Enfermagem - TCC
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Item Construção de roteiros de simulação realística para o ensino em enfermagem no cuidado a pessoas com estomias de eliminação(2024-10-24) Silveira, Renata Espindola da; Silva , Ana Paula Scheffer Schell da; Coelho , Débora Fernandes; EnfermagemIntrodução: As estomias são a abertura criada por meio de cirurgia entre órgãos internos e meio externo, e consistem na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório ou urinário. Porém, muitos profissionais que trabalham na área da Enfermagem e da saúde desconhecem os cuidados com as estomias. Logo, é possível reconhecer a importância de implementar, nos cursos de graduação na área da saúde, a simulação realística. Objetivo: Construir roteiros de cenários de simulação realística sobre o cuidado a pessoas com estomias de eliminação para utilização no ensino de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica para a construção de cenários de simulação realística sobre estomias de eliminação. O propósito deste tipo de pesquisa é que outros pesquisadores possam utilizar o cenário criado, que teve como referência o modelo proposto por Neves, Iglesias e Pazin-Filho (2020). Resultados: Foram desenvolvidos três cenários de simulação realística, a saber: cuidados com dermatite irritativa periestomal, orientações ao paciente para o pré-operatório de urostomia, e cuidados de enfermagem com prolapso de colostomia. Conclusão: A criação dos roteiros de simulação realística foi feita com rigor e atenção aos detalhes, garantindo que os cenários propostos sejam abrangentes e representem as diversas situações enfrentadas por pacientes estomizados. Isso demonstra atenção aos princípios pedagógicos das metodologias ativas de aprendizagem, bem como à formação de profissionais de enfermagem capazes de pensar criticamente e atuar de forma segura diante das necessidades das pessoas que vivem com estomias.Item Assistência ao bebê prematuro na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa(2024-10-31) Tasca, Rafaela Bortolini; Carvalho, Gisele Pereira de; EnfermagemIntrodução: O parto prematuro é a principal causa mundial de mortalidade infantil inferior aos cinco anos de idade, e o Brasil é o 10º país em que mais nascem prematuros no mundo. Na atenção primária à saúde (APS), a puericultura é uma prática regular dos profissionais da saúde, e consiste no acompanhamento periódico do bebê após o nascimento. na puericultura de bebês prematuros, diversos aspectos devem ser observados durante a avaliação para que eles possam receber os cuidados necessários e adequados para sua condição. Objetivo: Conhecer produções científicas nacionais e internacionais sobre a assistência de bebês prematuros na atenção primária em saúde (APS). Metodologia: Revisão integrativa visando responder à questão de pesquisa: como é realizada a assistência a bebês prematuros na atenção primária à saúde (APS)? Os dados foram coletados nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), na biblioteca PubMed (National Library of Medicine) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Foram incluídos estudos publicados nos últimos 5 anos, em português e inglês e disponíveis online na íntegra. Foram excluídos artigos em espanhol e artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: Foram identificados inicialmente 748 artigos. Após análise dos critérios de inclusão e exclusão, eliminação de duplicatas e leitura na íntegra, foram selecionados 4 artigos. Um dos elementos de destaque foi o papel protagonista do enfermeiro no cuidado aos prematuros. Dentre as dificuldades apresentadas, destaca-se a falta de preparação dos profissionais da saúde no manejo desses bebês, e a fragilidade no primeiro acesso dessa população aos serviços de saúde da APS, o que dificulta a manutenção do vínculo. Conclusão: A busca na literatura permitiu identificar como se dá a assistência aos bebês prematuros na APS. Os principais elementos destacados como qualificadores dessa assistência são o planejamento de alta, através de um plano de cuidados efetivo, o seguimento domiciliar, o diálogo e integração entre os serviços de saúde, acompanhamento multiprofissional e especializado, a manutenção do vínculo, a preparação adequada dos profissionais da saúde e o suporte familiar. Esses elementos exigem uma abordagem oportuna e eficiente na organização das ações, visando um processo de crescimento e desenvolvimento eficaz.Item Graduação em enfermagem no Brasil: relato de experiência(2024-10-29) Aboagye, Christian Osei; Catalina Aquino Caregnato, Rita; EnfermagemObjetivo: Relatar a experiência de um estudante proveniente do continente africano que se encontra em mobilidade acadêmica cursando Enfermagem no Brasil. Método: Trata-se de um relato de experiência baseado na vivência do autor, estudante de enfermagem de Gana, que se beneficia do Programa Estudantes-Convênio (PEC-G) para estudar em uma universidade federal brasileira localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados: O relato aborda os seguintes tópicos: pré-seleção de mobilidade; chegada no Brasil: inserção e adaptação; experiências durante a graduação: estrutura do curso de enfermagem; diferenças entre a formação em Gana e no Brasil; e vantagens e desafios com expectativas para o futuro. O processo seletivo do PEC-G iniciou em junho de 2017 e a chegada do estudante no Brasil ocorreu em fevereiro de 2018, sendo esse ano dedicado ao curso de língua portuguesa para estrangeiros. As aulas da graduação em enfermagem iniciaram em fevereiro de 2019 e em março de 2020 foi decretada a pandemia de COVID19. Com o último semestre para conclusão do curso em dezembro de 2024 e a formatura em janeiro de 2025, surgem novas expectativas para o futuro profissional. O processo de intercâmbio é longo e apresenta vários desafios a serem enfrentados, tanto no ensino quanto na vida pessoal do estudante. Conclusão: Os estudantes de intercâmbio estudantil se tornam mais sensíveis à situação atual da saúde global e são capazes de atuarem em ambientes muiticulturais. As vantagens superam as dificuldades proporcionando um crescimento pessoal e profissional. A mobilidade acadêmica internacional para estudantes de enfermagem deve ser divulgada e incentivada.Item Cartilha educativa para crianças e adolescentes em tratamento oncológico com radioterapia(2024-10-31) Silva, Bianca dos Santos; Carvalho, Gisele Pereira de; EnfermagemIntrodução: O câncer infantojuvenil é uma variedade de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais em várias partes do corpo, afetando crianças e adolescentes globalmente. O tratamento conta com modalidades terapêuticas já utilizadas no tratamento de adultos, sendo as principais cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A radioterapia é uma modalidade de tratamento muito utilizada para tratar diversos tipos de câncer infantil, na qual se utilizam feixes de radiação (raios-X ou prótons) para reduzir o tamanho dos tumores e destruir as células cancerígenas. Objetivo: O trabalho teve como objetivo desenvolver uma cartilha para o público infantojuvenil que esteja realizando ou que iniciará tratamento radioterápico como tratamento oncológico. Metodologia: O delineamento desta pesquisa foi um estudo metodológico, no qual foi realizado revisão livre da literatura. O método escolhido para validação foi o método ADDIE, que consiste em Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). Resultados: A produção de uma cartilha educativa auxilia pacientes pediátricos a terem autonomia nos seus tratamentos, facilitando o entendimento sobre a radioterapia, o processo e seus efeitos adversos e auxilia a diminuir medos e ansiedades que acompanham um novo processo de tratamento para o câncer infantojuvenil.Item Empreendedorismo, inovação e liderança na formação de enfermeiros: revisão integrativa(2024-10-31) Lourenço, Aline da Silveira; Souza, Emiliane Nogueira de; EnfermagemIntrodução: Os pilares do empreendedorismo, da inovação e da liderança na formação de enfermeiros são fundamentais para capacitar esses profissionais a enfrentarem os desafios do cenário de saúde contemporâneo, promovendo a excelência na prestação de cuidados e impulsionando o tão almejado avanço da profissão. A revisão da literatura visa encontrar evidências para incorporar esses temas na formação de enfermeiros e envolver os professores no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar as evidências disponíveis sobre o ensino de empreendedorismo, inovação e liderança na formação de enfermeiros em nível de graduação e pós-graduação no contexto nacional e internacional. Método: Revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE/PubMed, Scopus e Web of Science, utilizando os descritores: “Students, Nursing”, “Entrepreneurship”, “Diffusion of Innovation”, “Leadership” e “Universities”. Foram incluídas pesquisas originais publicadas na íntegra entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Resultados: Foram incluídos 11 artigos, sendo um sobre inovação, sete sobre liderança e três sobre empreendedorismo. Cinco são estudos do exterior e seis realizados no Brasil. Foram identificadas duas estratégias distintas para abordar os temas, uma focada na percepção de discentes e docentes sobre as temáticas e outra relacionada à implementação e avaliação de métodos de ensino. Dessas estratégias, dez foram aplicadas na graduação e uma na pós-graduação. Considerações finais: Sob as perspectivas de estudantes e professores brasileiros, as temáticas apresentam importantes limitações na sua abordagem durante a formação. Já estratégias de ensino combinam metodologias ativas e ensino transversal durante a formação são as mais utilizadas em outros países.Item Contribuição do cuidado espiritual realizado por enfermeiros: uma revisão de escopo(2024-10-31) Rosa, Vitória Silva da; Viana, Ana Cristina Wesner; Costa, Márcia Rosa da; EnfermagemIntrodução: A temática da espiritualidade tem sido cada vez mais abordada no campo da saúde, reconhecendo sua importância na promoção do bem-estar integral dos indivíduos. Com isso, percebe-se a necessidade de haver profissionais da enfermagem com competências para desenvolver um olhar clínico em relação a aplicabilidade do cuidado espiritual e religioso em todos os âmbitos de saúde. Objetivo: Mapear as contribuições do cuidado espiritual realizado por enfermeiros, em pacientes adultos com ansiedade e depressão, em serviços de saúde, evidenciados na literatura nacional e internacional. Método: Trata-se de uma revisão de escopo, realizada entre março e abril de 2024, na qual foram utilizados descritores do DeCS e MeSH e operadores booleanos AND e OR. A chave de busca utilizada foi (Spirituality OR Spiritual OR Religiosity) AND (Anxyety OR Anxiety Disorder) OR (Depression OR Depressive Disorder)) AND (Nursing OR Nurse) AND Health Service. A busca foi realizada nas bases de dados Medline, Cochrane Library, CINAHL, Web of Science, catálogo de tese e dissertações da CAPES e repositório BVS. A busca foi realizada via periódicos da CAPES. A seleção de estudos ocorreu conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs (JBI), por dois pesquisadores independentes e as divergências contarão com o auxílio de um terceiro avaliador. A qualidade da evidência foi analisada através do instrumento traduzido e validado na língua portuguesa, JBI’s critical appraisal tools. Resultados: Esta revisão identificou 774 publicações científicas elegíveis para inclusão no estudo, cujo os resultados demonstram uma redução significativa nos níveis de ansiedade e depressão após as intervenções espirituais, um aumento do bem-estar espiritual. Isso sugere que a espiritualidade pode ser um fator importante no manejo desses sintomas através de intervenções eficazes, visando promover um sentido de propósito e conexão para os pacientes em diferentes contextos de saúde. Conclusão: Conclui-se que foi possóvel mapear as intervenções de cuidado espiritual realizadas por enfermeiros em pacientes adultos com ansiedade e depressão, mostrando que essas práticas podem ter um impacto positivo na saúde mental dos pacientes. No entanto, a eficácia varia conforme o contexto e o tipo de intervenção adotada, e a falta de uniformidade nas práticas pode influenciar os resultados. Embora as intervenções espirituais seja, promissoras, são necessárias maus pesquisas para comprovar sua eficácia, além de investimento em formação e suporte institucional para que os enfermeiros possam aplicá-las de forma eficaz.Item Modelo para a Gestão da Informação de gestantes em pré-natal na Atenção Primária à Saúde(2024-10-31) Silva, Mayara Casagrande Batista da; Paz, Adriana Aparecida; EnfermagemIntrodução: O acompanhamento das gestantes durante o pré-natal (PN) é essencial para prevenir agravos e evitar a transmissão vertical, sendo crucial para manter a saúde da mãe e do bebê, porém esse monitoramento é um desafio para os profissionais nas unidades de saúde. Objetivo: Desenvolver e avaliar um modelo de painel digital para a gestão da informação de gestantes para o pré-natal na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico assentada no Design Centrado no Usuário (DCU), em quatro etapas. A primeira foi a elaboração de um banco de dados fictícios contendo os dados emitidos pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). A segunda foi a criação de soluções, a partir da avaliação de dados existentes agregando outros dados adicionais. Na terceira etapa foi desenvolvido o modelo de painel com a aplicação do Google Looker Studio® e na última etapa, o usuário final, gestores e enfermeiros responderam uma pesquisa de opinião sobre o painel. Este estudo respeita os direitos autorais, proteção de dados e aspectos éticos. Resultados: Foram disponibilizados três relatórios fictícios, contendo dados do SISAB e onze colunas adicionais para facilitar a centralização dos dados das gestantes em um único local. O painel foi estruturado em três páginas, contendo: dados gerais, tratamento de sífilis, consultas de pré-natal e odontológicas. Ele possui botões de navegação, opções de filtragem e de download. Após a avaliação pelos enfermeiros e gestores, o painel obteve a proporção de adequação para usabilidade e interface superior a 95%. Conclusão: O painel possui potencial para ser uma ferramenta eficaz que pode facilitar e centralizar o acompanhamentos das gestantes em PN e pode contribuir para a tomada de decisões clínicas e estratégias de monitoramento eficaz. Este estudo contribui com os objetivos de desenvolvimento sustentável “Saúde e bem-estar” e a “Redução das desigualdades” estabelecido na Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas.Item Intervenção educativa sobre primeiros socorros para educadores sociais de uma instituição de atendimento na área da assistência social(2022-11-18) Silva, Patricia Almeida Bibiano; Viegas, Karin; Departamento de EnfermagemINTRODUÇÃO: os primeiros socorros são todas as medidas adotadas inicialmente que visam prestar apoio para as vítimas de situações causadoras de sofrimento ou risco de morte. Dados apontam que no Brasil existem 30.257 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. A maioria desse público encontra-se nos abrigos institucionais afastados da família de origem por decisão judicial. No abrigo institucional o educador social possui um papel fundamental, em virtude da sua responsabilidade pela rotina dos acolhidos no interior e exterior da instituição, tornando-se importante o conhecimento do atendimento de primeiros socorros. OBJETIVO: realizar uma intervenção educativa sobre primeiros socorros para educadores sociais de uma instituição de atendimento na área da assistência social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. MÉTODO: estudo de intervenção, transversal e quantitativo. Conforme modelo de Honsberger e George (2002), realizado em três fases: antes da oficina (questionário pré-oficina), realização da oficina (seção introdutória: Pré-teste e seção principal) e avaliação após a oficina (Pós-teste). RESULTADOS: existiu crescimento estatisticamente significativo (p<0,05) no conhecimento dos participantes, depois da intervenção, na maioria dos assuntos tratados. CONCLUSÃO: a intervenção educativa mostrou-se eficaz e constatou a necessidade da ampliação de iniciativas sobre primeiros socorros para os educadores sociais de abrigos institucionais.Item Storytelling como prática integrativa para a redução dos níveis de estresse em pacientes oncológicos(2023-11-07) D’Avila, Vitoria Rabelo; Pinheiro, Luciana Boose; Rabin, Eliane Goldberg; Departamento de EnfermagemIntrodução: O presente trabalho de conclusão de curso intersecciona quatro diferentes assuntos: a humanização do cuidado da enfermagem, o storytelling ou contação de histórias como prática integrativa, a fisiologia e a regulação hormonal do estresse, e o tratamento quimioterápico de pacientes oncológicos. Objetivo: Identificar a relevância das práticas de storytelling, ou contação de histórias, para a redução dos níveis de estresse e melhoria do enfrentamento de pacientes frente à doença e ao tratamento, câncer e quimioterapia, respectivamente. Método: A pesquisa de campo é realizada através de abordagem quantitativa, e se desenvolve a partir do estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão e de três etapas: questionários e prática de contação de histórias. Os dados coletados foram tabulados e analisados em escalas numéricas, realizando-se uma análise descritiva e comparativa para observar as diferenças na distribuição das respostas aos testes aplicados. Hipótese: Capacidade do storytelling, como ferramenta terapêutica, de reduzir o nível de estresse dos pacientes e influenciar positivamente nos fatores de enfrentamento utilizados por esses. Resultados: Os dados numéricos alcançados com a presente pesquisa evidenciam a relevância da prática de contação de histórias na redução dos níveis de estresse e melhora do enfrentamento de pacientes em tratamento quimioterápico. Considerações finais: Almeja-se o fomento de novos e relevantes estudos acerca das práticas integrativas, especialmente do storytelling.Item A Literatura como remédio: a Contação de Histórias como ferramenta de enfrentamento a partir do diagnóstico e tratamento de crianças com câncer(2023-11-07) Cronst, Tamie Sofia Fronza; Pinheiro, Luciana Boose; Carvalho, Gisele Pereira; Departamento de EnfermagemO presente estudo apresenta como tema o uso da contação de histórias como ferramenta ao abordar maneiras de enfrentar o diagnóstico e o tratamento de crianças com câncer internadas no ambiente hospitalar. A humanização no ambiente hospitalar tem se mostrado uma grande aliada ao praticar o cuidado em saúde, pois possibilita a compreensão total do paciente e suas singularidades no processo saúde-doença. A análise de questões relacionadas ao câncer pediátrico, às ações da enfermagem e à colaboração da contação de histórias nesse espaço é inspirada nas ações realizadas pelo Programa de Extensão “Contação de Histórias na Promoção da Saúde”, desenvolvido na UFCSPA. O câncer pediátrico é toda neoplasia maligna que acomete a faixa etária em indivíduos menores de dezenove anos. Sendo assim, trazer elementos humanizados e lúdicos para abordar, a partir da literatura e da Contação de Histórias, o diagnóstico e o tratamento, se caracteriza como uma importante ação da equipe de enfermagem do hospital, que precisa intervir no processo saúde-doença, além de acolher e ambientar o paciente e seus familiares na caminhada de seus cuidados de saúde. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da contação de histórias quando realizada de maneira humanizada, lúdica e utilizando a arte e a literatura como ferramenta e abordando maneiras de enfrentar o diagnóstico e o tratamento de crianças com câncer internadas no ambiente hospitalar. Se caracteriza como um estudo do tipo experimental, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os participantes da pesquisa foram pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, alfabetizados, entre 7 e 12 anos de idade. Como principais resultados, foi possível observar diferenças no desenvolvimento do diário quando foi comparado grupo intervenção e grupo controle, sendo que o primeiro obteve melhores resultados. Além disso, ao analisar a escala aplicada, percebeu-se que a maneira de enfrentamento mais utilizada pelos participantes é a subescala denominada “busca de práticas religiosas/pensamento fantasioso”, em ambos os grupos. A partir do que se era esperado, os resultados comprovaram que a contação de histórias impacta positivamente nas maneiras de enfrentar o diagnóstico e o tratamento de pacientes oncológicos pediátricos.Item A repercussão da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos profissionais de enfermagem na realidade brasileira: uma revisão de escopo(2023-11-06) Nunes, Daiane Goldmeier; Coelho, Débora Fernandes; Departamento de EnfermagemIntrodução: Com o início da Pandemia de Covid-19, a sobrecarga de trabalho e as cargas psicológicas dos profissionais de Enfermagem intensificaram-se, trazendo efeitos físicos e psicológicos para os mesmos. Objetivo: Mapear estudos presentes na literatura científica referentes à repercussão e os impactos da pandemia de covid19 na saúde mental dos profissionais de Enfermagem na realidade Brasileira. Metodologia: Trata-se de uma Revisão de Escopo. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, SciElo, Capes e BVS. Resultados: Foram selecionados 49 estudos para compor a amostra analisada. Todos os estudos incluídos foram produzidos no Brasil. Discussão: A exposição à grandes cargas de estresse físico e mental, juntamente com o contato diário com paciente graves e o grande número de óbitos ocorridos durante a Pandemia de COVID-19 levou os profissionais de Enfermagem ao adoecimento mental, além de causar redução na qualidade dos serviços prestados por estes. Considerações Finais: Apesar do fim do estado de Pandemia, os efeitos negativos desse período ainda ressoam e afetam os trabalhadores de Enfermagem que passaram ou passam por sofrimento mental causado pela atuação no período pandêmico. É de responsabilidade das instituições de saúde e do Estado, que estes profissionais tenham acesso a estratégias de cuidado e manutenção da saúde mental, como a psicoterapia.Item O impacto da pandemia da Covid-19 no diagnóstico de sífilis gestacional e congênita(2023-07-04) Banaletti, Nathalia Bottega; Souza, Aline Corrêa de; Coelho, Débora Fernandes; Departamento de EnfermagemIntrodução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível exclusiva do ser humano, transmitida predominantemente através do contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. Possui diversas manifestações clínicas, podendo causar sífilis congênita em casos de gestantes com diagnóstico positivo não tratadas ou tratadas inadequadamente. Com a pandemia da Covid-19, fez-se necessário atualizar os modelos de atendimento nas consultas de pré-natal, obtendo como foco o menor contato possível com locais que pudessem gerar contaminações pelo vírus. Estudos indicam que durante a pandemia houve uma redução de 14% nas consultas de pré-natal no Brasil. Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 no diagnóstico de sífilis gestacional e congênita e traçar o perfil sociodemográfico dos casos acompanhados em Porto Alegre - RSItem Importância da inclusão de pacientes pediátricos oncológicos em um serviço de cuidados paliativos: uma visão da enfermagem(2023-11-08) Silveira, Thayane de Morais; Carvalho, Gisele Pereira de; Departamento de EnfermagemRESUMO: Cuidados paliativos referem-se ao plano de cuidados frente a irreversibilidade e impossibilidade de cura da doença. Na oncologia pediátrica observa-se que os pacientes têm uma demanda de cuidados específica centralizada na promoção de seu bem-estar físico e emocional e de seus familiares. No contexto assistencial, há necessidade da inclusão dos pacientes ao serviço de cuidados paliativos para promoção de qualidade de vida ao paciente, onde a equipe de enfermagem tem papel fundamental. A elaboração deste estudo foi feita a partir da revisão de literatura para oferecer suporte teórico ao tema. Este estudo objetivou identificar percepções da equipe de enfermagem acerca dos cuidados paliativos prestados a pacientes pediátricos oncológicos, identificar o momento em que são incluídos na terapia paliativa e traçar o perfil epidemiológico desses pacientes. O presente estudo trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa com amostragem não probabilística por conveniência e saturação, realizado por meio da coleta de dados clínicos e epidemiológicos de quatro pacientes oncológicos pediátricos que fazem parte de um serviço de cuidados paliativos de um hospital de referência e de nove profissionais da equipe de enfermagem que atuam no cuidado desses pacientes. Através do estudo foi possível analisar que os profissionais de saúde compreendem a importância da inclusão dos pacientes paliativos no cuidado especializado, que o perfil dos pacientes incluídos pode estar associado à condições clínicas de terminalidade da vida e que o processo de inclusão dos pacientes possui barreiras a serem atenuadas para o pleno funcionamento do serviço nas instituições de saúdeItem Resiliência e enfrentamento às adversidades dos profissionais de oncologia infantojuvenil: estudo qualitativo(2023-11-06) Pereira, Amanda Cruz; Viana, Ana Cristina Wesner; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer é uma doença que ocorre a partir de mutações de uma grande quantidade de genes, causando um desequilíbrio entre a proliferação celular. Na criança, as neoplasias geralmente afetam as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, e representam a primeira causa de óbito por doença nos países desenvolvidos, e, no Brasil, entre crianças e adolescentes, de 1-19 anos de idade. O cuidado a uma criança com câncer consiste em uma atividade complexa, visto que os profissionais de saúde vivenciam sentimentos diversos diante das vivências oriundas do trabalho, influenciados por elementos como a impossibilidade da cura, a frustração da perspectiva de vida que se espera para uma criança e a expectativa da morte. Enfrentar essas adversidades de maneira saudável possibilita bem-estar e qualidade de vida proporcionando um espaço de cuidado eficaz e qualificado. A capacidade de resiliência pode ser aprendida, desenvolvida e moldada individual ou coletivamente. Objetivo: Conhecer os fatores de resiliência e as estratégias de enfrentamento dos profissionais de saúde no contexto da oncologia pediátrica. Método: Trata-se de estudo exploratório descritivo qualitativo com análise de conteúdo, segundo Bardin, dos relatos realizados por profissionais de saúde atuantes em uma Unidade de Oncologia Pediátrica, de um hospital geral, situado em Porto Alegre - RS. A coleta de dados ocorreu no período de maio a setembro de 2023, de forma presencial, através de uma entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro com questões norteadoras. Resultados: Após análise de conteúdo definiu-se três categorias: adversidades na vivência profissional; estratégias de enfrentamento; suporte pessoal e profissional em oncologia. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: afastamento e reavaliação positiva. Os principais suportes mencionados foram o apoio entre os colegas e o apoio da família. Conclusão: A pesquisa possibilitou compreender que os trabalhadores de saúde desempenham papel fundamental no processo de cuidado da criança em tratamento oncológico, com isso, é necessário realizar intervenções psicossociais aumentando o repertório de estratégias de enfrentamento às adversidades e promoção da resiliência, essenciais para que os profissionais lidar com os desafios encontrados na assistência à saúdeItem Experiência dos profissionais de saúde em um curso sobre prevenção da transmissão vertical de sífilis, hepatites virais e HIV(2023-11-08) Carvalho, Bruna Cristina de Vieira Dias; Souza, Aline Corrêa de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de EnfermagemIntrodução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a Sífilis, o HIV e as Hepatites Virais, são agravos de notificação compulsória e potencialmente danosos ao binômio mãe-feto, tornando-se problema de saúde pública. Objetivo: Analisar o desempenho e a experiência dos participantes no curso de educação à distância sobre a Prevenção Vertical de Sífilis, HIV e Hepatites Virais. Método: O Trabalho de Conclusão de Curso foi associado ao Curso de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV disponibilizado na plataforma da UNA-SUS/UFCSPA. Tratou-se de um estudo longitudinal descritivo com abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram os registros do curso de Prevenção da Transmissão Vertical de Sífilis, Hepatites Virais e HIV instituídos na plataforma da UNASUS/UFCSPA. Esse curso teve por características ser autoinstrucional, com respostas automatizadas e possibilidade de reflexão frente às situações complexas que foram apresentadas, possibilitando raciocínio crítico. A população do estudo foram os profissionais da saúde que concluíram o curso no período de abril a dezembro de 2022. Não existiu a necessidade de encaminhamento ao CEP por se tratar do uso de dados secundários provenientes do banco de dados do trabalho supracitado, previamente aprovado pelo CEP. Resultados: Participaram do estudo 2.481 profissionais da saúde, sendo 584 respondentes do teste final. Observou-se que grande parte dos participantes afirmaram que os assuntos abordados no curso eram muito importantes 2.132(85,9%) ou importantes 333 (13,4%). Os conteúdos que os profissionais mais mencionaram dificuldade foram sobre transmissão vertical das IST’s e sistemas de informação e monitoramento. Aproximadamente 99,8% dos participantes mencionaram que indicariam o curso para um colega. Ao analisar o desempenho final dos participantes percebeu-se que quase metade afirmou que as questões eram difíceis, o que pode ser comprovado ao analisar a média das notas obtidas (76,67). Considerações finais: De acordo com os participantes o conhecimento prévio sobre os temas desenvolvidos no curso era insuficiente e escasso. Segundo os profissionais o curso foi essencial para que se apropriassem dos conteúdos abordados e adequassem suas práticas assistenciais, contribuindo com a diminuição da transmissão vertical e de desfechos desfavoráveis às gestantes e seus bebês.Item Maternagem Humanizada: a construção e validação de materiais educativos para gestantes de Porto Alegre, RS(2023-07-04) Gomes, Juliana Silva; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemA falta de atualização e adoção de evidências ultrapassadas ainda são frequentes na atenção materno-infantil no Brasil, levando a uma assistência excessivamente intervencionista durante o trabalho de parto e a um movimento desumanizador das mulheres, tornando-as objetos do sistema e da equipe de saúde. Cartilhas, folders, cartazes, vídeo e até mesmo aplicativos podem ser utilizados como aliados durante o pré-natal, a fim de transmitir evidências científicas ao público leigo. A literatura demonstra que mulheres com maior acesso à informação se sentem mais seguras e preparadas para o parto, além de amamentarem por mais tempo. Pensando nisso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento voltado para a educação perinatal a ser compartilhado com gestantes atendidas nas unidades de saúde do município de Porto Alegre, RS. Trata-se de uma pesquisa metodológica, descritiva e exploratória para elaboração e validação do produto, que foi desenvolvida em quatro etapas: revisão integrativa, construção do instrumento, validação do conteúdo e análise dos dados. Entre outubro e novembro de 2022, foram construídos seis folders (21×30 cm) que incluem assuntos relacionados aos direitos no ciclo gravídico-puerperal, ao parto, à amamentação e à maternagem, havendo esforços para representar grupos diversos (como pessoas negras, PCDs e LGBTQIA+) através de ilustrações e temáticas compatíveis com estes. Em avaliação realizada por oito profissionais da área (sete enfermeiras e uma médica), todos receberam boas pontuações, sendo considerados adequados à população-alvo, de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). No entanto, devido ao baixo número de participantes e à pertinência das sugestões, os materiais passaram por adaptações, devendo, ainda em 2023, serem validados por gestantes de Porto Alegre. Apesar do formato pouco inovador, o produto da pesquisa é de fácil acesso, podendo contribuir com os conhecimentos do público, a fim de tornar a experiência da maternagem mais positiva. Porém, são necessárias mais iniciativas como essa para que as informações sejam distribuídas em larga escala, o que corrobora para que mais cidadãos tenham acesso a estasItem Os desafios no estabelecimento dos cuidados paliativos em oncopediatria: revisão integrativa(2022-11-17) Sousa, Rafaela Vidal Paiva de; Carvalho, Gisele Pereira de; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer se caracteriza pela proliferação de um grande número de células anormais; em crianças, geralmente sua origem é por motivo embrionário, e se destaca como a principal causa de morte por doenças nesta faixa-etária no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como parte do tratamento de doenças ameaçadoras à vida como o câncer o estabelecimento de cuidados paliativos imediato, porém, nem sempre é o que é presenciado na prática clínica da equipe de saúde. Objetivos: Investigar o estado da arte da assistência em cuidados paliativos, entender em que momento os pacientes pediátricos oncológicos são incluídos nos cuidados paliativos, quais os critérios utilizados pela equipe para que isso ocorra e os desafios enfrentados. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas seguintes bases de dados: SciELO, PubMeD e LILACS nos últimos 10 anos. Resultados e discuss o: Dentre os 12 estudos selecionados, 83,3% % (n=10) problematizam o momento da integração aos cuidados paliativos, destes, 100% trazem que os pacientes têm o encaminhamento tardio. Quanto aos critérios para encaminhamento, apenas 25% (n=3) trazem dados de ferramentas padronizadas para maior assertividade de encaminhamento e início precoce do cuidado paliativo. Jáquanto aos desafios enfrentados, 100% (n=12) dos artigos selecionados trazem comosendo uma barreira importante para o encaminhamento precoce e a qualidade do cuidado. Considerações finais: Pôde-se evidenciar que a prática clínica de assistência em oncopediatria não é integrada com os cuidados paliativos pediátricos, e, quando acontece, é de forma tardia, em contrapartida às recomendações da OMS. Ainda não existem critérios definitivos e padronizados a serem utilizados para a integração do paciente pediátrico oncológico em cuidados paliativos. Um dos maiores desafios para a integração precoce é a formação precária dos profissionais de saúde. É necessário melhorias na curricularização e educação permanente, formação de instrumento de triagem específico e mais pesquisas na áreaItem Cuidados de enfermagem na prevenção ao suicídio: revisão integrativa(2022-11-17) Ribeiro, Vanessa Tavares; Viana, Ana Cristina Wesner; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Departamento de EnfermagemIntrodução: O suicídio pode ser definido como ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal (ABP, 2014). Segundo a OMS, cerca de 700.000 pessoas morrem por ano decorrentes do suicídio, o que torna essa temática primordial no contexto do trabalho do enfermeiro, uma vez que, suas atribuições englobam liderança, planejamento e execução de cuidados de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde. Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem prestados na prevenção ao suicídio por meio de publicações científicas nacionais e internacionais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus, CINAHL e BVS e literatura cinzenta realizada no período de maio a julho de 2022. Resultados: A partir da análise dos artigos que construíram essa revisão integrativa, emergiram três categorias temáticas: fatores associados ao risco de suicídio; atuação do enfermeiro frente a prevenção do suicídio; e facilitadores, estratégias e barreiras para lidar com o sujeito em sofrimento mental em diferentes contextos. No que tange os cuidados de enfermagem na prevenção do suicídio destacaram-se a formação de vínculo paciente-profissional, acolhimento, escuta ativa e o estabelecimento de contrato terapêutico. Outras estratégias que emergiram foram as medidas de vigilância, rede de apoio, vínculo familiar, organização da rotina da equipe que presta assistência ao paciente e a necessidade de educação permanente em saúde. Considerações Finais: Diante do exposto, sabe-se que a problemática do suicídio é multifatorial e complexa, o que exige do profissional enfermeiro um olhar precoce e atento para os sinais e sintomas em saúde mental, bem como para o planejamento de ações preventivas para diminuição do risco de suicídio. Ademais, essa revisão contribui e possibilita maior notoriedade aos cuidados de enfermagem em saúde prestados aos sujeitos em sofrimento mental.Item Cuidados Geriátricos: Capacitação para Profissionais de Saúde(2021-11-22) Santos, Caroline Braga dos; Viegas, Karin; Departamento de EnfermagemIntrodução: Com o aumento do número de idosos, há um aumento na demanda por cuidados, muitas vezes, especializados. Tais questões são desafios aos profissionais de enfermagem no cuidado e assistência a esse público, visto que em sua formação, os estudos da geriatria e da gerontologia nem sempre são privilegiados. Objetivos: Desenvolver objetos de aprendizagem sobre cuidados geriátricos. Avaliar os conhecimentos dos profissionais de saúde acerca das competências necessárias ao cuidado do paciente idoso. Método: Estudo de produção tecnológica de recursos educacionais. O público-alvo foram nove profissionais de enfermagem do Hospital Santa Clara, do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada de forma online, através do questionário “Geriatric competencies for RN in hospitals", sendo ele autoaplicável. Os objetos de aprendizagem (OAs) foram armazenados na plataforma Educa da instituição e é acessado mediante login e senha funcional. O planejamento dos OAs partiu da identificação e avaliação das competências para prestação do cuidado em saúde a pessoa idosa, através do questionário autoaplicável que foi preenchido pelo público-alvo. Os OAs foram construídos seguindo o Design instrucional contextualizado. Resultados: Foi construído um módulo com três objetos de aprendizagem sobre mudanças fisiológicas no envelhecimento, a melhorar as competências dos profissionais de enfermagem para a qualificação dos cuidados à população idosa internada. Conclusão: Dos critérios avaliados no questionário o que mais necessitou reforços na aprendizagem foi as mudanças fisiológicas com a idade. Como limitação do estudo, houve baixo retorno dos participantes.Item Desafios de enfermeiros da APS no acompanhamento de mulheres com câncer(2023-11-07) Leite, Ariane Barbosa; Rabin, Eliane Goldberg; Souza, Aline Correa de; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer se tornou um problema de saúde pública devido ao aumento do número de casos em todo o mundo, nas últimas décadas. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil há expectativa de cerca de 66.540 mil novos casos de Câncer de Mama em mulheres e 17.100 novos casos de Câncer de colo uterino, no ano de 2023. Com o aumento de incidência das neoplasias ocorre uma maior demanda de atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o presente estudo pretende investigar o conhecimento dos enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sobre a temática oncológica com enfoque em câncer de mama e ginecológico, identificando as principais lacunas relatadas. Objetivo: Investigar o conhecimento do profissional enfermeiro sobre as principais lacunas relacionadas à assistência integral das mulheres com câncer de mama ou ginecológico. Método: Estudo do tipo descritivo, de delineamento transversal, com abordagem quantitativa. Realizado por meio do encaminhamento de um questionário semi estruturado composto por perguntas de caráter aberto e fechado para enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde, no formato online. Resultados: A presente pesquisa possibilitou identificar lacunas de conhecimento e também de gestão e organização do atendimento profissional, na APS, às pacientes com câncer de mama ou ginecológico.