Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Canabarro, Simone Travi"
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Item Acessos vasculares em pacientes oncológicos pediátricos: dialogando com crianças sobre o cuidado(2018) Mesquita, Kelly; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene RamosA assistência à saúde tem se tornado mais complexa não somente pela gravidade de pacientes internados ou pelo avanço, mas também pelo uso de dispositivos invasivos, em especial os acessos vasculares, que aumentam os riscos de Infecções de Corrente Sanguínea (ICS). Os dispositivos de acessos venosos vasculares representam agora uma parte fundamental nos cuidados de saúde. Estudos mostram a redução de infecções da corrente sanguínea relacionada a Cateter Vascular Central (CVC), como estratégia de segurança do paciente. A infecção primária da corrente sanguínea associada aos cateteres é uma complicação sistêmica grave. Contudo, na maioria das vezes, pode ser prevenida quando as práticas de segurança são realizadas adequadamente pela equipe na inserção e manutenção dos dispositivos (INS, 2011). Nesse ínterim, este trabalho tem como objetivo analisar as percepções das crianças e adolescentes em tratamento oncológico, acerca do processo de educação e o nível de conhecimento dos cuidados com os dispositivos de acessos vasculares. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa-ação, visto que se observaram os fatos sem interferir no ambiente de coleta. Nessa perspectiva, foram analisadas experiências de crianças em relação ao enfrentamento no uso de acessos vasculares no tratamento do câncer. Esta pesquisa foi realizada na Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre, no complexo do Hospital da Criança Santo Antônio. Participaram deste estudo 16 crianças, com idade entre 6 a 12 anos, em tratamento com diagnósticos de doença oncológica. O instrumento de coleta de dados deu-se através de entrevista semiestrutura. Para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo de Minayo, emergiram quatro categorias: “conhecimento quanto à implantação do cateter”, “expressando sentimento de satisfação”, “entendimento da criança em relação ao cateter”, “relato de vivências para a melhoria”. Com o desenvolvimento deste trabalho, foi construido uma ferramenta lúdica para a educação das crianças para o entendimento sobre os acessos vasculares. Evidenciou-se também a necessidade da construção de um instrumento de orientação a fim de preparar a criança para a utilização de um dispositivo de acesso vascular, transformando uma atividade terapêutica em entretenimento, capacitando-a para o autocuidado e preparando-a para a nova condição de vida.Item Construção e Validação de Cartilha Educativa para a Continuidade do Cuidado do Ambulatório Pediátrico para a Atenção Primária à Saúde(2023-09-15) Rosa, Patricia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina NaderO modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado.O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Tratase de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.Item Construção e validação do aplicativo dicabetes: uma ferramenta para qualificação da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1(Wagner Wessfll, 2021) Piccoli, Carolina; Canabarro, Simone Travi; Trindade, Carolina Sturm; Millão, Luzia FernandesIntrodução: O Diabetes Mellitus é um grande problema de saúde, que independente do grau de desenvolvimento, afeta todos os países. No Brasil, há cerca de 95.800 crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Considerando a importância do enfermeiro na educação em saúde e gerenciamento da equipe, é ele quem orienta a equipe de enfermagem, pacientes e familiares sobre as técnicas de aplicação de insulina, os locais de aplicação da mesma, assim como, os tipos de insulinas existentes, para que possa assistir o paciente com segurança, prestando cuidado de qualidade. Atualmente, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas por meio de dispositivos móveis, tornaram-se grandes aliadas na renovação do contexto educacional. Objetivo: desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para qualificação da assistência aos pacientes com DM1. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Podemos configurá-lo como descritivo, de produção tecnológica, realizado em quatro etapas: Análise e especificação: etapa em que ocorreu a fundamentação teórica e a definição dos questionários a serem utilizados para saber o conhecimento dos enfermeiros, acerca do tema. Dessa forma, foi escolhido um instrumento validado, o Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e elaborado um questionário de Condutas; Design: definição dos conteúdos e características do aplicativo; Desenvolvimento: construção do protótipo do aplicativo por um estudante da área da tecnologia da informação (TI); Implementação: nesta etapa foi realizado o uso do aplicativo pelos usuários (enfermeiros do hospital pediátrico) e por especialistas (juízes, profissionais da área de Enfermagem e TI). Estes usuários avaliaram o protótipo do aplicativo por meio do questionário Scale Usability Score (ScSUS), que avalia a sua usabilidade. Resultados: O estudo resultou do produto de mestrado, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O protótipo do produto educacional foi denominado DICABETES. Nele contém informações sobre o que é o diabetes, valores de exames laboratoriais para diagnóstico da doença, técnica de aplicação de insulinas, dispositivos para aplicação de insulina, monitorização da glicemia, tipos de insulinas existentes, condutas em hipoglicemias e hiperglicemias, descarte de insumos e transporte, validade e armazenamento das insulinas. O número de participantes da etapa de avaliação do aplicativo foi de onze usuários e cinco especialistas. O produto teve avaliação positiva pelos usuários: 45% avaliaram como excelente, 37% como melhor imaginável e 18% bom. Os especialistas também o avaliaram positivamente: 40% como excelente e 60% como melhor imaginável. Conclusão: O protótipo “DICABETES” possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência, oferece informações baseadas em evidências e melhorias podem ser aplicadas no aplicativo DICABETES, com base nas considerações dos profissionais que o avaliaram, permitindo que seja uma ferramenta educacional utilizada pelos profissionais da área de saúde, contribuindo para melhorar a assistência aos pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Produtos: aplicativo móvel DICABETES e um artigo científico.Item Formação interprofissional em centro de simulação realística centrada na assistência e cuidados bucais de crianças e adolescentes internados(Wagner Wessfll, 2019) Slaviero, Luciana Ortolan Corsetti; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene RamosIntrodução: Os cuidados com a saúde bucal, em ambiente hospitalar, têm potencial para evitar complicações sistêmicas e manter a qualidade de vida do paciente internado, porém, devido à ausência de profissionais da odontologia com preparação para atuação integrada às equipes hospitalares é evidente a necessidade de trabalho interdisciplinar entre os profissionais que prestam assistência à criança e ao adolescente hospitalizado, sendo a educação interdisciplinar imprescindível. Portanto, desenvolver atividades de ensino que estimulem a prática interprofissional, permitindo o enlace entre educação e saúde transformando a realidade que mitiga a integração dos saberes são fundamentais. Objetivos: Desenvolver e avaliar um curso interprofissional de simulação realística para alunos da graduação de enfermagem, medicina e odontologia visando à qualificação do tratamento de crianças e adolescentes internados. Métodos: Estudo quantitativo, experimental e randomizado. Amostra composta por 39 alunos de enfermagem, medicina e odontologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi realizada uma aula teórica para todos os alunos e um pré-teste de conhecimentos (grupo controle). Na segunda etapa foi desenvolvido o curso de simulação clínica para o grupo experimental, com aplicação do pós-teste. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFCSPA e UFRGS. Resultados e Conclusões: Foram observadas diferenças estatisticamente significativas na aquisição de conhecimentos quando comparados os resultados finais de conhecimentos entre os alunos que participaram da simulação realística (grupo experimental) e dos que não participaram (grupo controle), com um melhor desempenho do grupo experimental (p<0,016). Os resultados também foram estatisticamente superiores para o grupo experimental no que diz respeito a percepção de ganhos e autoconfiança associados a sua aprendizagem após a simulação (p<0,001). A simulação realística é uma estratégia de ensino que permite experimentações mais próximas à realidade de trabalho, em ambiente clínico, proporcionando ao aluno integrar equipes, experienciar processos de trabalho e estimular o raciocínio para integralidade da atenção à saúde. A exposição simulada interprofissional permitiu aos alunos adquirir maior conhecimento e desenvolver um melhor aprendizado interprofissional. Os resultados deste estudo sugerem que atividades de simulação interprofissionais de curta duração com base clínica podem ajudar a preparar estudantes da saúde para trabalhar em colaboração. O produto gerado por este estudo foi um curso de simulação realística com metodologia elaborada por equipe interprofissional e que visa a formação prática interdisciplinar que pode ser aplicada a três cursos em nível de graduação como uma ferramenta de ensino para qualificar e integrar a assistência aos pacientes pediátricos internados. A qualificação do atendimento interprofissional poderá refletir na segurança e humanização do sistema de saúde, porém estudos mais amplos precisam ser realizados para confirmar se os efeitos da prática simulada interprofissional refletirá em benefício no atendimento hospitalar.Item Importância do planejamento didático de intervenções educativas para a adesão ao tratamento imunossupressor em pacientes transplantados renais(2017) Rocha, Dagoberto França da; Sudbrack, Aline Winter; Canabarro, Simone Travi; Figueiredo, Ana ElizabethIntrodução: A não adesão à terapia imunossupressora é comum nos pacientes transplantados renais, podendo comprometer a manutenção da saúde e até mesmo a perda do enxerto. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto da utilização de ferramentas de ensino e aprendizagem para a adesão ao tratamento imunossupressor dos pacientes transplantados de rim. Método: Estudo de coorte que incluiu pacientes transplantados de rim do Serviço de Nefrologia e Transplantes do Hospital São Lucas da PUCRS. A amostra foi selecionada por conveniência, composta por pacientes maiores de 18 anos, transplantados entre 3 e 12 meses no respectivo Serviço. Para a avaliação da adesão foi utilizada a escala Basel Assessament of Adherence Scale With Imunossupressive Medication (BAASIS) e para a identificação do estilo de aprendizagem o questionário VARK (Visual, Aural, Read/Write, Kinesthestic). Os participantes não aderentes receberam quatro intervenções educativas sobre a rejeição, conforme os seus estilos de aprendizagem predominante. Foram utilizados estatística descritiva e os testes que possibilitaram a interpretação de interação entre as variáveis. Resultados: Foram incluídos 59 pacientes, dos quais 57,6% eram homens, 79,7% da cor branca, com média de idade 45,8 anos. Do total de pacientes, 83,1% eram não aderentes. Houve melhora na adesão estatisticamente significativa no 2º (p>0,001), 3º (p>0,001) e no 4º encontros (p0,009). Não houve diferença significativa da adesão para com as variáveis demográficas, nem com os estilos de aprendizagem. O estilo de aprendizagem predominante foi o auditivo (62,8%). Nas questões pré e pós-teste sobre o conhecimento da rejeição, houve diferença significativa em algumas questões. Conclusão: A aplicação do plano de ensino ajustado ao estilo de aprendizagem não teve impacto com a adesão ao imunossupressor, no entanto houve aumento no conhecimento em relação à adesão após a intervenção.Item MOOC: uma ferramenta de ensino sobre estomias(2017) Almeida, Lisiane Marcolin de; Silva, Helena Terezinha Hubert; Canabarro, Simone TraviO objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um produto educacional através do Massive Open Online Course (MOOC) sobre cuidados na área de estomias. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira compreendeu uma pesquisa quali-quantitativa descritiva, na qual foi desenvolvido um instrumento para avaliar o conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre a temática estomias. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar a deficiência de conhecimento dos profissionais referente à higiene e ao cuidado com a pele periestomia e ao equipamento coletor. Dessa forma, estabeleceram-se os conteúdos do curso, tais como: estomias intestinais e urinárias, equipamentos coletores e cuidados com a pessoa estomizada. A segunda etapa, constituiu o desenvolvimento tecnológico de uma plataforma para armazenar o MOOC. Trata-se de um curso projetado a partir da análise do conteúdo da pesquisa aplicada. O curso chamado MOOC Estomia de A a Z teve como objetivo habilitar o interessado para uma assistência efetiva e de qualidade à pessoa com estomia, tendo como público-alvo profissionais da saúde interessados na temática. O MOOC foi construído a partir da ferramenta Wordpress, utilizando-se como base o modelo MOOC Híbrido e o design instrucional fixo. Acredita-se que a adoção do MOOC Estomia de A a Z poderá impactar positivamente no ensino e na prática, pois estimula o conhecimento e o aprendizado dos profissionais da área de saúde.Item Percepção de residentes e preceptores sobre a residência multiprofissional integrada em saúde com ênfase em onco-hematologia(2017) Silva, Anderson de Santana da; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene RamosIntrodução: A Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (REMIS) é uma das modalidades de formação interprofissional proposta e financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Objetiva favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no mercado de trabalho; preferencialmente, os recém-formados são inseridos em áreas prioritárias a fim de garantir ações de integração, educação, gestão, atenção e participação social em saúde. Objetivo: Compreender o programa REMIS com ênfase em Onco-hematologia na visão de residentes e preceptores sobre o ensino interprofissional em saúde. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo, exploratório, com variáveis quantitativas. O cenário de coleta de dados ocorreu no complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) - Hospital Santa Rita, conhecido como instituição de referência em oncologia. Ao total, 10 residentes e 09 preceptores da REMIS com ênfase em onco-hematologia participaram deste estudo. A coleta de dados deu-se por meio do desenvolvimento de grupo focal; os conteúdos foram registrados em áudio e transcritos na íntegra para análise de conteúdo e construção de categorias temáticas, segundo técnica de Bardin. Também, foi aplicado um questionário sociodemográfico para conhecimento dos residentes. Por fim, aplicou-se uma escala de conhecimento e de satisfação para avaliação do programa REMIS. Resultados: O estudo evidenciou que os residentes apresentam-se satisfeitos em fazer parte do programa em andamento. Por outro lado, percebem a necessidade de um melhor aperfeiçoamento do “ser preceptor” e sugeriram melhorias para qualificar o programa. Conclusão: Ressalta-se que o programa REMIS com ênfase em onco-hematologia contempla condições reais de aprendizagem. Por meio de ações de promoção da saúde e atuação em equipes interprofissionais de diferentes áreas, proporciona novas possibilidades de incorporação às políticas públicas de saúde como modelo de parceria universidade/serviço com a finalidade de qualificar o processo de trabalho com resolutividade e eficácia.Item Preceptoria na residência multiprofissional em saúde: vivência do ser preceptor na ênfase de atenção ao paciente crítico(2016) Milanesi, Rafaela; Canabarro, Simone Travi; Caregnato, Rita Catalina AquinoIntrodução: Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) são programas de integração ensino-serviço-comunidade, compostos por no mínimo três profissões, caracterizados por ensino em serviço sob supervisão do profissional preceptor. Objetivo: Explorar as vivências dos preceptores de dois programas de RMS na área de ênfase da atenção ao paciente crítico. Método: Misto sequencial [QUAL→quan], de natureza aplicada, empreendido através de um estudo de casos múltiplos (A e B). Resultados: Perfil dos 31 sujeitos da fase quantitativa por unidades-caso, respectivamente: 80% e 85,7% mulheres; média de idade de 34,5 e 35,2 anos; enfermeiros em sua maioria 40% e 42,8%; formados entre 1988 e 2012; 90% e 90,5% possuíam pós-graduações concluídas. Quanto à preceptoria: tempo médio de 2 anos e 6 meses e 1 ano e 10 meses; 90% e 85,7% não dispunham de carga horária semanal específica; na unidade-caso A recebiam incentivo financeiro; para 60% e 76,2% não foi a primeira experiência de ensino, mas 100% e 81% sem experiência prévia como preceptor; 50% e 14,3% realizaram formação pedagógica pregressa. Elevado nível de concordância com as afirmativas avaliadas através da escala Likert. Na segunda etapa foram realizadas 14 entrevistas, que permitiram a categorização em quatro categorias temáticas e subcategorias: profissional preceptor (papel assumido, competências necessárias, formação pedagógica pregressa); vivência cotidiana (organização do trabalho, processo de ensinoaprendizagem, processo de avaliação dos residentes, atividades extra práxis); aspectos relevantes da preceptoria (negativos, positivos); sugestões para melhoria (valorização do preceptor, melhoria dos programas de RMS). Com base nos dados, desenvolveu-se um produto educacional sob a forma de um site destinado aos preceptores da RMS. Conclusão: Houve consenso entre os participantes quanto à satisfação proporcionada pelo processo de preceptoria, entretanto relatos de sobrecarga de trabalho devido à concomitância das atividades assistenciais e de ensino, a falta de carga horária específica para a atividade e a não remuneração da função ainda são fatores dificultadores para essa prática. Como produto educacional resultante desta pesquisa criou-se um site direcionado aos preceptores como ferramenta de fácil acesso, dinâmica e útil, servindo para o aperfeiçoamento e atualização.Item Recursos visuais educativos para a escolha do acesso venoso em neonatologia(2024) Barbosa, Carla; Cazella, Silvio Cesar; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo: Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à) enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágilItem Residência multiprofissional em onco-hematologia: produto de ensino em serviço alicerçado na gestão estratégica(2016) Jaggi, Leila Maria de Abreu; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Canabarro, Simone TraviA evolução tecnológica na área de saúde exige das instituições e governos a busca constante para adequação dos processos e atendimento à sociedade. As organizações necessitam construir uma gestão voltada às oportunidades e demandas do mercado, aprimorando-se continuamente em busca de inovação. O câncer é responsável por 12% dos óbitos no mundo, com estimativa crescente, por isso exige estruturas e profissionais preparados para enfrentar essa realidade. Com enfoque teórico na gestão estratégica, definiu-se como objetivo para este estudo desenvolver um produto de ensino em um serviço de saúde na modalidade Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia. Trata-se de uma intervenção aplicada, integrando ensino e serviço, seguindo o Project Management Institute. O cenário foi uma universidade federal em parceria com um centro de alta complexidade em oncologia. A trajetória percorrida seguiu os cinco grupos de processos recomendados pelo guia de gerenciamento de projetos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento. Na primeira etapa conheceram-se as estratégias das instituições por meio de análise do cenário e documental. Na segunda etapa criou-se o produto de ensino, norteado pela gestão estratégica, construindo-se o projeto pedagógico do curso articulado com as instituições envolvidas e áreas de conhecimento da saúde que mostraram interesse em participar do projeto. Na terceira etapa submeteu-se o programa a um edital e, após ser aprovado, foi implantado em 2015. Na quarta etapa foram propostos indicadores de acompanhamento, e na quinta etapa entregou-se para as instituições, em 2016, o projeto em funcionamento. O programa oportuniza a qualificação multiprofissional de oito profissionais por ano das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Esse produto de ensino resultou de um trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, ambos financiados pelo governo federal. A construção de um processo educativo integrado, envolvendo ensino e serviço, produz transformações no cotidiano e na aprendizagem resultantes do compartilhamento dos saberes. A academia e o serviço potencializaram esforços para promover ações colaborativas atendendo às necessidades da sociedade e as políticas de Estado que priorizam a atenção ao câncer, fundamentada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde.