PPGCS - Dissertações
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Navegando PPGCS - Dissertações por Assunto "[en] Adolescent"
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Item Acurácia de variáveis antropométricas e sua associação com marcadores lipídicos para identificar risco para doenças cardiovasculares em população de idade escolar do município de Sapucaia do Sul(2015) Dornelles, André Zuanazzi; Vítolo, Márcia Regina; Rotta, Liane NanciIntrodução: Alterações no perfil lipídico desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de risco cardiovascular. Ferramentas antropométricas são utilizadas como medidas para identificar excesso de peso e obesidade central, os quais são associados de maneira positiva com essas alterações. No entanto, é necessário um maior esclarecimento sobre a aplicabilidade destas ferramentas de acordo com o sexo e faixas etárias. Objetivo: Comparar a acurácia do Índice de Massa Corporal (IMC), da circunferência da cintura (CC) e da Relação cintura/estatura (RCE) para identificar o risco para doenças cardiovasculares de uma população em idade escolar de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Métodos: 618 crianças em idade escolar (6-17 anos) de 11 escolas municipais foram coletadas. Dessas, 592 crianças foram usadas para a análise final, divididas em quatro grupos: meninos 6-11 anos; meninos de 12 a 17 anos; meninas de 6 a 11 anos; meninas de 12 a 17 anos. Os desempenhos das ferramentas antropométricas foram avaliados de acordo com área sob a curva (AUC) em Reciever Operating Characterisct (ROC) com base em duas ou mais alterações no perfil lipídico (colesterol total, triglicerídeos, HDL-colesterol ou LDL-colesterol). Pontos de corte ótimos foram extraídos à partir do índice de Youden. Resultados: A AUC para os grupos foram: 6-11 meninos (0,735 ± 0,05 para o IMC, 0,728 ± 0,06 para CC e 0,719 ± 0,06 para RCE) e 12-17 (0,855 ± 0,05 para o IMC, 0,872 ± 0,04 para 0,902 e CC ± 0,04 para RCE); meninas 6-11 (0,704 ± 0,06 para o IMC, 0,661 ± 0,06 para CC e 0,696 ± 0,05 para RCE) e 12-17 (0,635 ± 0,08 para o IMC, 0,712 ± 0,06 para CC e 0,702 ± 0,06 para RCE). De acordo com os melhores desempenhos na AUC, os pontos de corte ótimos foram: meninos 6-11 (0,74 para o IMC e 63,25 para CC) e 12-17 (0,5 para RCE); meninas 6-11 (1,715 para o IMC e 0,49 para RCE) e 12-17 (71,25 por CC e 0,45 por RCE). Conclusão: As três ferramentas antropométricas foram adequadas para identificar risco cardiovascular em crianças de idade escolar. De maneira geral, RCE é um índice melhor e mais simples.Item Análise de elementos acumulados em adolescentes e sua associação com inflamação pulmonar(2013) Moresco, Maurício Bianchini; Rhoden, Cláudia Ramos; Amantéa, Sérgio LuisIntrodução: Asma é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas. A etiologia da asma é complexa, envolvendo aspectos genéticos, alérgicos, ambientais, infecciosos, emocional e nutricional. Entre os fatores nutricionais, a deficiência de minerais vem apresentando um papel importante na gênese da asma. Contudo, nenhum estudo avaliou a associação entre elementos acumulados e perfil inflamatório nas vias aéreas pulmonar de adolescentes. Desse modo, comparamos a concentração de elementos acumulados nas unhas de adolescentes em relação a um marcador de inflamação pulmonar. Matérias e Métodos: Asma ativa e asma grave foram avaliadas em adolescentes (n=106) através do questionário ISAAC. Os participantes foram divididos em dois grupos diferentes de acordo com o valor de FeNO medido. Além disso, amostras de unhas foram coletadas a fim de determinar a concentração de elementos acumulados (Cu, Zn, Mn, Se) por ICP-MS. Resultados: O NO exalado esteve aumentado em indivíduos do sexo masculino. Associação foi observada entre asma ativa e elevado NO exalado. Não houve diferença significativa nas concentrações (µg/g) de Cu (4,40 vs 4,52), Zn (84,66 vs 79,48), Mn (0,59 vs 0,76) e Se (0,18 vs 0,19) entre os diferentes grupos, bem como não foi encontrada correlação entre os níveis de FeNO e os elementos analisados. Conclusão: Ao analisarmos a concentração dos elementos Cu, Zn, Mn e Se nas unhas de adolescentes, não observamos diferença na concentração desses elementos entre os adolescentes com perfil inflamatório elevado em comparação ao outro grupo.Item Evidências de validade do teste informatizado e dinâmico de Escrita - TIDE(2015) Teixeira, Lívia Padilha de; Reppold, Caroline TozziCom a finalidade de avaliar o processo de aprendizagem e seus aspectos emocionais no âmbito psicoeducacional, tem-se o método da avaliação assistida ou dinâmica. Nesse contexto, o Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita – TIDE objetiva avaliar o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos, por meio da elaboração e revisão de um texto. Este instrumento foi elaborado para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e é composto por três etapas: pré-teste, módulo instrucional e pós-teste. Com a finalidade de contribuir para o processo de validade do TIDE, o presente trabalho apresenta dois estudos: a verificação de evidências de validade para o TIDE e uma revisão sistemática acerca da avaliação do potencial de aprendizagem com instrumentos dinâmicos e estáticos. O primeiro estudo verificou evidências de validade com base nas variáveis externas de critério concorrente - série e idade - e de construtos relacionados, utilizando testes que avaliam autoestima, ansiedade e compreensão verbal. A amostra contou com 299 participantes com idade entre 10 a 17 anos, estudantes da rede pública e privada de Porto Alegre. Foram aplicados os instrumentos: Escala de Autoestima de Rosenberg, Escala de Avaliação de Ansiedade em Adolescentes e os subtestes Informação, Vocabulário e Compreensão do WISC-III. Calculou-se a relação entre estes construtos e o potencial de aprendizagem em escrita, diferenças entre grupos pelas variáveis série e idade, e precisão entre avaliadores. O TIDE possui três escores (I, II e III), os quais foram verificados individualmente para estas análises. Os resultados apontaram correlações significativas positivas entre o escore II do TIDE e os subtestes verbais e a escala de autoestima, bem como correlações negativas entre o Escore III e a escala de ansiedade. Os resultados demonstraram ausência de diferenças significativa para as variáveis série e idade. A precisão entre avaliadores apresentou concordância substancial à quase perfeita. Também foi possível identificar associação entre hábitos de leitura dos pais e desempenho no escore II. Foram encontradas diferenças significativas entre o desempenho no pré-teste e pós-teste do TIDE, indicando eficácia do módulo instrucional. Os resultados das análises demonstraram que o instrumento possui evidências de validade em relação à ansiedade, autoestima e componentes da compreensão verbal, e é sensível para a identificação de melhorias no desempenho dos participantes antes e após a intervenção instrucional. No segundo estudo, foram analisadas as publicações sobre avaliação do potencial de aprendizagem em crianças e adolescentes via associação entre instrumentos dinâmicos e estáticos. Descreveram-se as características dos estudos incluídos, das amostras, dos instrumentos utilizados, dos construtos avaliados e os resultados encontrados. Analisou-se a aplicabilidade da associação entre instrumentos dinâmicos e estáticos neste contexto, conduzindo-se ao entendimento desta associação como um recurso de grande valia para a verificação de evidências de validade, bem como a complementariedade de avaliações diagnósticas e psicoeducacionais. Diante dos dois estudos presentes, conclui-se que o TIDE possui evidências de validade, porém mais informações devem ser investigadas sobre o processo de validade do TIDE. Sugerem-se investigações sobre a precisão e fidedignidade do instrumento, bem como aprofundamentos sobre sua capacidade preditiva. Foi possível obter informações sobre as propriedades psicométricas deste novo teste e maior compreensão acerca do construto potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos.Item Prevalência de dropout em ensaios clínicos randomizados no tratamento de adolescentes com depressão e fatores associados: uma revisão sistemática e metanálise(2015) Rohden, Adriane Isabel; Ferigolo, Maristela; Barros, Helena Maria TannhauserIntrodução: A depressão afeta 350 milhões de pessoas, sendo que a prevalência para os adolescentes é de 4 a 5%. O tratamento auxilia na remissão dos sintomas e na cura, propiciando a melhora em vários aspectos da vida. O paciente que abandona (dropout) o tratamento ou ensaio clínico não é acompanhado e monitorado pela equipe médica. Objetivo: Identificar as taxas dropout de ensaios clínicos randomizados com adolescentes deprimidos em tratamento farmacológico e fatores associados ao abandono. Métodos: Foram buscados nas bases (Medline, Embase, Cochrane, Clinical Trial, Psycinfo e Web of Science) artigos com os mesh terms “depressive disorder”, “randomized trials” e “adolescents”. A qualidade dos estudos foi medida por meio das escalas Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions e Jadad. Os dados quantitativos extraídos para análise foram: dropout geral e por grupos (intervenção e controle). Foram realizadas subanálises para verificar a prevalência de dropout em relação à faixa etária, classe de medicamento antidepressivo e tipo de intervenção (usual ou combinada). A análise qualitativa identificou fatores associados às taxas de dropout. Resultados: A amostra final totalizou 50 artigos, sendo que 42 apresentavam taxas de dropout. A prevalência geral de dropout foi de 23% (IC 95% 20-27), p < 0,0001, com heterogeneidade (I2) de 94,2%. Participantes acima de 16 anos, pacientes tratados com ISRN e aqueles que receberam apenas medicamentos apresentaram maior taxa de dropout, respectivamente (33% (IC 95% 27-39), (45% (IC 95% 31-64) e (15% (IC 95% 13-17)). A prevalência de dropout estava mais associada aos efeitos adversos, problemas relacionados aos ensaios clínicos e intervenção familiar. Discussão: Um estudo com adolescentes com depressão resistente e outro que tratava os participantes com duloxetina, apresentaram maior prevalência de dropout. Medicamentos ISRN foram responsáveis por maior taxa de abandono, mesmo não sendo indicado para adolescentes. A terapia cognitivo-comportamental combinada à farmacoterapia demonstrou menor prevalência de dropout, pois visa a mudança de comportamento, desenvolvimento de habilidades e encorajamento. A prevalência de dropout foi maior no grupo com mais de 16 anos explica-se pela autonomia e responsabilidade sobre o seu tratamento. Efeitos adversos associaram-se mais às taxas de dropouts. Isto explica-se pela pouca seletividade, mas também por características pessoais do paciente. Conclusão: Alta prevalência de dropout estava associada aos efeitos adversos aos medicamentos. As subanálises mostraram que estudos com ISRN, tratamento apenas com medicamento e adolescentes com maior de 16 anos têm maior taxa de abandono.Item Prevenção do uso de drogas na adolescência: intervindo nos estilos parentais(2016) Valente, Juliana Yurgel; Barros, Helena Maria Tannhauser; Ferigolo, MaristelaO álcool e o uso de outras drogas são considerados um problema global, pois desencadeiam uma série de comprometimentos na saúde da população em geral. Com os jovens estes prejuízos podem ser ainda mais graves, uma vez que o cérebro juvenil ainda em processo de amadurecimento, não se encontra preparado para lidar com a interação com as substâncias psicoativas. Diante deste problema, programas de prevenção vêm sendo desenvolvidos para tentar auxiliar esses jovens para não se envolverem com o uso destas substâncias. Considerando os pais como tendo um papel imprescindível nesta etapa do desenvolvimento de seus filhos, programas de prevenção também deveriam ser desenvolvidos voltados para eles. O presente trabalho desenvolveu um programa de prevenção do uso de drogas em telessaúde para os pais de adolescentes. Este programa teve como objetivo aumentar o índice do estilo parental em pais de adolescentes que buscam prevenir o uso de drogas entre seus filhos. Atuando na diminuição das práticas parentais de risco e aumento das práticas parentais de proteção. O instrumento utilizado para tal intervenção foi a entrevista breve motivacional, devido a sua fundamentada aplicabilidade em mudança de comportamento no geral, especialmente no tratamento de dependentes químicos, familiares codependentes e em programas de prevenção para jovens. Para testar a eficácia deste programa de prevenção delineou-se um ensaio clínico randomizado, onde o grupo experimental recebeu a intervenção breve motivacional para modificação das práticas parentais de risco e grupo controle recebeu psicoeducação. Os resultados mostraram que a IBM pode ser eficaz no aumento dosíndices de estilo parental, aumentando fatores de proteção e diminuindo fatores de risco relacionados às práticas educativas parentais, quando comparados os dados da basal com o seguimento de 28 dias. Em comparação com intervenção controle (PE), a IBM mostrou ser mais eficaz apenas em reduzir os comportamentos negligentes dos pais de adolescentes. Desta forma, pode-se concluir que a IBM é uma intervenção com grande potencial para ser utilizada em programas de prevenção do uso de drogas para pais. Estudos com maior número de participantes são importantes para investigar a possibilidade de generalização destes resultados.