RECURSOS EDUCACIONAIS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando RECURSOS EDUCACIONAIS por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 582
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Pele Negra que Ocupa - Produto Técnico Educacional: Versão Condensada(2023-12-22) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA)Este volume tem o objetivo de oferecer uma visão geral do produto técnico educacional, elaborado sob a forma de livro científico vinculado à Dissertação de Mestrado intitulada “Necessidades em saúde da População Negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A fim de preservar o caráter inédito do texto a ser submetido à editora para publicação do produto em forma de livro, apresenta-se aqui uma versão condensada do material didático e/ou instrucional elaborado a partir da pesquisa desenvolvida. Espera-se que, após a publicação do livro, este produto técnico educacional possa ser utilizado para fins de ações de ensino na saúde que promovam a conscientização sobre a interseccionalidade gênero e raça que perpassa a vida de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais não normativas) que vivem em ocupações urbanas. Embora sejam encontrados estudos recentes sobre a população residente em ocupações, ainda é notória a escassez de estudos que percebem as vulnerabilidades às quais pessoas negras LGBTQIA+ vivenciam nesse contexto devido ao entrecruzamento de dois aspectos cruciais de suas identidades: gênero e raça. Considerando essa escassez na literatura científica atual, o desenvolvimento do livro científico intitulado “A Pele Negra que Ocupa: Um relato sobre resistência, ocupação e saúde da população negra LGBTQIA+” apresenta potencial para promover a reflexão sobre a necessidade de ações e políticas efetivas que deem visibilidade à população negra LGBTQIA+ na luta por seu direito de existência, em especial pelo direito à moradia. Este volume propicia uma visão geral do livro desenvolvido como produto técnico educacional.Item Abordagem em situações de violência: Formas de violência mais praticadas contra o idoso(2018) Souza, Aline Corrêa dePainel interativo em espiral que apresenta as formas de violência mais praticadas contra o idoso.Item Abordagem em situações de violência: Violência doméstica(2018) Souza, Aline Corrêa deVideoaula que aborda a violência doméstica como problema de saúde pública, seus indicadores e políticas públicas de enfrentamento destas situações na Atenção Primária à Saúde.Item Acidente Vascular Cerebral: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeFoto de pintura corporal representando o acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e isquêmico, com informações adaptadas do livro de Medicina Interna de Harrison (HARRISON, 2013).Item Apoiadores institucionais(2017) Souza, Aline Corrêa deVideoaula que apresenta o trabalho do apoiador institucional, suas atribuições e que destaca o papel deste profissional no processo de gestão e atuação na prática das equipes de saúde da família na Atenção Primária.Item Artérias e veias da face: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeFoto de pintura corporal representando as artérias e veias faciais e cervicais. A) Artérias e veias da face. B) Artérias e veias do pescoço. Adaptado da prancha 31 “Veias Superficiais e Nervos Cutâneos do Pescoço” e a prancha Prancha 72 “Artérias das regiões Oral e Faríngea”, do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).Item Atenção primária à saúde(2018) Stein, Airton TetelbomEste recurso educacional aborda a prática da Atenção Primária à Saúde, suas definições e características mais relevantes, dentro do contexto de atuação do profissional de saúde e que conta na sua apresentação com os seguintes recursos: uma história em quadrinhos; materiais complementares de leitura sobre o tema; atividade de construção de um texto coletivo; uma atividade de elaboração de uma matriz operacional, relativa aos atributos da APS; um diagrama com o mapa histórico da Atenção Primária à Saúde; uma atividade de verdadeiro ou falso e uma atividade de múltipla escolha sobre o tema.Item Atenção Primária à Saúde: Avaliação de Serviços de Saúde(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinVideoaula que aborda a importância da avaliação dos serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde tanto para o reconhecimento das ações realizadas por estes serviços como para o planejamento em saúde das equipes.Item Atenção Primária à Saúde: Contexto histórico no mundo(2018) Stein, Airton Tetelbom; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaÁudio abordando o contexto da Atenção Primária a Saúde no mundo.Item Atenção Primária à Saúde: Exercício de múltipla escolha(2017) Stein, Airton TetelbomAtividade de múltipla escolha que retoma o conteúdo abordado na aula de Atenção Primária à Saúde.Item Atenção Primária à Saúde: Exercício de Verdadeiro ou Falso(2017) Stein, Airton TetelbomAtividade de verdadeiro ou falso que retoma os conteúdos abordados na aula Atenção Primária à Saúde.Item Atenção Primária à Saúde: História em Quadrinhos(2017) Stein, Airton TetelbomHistória em quadrinhos que aborda a importância da Atenção Primária à Saúde.Item Avaliação da APS: Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ)(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinPainel ilustrativo que apresenta a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ).Item Avaliação da APS: Diagrama sobre Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinDiagrama que apresenta as fases do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), de acordo com a portaria 1654, de 18 de julho de 2011.Item Avaliação da APS: Entrevista sobre as Condições Sensíveis em APS(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinEntrevista fictícia de rádio que aborda as condições sensíveis em Atenção Primária à Saúde (APS) como importante indicador da qualidade da APS.Item Avaliação da APS: Entrevista sobre atuação das equipes frente às condições sensíveis em APS(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinEntrevista fictícia de rádio que aborda a atuação das equipes de saúde da família frente às condições sensíveis em APS, importante indicador da avaliação da APS.Item Avaliação da APS: Exercício de matriz de intervenção Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e Avaliação da APS: Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ)(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinExercício de construção de uma matriz de intervenção, elaborada com base no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ).Item Avaliação da APS: Exercício sobre Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ)(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinExercício de discussão sobre o processo de implantação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) nas equipes.Item Bingo do Sistema Endocrino(2024-02-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimaraes, AlexsandroO sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que são secretadas nos líquidos corporais por uma célula ou por grupos de células e que exercem um efeito de controle fisiológico sobre outras células do organismo: alguns são hormônios locais (secretina, por exemplo) e outros gerais (hormônio do crescimento, por exemplo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. Em nossa jornada de aprendizado ativo, buscamos constantemente formas dinâmicas de revisar e consolidar o conhecimento. Assim, desenvolvemos o Objeto de Aprendizagem Ativa "Bingo do Sistema Endócrino". Este bingo não é apenas uma atividade divertida, mas também uma oportunidade valiosa para revisar mais de 20 questões sobre as diversas estruturas hormonais do corpo humano. Cada número sorteado corresponde a uma questão específica, desde os hormônios produzidos pela hipófise até a ação de glândulas endócrinas especializadas. Essas e outras questões desafiarão os participantes a aplicar seu conhecimento. Esse jogo pode ser utilizado de forma individual ou colaborativa, em sala de aula virtual ou presencialmente (se for impresso), dependendo do objetivo da aula. Bons estudos!Item Bingo do Sistema Endócrino(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2022-05-26) Guimarães, Alexsandro Ferreira; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, MarileneApresentação em Power Point contendo questões sobre o sistema endócrino em que cada participante deve reconhecer se possui as respostas de acordo com a cartela de palavras que recebe.