Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Item Abordagem da temática HIV/aids em um curso técnico em análises clínicas: reflexões para o ensino na saúde(2022) Vaz, Lisiane da Silva; Almeida, Alexandre do Nascimento; Sudbrack, Aline WinterA educação é um dos desafios para o enfrentamento da epidemia do HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os profissionais inseridos na área de saúde, além do domínio técnico-científico, precisam construir habilidades que conduzam orientações significativas no contexto da promoção à saúde, além de adotar atitudes éticas e humanísticas para fornecer acolhimento. Esta pesquisa teve por objetivo analisar conhecimentos, atitudes e práticas de ensino sobre a temática HIV/aids no contexto de uma escola técnica em saúde. Foi utilizada metodologia de caráter descritivo e interpretativo com enfoque qualitativo por meio de duas sessões de grupo focal, uma com nove docentes e outra com seis discentes do Curso Técnico em Análises Clínicas em uma escola profissional em saúde localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dados dessas sessões foram transcritos na íntegra e analisados com base no escopo teórico-metodológico da análise temática reflexiva. Os resultados indicam conhecimentos e atitudes construídas positivamente pelos discentes, bem como aspectos equivocados e incertezas, o que corrobora a percepção dos docentes sobre as fragilidades acerca da temática, as quais incluem a formação do próprio docente e práticas pedagógicas insuficientes, assim como falhas na formação básica do aluno ingressante. Esta pesquisa sinaliza a necessidade de repensar as práticas pedagógicas voltadas à temática HIV/aids. Foi proposta a construção de uma ferramenta digital como estratégia educativa de sondagem para avaliar conhecimentos construídos e atitudes de alunos na área da saúde. Esse instrumento de avaliação diagnóstica pode auxiliar o professor a intermediar o processo de ensino/aprendizagem na temática HIV/aids.Item Ação educativa em uma equipe de saúde para o enfrentamento de situações de violência doméstica por queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina SturmIntrodução: A violência doméstica é um problema de saúde pública que requer organização dos serviços de saúde e de atenção multidisciplinar, assim como a queimadura, que exige atendimento de uma equipe especializada. É crescente o número de atendimentos a pacientes acometidos por queimaduras de cabeça e pescoço na área da Fonoaudiologia e por disso, essa área pode ser uma aliada das pessoas que sofrem violência doméstica. A assistência domiciliar faz com que problemas sejam visualizados e identificados e por isso, é relevante formar e articular a equipe de saúde que presta assistência na modalidade de saúde da atenção domiciliar no que tange ao tema de violência doméstica e situações de queimaduras de cabeça e pescoço. Objetivo: Planejar e desenvolver uma ação educativa (um curso de formação, com duração de dez horas) para o enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço, direcionada a uma equipe multidisciplinar de saúde de uma empresa privada que presta serviços de saúde na assistência domiciliar. Metodologia: Pesquisa ação, de cunho exploratório com abordagem mista, norteada pelos preceitos do Arco de Charles Maguerez e já empregada por diferentes autores (PRADO et al., 2012; VILLARDI; CYRINO; BERBEL, 2015; FRANÇA; MELO; MONTEIRO; GUILHEM, 2016, FERREIRA, 2019). Participaram da pesquisa 23 profissionais entre equipe de saúde multidisciplinar, que atuam na assistência domiciliar e participaram de um curso de formação sobre a temática deste estudo e 14 profissionais da área da saúde, que avaliaram as estratégias produzidas para este estudo. A análise interpretativa dos dados foi realizada por meio da proposta de interpretação qualitativa, baseada no estudo de Bardin (2011) e a análise estatística dos dados quantitativos deu-se por meio do método de adequação de conteúdo. Resultados: Ao final do curso, os profissionais que participaram, o avaliaram como satisfatório, sinalizando a importância de tornar o processo educativo e de aprendizado como centro do seu processo de trabalho; além disso, sentiram-se melhor preparados para o enfrentamento da violência doméstica. Os resultados demonstraram que a educação permanente e continuada em saúde é uma excelente estratégia no processo ensino-aprendizagem para uma equipe de saúde multidisciplinar e transformadora no processo de trabalho dos serviços de saúde domiciliar, promovendo impacto e efetividade satisfatórios para uma empresa. Considerações finais: Foi proporcionado o aprimoramento na prática do serviço de saúde na temática do enfrentamento à violência no ciclo da vida e uma contribuição para o desenvolvimento de análise crítica e reflexiva da equipe de saúde multidisciplinar que atua na assistência domiciliar, bem como auxiliar e apoiar o processo de formação e educação dos profissionais sobre esse tema, contribuir com a problematização do serviço de saúde social e estimular mudanças no cotidiano do aprender e do ensinar nos serviços de saúde em comunidade. Produtos: Elaboração de um curso para formação de uma equipe de saúde multidisciplinar, um guia de orientação à equipe de saúde e um artigo sobre a dissertação.Item Acessibilidade das Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção Primária de Saúde, do município de Porto Alegre, no âmbito da prática e do ensino(Wagner Wessfll, 2020) Benites, Daiane Freire; Bonamigo, Andréa Wander; Sudbrack, Aline WinterA implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) está sendo implementada na rede pública de saúde brasileira, por meio da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Esta inovadora política pública de saúde veio para contribuir para o aumento da resolubilidade do sistema, com um cuidado continuado, humanizado e integral, visando também normatizar a utilização destas práticas no SUS. Com isso, o objetivo deste trabalho foi pesquisar a acessibilidade dos usuários às PICS na Rede de Atenção Primária de Saúde de Porto Alegre no âmbito da prática e do ensino. Foi realizado o mapeamento das unidades de saúde que ofertam PICS; a verificação de como ocorre a acessibilidade à população; a identificação de como são realizados os registros das PICS nos serviços; o conhecimento das características dos trabalhadores de saúde, estudantes ou residentes que realizam as PICS; assim como a identificação das concepções prévias da população sobre as PICS em POA, por meio dos Conselhos Distritais de Saúde. Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo misto, quali-quantitativo, de cunho descritivo, com a utilização de instrumentos, como questionários e roda de conversa, baseado no discurso do sujeito coletivo, que abordou as perspectivas e desafios de trabalhar com as PICS dos coordenadores de unidades de saúde, profissionais de saúde e representantes do controle social. Os locais selecionados foram os campos de prática (serviços de saúde) e espaços de controle social. Como produto desta pesquisa foi elaborado uma cartografia com dados das PICS na AB de POA, com a perspectiva de dar visibilidade às PICS para a população.Assim como contribuir com o gestor municipal para a formulação e qualificação da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, em Porto Alegre, promovendo estratégias de desenvolvimento nos processos de formação e de educação permanente, assim como dar subsídios para a implementação do ensino sobre as PICS nas instituições de ensino superior.Item Acessos vasculares em pacientes oncológicos pediátricos: dialogando com crianças sobre o cuidado(2018) Mesquita, Kelly; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene RamosA assistência à saúde tem se tornado mais complexa não somente pela gravidade de pacientes internados ou pelo avanço, mas também pelo uso de dispositivos invasivos, em especial os acessos vasculares, que aumentam os riscos de Infecções de Corrente Sanguínea (ICS). Os dispositivos de acessos venosos vasculares representam agora uma parte fundamental nos cuidados de saúde. Estudos mostram a redução de infecções da corrente sanguínea relacionada a Cateter Vascular Central (CVC), como estratégia de segurança do paciente. A infecção primária da corrente sanguínea associada aos cateteres é uma complicação sistêmica grave. Contudo, na maioria das vezes, pode ser prevenida quando as práticas de segurança são realizadas adequadamente pela equipe na inserção e manutenção dos dispositivos (INS, 2011). Nesse ínterim, este trabalho tem como objetivo analisar as percepções das crianças e adolescentes em tratamento oncológico, acerca do processo de educação e o nível de conhecimento dos cuidados com os dispositivos de acessos vasculares. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa-ação, visto que se observaram os fatos sem interferir no ambiente de coleta. Nessa perspectiva, foram analisadas experiências de crianças em relação ao enfrentamento no uso de acessos vasculares no tratamento do câncer. Esta pesquisa foi realizada na Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre, no complexo do Hospital da Criança Santo Antônio. Participaram deste estudo 16 crianças, com idade entre 6 a 12 anos, em tratamento com diagnósticos de doença oncológica. O instrumento de coleta de dados deu-se através de entrevista semiestrutura. Para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo de Minayo, emergiram quatro categorias: “conhecimento quanto à implantação do cateter”, “expressando sentimento de satisfação”, “entendimento da criança em relação ao cateter”, “relato de vivências para a melhoria”. Com o desenvolvimento deste trabalho, foi construido uma ferramenta lúdica para a educação das crianças para o entendimento sobre os acessos vasculares. Evidenciou-se também a necessidade da construção de um instrumento de orientação a fim de preparar a criança para a utilização de um dispositivo de acesso vascular, transformando uma atividade terapêutica em entretenimento, capacitando-a para o autocuidado e preparando-a para a nova condição de vida.Item #Adole#sente: oficinas de promoção da saúde mental com as adolescências(2023-12-12) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fulvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA saúde mental na adolescência é uma preocupação crescente devido ao aumento de transtornos mentais entre esse público antes, durante e pós pandemia. Pensar na comunicação entre escola, ensino e saúde é essencial para promoção da saúde mental dos adolescentes. Nesse sentido fazse importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para a construção de espaços de educação em saúde com adolescentes sobre saúde mental. Nesse sentido é que esta pesquisa teve como objetivo construir um material educativo, em formato de cartilha, para apoio de profissionais que estão em contato com esse público para que possam desenvolver intervenções colaborativa com os adolescentes na perspectiva das metodologias participativas com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisaintervenção realizadas em 2 escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Participaram 19 adolescentes entre 12 a 18 anos, regularmente matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Foi proposto um conjunto de oficinas denominada Oficina MoviMente-Se que consistiu em 06 encontros em cada escola com duração de 1h30min. O planejamento didático das atividades foi organizado de maneira a oportunizar o desenvolvimento do pensamento crítico e o protagonismo dos participantes por meio da escuta, do diálogo, da problematização e emergência de temas geradores comuns à realidade vivida pelos adolescentes em uma sistematização e construção compartilhada dos conhecimentos. Cada oficina foi planejada de forma participativa, considerando os conhecimentos prévios dos participantes, articulados ao eixo norteador do estudo: desenvolvimento da educação emocional. Como resultado obtivemos três pistas metodológicas para a organização de um produto educacional no formato de cartilha voltada profissionais com o intuito de desenvolver um planejamento de ações educativas voltadas à adolescência: a) Contextualização da realidade dos participantes, suas demandas e levantamento de conhecimentos prévios; b) Definição das estratégias didáticas com base nos objetivos de aprendizagem, no caso deste estudo a promoção da educação emocional; e c) Alinhamento entre os conteúdos e objetivos de aprendizagem, a metodologia proposta e os interesses e demandas dos participantes. Por fim, sugere-se que metodologias participativas quando utilizadas em contextos de educação em saúde com adolescentes, repercutem de maneira favorável para a construção da consciência crítica e reflexiva implicando no protagonismo e na promoção da saúde emocional desta população.Item Antissepsia cirúrgica alcoólica das mãos: da prática ao ensino(2017) Peixoto, Juliana Gil Prates; Millão, Luzia FernandesIntrodução: As infecções decorrentes dos procedimentos cirúrgicos são frequentes e representam morbimortalidade importante, além de elevar os custos hospitalares. Medidas como educação da equipe, vigilância epidemiológica e realização da antissepsia cirúrgica das mãos, entre outras, são fundamentais para a sua prevenção. No Brasil, tradicionalmente a equipe realiza escovação cirúrgica com detergentes antissépticos; contudo, as soluções alcoólicas sem escovas vêm sendo introduzidas recentemente, embora, na Europa, sejam utilizadas há pelo menos três décadas. Objetivos: Conhecer, na prática, a efetividade da antissepsia cirúrgica alcoólica das mãos dos cirurgiões realizada em diferentes períodos de tempo, com a finalidade de elaborar um produto educacional. Método: Trata-se de um estudo descritivo comparativo, realizado em um hospital terciário privado de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que implantou recentemente a rotina de antissepsia com solução alcoólica para o preparo cirúrgico das mãos da equipe. Amostras microbiológicas coletadas das mãos de 54 cirurgiões em dois momentos: após procedimento de lavagem simples das mãos, para determinar a flora microbiana basal do profissional; e após a antissepsia cirúrgica alcoólica das mãos, para identificar a redução da contagem microbiana imediata. Foram coletadas culturas das falanges distais de ambas as mãos do cirurgião, friccionadas durante 1 minuto em uma placa de Petri, contendo 10 ml de caldo soja triptcaseína (CST) e neutralizadores. As amostras coletadas resultaram em 324 placas de culturas processadas em ágar soja triptcaseína (AST) e incubadas por 24 horas a 37°C ± 2°C, sendo que, destas, 45 foram validadas para análise. Resultados: As amostras foram categorizadas em redução leve (até 50% de redução da flora bacteriana), moderada (de 51% a 80%) e severa (acima de 80%). Quando a técnica foi realizada por menos de 90 segundos, ocorreu: 80% de redução severa; 6,7% de redução moderada; e 13% de redução leve. Teste Qui-Quadrado confirmou que não houve associação significativa entre o tempo de execução do procedimento e a categoria de redução da contagem microbiana (x2 1,284; p valor 0,526). Quando a técnica foi desempenhada em mais de 180 segundos, conforme tempo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as amostras apresentaram redução de contagem bacteriana, o que não ocorreu em tempos menores de antissepsia. Nas categorias de tempo de até 90 segundos e de 90 a 180 segundos, identificou-se 21% e 14%, respectivamente, de amostras nas quais não houve redução bacteriana após a antissepsia. Conclusões: Os dados sugerem que, quando a técnica e tempo recomendados são seguidos, maior é a redução bacteriana comparado a tempos menores, embora não tenha sido observada associação significativa entre o tempo de antissepsia e a contagem bacteriana. Os resultados da pesquisa subsidiaram a elaboração de um vídeo educativo sobre a técnica de antissepsia cirúrgica (tradicional e alcoólica) das mãos.Item Uma aplicação móvel sobre o uso racional de dispositivos invasivos para a educação permanente de profissionais de saúde e prevenção de infecções(Wagner Wessfll, 2020) Preve, Camila Piuco; Cazella, Sílvio César; Millão, Luzia FernandesIntrodução: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) estão entre as principais complicações relacionadas aos cuidados de saúde. Entre os fatores de risco para aquisição de IRAS, está o uso de dispositivos invasivos, como o Cateter Venoso Central (CVC) e o Cateter Vesical de Demora (CVD). Objetivo: Desenvolver e avaliar uma aplicação para dispositivos móveis que auxilie na educação permanente de profissionais de saúde sobre a prevenção de infecções associadas ao CVC e CVD. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e de produção tecnológica, através da elaboração de um protótipo de uma aplicação para dispositivos móveis. O protótipo foi elaborado durante os meses de Fevereiro a Maio de 2020. A avaliação do protótipo foi realizada por Profissionais de Controle de Infecção de diferentes instituições de Porto Alegre, durante o período de Agosto de 2020 a Setembro de 2020, através de um tablet cedido pelos pesquisadores. Após manusearem o protótipo, os profissionais realizaram a avaliação do mesmo através do preenchimento de um instrumento. Resultados: O estudo resultou no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis. O protótipo denominado Catheters Care App contém informações sobre cuidados para prevenção de infecções associadas ao CVC e ao CVD e seu uso adequado e racional, sinalizando ao usuário quando o dispositivo não é mais necessário ao paciente. O produto foi avaliado por 11 profissionais através de um instrumento baseado nos construtos do Technology Acceptance Model (TAM), contendo 17 variáveis que deveriam ser respondidas conforme os Níveis de Afirmação da Escala de Likert. A aplicação obteve um alto grau de concordância por parte dos profissionais em relação à facilidade de utilização, conteúdo e intenção de uso. Entretanto, sugestões de melhorias, principalmente em relação aos aspectos visuais da aplicação foram realizadas pelos avaliadores. Conclusão: O protótipo possui requisitos potenciais para auxiliar na educação permanente de profissionais da saúde. Estudos futuros poderão surgir a fim de avaliar a adesão da utilização da aplicação e seu impacto na incidência de IRAS associadas a dispositivos invasivos.Item Uma arquitetura pedagógica para a educação permanente de enfermeiras na modalidade EAD: pré-natal de risco habitual(2018) Preto, Diogo Rocha; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daIntrodução: É fundamental que existam estratégias que introduzam a Educação e a Educação Permanente em Saúde dentro dos ambientes de trabalho. A modalidade de Ensino a Distância (EaD) ocupa este espaço, destacando-se uma vez que as demandas estão cada vez maiores e mais complexas, diminuindo o tempo de profissionais para o Ensino Presencial. Com a Educação Permanente em Saúde e a EaD, surge a necessidade de estratégias pedagógicas e modelos fundamentados para garantia de práticas que possibilitem a transformação nos ambientes de trabalho, oportunizando a criação das Arquiteturas Pedagógicas. A Educação Permanente em Saúde deve condizer com a necessidade do trabalho e dos trabalhadores, e deve proporcionar mudança efetiva nos comportamentos e práticas profissionais, daí a necessidade de alinhar também com as reais competências para a prática profissional. Objetivo: Conceber uma Arquitetura Pedagógica para Educação Permanente de enfermeiras da Atenção Básica na modalidade EaD, com foco em Pré-natal de risco habitual (case definido para o curso). Metodologia: O método de pesquisa adotado foi uma pesquisa-ação, qualitativa e quantitativa. Resultados: Primeiramente, foram mapeadas as Competências para o exercício do Pré-natal de risco habitual, de acordo com a International Confederation of Midwives e o Ministério da Saúde. Após, foi concebida uma Arquitetura Pedagógica e esta foi aplicada. Participaram da elaboração da proposta uma amostra por conveniência de seis enfermeiras, com o mínimo de seis meses de atuação na Atenção Básica e que possuíam prática no Pré-natal em suas Unidades de Saúde. As participantes responderam um questionário inicial e final, além das atividades dos fóruns, que problematizavam a prática (avaliações qualitativas) e também um pré e pós-teste (avaliação quantitativa). A média de acertos no pré-teste foi de 8,33 e no pós-teste foi de 9,67.A principal contribuição desta pesquisa é a elaboração da Arquitetura Pedagógica como uma estratégia na Educação Permanente em Saúde, na realidade daquele município. Em relação às falas, ficou claro que o curso provocou as participantes à discutirem sobre o tema, desta forma, foram encontrados termos relevantes nos questionários iniciais e houveram também nos questionários finais.Item Uma arquitetura pedagógica para educação à distância sobre prevenção e manejo em acidentes do trabalho com material biológico(Wagner Wessfll, 2021) Costa, Fabiana Feijó; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daIntrodução: As condições de vida do ser humano podem ser alteradas ou modificadas em função do trabalho que exerce, contribuindo para o adoecimento do indivíduo quando exercido em condições inadequadas. Diante deste panorama, os acidentes e óbitos relacionados às atividades laborais apresentam-se como questões de extrema relevância e impacto na morbimortalidade do país. Destaca-se os acidentes com envolvimento de material biológico, diretamente relacionado à atuação dos profissionais da saúde. Desta forma, a preocupação com a segurança dos trabalhadores é um compromisso também das instituições, por sua relevância. Ações de educação permanente em saúde podem contribuir sobremaneira para o aumento da segurança dos profissionais, uma vez que se fundamentam no aprendizado no trabalho. Objetivo: Conceber uma arquitetura pedagógica na modalidade de Educação à Distância (EaD), utilizando a metodologia ativa denominada estudo de caso, abordando a prevenção e o atendimento de acidentes do trabalho com material biológico. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com a utilização de métodos mistos. A pesquisa com métodos mistos combina os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. A geração de dados ocorreu por meio de amostragem não probabilística, na qual para a seleção da amostra o pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. Resultados: Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a prevenção e manejo de acidentes do trabalho com material biológico, houve a elaboração da arquitetura pedagógica (AP), sendo submetida à avaliação de especialistas da área, que emitiram pareceres. Para a avaliação foi utilizado um instrumento adaptado do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), que tem como objetivo a validação de conteúdo escrito dos materiais educativos em saúde. O instrumento utilizado foi composto por dez questões, com opções de respostas, utilizando como valoração dos itens uma escala de Likert de 5 pontos, na qual: 0 = discordo totalmente; 1 = discordo; 2 = indiferente; 3 = concordo; 4 = concordo totalmente. As questões são categorizadas em módulos, o primeiro módulo avalia os objetivos do estudo, o segundo módulo avalia a estrutura e apresentação, o módulo final avalia a relevância. Compuseram a amostra como avaliadores sete enfermeiros do trabalho, atuantes em hospitais na cidade de Porto Alegre. Em suas avaliações os profissionais demonstraram concordância, referindo que a AP está alinhada aos seus propósitos e metas, coerente quanto à organização, estrutura, estratégia, coerência e suficiência, bem como significância, impacto, motivação e interesse. Com base no exposto, a AP possui os requisitos para contribuir como forma para a promoção das ações de educação permanente em saúde. Estudos poderão avançar para a efetivação do curso que a AP embasa e avaliar sua aplicação e adesão.Item Atenção à saúde da pessoa idosa e o cuidado na atenção primária em saúde(2021-10-29) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste estudo objetiva avaliar e comparar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) e as ações de Educação em Saúde para a população idosa desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 80 idosos de 08 municípios da Serra Gaúcha, sendo 04 deles com ESF e 04 com EAP. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com inserção de questões em outra dimensão: Educação em Saúde. Após transcrição do material, este foi analisado à luz da abordagem Hermenêutica-dialética. Não se evidenciaram grandes diferenças entre as equipes de ESF e EAP, exceto pelos atendimentos domiciliares, mais frequentes nos locais com ESF. A valorização do atendimento médico e da medicalização, a importância do vínculo entre idoso e o profissional para a longitudinalidade do cuidado, episódios de acolhimento frágil relatados em ESF e APS, assim como a avaliação positiva dos aspectos tangíveis (estrutura física, ambiência) emergiram em ambas as equipes. Identificou-se, ainda, relevância secundária do Agente Comunitário de Saúde presente nas equipes de ESF, o qual foi referido pelos idosos com papel de informante do serviço de saúdeItem Avaliação da idade de realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico em crianças encaminhadas da Triagem Auditiva Neonatal(2018) Lopes, Bruna Mauer; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: A audição é um dos sentidos fundamentais para o ser humano, pois é por meio dela que se desenvolve a habilidade da comunicação. Para isso o diagnóstico das alterações auditivas aos três meses e a intervenção até os seis meses permitem que a criança apresente adequado desenvolvimento global. Objetivos: Avaliar a idade (em meses) de realização do exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico de crianças encaminhadas por meio do fluxo da Triagem Auditiva Neonatal para a Alta Complexidade. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado em um setor de Saúde Auditiva de um Hospital Universitário, localizado na Macrorregião Metropolitana do Rio Grande do Sul. Foram analisados 576 exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico em fase de reteste de crianças encaminhadas pelo fluxo estadual da Triagem Auditiva Neonatal na Macrorregião Metropolitana para a Alta Complexidade. Resultados: A mediana de idade dos participantes desta pesquisa na data de realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico foi de quatro meses. Nesta amostra, 60,9% (n= 351) apresentaram idade superior a três meses. Verificou-se que 62,2% das crianças apresentaram resultados do exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico dentro dos padrões de normalidade. Obtiveram-se 68,7% exames com alteração de grau moderado e 19% de alteração do tipo condutivo à direita e 17,3% na orelha esquerda. Conclusões: Evidenciou-se que a idade com que as crianças realizaram o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico em fase de reteste, após alteração na Triagem Auditiva Neonatal, foi superior ao recomendado na literatura. Os resultados da pesquisa subsidiaram a elaboração de material de educação permanente didático pedagógico em Saúde Auditiva (e-book) para veiculação a todos os profissionais de saúde envolvidos no cuidado ao neonato e lactente, pais e responsáveis da macrorregião metropolitana.Item Avaliação da rede de atenção primária à saúde de um município do Estado do Rio Grande do Sul(Wagner Wessfll, 2020) Garcia, Marja Camargo; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deIntrodução: A Atenção Primária em Saúde (APS) está amplamente difundida nos territórios nacionais. A APS coordena o cuidado do indivíduo em todos os níveis de atenção, tendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS). A avaliação de qualidade dos serviços é peça chave para o planejamento, conferindo ferramenta fundamental aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam garantir a efetividade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a qualidade da APS do município de Xangri-lá/RS por meio da aplicação do Primary Care Assessment Tool - Instrumento de Avaliação da Atenção Primária em Saúde (PCATool), versão usuários e profissionais de saúde. Método: O caráter da presente proposta de pesquisa é de abordagem quantitativa. Resultados: Das cinco unidades de saúde avaliadas pelos usuários, quatro ficaram acima da média considerada satisfatória (6,60). Os componentes para cálculo dos atributos essenciais com maior média de pontuação, na análise geral das unidades foram: grau de afiliação (9,56) seguido por acesso (6,98). O atributo com menor média foi a orientação comunitária (4,78) seguida pela integralidade dos serviços prestados (5,98). Na avaliação dos profissionais de saúde, os médicos foram os trabalhadores que avaliaram a APS com maiores escores (7,18) em Escore Essencial (EE) e (7,36) em Escore Geral (EG), seguidos pelos enfermeiros (6,60) EE e (6,76) em EG. A orientação familiar foi atributo melhor avaliado e a acessibilidade o pior. Conclusão: As unidades de saúde e suas equipes tiverem uma média avaliativa satisfatória pela ótica dos usuários. Foi possível identificar bons escores referentes ao vínculo entre profissionais e a comunidade, assim como o reconhecimento da APS como porta de entrada da RAS em Xangri-Lá. Entretanto, a acessibilidade foi identificada com uma fragilidade do sistema. Sugere-se a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, facilitando o acesso dos pacientes que têm horários de trabalho que coincidem com o horário de funcionamento do posto, a descentralização de alguns serviços administrativos municipais e abertura das salas de vacinação em todos os postos de saúde. Produto: Proposta de intervenção desenvolvida por meio de diagnóstico situacional da APS em Xangri-lá, apresentada em forma de relatório.Item Carga de trabalho do enfermeiro: comparação entre método observacional e on-line(2016) Somensi, Rute Merlo; Flores, Cecilia Dias; Caregnato, Rita Catalina AquinoPara definir ou sugerir o quantitativo de profissionais capaz de atender as necessidades assistenciais da clientela, com qualidade e segurança, os enfermeiros gestores de instituições hospitalares se apoiam no Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem (DPE) e na mensuração da Carga de Trabalho (CT). Na vivência prática de atuação gerencial e responsabilidade técnica, observou-se que vários sistemas de CT da enfermagem são fundamentados em modelos internacionais, não diferenciando os profissionais de nível médio e superior (técnicos e enfermeiros), que constituem a categoria profissional da Enfermagem no Brasil. Nenhum modelo desses se aplica ao cálculo do DPE exclusivamente para o enfermeiro, responsável por atividades de maior complexidade técnica e gerencial. A partir desse cenário, este estudo identificou as variáveis que compõe a CT do enfermeiro nas unidades de internação clínica e cirúrgica, categorizando-as por tempo e atividades. Esta pesquisa teve como finalidade desenvolver um produto que possa contribuir com a gestão e o ensino, aplicando um método para calcular a CT e acompanhar as atividades desenvolvidas por enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. OBJETIVO: Mensurar a CT dos enfermeiros que atuam em unidade de internação, conforme preconiza a Nursing Interventions Classification (NIC), comparando dois métodos, o observacional e o on-line, propondo meio para supervisão de enfermeiros e acadêmicos na prática. METODOLOGIA: Estudo documental descritivo com abordagem quantitativa de natureza aplicada, realizado em um hospital de Pneumologia no Rio Grande do Sul. Dados coletados por meio dos documentos com registros da CT mensurada pelos dois métodos, fornecidos pelo setor de “Qualidade” do hospital. A amostra foi constituída por 30 atividades mensuradas, em minutos e segundos. Foi desenvolvido e testado um sistema informatizado para registro da CT acessado via dispositivo móvel on-line. RESULTADOS: Totalizaram-se 480 horas de registros de atividades, conforme a NIC. No observacional, obteve-se o total de 1.901 atividades executadas, sendo 1.499 indiretas e 402 diretas; no método on-line, foram registradas 2.099 atividades executadas, excluindo-se 590 outliers da amostra, resultaram 1.509 atividades realizadas sendo 334 diretas e 1.175 indiretas, todas em consonância com as atividades NIC e com o tempo preconizado. CONCLUSÃO: Ambos os métodos, sem diferença significativa, permitem a mensuração da CT dos enfermeiros enquanto realizam a assistência, contudo o método on-line permite ao gestor e/ou docente acompanhar o desempenho do enfermeiro e/ou acadêmico por meio das atividades realizadas e seus tempos através de relatórios gerenciais acessados on-line em tempo real.Item Conexões sensíveis: narrativas de famílias ouvintes com filhos(as) surdos(as) e os desafios no ensino e na saúde(2024-08-05) Santos, Melissa Leal dos; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO IBGE registra grande crescimento da comunidade surda, que hoje representa aproximadamente cinco por cento da população brasileira (mais de dez milhões de pessoas). Muitas dessas famílias não conhecem a língua brasileira de sinais nem a identificam como a língua materna do surdo, gerando barreiras comunicacionais, linguísticas e culturais nas relações familiares e no acesso à saúde. As práticas em saúde para surdos pautadas exclusivamente no modelo biológico podem negligenciar aspectos identitários, culturais e linguísticos essenciais para uma abordagem inclusiva. Por isso, este estudo objetiva compreender a comunicação na vida cotidiana entre famílias ouvintes com o(a) filho(a) surdo(a) e a interdependência com a abordagem terapêutica e o envolvimento família-escola, experienciada nos serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Foram entrevistados dez adultos ouvintes responsáveis de crianças surdas (oito famílias), em idade escolar, a respeito de como ocorre e como é construída a comunicação no cotidiano dessas famílias, assim como a interdependência da abordagem terapêutica nos serviços de saúde. Além das entrevistas, os responsáveis preencheram ao checklist da rotina compartilhada família-escola e a ficha de dados sociodemográficos. As entrevistas foram transcritas e analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, que geraram cinco categorias: 1) Descoberta ou conhecimento sobre a surdez do(a) filho(a), 2) Experiência de ter um(a) filho(a) surdo(a), 3) Construção da comunicação entre família ouvinte e filho(a) surdo(a), 4) Motivação para aprender Libras e a escola bilíngue para surdos e 5) Comunicação e interdependência nos espaços de saúde. O aprendizado da Libras pelas famílias para se comunicarem com os sujeitos surdos contribuiu para criar um ambiente linguístico inclusivo e enriquecedor em casa. Os filhos surdos desenvolvem proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na língua portuguesa escrita, além de utilizar tecnologias digitais e comunicação alternativa para melhorar a interação comunicativa. O estudo ressalta a promoção do aprendizado da língua de sinais e destaca o protagonismo da família durante o processo de aquisição linguística. A respeito da análise do checklist, identificou-se que as famílias ouvintes apresentam uma participação restrita nos eventos socioculturais escolares, revelando falta de familiaridade com a instituição, ausência de acompanhamento do desenvolvimento da língua de sinais e enfrentando desafios na comunicação. Em face a tais resultados, construiu-se como produto educativo um objeto de aprendizagem no formato de e-book a ser distribuído de forma digital, para auxiliar na comunicação e aprendizagem da língua de sinais, inserindo as dificuldades identificadas neste estudo, especialmente sobre a interdependência da pessoa surda nos ambientes de saúde e possibilidade de acesso às informações através de Centros de Interpretação da Língua de Sinais existentes em alguns municípios.Item Constipação intestinal e violência doméstica: inter-relação e encaminhamentos(2017) Coronel, Ana Lúcia Couto; Silva, Helena Terezinha HubertOs distúrbios funcionais do aparelho digestivo são frequentemente relacionados a diversas formas de abuso e o atendimento integral a essas pessoas necessita de uma rede multidisciplinar de cuidados. Os objetivos deste estudo foram: avaliar a prevalência de violência doméstica em adultos portadores de constipação intestinal funcional (CIF) e identificar os serviços e normas disponíveis para atender as vítimas. Metodologia: o estudo foi desenvolvido em duas partes complementares. Parte I: estudo transversal, que avaliou a prevalência de violência doméstica em pacientes atendidos, de setembro a dezembro de 2016, no ambulatório de coloproctologia do Hospital Materno-infantil Presidente Vargas. Parte II: revisão narrativa, com pesquisa bibliográfica e documental, que buscou identificar os serviços e normas disponíveis para atender vítimas de violência doméstica no Brasil. Resultados: foram avaliadas 146 mulheres, das quais 65 confirmaram ser vítimas de violência doméstica, sendo 42 portadoras de CIF e, destas, 26 tinham histórico de violência doméstica (p=0,020), com Odds Ratio de 2,71 (IC95% OR: 1,29 – 5,67). Foi identificada uma rede de serviços para atender vítimas de violência, a Rede de Atenção à Violência, formada pelos serviços de saúde, assistência social, segurança pública, justiça, direitos humanos e sociedade civil organizada. Porém, não foi identificada uma norma sistematizada de funcionamento dessa rede. Conclusão: a prevalência de violência doméstica em mulheres portadoras de CIF é elevada e sugere-se a investigação cuidadosa dessa possível inter-relação na prática clínica. A partir dos componentes da Rede de Atenção à Violência, a autora apresenta um Guia para o atendimento de vítimas de violência doméstica, como proposta de sistematização na atenção integral às vítimas.Item Construção e Validação de Cartilha Educativa para a Continuidade do Cuidado do Ambulatório Pediátrico para a Atenção Primária à Saúde(2023-09-15) Rosa, Patricia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina NaderO modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado.O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Tratase de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.Item Construção e validação do aplicativo dicabetes: uma ferramenta para qualificação da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1(Wagner Wessfll, 2021) Piccoli, Carolina; Canabarro, Simone Travi; Trindade, Carolina Sturm; Millão, Luzia FernandesIntrodução: O Diabetes Mellitus é um grande problema de saúde, que independente do grau de desenvolvimento, afeta todos os países. No Brasil, há cerca de 95.800 crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Considerando a importância do enfermeiro na educação em saúde e gerenciamento da equipe, é ele quem orienta a equipe de enfermagem, pacientes e familiares sobre as técnicas de aplicação de insulina, os locais de aplicação da mesma, assim como, os tipos de insulinas existentes, para que possa assistir o paciente com segurança, prestando cuidado de qualidade. Atualmente, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas por meio de dispositivos móveis, tornaram-se grandes aliadas na renovação do contexto educacional. Objetivo: desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para qualificação da assistência aos pacientes com DM1. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Podemos configurá-lo como descritivo, de produção tecnológica, realizado em quatro etapas: Análise e especificação: etapa em que ocorreu a fundamentação teórica e a definição dos questionários a serem utilizados para saber o conhecimento dos enfermeiros, acerca do tema. Dessa forma, foi escolhido um instrumento validado, o Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e elaborado um questionário de Condutas; Design: definição dos conteúdos e características do aplicativo; Desenvolvimento: construção do protótipo do aplicativo por um estudante da área da tecnologia da informação (TI); Implementação: nesta etapa foi realizado o uso do aplicativo pelos usuários (enfermeiros do hospital pediátrico) e por especialistas (juízes, profissionais da área de Enfermagem e TI). Estes usuários avaliaram o protótipo do aplicativo por meio do questionário Scale Usability Score (ScSUS), que avalia a sua usabilidade. Resultados: O estudo resultou do produto de mestrado, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O protótipo do produto educacional foi denominado DICABETES. Nele contém informações sobre o que é o diabetes, valores de exames laboratoriais para diagnóstico da doença, técnica de aplicação de insulinas, dispositivos para aplicação de insulina, monitorização da glicemia, tipos de insulinas existentes, condutas em hipoglicemias e hiperglicemias, descarte de insumos e transporte, validade e armazenamento das insulinas. O número de participantes da etapa de avaliação do aplicativo foi de onze usuários e cinco especialistas. O produto teve avaliação positiva pelos usuários: 45% avaliaram como excelente, 37% como melhor imaginável e 18% bom. Os especialistas também o avaliaram positivamente: 40% como excelente e 60% como melhor imaginável. Conclusão: O protótipo “DICABETES” possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência, oferece informações baseadas em evidências e melhorias podem ser aplicadas no aplicativo DICABETES, com base nas considerações dos profissionais que o avaliaram, permitindo que seja uma ferramenta educacional utilizada pelos profissionais da área de saúde, contribuindo para melhorar a assistência aos pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Produtos: aplicativo móvel DICABETES e um artigo científico.Item Cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico e sala de recuperação: estratégia de melhoria através de jogos sérios(Wagner Wessfll, 2020) Neves, Charel de Matos; Sudbrack, Aline Winter; Millão, Luzia FernandesIntrodução: A cultura de segurança de uma organização é o produto de valores individuais e de grupo, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento que determinam o compromisso e o estilo e competência da gestão na promoção de segurança. Após uma pesquisa realizada no ano de 2018, na instituição indicada neste estudo, que avaliou a cultura de segurança do paciente percebida pelos profissionais de saúde assistenciais e de apoio técnico administrativo, os resultados evidenciaram uma cultura fragilizada em diversas áreas do hospital, como o Centro Cirúrgico (CC) e Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SR). Objetivo: Desenvolver dois jogos sérios visando melhorar a cultura de segurança do paciente nas áreas de CC e SR. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa realizada em duas etapas: Etapa 1 (Fase exploratória): constituída pelos resultados de pesquisa realizada em 2018 e pesquisa qualitativa através de entrevistas projetiva coletiva com os técnicos de enfermagem considerando sua percepção acerca dos resultados da referida pesquisa e análise do Protocolo de Cirurgia Segura da OMS. Etapa 2 (Desenvolvimento dos Jogos Sérios): Em cima das fragilidades apontadas pelo estudo e confirmada na pesquisa qualitativa com os técnicos em enfermagem optou-se por realizar dois jogos com temáticas diferentes. Resultados: A partir das fragilidades, verificadas na área cirúrgica através da análise dos dados percebeu-se a necessidade de trabalhar a comunicação e transferência do cuidado entre turnos e unidades. A escolha de se trabalhar com jogos sérios foi para sanar a necessidade de treinamentos tantas vezes evidenciada nas falas fazendo uso de metodologias ativas para envolver o profissional. Conclusão: Os jogos têm a finalidade de transformar os treinamentos em dinâmicas que propiciem a interação profissional e desenvolvam o pensamento crítico. Devido a pandemia da COVID-19 não foram realizados testes de eficácia nos jogos desenvolvidos.Item Cultura de segurança: cenários de simulação realística para aprendizagem experiencial com lideranças(2023-01-31) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A educação baseada em simulação (EBS) tem sido uma estratégia altamente difundida para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente controlado. A aprendizagem e uma cultura de segurança saudável se reforçam mutuamente. Objetivo: Promover aprendizagem experiencial com lideranças sobre cultura de segurança por meio do desenvolvimento de cenários para simulação realística. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas. Inicialmente realizou-se estudo documental retrospectivo em base secundária de dados através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) preenchido em 2020 por 175 profissionais de um hospital geral privado de Porto Alegre/RS. A seguir aplicou-se um plano educacional para o fortalecimento da cultura de segurança, com um grupo de sete lideranças desse hospital. Por último, desenvolveu-se o produto educacional: dois cenários de simulação através do método NLN Jeffries Simulation Theory sendo esses validados por um grupo de seis juízes especialistas, através do índice de validade de conteúdo (IVC). Os cenários foram aplicados através de simulação com seis lideranças e mensurada a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Resultados: Análise do questionário HSOPSC identificou duas dimensões fragilizadas: “respostas não punitivas aos erros” e “percepção de segurança”. Na aplicação do plano educacional, foram envolvidas as lideranças participantes da pesquisa e elaborou-se planos de ação com metas para aumentar a visibilidade das ações corretivas nos eventos adversos, conscientizar sobre a importância de notificar incidentes e sensibilizar as lideranças para abordagens abertas sobre erros. Após, desenvolveram-se dois cenários de simulação realística avaliados por especialistas que obtiveram uma pontuação de 100% de conformidade. A aplicação na prática dos cenários em simulações com as lideranças identificou conhecimento acerca da cultura de segurança e outras habilidades em torno do tema. A satisfação com a aprendizagem e autoconfiança obtiveram escores de satisfação 100% e autoconfiança 96,1%. Conclusão: Desenvolveu-se como produto desta pesquisa materiais didáticos, constituídos por dois cenários de simulação realística sobre cultura de segurança, que aplicados na prática mostraram-se efetivo, promovendo satisfação e motivando a aprendizagem estabelecendo autoconfiança.Item Da enfermagem à docência: percepções de enfermeiros docentes frente aos desafios no ensino da profissão(Wagner Wessfll, 2019) Thomas, Juliana; Costa, Márcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene RamosINTRODUÇÃO: O presente estudo situa-se no escopo da atuação docente do enfermeiro professor, diante um currículo de formação de cenário assistencial, de ensino e pesquisa. Esta configuração, permite que o enfermeiro atue como professor em cursos de ensino técnico e superior de enfermagem, replicando as estratégias de ensino e modelos de aprendizagem baseadas em experiências anteriores, enquanto discentes. OBJETIVO: conhecer os limites e possibilidades do ser enfermeiro professor e dos processos de ensino e aprendizagem em cursos de enfermagem no ensino técnico e superior, a partir das percepções dos enfermeiros professores da região sul do país, identificando quais são as metodologias de ensino mais utilizadas no processo de ensinar neste curso. Utilizou-se a técnica de “Bola de neve” para seleção dos enfermeiros professores. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros professores, atuantes no ensino técnico e superior de enfermagem, da região sul do país. Como critérios de inclusão adotou-se a) o tempo mínimo de atuação docente de três anos, b) enfermeiros professores que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e c) disponibilidade de participar da pesquisa. Para geração dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas conforme a análise temática de Braun e Clarke, resultando na divisão de seis temas: dificuldades no processo de ensinar em enfermagem, potencialidades do enfermeiro professor, educação permanente, currículo: ensino e assistência, atribuições institucionais e estratégias de ensino. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 16 enfermeiros professores, sendo 15 professores com formação em Bacharelado e apenas uma professora com Licenciatura. Destes, 29,4% possuem titulação de especialista, 41,2% de mestrado e 29,4% doutorado. Estes resultados evidenciam o interesse na qualificação profissional para a atuação docente. A escassez do tempo, falta de interesse, atenção dos alunos e o cansaço apareceu como dificultadores do processo de ensinar em enfermagem, aliada ao uso constante das tecnologias móveis em sala de aula. Esta realidade demanda mudanças constantes relacionadas às estratégias de ensino utilizadas no currículo. Desta forma, foi evidenciada a utilização de atividades que estimulam o aluno a trabalhar em equipes e que desenvolvam um perfil crítico e reflexivo diante do uso de situações problematizadoras. A participação constante e próxima dos gestores das instituições apareceu como fator importante para motivar e acompanhar o desenvolvimento do enfermeiro professor no cenário do ensino e aprendizagem na enfermagem, esta participação inclui um produto de cunho pedagógico, no propósito de orientar, estimular e desenvolver o conhecimento dos docentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mesmo diante da LDB 9694/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem que descrevem e orientam quanto ao tipo de ensino e perfil de egresso ideal, a realidade ainda demonstra obstáculos e dificuldades na execução destas práticas, seja por parte dos professores que desconhecem ferramentas e concepções pedagógicas, por influência das próprias organizações curriculares institucionais, que não flexibilizam as práticas docentes e não oportunizam vivências e encontros de formação continuada ou ainda pelo próprio modelo de ensino fragmentado do currículo de enfermagem Este estudo evidenciou também a necessidade de mantermos os debates e reflexões acerca da formação do enfermeiro professor e do incentivo a inserção de metodologias de ensino que colabore para o processo de aprendizagem do aluno, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes de exigidas pela profissão.