Gestão em Saúde - TCC
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Navegando Gestão em Saúde - TCC por Autor "Caballero, Raphael Maciel da Silva"
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Item Análise de competências profissionais para resolução de conflitos: uma perspectiva de gestores hospitalares(2022) Zubricki, Patrícia; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Bastos, Gisele Alsina NaderOs profissionais gestores em saúde são os principais responsáveis pela liderança das equipes de trabalho na instituição de saúde e necessitam, assim, do desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais. O presente artigo tem como objetivo identificar os principais componentes de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais, na perspectiva de gestores de instituições hospitalares. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com os profissionais de enfermagem que ocupam cargos de gestão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que é uma instituição de grande porte assistencial, além de possuir uma estrutura organizacional de gestão mais complexa. Após a realização dos questionários, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com liderança inclusiva e participativa, poder de negociação, habilidades técnicas, análise da situação e gestão de pessoas; comunicação – atrelada com comunicação efetiva, escuta ativa e feedback; e resiliência – relacionada com empatia, paciência, aprender com o conflito e mediação. Como conclusão, observou se que os participantes não têm clareza do conceito de competência já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item Competências para a gestão da Atenção Domiciliar em Saúde: percepção de gestores de empresas privadas(2024-11-23) Silva, Laura Borba da; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeO mercado de Atenção Domiciliar (AD), também conhecido como Home Care, vem crescendo nos últimos anos no Brasil, e consiste no atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar na residência do paciente. Gerenciar esse tipo de organização configura-se em algo extremamente complexo, exigindo dos administradores conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para a execução de suas funções. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo identificar quais competências são consideradas pelos gestores como essenciais para o seu exercício profissional na gestão da atenção domiciliar no município de Porto Alegre/RS. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com gestores de instituições privadas, visto que estão inseridas em um contexto de grande complexidade de gestão e busca por padronização e qualidade, além de possuir uma diversidade de perfis profissionais. Após as entrevistas, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com relacionamento interpessoal, paciência e empatia; e comportamento multitarefa – relacionada à proatividade e compromisso profissional. Além delas, outras atribuições também foram citadas como necessárias para a profissão, como ter uma visão técnica, estratégica e administrativa. Como conclusão, observou-se que as percepções de gestão variaram conforme o perfil de formação dos participantes. Além disso, é possível destacar que eles não demonstram clareza do conceito de competência, já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item Políticas Públicas no Brasil: uma análise de planos de gestão na área de saúde da mulher(2023-11-20) Haubert, Natália Ramos; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeO objetivo deste estudo é analisar o planejamento estratégico da gestão da Política Nacional de Saúde da Mulher por meio de analisadores nos Planos Nacionais de Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pós-estruturalista, utilizando como procedimento metodológico a análise documental. A partir da leitura da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Mulher (PNAISM) foram extraídos analisadores, que posteriormente foram associados as metas dos Planos Nacionais de Saúde (PNS) para verificar se estes estavam presentes e orientavam as metas estabelecidas pelos Planos. A reflexão realizada com base nos documentos analisados revelou que a maioria dos Planos Nacionais de Saúde não seguem os direcionamentos da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres, o que demonstra que a eficácia da PNAISM permanece como um desafio. Ademais, é possível identificar que a maior parte das metas voltadas para a saúde das mulheres ainda são predominantemente associadas à maternidade, à gestação e ao parto, mantendo uma concepção restrita da mulher como mãe e negligenciando elementos que contemplem a saúda mulheres em sua totalidadeItem Relato de caso: a avaliação da experiência do paciente como catalisadora de melhorias em serviços de saúde(2022) Matias, Geórgia Souza; Bastos, Gisele Alsina Nader; Caballero, Raphael Maciel da SilvaA proposta deste estudo é relatar, após observação, o processo de construção e aplicação de uma ferramenta de mensuração da experiência do paciente em uma Unidade de Arritmias Cardíacas de um hospital filantrópico do Sul do Brasil, bem como analisar seus resultados para identificação e implementação de melhorias nos processos dos serviços de saúde. A experiência do paciente não é apenas uma janela da imagem da instituição para o exterior, mas também um parâmetro importante da qualidade e segurança da assistência, sendo um dos pilares de qualquer modelo de gestão e melhoria contínua. Este estudo possui natureza exploratória e descritiva, no qual foi possível acompanhar a rotina de construção e aplicação do instrumento de pesquisa, bem como o desfecho relacionado ao resultado obtido.