PPGENSAU - Ebook
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Item Guia orientador: Como estruturar um Comitê Intersetorial de prevenção do suicídio(2023) Antoni, Patrícia; Magalhães, Cleidilene Ramos; Cruz, Cláudio Weyne; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Freitas, Lia; Antoni, HenriqueO produto educacional teve como objetivo disponibilizar Ebook com dicas e orientações para profissionais de saúde e comunidades locais interessadas na estruturação e implantação de um Comitê de Prevenção ao suicídio em nível municipal. Trata-se de um Ebook que revisado, aprimorado e editorado para disponibilização na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Estadual de Vigilância em Saúde, a para que gestores, profissionais de saúde e demais interessados no tema. O produto foi registrado por meio de ficha catalográfica, depositado no repositório institucional da UFCSPA e disponibilizado no seguinte endereço institucional do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS: https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/202304/06070644-guia-de-criacao-do-comite-suicido.pdfItem Curso de formação docente: metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem(2024) Pappis, Thaís Helena Batel; Costa, Marcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene Ramos ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto foi elaborado com base no curso de formação docente denominado "Metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem", que ocorreu de forma híbrida, durante a pesquisa de mestrado. O conteúdo do produto aborda o planejamento didático do referido curso de formação docente, que introduz o estudo teórico e prático das temáticas metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem, suas relevâncias e implicações para a docência universitária, bem como para a formação dos estudantes da área da saúde. Apresenta o plano de ensino e o desenvolvimento do curso que tem 30 hora de duração, distribuídas em nove encontros e está organizado para ocorrer em formato à distância. São detalhados os planos de ensino de cada encontro, com recursos e orientações pertinentes cada encontro, bem com vasta bibliografia básica e de apoio ao estudo dos temas abordados.Item #Adole#Sente: Construindo espaços de saúde mental com adolescentes(2023) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fúlvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto compartilha a sistematização das oficinas realizadas junto a adolescentes, na pesquisa de mestrado profissional intitulada #ADOLE#SENTE - Oficinas de Promoção da Saúde Mental com as Adolescências, com a finalidade de promover a educação emocional para este público. Tem como objetivo ajudar profissionais, principalmente os que desenvolvem algum tipo de atividade com adolescentes, a criar espaços de cuidado em conjunto com os jovens, visando promover a saúde mental, protagonismo, autonomia e muitas outras formas de cuidado. Portanto o material é direcionado para estes profissionais, como forma se suporte para ações que podem construir espaços de cuidado com os adolescentes e para a promoção do bem-estar emocional deste público.Item Práticas de Autocuidado para professores: fazeres e saberes(2023) Bernardelli, Viviane; Spohr, Fúlvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional tem formato de um guia interativo ilustrado e colorido, direcionado para práticas de promoção de saúde para o desenvolvimento de competências para o autocuidado com a saúde física e emocional dos professores da educação básica. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com professores da rede municipal de Porto Alegre, durante a pandemia e pós-pandemia de covid-19. O conteúdo do guia contém conteúdo teórico e prático, com atividades propositivas e reflexivas como ferramenta de promoção da saúde a partir de práticas de autocuidado e desenvolvendo a consciência corporal.Item Proposta para programa de residência profissional na educação integral(2024) Weirich, Juciele; Cunha, Maria Isabel da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto trata-se de uma proposta para a formação continuada para professores recém-licenciados no modelo “curso de aperfeiçoamento profissional”, caracterizado por ensino em serviço, pautado no pressuposto da aprendizagem significativa, com reflexão da prática pedagógica e suas nuances, visando sempre interdisciplinaridade e transversalidade das áreas do conhecimento. Têm como finalidade o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes orientado à implementação de novas estratégias pedagógicas na perspectiva da Educação em Saúde (ES), em especial a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), e da educação integral. A proposta será apresentada aos gestores do município de Porto Alegre para implementação.Item Lean Healthcare: o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia Benelli; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda a aplicação dos princípios Lean Healthcare em serviços de emergência médica, destacando estratégias para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento. O material apresenta um guia prático com ferramentas como 5S, Kanban, Kaizen e mapeamento do fluxo de valor, além de estudos de caso que demonstram a eficácia do Lean na criação de ambientes hospitalares mais ágeis, eficientes e centrados no paciente. Ideal para gestores e profissionais da saúde, este recurso visa fomentar a melhoria contínua e a excelência operacional em situações críticas. OBS: No momento, há negociação com editora para publicação. Assim, nos reservamos o direito de incluir o produto de forma parcial.Item O livro do comer no tempo dos estudos(2021) Tanabe, Fabiana Hitomi; Magalhâes, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional foi desenvolvido a partir da experiência de pesquisa realizada junto a estudantes universitários residentes da moradia estudantil e usuários do restaurante universitários de uma IES do sul do Brasil. A partir dos dados gerados na pesquisa e das demandas do local de atuação da mestranda, Núcleo de Assistência Nutricional, foi elaborado o produto, que tem um formato de livro interativo ilustrado e colorido, voltado para o público de estudantes universitários. Possui layout de agenda/diário, mesclando atividades de planejamento e reflexão sobre autocuidado e alimentação, a partir da perspectiva da autorregulação em saúde, com conteúdo baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira e corroborado com dados empíricos recolhidos junto ao público alvo. O produto tem por finalidade apoiar estudantes universitários no seu autocuidado em saúde ao propor atividades de planejamento e reflexão sobre autocuidado e alimentação nesta fase da vida em que muitos passam a ter que ser responsabilizar por ações e cuidados que fazem parte da vida adulta e são necessários para quem passa a viver longe da família, como é o caso dos universitários.Item Segurança do paciente relacionada a coleta de amostras de material biológico nas unidades de internação e protocolo institucional(2024) Lersch, Aimée; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO e-book "Elaboração e Implantação de um Protocolo de Identificação de Material Biológico em Unidades de Internação" aborda a importância da segurança do paciente no contexto hospitalar, com ênfase na correta identificação de amostras biológicas. O material detalha a criação e implementação de um protocolo institucional para padronizar e garantir a rastreabilidade de procedimentos relacionados à coleta e registro de amostras em unidades de internação. Por meio da análise do cenário institucional e de dados sobre incidentes relacionados à identificação de pacientes, o e-book destaca a fase pré-analítica como crítica para a redução de erros. O protocolo proposto é descrito como uma ferramenta essencial para minimizar danos, promover a segurança ética e legal, e otimizar a comunicação interprofissional, além de integrar tecnologias modernas. O conteúdo é destinado a profissionais da saúde e gestores hospitalares, contribuindo para uma assistência de qualidade e alinhada às metas internacionais de segurança do paciente.Item Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (RAPS)(2023) Leistner, Simone Ferreira Lima; Magalhães, Cleidilene Ramos; Fajardo, Ananyr Porto; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional intitulado Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (RAPS) apresenta elementos teóricos, técnicos e metodológicos para planejamento de espaços de cogestão do cuidado intersetorial. Tem como Público Alvo: Profissionais da saúde, residentes em saúde, estagiários em saúde, gestores que atuam na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Forma um conjunto com 5 produtos técnicos educacionais: 1) Material didático/instrucional Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial ; 2) Tecnologia social Mapa da Empatia do Cuidado; 3) Proposta de Evento; 4) Material didático/instrucional em formato de Mural; 5) Material didático/instrucional em formato de Sequência Didática. Foi elaborado a partir da análise dos dados gerados na pesquisa de campo. Tem por finalidade favorecer a criação de espaços permanentes de discussão sobre saúde mental infantojuvenil, bem como desenvolver um material de apoio com intuito de subsidiar a (co)criação de mecanismos promotores da assistência integrada e de qualidade no atendimento a pacientes com transtornos mentais graves. Registro do Produto/Ano:TRILHAS DE APRENDIZAGEM EM REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (RAPS) © 2024 by Simone Ferreira Lima Leistner; Ananyr Porto Fajardo; Cleidilene Ramos Magalhães is licensed under CC BY-NC-ND 4.0Item Guia orientador para enfermeiros preceptores: como construir um plano didático para as práticas supervisionadas(2021) Santos, Cristiane Souza dos; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional foi desenvolvido a partir da experiência de pesquisa-ação realizada pela mestranda no seu local de atuação, um hospital privado do Porto Alegre. O local da pesquisa-ação foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), campo de atuação dos preceptores, participantes da pesquisa. A partir dos dados gerados na pesquisa-ação a mestrando fez uma construção colaborativa do plano didático com os preceptores, para a atuação destes e a formação de estudantes no espaço de aprendizagem na UTI. A partir deste planejamento colaborativo foi elaborado o Ebook Guia orientador para enfermeiros preceptores: como construir um plano didático para as práticas supervisionadas. O produto foi registrado no Creative Commons Licenses e disponibilizado no repositório institucional da Biblioteca da UFCSPA e outros meios digitais para a formação em saúde. A finalidade do produto é apoiar preceptores em ambiente de aprendizagem em serviço (UTI), no que tange a abordagem e desenvolvimento do planejamento didático das práticas supervisionadas no ambiente de aprendizagem da UTI.Item Guia para educação permanente em saúde nos CAPS AD III - Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho(2023) Bernardi, Pedro Henrique Oliveira; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; BiomedicinaO produto educacional intitulado Guia para Educação Permanente em Saúde (EPS) nos CAPS AD III: Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho da EPS nos serviços de atenção à população usuária de álcool e outras drogas, foi elaborado a partir das análises realizadas dos dados gerados no campo da pesquisa-ação desenvolvida. Objetivou-se responder, por meio de elementos norteadores, as principais questões derivadas dos cinco eixos analisados, sendo eles Educação Permanente em Saúde, Drogas, Modelo Assistencial, Ações e intervenções e Demandas para além da portaria. No desenvolvimento do documento, foram apresentadas questões norteadoras do estudo frente aos processos de ensino e aprendizagem considerando os atravessamentos políticos, pedagógicos e a dimensão e complexidade da clínica das toxicomanias. O guia tem por finalidade contribuir com a Educação Permanente de profissionais de saúde que atuam em CAP AD III ao apresentar fundamentação dos elementos de ordem conceitual, teórica, prática, metodológica ou sistemática, que possam servir de guia e auxílio na resolução dos problemas identificados durante o estudo, Visa ainda subsidiar e facilitar os processos de trabalho dos serviços, podendo, assim, contribuir como um potente recurso formativo para a EPS. O produto foi apresentado, juntamente com a devolutiva dos dados da pesquisa, aos participantes do estudo, com o que espera-se poder estabelecer um diálogos para a construção e colaboração nas EPS nos serviços, onde o egresso continuará transitando, como profissional de saúde ou como supervisor docente.Item Doenças comuns em idosos: o que você precisa saber? Guia para as pessoas acima de 60 anos.(Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretária de Estado da Saúde, 2021) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Boz , Camila; Veras , Joana FinkelsteinO e-book "Doenças Comuns em Idosos" aborda os principais problemas de saúde que afetam a população acima de 60 anos, com foco na prevenção e manejo para uma melhor qualidade de vida. Organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, o guia explora condições prevalentes como hipertensão arterial, diabetes, câncer, doenças respiratórias, osteoporose, demências e depressão. Além de discutir as implicações de cada doença, apresenta medidas práticas de promoção da saúde, incluindo alimentação equilibrada, atividade física e exercícios cognitivos. O material também enfatiza o papel de familiares, cuidadores e profissionais de saúde na orientação e suporte ao idoso. Com linguagem acessível e recursos visuais, o guia visa conscientizar e capacitar o público a lidar com os desafios do envelhecimento, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. Este recurso é essencial para promover o bem-estar em uma população crescente de idosos.Item Produto educacional: Mentor Mentee Program(2024) Puls, Karine Kersting; Magalhâes, Cleidilene Ramos; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Puls, Thiago KerstingO produto educacional desenvolvido, aplicado e avaliado durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado “Aprendendo a voar: criação de programa de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais” do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PPG-EnSau UFCSPA) foi um curso de extensão de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais (Mentor Mentee Program). O curso de mentoria teve como objetivo geral proporcionar fundamentação teórica e reflexão crítica sobre mentoria e saúde rural para profissionais já experientes (que no curso se desenvolveram no papel de mentores) e para profissionais iniciantes e ou em formação (que no curso se desenvolveram como mentees). O curso teve duração de 6 meses - mesmo período do programa - e foi organizado com uma parte teórica e uma parte prática. A parte teórica foi dividida em dois eixos principais: saúde rural e mentoria. A parte prática consistiu na mentoria virtual dos participantes que se inscreverem para serem mentorados no Programa. Este e-book contém informações sobre o planejamento e conteúdo do produto educacional desenvolvido: o curso de mentoria virtual “Mentor Mentee”. O curso de mentoria virtual para profissionais de saúde de áreas rurais Mentor Mentee Program que está hospedado no Moodle Institucional da UFCSPA. O presente documento teve o intuito de compartilhar o planejamento, a organização, avaliação e implementação do curso Mentor Mentee Program como forma de publicizar o conhecimento produzido e, quem sabe, poder subsidiar outros estudos e experiências formativas no tema. Consideramos que a proposta formativa desenvolvida atendeu o seu propósito à medida que pode reunir 15 profissionais de saúde experientes e 24 profissionais em formação, de diferentes partes do mundo: África do Sul, Austrália, Botsuana, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Gana, Guatemala, Ilhas Virgens Britânicas, Índia, Itália, Letônia, México, Nepal, Nigéria, Portugal, Quênia, Reino Unido, Ruanda, Sri Lanka, Sudão e Uganda, em um processo de formação colaborativa e partilhada entre 15 pares de mentores e mentorados e entre 2 grupos de mentorados. Adicionalmente, destaca-se o compromisso da equipe envolvida com, a criação de material ampliado e gratuito no formato de ebook sobre mentoria para profissionais de saúde de áreas rurais, com base nos conteúdos desenvolvidos para o curso e após aprimoramento com as análises dos dados coletados com os participantes do Programa Mentor Mentee 2.0, ou seja, a avaliação pelo público alvo. O produto cumpriu os requisitos, do planejamento, elaboração, execução e avaliação do produto.Item Curso de enfrentamento à violência doméstica por situações de queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda o desenvolvimento de um curso de formação voltado para uma equipe de saúde multidisciplinar de uma empresa privada de assistência domiciliar. O curso foca no enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço. O objetivo é promover o processo de ensino-aprendizagem, preparando a equipe para orientar pacientes que enfrentam essas questões, além de capacitar os profissionais a intervir efetivamente na realidade em que estão inseridos.Item Modelos de instrumentos de avaliação para ações educativas(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. Neste ebook estão os passos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a partir da perspectiva da equipe de enfermagem, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item Guia de orientação para o enfrentamento da violência doméstica em situações de queimadura de cabeça e pescoço para equipe de saúde da assistência domiciliar(2021-05-14) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flôor, Samanta; Kawarlevski, Tiele dos SantosA violência doméstica pode envolver agressões com queimaduras de cabeça e pescoço, trazendo prejuízos à saúde como feridas e cicatrizes de pele, traumas psicológicos, lesões nos músculos que envolvem a fala e a fonoarticulação, comprometendo a deglutição e a mímica facial, além de consequências morais e sociais. Esses aspectos dificultam as experiências vividas no ciclo de vida de uma vítima. O serviço de assistência domiciliar é uma modalidade de assistência em saúde no domicílio e visa às ações e aos serviços de saúde de prevenção, tratamento e reabilitação, que são desenvolvidos na casa do paciente. Essa modalidade de assistência à saúde abre as portas das famílias para que a violência doméstica, que é um problema de saúde pública, seja visualizada e identificada pelos profissionais que atuam nessa área. Neste guia, você encontrará informações sobre a relação dos seguintes temas: Violência Doméstica, Fonoaudiologia, Assistência Domiciliar e Queimadura de Cabeça e Pescoço; além disso, encontrará informações sobre como identificar sinais de queimadura de cabeça e pescoço em situações que envolvem a violência doméstica, formas de abordagem, formas de acolhimento e amparo às vítimas e locais que possam auxiliar e orientar as vítimas pela busca de proteção.Item Manual de rede de enfrentamento a violência doméstica\intrafamiliar(2021-10-18) Silveira, Natália Osório; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA elaboração e entrega de material educativo (manual) para divulgação do processo de encaminhamento do atendimento das vítimas de violência doméstica/intrafamiliar de um município no interior do Rio Grande do Sul possibilitou um melhor acolhimento dos casos e pesquisa rápida quanto à forma de encaminhamento dos casos de violência doméstica/intrafamiliar que aportem aos serviços de Unidade de Atenção Básica, Atenção Secundária e Hospital.Item Dicabetes: Uma ferramenta para qualificação da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1(2021) Piccoli, Carolina; Canabarro, Simone Travi; Trindade, Carolina Sturm; Millão, Luzia Fernandes; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Wagner WessfllIntrodução: O Diabetes Mellitus é um grande problema de saúde, que independente do grau de desenvolvimento, afeta todos os países. No Brasil, há cerca de 95.800 crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Considerando a importância do enfermeiro na educação em saúde e gerenciamento da equipe, é ele quem orienta a equipe de enfermagem, pacientes e familiares sobre as técnicas de aplicação de insulina, os locais de aplicação da mesma, assim como, os tipos de insulinas existentes, para que possa assistir o paciente com segurança, prestando cuidado de qualidade. Atualmente, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas por meio de dispositivos móveis, tornaram-se grandes aliadas na renovação do contexto educacional. Objetivo: desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para qualificação da assistência aos pacientes com DM1. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Podemos configurá-lo como descritivo, de produção tecnológica, realizado em quatro etapas: Análise e especificação: etapa em que ocorreu a fundamentação teórica e a definição dos questionários a serem utilizados para saber o conhecimento dos enfermeiros, acerca do tema. Dessa forma, foi escolhido um instrumento validado, o Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e elaborado um questionário de Condutas; Design: definição dos conteúdos e características do aplicativo; Desenvolvimento: construção do protótipo do aplicativo por um estudante da área da tecnologia da informação (TI); Implementação: nesta etapa foi realizado o uso do aplicativo pelos usuários (enfermeiros do hospital pediátrico) e por especialistas (juízes, profissionais da área de Enfermagem e TI). Estes usuários avaliaram o protótipo do aplicativo por meio do questionário Scale Usability Score (ScSUS), que avalia a sua usabilidade. Resultados: O estudo resultou do produto de mestrado, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O protótipo do produto educacional foi denominado DICABETES. Nele contém informações sobre o que é o diabetes, valores de exames laboratoriais para diagnóstico da doença, técnica de aplicação de insulinas, dispositivos para aplicação de insulina, monitorização da glicemia, tipos de insulinas existentes, condutas em hipoglicemias e hiperglicemias, descarte de insumos e transporte, validade e armazenamento das insulinas. O número de participantes da etapa de avaliação do aplicativo foi de onze usuários e cinco especialistas. O produto teve avaliação positiva pelos usuários: 45% avaliaram como excelente, 37% como melhor imaginável e 18% bom. Os especialistas também o avaliaram positivamente: 40% como excelente e 60% como melhor imaginável. Conclusão: O protótipo “DICABETES” possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência, oferece informações baseadas em evidências e melhorias podem ser aplicadas no aplicativo DICABETES, com base nas considerações dos profissionais que o avaliaram, permitindo que seja uma ferramenta educacional utilizada pelos profissionais da área de saúde, contribuindo para melhorar a assistência aos pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Produtos: aplicativo móvel DICABETES e um artigo científicoItem Construção e validação de cartilha educativa para a continuidade do cuidado do ambulatório pediátrico para a atenção primária à saúde(2022) Rosa, Patrícia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina Nader; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado. O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Trata-se de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.