Fisioterapia - TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC por Assunto "[en] Aging"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item High Intensity Functional Exercises Associated or not with Cognitive Stimulation Improves Cognition and Physical Performance in Older Adults(2023-12-04) Teza, Enzo Albani Rossoni; Lemos, Adriana Torres de; Stigger, Felipe de Souza; Departamento de FisioterapiaIntrodução: o envelhecimento é um processo não patológico; no entanto, pode ser acompanhado por uma variedade de disfunções musculoesqueléticas e cognitivas resultantes principalmente de fatores modificáveis, afetando a qualidade de vida e independência de pessoas idosas. Estudos indicam que exercícios físicos associados a desafios cognitivos, podem ter um impacto positivo no desempenho físico e na função cognitiva em idosos. Objetivo: investigar os efeitos de um programa regular de exercícios funcionais de alta intensidade associado à estimulação cognitiva no desempenho cognitivo e físico de indivíduos idosos. Métodos: este estudo é um ensaio clínico randomizado controlado. 96 homens e mulheres residentes da comunidade foram randomicamente designados para um programa de exercícios funcionais de alta intensidade com base no Programa Hife, com 50% dos exercícios físicos associados a uma tarefa cognitiva ou para o mesmo programa, mas sem o componente da tarefa cognitiva. Ambos os grupos realizaram duas sessões por semana de treinamento em grupo e exercícios progressivos de força e equilíbrio durante um período de 16 semanas. Questionários e testes físicos foram aplicados no início e após 16 semanas de intervenção. Resultados: ambos os grupos apresentaram melhorias clinicamente significativas na cognição e no desempenho físico em condições de simples e dupla tarefa (P < 0.05). Apenas o grupo de treinamento em dupla tarefa obteve melhores resultados em relação ao custo cognitivo ao realizar testes motores em condições de dupla tarefa (P < 0.05). Não foram encontradas interações grupo-tempo, exceto para a confiança no equilíbrio em ambos os grupos de intervenção (P < 0.05). Conclusões: a adição de uma tarefa cognitiva simultânea ao treinamento funcional de alta intensidade não oferece maiores benefícios quando comparada a realização de um programa de exercícios funcionais de alta intensidade com base no Programa Hife em adultos mais velhos residentes na comunidade.