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Item Guia de práticas de estilo de vida para um ambiente saudável de trabalho: qualidade de vida no trabalho(2021) Machado, Marlova; Sudbrack, Aline Winter; Millão, Luzia Fernandes; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: Qualidade de Vida no Trabalho é um dos temas contemporâneos que vem ganhando visibilidade na sociedade urbano-industrial, acompanhando movimentos de valorização do ser humano, enquanto ator social, indivíduo e pessoa, desafiado a desempenhar vários papéis no palco das interações sociais. Aliado a esse contexto, encontramos uma menor quantidade de pesquisas sobre qualidade de vida no trabalho, aplicadas na Atenção Primária em Saúde no Brasil. Objetivo: Analisar a qualidade de vida no trabalho de enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde vinculadas ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família do município de Porto Alegre. Metodologia: Estudo transversal, misto, quantitativo descritivo e analítico, e qualitativo, de caráter exploratório. Foram coletados dados sociodemográficos, aplicado o instrumento QWLQ bref (Quality of Working Life Questionnaire) e realizadas oficinas com análise de conteúdo. Resultados: foram avaliados 117 enfermeiros, com média de 38 anos, 86,3% do gênero feminino, 53% com tempo de serviço maior que cinco anos, e 70% com especialização completa. A qualidade de vida no trabalho geral e o domínio físico/saúde foram considerados neutros (52,26%), o domínio psicológico e o pessoal satisfatórios e o domínio profissional, insatisfatório. As sete oficinas realizadas resultaram em 43 documentos escritos com as reflexões dos subgrupos. Ao analisar os documentos, foram organizadas sete categorias, baseado na repetição dos assuntos descritos pelos subgrupos. As categorias analíticas foram: trabalho, ambiente, segurança, vida pessoal, barreiras, qualidade de vida no trabalho, e contribuições para melhoria da qualidade de vida no trabalho. Conclusão: A influência que a qualidade de vida no trabalho exerceu nas atividades diárias do enfermeiro foi observada evidenciando a importância das instituições promoverem ações internas para levantamento de dificuldades no processo de trabalho. Acompanhar a qualidade de vida no trabalho demonstrou ser ferramenta estratégica de gestão de trabalho a ser aplicada na instituição. A pesquisa resultou em um Guia de Práticas de Estilo de Vida para um Ambiente Saudável de Trabalho a ser divulgado entre os profissionais com a intenção de colaborar na melhoria da qualidade de vida no trabalho.Item Manual de orientações sobre violência intrafamiliar - para Agentes Comunitários de Saúde(2022) Dulius, Graziele; Sudbrack, Aline Winter; Silveira, Luiza Maria; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Radtke, Pietra TicianaIntrodução: A violência intrafamiliar é um fenômeno complexo, presente na rotina dos serviços de saúde de todo o mundo. Na atenção básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm papel importantíssimo na prevenção, identificação e encaminhamento dessas situações, tendo em vista o vínculo próximo que estabelecem com as famílias. No entanto, evidencia-se o despreparo que esses profissionais percebem ao lidar com essa demanda, fazendo-se necessário o investimento em alternativas de ensino na saúde para preencher lacunas existentes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento ACS a respeito da violência intrafamiliar, o quanto sentem-se qualificados para identificar e lidar com essas situações, suas condutas, formação, bem como quais os desafios e as dificuldades que os mesmos têm encontrado, com vistas ao planejamento e elaboração de um Manual Prático de Orientações sobre a Violência Intrafamiliar para os ACS, que inclua informações sobre a identificação, manejo e rede para encaminhamento. Método: Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, com caráter de pesquisa intervenção. Participaram 09 ACS da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município do interior do RS/ Brasil. Para a coleta de dados, foi realizada a técnica de Grupo Focal com a utilização de perguntas norteadoras sobre a violência intrafamiliar e, após a transcrição do material, foi aplicada a Análise de Conteúdo. Resultados: A realização desta pesquisa possibilitou elencar as principais dificuldades e potencialidades dos ACS ao lidarem com o fenômeno da violência intrafamiliar. Evidenciou-se que os mesmos apresentam bom conhecimento a respeito da temática, mas ainda se sentem inseguros na abordagem e encaminhamentos dessas situações, além de terem sido encontradas diversas lacunas no trabalho em rede e em sua formação. Como produto final houve a elaboração do “Manual Prático de Orientações sobre Violência Intrafamiliar”, que irá contribuir de maneira substancial para o dia a dia de trabalho dos ACS.Item Guia prático para prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica para pacientes adultos(2023-05-23) Jesus, Daniela Duarte da Silva de; Millão, Luzia Fernandes; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é considerada uma Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), ou seja, um evento adverso que gera risco e agravo na segurança do paciente. Foi desenvolver um material educativo para auxiliar na prevenção de PAV, para isto foi necessário identificar quais as medidas preventivas que devem compor o pacote de cuidados, validar o conteúdo e testar com os profissionais da Terapia Intensiva. Foi realizar uma revisão tipo escopo, método este que auxilia a uma ampla busca do conhecimento específico, identificando lacunas do conhecimento, esclarecendo conceitos-chave e descrevendo os tipos de evidência que direcionam as práticas. No guia constam 25 medidas preventivas para PAV desde cuidados direto ao paciente, boas práticas na rotina da UTI e criação de protocolos para UTI. Foi realizada a validação de conteúdo sobre as medidas preventivas para PAV com a contribuição de 33 profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas), considerados experts ou especialistas no cuidado à beira leito na Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O material educativo foi testado em cinco regiões do Brasil utilizando as quatro etapas do teste Plan, Do, Study e Act (PDSA). O Guia apresenta um check list com as medidas preventivas para se usado abeira leito. As medidas preventivas são essenciais para o cuidado ao paciente na Terapia Intensiva, após a busca na literatura, validação e teste, foi possível desenvolver um material educativo denominado Guia Prático para Prevenção de PAV, descrevendo as medidas de boas práticas à beira leito, rotinas institucionais e outras relacionadas à ventilação mecânica que trarão maior resultado e contribuição direta para redução de PAV.Item Qualificação do cuidado obstétrico(2022) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste E-book é o registro escrito do curso “Qualificação do Cuidado Obstétrico”, disponível em https://repositorio.ufcspa.edu.br/items/7bcb69d7-f79d-4927-832b-5646122686c4. Devido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.Item Libras: conectando vidas(2024-10) Santos, Melissa Leal dos; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeTrata-se de material didático/instructional, no formato de E-book, apresentando elementos teóricos, técnicos e metodológicos com ênfase nas narrativas de famílias ouvintes com filhos(as) surdos(as) e na diversidade linguística e cultural da população surda. Tem como finalidade proporcionar uma abordagem compreensiva e empática às experiências das famílias com filhos surdos, atendendo não apenas aos membros familiares, mas também a estudantes e profissionais da saúde interessados na inclusão e compreensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras).Item Cartilha de Orientação Parental: bebês com malformações fetais(2023-12) Pires, Gabriela Brito; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Pais, Sofia Castanheira; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA partir da análise e discussão dos resultados, observou-se alguns pontos que podem ser foco tanto de estratégias de prevenção (para o trabalho das equipes) como de promoção e reflexão acerca da saúde dessas díades (mãe-bebê, pai-bebê) e da influência do capacitismo na vivência desses primeiros momentos (do diagnóstico à alta hospitalar) nas famílias cujos bebês possuem diagnóstico de malformação fetal. Pensando nisso, foi construída também uma cartilha de orientação para mães, pais e outros cuidadores. É uma cartilha que tem como objetivo orientar sobre os primeiros momentos a partir da descoberta das malformações, até a alta da UTI Neonatal nos casos em que a internação é necessária. Uma vez que ela apresenta conteúdos acerca dos sentimentos, questionamentos e procedimentos que os participantes relataram nas suas vivências durante o pré-natal e após o nascimento dos(as) seus(suas) filhos(as), pretende auxiliar as famílias e a equipe, promovendo um sentimento de coletividade, de partilha e de que não estão sozinhos nessas experiências. O formato da cartilha prevê alguns recursos de acessibilidade, com cores em contraste e tamanho maior, bem como com acesso a descrição da imagem quando lida em formato PDF on-line.Item Plano de educação permanente para hospitais(2023) Jorge, Patrícia de Mello; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO documento aborda a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), com foco em hospitais, enfatizando a importância de um Plano de Educação Permanente em Saúde (PEPS). Este plano visa alinhar a formação e qualificação dos profissionais de saúde às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população, promovendo práticas integradas e eficientes. A justificativa para o estudo baseia-se na criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em 2003, responsável por coordenar a PNEPS por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES). O estudo explora a integração entre educação permanente, continuada e corporativa como pilares para a estruturação de ações educativas adaptadas às especificidades hospitalares, alinhadas às diretrizes do SUS. Foi utilizado o método de estudo de avaliabilidade, um processo cíclico e sistemático que abrange análise teórica e prática, desenvolvimento de modelos lógicos e validação por especialistas. O modelo teórico-lógico (MTL) resultante apresenta componentes como atividades, produtos, resultados esperados e impactos, todos validados por rodadas de especialistas. Os resultados destacam o sucesso da validação do PEPS, com alto grau de conformidade e consenso entre os especialistas, consolidando uma abordagem adaptável para aprimorar a qualificação dos profissionais em hospitais públicos.Item Preceptoria médica - guia básico de ensino-aprendizagem(Editora da UFCSPA, 2021) Ferreira, Iago Gonçalves; Costa, Marcia Rosa da; Cazella, Sílvio César; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Almeida, Camila SaraivaO ebook Preceptoria Médica: Guia Básico de Ensino-Aprendizagem foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, como produto educacional de dissertação de Mestrado sobre preceptoria na formação médica e tem como objetivo prover um arcabouço introdutório aos profissionais que atuam ou que ingressarão em atividades de ensino prático de graduandos de medicina e/ou médicos residentes. Dessa maneira, busca oferecer conceitos, teorias, ferramentas e recursos que qualifiquem a atuação desses profissionais como preceptores.Item Guia orientador: Como estruturar um Comitê Intersetorial de prevenção do suicídio(2023) Antoni, Patrícia; Magalhães, Cleidilene Ramos; Cruz, Cláudio Weyne; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Freitas, Lia; Antoni, HenriqueO produto educacional teve como objetivo disponibilizar Ebook com dicas e orientações para profissionais de saúde e comunidades locais interessadas na estruturação e implantação de um Comitê de Prevenção ao suicídio em nível municipal. Trata-se de um Ebook que revisado, aprimorado e editorado para disponibilização na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Estadual de Vigilância em Saúde, a para que gestores, profissionais de saúde e demais interessados no tema. O produto foi registrado por meio de ficha catalográfica, depositado no repositório institucional da UFCSPA e disponibilizado no seguinte endereço institucional do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS: https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/202304/06070644-guia-de-criacao-do-comite-suicido.pdfItem Curso de formação docente: metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem(2024) Pappis, Thaís Helena Batel; Costa, Marcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene Ramos ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto foi elaborado com base no curso de formação docente denominado "Metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem", que ocorreu de forma híbrida, durante a pesquisa de mestrado. O conteúdo do produto aborda o planejamento didático do referido curso de formação docente, que introduz o estudo teórico e prático das temáticas metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem, suas relevâncias e implicações para a docência universitária, bem como para a formação dos estudantes da área da saúde. Apresenta o plano de ensino e o desenvolvimento do curso que tem 30 hora de duração, distribuídas em nove encontros e está organizado para ocorrer em formato à distância. São detalhados os planos de ensino de cada encontro, com recursos e orientações pertinentes cada encontro, bem com vasta bibliografia básica e de apoio ao estudo dos temas abordados.Item #Adole#Sente: Construindo espaços de saúde mental com adolescentes(2023) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fúlvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto compartilha a sistematização das oficinas realizadas junto a adolescentes, na pesquisa de mestrado profissional intitulada #ADOLE#SENTE - Oficinas de Promoção da Saúde Mental com as Adolescências, com a finalidade de promover a educação emocional para este público. Tem como objetivo ajudar profissionais, principalmente os que desenvolvem algum tipo de atividade com adolescentes, a criar espaços de cuidado em conjunto com os jovens, visando promover a saúde mental, protagonismo, autonomia e muitas outras formas de cuidado. Portanto o material é direcionado para estes profissionais, como forma se suporte para ações que podem construir espaços de cuidado com os adolescentes e para a promoção do bem-estar emocional deste público.Item Práticas de Autocuidado para professores: fazeres e saberes(2023) Bernardelli, Viviane; Spohr, Fúlvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional tem formato de um guia interativo ilustrado e colorido, direcionado para práticas de promoção de saúde para o desenvolvimento de competências para o autocuidado com a saúde física e emocional dos professores da educação básica. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com professores da rede municipal de Porto Alegre, durante a pandemia e pós-pandemia de covid-19. O conteúdo do guia contém conteúdo teórico e prático, com atividades propositivas e reflexivas como ferramenta de promoção da saúde a partir de práticas de autocuidado e desenvolvendo a consciência corporal.Item Proposta para programa de residência profissional na educação integral(2024) Weirich, Juciele; Cunha, Maria Isabel da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto trata-se de uma proposta para a formação continuada para professores recém-licenciados no modelo “curso de aperfeiçoamento profissional”, caracterizado por ensino em serviço, pautado no pressuposto da aprendizagem significativa, com reflexão da prática pedagógica e suas nuances, visando sempre interdisciplinaridade e transversalidade das áreas do conhecimento. Têm como finalidade o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes orientado à implementação de novas estratégias pedagógicas na perspectiva da Educação em Saúde (ES), em especial a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), e da educação integral. A proposta será apresentada aos gestores do município de Porto Alegre para implementação.Item Lean Healthcare: o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia Benelli; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda a aplicação dos princípios Lean Healthcare em serviços de emergência médica, destacando estratégias para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento. O material apresenta um guia prático com ferramentas como 5S, Kanban, Kaizen e mapeamento do fluxo de valor, além de estudos de caso que demonstram a eficácia do Lean na criação de ambientes hospitalares mais ágeis, eficientes e centrados no paciente. Ideal para gestores e profissionais da saúde, este recurso visa fomentar a melhoria contínua e a excelência operacional em situações críticas. OBS: No momento, há negociação com editora para publicação. Assim, nos reservamos o direito de incluir o produto de forma parcial.Item O livro do comer no tempo dos estudos(2021) Tanabe, Fabiana Hitomi; Magalhâes, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional foi desenvolvido a partir da experiência de pesquisa realizada junto a estudantes universitários residentes da moradia estudantil e usuários do restaurante universitários de uma IES do sul do Brasil. A partir dos dados gerados na pesquisa e das demandas do local de atuação da mestranda, Núcleo de Assistência Nutricional, foi elaborado o produto, que tem um formato de livro interativo ilustrado e colorido, voltado para o público de estudantes universitários. Possui layout de agenda/diário, mesclando atividades de planejamento e reflexão sobre autocuidado e alimentação, a partir da perspectiva da autorregulação em saúde, com conteúdo baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira e corroborado com dados empíricos recolhidos junto ao público alvo. O produto tem por finalidade apoiar estudantes universitários no seu autocuidado em saúde ao propor atividades de planejamento e reflexão sobre autocuidado e alimentação nesta fase da vida em que muitos passam a ter que ser responsabilizar por ações e cuidados que fazem parte da vida adulta e são necessários para quem passa a viver longe da família, como é o caso dos universitários.Item Segurança do paciente relacionada a coleta de amostras de material biológico nas unidades de internação e protocolo institucional(2024) Lersch, Aimée; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO e-book "Elaboração e Implantação de um Protocolo de Identificação de Material Biológico em Unidades de Internação" aborda a importância da segurança do paciente no contexto hospitalar, com ênfase na correta identificação de amostras biológicas. O material detalha a criação e implementação de um protocolo institucional para padronizar e garantir a rastreabilidade de procedimentos relacionados à coleta e registro de amostras em unidades de internação. Por meio da análise do cenário institucional e de dados sobre incidentes relacionados à identificação de pacientes, o e-book destaca a fase pré-analítica como crítica para a redução de erros. O protocolo proposto é descrito como uma ferramenta essencial para minimizar danos, promover a segurança ética e legal, e otimizar a comunicação interprofissional, além de integrar tecnologias modernas. O conteúdo é destinado a profissionais da saúde e gestores hospitalares, contribuindo para uma assistência de qualidade e alinhada às metas internacionais de segurança do paciente.Item Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (RAPS)(2023) Leistner, Simone Ferreira Lima; Magalhães, Cleidilene Ramos; Fajardo, Ananyr Porto; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional intitulado Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (RAPS) apresenta elementos teóricos, técnicos e metodológicos para planejamento de espaços de cogestão do cuidado intersetorial. Tem como Público Alvo: Profissionais da saúde, residentes em saúde, estagiários em saúde, gestores que atuam na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Forma um conjunto com 5 produtos técnicos educacionais: 1) Material didático/instrucional Trilhas de Aprendizagem em Rede de Atenção Psicossocial ; 2) Tecnologia social Mapa da Empatia do Cuidado; 3) Proposta de Evento; 4) Material didático/instrucional em formato de Mural; 5) Material didático/instrucional em formato de Sequência Didática. Foi elaborado a partir da análise dos dados gerados na pesquisa de campo. Tem por finalidade favorecer a criação de espaços permanentes de discussão sobre saúde mental infantojuvenil, bem como desenvolver um material de apoio com intuito de subsidiar a (co)criação de mecanismos promotores da assistência integrada e de qualidade no atendimento a pacientes com transtornos mentais graves. Registro do Produto/Ano:TRILHAS DE APRENDIZAGEM EM REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (RAPS) © 2024 by Simone Ferreira Lima Leistner; Ananyr Porto Fajardo; Cleidilene Ramos Magalhães is licensed under CC BY-NC-ND 4.0Item Guia orientador para enfermeiros preceptores: como construir um plano didático para as práticas supervisionadas(2021) Santos, Cristiane Souza dos; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto educacional foi desenvolvido a partir da experiência de pesquisa-ação realizada pela mestranda no seu local de atuação, um hospital privado do Porto Alegre. O local da pesquisa-ação foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), campo de atuação dos preceptores, participantes da pesquisa. A partir dos dados gerados na pesquisa-ação a mestrando fez uma construção colaborativa do plano didático com os preceptores, para a atuação destes e a formação de estudantes no espaço de aprendizagem na UTI. A partir deste planejamento colaborativo foi elaborado o Ebook Guia orientador para enfermeiros preceptores: como construir um plano didático para as práticas supervisionadas. O produto foi registrado no Creative Commons Licenses e disponibilizado no repositório institucional da Biblioteca da UFCSPA e outros meios digitais para a formação em saúde. A finalidade do produto é apoiar preceptores em ambiente de aprendizagem em serviço (UTI), no que tange a abordagem e desenvolvimento do planejamento didático das práticas supervisionadas no ambiente de aprendizagem da UTI.Item Guia para educação permanente em saúde nos CAPS AD III - Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho(2023) Bernardi, Pedro Henrique Oliveira; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; BiomedicinaO produto educacional intitulado Guia para Educação Permanente em Saúde (EPS) nos CAPS AD III: Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho da EPS nos serviços de atenção à população usuária de álcool e outras drogas, foi elaborado a partir das análises realizadas dos dados gerados no campo da pesquisa-ação desenvolvida. Objetivou-se responder, por meio de elementos norteadores, as principais questões derivadas dos cinco eixos analisados, sendo eles Educação Permanente em Saúde, Drogas, Modelo Assistencial, Ações e intervenções e Demandas para além da portaria. No desenvolvimento do documento, foram apresentadas questões norteadoras do estudo frente aos processos de ensino e aprendizagem considerando os atravessamentos políticos, pedagógicos e a dimensão e complexidade da clínica das toxicomanias. O guia tem por finalidade contribuir com a Educação Permanente de profissionais de saúde que atuam em CAP AD III ao apresentar fundamentação dos elementos de ordem conceitual, teórica, prática, metodológica ou sistemática, que possam servir de guia e auxílio na resolução dos problemas identificados durante o estudo, Visa ainda subsidiar e facilitar os processos de trabalho dos serviços, podendo, assim, contribuir como um potente recurso formativo para a EPS. O produto foi apresentado, juntamente com a devolutiva dos dados da pesquisa, aos participantes do estudo, com o que espera-se poder estabelecer um diálogos para a construção e colaboração nas EPS nos serviços, onde o egresso continuará transitando, como profissional de saúde ou como supervisor docente.Item Doenças comuns em idosos: o que você precisa saber? Guia para as pessoas acima de 60 anos.(Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretária de Estado da Saúde, 2021) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Boz , Camila; Veras , Joana FinkelsteinO e-book "Doenças Comuns em Idosos" aborda os principais problemas de saúde que afetam a população acima de 60 anos, com foco na prevenção e manejo para uma melhor qualidade de vida. Organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, o guia explora condições prevalentes como hipertensão arterial, diabetes, câncer, doenças respiratórias, osteoporose, demências e depressão. Além de discutir as implicações de cada doença, apresenta medidas práticas de promoção da saúde, incluindo alimentação equilibrada, atividade física e exercícios cognitivos. O material também enfatiza o papel de familiares, cuidadores e profissionais de saúde na orientação e suporte ao idoso. Com linguagem acessível e recursos visuais, o guia visa conscientizar e capacitar o público a lidar com os desafios do envelhecimento, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. Este recurso é essencial para promover o bem-estar em uma população crescente de idosos.