Enfermagem - TCC
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Navegando Enfermagem - TCC por Assunto "[en] Child Health"
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Item Construção de vídeo sobre a inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria(2022) Leonhardt, Gabriela Beatriz; Souza, Luccas Melo de; Canabarro, Simone TraviIntrodução: As crianças hospitalizadas são submetidas a diferentes intervenções e por vezes requerem cateteres gástricos ou enterais. Considerando a complexidade técnica do procedimento e os riscos que envolvem o paciente, as ações do enfermeiro precisam estar fundamentadas nas melhores práticas assistenciais disponíveis na literatura, promovendo, assim, um cuidado seguro. Surge, então, a necessidade da educação permanente em saúde, que visa a qualificação dos conhecimentos, evitando, assim, a obsolescência dos saberes e práticas. Como forma de educação permanente, podem ser utilizados recursos educativos digitais, como vídeos, que tornam o processo de ensino-aprendizagem flexível e dinâmico, potencializando o aprendizado e fortalecendo as práticas. Objetivo: Desenvolver um recurso educativo digital, em formato de vídeo, voltado para enfermeiros, sobre o procedimento de inserção de cateter gástrico/enteral em pediatria. Metodologia: Estudo metodológico que teve o seu desenvolvimento embasado no guia para criação de vídeo elaborado por Fleming, Reynolds e Wallace (2009), que percorre as fases de: a) pré-produção; b) produção; e c) pós-produção do vídeo. Foi selecionado, por meio eletrônico, um Comitê de Especialistas que, na fase de pré-produção, analisou o roteiro do vídeo utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). Após a análise dos especialistas, o roteiro foi reformulado e o vídeo produzido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, sob o número 5.039.912). Resultados: Na fase de pré-produção, foi realizada a construção do roteiro do vídeo, com base nos resultados de busca na literatura, compreendendo 37,5 horas. A validação do conteúdo do roteiro ocorreu por um comitê de 23 Especialistas, que resultou no índice de validação de conteúdo global ≥ 0,838. Foram despendidas mais 12 horas para reformulação do roteiro. A gravação do vídeo foi executada na fase de produção, em laboratório de simulação, e compreendeu dois turnos de 5 horas cada. Após, a edição do vídeo ocorreu no no software Movavi®, contemplando 18,5 horas. Considerações finais: O roteiro do vídeo foi validado pelos especialistas, em todos domínios do IVCES. Espera-se que esses materiais auxiliem tanto na prática profissional quanto na trajetória acadêmica, ao favorecerem o processo de ensino-aprendizagem. Recomenda-se a continuidade do estudo com o processo de validação do vídeo pelo mesmo comitê de especialistas que validou o roteiro. Após, o vídeo será disponibilizado gratuitamente no canal do Youtube® do grupo de pesquisa.Item Revisão integrativa: cuidados de enfermagem voltados para as crianças na atenção primária à saúde(2022) Araújo, Thales Leandro Barbosa D’avila; Canabarro, Simone T.; Trindade, Carolina SturmObjetivo: Realizar uma revisão integrativa que busca conhecer as evidências disponíveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem às crianças na atenção primária à saúde. Materiais e métodos: Os estudos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados Scielo, Lilacs, BVS e PubMed no intervalo de tempo entre 2017 a 2021. Resultados: Foram revisados 16 artigos. Cerca de 87% das pesquisas relatam a educação em saúde como um cuidado prestado às crianças na APS. 75% apontam o acompanhamento e registro do crescimento e desenvolvimento da criança. Metade dos estudos indicam o acompanhamento do quadro vacinal e realização de exame físico. Com menos achados, totalizando aproximadamente 56% no somatório, foram encontrados como atividade do enfermeiro a realização dos marcos de desenvolvimento, teste do pezinho, prescrição de suplementação e avaliação psicossocial. Conclusão: A partir do conhecimento e síntese da produção científica sobre cuidados de enfermagem às crianças na APS pode-se entender a prática de enfermagem como fundamental no processo de cuidar à criança e realizar continuamente atividades sólidas de puericultura. Concluiu-se que esta revisão traz subsídios para repensar e estruturar as intervenções para promover a saúde integral da criança e que os enfermeiros têm um papel alargado que passa por detectar problemas. Destaca-se como recomendação que mais estudos sejam realizados no mundo das crianças que são atendidas na APS, pois só assim se pode efetivamente melhorar o exercício do cuidado às crianças e famílias trabalhando a cidadania, o direito e o exercício de cuidar e cuidar-se.