Enfermagem - TCC
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Item A Literatura como remédio: a Contação de Histórias como ferramenta de enfrentamento a partir do diagnóstico e tratamento de crianças com câncer(2023-11-07) Cronst, Tamie Sofia Fronza; Pinheiro, Luciana Boose; Carvalho, Gisele Pereira; Departamento de EnfermagemO presente estudo apresenta como tema o uso da contação de histórias como ferramenta ao abordar maneiras de enfrentar o diagnóstico e o tratamento de crianças com câncer internadas no ambiente hospitalar. A humanização no ambiente hospitalar tem se mostrado uma grande aliada ao praticar o cuidado em saúde, pois possibilita a compreensão total do paciente e suas singularidades no processo saúde-doença. A análise de questões relacionadas ao câncer pediátrico, às ações da enfermagem e à colaboração da contação de histórias nesse espaço é inspirada nas ações realizadas pelo Programa de Extensão “Contação de Histórias na Promoção da Saúde”, desenvolvido na UFCSPA. O câncer pediátrico é toda neoplasia maligna que acomete a faixa etária em indivíduos menores de dezenove anos. Sendo assim, trazer elementos humanizados e lúdicos para abordar, a partir da literatura e da Contação de Histórias, o diagnóstico e o tratamento, se caracteriza como uma importante ação da equipe de enfermagem do hospital, que precisa intervir no processo saúde-doença, além de acolher e ambientar o paciente e seus familiares na caminhada de seus cuidados de saúde. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da contação de histórias quando realizada de maneira humanizada, lúdica e utilizando a arte e a literatura como ferramenta e abordando maneiras de enfrentar o diagnóstico e o tratamento de crianças com câncer internadas no ambiente hospitalar. Se caracteriza como um estudo do tipo experimental, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os participantes da pesquisa foram pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, alfabetizados, entre 7 e 12 anos de idade. Como principais resultados, foi possível observar diferenças no desenvolvimento do diário quando foi comparado grupo intervenção e grupo controle, sendo que o primeiro obteve melhores resultados. Além disso, ao analisar a escala aplicada, percebeu-se que a maneira de enfrentamento mais utilizada pelos participantes é a subescala denominada “busca de práticas religiosas/pensamento fantasioso”, em ambos os grupos. A partir do que se era esperado, os resultados comprovaram que a contação de histórias impacta positivamente nas maneiras de enfrentar o diagnóstico e o tratamento de pacientes oncológicos pediátricos.Item A repercussão da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos profissionais de enfermagem na realidade brasileira: uma revisão de escopo(2023-11-06) Nunes, Daiane Goldmeier; Coelho, Débora Fernandes; Departamento de EnfermagemIntrodução: Com o início da Pandemia de Covid-19, a sobrecarga de trabalho e as cargas psicológicas dos profissionais de Enfermagem intensificaram-se, trazendo efeitos físicos e psicológicos para os mesmos. Objetivo: Mapear estudos presentes na literatura científica referentes à repercussão e os impactos da pandemia de covid19 na saúde mental dos profissionais de Enfermagem na realidade Brasileira. Metodologia: Trata-se de uma Revisão de Escopo. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, SciElo, Capes e BVS. Resultados: Foram selecionados 49 estudos para compor a amostra analisada. Todos os estudos incluídos foram produzidos no Brasil. Discussão: A exposição à grandes cargas de estresse físico e mental, juntamente com o contato diário com paciente graves e o grande número de óbitos ocorridos durante a Pandemia de COVID-19 levou os profissionais de Enfermagem ao adoecimento mental, além de causar redução na qualidade dos serviços prestados por estes. Considerações Finais: Apesar do fim do estado de Pandemia, os efeitos negativos desse período ainda ressoam e afetam os trabalhadores de Enfermagem que passaram ou passam por sofrimento mental causado pela atuação no período pandêmico. É de responsabilidade das instituições de saúde e do Estado, que estes profissionais tenham acesso a estratégias de cuidado e manutenção da saúde mental, como a psicoterapia.Item Adesão dos profissionais de enfermagem às metas de segurança do paciente em unidades de internação adulto(2022-11-22) Severo, Lisiane Teobaldi; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Souza, Luccas Melo de; Departamento de EnfermagemIntrodução: A Segurança do Paciente é um tema discutido desde a antiguidade e que, ainda hoje, segue extremamente relevante e atual. Objetivo: Analisar os dados coletados pelo Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos sobre a adesão dos profissionais de enfermagem às metas de segurança do paciente em unidades de internação hospitalar adulto. Método: Estudo exploratório descritivo, retrospectivo quantitativo. Coleta dos dados realizada nos registros de vigilância de processos da adesão às metas de segurança do paciente realizadas pelo Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos, de janeiro de 2020 a julho de 2021. Campo de ação foram quatro unidades de internação de um hospital geral de Porto Alegre. Amostra 694 registros. Análise estatística descritiva, com frequências absoluta e relativa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição hospitalar. Resultados: Em relação a adesão às metas de seguranças evidenciou-se: 97,7% tinham pulseira de identificação; 90,7% com integridade e legibilidade da pulseira e 57,5% fez conferência da pulseira antes dos procedimentos; 83,1% tinham pulseira de alergias; 22,9% dos pacientes/familiares afirmaram conhecer o nome dos medicamentos em uso, 66,4% que os profissionais informam o nome dos medicamentos antes da administração e 38,2% que os profissionais conferiram a pulseira antes da administração dos medicamentos; 68,3% dos leitos tinham álcool gel, 83,0% tinham cartaz de orientação e a adesão à higiene de mãos foi de 64,7%; 88,5% tiveram avaliação dos risco de queda; Dos pacientes com risco elevado, 44,4% estavam com pulseira amarela; 84,2% possuíam acompanhante; 10,5% receberam folder de orientação; 49,5% receberam orientações sobre prevenção de quedas e 64,5% estavam com as grades do leito elevadas. 87,6% foram avaliados sobre risco de LPP; Nos pacientes com risco moderado, elevado ou muito elevado, 34,2% estavam com os calcâneos livres de pressão; 47,5% afirmaram receber hidratação na pele e 24,8% tiveram a troca de decúbito realizada a cada 2h. Conclusão: A partir da vigilância de processos, identificou-se que as condutas dos profissionais de saúde a beira leito ainda são frágeis, exigindo ações educativas das lideranças a fim de educar e engajar equipes e pacientes no processo de cuidado.Item Assistência ao bebê prematuro na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa(2024-10-31) Tasca, Rafaela Bortolini; Carvalho, Gisele Pereira de; EnfermagemIntrodução: O parto prematuro é a principal causa mundial de mortalidade infantil inferior aos cinco anos de idade, e o Brasil é o 10º país em que mais nascem prematuros no mundo. Na atenção primária à saúde (APS), a puericultura é uma prática regular dos profissionais da saúde, e consiste no acompanhamento periódico do bebê após o nascimento. na puericultura de bebês prematuros, diversos aspectos devem ser observados durante a avaliação para que eles possam receber os cuidados necessários e adequados para sua condição. Objetivo: Conhecer produções científicas nacionais e internacionais sobre a assistência de bebês prematuros na atenção primária em saúde (APS). Metodologia: Revisão integrativa visando responder à questão de pesquisa: como é realizada a assistência a bebês prematuros na atenção primária à saúde (APS)? Os dados foram coletados nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), na biblioteca PubMed (National Library of Medicine) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Foram incluídos estudos publicados nos últimos 5 anos, em português e inglês e disponíveis online na íntegra. Foram excluídos artigos em espanhol e artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: Foram identificados inicialmente 748 artigos. Após análise dos critérios de inclusão e exclusão, eliminação de duplicatas e leitura na íntegra, foram selecionados 4 artigos. Um dos elementos de destaque foi o papel protagonista do enfermeiro no cuidado aos prematuros. Dentre as dificuldades apresentadas, destaca-se a falta de preparação dos profissionais da saúde no manejo desses bebês, e a fragilidade no primeiro acesso dessa população aos serviços de saúde da APS, o que dificulta a manutenção do vínculo. Conclusão: A busca na literatura permitiu identificar como se dá a assistência aos bebês prematuros na APS. Os principais elementos destacados como qualificadores dessa assistência são o planejamento de alta, através de um plano de cuidados efetivo, o seguimento domiciliar, o diálogo e integração entre os serviços de saúde, acompanhamento multiprofissional e especializado, a manutenção do vínculo, a preparação adequada dos profissionais da saúde e o suporte familiar. Esses elementos exigem uma abordagem oportuna e eficiente na organização das ações, visando um processo de crescimento e desenvolvimento eficaz.Item Atendimento ao parto e nascimento em Porto Alegre durante a pandemia da COVID-19 na percepção das mulheres(2022-08-08) Lacorte, Victoria Costa; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemA pandemia da COVID-19 acarretou mudanças nos cuidados ao ciclo gravídico-puerperal. Este trabalho teve como objetivo conhecer as experiências vivenciadas pelas mulheres durante o atendimento ao parto e nascimento no município de Porto Alegre em tempos de pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, sendo o contexto de estudo Porto Alegre e os sujeitos participantes mulheres que pariram de março de 2020 a agosto de 2021 no sistema público de saúde obstétrica do município. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada individual, online, gravada e posteriormente transcrita na íntegra. A análise de dados teve fundamento na análise temática de Bardin e se deu através da categorização dos assuntos que mais apareceram nos relatos: pandemia, acompanhante, condutas e sentimentos. Dentre eles, o que mais se destacou foi a questão do acompanhante, que mesmo garantido por lei, não foi permitido em alguns casos. As entrevistadas que não puderam ser acompanhadas relataram sentimentos como tristeza e solidão, além de condutas profissionais não baseadas em evidências. Foram respeitados todos os princípios éticos conforme Resolução no466/12. Espera-se uma melhor compreensão do cenário obstétrico portoalegrense, buscando colaborar com a construção de um cuidado humanizado durante o parto e nascimento, garantindo que as mulheres sejam respeitadas como protagonistas desse processo.Item Avaliação de recursos educativos digitais para o ensino do cuidado com cateteres venosos centrais(2022) Mallon, Milena; Lima, Ana Amélia Antunes; Souza, Luccas Melo deIntrodução: Os Recursos Educativos Digitais (REDs) criados com o uso de softwares disponíveis na web, são ferramentas pedagógicas capazes de dinamizar, estimular e apoiar o ensino, não somente de Enfermagem, em contextos que transcendem o universo da sala de aula. Objetivo: Avaliar o conteúdo e as características audiovisuais dos vídeos produzidos no projeto de iniciação à docência “Elaboração de Recursos Didáticos Digitais para o Ensino de Enfermagem no Manejo de Cateteres Venosos Centrais”. Método: Estudo metodológico com abordagem quantitativa que avaliou nove REDs sobre a temática Cateter Venoso Central. Este estudo foi realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre utilizando a plataforma do Google Drive® (G Suite do Google for Education) para todas as etapas do seu desenvolvimento. Os REDs foram avaliados por um Comitê de Especialistas composto por enfermeiros assistenciais e enfermeiros docentes, para avaliação do conteúdo e da aparência. Os instrumentos utilizados para a avaliação são o: Índice de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e o questionário adaptado de Cucik. A coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2021 e maio de 2022, utilizando um formulário eletrônico no Google Forms®. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva para as variáveis sociodemográficas, laborais e de formação; e, o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) para análise dos domínios avaliados nos instrumentos. Resultados e discussão: Nove especialistas participaram deste estudo. Quanto à caracterização sociodemográfica, acadêmica e laboral 6 (66,7%) são do sexo feminino. A média de idade foi igual a 35,7 ± 2,1 anos, tendo 26 anos o especialista mais jovem e 61, o mais velho; a maioria dos participantes 4 (44%), trabalha no Rio Grande do Sul. Quanto à experiência de trabalho como enfermeiro, 6 (66,7%) dos especialistas têm menos de cinco anos. Para a caracterização acadêmica, a conclusão da graduação está entre 3 e 35 anos, 4 (44,4%) concluíram o curso há mais de 6 anos; 5 (55,6%) graduaram-se em instituições públicas; quanto à pós-graduação, 8 (89,9%) são especialistas, 4 (44,4%) são mestres e 2 (22,2%) doutores. Na avaliação do conteúdo realizada com o IVCES, os vídeos 1 a 4 alcançaram um IVC global igual ou maior a 0,9; os vídeos 5 e 6 maior que 0,8; os vídeos 8 e 9 maior que 0,78; apenas o vídeo 7 atingiu o IVC global = 0,77. Dentre os domínios objetivo, estrutura/apresentação e relevância, os vídeos 7 a 9 não atingiram o nível de concordância mínimo. Na avaliação dos aspectos audiovisuais, houve concordância dos especialistas em todos os critérios elencados e o IVC global dos REDs, correspondeu a 0,9, ou acima, exceto o vídeo 8 obteve a pontuação mínima em relação à funcionalidade. Considerações finais: Dos 9 recursos educativos produzidos, considera-se 8 deles como validados por terem atingido o IVC global acima de 0,78. A trajetória desse estudo alcançou seus objetivos, pois foi possível revisar o conteúdo e a aparência de todos os vídeos, ampliar a compreensão sobre a criação de vídeos na área da saúde e atualizar as referências em relação aos assuntos abordados nos REDs. Novos estudos em relação aos cuidados com cateter venoso central e a produção de vídeos educativos, poderão agregar aos resultados obtidos nessa pesquisa. Esse estudo foi de grande relevância para o aperfeiçoamento dos recursos digitais, e, a autora terá até o final do ano de 2022 para atualizar e realocar os vídeos no canal do TeGEST do Youtube®.Item Avaliação de um curso sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na atenção primária à saúde(2022) Assenato, Ana Paula Rossato; Lima, Ana Amélia Antunes; Paz, Adriana AparecidaIntrodução: As doenças neurodegenerativas provocam incapacidades e geram um grande impacto na vida das pessoas e demandando altos custos para os serviços de saúde. Os enfermeiros são profissionais habilitados para trabalhar questões relacionadas à promoção e prevenção da saúde, principalmente, na atenção primária à saúde. Assim, torna-se relevante que esses profissionais estejam prepados para planejar e implementar a assistência segura e qualificada aos usuários portadores de doenças neurodegenerativas. Objetivo: Construir um curso online sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico, seguindo o modelo ADDIE, composto por cinco fases no design instrucional de recursos educativos, sendo elas: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. As primeiras três fases foram realizadas de janeiro à outubro de 2022. Os conteúdos e a estrutura do curso foram avaliados por um comitê de especialistas formado por 6 enfermeiros, por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, disponibilizado no Google Forms®. Os dados foram analisados por estatística descritiva e considerou-se Indice de Validação de Conteúdo (IVC) >= 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre sob parecer nº 5.354.822. Resultados: Construiu- se um curso de 15 horas com quatro módulos sobre duas doenças neurodegenerativas: Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica e a assistência de enfermagem. Utilizou-se o Canva e as ferramentas disponíveis nesse software para a elaboração dos storyboards, que foram avaliados pelo comitê. Predominou a participação de enfermeiras (83,33%), média de idade 45(±10,26) anos; todos residentes em Porto Alegre, com tempo médio de anos de formação de 21,67(±9,14) anos. A avaliação dos módulos do curso obteve as seguintes concordâncias: módulo I com IVC = 0,86; módulo II, IVC = 0,94; módulo III, IVC = 0,90 e o módulo IV com IVC = 0,92. O IVC global foi 0,91. Conclusão: O curso proposto será ofertado em 2023 e contribuirá para a educação permanente dos enfermeiros da atenção primária em saúde, a fim de qualificar os cuidados aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica.Item Cartilha educativa para crianças e adolescentes em tratamento oncológico com radioterapia(2024-10-31) Silva, Bianca dos Santos; Carvalho, Gisele Pereira de; EnfermagemIntrodução: O câncer infantojuvenil é uma variedade de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais em várias partes do corpo, afetando crianças e adolescentes globalmente. O tratamento conta com modalidades terapêuticas já utilizadas no tratamento de adultos, sendo as principais cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A radioterapia é uma modalidade de tratamento muito utilizada para tratar diversos tipos de câncer infantil, na qual se utilizam feixes de radiação (raios-X ou prótons) para reduzir o tamanho dos tumores e destruir as células cancerígenas. Objetivo: O trabalho teve como objetivo desenvolver uma cartilha para o público infantojuvenil que esteja realizando ou que iniciará tratamento radioterápico como tratamento oncológico. Metodologia: O delineamento desta pesquisa foi um estudo metodológico, no qual foi realizado revisão livre da literatura. O método escolhido para validação foi o método ADDIE, que consiste em Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). Resultados: A produção de uma cartilha educativa auxilia pacientes pediátricos a terem autonomia nos seus tratamentos, facilitando o entendimento sobre a radioterapia, o processo e seus efeitos adversos e auxilia a diminuir medos e ansiedades que acompanham um novo processo de tratamento para o câncer infantojuvenil.Item Construção de roteiros de simulação realística para o ensino em enfermagem no cuidado a pessoas com estomias de eliminação(2024-10-24) Silveira, Renata Espindola da; Silva , Ana Paula Scheffer Schell da; Coelho , Débora Fernandes; EnfermagemIntrodução: As estomias são a abertura criada por meio de cirurgia entre órgãos internos e meio externo, e consistem na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório ou urinário. Porém, muitos profissionais que trabalham na área da Enfermagem e da saúde desconhecem os cuidados com as estomias. Logo, é possível reconhecer a importância de implementar, nos cursos de graduação na área da saúde, a simulação realística. Objetivo: Construir roteiros de cenários de simulação realística sobre o cuidado a pessoas com estomias de eliminação para utilização no ensino de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica para a construção de cenários de simulação realística sobre estomias de eliminação. O propósito deste tipo de pesquisa é que outros pesquisadores possam utilizar o cenário criado, que teve como referência o modelo proposto por Neves, Iglesias e Pazin-Filho (2020). Resultados: Foram desenvolvidos três cenários de simulação realística, a saber: cuidados com dermatite irritativa periestomal, orientações ao paciente para o pré-operatório de urostomia, e cuidados de enfermagem com prolapso de colostomia. Conclusão: A criação dos roteiros de simulação realística foi feita com rigor e atenção aos detalhes, garantindo que os cenários propostos sejam abrangentes e representem as diversas situações enfrentadas por pacientes estomizados. Isso demonstra atenção aos princípios pedagógicos das metodologias ativas de aprendizagem, bem como à formação de profissionais de enfermagem capazes de pensar criticamente e atuar de forma segura diante das necessidades das pessoas que vivem com estomias.Item Construção de vídeo sobre a inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria(2022) Leonhardt, Gabriela Beatriz; Souza, Luccas Melo de; Canabarro, Simone TraviIntrodução: As crianças hospitalizadas são submetidas a diferentes intervenções e por vezes requerem cateteres gástricos ou enterais. Considerando a complexidade técnica do procedimento e os riscos que envolvem o paciente, as ações do enfermeiro precisam estar fundamentadas nas melhores práticas assistenciais disponíveis na literatura, promovendo, assim, um cuidado seguro. Surge, então, a necessidade da educação permanente em saúde, que visa a qualificação dos conhecimentos, evitando, assim, a obsolescência dos saberes e práticas. Como forma de educação permanente, podem ser utilizados recursos educativos digitais, como vídeos, que tornam o processo de ensino-aprendizagem flexível e dinâmico, potencializando o aprendizado e fortalecendo as práticas. Objetivo: Desenvolver um recurso educativo digital, em formato de vídeo, voltado para enfermeiros, sobre o procedimento de inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria. Metodologia: Estudo metodológico que teve o seu desenvolvimento embasado no guia para criação de vídeo elaborado por Fleming, Reynolds e Wallace (2009), que percorre as fases de: a) pré-produção; b) produção; e c) pós-produção do vídeo. Foi selecionado, por meio eletrônico, um Comitê de Especialistas que, na fase de pré-produção, analisou o roteiro do vídeo utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). Após a análise dos especialistas, o roteiro foi reformulado e o vídeo produzido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, sob o número 5.039.912). Resultados: Na fase de pré-produção, foi realizada a construção do roteiro do vídeo, com base nos resultados de busca na literatura, compreendendo 37,5 horas. A validação do conteúdo do roteiro ocorreu por um comitê de 23 Especialistas, que resultou no índice de validação de conteúdo global ≥ 0,838. Foram despendidas mais 12 horas para reformulação do roteiro. A gravação do vídeo foi executada na fase de produção, em laboratório de simulação, e compreendeu dois turnos de 5 horas cada. Após, a edição do vídeo ocorreu no no software Movavi®, contemplando 18,5 horas. Considerações finais: O roteiro do vídeo foi validado pelos especialistas, em todos domínios do IVCES. Espera-se que esses materiais auxiliem tanto na prática profissional quanto na trajetória acadêmica, ao favorecerem o processo de ensino-aprendizagem. Recomenda-se a continuidade do estudo com o processo de validação do vídeo pelo mesmo comitê de especialistas que validou o roteiro. Após, o vídeo será disponibilizado gratuitamente no canal do Youtube® do grupo de pesquisa.Item Contribuição do cuidado espiritual realizado por enfermeiros: uma revisão de escopo(2024-10-31) Rosa, Vitória Silva da; Viana, Ana Cristina Wesner; Costa, Márcia Rosa da; EnfermagemIntrodução: A temática da espiritualidade tem sido cada vez mais abordada no campo da saúde, reconhecendo sua importância na promoção do bem-estar integral dos indivíduos. Com isso, percebe-se a necessidade de haver profissionais da enfermagem com competências para desenvolver um olhar clínico em relação a aplicabilidade do cuidado espiritual e religioso em todos os âmbitos de saúde. Objetivo: Mapear as contribuições do cuidado espiritual realizado por enfermeiros, em pacientes adultos com ansiedade e depressão, em serviços de saúde, evidenciados na literatura nacional e internacional. Método: Trata-se de uma revisão de escopo, realizada entre março e abril de 2024, na qual foram utilizados descritores do DeCS e MeSH e operadores booleanos AND e OR. A chave de busca utilizada foi (Spirituality OR Spiritual OR Religiosity) AND (Anxyety OR Anxiety Disorder) OR (Depression OR Depressive Disorder)) AND (Nursing OR Nurse) AND Health Service. A busca foi realizada nas bases de dados Medline, Cochrane Library, CINAHL, Web of Science, catálogo de tese e dissertações da CAPES e repositório BVS. A busca foi realizada via periódicos da CAPES. A seleção de estudos ocorreu conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs (JBI), por dois pesquisadores independentes e as divergências contarão com o auxílio de um terceiro avaliador. A qualidade da evidência foi analisada através do instrumento traduzido e validado na língua portuguesa, JBI’s critical appraisal tools. Resultados: Esta revisão identificou 774 publicações científicas elegíveis para inclusão no estudo, cujo os resultados demonstram uma redução significativa nos níveis de ansiedade e depressão após as intervenções espirituais, um aumento do bem-estar espiritual. Isso sugere que a espiritualidade pode ser um fator importante no manejo desses sintomas através de intervenções eficazes, visando promover um sentido de propósito e conexão para os pacientes em diferentes contextos de saúde. Conclusão: Conclui-se que foi possóvel mapear as intervenções de cuidado espiritual realizadas por enfermeiros em pacientes adultos com ansiedade e depressão, mostrando que essas práticas podem ter um impacto positivo na saúde mental dos pacientes. No entanto, a eficácia varia conforme o contexto e o tipo de intervenção adotada, e a falta de uniformidade nas práticas pode influenciar os resultados. Embora as intervenções espirituais seja, promissoras, são necessárias maus pesquisas para comprovar sua eficácia, além de investimento em formação e suporte institucional para que os enfermeiros possam aplicá-las de forma eficaz.Item Cuidados de enfermagem na prevenção ao suicídio: revisão integrativa(2022-11-17) Ribeiro, Vanessa Tavares; Viana, Ana Cristina Wesner; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Departamento de EnfermagemIntrodução: O suicídio pode ser definido como ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal (ABP, 2014). Segundo a OMS, cerca de 700.000 pessoas morrem por ano decorrentes do suicídio, o que torna essa temática primordial no contexto do trabalho do enfermeiro, uma vez que, suas atribuições englobam liderança, planejamento e execução de cuidados de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde. Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem prestados na prevenção ao suicídio por meio de publicações científicas nacionais e internacionais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus, CINAHL e BVS e literatura cinzenta realizada no período de maio a julho de 2022. Resultados: A partir da análise dos artigos que construíram essa revisão integrativa, emergiram três categorias temáticas: fatores associados ao risco de suicídio; atuação do enfermeiro frente a prevenção do suicídio; e facilitadores, estratégias e barreiras para lidar com o sujeito em sofrimento mental em diferentes contextos. No que tange os cuidados de enfermagem na prevenção do suicídio destacaram-se a formação de vínculo paciente-profissional, acolhimento, escuta ativa e o estabelecimento de contrato terapêutico. Outras estratégias que emergiram foram as medidas de vigilância, rede de apoio, vínculo familiar, organização da rotina da equipe que presta assistência ao paciente e a necessidade de educação permanente em saúde. Considerações Finais: Diante do exposto, sabe-se que a problemática do suicídio é multifatorial e complexa, o que exige do profissional enfermeiro um olhar precoce e atento para os sinais e sintomas em saúde mental, bem como para o planejamento de ações preventivas para diminuição do risco de suicídio. Ademais, essa revisão contribui e possibilita maior notoriedade aos cuidados de enfermagem em saúde prestados aos sujeitos em sofrimento mental.Item Cuidados de saúde em IST prestados a mulheres privadas de liberdade: uma revisão de escopo(2022-08-09) Machado, Amanda Aires Lombardini; Weis, Alisia HelenaAs infecções sexualmente transmissíveis (IST) são consideradas como um importante problema de saúde pública, visto as consequências na qualidade de vida das pessoas, especialmente de mulheres privadas de liberdade. Inúmeros fatores de risco que as cercam, como condições precárias de saúde no sistema prisional e exposição à violência física e sexual, contribuem para esse contexto. Este trabalho mapeou as produções científicas relacionadas aos cuidados de saúde em IST - HIV, sífilis e hepatites virais - direcionados à população feminina privada de liberdade. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a revisão de escopo (scoping review) que permitiu sintetizar o conhecimento sobre cuidados de saúde em IST para mulheres em situação de cárcere disponibilizadas nas bases de dados escolhidas (BVS, PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science). Dos 310 artigos recuperados, foram selecionados 11 artigos, a partir dos critérios de inclusão. Entre os achados, os cuidados de saúde em IST concentraram-se em intervenções biomédicas, como testagem sorológica para IST, oferta de preservativos e tratamento; e intervenções comportamentais, tais como: educação em saúde, aconselhamento, incentivo ao uso de preservativos, vinculação aos serviços de saúde e redução de danos para pessoas que usam álcool e outras drogas. A partir da discussão verificou-se que embora haja esforços dos profissionais de saúde do sistema prisional, a atuação discreta da enfermagem referente a cuidados em IST no ambiente prisional tem afastado mulheres reclusas ao cuidado integral à saúde. Assim, faz-se necessário que o trabalho da equipe de enfermagem seja capaz de alcançar as metas propostas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, a fim de garantir a assistência integral à saúde da mulher institucionalizada no sistema prisional, principalmente à saúde sexual.Item Cuidados Geriátricos: Capacitação para Profissionais de Saúde(2021-11-22) Santos, Caroline Braga dos; Viegas, Karin; Departamento de EnfermagemIntrodução: Com o aumento do número de idosos, há um aumento na demanda por cuidados, muitas vezes, especializados. Tais questões são desafios aos profissionais de enfermagem no cuidado e assistência a esse público, visto que em sua formação, os estudos da geriatria e da gerontologia nem sempre são privilegiados. Objetivos: Desenvolver objetos de aprendizagem sobre cuidados geriátricos. Avaliar os conhecimentos dos profissionais de saúde acerca das competências necessárias ao cuidado do paciente idoso. Método: Estudo de produção tecnológica de recursos educacionais. O público-alvo foram nove profissionais de enfermagem do Hospital Santa Clara, do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada de forma online, através do questionário “Geriatric competencies for RN in hospitals", sendo ele autoaplicável. Os objetos de aprendizagem (OAs) foram armazenados na plataforma Educa da instituição e é acessado mediante login e senha funcional. O planejamento dos OAs partiu da identificação e avaliação das competências para prestação do cuidado em saúde a pessoa idosa, através do questionário autoaplicável que foi preenchido pelo público-alvo. Os OAs foram construídos seguindo o Design instrucional contextualizado. Resultados: Foi construído um módulo com três objetos de aprendizagem sobre mudanças fisiológicas no envelhecimento, a melhorar as competências dos profissionais de enfermagem para a qualificação dos cuidados à população idosa internada. Conclusão: Dos critérios avaliados no questionário o que mais necessitou reforços na aprendizagem foi as mudanças fisiológicas com a idade. Como limitação do estudo, houve baixo retorno dos participantes.Item Cuidados no pré-natal oferecidos às gestantes privadas de liberdade: uma revisão integrativa(2022) Rosa, Raquel Pereira da; Carvalho, Gisele Pereira de; Viana, Ana Cristina WesnerObjetivo: Conhecer a atuação da enfermagem no atendimento de pré-natal às mulheres privadas de liberdade através das produções científicas nacionais e internacionais. Método: revisão integrativa com vistas a responder à questão de pesquisa: Como é realizada a assistência de enfermagem no pré-natal das mulheres privadas de liberdade? As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: Scopus (Elsevier), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), nos portais CAPES e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), na biblioteca PubMed (National Library of Medicine), na MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), na CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health), BDENF (Base de Dados de Enfermagem), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e CTD (Catálogo de Teses e Dissertações). Foram incluídos na pesquisa estudos primários e secundários, bem como teses, dissertações e monografias, nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis online na íntegra e publicados no período de 2002 a 2020. Foram excluídos os artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: Encontrou-se 233 artigos. Após análise dos critérios de inclusão e exclusão, eliminação de duplicatas e leitura na íntegra, foram selecionados 7 artigos. Entre as dificuldades destacadas nos estudos pode-se citar a falta de escolta para o transporte às consultas de pré-natal, a precariedade dos espaços físicos das instituições prisionais, a aglomeração e compartilhamento de cama, a exposição a violência ocasionada por outras internas e a restrição a algumas necessidades básicas como a não disponibilidade de certas frutas e hortaliças. Conclusão: A pesquisa possibilitou encontrar evidências que relataram o cuidado humanizado com as gestantes encarceradas, conhecer as lacunas do conhecimento para pesquisas futuras, além de contribuir para ampliar o debate sobre a assistência de enfermagem no pré-natal das gestantes em situação de cárcere.Item Curso Autoinstrucional para a Enfermagem sobre Situações de Urgência/Emergência na Atenção Primária à Saúde(2022-11-17) Silva, Caroline Barbosa da; Souza, Luccas Melo de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de EnfermagemIntrodução: A Atenção Primária à Saúde é consolidada como a porta de entrada dos serviços de saúde e tem papel imprescindível na resolutividade perante o atendimento. Situações de Emergência e Urgência caracterizam-se por agravos a saúde que implicam em sofrimento intenso com ou sem risco iminente de morte, respectivamente, e exigem atendimento de forma imediata; tais situações podem ocorrer próximo ou dentro dos serviços de atenção primária, e mesmo que eventualmente, evidenciam a necessidade de qualificação profissional das equipes que compõe a Atenção Primária à Saúde para atender e encaminhar adequadamente, como foco na equipe de enfermagem. O aperfeiçoamento das competências exigidas pode ser obtido a partir do estímulo ao uso de ferramentas que podem contribuir nos processos de ensino- aprendizagem, como cursos autoinstrucionais. Objetivo: Desenvolver um curso autoinstrucional e online para equipe de enfermagem sobre o atendimento a situações de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico fundamentado nas diretrizes do Instructional System Design, optando-se pelo modelo ADDIE para o desenvolvimento de um curso educativo, na modalidade de Educação à Distância, para equipe de enfermagem. Dentre as cinco fases preconizadas no modelo, este trabalho ateve-se as três primeiras fases (de março a setembro de 2022) que se referem a concepção do curso e o processo de avaliação do material pelos especialistas. Adotou-se o modelo de Storyboard para a criação do curso, utilizando-se o PowerPoint da Microsoft® em formato de apresentação de slides. Foram incluídos recursos ilustrativos de bancos públicos como YouTube®, Google®, Flaticon ® e Canva®.Os especiliastas foram selecionados via Plataforma Lattes, com coleta de dados on-line. Utilizou-se o Instrumento de Validade de Conteúdo Educativo em Saúde e adotou-se Índice de Validade de Conteúdo >0,8. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.Item Desafios de enfermeiros da APS no acompanhamento de mulheres com câncer(2023-11-07) Leite, Ariane Barbosa; Rabin, Eliane Goldberg; Souza, Aline Correa de; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer se tornou um problema de saúde pública devido ao aumento do número de casos em todo o mundo, nas últimas décadas. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil há expectativa de cerca de 66.540 mil novos casos de Câncer de Mama em mulheres e 17.100 novos casos de Câncer de colo uterino, no ano de 2023. Com o aumento de incidência das neoplasias ocorre uma maior demanda de atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o presente estudo pretende investigar o conhecimento dos enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sobre a temática oncológica com enfoque em câncer de mama e ginecológico, identificando as principais lacunas relatadas. Objetivo: Investigar o conhecimento do profissional enfermeiro sobre as principais lacunas relacionadas à assistência integral das mulheres com câncer de mama ou ginecológico. Método: Estudo do tipo descritivo, de delineamento transversal, com abordagem quantitativa. Realizado por meio do encaminhamento de um questionário semi estruturado composto por perguntas de caráter aberto e fechado para enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde, no formato online. Resultados: A presente pesquisa possibilitou identificar lacunas de conhecimento e também de gestão e organização do atendimento profissional, na APS, às pacientes com câncer de mama ou ginecológico.Item Desenvolvimento de histórias em quadrinhos voltadas à crianças com leucemia linfoide aguda(2022-08-09) Silva, Giovani Basso da; Canabarro, Simone Travi; Souza, Luccas Melo de; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer é caracterizado como uma neoplasia maligna, ou seja, um crescimento anormal e desordenado de células, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Nos pacientes pediátricos, difere-se quanto à sua histologia e frequência. As formas mais recorrentes na população infantojuvenil são a leucemia, as formas que acometem o sistema nervoso central e os linfomas. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educativa, no formato de Histórias em Quadrinhos (HQ), voltada para crianças hospitalizadas com leucemia linfoide aguda (LLA). Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico. A construção desse estudo divide-se em nove etapas, sendo elas: elaboração do projeto de pesquisa; definição e seleção do conteúdo; adaptação da linguagem; inclusão de ilustrações; construção de um material piloto; validação do material; layout do material; impressão final do material; e, disponibilização do material. A etapa de validação das HQ foi dividida em cinco fases, sendo elas participantes do estudo, critérios de elegibilidade, coleta de dados, análise de dados e aspectos éticos. A coleta de dados deu-se via Google Forms com a utilização de uma adaptação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. A análise de dados foi feita através do Google Sheets®. Utilizou-se o índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo consideradas válidas as HQs com índice maior ou igual a 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, aprovado sob o número 5.100.927. Resultados: Este estudo resultou em um produto agrupado em um mesmo material: cinco Histórias em Quadrinhos divididas em cinco temáticas específicas (distúrbios gastrointestinais; cistite hemorrágica; problemas relacionados a autoestima e autoimagem; risco de infecção; e dor óssea). Através da utilização dos métodos de validação, obteve-se o IVC de quatro das cinco HQ construídas, com um Índice de Validade de Conteúdo global que varia entre 0,78 e 0,87. Conclusões: Através do desenvolvimento desse material, torna-se possível oportunizar às crianças HQ como uma fonte atrativa e confiável de informações, podendo ser também um apoio para o tempo de internação hospitalar e para a preparação para a alta. Também é possível identificar que o material tem uso simples e demonstra vivências reais, podendo ter a capacidade de promover a propagação do conhecimento sobre o processo saúde e doença da criança com LLA.Item Empreendedorismo, inovação e liderança na formação de enfermeiros: revisão integrativa(2024-10-31) Lourenço, Aline da Silveira; Souza, Emiliane Nogueira de; EnfermagemIntrodução: Os pilares do empreendedorismo, da inovação e da liderança na formação de enfermeiros são fundamentais para capacitar esses profissionais a enfrentarem os desafios do cenário de saúde contemporâneo, promovendo a excelência na prestação de cuidados e impulsionando o tão almejado avanço da profissão. A revisão da literatura visa encontrar evidências para incorporar esses temas na formação de enfermeiros e envolver os professores no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar as evidências disponíveis sobre o ensino de empreendedorismo, inovação e liderança na formação de enfermeiros em nível de graduação e pós-graduação no contexto nacional e internacional. Método: Revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE/PubMed, Scopus e Web of Science, utilizando os descritores: “Students, Nursing”, “Entrepreneurship”, “Diffusion of Innovation”, “Leadership” e “Universities”. Foram incluídas pesquisas originais publicadas na íntegra entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Resultados: Foram incluídos 11 artigos, sendo um sobre inovação, sete sobre liderança e três sobre empreendedorismo. Cinco são estudos do exterior e seis realizados no Brasil. Foram identificadas duas estratégias distintas para abordar os temas, uma focada na percepção de discentes e docentes sobre as temáticas e outra relacionada à implementação e avaliação de métodos de ensino. Dessas estratégias, dez foram aplicadas na graduação e uma na pós-graduação. Considerações finais: Sob as perspectivas de estudantes e professores brasileiros, as temáticas apresentam importantes limitações na sua abordagem durante a formação. Já estratégias de ensino combinam metodologias ativas e ensino transversal durante a formação são as mais utilizadas em outros países.Item Experiência dos profissionais de saúde em um curso sobre prevenção da transmissão vertical de sífilis, hepatites virais e HIV(2023-11-08) Carvalho, Bruna Cristina de Vieira Dias; Souza, Aline Corrêa de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de EnfermagemIntrodução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a Sífilis, o HIV e as Hepatites Virais, são agravos de notificação compulsória e potencialmente danosos ao binômio mãe-feto, tornando-se problema de saúde pública. Objetivo: Analisar o desempenho e a experiência dos participantes no curso de educação à distância sobre a Prevenção Vertical de Sífilis, HIV e Hepatites Virais. Método: O Trabalho de Conclusão de Curso foi associado ao Curso de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV disponibilizado na plataforma da UNA-SUS/UFCSPA. Tratou-se de um estudo longitudinal descritivo com abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram os registros do curso de Prevenção da Transmissão Vertical de Sífilis, Hepatites Virais e HIV instituídos na plataforma da UNASUS/UFCSPA. Esse curso teve por características ser autoinstrucional, com respostas automatizadas e possibilidade de reflexão frente às situações complexas que foram apresentadas, possibilitando raciocínio crítico. A população do estudo foram os profissionais da saúde que concluíram o curso no período de abril a dezembro de 2022. Não existiu a necessidade de encaminhamento ao CEP por se tratar do uso de dados secundários provenientes do banco de dados do trabalho supracitado, previamente aprovado pelo CEP. Resultados: Participaram do estudo 2.481 profissionais da saúde, sendo 584 respondentes do teste final. Observou-se que grande parte dos participantes afirmaram que os assuntos abordados no curso eram muito importantes 2.132(85,9%) ou importantes 333 (13,4%). Os conteúdos que os profissionais mais mencionaram dificuldade foram sobre transmissão vertical das IST’s e sistemas de informação e monitoramento. Aproximadamente 99,8% dos participantes mencionaram que indicariam o curso para um colega. Ao analisar o desempenho final dos participantes percebeu-se que quase metade afirmou que as questões eram difíceis, o que pode ser comprovado ao analisar a média das notas obtidas (76,67). Considerações finais: De acordo com os participantes o conhecimento prévio sobre os temas desenvolvidos no curso era insuficiente e escasso. Segundo os profissionais o curso foi essencial para que se apropriassem dos conteúdos abordados e adequassem suas práticas assistenciais, contribuindo com a diminuição da transmissão vertical e de desfechos desfavoráveis às gestantes e seus bebês.