Enfermagem - TCC

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    Construção de roteiros de simulação realística para o ensino em enfermagem no cuidado a pessoas com estomias de eliminação
    (2024-10-24) Silveira, Renata Espindola da; Silva , Ana Paula Scheffer Schell da; Coelho , Débora Fernandes; Enfermagem
    Introdução: As estomias são a abertura criada por meio de cirurgia entre órgãos internos e meio externo, e consistem na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório ou urinário. Porém, muitos profissionais que trabalham na área da Enfermagem e da saúde desconhecem os cuidados com as estomias. Logo, é possível reconhecer a importância de implementar, nos cursos de graduação na área da saúde, a simulação realística. Objetivo: Construir roteiros de cenários de simulação realística sobre o cuidado a pessoas com estomias de eliminação para utilização no ensino de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica para a construção de cenários de simulação realística sobre estomias de eliminação. O propósito deste tipo de pesquisa é que outros pesquisadores possam utilizar o cenário criado, que teve como referência o modelo proposto por Neves, Iglesias e Pazin-Filho (2020). Resultados: Foram desenvolvidos três cenários de simulação realística, a saber: cuidados com dermatite irritativa periestomal, orientações ao paciente para o pré-operatório de urostomia, e cuidados de enfermagem com prolapso de colostomia. Conclusão: A criação dos roteiros de simulação realística foi feita com rigor e atenção aos detalhes, garantindo que os cenários propostos sejam abrangentes e representem as diversas situações enfrentadas por pacientes estomizados. Isso demonstra atenção aos princípios pedagógicos das metodologias ativas de aprendizagem, bem como à formação de profissionais de enfermagem capazes de pensar criticamente e atuar de forma segura diante das necessidades das pessoas que vivem com estomias.
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    Modelo para a Gestão da Informação de gestantes em pré-natal na Atenção Primária à Saúde
    (2024-10-31) Silva, Mayara Casagrande Batista da; Paz, Adriana Aparecida; Enfermagem
    Introdução: O acompanhamento das gestantes durante o pré-natal (PN) é essencial para prevenir agravos e evitar a transmissão vertical, sendo crucial para manter a saúde da mãe e do bebê, porém esse monitoramento é um desafio para os profissionais nas unidades de saúde. Objetivo: Desenvolver e avaliar um modelo de painel digital para a gestão da informação de gestantes para o pré-natal na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico assentada no Design Centrado no Usuário (DCU), em quatro etapas. A primeira foi a elaboração de um banco de dados fictícios contendo os dados emitidos pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). A segunda foi a criação de soluções, a partir da avaliação de dados existentes agregando outros dados adicionais. Na terceira etapa foi desenvolvido o modelo de painel com a aplicação do Google Looker Studio® e na última etapa, o usuário final, gestores e enfermeiros responderam uma pesquisa de opinião sobre o painel. Este estudo respeita os direitos autorais, proteção de dados e aspectos éticos. Resultados: Foram disponibilizados três relatórios fictícios, contendo dados do SISAB e onze colunas adicionais para facilitar a centralização dos dados das gestantes em um único local. O painel foi estruturado em três páginas, contendo: dados gerais, tratamento de sífilis, consultas de pré-natal e odontológicas. Ele possui botões de navegação, opções de filtragem e de download. Após a avaliação pelos enfermeiros e gestores, o painel obteve a proporção de adequação para usabilidade e interface superior a 95%. Conclusão: O painel possui potencial para ser uma ferramenta eficaz que pode facilitar e centralizar o acompanhamentos das gestantes em PN e pode contribuir para a tomada de decisões clínicas e estratégias de monitoramento eficaz. Este estudo contribui com os objetivos de desenvolvimento sustentável “Saúde e bem-estar” e a “Redução das desigualdades” estabelecido na Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas.
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    Storytelling como prática integrativa para a redução dos níveis de estresse em pacientes oncológicos
    (2023-11-07) D’Avila, Vitoria Rabelo; Pinheiro, Luciana Boose; Rabin, Eliane Goldberg; Departamento de Enfermagem
    Introdução: O presente trabalho de conclusão de curso intersecciona quatro diferentes assuntos: a humanização do cuidado da enfermagem, o storytelling ou contação de histórias como prática integrativa, a fisiologia e a regulação hormonal do estresse, e o tratamento quimioterápico de pacientes oncológicos. Objetivo: Identificar a relevância das práticas de storytelling, ou contação de histórias, para a redução dos níveis de estresse e melhoria do enfrentamento de pacientes frente à doença e ao tratamento, câncer e quimioterapia, respectivamente. Método: A pesquisa de campo é realizada através de abordagem quantitativa, e se desenvolve a partir do estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão e de três etapas: questionários e prática de contação de histórias. Os dados coletados foram tabulados e analisados em escalas numéricas, realizando-se uma análise descritiva e comparativa para observar as diferenças na distribuição das respostas aos testes aplicados. Hipótese: Capacidade do storytelling, como ferramenta terapêutica, de reduzir o nível de estresse dos pacientes e influenciar positivamente nos fatores de enfrentamento utilizados por esses. Resultados: Os dados numéricos alcançados com a presente pesquisa evidenciam a relevância da prática de contação de histórias na redução dos níveis de estresse e melhora do enfrentamento de pacientes em tratamento quimioterápico. Considerações finais: Almeja-se o fomento de novos e relevantes estudos acerca das práticas integrativas, especialmente do storytelling.
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    O impacto da pandemia da Covid-19 no diagnóstico de sífilis gestacional e congênita
    (2023-07-04) Banaletti, Nathalia Bottega; Souza, Aline Corrêa de; Coelho, Débora Fernandes; Departamento de Enfermagem
    Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível exclusiva do ser humano, transmitida predominantemente através do contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. Possui diversas manifestações clínicas, podendo causar sífilis congênita em casos de gestantes com diagnóstico positivo não tratadas ou tratadas inadequadamente. Com a pandemia da Covid-19, fez-se necessário atualizar os modelos de atendimento nas consultas de pré-natal, obtendo como foco o menor contato possível com locais que pudessem gerar contaminações pelo vírus. Estudos indicam que durante a pandemia houve uma redução de 14% nas consultas de pré-natal no Brasil. Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 no diagnóstico de sífilis gestacional e congênita e traçar o perfil sociodemográfico dos casos acompanhados em Porto Alegre - RS
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    Importância da inclusão de pacientes pediátricos oncológicos em um serviço de cuidados paliativos: uma visão da enfermagem
    (2023-11-08) Silveira, Thayane de Morais; Carvalho, Gisele Pereira de; Departamento de Enfermagem
    RESUMO: Cuidados paliativos referem-se ao plano de cuidados frente a irreversibilidade e impossibilidade de cura da doença. Na oncologia pediátrica observa-se que os pacientes têm uma demanda de cuidados específica centralizada na promoção de seu bem-estar físico e emocional e de seus familiares. No contexto assistencial, há necessidade da inclusão dos pacientes ao serviço de cuidados paliativos para promoção de qualidade de vida ao paciente, onde a equipe de enfermagem tem papel fundamental. A elaboração deste estudo foi feita a partir da revisão de literatura para oferecer suporte teórico ao tema. Este estudo objetivou identificar percepções da equipe de enfermagem acerca dos cuidados paliativos prestados a pacientes pediátricos oncológicos, identificar o momento em que são incluídos na terapia paliativa e traçar o perfil epidemiológico desses pacientes. O presente estudo trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa com amostragem não probabilística por conveniência e saturação, realizado por meio da coleta de dados clínicos e epidemiológicos de quatro pacientes oncológicos pediátricos que fazem parte de um serviço de cuidados paliativos de um hospital de referência e de nove profissionais da equipe de enfermagem que atuam no cuidado desses pacientes. Através do estudo foi possível analisar que os profissionais de saúde compreendem a importância da inclusão dos pacientes paliativos no cuidado especializado, que o perfil dos pacientes incluídos pode estar associado à condições clínicas de terminalidade da vida e que o processo de inclusão dos pacientes possui barreiras a serem atenuadas para o pleno funcionamento do serviço nas instituições de saúde
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    Resiliência e enfrentamento às adversidades dos profissionais de oncologia infantojuvenil: estudo qualitativo
    (2023-11-06) Pereira, Amanda Cruz; Viana, Ana Cristina Wesner; Departamento de Enfermagem
    Introdução: O câncer é uma doença que ocorre a partir de mutações de uma grande quantidade de genes, causando um desequilíbrio entre a proliferação celular. Na criança, as neoplasias geralmente afetam as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, e representam a primeira causa de óbito por doença nos países desenvolvidos, e, no Brasil, entre crianças e adolescentes, de 1-19 anos de idade. O cuidado a uma criança com câncer consiste em uma atividade complexa, visto que os profissionais de saúde vivenciam sentimentos diversos diante das vivências oriundas do trabalho, influenciados por elementos como a impossibilidade da cura, a frustração da perspectiva de vida que se espera para uma criança e a expectativa da morte. Enfrentar essas adversidades de maneira saudável possibilita bem-estar e qualidade de vida proporcionando um espaço de cuidado eficaz e qualificado. A capacidade de resiliência pode ser aprendida, desenvolvida e moldada individual ou coletivamente. Objetivo: Conhecer os fatores de resiliência e as estratégias de enfrentamento dos profissionais de saúde no contexto da oncologia pediátrica. Método: Trata-se de estudo exploratório descritivo qualitativo com análise de conteúdo, segundo Bardin, dos relatos realizados por profissionais de saúde atuantes em uma Unidade de Oncologia Pediátrica, de um hospital geral, situado em Porto Alegre - RS. A coleta de dados ocorreu no período de maio a setembro de 2023, de forma presencial, através de uma entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro com questões norteadoras. Resultados: Após análise de conteúdo definiu-se três categorias: adversidades na vivência profissional; estratégias de enfrentamento; suporte pessoal e profissional em oncologia. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: afastamento e reavaliação positiva. Os principais suportes mencionados foram o apoio entre os colegas e o apoio da família. Conclusão: A pesquisa possibilitou compreender que os trabalhadores de saúde desempenham papel fundamental no processo de cuidado da criança em tratamento oncológico, com isso, é necessário realizar intervenções psicossociais aumentando o repertório de estratégias de enfrentamento às adversidades e promoção da resiliência, essenciais para que os profissionais lidar com os desafios encontrados na assistência à saúde
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    Experiência dos profissionais de saúde em um curso sobre prevenção da transmissão vertical de sífilis, hepatites virais e HIV
    (2023-11-08) Carvalho, Bruna Cristina de Vieira Dias; Souza, Aline Corrêa de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de Enfermagem
    Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a Sífilis, o HIV e as Hepatites Virais, são agravos de notificação compulsória e potencialmente danosos ao binômio mãe-feto, tornando-se problema de saúde pública. Objetivo: Analisar o desempenho e a experiência dos participantes no curso de educação à distância sobre a Prevenção Vertical de Sífilis, HIV e Hepatites Virais. Método: O Trabalho de Conclusão de Curso foi associado ao Curso de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV disponibilizado na plataforma da UNA-SUS/UFCSPA. Tratou-se de um estudo longitudinal descritivo com abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram os registros do curso de Prevenção da Transmissão Vertical de Sífilis, Hepatites Virais e HIV instituídos na plataforma da UNASUS/UFCSPA. Esse curso teve por características ser autoinstrucional, com respostas automatizadas e possibilidade de reflexão frente às situações complexas que foram apresentadas, possibilitando raciocínio crítico. A população do estudo foram os profissionais da saúde que concluíram o curso no período de abril a dezembro de 2022. Não existiu a necessidade de encaminhamento ao CEP por se tratar do uso de dados secundários provenientes do banco de dados do trabalho supracitado, previamente aprovado pelo CEP. Resultados: Participaram do estudo 2.481 profissionais da saúde, sendo 584 respondentes do teste final. Observou-se que grande parte dos participantes afirmaram que os assuntos abordados no curso eram muito importantes 2.132(85,9%) ou importantes 333 (13,4%). Os conteúdos que os profissionais mais mencionaram dificuldade foram sobre transmissão vertical das IST’s e sistemas de informação e monitoramento. Aproximadamente 99,8% dos participantes mencionaram que indicariam o curso para um colega. Ao analisar o desempenho final dos participantes percebeu-se que quase metade afirmou que as questões eram difíceis, o que pode ser comprovado ao analisar a média das notas obtidas (76,67). Considerações finais: De acordo com os participantes o conhecimento prévio sobre os temas desenvolvidos no curso era insuficiente e escasso. Segundo os profissionais o curso foi essencial para que se apropriassem dos conteúdos abordados e adequassem suas práticas assistenciais, contribuindo com a diminuição da transmissão vertical e de desfechos desfavoráveis às gestantes e seus bebês.
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    Cuidados de enfermagem na prevenção ao suicídio: revisão integrativa
    (2022-11-17) Ribeiro, Vanessa Tavares; Viana, Ana Cristina Wesner; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Departamento de Enfermagem
    Introdução: O suicídio pode ser definido como ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal (ABP, 2014). Segundo a OMS, cerca de 700.000 pessoas morrem por ano decorrentes do suicídio, o que torna essa temática primordial no contexto do trabalho do enfermeiro, uma vez que, suas atribuições englobam liderança, planejamento e execução de cuidados de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde. Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem prestados na prevenção ao suicídio por meio de publicações científicas nacionais e internacionais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus, CINAHL e BVS e literatura cinzenta realizada no período de maio a julho de 2022. Resultados: A partir da análise dos artigos que construíram essa revisão integrativa, emergiram três categorias temáticas: fatores associados ao risco de suicídio; atuação do enfermeiro frente a prevenção do suicídio; e facilitadores, estratégias e barreiras para lidar com o sujeito em sofrimento mental em diferentes contextos. No que tange os cuidados de enfermagem na prevenção do suicídio destacaram-se a formação de vínculo paciente-profissional, acolhimento, escuta ativa e o estabelecimento de contrato terapêutico. Outras estratégias que emergiram foram as medidas de vigilância, rede de apoio, vínculo familiar, organização da rotina da equipe que presta assistência ao paciente e a necessidade de educação permanente em saúde. Considerações Finais: Diante do exposto, sabe-se que a problemática do suicídio é multifatorial e complexa, o que exige do profissional enfermeiro um olhar precoce e atento para os sinais e sintomas em saúde mental, bem como para o planejamento de ações preventivas para diminuição do risco de suicídio. Ademais, essa revisão contribui e possibilita maior notoriedade aos cuidados de enfermagem em saúde prestados aos sujeitos em sofrimento mental.
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    Desafios de enfermeiros da APS no acompanhamento de mulheres com câncer
    (2023-11-07) Leite, Ariane Barbosa; Rabin, Eliane Goldberg; Souza, Aline Correa de; Departamento de Enfermagem
    Introdução: O câncer se tornou um problema de saúde pública devido ao aumento do número de casos em todo o mundo, nas últimas décadas. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil há expectativa de cerca de 66.540 mil novos casos de Câncer de Mama em mulheres e 17.100 novos casos de Câncer de colo uterino, no ano de 2023. Com o aumento de incidência das neoplasias ocorre uma maior demanda de atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o presente estudo pretende investigar o conhecimento dos enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sobre a temática oncológica com enfoque em câncer de mama e ginecológico, identificando as principais lacunas relatadas. Objetivo: Investigar o conhecimento do profissional enfermeiro sobre as principais lacunas relacionadas à assistência integral das mulheres com câncer de mama ou ginecológico. Método: Estudo do tipo descritivo, de delineamento transversal, com abordagem quantitativa. Realizado por meio do encaminhamento de um questionário semi estruturado composto por perguntas de caráter aberto e fechado para enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde, no formato online. Resultados: A presente pesquisa possibilitou identificar lacunas de conhecimento e também de gestão e organização do atendimento profissional, na APS, às pacientes com câncer de mama ou ginecológico.
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    Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da linguagem infantil: uma revisão integrativa
    (2022-11-18) Souza, Mariana Karaim Silveira de; Carvalho, Gisele Pereira de; Canabarro, Simone Travi; Departamento de Enfermagem
    Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo complexo evidenciado pela aquisição de novas funções nas áreas motora, intelectual, psicossocial, moral e linguística. O desenvolvimento linguístico impacta diretamente no desenvolvimento integral do indivíduo, visto que contempla a aquisição de conhecimentos gerais a partir da leitura e escrita. Dessa maneira, torna-se essencial identificarmos quais as variáveis envolvidas, a fim de que seja realizada uma intervenção precoce sob elas, estimulando o desenvolvimento da criança e promovendo melhores prognósticos. Objetivos: investigar na literatura os recursos disponíveis sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças na primeira infância, identificando os fatores de risco e os fatores de proteção. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, diante da busca nas bases de dados Scielo, PubMed e BVS e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Para a busca, foram utilizados os descritores “Fatores de risco”, “Fatores de Proteção”, “Desenvolvimento da Linguagem” e “Pré-Escolar”, indexados no DECS. Os estudos foram classificados quanto ao nível de evidência e seus achados discorridos nesta monografia. Resultados: Evidenciou-se as variáveis peso ao nascer, prematuridade, escolaridade materna/paterna, baixa renda familiar, interação cuidador-criança, entre outras, como predeterminantes para o desenvolvimento linguístico da criança. Conclusão: Estão evidentes na literatura os fatores de risco e de proteção conhecidos relacionados ao desenvolvimento da linguagem infantil durante o período da primeira infância. Ressalta-se a necessidade de mais publicações acerca de fatores protetivos.
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    Curso Autoinstrucional para a Enfermagem sobre Situações de Urgência/Emergência na Atenção Primária à Saúde
    (2022-11-17) Silva, Caroline Barbosa da; Souza, Luccas Melo de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de Enfermagem
    Introdução: A Atenção Primária à Saúde é consolidada como a porta de entrada dos serviços de saúde e tem papel imprescindível na resolutividade perante o atendimento. Situações de Emergência e Urgência caracterizam-se por agravos a saúde que implicam em sofrimento intenso com ou sem risco iminente de morte, respectivamente, e exigem atendimento de forma imediata; tais situações podem ocorrer próximo ou dentro dos serviços de atenção primária, e mesmo que eventualmente, evidenciam a necessidade de qualificação profissional das equipes que compõe a Atenção Primária à Saúde para atender e encaminhar adequadamente, como foco na equipe de enfermagem. O aperfeiçoamento das competências exigidas pode ser obtido a partir do estímulo ao uso de ferramentas que podem contribuir nos processos de ensino- aprendizagem, como cursos autoinstrucionais. Objetivo: Desenvolver um curso autoinstrucional e online para equipe de enfermagem sobre o atendimento a situações de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico fundamentado nas diretrizes do Instructional System Design, optando-se pelo modelo ADDIE para o desenvolvimento de um curso educativo, na modalidade de Educação à Distância, para equipe de enfermagem. Dentre as cinco fases preconizadas no modelo, este trabalho ateve-se as três primeiras fases (de março a setembro de 2022) que se referem a concepção do curso e o processo de avaliação do material pelos especialistas. Adotou-se o modelo de Storyboard para a criação do curso, utilizando-se o PowerPoint da Microsoft® em formato de apresentação de slides. Foram incluídos recursos ilustrativos de bancos públicos como YouTube®, Google®, Flaticon ® e Canva®.Os especiliastas foram selecionados via Plataforma Lattes, com coleta de dados on-line. Utilizou-se o Instrumento de Validade de Conteúdo Educativo em Saúde e adotou-se Índice de Validade de Conteúdo >0,8. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.
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    Cuidados de saúde em IST prestados a mulheres privadas de liberdade: uma revisão de escopo
    (2022-08-09) Machado, Amanda Aires Lombardini; Weis, Alisia Helena
    As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são consideradas como um importante problema de saúde pública, visto as consequências na qualidade de vida das pessoas, especialmente de mulheres privadas de liberdade. Inúmeros fatores de risco que as cercam, como condições precárias de saúde no sistema prisional e exposição à violência física e sexual, contribuem para esse contexto. Este trabalho mapeou as produções científicas relacionadas aos cuidados de saúde em IST - HIV, sífilis e hepatites virais - direcionados à população feminina privada de liberdade. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a revisão de escopo (scoping review) que permitiu sintetizar o conhecimento sobre cuidados de saúde em IST para mulheres em situação de cárcere disponibilizadas nas bases de dados escolhidas (BVS, PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science). Dos 310 artigos recuperados, foram selecionados 11 artigos, a partir dos critérios de inclusão. Entre os achados, os cuidados de saúde em IST concentraram-se em intervenções biomédicas, como testagem sorológica para IST, oferta de preservativos e tratamento; e intervenções comportamentais, tais como: educação em saúde, aconselhamento, incentivo ao uso de preservativos, vinculação aos serviços de saúde e redução de danos para pessoas que usam álcool e outras drogas. A partir da discussão verificou-se que embora haja esforços dos profissionais de saúde do sistema prisional, a atuação discreta da enfermagem referente a cuidados em IST no ambiente prisional tem afastado mulheres reclusas ao cuidado integral à saúde. Assim, faz-se necessário que o trabalho da equipe de enfermagem seja capaz de alcançar as metas propostas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, a fim de garantir a assistência integral à saúde da mulher institucionalizada no sistema prisional, principalmente à saúde sexual.
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    Intervenções realizadas por profissionais de enfermagem na assistência de pacientes com transtornos de depressão e/ou de ansiedade: uma revisão de escopo.
    (2022) Kowalczuk, Luiza; Viana, Ana Cristina Wesner; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
    Introdução: Os transtornos de ansiedade e de depressão são os transtornos mentais mais prevalentes no mundo e são responsáveis por gerarem uma alta demanda de saúde nos serviços de atenção primária e hospitalar. Sendo assim, é necessário que sejam incentivadas intervenções por outros profissionais da saúde, que não somente psicólogos e psiquiatras. Nesse sentido, os profissionais de enfermagem são recomendados para o fornecimento de intervenções na saúde mental, devido à sua experiência profissional e o forte vínculo com o paciente. Levando em conta a alta prevalência de indivíduos com esses transtornos mentais no mundo e as potencialidades dos profissionais de enfermagem no contexto da assistência em saúde mental, se vê a importância de explorar na literatura, de forma sistemática e abrangente, quais os tipos de evidências disponíveis e as lacunas existentes sobre este tópico. Objetivo: Mapear as evidências que tratam sobre intervenções realizadas por profissionais de enfermagem na assistência de pacientes com transtornos de depressão e/ou ansiedade. Método: Trata-se de uma revisão de escopo realizada nas bases de dados U.S. National Library of Medicine (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL/EBSCO), Web of Science (Clarivate) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na literatura cinzenta composta por Teses e Dissertações e busca livre por protocolos e diretrizes. A seleção dos estudos, a extração e apresentação dos dados foi realizada por duas revisoras de forma independente, seguindo as recomendações do PRISMA e JBI. Resultados: Esta revisão identificou 17 estudos elegíveis para inclusão que demonstraram que as intervenções realizadas por profissionais de enfermagem na assistência de pacientes com transtorno de ansiedade e/ou depressão contribuem para a melhora nos sintomas depressivos e/ou de ansiedade, do funcionamento social e da qualidade de vida, ainda se mostraram viáveis e aceitáveis para os pacientes, podem reduzir o uso de medicamentos e ainda possuem um custo-benefício. Conclusões: Conclui-se que a assistência de enfermagem para pacientes com transtorno de ansiedade e/ou depressão resulta em melhorias clínicas significativas aos indivíduos e pode contribuir na redução de custos nos serviços de saúde.
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    Construção de vídeo sobre a inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria
    (2022) Leonhardt, Gabriela Beatriz; Souza, Luccas Melo de; Canabarro, Simone Travi
    Introdução: As crianças hospitalizadas são submetidas a diferentes intervenções e por vezes requerem cateteres gástricos ou enterais. Considerando a complexidade técnica do procedimento e os riscos que envolvem o paciente, as ações do enfermeiro precisam estar fundamentadas nas melhores práticas assistenciais disponíveis na literatura, promovendo, assim, um cuidado seguro. Surge, então, a necessidade da educação permanente em saúde, que visa a qualificação dos conhecimentos, evitando, assim, a obsolescência dos saberes e práticas. Como forma de educação permanente, podem ser utilizados recursos educativos digitais, como vídeos, que tornam o processo de ensino-aprendizagem flexível e dinâmico, potencializando o aprendizado e fortalecendo as práticas. Objetivo: Desenvolver um recurso educativo digital, em formato de vídeo, voltado para enfermeiros, sobre o procedimento de inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria. Metodologia: Estudo metodológico que teve o seu desenvolvimento embasado no guia para criação de vídeo elaborado por Fleming, Reynolds e Wallace (2009), que percorre as fases de: a) pré-produção; b) produção; e c) pós-produção do vídeo. Foi selecionado, por meio eletrônico, um Comitê de Especialistas que, na fase de pré-produção, analisou o roteiro do vídeo utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). Após a análise dos especialistas, o roteiro foi reformulado e o vídeo produzido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, sob o número 5.039.912). Resultados: Na fase de pré-produção, foi realizada a construção do roteiro do vídeo, com base nos resultados de busca na literatura, compreendendo 37,5 horas. A validação do conteúdo do roteiro ocorreu por um comitê de 23 Especialistas, que resultou no índice de validação de conteúdo global ≥ 0,838. Foram despendidas mais 12 horas para reformulação do roteiro. A gravação do vídeo foi executada na fase de produção, em laboratório de simulação, e compreendeu dois turnos de 5 horas cada. Após, a edição do vídeo ocorreu no no software Movavi®, contemplando 18,5 horas. Considerações finais: O roteiro do vídeo foi validado pelos especialistas, em todos domínios do IVCES. Espera-se que esses materiais auxiliem tanto na prática profissional quanto na trajetória acadêmica, ao favorecerem o processo de ensino-aprendizagem. Recomenda-se a continuidade do estudo com o processo de validação do vídeo pelo mesmo comitê de especialistas que validou o roteiro. Após, o vídeo será disponibilizado gratuitamente no canal do Youtube® do grupo de pesquisa.
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    Inclusão social e educação em saúde: uma revisão integrativa
    (2021) Araújo, Kellen Cristina; Carvalho, Gisele Pereira de
    Introdução: A inclusão social prevê a adequação de todos os sistemas sociais com a finalidade de torná-los adequados para a diversidade humana. Além disso, as formas de deficiências e de transtornos são extremamente diversificadas e há lacunas estatísticas para mensurar de maneira fidedigna tal população. A prática de educação em saúde, por sua vez, significa contribuir para que as pessoas sejam agentes de mudanças, incluindo sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades. A realidade, contudo, evidencia que profissionais da saúde, majoritariamente, não foram instruídos, em sua formação, acerca de condutas e estratégias satisfatórias para trabalharem educação em saúde com públicos que necessitam de metodologias diferentes das usuais. Objetivo: Identificar as estratégias inclusivas de educação em saúde publicadas na literatura científica nos últimos cinco anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra gratuitamente em inglês, português e/ou espanhol. Resultados: Oito artigos compuseram a seleção final. As estratégias inclusivas de educação em saúde foram bastante diversificadas: alterações em materiais impressos, utilização de linguagem simples, imagens e metodologias lúdicas, além de vídeos instrutivos, atividades em pequenos grupos e adequações nas formas de comunicação, como mudança no tom da voz. Considerações finais: A revisão de literatura evidenciou que há diversas possibilidades de implementar ações de inclusão educacional em saúde, adequando o processo de ensino-aprendizagem conforme as necessidades e particularidades dos sujeitos, em conformidade com cada realidade sociocultural.
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    Repercussões da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental de estudantes universitários: revisão integrativa
    (2022) Ferreira, Camila Borba; Diehl, Luísa Amália
    Introdução: A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, trouxe para nosso cotidiano a situação de pandemia e consequentemente mudanças nas vidas de muitas pessoas. A recomendação ouro para prevenir a disseminação da doença é o isolamento social, este que impacta significativamente na saúde mental dos indivíduos. Em função da pandemia e da orientação para realização do isolamento social, as atividades em universidades foram suspensas, retirando essa vivência dos acadêmicos e colocando-os diante do ensino remoto. O espaço universitário é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes, ainda que seja um espaço estressante e desafiador, podendo contribuir com aspectos para gerar uma saúde mental debilitada. Objetivo: Conhecer e sintetizar a produção científica sobre quais são as repercussões da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental de estudantes universitários do Brasil. Métodos: No presente estudo foi elaborada uma revisão integrativa com busca nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e PubMed. Resultados: Foram selecionados 15 artigos, os quais atenderam aos critérios de inclusão, exclusão e elegibilidade, e, consequentemente, foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Os estudos, em sua maioria, foram publicados no ano de 2021 e são de caráter quantitativo. Doravante da análise de conteúdo temática, emergiram três categorias: sentimentos ou percepções, impacto aos aspectos acadêmicos e estratégias de enfrentamento. A pandemia trouxe a necessidade do isolamento social e a partir da leitura dos estudos pode-se manifestar que existiram repercussões importantes em questões emocionais e acadêmicas que levaram os estudantes a buscar estratégias para o enfrentamento deste período de excepcionalidade. Todavia, há necessidade de mais pesquisas na área de saúde mental com estudantes universitários e que possuam evidências científicas fortes.
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    Avaliação de um curso sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na atenção primária à saúde
    (2022) Assenato, Ana Paula Rossato; Lima, Ana Amélia Antunes; Paz, Adriana Aparecida
    Introdução: As doenças neurodegenerativas provocam incapacidades e geram um grande impacto na vida das pessoas e demandando altos custos para os serviços de saúde. Os enfermeiros são profissionais habilitados para trabalhar questões relacionadas à promoção e prevenção da saúde, principalmente, na atenção primária à saúde. Assim, torna-se relevante que esses profissionais estejam prepados para planejar e implementar a assistência segura e qualificada aos usuários portadores de doenças neurodegenerativas. Objetivo: Construir um curso online sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico, seguindo o modelo ADDIE, composto por cinco fases no design instrucional de recursos educativos, sendo elas: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. As primeiras três fases foram realizadas de janeiro à outubro de 2022. Os conteúdos e a estrutura do curso foram avaliados por um comitê de especialistas formado por 6 enfermeiros, por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, disponibilizado no Google Forms®. Os dados foram analisados por estatística descritiva e considerou-se Indice de Validação de Conteúdo (IVC) >= 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre sob parecer nº 5.354.822. Resultados: Construiu- se um curso de 15 horas com quatro módulos sobre duas doenças neurodegenerativas: Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica e a assistência de enfermagem. Utilizou-se o Canva e as ferramentas disponíveis nesse software para a elaboração dos storyboards, que foram avaliados pelo comitê. Predominou a participação de enfermeiras (83,33%), média de idade 45(±10,26) anos; todos residentes em Porto Alegre, com tempo médio de anos de formação de 21,67(±9,14) anos. A avaliação dos módulos do curso obteve as seguintes concordâncias: módulo I com IVC = 0,86; módulo II, IVC = 0,94; módulo III, IVC = 0,90 e o módulo IV com IVC = 0,92. O IVC global foi 0,91. Conclusão: O curso proposto será ofertado em 2023 e contribuirá para a educação permanente dos enfermeiros da atenção primária em saúde, a fim de qualificar os cuidados aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica.