Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Fatores socioambientais, emocionais e cognitivos relacionados ao transtorno fonológico(2018) Rizzon, Milena; Wagner, Gabriela PerettiItem Mindfulness materno: associações com mindful parenting e indicadores de psicopatologia(2018) Veronez, Lauren Frantz; Pacheco, Janaína Thaís Barbosa; Reppold, Caroline TozziMindfulness é a capacidade de prestar atenção intencionalmente no momento presente, com uma atitude aberta e sem julgamento, sem se deixar levar por pensamentos ou emoções. Mindful parenting é a habilidade de prestar atenção nos filhos e na própria parentalidade de forma intencional, não-julgadora e centrada naquilo que acontece aqui-e-agora. O objetivo geral desta dissertação foi explorar as relações entre mindfulness, parentalidade e psicopatologia. A dissertação é composta por dois estudos, realizados com uma amostra não clínica de 221 mães de crianças entre seis e doze anos de idade. Os instrumentos utilizados foram: Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale (IMP), Child Behavior Checklist (CBCL 6-18), Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), Questionário de Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-BR) e um questionário sociodemográfico. Os dados foram coletados online através da plataforma SurveyMonkey. O Artigo 1 apresenta a adaptação da IMP para a cultura brasileira e a investigação das suas propriedades psicométricas e evidências de validade da escala. Os resultados indicaram boas propriedades psicométricas na versão brasileira da IMP (Alpha de Cronbach = 0.89 para o escore total, e uma variação entre 0.70 e 0.82 para as subescalas), assim como evidências de validade de estrutura interna (28 itens distribuídos em cinco fatores) e validade convergente com o FFMQ. O Artigo 2 trata de um estudo transversal de cunho quantitativo, cujo objetivo geral foi investigar as associações entre o nível de mindfulness de mães, mindful parenting e indicadores de psicopatologia infantil e materna. Os objetivos específicos foram: 1) examinar a relação das facetas de mindfulness com mindful parenting, psicopatologia infantil e psicopatologia parental; 2) comparar mães com alto e mães com baixo nível de mindfulness nas variáveis mindful parenting, psicopatologia infantil e psicopatologia parental; 3) investigar o papel preditor dos níveis de mindfulness e mindful parenting sobre os desfechos de psicopatologia infantil. Houve correlações positivas significativas entre mindfulness e mindful parenting e correlações negativas significativas mindfulness e mindful parenting com indicadores de psicopatologia materna e infantil. Além das correlações com o escore total de mindfulness, os demais instrumentos correlacionaram-se também com suas facetas, principalmente ação com consciência, não julgamento da experiência interna e descrição. Mães com níveis mais elevados de mindfulness apresentaram maiores escores no nível de mindful parenting e menores escores para psicopatologia materna e infantil. Mindful parenting mostrou-se melhor preditor para o desfecho de psicopatologia infantil que o nível de mindfulness geral. Estes dados dão suporte à inserção de estratégias de mindfulness em programas de treinamento parental.Item Jogos eletrônicos online e redes sociais: avaliação do ajustamento psicológico de adolescentes e dos estilos parentais percebidos(2018) Schwartz, Fernanda Tabasnik; Pacheco, Janaína Thaís BarbosaEsta dissertação é composta por uma contextualização teórica e um artigo empírico. O objetivo geral deste trabalho foi investigar e compreender o uso das redes sociais e dos jogos eletrônicos por adolescentes, avaliando principalmente o impacto da parentalidade neste uso. A contextualização teórica propõe descrever o uso das tecnologias pelas crianças e pelos adolescentes, além de discutir acerca do monitoramento parental no uso da internet. A partir desta revisão, percebeu-se que os pais empregam diferentes formas de mediação parental a fim de que os filhos utilizem as tecnologias de forma segura. O estudo empírico, de cunho quantitativo e com delineamento transversal, investigou uma amostra composta por 232 adolescentes e objetivou descrever o uso de jogos eletrônicos e de redes sociais pelos adolescentes, relacionando-o com estilos parentais, conflitos entre pais e filhos, sintomas psicopatológicos e dependência de internet. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de instrumentos, como questionários e escalas. Foram encontradas associações significativas entre os adolescentes que passam mais de seis horas por dia conectados à internet e o aumento de sintomas psicopatológicos e conflitos com os pais. Com relação aos estilos parentais, não se observou associação com o tempo de uso das redes sociais e dos jogos.Item Luto materno decorrente de perda gestacional e as percepções e sentimentos maternos sobre a gestação e o bebê subsequente à perda(2019) Teodózio, Andressa Milczarck; Levandowski, Daniela CentenaroO processo de luto decorrente de uma perda gestacional (PG) tem sido descrito na literatura como uma vivência específica, complexa e pouco reconhecida socialmente, que pode influenciar na saúde mental materna e repercutir em outros momentos da vida, como na gestação e maternidade subsequentes. Essa dissertação está composta por dois estudos empíricos qualitativos, com o objetivo de investigar as repercussões e particularidades do processo de luto decorrente de PG (Estudo 1) e identificar e compreender as percepções e sentimentos maternos sobre a gestação e o bebê subsequente à PG (Estudo 2). Participaram dos dois estudos quatro mulheres (18 a 29 anos) com história de pelo menos uma PG nos últimos cinco anos e que tiveram um bebê após a perda. Foram aplicados o Questionário de Dados SócioDemográficos e Clínicos, o Questionário sobre Vivências de Perdas, o Prolonged Grief Disorder, o Brief Symptom Inventory e a Entrevista sobre Vivência de Luto Materno e Experiência da Maternidade Atual. No Estudo 1, cujo delineamento foi de estudo de casos múltiplos, os casos foram analisados por meio da estratégia de proposições teóricas, com base na perspectiva psicanalítica, e, posteriormente, de síntese de casos cruzados (Yin, 2005), para identificar semelhanças e particularidades entre os casos. Foi possível constatar que as repercussões físicas da PG contribuíram para a inscrição e a elaboração psíquica dessa vivência. Como particularidades do processo de luto, verificou-se que, para essas participantes, este foi permeado por elementos de ordem narcísica, devido aos efeitos físicos da perda em consonância ao investimento psíquico direcionado ao bebê idealizado na gestação; melancólica, pelo caráter narcísico e indiferenciado que a PG assumiu; e traumática, devido à sobrecarga não nomeada que ultrapassou a capacidade psíquica de representação e elaboração no primeiro momento após a perda. Já no Estudo 2, de caráter exploratório-descritivo e transversal, cujos resultados foram submetido à análise temática (Braun & Clarke, 2006; Braun, Clarke, Hayfield, & Terry, 2019), verificou-se repercussões da PG nos sentimentos maternos sobre a gestação subsequente, tendo sido identificados medo de outra PG, ambivalência frente à gestação e angústia frente ao parto e nascimento. Também foram identificadas repercussões da PG nas percepções e sentimentos maternos sobre o bebê subsequente após o seu nascimento, evidenciando-se a idealização de suas características e da relação mãe-bebê, assim como medos e preocupações com o bebê, que geraram comportamentos de superproteção e hipervigilância. Também se observou o posicionamento do novo bebê como substituto do bebê falecido, por exemplo, na escolha do mesmo nome para ambos. Esses aspectos apontam para a importância de ações de cuidado e prevenção em relação à saúde mental materna e do binômio mãe-bebê subsequente à PG, indicando a necessidade de atenção dos profissionais de saúde para o contexto e os sentimentos que as mulheres vivenciam após uma PG, no intuito de auxiliar na vinculação pré e pós-natal, o que, por sua vez, pode impactar positivamente no desenvolvimento emocional do bebê.Item As violências na perspectiva de referências familiares em ambientes ecológicos com vulnerabilidade social(2019) Zanatta, Cristiano Renato; De Antoni, ClarissaO objetivo deste estudo foi compreender as violências na percepção de Referências Familiares (RF) de famílias moradoras de uma comunidade com alto índice de Vulnerabilidade Social na cidade de Porto Alegre - RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque exploratório-descritivo na qual foram entrevistadas oito participantes que são reconhecidas como Referências Familiares pelos serviços de atendimento as famílias da Proteção Social Básica da política de Assistência Social. Utilizou-se a Análise de Conteúdo como método para compreensão dos dados coletados. Os resultados foram discutidos a partir do modelo de análise Processo-Pessoa-Contexto-Tempo (PPCT) da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Foram encontradas categorias de sentido em diversos núcleos, como os efeitos da violência letal e a dessensibilização emocional, a influência das violências na vivência comunitária, a influência das violências nas relações familiares, a percepção quanto à violência estrutural e os efeitos da violência no Eu Ecológico. Para o artigo que compõe essa dissertação, foram escolhidos os temas considerados mais emergentes por parte das participantes, que são a exposição à violência letal, a dessensibilização emocional e a influência do tráfico nas relações comunitárias. Na dimensão pessoa, pode-se observar a influência das características de demanda, como idade e raça/cor na exposição à violência letal. Sobre a dimensão processo, observou-se que a exposição a altos índices de violência letal na comunidade influencia os processos proximais, levando a Pessoa a se tornar menos sensível aos estímulos do Ambiente Ecológico, num fenômeno denominado Dessensibilização Emocional. Quanto à dimensão Contexto, descreve-se o Ambiente Ecológico e analisa-se a influência do exossistema que compreende a organização do tráfico, suas ações e sua influência na constituição do macrossistema cultural, que fomenta a perpetuação da violência na comunidade. Na dimensão tempo, observa-se a relação do momento histórico nos fatores econômicos e sociais que contribuem na cronificação e intensificação das violências na comunidade. Essa leitura contextualista da dinâmica da violência nas comunidades mais vulneráveis permite uma compreensão mais profunda da complexidade que a envolve, possibilitando pensar em políticas públicas efetivas no enfrentamento das violências, além de instrumentalizar os profissionais das diversas áreas que atendem essa população.Item Dor e sofrimento: estudo sobre assédio moral no trabalho(2019) Machado, Patrícia Andréa Barbosa; Amazarray, Mayte RayaEsta dissertação é composta por dois artigos que tratam a temática do assédio moral no trabalho. O primeiro deles é um artigo revisão sistemática da literatura, que teve como objetivo conhecer o cenário da produção científica no Brasil, acerca do tema no período de 2007 a 2017. Identificaram-se 71 estudos, sendo 27 teóricos e 44 empíricos, sendo categorizados em quatro subtemas: caracterização do assédio moral (35%); aspectos organizacionais/ institucionais e modos de prevenção (30%); perspectivas conceituais e medidas de avaliação (24%) e consequências do assédio (11%). Constatou-se concentração de estudos sobre determinadas categorias profissionais. Muitos estudos apontaram a relação do assédio com modos de gestão. Evidenciaram-se lacunas a serem investigadas, principalmente quanto às estratégias de prevenção, sugerindo, assim, a realização de trabalhos futuros orientados a planos que impeçam a ocorrência do evento e/ou que minimizem os danos causados. Ainda como proposta, a realização de revisões ampliadas que possam dar conta do histórico evolutivo do assédio moral nas relações de trabalho e nas organizações, apresentando evidencias e propondo alternativas de prevenção e intervenção na prática do assédio. O segundo artigo resultou de uma pesquisa qualitativa exploratória, com o objetivo de estudar as consequências do assédio moral no trabalho. Empregou-se a técnica “bola de neve” para acessar os participantes, sendo entrevistados cinco profissionais com ações ingressadas no Poder Judiciário. Utilizou-se a entrevista individual semiestruturada como técnica para a coleta de dados. Para a análise de conteúdo, foi utilizada a análise temática, identificando-se três temas chave: vivências do assédio, desfechos da violência e sentidos do trabalho. Os resultados indicaram o entrelaçamento de sintomas reveladores do assédio e efeitos advindos do fenômeno. Foram limitações do estudo a dificuldade de encontrar sujeitos conforme critérios estabelecidos para a busca. Sugerem-se novos estudos junto a uma amostra ampliada, procurando aprofundar questões relacionadas à ressignificação do trabalho junto aos acometidos e a sequência da vida após o assédio. A partir da realização desses dois estudos, evidenciou-se a relevância das relações no trabalho e o quanto seu deterioro podem afetar a vida das pessoas. O assédio moral no trabalho mostrou-se uma via dura, pela qual o adoecimento é, na maioria das vezes, inevitável. Com essas pesquisas, espera-se despertar mais interesse e inspirar novos estudos acerca do assédio moral no trabalho.Item Efeitos da improvisação musical como intervenção cognitiva e motora para idosos(2019) Santos, Marcelo Rabello dos; Oliveira Júnior, Alcyr Alves deA música vem sendo discutida na literatura como um fator positivo na saúde do idoso. Em um estudo randomizado, foi realizada uma intervenção com base em exercícios de percussão e improvisação comparada com uma atividade de canto coral. O objetivo foi o de investigar se a improvisação teria efeito positivo no funcionamento executivo e na motricidade de idosos saudáveis. Uma bateria de tarefas neuropsicológicas e motoras foi realizada antes e depois da intervenção. Foi observada a melhora no desempenho do grupo de improvisação no Teste de Desenho do Relógio sugerindo possíveis ganhos executivos com a intervenção. Ambos os grupos tiveram ganhos na parte A do Teste de Trilhas, o que sugere benefícios atencionais. Não foram encontradas evidências de benefícios motores. Os resultados sugerem que atividades musicais podem trazer benefícios em alguns domínios cognitivos.Item Transexualidade e práticas interacionais em saúde: uma análise microetnográfica de um atendimento em contexto de psicoterapia(2019) Alberti, Marcela; Stenzel, Lucia Marques; Almeida, Alexandre do NascimentoNos propomos, neste estudo, a descrever e analisar, sob um ponto de vista microetnográfico, as práticas interacionais que emergem em um atendimento em um núcleo clínico especializado em gênero e sexualidade. Tomamos como base a linha teóricometodológica da Análise da Conversa (AC), buscando enriquecer a discussão no campo da clínica psicoterápica em sua interface com a transexualidade. A partir da AC, realizamos uma análise turno-a-turno da interação no setting terapêutico, orientando nossa discussão para as ações sociais estabelecidas na cena do atendimento. Os dados demonstram que o uso de práticas interacionais como formulações e prestação de contas podem desempenhar a função de manutenção de uma agenda institucional, a qual se constitui, no atendimento analisado, como a (co)produção de um laudo que ateste “Transtorno da Identidade Sexual”. Nesse sentido, a necessidade de um laudo que ateste a transexualidade surge como um limitador para terapeuta e cliente, exigindo a construção de uma narrativa adequada aos critérios de manuais nosológicos que guiam a prática clínica. Apontamos também que as/os participantes fazem uso de práticas interacionais como formulações, correções, account, convites e interpretações para a calibração dos seus status epistêmico, além da produção e negociação de práticas interacionais para sustentação do setting clínico e manejo de seus status sociais.Item Kundalini Yoga como uma terapia complementar para o transtorno obsessivo compulsivo: um ensaio clínico aberto piloto(2019) Vaz, Juliana Machado; Ferrão, Ygor ArzenoO Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um quadro psiquiátrico caracterizado pela presença de pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes ou persistentes e vivenciados como intrusivos e indesejáveis (obsessões) e ou de comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo sente compelido a executar (compulsões). As principais alternativas terapêuticas são as farmacológicas (os inibidores da receptação da serotonina) e as psicoterapias (terapia comportamental, principalmente as técnicas de exposição e prevenção de resposta), sendo que cerca de 40 a 60% dos pacientes não atingem alívio satisfatório dos sintomas. O yoga é uma técnica integrativa milenar, que tem sido pesquisada por seus efeitos potencialmente terapêuticos como uma modalidade de tratamento para transtornos mentais. Objetivo: Avaliar o efeito do Kundalini Yoga como tratamento complementar em pacientes diagnosticados com TOC. Métodos: Ensaio clínico aberto (36 sessões de um protocolo do Kundalini Yoga), com 24 pacientes adultos com diagnóstico de TOC segundo o DSM 5, avaliando- se: presença e gravidade dos sintomas obsessivos-compulsivos, intensidade de depressão e ansiedade, religiosidade, esperança disposicional e qualidade de vida. Resultados: houve uma melhora significativa (46%) na gravidade do TOC, especialmente nos sintomas de conteúdo sexual'religioso (94%) e de contaminação (33%). Não houve mudança nos sintomas da depressão, mas os sintomas de ansiedade melhoraram em quase 48%. Todos os aspectos da qualidade de vida (física, psicológica, social e ambiental) melhoraram (respectivamente 9,/%, 11,/%, 12.6%, 17,2% e 4,8%). A esperança disposicional também aumentou significativamente (p=0,03). Conclusão: O Kundalini Yoga se mostrou uma ferramenta efetiva para aliviar os sintomas do TOC em algumas dimensões, em específico (sexual'religioso e contaminação/limpeza), e de uma forma geral contribuiu para redução da ansiedade e ao mesmo tempo melhorou a qualidade de vida e o nível de esperança.Item Eu, meu corpo e os outros: interlocuções entre imagem corporal, autocompaixão e conexão social entre universitários(Wagner Wessfll, 2020) Campos, Gabriela Damasceno Ferreira; Pacheco, Janaína Thaís BarbosaA imagem corporal é um constructo multidimensional que abrange aspectos atitudinais, cognitivos e comportamentais em relação ao corpo. A insatisfação com a imagem corporal tem sido associada a inúmeros desfechos patológicos, inclusive na esfera interpessoal. O objetivo geral desta dissertação de mestrado, composta por dois estudos independentes e complementares, foi explorar a relação da imagem corporal com outros construtos, bem como propor e avaliar uma intervenção psicológica. O Artigo 1 trata de um estudo transversal de cunho quantitativo, cujo objetivo geral foi investigar as associações entre flexibilidade da imagem corporal, insatisfação com a imagem corporal, autocompaixão e conexão social em duzentos e trinta e cinco universitários, controlando as variáveis depressão, ansiedade e estresse. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico, Escala de Figuras de Stunkard (FRS), Body Image Acceptance and Action Questionnaire (BI AAQ), Escala de Autocompaixão (SCS) e Social Connectedness Scale Revised (SCS-R), Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Os dados online foram coletados através da plataforma SurveyMonkey. Os resultados indicaram que a flexibilidade da imagem corporal teve um impacto indireto na conexão social quando mediado pela autocompaixão e depressão, enquanto o sexo (e.g. feminino) teve um efeito direto na conexão social. O Artigo 2 refere-se a um pré experimento, com medidas repetidas pré e pós intervenção, no qual participaram 19 estudantes universitárias, com idades entre 18 e 33 anos. Esse estudo objetivou sistematizar e avaliar os efeitos de uma intervenção breve (Conecta) que busca promover flexibilidade da imagem corporal, flexibilidade psicológica e a habilidade de atenção plena (mindfulness). As medidas pré e pós intervenção avaliaram os efeitos da intervenção na insatisfação com a imagem corporal, nos sintomas e comportamentos de risco para transtorno alimentar e na percepção atual de saúde. Além disso, a intervenção foi avaliada com relação a sua aceitabilidade e viabilidade. A intervenção foi realizada em grupo, em formato presencial, durante três encontros semanais consecutivos, com três horas de duração cada. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, questionário de Comportamentos em Saúde (QCS), Body Image Acceptance and Action Questionnaire (BI AAQ), Escala Filadélfia de Mindfulness (EFM), Comprehensive Assessment of Acceptance and Commitment Therapy processes (CompACT), Body Shape Questionnaire (BSQ), Eating Attitudes Test (EAT 26), Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Os resultados desse estudo apontaram para um aumento nos níveis de flexibilidade da imagem corporal, mindfulness (componente de awareness e aceitação), abertura à experiência e percepção atual de saúde e para uma redução na insatisfação da imagem corporal e no risco para o desenvolvimento de TA. Esses resultados fornecem evidências iniciais de que a intervenção Conecta pode promover mudanças nos desfechos estudados e teve boa aceitabilidade pelas participantes. Replicações do estudo poderão contribuir na medida em que testam a hipótese de que os processos de mudança abordados são promissores no tratamento das dificuldades com a imagem corporal. De forma geral, conclui-se que essa dissertação de mestrado forneceu dados importantes para a literatura científica sobre as relações entre os construtos relacionados a imagem corporal e a conexão social, bem como seus impactos na construção de uma imagem corporal positiva.Item Características da parentalidade e suporte social em famílias de crianças com fissura labiopalatina(Wagner Wessfll, 2020) Silveira, Vanessa dos Santos; Grzybowski, Luciana SuárezA parentalidade engloba um conjunto de atividades que proporcionam o desenvolvimento global e a sobrevivência da criança, possuindo relação com as características do casal e a história familiar de cada um dos pais. A tarefa parental exige que os pais e as mães desenvolvam novas respostas emocionais, cognitivas e comportamentais para suprir as demandas de cuidado, afeto e educação de uma criança, proporcionando o desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos. Todas estas expectativas e adaptações que o nascimento de uma criança na família proporciona, tem outras especificidades quando o filho nasce com alguma malformação. Este momento torna o processo parental ainda mais desafiador. Com o objetivo de verificar as características da parentalidade e o suporte social em famílias de crianças com fissura labiopalatina, realizou-se um estudo quantitativo, transversal e correlacional num ambulatório público de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa, 33 sujeitos, sendo 17 mães e 16 pais de crianças entre 1 e 8 anos em tratamento no ano de 2019. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e de questões de saúde da criança, o Alabama Parenting Questionnaire, a Escala de Estresse Parental e a Escala de Percepção do Suporte Social. Observou-se que a maioria dos pais e das mães tem um nível insuficiente de práticas parentais positivas e um baixo envolvimento parental, além de indicar a presença de estresse parental em metade da amostra. Porém, ainda assim, a maioria demonstrou satisfação com o papel parental e um alto nível de comprometimento com o tratamento de seus filhos(as). O suporte social percebido por essas famílias, que inclui familiares, vizinhos e amigos, demonstrou ser uma fonte importante de apoio emocional para os pais e as mães destas crianças, que revelaram sentir-se apoiados pela mesma. Dessa forma, os resultados sugerem que, como cuidadores principais, estes pais e mães estão expostos à sobrecarga e maior estresse devido às demandas de cuidado vividas por estas famílias, apesar de sentirem um respaldo de apoio social. Pensar em estratégias de fortalecimento do vínculo parental e redução do estresse decorrente do excesso de demandas com os filhos são fundamentais para ampliar o cuidado com esta população, englobando aspectos psicossociais na abordagem com as famílias de crianças com fissura labiopalatina.Item Intervenção psicossocial com gestantes no âmbito do SUS: aplicação e avaliação de protocolo(Wagner Wessfll, 2021) Rocha, Carolina Marchese Tirelli; Grzybowski, Luciana SuárezO ciclo gravídico-puerperal é marcado por mudanças em nível biopsicossocial. Tais mudanças envolvem, para além de alterações biológicas, transformações psicossociais que impactam a vida da mulher e sua família. A chegada de um bebê é um momento delicado, que requer um manejo adequado frente aos desafios que a nova família enfrentará, pois pode se caracterizar como um momento de vulnerabilidade psicoemocional para a mulher e sua família. Contudo, o modelo de pré-natal vigente ainda prioriza os cuidados físicos da mãe e do bebê, restringindo de seu escopo o atendimento às questões psicossociais envolvidas no ciclo gestacional. Ainda hoje, observa-se um pré-natal com caráter predominantemente biomédico. Frente a este cenário, há a necessidade de desenvolver modelos de intervenção no pré-natal que ampliem o cuidado para além da lógica biologicista, incluindo os aspectos psicológicos, familiares, sociais e culturais inerentes a este processo. Concernente a isso, o formato grupal de pré-natal vem se constituindo como uma possibilidade de ação em saúde, oferecendo uma assistência mais integrativa. Nesse sentido, com o objetivo de aplicar e avaliar uma intervenção psicossocial no pré-natal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com usuárias do SUS de uma região distrital de saúde do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa quatro mulheres gestantes, com tempo gestacional médio de 11,3 semanas no início do protocolo. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de saúde para caracterização das participantes. Foram utilizados instrumentos de avaliação pré e pós-teste: o Inventário de Depressão de Beck, o Inventário de Ansiedade de Beck, o Inventário de Percepção do Suporte Familiar, o Instrumento Abreviado de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde e a Escala de Apego Materno Fetal. Durante as oficinas, foram aplicados questionários de satisfação sobre a temática do dia, bem como construído um Diário de Campo para o registro de dados qualitativos. No final, também foi aplicado um questionário de satisfação geral com a intervenção. Os resultados foram analisados a partir da triangulação dos dados quantitativos e qualitativos. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de técnicas estatísticas, enquanto os dados qualitativos foram analisados através do método de Análise Temática. Os resultados indicaram que a participação no protocolo possibilitou a discussão aprofundada de temáticas envolvendo as transformações físicas e psicológicas percebidas pelas gestantes, a relação conjugal e os papéis parentais, mitos acerca da maternidade, direitos das gestantes e sua autonomia na vivência gestacional, bem como a rede de apoio familiar e comunitária. Os resultados dos instrumentos quantitativos ficaram, em sua maioria, estáveis entre o pré e pós-teste, o que relaciona-se, principalmente, ao pequeno número de participantes. No que diz respeito à avaliação da intervenção, através da participação ativa durante as oficinas e os feedbacks satisfatórios das gestantes, pode-se perceber a relevância da proposta. Ressalta-se a importância de mais estudos que incluam grupo controle e medidas follow-up para o incremento da avaliação do protocolo. Por fim, entende-se que os resultados foram exitosos e o protocolo se mostrou como importante rede de apoio social às mulheres, bem como um potente modelo de intervenção para aplicação na assistência pública à saúde materno-infantil.Item Educação permanente em saúde: aprimoramento profissional de enfermeiros para intervenção psicossocial com gestantes no SUS(2021) Silva, Vanessa; Grzybowski, Luciana SuárezAs vivências do Projeto de Extensão “E lá vem o bebê: conversando sobre as transformações da gravidez e do nascimento dos filhos na família”, realizado pelo NESF/UFCSPA - Núcleo de Estudos da Saúde da Família, assim como a realização de pesquisas na área do pré-natal junto ao Distrito Docente Assistencial da UFCSPA, mostraram que há importantes limitações nas práticas assistenciais de pré-natal na rede pública de saúde de Porto Alegre, no que tange ao suporte psicológico, familiar e social das gestantes. Uma potente ferramenta para a construção e a instalação de novas práticas contextualizadas na realidade local é a Educação Permanente, uma vez que possibilita uma visão integrativa de saúde, beneficiando a população assistida. A partir dessas questões, com o intuito de reduzir lacunas e contribuir com a assistência integral e ampliada, realizou-se uma pesquisa-intervenção junto às enfermeiras que realizam o pré natal na região. Todas as enfermeiras do referido território, com ao menos um ano de trabalho junto a esta política, foram convidadas a participar, sendo que a amostra final constituiu-se por 8 profissionais. Inicialmente, elas responderam a um questionário de dados sociodemográficos e laborais. Posteriormente, ofertou-se um aprimoramento profissional as mesmas, tendo em vista os preceitos da Educação Permanente em Saúde, com foco no conhecimento teórico-prático que possibilite uma atuação voltada aos aspectos psicossociais das gestantes, humanizando o pré-natal e ultrapassando o olhar biológico na assistência à saúde materno-infantil. Tal aprimoramento foi realizado em seis encontros semanais, totalizando 18 horas. As temáticas desenvolvidas foram agrupadas em seis eixos: a) O enfermeiro e o pré-natal; b) O pré-natal psicossocial: aspectos significativos; c) Mãe e bebê: vinculação e mitos da maternidade; d) Relações conjugais: as mudanças na relação do casal com a chegada do filho; e) Promovendo saúde mental na família; f) Aspectos presentes na maternidade e as relações com o ambiente da gestante. Após a realização do aprimoramento foi realizado um grupo focal, que tinha como objetivo entender as repercussões do mesmo em concepções e intervenções sobre os aspectos psicossociais no pré-natal. Viu-se que após o curso, houve transformações nas práticas profissionais das enfermeiras, que ampliaram o olhar para as questões psicossociais das gestantes, sentindo-se mais seguras para fazerem intervenções e expandindo os aprendizados para novas possibilidades nos atendimentos. Houve, também, transformações emocionais e cognitivas nas participantes, dado que se evidenciou na mudança em suas concepções sobre os papéis parentais, aumento da empatia e flexibilidade com as gestantes, assim como aceitação de seus limites profissionais. O aprimoramento promoveu, ainda, uma generalização das aprendizagens para além do campo do trabalho. Por outro lado, identificou-se a manutenção de pré-concepções no exercício profissional e muitas dificuldades na realidade de trabalho. Tais questões indicam a relevância do caráter de continuidade de formações como a desenvolvida neste estudo.Item Validação psicométrica da Escala de Responsividade e Exigência Infanto-juvenil (EREP-inf)(Wagner Wessfll, 2021) Tocchetto, Bruna Simões; Reppold, Caroline Tozzi; Noronha, Ana Paula PortoO artigo apresentado nessa dissertação descreve o processo de adaptação psicométrica da Escala de Responsividade e Exigência (EREP) infanto-juvenil e as evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna. Na Etapa 1, a EREP original (destinada para adolescentes acima de 14 anos) foi aplicada a 60 participantes (entre oito e 13 anos) para adaptação de conteúdo. Na Etapa 2 (para avaliar evidência de validade baseada em conteúdo), a primeira adaptação do instrumento foi testada em novos estudos pilotos, realizados com oito grupos focais (formados pela população alvo) e, posteriormente, por oito juízes. Ambas as etapas utilizaram análises quantitativas (Kappa médio e Coeficiente de Validade de Conteúdo) e qualitativas (considerações do público-alvo e dos juízes). Na Etapa 3, para avaliar evidência de validade baseada em estrutura interna da escala, a versão final da EREP-inf foi aplicada em 287 participantes de sete escolas da Grande Porto Alegre. A estrutura interna foi investigada através da Análise Fatorial Exploratória através do método de extração Principal Axis Factoring, com rotação oblíqua Promax. A retenção de fatores foi analisada através do método Kaiser-Guttman. A AFC foi implementada para avaliar a bidimensionalidade da solução através do método de método de estimação Weighted Least Squares Mean-and-Variance adjusted. Os índices de ajuste analisados foram o Comparative Fit Index, Tucker Lewis Index e Root Mean Square Error of Approximation. Além da dimensionalidade da escala, as cargas fatoriais dos itens foram avaliadas para investigar a relevância do conteúdo dos itens para estimação do fator. A escala manteve estrutura teórica de duas dimensões, apresentando ômega de McDonald com valores satisfatórios: Responsividade (0,91 materno; 0,92 paterno) e Exigência (0,78; 0,87). Os resultados indicam não haver diferenças significativas entre os estilos percebidos por meninos e meninas e suscitam a discussão sobre a atualidade das representações comportamentais que definem Responsividade e Exigência. Contudo, essa dissertação faz parte de um projeto maior, o qual busca adaptar e apresentar evidências de validade da Escala de Forças de Caráter (EFC) para público infanto-juvenil. A adaptação da EREP-inf foi etapa fundamental para viabilizar estudo de evidência de validade baseada em critério externo da EFC, o qual está sendo desenvolvido. Assim, faz parte da dissertação também produções teóricas relacionadas aos temas centrais do projeto, a saber: I) a elaboração de um artigo que busca discutir a expansão da área da Psicologia Positiva (PP), problematizando, em termos éticos e sociais o uso de seus construtos em práticas não acadêmicas, bem como considerar diferenças epistemológicas das três ondas que caracterizam o movimento da PP; II) a organização de um e-book intitulado “Habilidades para a vida: práticas da Psicologia Positiva para promoção de bem-estar e prevenção em saúde mental para além da pandemia”.Item Homens acusados de violência contra mulher: avaliação qualitativa de um protocolo de intervenção(Wagner Wessfll, 2022) Streit, Ana Carolina Silveira e Silva; Boeckel, Mariana GonçalvesLevando-se em conta a necessidade de estudos acerca de intervenções com homens acusados de violência como uma forma de prevenção e erradicação da mesma, este estudo se propôs a avaliar os resultados provenientes da avaliação de processo e de grupos focais do protocolo Grupo Psicoeducativo com Homens Acusados de Violência Contra a Mulher (GPHAV), nas modalidades presencial e on-line. Esta dissertação é composta por dois artigos que retratam a intervenção com homens e possui delineamento qualitativo, de cunho exploratório e descritivo. O primeiro artigo refere-se a análise qualitativa de dois grupos focais que fizeram parte do protocolo, sendo um grupo focal realizado no início e outro ao final da intervenção. Com este estudo, foi possível conhecer as principais perspectivas dos homens acerca de temas como machismo, violência, conflitos na vida a dois, impacto dos problemas conjugais, responsabilidade nos conflitos e estereótipos de gênero. Além disso, considerou-se o fator grupal da intervenção como fundamental para que fosse possível aos homens contrastar informações trazidas pela intervenção às suas perspectivas antigas, flexibilizando-as e construindo novas compreensões. Já o segundo artigo refere-se aos resultados da avaliação qualitativa de processo a respeito de uma intervenção com homens acusados de violência, de acordo com os critérios da mesma: recrutamento, contexto, fidelidade, dose entregue, dose recebida, alcance e implementação. Entende-se que a intervenção permitiu aos participantes, a partir de um espaço de acolhimento e confiança, a assimilação de novas informações e construção de novas concepções, mais flexíveis, e ainda assumir uma postura mais crítica diante de temas como o machismo. Considera-se que muito ainda precisa ser compreendido e realizado para o efetivo combate à violência na realidade brasileira, para tanto, sugere-se mais pesquisas sistematizadas, além de estudos que possam analisar os impactos dessas intervenções a longo prazo.Item Características Psicológicas de Policiais Militares que Perderam o Porte de Arma(2023) Conceição, Denise Bischoff Portella; Serafini, Adriana Jung; Schneider , Andreia Mello de AlmeidaA segurança pública é um setor de suma importância para a sociedade devido ao seu compromisso de garantir o cumprimento da lei e que a ordem social seja mantida com o mínimo possível de conflitos, protegendo os indivíduos, o patrimônio público e privado de sofrer qualquer espécie de atentado à integridade física ou estrutural. Para isso, as instituições de segurança pública devem contar com um efetivo preparado para exercer seu papel perante a sociedade, o que cria elevadas expectativas sobre esses profissionais. Nesse sentido, observa-se a importância de entender quais são as características psicológicas associadas a aspectos de vulnerabilidade a atuações não adaptativas de agentes da segurança pública. Assim, o presente estudo objetivou conhecer as características psicológicas de um grupo de policiais militares que apresentaram condutas mal-adaptativas e perderam o porte de arma. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo retrospectivo documental, realizado através dos dados de prontuários de 10 policiais militares que foram encaminhados pela Junta de Saúde, de um hospital militar no Rio Grande do Sul, para serem avaliados pelo serviço de psicologia.O estudo tomou como base a análise dos dados sociodemográficos e os resultados dos testes psicológicos que avaliaram a personalidade, a capacidade de atenção concentrada, a memória imediata, a percepção, o planejamento e a execução. Os instrumentos selecionados faziam parte da bateria de testes psicológicos utilizados nas avaliações psicológicas desses sujeitos, sendo eles a Bateria de Provas de Atenção (BPA), o Teste de Figuras Complexas de Rey (FCR) e o Rorschach – Sistema de Avaliação por Performance (R-PAS). Os dados obtidos através desses instrumentos foram submetidos a tratamento estatístico por meio do programa SPSS versão 22.0. Embora não seja possível generalizar os resultados ao universo dos policiais militares, ou mesmo de todos aqueles que perderam o porte de arma, observaram-se aspectos em comum entre os participantes da pesquisa. Os resultados denotam, sobretudo, prejuízos cognitivos, perturbações do pensamento, problemas com a percepção da realidade, impulsividade e dificuldade de relacionamento interpessoal. Tais aspectos parecem estar diretamente relacionados à manifestação de condutas mal-adaptativas e consequentemente com a perda do porte de arma no grupo avaliado.Item Automutilação da adolescência: preditores sociodemográficos, contextuais e socioemocionais(2023-10-02) Marx, Vivian; Câmara, Sheila GonçalvesA adolescência é permeada por intensas vivências, algumas saudáveis e outras potencialmente prejudiciais à saúde. Nesta etapa do desenvolvimento, tornam-se frequentes que os adolescentes se envolvam em alguns comportamentos de risco, dentre estes, encontram-se os comportamentos de automutilação. O desenvolvimento de comportamentos de risco em adolescentes pode ser influenciado por diferentes fatores, tais como, clima familiar, estilos parentais, características comunitárias, habilidades sociais,desenvolvimento positivo na adolescência e bem-estar multidimensional. Todos estes contextos, devem ser avaliados e relacionados para que se possa melhor compreender o surgimento de comportamentos de automutilação na adolescência. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar os preditores de comportamentos de automutilação entre adolescentes escolares do Sul do Brasil em termos de clima familiar, recursos desenvolvimentais da comunidade, assertividade, sentimentos relativos ao período de isolamento social pela pandemia COVID-19, desenvolvimento positivo na adolescência e bem-estar multidimensional. O estudo, de base escolar, foi realizado com 303 adolescentes, de 10 a 19 anos, alunos de turmas do 6º, 7º, 8º, 9º e turmas de Avança, de escolas municipais dos municípios de Pareci Novo, Bom Princípio e Tupandi/RS. Os instrumentos utilizados foram divididos em quatro blocos: Automutilação, Dados sociodemográficos, Variáveis de contextos de vida e Aspectos socioemocionais. A pesquisa ocorreu mediante anuência das três Secretarias Municipais de Educação dos Municípios de Pareci Novo, Bom Princípio e Tupandi/RS e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA. A coleta de dados foi realizada em grupos, nas dependências das escolas, com autorização dos responsáveis por cada escola, mediante assentimento dos participantes e assinatura pelos responsáveis do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas análises bivariadas entre a variável dependente (automutilação) e as variáveis em estudo, e análises de regressão linear. Os resultados mostraram que 188 adolescentes apresentaram pelo menos um dos comportamentos de automutilação. Os resultados apontaram como fatores de proteção para a automutilação: apego a comunidade, em termos do desenvolvimento positivo, maior conexão e confiança. Adolescentes do sexo feminino e homossexuais estão mais sujeitos à automutilaçãoItem Formação de identidade profissional, símbolos e rituais no trabalho de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande do Sul(2023-11-10) Somavilla, Rose Andreia; Amazarray, Mayte Raya; Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SaúdeEssa dissertação apresenta um estudo que investigou a formação de processos identificatórios e o contexto simbólico na construção dos significados e sentidos do trabalho de policiais que atuam como operadores especiais (OE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio Grande do Sul, incorporados à tropa nos últimos quatro anos. Essa dissertação apresenta um artigo sobre significados e sentidos do trabalho, transição de identidade, símbolos e rituais para operadores especiais ingressantes no BOPE. Realizou-se um estudo qualitativo, baseado na etnografia, com uso de diário de campo e observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas enquanto técnicas de coleta de informações, com 12 policiais incorporados recentemente ao BOPE (2019/2021). Para tratamento de dados, adotou-se análise temática reflexiva, sendo o material empírico compreendido à luz da Psicossociologia do Trabalho. A partir da análise temática, foram produzidos dois temas: “Tornar-se caveira”, com os subtemas tatuagem de caveira; desconstrução do eu-identidade coletiva; e o tema “Sentidos e significados do trabalho dos OE” com os seguintes subtemas: integrar o BOPE; e realização pessoal e profissional, nos quais se evidenciam conteúdos associados à transição para uma nova identidade profissional. Os resultados permitiram entender que, apesar dos momentos de formação em um curso de especialização em operações especiais serem importantes para a profissão de OE, a aprendizagem da função e o processo de construção da identidade coletiva profissional são moldados pela socialização em contexto real de trabalho. Além da experiência que advém da prática profissional no cotidiano do BOPE, contribui decisivamente para o desenvolvimento do compromisso com a profissão, como uma carreira para a vida, e de uma identidade coletiva e atribuindo sentido e significado ao trabalho dos OE. Os estudos com esses grupos especializados têm relevância para os próprios sujeitos, seus gestores e para a sociedade como um todo, que recebe a prestação do serviço público
