Navegando por Autor "Azambuja, Marcelo Schenk de"
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Item A importância do endosso de celebridades nas campanhas de saúde pública(2024-11-13) Silveira, Vitor Hugo Oliveira da; Azambuja, Marcelo Schenk de; OutroObjetivo: Analisar o papel do endosso de celebridades em campanhas de saúde pública, investigando como figuras influentes podem modificar o comportamento e atitudes das pessoas, incentivando o engajamento às campanhas. Metodologia: Utilização de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e análise temática qualitativa de campanhas com celebridades, para entender como a presença dessas figuras molda a percepção pública e influencia atitudes. Conclusão: O endosso de celebridades é uma estratégia eficaz para aumentar a conscientizaçãoe mudar comportamentos. Exemplos incluem a campanha de Angelina Jolie sobreo câncer de mama, que aumentou as buscas online por prevenção em 64%, e a campanha de Michael J. Fox sobre Parkinson, que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares. A autenticidade e popularidade das celebridades são cruciais para o sucesso das campanhas, e estas devem ter sustentação para manter o impacto alongo prazo. Discussão: Celebridades que têm uma conexão pessoal com a causa são mais eficazes. Diferentes tipos de celebridades influenciam diferentes públicos. A sustentabilidade do impacto do endosso requer esforços contínuos e múltiplos canais de comunicação.Item Atenção à saúde da pessoa idosa e o cuidado na atenção primária em saúde(2021-10-29) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste estudo objetiva avaliar e comparar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) e as ações de Educação em Saúde para a população idosa desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 80 idosos de 08 municípios da Serra Gaúcha, sendo 04 deles com ESF e 04 com EAP. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com inserção de questões em outra dimensão: Educação em Saúde. Após transcrição do material, este foi analisado à luz da abordagem Hermenêutica-dialética. Não se evidenciaram grandes diferenças entre as equipes de ESF e EAP, exceto pelos atendimentos domiciliares, mais frequentes nos locais com ESF. A valorização do atendimento médico e da medicalização, a importância do vínculo entre idoso e o profissional para a longitudinalidade do cuidado, episódios de acolhimento frágil relatados em ESF e APS, assim como a avaliação positiva dos aspectos tangíveis (estrutura física, ambiência) emergiram em ambas as equipes. Identificou-se, ainda, relevância secundária do Agente Comunitário de Saúde presente nas equipes de ESF, o qual foi referido pelos idosos com papel de informante do serviço de saúdeItem Avaliação da qualidade dos serviços de uma rede de laboratórios de análises clínicas – estudo de caso(2023-04-26) Cavagnoli, Luiza Onzi; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bica, Cláudia Giuliano; Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em SaúdeO laboratório clínico tem um papel fundamental na definição do diagnóstico, coleta e processamento de material biológico. Porém, apesar da relevância do setor no Brasil, poucos trabalhos nacionais tiveram o objetivo de pesquisar a percepção dos usuários sobre a qualidade da prestação do serviço de análises clínicas. Objetivo: identificar a percepção do usuário frente à prestação de serviços de uma rede de laboratórios de análises clínicas e propor melhorias para a qualificação do atendimento. Método: foi realizado um estudo de caso de abordagem quantitativa, sendo uma pesquisa aplicada com os usuários que já haviam realizado atendimento na organização onde se propôs a análise. Resultados: foi realizado um total de 366 questionários onde os participantes puderam avaliar a qualidade do serviço através do instrumento SERVQUAL com adaptações. O público-alvo respondente da pesquisa gerou surpresa aos gestores e a dimensão que obteve a maior lacuna em relação à satisfação foi a dimensão da empatia, portanto, foi aplicado o Diagrama de Ishikawa e elaborado um plano de ação com propostas para a melhoria deste quesito. Conclusão: as informações identificadas são relevantes para a elaboração do planejamento estratégico da empresa. As propostas de melhoria seguiram fielmente a realidade do laboratório e foram elaboradas com intuito de elevar o nível de satisfação dos usuários.Item Avaliação da rede de atenção primária à saúde de um município do Estado do Rio Grande do Sul(Wagner Wessfll, 2020) Garcia, Marja Camargo; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deIntrodução: A Atenção Primária em Saúde (APS) está amplamente difundida nos territórios nacionais. A APS coordena o cuidado do indivíduo em todos os níveis de atenção, tendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS). A avaliação de qualidade dos serviços é peça chave para o planejamento, conferindo ferramenta fundamental aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam garantir a efetividade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a qualidade da APS do município de Xangri-lá/RS por meio da aplicação do Primary Care Assessment Tool - Instrumento de Avaliação da Atenção Primária em Saúde (PCATool), versão usuários e profissionais de saúde. Método: O caráter da presente proposta de pesquisa é de abordagem quantitativa. Resultados: Das cinco unidades de saúde avaliadas pelos usuários, quatro ficaram acima da média considerada satisfatória (6,60). Os componentes para cálculo dos atributos essenciais com maior média de pontuação, na análise geral das unidades foram: grau de afiliação (9,56) seguido por acesso (6,98). O atributo com menor média foi a orientação comunitária (4,78) seguida pela integralidade dos serviços prestados (5,98). Na avaliação dos profissionais de saúde, os médicos foram os trabalhadores que avaliaram a APS com maiores escores (7,18) em Escore Essencial (EE) e (7,36) em Escore Geral (EG), seguidos pelos enfermeiros (6,60) EE e (6,76) em EG. A orientação familiar foi atributo melhor avaliado e a acessibilidade o pior. Conclusão: As unidades de saúde e suas equipes tiverem uma média avaliativa satisfatória pela ótica dos usuários. Foi possível identificar bons escores referentes ao vínculo entre profissionais e a comunidade, assim como o reconhecimento da APS como porta de entrada da RAS em Xangri-Lá. Entretanto, a acessibilidade foi identificada com uma fragilidade do sistema. Sugere-se a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, facilitando o acesso dos pacientes que têm horários de trabalho que coincidem com o horário de funcionamento do posto, a descentralização de alguns serviços administrativos municipais e abertura das salas de vacinação em todos os postos de saúde. Produto: Proposta de intervenção desenvolvida por meio de diagnóstico situacional da APS em Xangri-lá, apresentada em forma de relatório.Item Doenças comuns em idosos: o que você precisa saber? Guia para as pessoas acima de 60 anos.(Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretária de Estado da Saúde, 2021) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Boz , Camila; Veras , Joana FinkelsteinO e-book "Doenças Comuns em Idosos" aborda os principais problemas de saúde que afetam a população acima de 60 anos, com foco na prevenção e manejo para uma melhor qualidade de vida. Organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, o guia explora condições prevalentes como hipertensão arterial, diabetes, câncer, doenças respiratórias, osteoporose, demências e depressão. Além de discutir as implicações de cada doença, apresenta medidas práticas de promoção da saúde, incluindo alimentação equilibrada, atividade física e exercícios cognitivos. O material também enfatiza o papel de familiares, cuidadores e profissionais de saúde na orientação e suporte ao idoso. Com linguagem acessível e recursos visuais, o guia visa conscientizar e capacitar o público a lidar com os desafios do envelhecimento, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. Este recurso é essencial para promover o bem-estar em uma população crescente de idosos.Item A educação permanente e a produção de objeto de aprendizagem na vigilância em saúde(2016) Pacheco, Kátia Cilene Ferreira; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa WanderAs doenças infecciosas reemergem em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No Brasil, identifica-se, atualmente, o aumento das taxas de doenças transmissíveis. Essa nova realidade gera necessidade de atualização dos profissionais para lidar com este importante problema de saúde pública. Ações educacionais através do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) podem contribuir para a revisão e adoção de práticas de saúde mais seguras. Os OAs são ferramentas interativas baseadas na Web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos, incrementando, ampliando, ou guiando o processo cognitivo dos aprendizes, e, quando combinados com outros objetos, podem formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter intervencionista, cujo objetivo foi disseminar o conhecimento a partir do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem sobre vigilância e prevenção de doenças transmissíveis para profissionais da Atenção Básica, mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde relacionadas ao Distrito Docente Assistencial (DDA) da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões abertas e fechadas. Foram participantes desta pesquisa 58 ACS das Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao DDA Zona Norte Eixo Baltazar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, da qual emergiram quatro categorias analíticas. Observou-se que a entrevista realizada no ambiente de trabalho proporcionou um momento de reflexão aos sujeitos do estudo, permitindo a identificação de necessidades educacionais relacionadas ao tema das doenças transmissíveis e Educação Permanente. A partir dessas reflexões foi possível o planejamento de um Objeto de Aprendizagem, com o intuito de suprir as necessidades apresentadas pelos ACS, visando aprimorar seu trabalho, ressignificando, assim, sua prática profissional.Item Educação permanente em saúde e suas implicações no processo de trabalho na atenção primária à saúde(2017) Pinheiro, Guilherme Emanuel Weiss; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deA Educação Permanente em Saúde é entendida como a aprendizagem no trabalho, a partir das vivências dos sujeitos e baseada no cotidiano dos serviços, tem a finalidade de transformar a realidade por meio da qualificação da prática profissional e da organização dos serviços de saúde. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo geral o de analisar como a Educação Permanente em Saúde, com ênfase no processo de trabalho, pode afetar o trabalho em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da pesquisa-ação para alcançar seus objetivos. Os participantes foram 33 profissionais de diferentes níveis de formação. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário autoaplicável sobre o processo de EPS, de dois encontros dos seminários e um encontro de avaliação, os quais seguiram as fases da pesquisa-ação. Os dados foram tratados por análise temática. O cenário deste estudo foi o município de Arvorezinha situado no Alto do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul, que conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família e com duas equipes de apoio matricial. Os resultados foram divididos em quatro eixos: cartografia da gestão e da EPS, as facilidades e dificuldades vivenciadas no processo de EPS, contribuições da EPS para o processo de trabalho e a pesquisaação. Como produto dessa pesquisa-ação, foi construída coletivamente e implantada a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e o Primeiro Número do Boletim Informativo de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, conclui-se que a Educação Permanente é responsável por transformações na realidade local, a partir da criação de dispositivos operantes de educação no trabalho o que favoreceu a mudanças nos processos de trabalho e nas mais variadas relações no contexto da Atenção Primária à Saúde, levando a uma consequente qualificação da assistência prestada pelas equipes de saúde do município.Item Elaboração de uma matriz de avaliação e monitoramento de uma farmácia hospitalar(Wagner Wessfll, 2020) Lima, Lucélia Hernandes; Azambuja, Marcelo Schenk de; Blatt, Carine RaquelIntrodução: O acompanhamento e a avaliação continuada das ações desenvolvidas na Assistência Farmacêutica são estratégias para a busca da qualidade nos serviços prestados, especialmente no âmbito hospitalar. Uma boa avaliação visa reduzir incertezas, melhorar a efetividade das ações e propiciar a tomada de decisões relevantes auxiliando na política de gestão dos serviços. Objetivos: Elaborar uma matriz de avaliação e monitoramento da farmácia de uma instituição hospitalar. Método: Trata-se de um estudo avaliativo. Para a elaboração e validação de conteúdo do instrumento avaliativo, foram desenvolvidas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, proposição das dimensões e elaboração de indicadores, grupo focal com especialistas para validação e priorização das dimensões e aplicação da técnica delphi aos indicadores para relevância e valoração. O coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado para medir a confiabilidade dos indicadores. O estudo foi desenvolvido no contexto da farmácia da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) e aprovado pelo comitê de ética da instituição. Resultados: Poucos estudos de avaliação foram encontrados na busca da literatura. Foram identificadas cinco dimensões para a avaliação da Farmácia Hospitalar e 70 indicadores, distribuídos da seguinte maneira: Gestão da Assistência (n=15), Gestão dos Recursos Humanos (n=13), Gestão do Medicamento (n=13), Gestão Financeira (n=12) e Gestão da Clínica dos Pacientes (n=17). A dimensão Gestão do Medicamento foi priorizada pelos especialistas, sendo a mesma revisada por eles e finalizada com nove indicadores que compõem uma nota de zero a dez. Conclusão: O estudo evidenciou a importância da avaliação para a gestão da Farmácia Hospitalar e a capacidade de execução de métodos de consenso para indicadores de qualidade em serviços de alto nível de complexidade. O instrumento com os indicadores desenvolvidos para avaliação e monitoramento da dimensão Gestão do Medicamento mostrou evidência de validade e uma boa confiabilidade.Item A gestão da informação em processos de integração de programas de promoção da saúde e de segurança e saúde no trabalho em um complexo hospitalar(Wagner Wessfll, 2020) Maisonnave, Ivon Gretel Winkler; Azambuja, Marcelo Schenk de; Libânio, Cláudia de SouzaOrganizações que investem na saúde dos trabalhadores atendendo às obrigações legais e associando suas ações em programas de promoção da saúde podem potencializar sua competitividade e sucesso com melhores taxas de engajamento dos funcionários e melhor gestão dos benefícios prioritários a serem implementados. É importante que as necessidades sejam identificadas através da escuta ativa de líderes e trabalhadores e que suas decisões sejam apoiadas pela gestão da informação em saúde. As organizações que internalizam processos integrados em saúde podem reduzir afastamentos e incapacidades para o trabalho, gerenciar melhor custos com saúde e com a alta rotatividade, assim como podem obter impacto sobre a qualidade dos produtos e serviços realizados por seus trabalhadores. O objetivo principal desta pesquisa foi estudar as contribuições da gestão da informação em processos de integração de programas em saúde no trabalho relacionados à promoção da saúde, aliados ao exercício dos programas de cunho legal da segurança e saúde no trabalho em um complexo hospitalar, baseado na metodologia americana Total Worker Health®. Sendo um estudo de caso de um complexo hospitalar com sete hospitais e quase 7.000 trabalhadores, identifica-se como uma pesquisa social em saúde com delineamento transversal e de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 50 sujeitos, sendo 9 lideranças, e grupos focais com 41 participantes. Os dados foram tratados no sistema NVivo 12 Plus, e a análise de conteúdo possibilitou o entendimento de questões prioritárias para as ações de integração em saúde, tais como o investimento nos processos relacionados à liderança das equipes, gestão da informação em saúde, organização do trabalho com foco nos fatores psicossociais, salários e benefícios, dentre outros. Os dados ainda foram avaliados por aspectos positivos, queixas e soluções propostas pelos entrevistados. A pesquisa demonstrou o processo de levantamento de indicadores para acompanhamento de informações em saúde e a construção da informação na organização em estudo. Buscou, ainda, entregar uma matriz de questões relevantes para a gestão da integração de segurança e saúde no trabalho e promoção de saúde. Essas iniciativas de saúde devem ser suportadas pela gestão integrada de dados entre departamentos, pela coordenação, gerenciamento e análise das informações em toda a organização. A gestão da informação em saúde passa a ser um processo prioritário para que as ações e os investimentos possam ser adequadamente direcionados, buscando maior retorno na implementação dos programas. Para que ocorra integração das iniciativas em saúde do trabalhador, ampliando os resultados das ações, é preciso domínio de informações suportado por um processo de inovação e investimento em saúde. O processo passa pelo planejamento estratégico, incluindo desde a priorização orçamentária até a execução das ações definidas. O propósito maior é a promoção de saúde da população trabalhadora e um impacto positivo na retenção de talentos, redução do turnover e contribuição para a eficiência da organização em gestão de pessoas.Item Identificação das Principais Causas e Estratégias de Mitigação de Glosas Hospitalares: uma Revisão Integrativa(2024-11-12) Santos, Aiezer Duarte dos; Trindade, Carolina Sturm; Azambuja, Marcelo Schenk de; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeAs glosas hospitalares, caracterizadas pela rejeição de contas enviadas aos pagadores, geram perdas significativas de receita e exigem precisão no processo de faturamento para minimizar esses impactos. Dada a complexidade do processo e a relevância dos registros de enfermagem, investigar as causas das glosas e estratégias para sua mitigação torna-se essencial. Este estudo, por meio de uma revisão integrativa da literatura, identifica as principais causas de glosas nos registros de enfermagem e analisa abordagens de mitigação em ambientes hospitalares. A pesquisa foi conduzida entre junho e agosto de 2024, utilizando as bases Medline (via PubMed®), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scopus, resultando em 11 estudos selecionados. As causas foram agrupadas em categorias: Administrativas, Registro, Educacionais e Gestão. Já as estratégias de mitigação foram classificadas em sete categorias conforme a natureza das intervenções: (1) Educação, (2) Auditoria, (3) Melhoria de Processos, (4) Administrativa, (5) Indicadores, (6) Comunicação e (7) Tecnologia da Informação. A atuação do gestor em saúde é fundamental na implementação dessas estratégias, abrangendo desde o planejamento operacional até a capacitação das equipes, criando um ambiente de conformidade documental e promovendo melhorias contínuas no faturamento hospitalar para garantir sustentabilidade financeira e segurança do paciente.Item Lean Healthcare: o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia Benelli; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda a aplicação dos princípios Lean Healthcare em serviços de emergência médica, destacando estratégias para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento. O material apresenta um guia prático com ferramentas como 5S, Kanban, Kaizen e mapeamento do fluxo de valor, além de estudos de caso que demonstram a eficácia do Lean na criação de ambientes hospitalares mais ágeis, eficientes e centrados no paciente. Ideal para gestores e profissionais da saúde, este recurso visa fomentar a melhoria contínua e a excelência operacional em situações críticas. OBS: No momento, há negociação com editora para publicação. Assim, nos reservamos o direito de incluir o produto de forma parcial.Item Lean healthcare: proposta para melhoria de processo em uma emergência pediátrica(2022) Barancelli, Anna Maria; Azambuja, Marcelo Schenk de; Libânio, Cláudia de SouzaIntrodução: O atendimento de emergência é parte integrante do sistema de saúde e pode ser considerado uma das suas portas de entrada. Em um serviço hospitalar de emergência, o paciente deve ter suas demandas clínicas identificadas de imediato, visando à recuperação da saúde. Os serviços de emergência na maior parte dos países vivenciam um aumento substancial em seu volume de atendimento. No Brasil, os serviços de emergência pediátrica estão sobrecarregados, pois, representam a melhor opção de acesso à saúde. À vista disso, gestores têm buscado alternativas e adotado metodologias de melhoria de processos na tentativa de otimizar os recursos financeiros, que permitam a melhora constante na qualidade do atendimento prestado, na infraestrutura e nos índices de qualidade hospitalar. Originada na Toyota, o Lean, estabelece o que é valor para o cliente, eliminando desperdícios e buscando a melhoria contínua dos processos. A perspectiva adotada nos sistemas de saúde difere da adotada na manufatura, assim, a definição de Lean para sistemas de saúde tem interpretações e práticas diferentes e é chamado de cuidado de saúde enxuto – Lean Healthcare. Objetivos: Este estudo objetiva propor melhorias na gestão do atendimento aos pacientes da Emergência Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, utilizando uma abordagem Lean. Metodologia: Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, realizou-se uma pesquisa exploratória, envolvendo uma investigação inicial de evidências na literatura, através de uma Revisão Sistemática. Posteriormente, um Diagnóstico Organizacional foi realizado na Emergência Pediátrica, o que possibilitou o conhecimento profundo da unidade hospitalar e onde foram identificados, de forma detalhada, gargalos, problemas e oportunidades de melhorias. A pesquisadora utilizou a Observação não Participante e Entrevistas como estratégia para a coleta dos dados. Para a execução do projeto, foi aplicada a metodologia de Mapeamento de Fluxo de Valor, na qual se busca analisar um fluxo no estado atual e estabelecer um fluxo futuro, propondo melhorias. Construiu-se, por fim, um Plano de Ação com um conjunto de atividades a serem seguidas para alcançar as metas estabelecidas. Resultados: Em todas as etapas dos atendimentos aos pacientes podemos evidenciar determinados tipos de desperdícios, como: superprodução, tempo de espera, defeitos, estoque e transporte.Item Modelo digital para a gestão da manutenção preventiva em ambiente hospitalar(2023-09-18) Santos, Jeferson Luis Andreoli dos; Azambuja, Marcelo Schenk de; Herbert, Juliana Silva; Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em SaúdeIntrodução: Unidades hospitalares são ambientes complexos com muitas particularidades. Gerenciar e manter atualizadas as manutenções preventivas do hospital são fundamentais para evitar situações inesperadas, bloqueios em locais de atendimentos e/ou até mesmo infecções causadas por microrganismos de importância epidemiológica. Objetivo: definir, modelar e desenvolver um modelo digital de gestão para manutenção preventiva dos componentes construtivos em ambientes hospitalares. Método: Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa em duas etapas. Na primeira etapa, especialistas receberam um questionário e uma maquete digital de um centro cirúrgico (criada especificamente para este estudo). As respostas dos especialistas, juntamente com a revisão bibliográfica e as informações dos componentes construtivos fornecidas pelo fabricante, contribuíram para a elaboração do plano de gestão. A segunda etapa consistiu no desenvolvimento do plano de gestão de manutenção preventiva em ambientes hospitalares. A partir desse plano, foi criado um modelo digital de gestão de manutenção utilizando o framework Scrum. A avaliação desse modelo digital ocorreu por meio de um questionário aplicado aos especialistas. Resultados: Houve a criação da maquete digital e, após foi desenvolvida a lista de componentes construtivos que requerem para a elaboração de um plano de gestão de manutenção preventiva. Esta lista foi submetida aos especialistas para avaliação de sua criticidade, a qual é fundamental para a elaboração do plano de gestão de manutenção que foi a base do modelo digital construído. Dentre as diferentes telas e funções criadas nesse modelo, destaca-se as funcionalidades necessárias: Demandas de serviço; Processamento das demandas de serviço; Planejamento dos serviços; Programação dos serviços; Gerenciamento da execução dos serviços; Registro das atividades e recursos utilizados; Administração da carteira de serviços; Gestão dos padrões e procedimentos de serviço. Conclusões: Por fim, após a avaliação dos especialistas, foi obtida uma melhora na comunicação entre a área e a manutenção hospitalar, otimizando paradas para manutenções, gerando confiabilidade e simplicidade nas tarefas envolvidas em uma manutenção preventiva.Item Protocolo de identificação de amostra de material biológico para análises clínicas- Produto técnico(2024) Lesch, Aimée; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wader; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO "Protocolo de Identificação de Amostra de Material Biológico para Análises Clínicas – ISCMPA" é uma ferramenta técnica voltada para a padronização e rastreabilidade no processo de coleta de amostras biológicas em unidades de internação adulta. Desenvolvido com base em diretrizes nacionais e internacionais de segurança do paciente, o protocolo busca minimizar erros na fase pré-analítica, etapa que concentra a maior parte dos incidentes laboratoriais. O documento define procedimentos claros para a identificação correta do paciente e das amostras, integrando tecnologias como o sistema Scola e dispositivos de checagem à beira-leito. Além disso, estabelece responsabilidades dos profissionais envolvidos, incluindo enfermeiros e técnicos, e detalha os recursos necessários para a execução segura das tarefas. Ao alinhar práticas institucionais às metas de segurança do paciente, o protocolo contribui para diagnósticos precisos, reduzindo riscos e promovendo uma assistência de qualidade.Item Segurança do paciente relacionada a coleta de amostras de material biológico nas unidades de internação e protocolo institucional(2024) Lersch, Aimée; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO e-book "Elaboração e Implantação de um Protocolo de Identificação de Material Biológico em Unidades de Internação" aborda a importância da segurança do paciente no contexto hospitalar, com ênfase na correta identificação de amostras biológicas. O material detalha a criação e implementação de um protocolo institucional para padronizar e garantir a rastreabilidade de procedimentos relacionados à coleta e registro de amostras em unidades de internação. Por meio da análise do cenário institucional e de dados sobre incidentes relacionados à identificação de pacientes, o e-book destaca a fase pré-analítica como crítica para a redução de erros. O protocolo proposto é descrito como uma ferramenta essencial para minimizar danos, promover a segurança ética e legal, e otimizar a comunicação interprofissional, além de integrar tecnologias modernas. O conteúdo é destinado a profissionais da saúde e gestores hospitalares, contribuindo para uma assistência de qualidade e alinhada às metas internacionais de segurança do paciente.Item Serviços ambulatoriais de saúde: conhecendo a realidade sobre as ações de prevenção de infecções(2018) Oppermann, Carla Maria; Azambuja, Marcelo Schenk de; Caregnato, Rita Catalina AquinoIntrodução: Os serviços ambulatoriais de saúde que realizam procedimentos invasivos, como as clínicas médicas privadas, têm de forma crescente aumentado e incorporado tecnologia e diversidade em atendimento. Diferente dos hospitais, que devido a sua complexidade tem legislação específica e recebem ação direta da vigilância sanitária, os serviços ambulatoriais precisam, de forma autônoma, implantar as ações de prevenção a partir de um Programa de Controle de Infecções e Educação no Serviço para a melhoria da qualidade assistencial. Objetivo: Conhecer a estrutura existente nos serviços ambulatoriais de saúde quanto à prevenção das infecções relacionadas à assistência em saúde para desenvolver um produto educativo, direcionado às necessidades encontradas. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem mista QUAN+QUAL realizada em 14 clínicas privadas de saúde em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Uma população de 29 clínicas convidadas; a amostra foi constituída por 14 profissionais representantes das 14 clínicas que aceitaram o convite. Coleta de dados por meio de entrevista, com perguntas abertas e fechadas. Análise de conteúdo dos dados qualitativos e percentuais simples dos quantitativos. Resultados: Perfil das clínicas participantes: quatro cirúrgicas; quatro oncológicas; três de endoscopia; duas de diálise; e uma de radioimagem. Evidenciou-se que cinco (36%) clínicas têm Comissão de Controle de Infecção; 10 (71%) têm Programa de Controle de Infecção; e nove (64%) realizam cálculo das taxas de infecção. Os entrevistados relatam desenvolver capacitações em diversas frequências. Na abordagem qualitativa emergiram quatro categorias, denominadas: Educação, Prevenção, Vigilância e Controle de Infecção. Estas foram divididas em dezesseis subcategorias. A categoria Educação foi a de maior relevância. Quanto aos dados quantitativos, na Higiene de Mãos, 100% dos serviços distribuem dispensadores de álcool gel, porém somente duas clínicas realizam indicador de adesão de Higiene de Mãos. A maioria dos serviços (71%) tem orientações escritas e realizam capacitações sobre Injeção Segura (IS), mas a adesão desta prática é monitorada em apenas uma clínica. Todos os serviços fornecem Equipamentos de Proteção Individual. Somente dois (14%) serviços têm orientação da etiqueta da tosse e cinco (36%) serviços detectam suspeitas de pacientes portadores de Germe Multirresistente. As rotinas e capacitações sobre o processamento de artigos para a saúde e limpeza e desinfecção do ambiente são realizadas em todos os serviços, mas somente cinco (36%) realizam o monitoramento das competências. Conclusão: Os serviços participantes mantêm estrutura física para as ações de prevenção, mas precisam avançar no monitoramento e avaliação dos processos assistenciais realizados para melhorar a segurança do paciente e a qualidade da assistência. Os resultados direcionam a elaboração de um produto educativo para ser utilizado como recurso pedagógico na educação permanente nesses serviços. Produto Gerado: Foi elaborado um manual digital com 13 capítulos divididos em parte administrativa e técnica. Os temas abordados nos capítulos emergiram das necessidades identificadas na pesquisa realizada. Este produto educativo é destinado aos gestores e profissionais de saúde com o objetivo de auxiliar na implantação e implementação da prevenção das infecções.