Gestão em Saúde - TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Gestão em Saúde - TCC por Autor "Bittencourt, Otávio Neves da Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicações da Inteligência Artificial no Desempenho Organizacional dos Hospitais: uma Revisão Narrativa(2022) Silva, Eduardo Neves da; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; Herbert, Juliana SilvaEste estudo de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por meio de uma revisão narrativa da literatura, tem como objetivo geral deste trabalho, identificar as soluções tecnológicas e os resultados organizacionais da Inteligência Artificial (IA), nos hospitais. Os dados qualitativos foram descritos e analisados através de uma pesquisa bibliográfica de soluções tecnológicas de IA verificando as aplicações no desempenho organizacional dos hospitais. A revisão foi realizada a partir de cinco bases de dados cujo acesso foi realizado a partir do Portal de Periódicos da CAPES. Esse trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como as soluções tecnológicas de inteligência artificial em organizações de saúde contribuem no desempenho organizacional dos hospitais? Como resultados nas organizações de saúde observou-se as seguintes aplicações com o uso de IA: gestão da qualidade, otimização de custos e gestão financeira, diagnóstico e gerenciamento clínico e gestão e otimização de leitos. Conclusão: As soluções tecnológicas de IA analisadas contribuem no desempenho organizacional dos hospitais, otimizando tempo, melhora da qualidade e redução de custos através do desempenho preditivo.Item Liderança no trabalho remoto: perspectiva de líderes de Deep Techs em Saúde(2023-11-20) Matuella, Kethelen Vargas; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeAs mudanças organizacionais evidenciam a popularização do trabalho remoto atualmente, propondo formas mais flexíveis de trabalho a partir da formação de equipes virtuais mediadas pela tecnologia. Essa mudança demanda adaptações das lideranças para conduzir as equipes, a fim de garantir o trabalho eficaz. Os objetivos são estudar o papel do líder no ambiente de trabalho remoto em Deep Techs em Saúde, assim como identificar os desafios enfrentados por esse líder e sua equipe. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e exploratória, com coleta de dados no método survey a partir do uso da ferramenta Google Forms, composto por questões com escala Likert, estruturadas e fechadas. A partir da análise dos dados coletados pode-se perceber a importância da liderança nas Deep Techs em Saúde no contexto virtual, além da existência de desafios como a comunicação, confiança, motivação, engajamento, produtividade e controle da equipe. Também se evidenciaram as estratégias para superar esses desafios e as ferramentas facilitadoras no contexto remoto. Por meio do estudo realizado foi possível confirmar a importância do papel do líder no ambiente de trabalho remoto, os desafios enfrentados e o estilo de liderança indicado a esse contextoItem O impacto da rotatividade no bem-estar de trabalho dos profissionais de enfermagem(2023-01-10) Minetto, Steffani de Oliveira; Bittencourt, Otávio Neves da Silva; OutroO turnover é a indicação do fluxo de admissões e desligamentos de uma organização. Essa taxa pode ser um indicador da atratividade da empresa no mercado e da sua capacidade de reter profissionais, assim como também pode indicar possíveis problemas administrativos e de liderança quando a taxa é elevada. O presente artigo tem por objetivo identificar o impacto no bem-estar sofrido na equipe de enfermagem em decorrência dos índices de rotatividade. Através de uma revisão de literatura, a pesquisa aborda conceitos de gestão de pessoas e rotatividade, equipe de enfermagem e bem-estar no trabalho buscando criar uma associação entre os conceitos. Os resultados apresentados mostram que a rotatividade tem impacto negativo no bem-estar físico e psicológico dos profissionais de enfermagem e afetam também a qualidade da assistência prestada. Conclui-se que políticas desenvolvidas pela gestão de pessoas devem buscar reduzir os níveis de estresse no trabalho, promover um ambiente de trabalho que proporcione bemestar e ofereça possibilidades de crescimento profissional a fim de reduzir a rotatividade.Item O papel do líder no trabalho remoto durante o período da pandemia de COVID-19(2023-01-10) Sampaio, Tamires Lopes; Bittencourt, Otávio Neves da SilvaCom o avanço da tecnologia ao longo dos anos e com os processos de reestruturação organizacional, muitas mudanças foram sendo realizadas dentro do âmbito profissional. Uma dessas mudanças foi a implementação do home office, que passou a ser adotada e a se popularizar principalmente pela crise sanitária instaurada pela pandemia por COVID-19, com isso, houve a necessidade de adaptação por parte do líder perante uma gestão remota. A partir do exposto, o presente estudo foi desenvolvido com o principal objetivo de responder qual o papel do líder no trabalho remoto durante o período da pandemia de COVID-19. Para a compreensão dessa questão, foi utilizado o método de revisão narrativa da literatura, seguindo a linha de pesquisa com uma abordagem qualitativa, onde foram considerados dados coletados entre os anos de 2020 e 2021. Após a compilação e discussão desta revisão, pode-se compreender que a confiança e a comunicação são peças fundamentais para o líder conseguir exercer o seu papel perante sua equipe mesmo no contexto do trabalho remoto e que a utilização de técnicas na gestão de pessoas exerce uma função estratégica dentro das organizações.