Fonoaudiologia - TCC
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Navegando Fonoaudiologia - TCC por Autor "Boscolo, Cibele Cristina"
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Item Comunicação e educação do aluno surdo no ensino remoto segundo professores(2023-12-01) Ferreira, Luciana de Castilhos; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: No início do ano de 2020, o mundo se deparou com o surto de COVID-19, uma nova doença infecciosa originada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Para o impedimento de contaminação pública, todos os locais, inclusive as escolas tiveram de fechar, implementando o Ensino Remoto Emergencial, sendo esta uma alternativa temporária para suprir a necessidade de dar continuidade ao processo educacional. Objetivo: Avaliar a opinião dos professores acerca dos aspectos educativos e comunicativos do aluno com surdez durante o ensino à distância. Métodos: Estudo observacional analítico transversal realizado em uma escola especial para surdos no Sul do Brasil. Participaram os professores com experiência prévia no ensino presencial e atuação no ensino remoto, os quais responderam a um questionário de modo presencial com agendamento prévio na instituição de ensino. Resultados: Participaram do estudo cinco indivíduos, sendo quatro do sexo feminino e um do sexo masculino, sendo todos ouvintes e capacitados em LIBRAS. Sobre as dificuldades encontradas no ensino remoto, observou-se a falta de recursos para acesso à internet, que acabou por prejudicar a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Também foi verificado um baixo desempenho geral dos alunos no ensino remoto comparado ao ensino presencial. Conclusão: A comunicação entre aluno e professor apresentou lacunas e de caráter precário em razão dos obstáculos da referida modalidade de ensino, acarretando numa aprendizagem insuficiente. Foi revelada a insatisfação dos professores com relação ao ERE, os quais o caracterizam com insuficiente, principalmente para as pessoas com surdezItem Investigação de possíveis alterações auditivas em pacientes com talassemia: uma revisão integrativa da literatura.(2023-11-30) Collatto, Vitória de Moraes Staub; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: A Talassemia é uma hemoglobinopatia genética que afeta cerca de 3% da população mundial. Por se tornarem dependentes de transfusões de sangue regulares durante a vida toda, esses pacientes possuem uma sobrecarga crônica de ferro, o que causa notável morbidade e mortalidade nesses pacientes. Sendo assim, há o uso de quelantes orais para controle da sobrecarga de ferro. Objetivo: investigar, na literatura, a incidência de problemas auditivos causados devido a doença genética, Talassemia e ao uso de medicamentos quelantes. Estratégia de pesquisa: Esta revisão foi direcionada pela pergunta norteadora: “Quais as possíveis alterações auditivas em pacientes com talassemia?”. A busca de seus estudos ocorreu nas plataformas PubMed, SciELO, Google Acadêmico e Science Research. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos científicos que se encontravam no banco de dados, que apresentavam pacientes com perda auditiva significativa após diagnóstico de Talassemia, podendo estar vinculado, ou não, ao tratamento e publicados nos idiomas inglês, espanhol ou português de maneira gratuita. Delimitou-se como critério de tempo os últimos dez anos, utilizando artigos publicados entre 2013 e 2023. Foram excluídos estudos repetidos ou duplicados nas bases de dados, artigos de revisão e aqueles que não possuíam disponibilidade de acesso gratuito. Resultado: : Identificados 8.719 artigos nas bases de dados e após a aplicação dos critérios de seleção retirou-se os títulos e resumos inadequados, restando 15 artigos para leitura completa, onde oito foram incluídos. Os estudos apontaram a ototoxicidade causada pelos dois principais medicamentos utilizados para a quelação do ferro no tratamento da talassemia, como uma das causas de perda auditiva. Principalmente perda auditiva sensório-neural, mas também perda auditiva condutiva. Três artigos mencionaram o zumbido como uma característica presente em uma grande porcentagem dos pacientes do estudo. Conclusão: Os indivíduos portadores da doença genética Talassemia apresentam PA (perda auditiva) neurossensorial, sem definição se a PA está ligada ao tratamento de quelação de ferro, porém ocorrendo em uma grande quantidade de pacientes, principalmente relatada após o uso dos medicamentos: Deferasirox, Deferiprona e Desferroxamina, sendo o último, o medicamento mais usado. Outros sintomas otológicos também podem ser observados, como zumbido.Item Ocorrência de Ansiedade em Alunos Surdos do Ensino Fundamental Pós-Pandemia(2023-11-28) Machado, Isadora Laurentino; Boscolo, Cibele Cristina; Wagner, Gabriela Peretti; Departamento de FonoaudiologiaObjetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de sintomas de ansiedade e estados afetivos em crianças de uma escola especial para surdos após a pandemia do COVID-19. Métodos: Participaram do estudo 11 alunos de 10 a 15 anos de idade matriculados em uma escola para surdos do ensino fundamental. Foram excluídas crianças com alterações que pudessem impactar nos resultados. Os dados foram coletados em forma de questionário e os instrumentos utilizados foram o instrumento baseado na Escala de Avaliação de Ansiedade Infantil (SCARED) e a Escala De Afetos Positivos E Negativos Para Adolescentes (PANAS). Resultados: No que se refere ao questionário baseado na escala SCARED, os resultados não foram tão desfavoráveis. Na análise do PANAS, os afetos positivos obtiveram resultados gerais otimistas e com relação aos afetos negativos, mais da metade dos respondentes disse sentir “nada ou muito pouco”. Conclusão: Os vídeos e figuras adaptadas auxiliaram consideravelmente na aplicação dos instrumentos. Conclui-se que há um menor nível/ocorrência de humor e sentimentos desagradáveis após a pandemia do Coronavírus mas observa-se determinada ocorrência de ansiedade no aspecto comunicação e socialização pós-pandemia, principalmente no ambiente escolarItem Ocorrência de zumbido em mulheres usuárias de contraceptivos hormonais orais(2022-02-11) Silva, Cristina Martins da; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: Contraceptivos hormonais orais são esteroides utilizados isoladamente ou em associação com a finalidade básica de impedir a concepção. Como efeito colateral são relatadas alterações auditivas, sendo classificado como medicamento ototóxico. O zumbido é um dos sintomas da ototoxicidade coclear. Objetivo: Analisar a ocorrência de zumbido em mulheres usuárias de contraceptivos hormonais orais. Metodologia: O trabalho se caracterizou como um estudo transversal observacional, sua coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, elaborado na plataforma Google Forms. Participaram do estudo 166 mulheres que foram divididas em dois grupos com base na utilização ou não de contraceptivos hormonais orais. Foi utilizado o instrumento Tinnitus Handicap Inventory como método de mensuração do zumbido. Resultados: O grupo das participantes que utilizavam contraceptivo hormonal oral apresentou percentual maior de ocorrência de zumbido do que o grupo que não utilizava o medicamento. Conclusão: O estudo mostrou que o uso de contraceptivos hormonais orais apresenta possibilidade de ocasionar zumbido e pode estar relacionado à maior percepção do zumbido, impactando a qualidade de vida de suas usuáriaItem Percepção de pais quanto às dificuldades de comunicação e aprendizagem de alunos usuários de prótese auditiva ou implante coclear durante o período de ensino à distância(2023-01-18) Costa, Fernanda Portella da ; Boscolo, Cibele Cristina; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: Na literatura, há uma gama de estudos que demonstram as possíveis dificuldades de comunicação e aprendizagem de alunos usuários de dispositivos auditivos Em decorrência da pandemia de COVID-19, docentes e estudantes tiveram que se recriar nos seus papéis e mobilizar novos recursos para poder dar seguimento aos estudos. Objetivo: verificar a percepção de pais de alunos usuários de prótese auditiva e implante coclear quanto a comunicação e aprendizagem durante o período de aulas à distância. Método: Aplicação de um questionário on-line para pais de alunos usuários de Prótese Auditiva ou Implante Coclear. Foram selecionados pais ou responsáveis de estudantes matriculados entre o período escolar do 3º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio em escolas regulares. Resultados: A percepção quanto à compreensão dos alunos de atividades no presencial foi considerada como “sempre compreendida" por 11,8% dos pais. A mesma avaliação não ocorre no ensino à distância, sendo 35,3% considerada “raramente compreendida". Com relação à identificação e à resolução de problemas dos alunos, 17,6% dos pais classificaram como “frequentemente identificados” e 52,9% como “às vezes resolvidos” durante as aulas presenciais. No Ead, 35,3% percebem como “raramente identificados'' e 35,3% como “raramente resolvidos”. A adaptação a esta modalidade foi majoritariamente classificada como "regular'' (47,1%). Nenhum dos pais avaliou a adaptação de ensino como “muito boa”. Conclusão: de acordo com a perspectiva de pais ou responsáveis, houve um agravamento na dificuldade de comunicação e de aprendizagem dos alunos usuários de prótese e implante coclear durante o ensino à distância.