Enfermagem - TCC
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Item Inclusão social e educação em saúde: uma revisão integrativa(2021) Araújo, Kellen Cristina; Carvalho, Gisele Pereira deIntrodução: A inclusão social prevê a adequação de todos os sistemas sociais com a finalidade de torná-los adequados para a diversidade humana. Além disso, as formas de deficiências e de transtornos são extremamente diversificadas e há lacunas estatísticas para mensurar de maneira fidedigna tal população. A prática de educação em saúde, por sua vez, significa contribuir para que as pessoas sejam agentes de mudanças, incluindo sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades. A realidade, contudo, evidencia que profissionais da saúde, majoritariamente, não foram instruídos, em sua formação, acerca de condutas e estratégias satisfatórias para trabalharem educação em saúde com públicos que necessitam de metodologias diferentes das usuais. Objetivo: Identificar as estratégias inclusivas de educação em saúde publicadas na literatura científica nos últimos cinco anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra gratuitamente em inglês, português e/ou espanhol. Resultados: Oito artigos compuseram a seleção final. As estratégias inclusivas de educação em saúde foram bastante diversificadas: alterações em materiais impressos, utilização de linguagem simples, imagens e metodologias lúdicas, além de vídeos instrutivos, atividades em pequenos grupos e adequações nas formas de comunicação, como mudança no tom da voz. Considerações finais: A revisão de literatura evidenciou que há diversas possibilidades de implementar ações de inclusão educacional em saúde, adequando o processo de ensino-aprendizagem conforme as necessidades e particularidades dos sujeitos, em conformidade com cada realidade sociocultural.Item Cuidados Geriátricos: Capacitação para Profissionais de Saúde(2021-11-22) Santos, Caroline Braga dos; Viegas, Karin; Departamento de EnfermagemIntrodução: Com o aumento do número de idosos, há um aumento na demanda por cuidados, muitas vezes, especializados. Tais questões são desafios aos profissionais de enfermagem no cuidado e assistência a esse público, visto que em sua formação, os estudos da geriatria e da gerontologia nem sempre são privilegiados. Objetivos: Desenvolver objetos de aprendizagem sobre cuidados geriátricos. Avaliar os conhecimentos dos profissionais de saúde acerca das competências necessárias ao cuidado do paciente idoso. Método: Estudo de produção tecnológica de recursos educacionais. O público-alvo foram nove profissionais de enfermagem do Hospital Santa Clara, do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada de forma online, através do questionário “Geriatric competencies for RN in hospitals", sendo ele autoaplicável. Os objetos de aprendizagem (OAs) foram armazenados na plataforma Educa da instituição e é acessado mediante login e senha funcional. O planejamento dos OAs partiu da identificação e avaliação das competências para prestação do cuidado em saúde a pessoa idosa, através do questionário autoaplicável que foi preenchido pelo público-alvo. Os OAs foram construídos seguindo o Design instrucional contextualizado. Resultados: Foi construído um módulo com três objetos de aprendizagem sobre mudanças fisiológicas no envelhecimento, a melhorar as competências dos profissionais de enfermagem para a qualificação dos cuidados à população idosa internada. Conclusão: Dos critérios avaliados no questionário o que mais necessitou reforços na aprendizagem foi as mudanças fisiológicas com a idade. Como limitação do estudo, houve baixo retorno dos participantes.Item Intervenções realizadas por profissionais de enfermagem na assistência de pacientes com transtornos de depressão e/ou de ansiedade: uma revisão de escopo.(2022) Kowalczuk, Luiza; Viana, Ana Cristina Wesner; Silva, Ana Paula Scheffer Schell daIntrodução: Os transtornos de ansiedade e de depressão são os transtornos mentais mais prevalentes no mundo e são responsáveis por gerarem uma alta demanda de saúde nos serviços de atenção primária e hospitalar. Sendo assim, é necessário que sejam incentivadas intervenções por outros profissionais da saúde, que não somente psicólogos e psiquiatras. Nesse sentido, os profissionais de enfermagem são recomendados para o fornecimento de intervenções na saúde mental, devido à sua experiência profissional e o forte vínculo com o paciente. Levando em conta a alta prevalência de indivíduos com esses transtornos mentais no mundo e as potencialidades dos profissionais de enfermagem no contexto da assistência em saúde mental, se vê a importância de explorar na literatura, de forma sistemática e abrangente, quais os tipos de evidências disponíveis e as lacunas existentes sobre este tópico. Objetivo: Mapear as evidências que tratam sobre intervenções realizadas por profissionais de enfermagem na assistência de pacientes com transtornos de depressão e/ou ansiedade. Método: Trata-se de uma revisão de escopo realizada nas bases de dados U.S. National Library of Medicine (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL/EBSCO), Web of Science (Clarivate) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na literatura cinzenta composta por Teses e Dissertações e busca livre por protocolos e diretrizes. A seleção dos estudos, a extração e apresentação dos dados foi realizada por duas revisoras de forma independente, seguindo as recomendações do PRISMA e JBI. Resultados: Esta revisão identificou 17 estudos elegíveis para inclusão que demonstraram que as intervenções realizadas por profissionais de enfermagem na assistência de pacientes com transtorno de ansiedade e/ou depressão contribuem para a melhora nos sintomas depressivos e/ou de ansiedade, do funcionamento social e da qualidade de vida, ainda se mostraram viáveis e aceitáveis para os pacientes, podem reduzir o uso de medicamentos e ainda possuem um custo-benefício. Conclusões: Conclui-se que a assistência de enfermagem para pacientes com transtorno de ansiedade e/ou depressão resulta em melhorias clínicas significativas aos indivíduos e pode contribuir na redução de custos nos serviços de saúde.Item Avaliação de um curso sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na atenção primária à saúde(2022) Assenato, Ana Paula Rossato; Lima, Ana Amélia Antunes; Paz, Adriana AparecidaIntrodução: As doenças neurodegenerativas provocam incapacidades e geram um grande impacto na vida das pessoas e demandando altos custos para os serviços de saúde. Os enfermeiros são profissionais habilitados para trabalhar questões relacionadas à promoção e prevenção da saúde, principalmente, na atenção primária à saúde. Assim, torna-se relevante que esses profissionais estejam prepados para planejar e implementar a assistência segura e qualificada aos usuários portadores de doenças neurodegenerativas. Objetivo: Construir um curso online sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico, seguindo o modelo ADDIE, composto por cinco fases no design instrucional de recursos educativos, sendo elas: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. As primeiras três fases foram realizadas de janeiro à outubro de 2022. Os conteúdos e a estrutura do curso foram avaliados por um comitê de especialistas formado por 6 enfermeiros, por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, disponibilizado no Google Forms®. Os dados foram analisados por estatística descritiva e considerou-se Indice de Validação de Conteúdo (IVC) >= 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre sob parecer nº 5.354.822. Resultados: Construiu- se um curso de 15 horas com quatro módulos sobre duas doenças neurodegenerativas: Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica e a assistência de enfermagem. Utilizou-se o Canva e as ferramentas disponíveis nesse software para a elaboração dos storyboards, que foram avaliados pelo comitê. Predominou a participação de enfermeiras (83,33%), média de idade 45(±10,26) anos; todos residentes em Porto Alegre, com tempo médio de anos de formação de 21,67(±9,14) anos. A avaliação dos módulos do curso obteve as seguintes concordâncias: módulo I com IVC = 0,86; módulo II, IVC = 0,94; módulo III, IVC = 0,90 e o módulo IV com IVC = 0,92. O IVC global foi 0,91. Conclusão: O curso proposto será ofertado em 2023 e contribuirá para a educação permanente dos enfermeiros da atenção primária em saúde, a fim de qualificar os cuidados aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica.Item Repercussões da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental de estudantes universitários: revisão integrativa(2022) Ferreira, Camila Borba; Diehl, Luísa AmáliaIntrodução: A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, trouxe para nosso cotidiano a situação de pandemia e consequentemente mudanças nas vidas de muitas pessoas. A recomendação ouro para prevenir a disseminação da doença é o isolamento social, este que impacta significativamente na saúde mental dos indivíduos. Em função da pandemia e da orientação para realização do isolamento social, as atividades em universidades foram suspensas, retirando essa vivência dos acadêmicos e colocando-os diante do ensino remoto. O espaço universitário é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes, ainda que seja um espaço estressante e desafiador, podendo contribuir com aspectos para gerar uma saúde mental debilitada. Objetivo: Conhecer e sintetizar a produção científica sobre quais são as repercussões da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental de estudantes universitários do Brasil. Métodos: No presente estudo foi elaborada uma revisão integrativa com busca nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e PubMed. Resultados: Foram selecionados 15 artigos, os quais atenderam aos critérios de inclusão, exclusão e elegibilidade, e, consequentemente, foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Os estudos, em sua maioria, foram publicados no ano de 2021 e são de caráter quantitativo. Doravante da análise de conteúdo temática, emergiram três categorias: sentimentos ou percepções, impacto aos aspectos acadêmicos e estratégias de enfrentamento. A pandemia trouxe a necessidade do isolamento social e a partir da leitura dos estudos pode-se manifestar que existiram repercussões importantes em questões emocionais e acadêmicas que levaram os estudantes a buscar estratégias para o enfrentamento deste período de excepcionalidade. Todavia, há necessidade de mais pesquisas na área de saúde mental com estudantes universitários e que possuam evidências científicas fortes.Item Construção de vídeo sobre a inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria(2022) Leonhardt, Gabriela Beatriz; Souza, Luccas Melo de; Canabarro, Simone TraviIntrodução: As crianças hospitalizadas são submetidas a diferentes intervenções e por vezes requerem cateteres gástricos ou enterais. Considerando a complexidade técnica do procedimento e os riscos que envolvem o paciente, as ações do enfermeiro precisam estar fundamentadas nas melhores práticas assistenciais disponíveis na literatura, promovendo, assim, um cuidado seguro. Surge, então, a necessidade da educação permanente em saúde, que visa a qualificação dos conhecimentos, evitando, assim, a obsolescência dos saberes e práticas. Como forma de educação permanente, podem ser utilizados recursos educativos digitais, como vídeos, que tornam o processo de ensino-aprendizagem flexível e dinâmico, potencializando o aprendizado e fortalecendo as práticas. Objetivo: Desenvolver um recurso educativo digital, em formato de vídeo, voltado para enfermeiros, sobre o procedimento de inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria. Metodologia: Estudo metodológico que teve o seu desenvolvimento embasado no guia para criação de vídeo elaborado por Fleming, Reynolds e Wallace (2009), que percorre as fases de: a) pré-produção; b) produção; e c) pós-produção do vídeo. Foi selecionado, por meio eletrônico, um Comitê de Especialistas que, na fase de pré-produção, analisou o roteiro do vídeo utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). Após a análise dos especialistas, o roteiro foi reformulado e o vídeo produzido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, sob o número 5.039.912). Resultados: Na fase de pré-produção, foi realizada a construção do roteiro do vídeo, com base nos resultados de busca na literatura, compreendendo 37,5 horas. A validação do conteúdo do roteiro ocorreu por um comitê de 23 Especialistas, que resultou no índice de validação de conteúdo global ≥ 0,838. Foram despendidas mais 12 horas para reformulação do roteiro. A gravação do vídeo foi executada na fase de produção, em laboratório de simulação, e compreendeu dois turnos de 5 horas cada. Após, a edição do vídeo ocorreu no no software Movavi®, contemplando 18,5 horas. Considerações finais: O roteiro do vídeo foi validado pelos especialistas, em todos domínios do IVCES. Espera-se que esses materiais auxiliem tanto na prática profissional quanto na trajetória acadêmica, ao favorecerem o processo de ensino-aprendizagem. Recomenda-se a continuidade do estudo com o processo de validação do vídeo pelo mesmo comitê de especialistas que validou o roteiro. Após, o vídeo será disponibilizado gratuitamente no canal do Youtube® do grupo de pesquisa.Item Revisão integrativa: cuidados de enfermagem voltados para as crianças na atenção primária à saúde(2022) Araújo, Thales Leandro Barbosa D’avila; Canabarro, Simone T.; Trindade, Carolina SturmObjetivo: Realizar uma revisão integrativa que busca conhecer as evidências disponíveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem às crianças na atenção primária à saúde. Materiais e métodos: Os estudos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados Scielo, Lilacs, BVS e PubMed no intervalo de tempo entre 2017 a 2021. Resultados: Foram revisados 16 artigos. Cerca de 87% das pesquisas relatam a educação em saúde como um cuidado prestado às crianças na APS. 75% apontam o acompanhamento e registro do crescimento e desenvolvimento da criança. Metade dos estudos indicam o acompanhamento do quadro vacinal e realização de exame físico. Com menos achados, totalizando aproximadamente 56% no somatório, foram encontrados como atividade do enfermeiro a realização dos marcos de desenvolvimento, teste do pezinho, prescrição de suplementação e avaliação psicossocial. Conclusão: A partir do conhecimento e síntese da produção científica sobre cuidados de enfermagem às crianças na APS pode-se entender a prática de enfermagem como fundamental no processo de cuidar à criança e realizar continuamente atividades sólidas de puericultura. Concluiu-se que esta revisão traz subsídios para repensar e estruturar as intervenções para promover a saúde integral da criança e que os enfermeiros têm um papel alargado que passa por detectar problemas. Destaca-se como recomendação que mais estudos sejam realizados no mundo das crianças que são atendidas na APS, pois só assim se pode efetivamente melhorar o exercício do cuidado às crianças e famílias trabalhando a cidadania, o direito e o exercício de cuidar e cuidar-se.Item Facilidades, dificuldades e necessidades no gerenciamento de vacinas na saúde do trabalhador(2022) Schröder, Melanie; Paz, Adriana Aparecida; Weis, Alísia HelenaIntrodução: No âmbito da Saúde do Trabalhador (ST), a vacinação se configura como uma boa prática para a proteção de uma variedade de doenças transmissíveis. Objetivo: Identificar as dificuldades, facilidades e necessidades no gerenciamento dos registros de vacinas e da cobertura vacinal na saúde do trabalhador. Método: Estudo com delineamento transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados de forma espontânea, sequencial e padronizada. Participaram do estudo 35 enfermeiros do trabalho que desenvolvem atividades de registro e gerenciamento de vacinas ocupacionais. O convite foi realizado por intermédio das redes sociais de um grupo de pesquisa vinculado à instituição proponente deste estudo. A coleta de dados se deu por um instrumento no Google Forms®, elaborado pelos pesquisadores com base em uma revisão integrativa. Para a análise de dados, o banco de dados foi importado para o Statistical Package for Social Science® (SPSS). Este projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA. Resultados: Sistemas de registro eletrônico eficientes foram classificados como a principal facilidade, necessidade e dificuldade. A associação significativa da menor idade e o canal adotado foi a televisão e redes sociais (p=0,048) e sítios eletrônicos e dos órgãos governamentais (p=0,027); a maior idade associou-se com as dificuldades sobre as questões organizacionais (p=0,032), a organização de campanhas com registro eficiente (p=0,045), possuir vacinas na instituição para aplicação nos colaboradores (p=0,014), e utilizar como canal ou informativo o mural, cartaz, informativo físico, correio eletrônico, intranet, workplace, WhatsApp® (p=0,001). O menor tempo de atuação na enfermagem (TAE) com a conscientização e obrigatoriedade (p=0,040); e o maior TAE associou-se com a disponibilidade de dados atualizados em tempo real (p=0,040). Com as demais variáveis deste estudo não houve associações significativas (p<0,05) com idade, TAE e tempo de atuação na enfermagem do trabalho. Conclusão: Evidenciou o aspecto multifatorial do gerenciamento de vacinas ocupacionais. Os enfermeiros do trabalho são parte do processo que envolve as próprias instituições em que atuam, os processos organizacionais estabelecidos pelos líderes e o próprio trabalhador, que deve demonstrar comprometimento e adesão para que todo o processo funcione e atinja indicadores satisfatórios de cobertura vacinalItem Avaliação de recursos educativos digitais para o ensino do cuidado com cateteres venosos centrais(2022) Mallon, Milena; Lima, Ana Amélia Antunes; Souza, Luccas Melo deIntrodução: Os Recursos Educativos Digitais (REDs) criados com o uso de softwares disponíveis na web, são ferramentas pedagógicas capazes de dinamizar, estimular e apoiar o ensino, não somente de Enfermagem, em contextos que transcendem o universo da sala de aula. Objetivo: Avaliar o conteúdo e as características audiovisuais dos vídeos produzidos no projeto de iniciação à docência “Elaboração de Recursos Didáticos Digitais para o Ensino de Enfermagem no Manejo de Cateteres Venosos Centrais”. Método: Estudo metodológico com abordagem quantitativa que avaliou nove REDs sobre a temática Cateter Venoso Central. Este estudo foi realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre utilizando a plataforma do Google Drive® (G Suite do Google for Education) para todas as etapas do seu desenvolvimento. Os REDs foram avaliados por um Comitê de Especialistas composto por enfermeiros assistenciais e enfermeiros docentes, para avaliação do conteúdo e da aparência. Os instrumentos utilizados para a avaliação são o: Índice de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e o questionário adaptado de Cucik. A coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2021 e maio de 2022, utilizando um formulário eletrônico no Google Forms®. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva para as variáveis sociodemográficas, laborais e de formação; e, o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) para análise dos domínios avaliados nos instrumentos. Resultados e discussão: Nove especialistas participaram deste estudo. Quanto à caracterização sociodemográfica, acadêmica e laboral 6 (66,7%) são do sexo feminino. A média de idade foi igual a 35,7 ± 2,1 anos, tendo 26 anos o especialista mais jovem e 61, o mais velho; a maioria dos participantes 4 (44%), trabalha no Rio Grande do Sul. Quanto à experiência de trabalho como enfermeiro, 6 (66,7%) dos especialistas têm menos de cinco anos. Para a caracterização acadêmica, a conclusão da graduação está entre 3 e 35 anos, 4 (44,4%) concluíram o curso há mais de 6 anos; 5 (55,6%) graduaram-se em instituições públicas; quanto à pós-graduação, 8 (89,9%) são especialistas, 4 (44,4%) são mestres e 2 (22,2%) doutores. Na avaliação do conteúdo realizada com o IVCES, os vídeos 1 a 4 alcançaram um IVC global igual ou maior a 0,9; os vídeos 5 e 6 maior que 0,8; os vídeos 8 e 9 maior que 0,78; apenas o vídeo 7 atingiu o IVC global = 0,77. Dentre os domínios objetivo, estrutura/apresentação e relevância, os vídeos 7 a 9 não atingiram o nível de concordância mínimo. Na avaliação dos aspectos audiovisuais, houve concordância dos especialistas em todos os critérios elencados e o IVC global dos REDs, correspondeu a 0,9, ou acima, exceto o vídeo 8 obteve a pontuação mínima em relação à funcionalidade. Considerações finais: Dos 9 recursos educativos produzidos, considera-se 8 deles como validados por terem atingido o IVC global acima de 0,78. A trajetória desse estudo alcançou seus objetivos, pois foi possível revisar o conteúdo e a aparência de todos os vídeos, ampliar a compreensão sobre a criação de vídeos na área da saúde e atualizar as referências em relação aos assuntos abordados nos REDs. Novos estudos em relação aos cuidados com cateter venoso central e a produção de vídeos educativos, poderão agregar aos resultados obtidos nessa pesquisa. Esse estudo foi de grande relevância para o aperfeiçoamento dos recursos digitais, e, a autora terá até o final do ano de 2022 para atualizar e realocar os vídeos no canal do TeGEST do Youtube®.Item Cuidados no pré-natal oferecidos às gestantes privadas de liberdade: uma revisão integrativa(2022) Rosa, Raquel Pereira da; Carvalho, Gisele Pereira de; Viana, Ana Cristina WesnerObjetivo: Conhecer a atuação da enfermagem no atendimento de pré-natal às mulheres privadas de liberdade através das produções científicas nacionais e internacionais. Método: revisão integrativa com vistas a responder à questão de pesquisa: Como é realizada a assistência de enfermagem no pré-natal das mulheres privadas de liberdade? As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: Scopus (Elsevier), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), nos portais CAPES e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), na biblioteca PubMed (National Library of Medicine), na MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), na CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health), BDENF (Base de Dados de Enfermagem), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e CTD (Catálogo de Teses e Dissertações). Foram incluídos na pesquisa estudos primários e secundários, bem como teses, dissertações e monografias, nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis online na íntegra e publicados no período de 2002 a 2020. Foram excluídos os artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: Encontrou-se 233 artigos. Após análise dos critérios de inclusão e exclusão, eliminação de duplicatas e leitura na íntegra, foram selecionados 7 artigos. Entre as dificuldades destacadas nos estudos pode-se citar a falta de escolta para o transporte às consultas de pré-natal, a precariedade dos espaços físicos das instituições prisionais, a aglomeração e compartilhamento de cama, a exposição a violência ocasionada por outras internas e a restrição a algumas necessidades básicas como a não disponibilidade de certas frutas e hortaliças. Conclusão: A pesquisa possibilitou encontrar evidências que relataram o cuidado humanizado com as gestantes encarceradas, conhecer as lacunas do conhecimento para pesquisas futuras, além de contribuir para ampliar o debate sobre a assistência de enfermagem no pré-natal das gestantes em situação de cárcere.Item O impacto da prematuridade para o desenvolvimento cognitivo: uma revisão integrativa(2022-08-08) Costa, Jhosyane Lauter Maiato da; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemObjetivo: Realizar uma revisão integrativa que busca conhecer as evidências disponíveis na literatura sobre as consequências da prematuridade ao desenvolvimento cognitivo de crianças. Materiais e métodos: Os estudos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bireme no intervalo de tempo entre 2012 a 2021. Resultados: Foram revisados 19 artigos. Cerca de 63% das pesquisas concluíram que existe alguma evidência que comprova que a prematuridade afeta de alguma forma o desenvolvimento cognitivo. No entanto, 32% afirmam que a prematuridade não afetou a cognição das crianças de forma significativa. Um artigo afirmou que a prematuridade tem impacto no desenvolvimento cognitivo apenas nos casos de prematuros extremos. Conclusão: A maior parte dos estudos apresentaram resultados que demonstram que o desempenho cognitivo das crianças pré-termo apresentou-se em uma faixa aceitável, porém abaixo dos seus pares a termo. Quando afirmado que as crianças pré-termo apresentaram desempenho melhor foi dado ênfase que a longo prazo essas crianças poderão ser superadas por seus pares a termo. As principais áreas cognitivas afetadas foram o QI de velocidade de processamento, problemas de atenção, déficits na memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e atenção dividida, porém sem um padrão específico para os déficits. Por fim, entende-se que ainda não existe uma ferramenta padronizada para avaliação específica do desenvolvimento cognitivo, sendo que as encontradas são em sua maioria voltadas para o desenvolvimento em geral, apresentando limitações dependendo do seu uso.Item Atendimento ao parto e nascimento em Porto Alegre durante a pandemia da COVID-19 na percepção das mulheres(2022-08-08) Lacorte, Victoria Costa; Veleda, Aline Alves; Departamento de EnfermagemA pandemia da COVID-19 acarretou mudanças nos cuidados ao ciclo gravídico-puerperal. Este trabalho teve como objetivo conhecer as experiências vivenciadas pelas mulheres durante o atendimento ao parto e nascimento no município de Porto Alegre em tempos de pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, sendo o contexto de estudo Porto Alegre e os sujeitos participantes mulheres que pariram de março de 2020 a agosto de 2021 no sistema público de saúde obstétrica do município. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada individual, online, gravada e posteriormente transcrita na íntegra. A análise de dados teve fundamento na análise temática de Bardin e se deu através da categorização dos assuntos que mais apareceram nos relatos: pandemia, acompanhante, condutas e sentimentos. Dentre eles, o que mais se destacou foi a questão do acompanhante, que mesmo garantido por lei, não foi permitido em alguns casos. As entrevistadas que não puderam ser acompanhadas relataram sentimentos como tristeza e solidão, além de condutas profissionais não baseadas em evidências. Foram respeitados todos os princípios éticos conforme Resolução no466/12. Espera-se uma melhor compreensão do cenário obstétrico portoalegrense, buscando colaborar com a construção de um cuidado humanizado durante o parto e nascimento, garantindo que as mulheres sejam respeitadas como protagonistas desse processo.Item Cuidados de saúde em IST prestados a mulheres privadas de liberdade: uma revisão de escopo(2022-08-09) Machado, Amanda Aires Lombardini; Weis, Alisia HelenaAs infecções sexualmente transmissíveis (IST) são consideradas como um importante problema de saúde pública, visto as consequências na qualidade de vida das pessoas, especialmente de mulheres privadas de liberdade. Inúmeros fatores de risco que as cercam, como condições precárias de saúde no sistema prisional e exposição à violência física e sexual, contribuem para esse contexto. Este trabalho mapeou as produções científicas relacionadas aos cuidados de saúde em IST - HIV, sífilis e hepatites virais - direcionados à população feminina privada de liberdade. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a revisão de escopo (scoping review) que permitiu sintetizar o conhecimento sobre cuidados de saúde em IST para mulheres em situação de cárcere disponibilizadas nas bases de dados escolhidas (BVS, PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science). Dos 310 artigos recuperados, foram selecionados 11 artigos, a partir dos critérios de inclusão. Entre os achados, os cuidados de saúde em IST concentraram-se em intervenções biomédicas, como testagem sorológica para IST, oferta de preservativos e tratamento; e intervenções comportamentais, tais como: educação em saúde, aconselhamento, incentivo ao uso de preservativos, vinculação aos serviços de saúde e redução de danos para pessoas que usam álcool e outras drogas. A partir da discussão verificou-se que embora haja esforços dos profissionais de saúde do sistema prisional, a atuação discreta da enfermagem referente a cuidados em IST no ambiente prisional tem afastado mulheres reclusas ao cuidado integral à saúde. Assim, faz-se necessário que o trabalho da equipe de enfermagem seja capaz de alcançar as metas propostas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, a fim de garantir a assistência integral à saúde da mulher institucionalizada no sistema prisional, principalmente à saúde sexual.Item Desenvolvimento de histórias em quadrinhos voltadas à crianças com leucemia linfoide aguda(2022-08-09) Silva, Giovani Basso da; Canabarro, Simone Travi; Souza, Luccas Melo de; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer é caracterizado como uma neoplasia maligna, ou seja, um crescimento anormal e desordenado de células, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Nos pacientes pediátricos, difere-se quanto à sua histologia e frequência. As formas mais recorrentes na população infantojuvenil são a leucemia, as formas que acometem o sistema nervoso central e os linfomas. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educativa, no formato de Histórias em Quadrinhos (HQ), voltada para crianças hospitalizadas com leucemia linfoide aguda (LLA). Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico. A construção desse estudo divide-se em nove etapas, sendo elas: elaboração do projeto de pesquisa; definição e seleção do conteúdo; adaptação da linguagem; inclusão de ilustrações; construção de um material piloto; validação do material; layout do material; impressão final do material; e, disponibilização do material. A etapa de validação das HQ foi dividida em cinco fases, sendo elas participantes do estudo, critérios de elegibilidade, coleta de dados, análise de dados e aspectos éticos. A coleta de dados deu-se via Google Forms com a utilização de uma adaptação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. A análise de dados foi feita através do Google Sheets®. Utilizou-se o índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo consideradas válidas as HQs com índice maior ou igual a 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, aprovado sob o número 5.100.927. Resultados: Este estudo resultou em um produto agrupado em um mesmo material: cinco Histórias em Quadrinhos divididas em cinco temáticas específicas (distúrbios gastrointestinais; cistite hemorrágica; problemas relacionados a autoestima e autoimagem; risco de infecção; e dor óssea). Através da utilização dos métodos de validação, obteve-se o IVC de quatro das cinco HQ construídas, com um Índice de Validade de Conteúdo global que varia entre 0,78 e 0,87. Conclusões: Através do desenvolvimento desse material, torna-se possível oportunizar às crianças HQ como uma fonte atrativa e confiável de informações, podendo ser também um apoio para o tempo de internação hospitalar e para a preparação para a alta. Também é possível identificar que o material tem uso simples e demonstra vivências reais, podendo ter a capacidade de promover a propagação do conhecimento sobre o processo saúde e doença da criança com LLA.Item Cuidados de enfermagem na prevenção ao suicídio: revisão integrativa(2022-11-17) Ribeiro, Vanessa Tavares; Viana, Ana Cristina Wesner; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Departamento de EnfermagemIntrodução: O suicídio pode ser definido como ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal (ABP, 2014). Segundo a OMS, cerca de 700.000 pessoas morrem por ano decorrentes do suicídio, o que torna essa temática primordial no contexto do trabalho do enfermeiro, uma vez que, suas atribuições englobam liderança, planejamento e execução de cuidados de enfermagem em diferentes níveis de atenção à saúde. Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem prestados na prevenção ao suicídio por meio de publicações científicas nacionais e internacionais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus, CINAHL e BVS e literatura cinzenta realizada no período de maio a julho de 2022. Resultados: A partir da análise dos artigos que construíram essa revisão integrativa, emergiram três categorias temáticas: fatores associados ao risco de suicídio; atuação do enfermeiro frente a prevenção do suicídio; e facilitadores, estratégias e barreiras para lidar com o sujeito em sofrimento mental em diferentes contextos. No que tange os cuidados de enfermagem na prevenção do suicídio destacaram-se a formação de vínculo paciente-profissional, acolhimento, escuta ativa e o estabelecimento de contrato terapêutico. Outras estratégias que emergiram foram as medidas de vigilância, rede de apoio, vínculo familiar, organização da rotina da equipe que presta assistência ao paciente e a necessidade de educação permanente em saúde. Considerações Finais: Diante do exposto, sabe-se que a problemática do suicídio é multifatorial e complexa, o que exige do profissional enfermeiro um olhar precoce e atento para os sinais e sintomas em saúde mental, bem como para o planejamento de ações preventivas para diminuição do risco de suicídio. Ademais, essa revisão contribui e possibilita maior notoriedade aos cuidados de enfermagem em saúde prestados aos sujeitos em sofrimento mental.Item Curso Autoinstrucional para a Enfermagem sobre Situações de Urgência/Emergência na Atenção Primária à Saúde(2022-11-17) Silva, Caroline Barbosa da; Souza, Luccas Melo de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de EnfermagemIntrodução: A Atenção Primária à Saúde é consolidada como a porta de entrada dos serviços de saúde e tem papel imprescindível na resolutividade perante o atendimento. Situações de Emergência e Urgência caracterizam-se por agravos a saúde que implicam em sofrimento intenso com ou sem risco iminente de morte, respectivamente, e exigem atendimento de forma imediata; tais situações podem ocorrer próximo ou dentro dos serviços de atenção primária, e mesmo que eventualmente, evidenciam a necessidade de qualificação profissional das equipes que compõe a Atenção Primária à Saúde para atender e encaminhar adequadamente, como foco na equipe de enfermagem. O aperfeiçoamento das competências exigidas pode ser obtido a partir do estímulo ao uso de ferramentas que podem contribuir nos processos de ensino- aprendizagem, como cursos autoinstrucionais. Objetivo: Desenvolver um curso autoinstrucional e online para equipe de enfermagem sobre o atendimento a situações de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico fundamentado nas diretrizes do Instructional System Design, optando-se pelo modelo ADDIE para o desenvolvimento de um curso educativo, na modalidade de Educação à Distância, para equipe de enfermagem. Dentre as cinco fases preconizadas no modelo, este trabalho ateve-se as três primeiras fases (de março a setembro de 2022) que se referem a concepção do curso e o processo de avaliação do material pelos especialistas. Adotou-se o modelo de Storyboard para a criação do curso, utilizando-se o PowerPoint da Microsoft® em formato de apresentação de slides. Foram incluídos recursos ilustrativos de bancos públicos como YouTube®, Google®, Flaticon ® e Canva®.Os especiliastas foram selecionados via Plataforma Lattes, com coleta de dados on-line. Utilizou-se o Instrumento de Validade de Conteúdo Educativo em Saúde e adotou-se Índice de Validade de Conteúdo >0,8. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.Item Os desafios no estabelecimento dos cuidados paliativos em oncopediatria: revisão integrativa(2022-11-17) Sousa, Rafaela Vidal Paiva de; Carvalho, Gisele Pereira de; Departamento de EnfermagemIntrodução: O câncer se caracteriza pela proliferação de um grande número de células anormais; em crianças, geralmente sua origem é por motivo embrionário, e se destaca como a principal causa de morte por doenças nesta faixa-etária no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como parte do tratamento de doenças ameaçadoras à vida como o câncer o estabelecimento de cuidados paliativos imediato, porém, nem sempre é o que é presenciado na prática clínica da equipe de saúde. Objetivos: Investigar o estado da arte da assistência em cuidados paliativos, entender em que momento os pacientes pediátricos oncológicos são incluídos nos cuidados paliativos, quais os critérios utilizados pela equipe para que isso ocorra e os desafios enfrentados. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas seguintes bases de dados: SciELO, PubMeD e LILACS nos últimos 10 anos. Resultados e discuss o: Dentre os 12 estudos selecionados, 83,3% % (n=10) problematizam o momento da integração aos cuidados paliativos, destes, 100% trazem que os pacientes têm o encaminhamento tardio. Quanto aos critérios para encaminhamento, apenas 25% (n=3) trazem dados de ferramentas padronizadas para maior assertividade de encaminhamento e início precoce do cuidado paliativo. Jáquanto aos desafios enfrentados, 100% (n=12) dos artigos selecionados trazem comosendo uma barreira importante para o encaminhamento precoce e a qualidade do cuidado. Considerações finais: Pôde-se evidenciar que a prática clínica de assistência em oncopediatria não é integrada com os cuidados paliativos pediátricos, e, quando acontece, é de forma tardia, em contrapartida às recomendações da OMS. Ainda não existem critérios definitivos e padronizados a serem utilizados para a integração do paciente pediátrico oncológico em cuidados paliativos. Um dos maiores desafios para a integração precoce é a formação precária dos profissionais de saúde. É necessário melhorias na curricularização e educação permanente, formação de instrumento de triagem específico e mais pesquisas na áreaItem Fatores de risco e fatores de proteção no desenvolvimento da linguagem infantil: uma revisão integrativa(2022-11-18) Souza, Mariana Karaim Silveira de; Carvalho, Gisele Pereira de; Canabarro, Simone Travi; Departamento de EnfermagemIntrodução: O desenvolvimento infantil é um processo complexo evidenciado pela aquisição de novas funções nas áreas motora, intelectual, psicossocial, moral e linguística. O desenvolvimento linguístico impacta diretamente no desenvolvimento integral do indivíduo, visto que contempla a aquisição de conhecimentos gerais a partir da leitura e escrita. Dessa maneira, torna-se essencial identificarmos quais as variáveis envolvidas, a fim de que seja realizada uma intervenção precoce sob elas, estimulando o desenvolvimento da criança e promovendo melhores prognósticos. Objetivos: investigar na literatura os recursos disponíveis sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças na primeira infância, identificando os fatores de risco e os fatores de proteção. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, diante da busca nas bases de dados Scielo, PubMed e BVS e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Para a busca, foram utilizados os descritores “Fatores de risco”, “Fatores de Proteção”, “Desenvolvimento da Linguagem” e “Pré-Escolar”, indexados no DECS. Os estudos foram classificados quanto ao nível de evidência e seus achados discorridos nesta monografia. Resultados: Evidenciou-se as variáveis peso ao nascer, prematuridade, escolaridade materna/paterna, baixa renda familiar, interação cuidador-criança, entre outras, como predeterminantes para o desenvolvimento linguístico da criança. Conclusão: Estão evidentes na literatura os fatores de risco e de proteção conhecidos relacionados ao desenvolvimento da linguagem infantil durante o período da primeira infância. Ressalta-se a necessidade de mais publicações acerca de fatores protetivos.Item Intervenção educativa sobre primeiros socorros para educadores sociais de uma instituição de atendimento na área da assistência social(2022-11-18) Silva, Patricia Almeida Bibiano; Viegas, Karin; Departamento de EnfermagemINTRODUÇÃO: os primeiros socorros são todas as medidas adotadas inicialmente que visam prestar apoio para as vítimas de situações causadoras de sofrimento ou risco de morte. Dados apontam que no Brasil existem 30.257 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. A maioria desse público encontra-se nos abrigos institucionais afastados da família de origem por decisão judicial. No abrigo institucional o educador social possui um papel fundamental, em virtude da sua responsabilidade pela rotina dos acolhidos no interior e exterior da instituição, tornando-se importante o conhecimento do atendimento de primeiros socorros. OBJETIVO: realizar uma intervenção educativa sobre primeiros socorros para educadores sociais de uma instituição de atendimento na área da assistência social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. MÉTODO: estudo de intervenção, transversal e quantitativo. Conforme modelo de Honsberger e George (2002), realizado em três fases: antes da oficina (questionário pré-oficina), realização da oficina (seção introdutória: Pré-teste e seção principal) e avaliação após a oficina (Pós-teste). RESULTADOS: existiu crescimento estatisticamente significativo (p<0,05) no conhecimento dos participantes, depois da intervenção, na maioria dos assuntos tratados. CONCLUSÃO: a intervenção educativa mostrou-se eficaz e constatou a necessidade da ampliação de iniciativas sobre primeiros socorros para os educadores sociais de abrigos institucionais.Item Adesão dos profissionais de enfermagem às metas de segurança do paciente em unidades de internação adulto(2022-11-22) Severo, Lisiane Teobaldi; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Souza, Luccas Melo de; Departamento de EnfermagemIntrodução: A Segurança do Paciente é um tema discutido desde a antiguidade e que, ainda hoje, segue extremamente relevante e atual. Objetivo: Analisar os dados coletados pelo Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos sobre a adesão dos profissionais de enfermagem às metas de segurança do paciente em unidades de internação hospitalar adulto. Método: Estudo exploratório descritivo, retrospectivo quantitativo. Coleta dos dados realizada nos registros de vigilância de processos da adesão às metas de segurança do paciente realizadas pelo Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos, de janeiro de 2020 a julho de 2021. Campo de ação foram quatro unidades de internação de um hospital geral de Porto Alegre. Amostra 694 registros. Análise estatística descritiva, com frequências absoluta e relativa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição hospitalar. Resultados: Em relação a adesão às metas de seguranças evidenciou-se: 97,7% tinham pulseira de identificação; 90,7% com integridade e legibilidade da pulseira e 57,5% fez conferência da pulseira antes dos procedimentos; 83,1% tinham pulseira de alergias; 22,9% dos pacientes/familiares afirmaram conhecer o nome dos medicamentos em uso, 66,4% que os profissionais informam o nome dos medicamentos antes da administração e 38,2% que os profissionais conferiram a pulseira antes da administração dos medicamentos; 68,3% dos leitos tinham álcool gel, 83,0% tinham cartaz de orientação e a adesão à higiene de mãos foi de 64,7%; 88,5% tiveram avaliação dos risco de queda; Dos pacientes com risco elevado, 44,4% estavam com pulseira amarela; 84,2% possuíam acompanhante; 10,5% receberam folder de orientação; 49,5% receberam orientações sobre prevenção de quedas e 64,5% estavam com as grades do leito elevadas. 87,6% foram avaliados sobre risco de LPP; Nos pacientes com risco moderado, elevado ou muito elevado, 34,2% estavam com os calcâneos livres de pressão; 47,5% afirmaram receber hidratação na pele e 24,8% tiveram a troca de decúbito realizada a cada 2h. Conclusão: A partir da vigilância de processos, identificou-se que as condutas dos profissionais de saúde a beira leito ainda são frágeis, exigindo ações educativas das lideranças a fim de educar e engajar equipes e pacientes no processo de cuidado.