Navegando por Autor "Silva, Helena Terezinha Hubert"
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Item Ação educativa em uma equipe de saúde para o enfrentamento de situações de violência doméstica por queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina SturmIntrodução: A violência doméstica é um problema de saúde pública que requer organização dos serviços de saúde e de atenção multidisciplinar, assim como a queimadura, que exige atendimento de uma equipe especializada. É crescente o número de atendimentos a pacientes acometidos por queimaduras de cabeça e pescoço na área da Fonoaudiologia e por disso, essa área pode ser uma aliada das pessoas que sofrem violência doméstica. A assistência domiciliar faz com que problemas sejam visualizados e identificados e por isso, é relevante formar e articular a equipe de saúde que presta assistência na modalidade de saúde da atenção domiciliar no que tange ao tema de violência doméstica e situações de queimaduras de cabeça e pescoço. Objetivo: Planejar e desenvolver uma ação educativa (um curso de formação, com duração de dez horas) para o enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço, direcionada a uma equipe multidisciplinar de saúde de uma empresa privada que presta serviços de saúde na assistência domiciliar. Metodologia: Pesquisa ação, de cunho exploratório com abordagem mista, norteada pelos preceitos do Arco de Charles Maguerez e já empregada por diferentes autores (PRADO et al., 2012; VILLARDI; CYRINO; BERBEL, 2015; FRANÇA; MELO; MONTEIRO; GUILHEM, 2016, FERREIRA, 2019). Participaram da pesquisa 23 profissionais entre equipe de saúde multidisciplinar, que atuam na assistência domiciliar e participaram de um curso de formação sobre a temática deste estudo e 14 profissionais da área da saúde, que avaliaram as estratégias produzidas para este estudo. A análise interpretativa dos dados foi realizada por meio da proposta de interpretação qualitativa, baseada no estudo de Bardin (2011) e a análise estatística dos dados quantitativos deu-se por meio do método de adequação de conteúdo. Resultados: Ao final do curso, os profissionais que participaram, o avaliaram como satisfatório, sinalizando a importância de tornar o processo educativo e de aprendizado como centro do seu processo de trabalho; além disso, sentiram-se melhor preparados para o enfrentamento da violência doméstica. Os resultados demonstraram que a educação permanente e continuada em saúde é uma excelente estratégia no processo ensino-aprendizagem para uma equipe de saúde multidisciplinar e transformadora no processo de trabalho dos serviços de saúde domiciliar, promovendo impacto e efetividade satisfatórios para uma empresa. Considerações finais: Foi proporcionado o aprimoramento na prática do serviço de saúde na temática do enfrentamento à violência no ciclo da vida e uma contribuição para o desenvolvimento de análise crítica e reflexiva da equipe de saúde multidisciplinar que atua na assistência domiciliar, bem como auxiliar e apoiar o processo de formação e educação dos profissionais sobre esse tema, contribuir com a problematização do serviço de saúde social e estimular mudanças no cotidiano do aprender e do ensinar nos serviços de saúde em comunidade. Produtos: Elaboração de um curso para formação de uma equipe de saúde multidisciplinar, um guia de orientação à equipe de saúde e um artigo sobre a dissertação.Item Caso Inês e Daiane: Violência infanto-juvenil(2018) Silva, Helena Terezinha Hubert; Pinto, Maria Eugênia BresolinVideoaula sobre maus tratos na infância que apresenta a contextualização do tema.Item Constipação intestinal e violência doméstica: inter-relação e encaminhamentos(2017) Coronel, Ana Lúcia Couto; Silva, Helena Terezinha HubertOs distúrbios funcionais do aparelho digestivo são frequentemente relacionados a diversas formas de abuso e o atendimento integral a essas pessoas necessita de uma rede multidisciplinar de cuidados. Os objetivos deste estudo foram: avaliar a prevalência de violência doméstica em adultos portadores de constipação intestinal funcional (CIF) e identificar os serviços e normas disponíveis para atender as vítimas. Metodologia: o estudo foi desenvolvido em duas partes complementares. Parte I: estudo transversal, que avaliou a prevalência de violência doméstica em pacientes atendidos, de setembro a dezembro de 2016, no ambulatório de coloproctologia do Hospital Materno-infantil Presidente Vargas. Parte II: revisão narrativa, com pesquisa bibliográfica e documental, que buscou identificar os serviços e normas disponíveis para atender vítimas de violência doméstica no Brasil. Resultados: foram avaliadas 146 mulheres, das quais 65 confirmaram ser vítimas de violência doméstica, sendo 42 portadoras de CIF e, destas, 26 tinham histórico de violência doméstica (p=0,020), com Odds Ratio de 2,71 (IC95% OR: 1,29 – 5,67). Foi identificada uma rede de serviços para atender vítimas de violência, a Rede de Atenção à Violência, formada pelos serviços de saúde, assistência social, segurança pública, justiça, direitos humanos e sociedade civil organizada. Porém, não foi identificada uma norma sistematizada de funcionamento dessa rede. Conclusão: a prevalência de violência doméstica em mulheres portadoras de CIF é elevada e sugere-se a investigação cuidadosa dessa possível inter-relação na prática clínica. A partir dos componentes da Rede de Atenção à Violência, a autora apresenta um Guia para o atendimento de vítimas de violência doméstica, como proposta de sistematização na atenção integral às vítimas.Item Curso de enfrentamento à violência doméstica por situações de queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda o desenvolvimento de um curso de formação voltado para uma equipe de saúde multidisciplinar de uma empresa privada de assistência domiciliar. O curso foca no enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço. O objetivo é promover o processo de ensino-aprendizagem, preparando a equipe para orientar pacientes que enfrentam essas questões, além de capacitar os profissionais a intervir efetivamente na realidade em que estão inseridos.Item Fluxograma para encaminhamento dos casos de violência doméstica(2021-10) Silveira, Natália Osório; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Não se aplicaA violência doméstica/intrafamiliar, em suas mais diversas formas, tem se tornado um problema de saúde pública e uma rede de serviços de saúde e assistência psicossocial organizada para receber as demandas é de suma importância para o seu adequado enfrentamento. Foram elaborados nove fluxogramas de encaminhamento de atendimento das vítimas de violência doméstica/intrafamiliar de um município no interior do Rio Grande do Sul divididos em: 1) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA 2) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO – ATENÇÃO SECUNDÁRIA 3) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO – HOSPITAL 4) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA 5) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – ATENÇÃO SECUNDÁRIA 6) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – HOSPITAL 7) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA 8) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA – ATENÇÃO SECUNDÁRIA 9) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA – HOSPITALItem Guia de orientação para o enfrentamento da violência doméstica em situações de queimadura de cabeça e pescoço para equipe de saúde da assistência domiciliar(2021-05-14) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flôor, Samanta; Kawarlevski, Tiele dos SantosA violência doméstica pode envolver agressões com queimaduras de cabeça e pescoço, trazendo prejuízos à saúde como feridas e cicatrizes de pele, traumas psicológicos, lesões nos músculos que envolvem a fala e a fonoarticulação, comprometendo a deglutição e a mímica facial, além de consequências morais e sociais. Esses aspectos dificultam as experiências vividas no ciclo de vida de uma vítima. O serviço de assistência domiciliar é uma modalidade de assistência em saúde no domicílio e visa às ações e aos serviços de saúde de prevenção, tratamento e reabilitação, que são desenvolvidos na casa do paciente. Essa modalidade de assistência à saúde abre as portas das famílias para que a violência doméstica, que é um problema de saúde pública, seja visualizada e identificada pelos profissionais que atuam nessa área. Neste guia, você encontrará informações sobre a relação dos seguintes temas: Violência Doméstica, Fonoaudiologia, Assistência Domiciliar e Queimadura de Cabeça e Pescoço; além disso, encontrará informações sobre como identificar sinais de queimadura de cabeça e pescoço em situações que envolvem a violência doméstica, formas de abordagem, formas de acolhimento e amparo às vítimas e locais que possam auxiliar e orientar as vítimas pela busca de proteção.Item Instrumento de avaliação de ações de educação permanente nos processos de trabalho em um hospital público-universitário(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andréa Wander; Trindade, Carolina SturmA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A pesquisa realizada foi classificada como mista, qualitativa e quantitativa, aplicada e avaliativa, em que a análise foi o processo avaliativo das ações educativas. A instituição em que a pesquisa foi realizada é um hospital universitário-federal, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No hospital existe uma Política de Educação instituída, porém não existe uma orientação clara quanto aos processos avaliativos. A realização desta pesquisa foi composta de quatro fases: aplicação de questionário sobre processos avaliativos para um grupo de lideranças da enfermagem; análise dos dados e desenvolvimento dos modelos dos instrumentos de avaliação; aplicação de questionário de validação de conteúdo do instrumento a um grupo de especialistas em educação na saúde e a análise dos dados e revisão do modelo do instrumento de avaliação. O questionário das lideranças em enfermagem foi composto de perguntas sobre aspectos da avaliação de ações educativas, em que a maioria das respostas foram de concordância com as questões propostas, sobre a importância dos processos avaliativos e de como melhorar este acompanhamento. Na validação de conteúdo dos instrumentos de avaliação, realizada pela equipe de especialistas, também através de um questionário, com a aplicação da escala tipo Likert, em que para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Neste estudo utilizamos um IVC de concordância de 80% nas respostas para aprovação das questões. O IVC geral dos instrumentos de avaliação em ações educativas foi de 0,91, tendo então sido aprovados na visão das respondentes, para aplicação em serviço. Como resultados desta pesquisa foram desenvolvidos o produto técnicio cientifico, um artigo sobre a Avaliação de Comportamento e Resultados para Ações de Educação Permanente em Saúde no Contexto Hospitalar e o produto técnico educacional, denominado Modelos de Instrumentos de Avaliação para Ações Educativas. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item Manual de rede de enfrentamento a violência doméstica\intrafamiliar(2021-10-18) Silveira, Natália Osório; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA elaboração e entrega de material educativo (manual) para divulgação do processo de encaminhamento do atendimento das vítimas de violência doméstica/intrafamiliar de um município no interior do Rio Grande do Sul possibilitou um melhor acolhimento dos casos e pesquisa rápida quanto à forma de encaminhamento dos casos de violência doméstica/intrafamiliar que aportem aos serviços de Unidade de Atenção Básica, Atenção Secundária e Hospital.Item Modelos de instrumentos de avaliação para ações educativas(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. Neste ebook estão os passos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a partir da perspectiva da equipe de enfermagem, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item MOOC: uma ferramenta de ensino sobre estomias(2017) Almeida, Lisiane Marcolin de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Canabarro, Simone TraviO objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um produto educacional através do Massive Open Online Course (MOOC) sobre cuidados na área de estomias. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira compreendeu uma pesquisa quali-quantitativa descritiva, na qual foi desenvolvido um instrumento para avaliar o conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre a temática estomias. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar a deficiência de conhecimento dos profissionais referente à higiene e ao cuidado com a pele periestomia e ao equipamento coletor. Dessa forma, estabeleceram-se os conteúdos do curso, tais como: estomias intestinais e urinárias, equipamentos coletores e cuidados com a pessoa estomizada. A segunda etapa, constituiu o desenvolvimento tecnológico de uma plataforma para armazenar o MOOC. Trata-se de um curso projetado a partir da análise do conteúdo da pesquisa aplicada. O curso chamado MOOC Estomia de A a Z teve como objetivo habilitar o interessado para uma assistência efetiva e de qualidade à pessoa com estomia, tendo como público-alvo profissionais da saúde interessados na temática. O MOOC foi construído a partir da ferramenta Wordpress, utilizando-se como base o modelo MOOC Híbrido e o design instrucional fixo. Acredita-se que a adoção do MOOC Estomia de A a Z poderá impactar positivamente no ensino e na prática, pois estimula o conhecimento e o aprendizado dos profissionais da área de saúde.Item Proposição, implantação e avaliação de um repositório de objetos de aprendizagem na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)(Wagner Wessfll, 2019) Souza, Elisete Sales de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Magalhães, Cleidilene RamosO avanço da sociedade fez com que as Universidades, ao longo dos tempos, passassem a se redesenhar para acompanhar a modernidade. Atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) estão consolidadas como centros de produção de cultura, ciência e tecnologia. Atualmente, com a incorporação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação, vem transformando o cenário da educação. Com isso, surgiu um novo conceito de recurso educacional: os objetos de aprendizagem (OAs). Paralelo a isso, o Departamento de Gestão da Educação na Saúde, órgão subordinado ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação do Brasil em seu documento intitulado Recomendações para elaboração de Projetos de Mestrados Profissionais, considera como uma das principais características destes Programas a necessidade de definição de políticas e estratégias para a divulgação dos resultados das pesquisas e o desenvolvimento de produtos que visem a transformação das práticas. O presente estudo teve como objetivo a implantação do Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROAs) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), como forma de suprir a necessidade prática de se desenvolver um canal próprio de comunicação científica na Universidade que lhe proporcione não somente o compartilhamento da produção técnico-científica (aqui considerando os objetos de aprendizagem na área da saúde), mas também proporcionando a estes maior visibilidade, qualidade e aumento de seu (re)uso. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos distintos: o primeiro (fase 1) destinado a reunir dados para a o planejamento do ROAs da UFCSPA, onde previu-se a realização de um levantamento bibliográfico exploratório sobre as fases a serem previstas no planejamento do ROAs no âmbito acadêmico, no cenário nacional e internacional, um levantamento exploratório, com vistas a relatar as configurações técnicas e tecnológicas de cinco ROAs já consolidados e direcionadas para recursos educacionais e um levantamento das necessidades informacionais da comunidade acadêmica da UFCSPA relacionadas a ROAs através da aplicação de um questionário; o segundo (fase 2) destinado à implantação do ROAs da UFCSPA e o último momento (fase 3) destinado à avaliação da plataforma do Repositório desenvolvido. No decorrer da pesquisa, em um consenso com o Núcleo de Tecnologia da Informação instituição, optou-se pelo planejamento e construção de um ROAs integrado ao RI-UFCSPA, a partir do desenvolvimento de uma comunidade de “Recursos Educacionais” em sua plataforma, formatada de tal maneira, que o armazenamento e a descrição fossem adequados tanto para os OAs quanto para os demais documentos das outras coleções. Como resultado da pesquisa, então, foi criado o protótipo de uma nova versão do RI-UFCSPA com uma coleção de Recursos Educacionais que, após avaliação, demonstrou boa navegabilidade, contemplando as informações essenciais para a descrição destes tipos de documentos. Assim, pode-se inferir que o ROAs desenvolvido integrado ao RI-UFCSPA atende ao propósito de divulgar os produtos educacionais desenvolvidos na Instituição.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico(2024) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Silva, Helena Terezinha Hubert ; Trindade, Carolina Sturm ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDevido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico: curso de educação permanente em saúde(2024-03-14) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeIntrodução: Devido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Objetivo: Aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS nº 466/12 e 210/16 e na Carta Circular nº 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado nº 5.456.629. Resultados: Os especialistas foram compostos 50% por profissionais da enfermagem obstétrica e 50% informática/EaD, todas do sexo feminino, com doutorado e atuantes na docência. O curso foi validado com nível de concordância satisfatório. Dos cursistas, 15% eram enfermeiras e 85% técnicos de enfermagem, 85% do gênero feminino, com idade média de 36,9 anos, 50% da amostra eram formados entre 1 e 5 anos e 45% trabalhavam no CO entre 1 e 5 anos. Verificou-se diferença significativa na quantidade média de acertos entre as duas avaliações, evidenciando que a quantidade de acertos foi maior após o curso. Todos os participantes apresentaram reação positiva ao curso. Conclusão: Entende-se que o curso contribuiu para o conhecimento da equipe de enfermagem sobre assistência ao parto de forma geral e que os cursistas apresentaram reação positiva ao curso.Item Situações de violência: Abordagem(2018) Souza, Aline Corrêa de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaVideoaula sobre a abordagem em situações de violência.Item Situações de violência: Violência infanto-juvenil - Direitos(2018) Souza, Aline Corrêa de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Pinto, Maria Eugênia BresolinVideoaula sobre os direitos infanto-juvenis em contexto de violência.Item Situações de Violência: Violência infanto-juvenil - Situações de risco(2018) Souza, Aline Corrêa de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Pinto, Maria Eugênia BresolinVideoaula que sobre as situações de risco na violência infanto-juvenil.Item Tecnologias inovadoras em saúde: um curso em EaD para educação permanente dos profissionais de saúde de uma instituição de ensino(2017) Almeida, Versiéri Oliveira de; Silva, Helena Terezinha HubertO Decreto nº 7.234 (2010), que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, estabelece ações a serem desenvolvidas pelas instituições federais de ensino superior com a finalidade de garantir acesso e permanência dos estudantes, para isso tem-se como ação prioritária a Atenção à Saúde. Assim, são responsáveis pelo desenvolvimento de práticas de promoção da saúde, e prevenção de agravos à saúde e doenças. Portanto, a saúde passa por momentos de grandes transformações, com uma crescente necessidade de educação no ambiente de trabalho. A Educação Permanente em Saúde é uma ótima ferramenta para suprir essa necessidade, mas para a sua concretização são requeridos métodos e técnicas que facilitem a adoção do conhecimento, como as utilizadas na Educação a Distância. O objetivo deste estudo foi desenvolver um curso de Educação a Distância para a educação permanente dos profissionais de saúde do Instituto Federal Farroupilha, utilizando Tecnologias Inovadoras em Saúde, para proporcionar conhecimento, atualização, aperfeiçoamento e transformação das práticas de atenção e de gestão no serviço. Trata-se de um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo, com aplicação de questionário semiestruturado e utilização da análise de conteúdo temática para apreciação dos dados. Participaram do curso 38 profissionais de saúde, e considerando o resultado obtido com a avaliação quali-quantitativa, é possível concluir que o objetivo do curso foi atingido, uma vez que o material didático em Educação a Distância foi elaborado e inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, com base na metodologia da Educação Permanente em Saúde. Além disso, o material disponibilizado possibilitou o aumento do conhecimento sobre a temática e a motivação para a sua aplicação nos serviços de saúde. Por fim, podemos afirmar que o desenvolvimento e aplicação do curso foi uma prática exitosa, porque além de proporcionar e estimular o aumento do conhecimento para aprimorar a qualidade do serviço e contribuir com a permanência dos estudantes, permitiu o fortalecimento da equipe e a visualização da importância da divulgação das ações realizadas.