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Item Dicabetes: Uma ferramenta para qualificação da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1(2021) Piccoli, Carolina; Canabarro, Simone Travi; Trindade, Carolina Sturm; Millão, Luzia Fernandes; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Wagner WessfllIntrodução: O Diabetes Mellitus é um grande problema de saúde, que independente do grau de desenvolvimento, afeta todos os países. No Brasil, há cerca de 95.800 crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Considerando a importância do enfermeiro na educação em saúde e gerenciamento da equipe, é ele quem orienta a equipe de enfermagem, pacientes e familiares sobre as técnicas de aplicação de insulina, os locais de aplicação da mesma, assim como, os tipos de insulinas existentes, para que possa assistir o paciente com segurança, prestando cuidado de qualidade. Atualmente, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas por meio de dispositivos móveis, tornaram-se grandes aliadas na renovação do contexto educacional. Objetivo: desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para qualificação da assistência aos pacientes com DM1. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Podemos configurá-lo como descritivo, de produção tecnológica, realizado em quatro etapas: Análise e especificação: etapa em que ocorreu a fundamentação teórica e a definição dos questionários a serem utilizados para saber o conhecimento dos enfermeiros, acerca do tema. Dessa forma, foi escolhido um instrumento validado, o Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e elaborado um questionário de Condutas; Design: definição dos conteúdos e características do aplicativo; Desenvolvimento: construção do protótipo do aplicativo por um estudante da área da tecnologia da informação (TI); Implementação: nesta etapa foi realizado o uso do aplicativo pelos usuários (enfermeiros do hospital pediátrico) e por especialistas (juízes, profissionais da área de Enfermagem e TI). Estes usuários avaliaram o protótipo do aplicativo por meio do questionário Scale Usability Score (ScSUS), que avalia a sua usabilidade. Resultados: O estudo resultou do produto de mestrado, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O protótipo do produto educacional foi denominado DICABETES. Nele contém informações sobre o que é o diabetes, valores de exames laboratoriais para diagnóstico da doença, técnica de aplicação de insulinas, dispositivos para aplicação de insulina, monitorização da glicemia, tipos de insulinas existentes, condutas em hipoglicemias e hiperglicemias, descarte de insumos e transporte, validade e armazenamento das insulinas. O número de participantes da etapa de avaliação do aplicativo foi de onze usuários e cinco especialistas. O produto teve avaliação positiva pelos usuários: 45% avaliaram como excelente, 37% como melhor imaginável e 18% bom. Os especialistas também o avaliaram positivamente: 40% como excelente e 60% como melhor imaginável. Conclusão: O protótipo “DICABETES” possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência, oferece informações baseadas em evidências e melhorias podem ser aplicadas no aplicativo DICABETES, com base nas considerações dos profissionais que o avaliaram, permitindo que seja uma ferramenta educacional utilizada pelos profissionais da área de saúde, contribuindo para melhorar a assistência aos pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Produtos: aplicativo móvel DICABETES e um artigo científicoItem Guia de orientação para o enfrentamento da violência doméstica em situações de queimadura de cabeça e pescoço para equipe de saúde da assistência domiciliar(2021-05-14) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flôor, Samanta; Kawarlevski, Tiele dos SantosA violência doméstica pode envolver agressões com queimaduras de cabeça e pescoço, trazendo prejuízos à saúde como feridas e cicatrizes de pele, traumas psicológicos, lesões nos músculos que envolvem a fala e a fonoarticulação, comprometendo a deglutição e a mímica facial, além de consequências morais e sociais. Esses aspectos dificultam as experiências vividas no ciclo de vida de uma vítima. O serviço de assistência domiciliar é uma modalidade de assistência em saúde no domicílio e visa às ações e aos serviços de saúde de prevenção, tratamento e reabilitação, que são desenvolvidos na casa do paciente. Essa modalidade de assistência à saúde abre as portas das famílias para que a violência doméstica, que é um problema de saúde pública, seja visualizada e identificada pelos profissionais que atuam nessa área. Neste guia, você encontrará informações sobre a relação dos seguintes temas: Violência Doméstica, Fonoaudiologia, Assistência Domiciliar e Queimadura de Cabeça e Pescoço; além disso, encontrará informações sobre como identificar sinais de queimadura de cabeça e pescoço em situações que envolvem a violência doméstica, formas de abordagem, formas de acolhimento e amparo às vítimas e locais que possam auxiliar e orientar as vítimas pela busca de proteção.Item Manual de orientações sobre violência intrafamiliar - para Agentes Comunitários de Saúde(2022) Dulius, Graziele; Sudbrack, Aline Winter; Silveira, Luiza Maria; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Radtke, Pietra TicianaIntrodução: A violência intrafamiliar é um fenômeno complexo, presente na rotina dos serviços de saúde de todo o mundo. Na atenção básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm papel importantíssimo na prevenção, identificação e encaminhamento dessas situações, tendo em vista o vínculo próximo que estabelecem com as famílias. No entanto, evidencia-se o despreparo que esses profissionais percebem ao lidar com essa demanda, fazendo-se necessário o investimento em alternativas de ensino na saúde para preencher lacunas existentes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento ACS a respeito da violência intrafamiliar, o quanto sentem-se qualificados para identificar e lidar com essas situações, suas condutas, formação, bem como quais os desafios e as dificuldades que os mesmos têm encontrado, com vistas ao planejamento e elaboração de um Manual Prático de Orientações sobre a Violência Intrafamiliar para os ACS, que inclua informações sobre a identificação, manejo e rede para encaminhamento. Método: Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, com caráter de pesquisa intervenção. Participaram 09 ACS da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município do interior do RS/ Brasil. Para a coleta de dados, foi realizada a técnica de Grupo Focal com a utilização de perguntas norteadoras sobre a violência intrafamiliar e, após a transcrição do material, foi aplicada a Análise de Conteúdo. Resultados: A realização desta pesquisa possibilitou elencar as principais dificuldades e potencialidades dos ACS ao lidarem com o fenômeno da violência intrafamiliar. Evidenciou-se que os mesmos apresentam bom conhecimento a respeito da temática, mas ainda se sentem inseguros na abordagem e encaminhamentos dessas situações, além de terem sido encontradas diversas lacunas no trabalho em rede e em sua formação. Como produto final houve a elaboração do “Manual Prático de Orientações sobre Violência Intrafamiliar”, que irá contribuir de maneira substancial para o dia a dia de trabalho dos ACS.Item Construção e validação de cartilha educativa para a continuidade do cuidado do ambulatório pediátrico para a atenção primária à saúde(2022) Rosa, Patrícia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina Nader; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado. O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Trata-se de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.Item Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (RAPS)(2023) Leistner, Simone Ferreira Lima; Magalhães, Cleidilene Ramos; Fajardo, Ananyr Porto; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional intitulado Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (RAPS) apresenta elementos teóricos, técnicos e metodológicos para planejamento de espaços de cogestão do cuidado intersetorial. Tem como Público Alvo: Profissionais da saúde, residentes em saúde, estagiários em saúde, gestores que atuam na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Forma um conjunto com 5 produtos técnicos educacionais: 1) Material didático/instrucional Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial ; 2) Tecnologia social Mapa da Empatia do Cuidado; 3) Proposta de Evento; 4) Material didático/instrucional em formato de Mural; 5) Material didático/instrucional em formato de Sequência Didática. Foi elaborado a partir da análise dos dados gerados na pesquisa de campo. Tem por finalidade favorecer a criação de espaços permanentes de discussão sobre saúde mental infantojuvenil, bem como desenvolver um material de apoio com intuito de subsidiar a (co)criação de mecanismos promotores da assistência integrada e de qualidade no atendimento a pacientes com transtornos mentais graves. Registro do Produto/Ano:TRILHAS DE APRENDIZAGEM EM REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (RAPS) © 2024 by Simone Ferreira Lima Leistner; Ananyr Porto Fajardo; Cleidilene Ramos Magalhães is licensed under CC BY-NC-ND 4.0Item Plano de educação permanente para hospitais(2023) Jorge, Patrícia de Mello; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO documento aborda a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), com foco em hospitais, enfatizando a importância de um Plano de Educação Permanente em Saúde (PEPS). Este plano visa alinhar a formação e qualificação dos profissionais de saúde às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população, promovendo práticas integradas e eficientes. A justificativa para o estudo baseia-se na criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em 2003, responsável por coordenar a PNEPS por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES). O estudo explora a integração entre educação permanente, continuada e corporativa como pilares para a estruturação de ações educativas adaptadas às especificidades hospitalares, alinhadas às diretrizes do SUS. Foi utilizado o método de estudo de avaliabilidade, um processo cíclico e sistemático que abrange análise teórica e prática, desenvolvimento de modelos lógicos e validação por especialistas. O modelo teórico-lógico (MTL) resultante apresenta componentes como atividades, produtos, resultados esperados e impactos, todos validados por rodadas de especialistas. Os resultados destacam o sucesso da validação do PEPS, com alto grau de conformidade e consenso entre os especialistas, consolidando uma abordagem adaptável para aprimorar a qualificação dos profissionais em hospitais públicos.Item Guia orientador: Como estruturar um Comitê Intersetorial de prevenção do suicídio(2023) Antoni, Patrícia; Magalhães, Cleidilene Ramos; Cruz, Cláudio Weyne; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Freitas, Lia; Antoni, HenriqueO produto educacional teve como objetivo disponibilizar Ebook com dicas e orientações para profissionais de saúde e comunidades locais interessadas na estruturação e implantação de um Comitê de Prevenção ao suicídio em nível municipal. Trata-se de um Ebook que revisado, aprimorado e editorado para disponibilização na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Estadual de Vigilância em Saúde, a para que gestores, profissionais de saúde e demais interessados no tema. O produto foi registrado por meio de ficha catalográfica, depositado no repositório institucional da UFCSPA e disponibilizado no seguinte endereço institucional do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS: https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/202304/06070644-guia-de-criacao-do-comite-suicido.pdfItem Guia para educação permanente em saúde nos CAPS AD III - Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho(2023) Bernardi, Pedro Henrique Oliveira; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; BiomedicinaO produto educacional intitulado Guia para Educação Permanente em Saúde (EPS) nos CAPS AD III: Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho da EPS nos serviços de atenção à população usuária de álcool e outras drogas, foi elaborado a partir das análises realizadas dos dados gerados no campo da pesquisa-ação desenvolvida. Objetivou-se responder, por meio de elementos norteadores, as principais questões derivadas dos cinco eixos analisados, sendo eles Educação Permanente em Saúde, Drogas, Modelo Assistencial, Ações e intervenções e Demandas para além da portaria. No desenvolvimento do documento, foram apresentadas questões norteadoras do estudo frente aos processos de ensino e aprendizagem considerando os atravessamentos políticos, pedagógicos e a dimensão e complexidade da clínica das toxicomanias. O guia tem por finalidade contribuir com a Educação Permanente de profissionais de saúde que atuam em CAP AD III ao apresentar fundamentação dos elementos de ordem conceitual, teórica, prática, metodológica ou sistemática, que possam servir de guia e auxílio na resolução dos problemas identificados durante o estudo, Visa ainda subsidiar e facilitar os processos de trabalho dos serviços, podendo, assim, contribuir como um potente recurso formativo para a EPS. O produto foi apresentado, juntamente com a devolutiva dos dados da pesquisa, aos participantes do estudo, com o que espera-se poder estabelecer um diálogos para a construção e colaboração nas EPS nos serviços, onde o egresso continuará transitando, como profissional de saúde ou como supervisor docente.Item #Adole#Sente: Construindo espaços de saúde mental com adolescentes(2023) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fúlvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto compartilha a sistematização das oficinas realizadas junto a adolescentes, na pesquisa de mestrado profissional intitulada #ADOLE#SENTE - Oficinas de Promoção da Saúde Mental com as Adolescências, com a finalidade de promover a educação emocional para este público. Tem como objetivo ajudar profissionais, principalmente os que desenvolvem algum tipo de atividade com adolescentes, a criar espaços de cuidado em conjunto com os jovens, visando promover a saúde mental, protagonismo, autonomia e muitas outras formas de cuidado. Portanto o material é direcionado para estes profissionais, como forma se suporte para ações que podem construir espaços de cuidado com os adolescentes e para a promoção do bem-estar emocional deste público.Item Autocuidado Lombar: cartilha educativa para dor lombar crônica(2023-02-23) Rech, Clarissa Silva; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeInicio esta cartilha compartilhando os processos de criação e desenvolvimento deste material de importante impacto para os pacientes que sofrem com dor lombar crônica. A partir das vivências cotidianas de trabalho, na reabilitação física- fisioterapia, deparei-me com inúmeros pacientes acometidos por esta situação dolorosa limitante, com grande carga de sofrimento e impacto nas suas vidas. Ampliar o olhar para os sujeitos, entender todo seu contexto e focar na integralidade do cuidado, considerando todos os fatores biopsicossociais (físico, psicológico, emocional, social) que se apresentam intrínsecos para cada indivíduo, configura-se como um caminho de inúmeras possibilidades para a melhora da qualidade de vida. O desenvolvimento de um material educativo que promova transformações, que fomente o protagonismo, por meio do autocuidado, que ofereça um suporte no manejo e na melhora do bem-estar físico, mental, social e familiar, configura-se de fundamental relevância.Item Modelos de instrumentos de avaliação para ações educativas(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. Neste ebook estão os passos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a partir da perspectiva da equipe de enfermagem, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item Cartilha de Orientação Parental: bebês com malformações fetais(2023-12) Pires, Gabriela Brito; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Pais, Sofia Castanheira; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA partir da análise e discussão dos resultados, observou-se alguns pontos que podem ser foco tanto de estratégias de prevenção (para o trabalho das equipes) como de promoção e reflexão acerca da saúde dessas díades (mãe-bebê, pai-bebê) e da influência do capacitismo na vivência desses primeiros momentos (do diagnóstico à alta hospitalar) nas famílias cujos bebês possuem diagnóstico de malformação fetal. Pensando nisso, foi construída também uma cartilha de orientação para mães, pais e outros cuidadores. É uma cartilha que tem como objetivo orientar sobre os primeiros momentos a partir da descoberta das malformações, até a alta da UTI Neonatal nos casos em que a internação é necessária. Uma vez que ela apresenta conteúdos acerca dos sentimentos, questionamentos e procedimentos que os participantes relataram nas suas vivências durante o pré-natal e após o nascimento dos(as) seus(suas) filhos(as), pretende auxiliar as famílias e a equipe, promovendo um sentimento de coletividade, de partilha e de que não estão sozinhos nessas experiências. O formato da cartilha prevê alguns recursos de acessibilidade, com cores em contraste e tamanho maior, bem como com acesso a descrição da imagem quando lida em formato PDF on-line.Item Curso de formação docente: metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem(2024) Pappis, Thaís Helena Batel; Costa, Marcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene Ramos ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto foi elaborado com base no curso de formação docente denominado "Metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem", que ocorreu de forma híbrida, durante a pesquisa de mestrado. O conteúdo do produto aborda o planejamento didático do referido curso de formação docente, que introduz o estudo teórico e prático das temáticas metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem, suas relevâncias e implicações para a docência universitária, bem como para a formação dos estudantes da área da saúde. Apresenta o plano de ensino e o desenvolvimento do curso que tem 30 hora de duração, distribuídas em nove encontros e está organizado para ocorrer em formato à distância. São detalhados os planos de ensino de cada encontro, com recursos e orientações pertinentes cada encontro, bem com vasta bibliografia básica e de apoio ao estudo dos temas abordados.Item Segurança do paciente relacionada a coleta de amostras de material biológico nas unidades de internação e protocolo institucional(2024) Lersch, Aimée; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO e-book "Elaboração e Implantação de um Protocolo de Identificação de Material Biológico em Unidades de Internação" aborda a importância da segurança do paciente no contexto hospitalar, com ênfase na correta identificação de amostras biológicas. O material detalha a criação e implementação de um protocolo institucional para padronizar e garantir a rastreabilidade de procedimentos relacionados à coleta e registro de amostras em unidades de internação. Por meio da análise do cenário institucional e de dados sobre incidentes relacionados à identificação de pacientes, o e-book destaca a fase pré-analítica como crítica para a redução de erros. O protocolo proposto é descrito como uma ferramenta essencial para minimizar danos, promover a segurança ética e legal, e otimizar a comunicação interprofissional, além de integrar tecnologias modernas. O conteúdo é destinado a profissionais da saúde e gestores hospitalares, contribuindo para uma assistência de qualidade e alinhada às metas internacionais de segurança do paciente.Item Lean Healthcare: o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia da Silva Benelli de; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda a aplicação dos princípios Lean Healthcare em serviços de emergência médica, destacando estratégias para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento. O material apresenta um guia prático com ferramentas como 5S, Kanban, Kaizen e mapeamento do fluxo de valor, além de estudos de caso que demonstram a eficácia do Lean na criação de ambientes hospitalares mais ágeis, eficientes e centrados no paciente. Ideal para gestores e profissionais da saúde, este recurso visa fomentar a melhoria contínua e a excelência operacional em situações críticas. OBS: No momento, há negociação com editora para publicação. Assim, nos reservamos o direito de incluir o produto de forma parcial.Item Manual para aplicação da escala de avaliação do risco de quedas em pacientes na hemodiálise (ERQUE_HD)(2024-08-31) Farina, Veronica Alacarini; Canabarro, Simone Travi; Figueiredo, Ana Elizabeth Prado Lima; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO objetivo desse e-book é subsidiar orientações claras e práticas sobre como utilizar a escala ERQUE_HD (em processo de validação) de forma eficaz. Esta ferramenta foi desenvolvida através de um longo trabalho e é essencial para identificar o risco de quedas dos pacientes em hemodiálise, permitindo a implementação de medidas preventivas adequadas. Ao seguir as orientações fornecidas, os profissionais de saúde podem garantir uma abordagem padronizada e eficaz na avaliação e gestão do risco de quedas, promovendo um ambiente seguro. Esta cartilha foi desenvolvida com base nas melhores práticas, evidências científicas disponíveis, e ouvindo pacientes e profissionais da área. Sendo recurso valioso para todos os profissionais envolvidos no cuidado de pacientes em hemodiálise.Item Guia Antirracista: caminhos para o Letramento Racial na UFCSPA(2025) Marin, Luciana; Cunha, Maria Isabel da; Guimarães, Gleny Terezinha Duro; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Silva, Ana Clara Marin daEste guia foi desenvolvido com o propósito de contribuir para a ampliação do debate sobre Letramento Racial no ambiente acadêmico. O Letramento Racial é uma temática fundamental, que ainda necessita de maior reconhecimento e consolidação nos espaços educacionais. A promulgação da Lei nº 10.639/2003 representou um marco importante nesse processo; entretanto, sua implementação e fortalecimento permanecem como desafios significativos para a educação brasileira (BRASIL, 2003). Este guia tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para fortalecer uma cultura institucional antirracista, oferecendo ferramentas para o enfrentamento do racismo no cotidiano acadêmico. O material reúne orientações, legislações, conceitos e referências de autores negros sob uma perspectiva decolonial, abordando temas como raça, racismo, etnias e letramento racial.Item Juntos no caminho: por um transporte público coletivo inclusivo para crianças e adolescentes autistas(2025-01-10) Dames, Jerusa dos Santos; Bonamigo, Andrea Wander; Oliveira, Fabiana; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Santos, Roberta Passos dosEste e-book é o produto educacional que teve origem na pesquisa realizada junto ao Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A pesquisa objetivou identificar as dificuldades que crianças e adolescentes com autismo enfrentam para fazer uso do transporte público coletivo. Este estudo ouviu responsáveis por crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e o e-book foi elaborado com base nas respostas dadas pelos responsáveis quando questionados sobre as dificuldades enfrentadas. O e-book se propõe a ajudar na reflexão e na motivação de ações inclusivas dos passageiros no transporte público coletivo, em seus deslocamentos diários, ao conviverem com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Apontamos a importância, a abrangência e a originalidade deste material, sendo recomendado para o público em geral independente da idade.Item Almanaque do cuidador da Pessoa com Deficiência: Da prescrição ao tratamento - como obter medicamentos pelo SUS(2025-04-29) Ramos, Luciano Osio; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Pais, Sofia Castanheira; Barschak , Alethéa Gatto; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste Almanaque foi criado para você, cuidador de pessoa com deficiência, para ser seu companheiro diário, oferecendo informações úteis e interessantes para tornar a sua rotina mais leve e agradável. O objetivo principal deste Almanaque é dispor informações básicas sobre medicamentos e o acesso a eles no Sistema Único de Saúde – o SUS. Ainda, por meio deste Almanaque busca-se contar como se organiza a Assistência Farmacêutica do estado do Rio Grande do Sul e tirar dúvidas sobre o acesso e o uso dos medicamentos.
