atenção primária em saúde do município de Porto Alegre, seguindo a linha de pesquisa Integração Universidade, Serviço de Saúde e Comunidade, buscou respostas quanto à importância da saúde bucal na visão das usuárias do SUS. O objetivo desta dissertação foi “Identificar as principais demandas das participantes, de acordo com o perfil de saúde bucal, conforme o resultado da análise de conteúdo, com base nas narrativas de pacientes mulheres da comunidade que estavam em atendimento no serviço odontológico em uma Unidade Básica de Saúde”. Realizou-se um estudo de caráter qualitativo (pesquisa qualitativa de perspectiva teórica feminista - DENZIN, 2006; BEIRAS, 2017), baseado em entrevista semiestruturada com dez pacientes mulheres, guiada por questões norteadoras e posterior técnica de análise de conteúdo. Conforme as narrativas das participantes, ficou registrado o desconhecimento dos termos climatério e periodontite. Além disso, foi identificada a demanda reprimida na atenção secundária na rede municipal. A pesquisa em saúde promoveu as práticas de higiene bucal, desenvolveu a autoestima das pacientes, contribuiu com as políticas públicas para mulheres e tornou-se importante registro de demandas à saúde bucal na atenção secundária. Por fim, este trabalho deu origem a um produto: um livro digital - E-book, direcionado ao público em geral, com o título “O climatério e a saúde bucal”.