Fisioterapia - TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC por Autor "Caballero, Raphael Maciel da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Percepção de fisioterapeutas de serviços públicos de Porto Alegre sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre seu processo de trabalho(2022-12-08) Pereira, Elisa Bueno; Lemos, Adriana Torres de; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de FisioterapiaA pandemia de COVID-19 impactou significativamente na vida da população mundial. Por se tratar de uma emergência em saúde e considerando a alta transmissibilidade e mortalidade viral, o processo de trabalho do profissional de saúde foi consideravelmente afetado. O objetivo deste estudo foi compreender, através de questionários e entrevistas, o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a qualidade de vida e estresse no trabalho, bem como seu efeito sobre o processo de trabalho do fisioterapeuta atuante em Centros de Reabilitação e hospitais próprios do Município de Porto Alegre. O estudo se caracteriza como do tipo misto com amostra voluntária. A primeira etapa foi composta pela aplicação de questionários on-line, pelo google forms, contendo anamnese; escala de estresse no trabalho (Job Stress Scale) e questionário de qualidade de vida no trabalho (QWLQ-bref). A segunda etapa, consistiu em entrevistas síncronas realizadas via plataforma google meet, com questões elaboradas pelos autores do projeto. Os resultados da análise quantitativa demonstraram taxas moderadas de estresse e insatisfação em relação aos domínios de qualidade de vida no trabalho. Em relação à análise qualitativa, após análise das falas dos participantes, duas categorias foram organizadas diante das percepções sobre qualidade de vida no trabalho especificamente no período da Pandemia de COVID-19: Transformações impostas ao processo de trabalho e Reconhecimento da importância do trabalho. Em suma, no presente estudo torna-se nítido os impactos da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida no trabalho e níveis de estresse no processo de trabalho dos profissionais fisioterapeutas.Item Prática baseada em evidências em obstetrícia na concepção de alunos de graduação da área da saúde(2023-12-04) Kasper, Marina Porto; Leites, Gabriela Tomedi; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Departamento de FisioterapiaA assistência obstétrica no Brasil apresenta uma alta prevalência de intervenções sem respaldo científico, sendo o ensino em obstetrícia uma barreira para melhorar essa realidade. A inserção da Prática Baseada em Evidências (PBE) no ensino pode contribuir para efetividade clínica e atendimento humanizado ao estimular o pensamento crítico e a autonomia do aluno da saúde, favorecendo a tomada de decisões baseada em evidências. Dessa forma, o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos alunos de graduação de uma universidade especializada na área da saúde sobre PBE no contexto da atenção obstétrica. Para isso, alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia responderam à um questionário online com 15 perguntas nas esferas de caracterização da amostra, percepção sobre PBE e sobre sua aplicação no contexto da assistência obstétrica através de casos situação. De 154 participantes, 104 não souberam identificar adequadamente quais intervenções e práticas obstétricas apresentam respaldo em evidências científicas. Obtiveram melhores resultados os alunos que possuíam disciplinas específicas de obstetrícia em sua matriz curricular e apontaram ter tido contato com a PBE durante o ensino obstétrico. Através desse resultado, pode-se concluir que existem lacunas importantes no ensino-aprendizagem da obstetrícia em graduações da área da saúde.