RECURSOS EDUCACIONAIS
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Item A Pele Negra que Ocupa - Produto Técnico Educacional: Versão Condensada(2023-12-22) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA)Este volume tem o objetivo de oferecer uma visão geral do produto técnico educacional, elaborado sob a forma de livro científico vinculado à Dissertação de Mestrado intitulada “Necessidades em saúde da População Negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A fim de preservar o caráter inédito do texto a ser submetido à editora para publicação do produto em forma de livro, apresenta-se aqui uma versão condensada do material didático e/ou instrucional elaborado a partir da pesquisa desenvolvida. Espera-se que, após a publicação do livro, este produto técnico educacional possa ser utilizado para fins de ações de ensino na saúde que promovam a conscientização sobre a interseccionalidade gênero e raça que perpassa a vida de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais não normativas) que vivem em ocupações urbanas. Embora sejam encontrados estudos recentes sobre a população residente em ocupações, ainda é notória a escassez de estudos que percebem as vulnerabilidades às quais pessoas negras LGBTQIA+ vivenciam nesse contexto devido ao entrecruzamento de dois aspectos cruciais de suas identidades: gênero e raça. Considerando essa escassez na literatura científica atual, o desenvolvimento do livro científico intitulado “A Pele Negra que Ocupa: Um relato sobre resistência, ocupação e saúde da população negra LGBTQIA+” apresenta potencial para promover a reflexão sobre a necessidade de ações e políticas efetivas que deem visibilidade à população negra LGBTQIA+ na luta por seu direito de existência, em especial pelo direito à moradia. Este volume propicia uma visão geral do livro desenvolvido como produto técnico educacional.Item Abordagem em situações de violência: Formas de violência mais praticadas contra o idoso(2018) Souza, Aline Corrêa dePainel interativo em espiral que apresenta as formas de violência mais praticadas contra o idoso.Item Abordagem em situações de violência: Violência doméstica(2018) Souza, Aline Corrêa deVideoaula que aborda a violência doméstica como problema de saúde pública, seus indicadores e políticas públicas de enfrentamento destas situações na Atenção Primária à Saúde.Item Acidente Vascular Cerebral: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeFoto de pintura corporal representando o acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e isquêmico, com informações adaptadas do livro de Medicina Interna de Harrison (HARRISON, 2013).Item #Adole#Sente: Construindo espaços de saúde mental com adolescentes(2023) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fúlvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto compartilha a sistematização das oficinas realizadas junto a adolescentes, na pesquisa de mestrado profissional intitulada #ADOLE#SENTE - Oficinas de Promoção da Saúde Mental com as Adolescências, com a finalidade de promover a educação emocional para este público. Tem como objetivo ajudar profissionais, principalmente os que desenvolvem algum tipo de atividade com adolescentes, a criar espaços de cuidado em conjunto com os jovens, visando promover a saúde mental, protagonismo, autonomia e muitas outras formas de cuidado. Portanto o material é direcionado para estes profissionais, como forma se suporte para ações que podem construir espaços de cuidado com os adolescentes e para a promoção do bem-estar emocional deste público.Item Alisamento com Formol(2024-10) Ribas, Amanda Fraga ; Cunha, Ana Cristina Borba da ; Departamento de Farmacociências; Dobrilovich, João Pedro ; Basualdo, Mariana Spuldaro ; Rimoli, Júlia GeyerO formaldeído, popularmente conhecido como formol, é um composto incolor, com forte odor e características altamente tóxicas e inflamáveis. A sua utilização é permitida apenas como conservante, não é permitido como alisante, pois além de danificar os fios, também oferece riscos à saúde.Item Ansiedade no contexto escolar(2020-12) Julião, Eunice Borba; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeOs alunos estão expostos, dentro do contexto educativo a situações de medo, frustração e competitividade, podendo sentir ansiedade e desequilíbrio emocional. Já se observam estudos no Ensino Superior e Ensino Médio para investigação das relações entre ansiedade e problemas de saúde mental vinculados ao desempenho escolar. Entretanto, poucos têm estudado essas variáveis, de forma preventiva, durante o Ensino Fundamental II. Como a escola gerencia o cotidiano e ações pedagógicas, impulsionar ações de promoção de saúde e medidas educativas de saúde mental pode ajudar a diminuir os agravos de adoecimento desses alunos na vida adulta. A partir do estudo realizado na dissertação de mestrado da primeira autora, orientada pela segunda, conclui-se que alunos com desempenho escolar médio e baixo apresentam, significativamente, níveis mais elevados de ansiedade e sofrimento emocional, mesmo quando ajustados para outras variáveis intervenientes. Para tanto, criou-se o plano de ação pedagógica apresentado como produto educativo derivado desta pesquisa. O mesmo consiste em um material de psicoeducação para os alunos, intitulado “Ansiedade no contexto escolar”, e uma ação educativa para os docentes, de nome “Manejo de ansiedade e sua interface com o desempenho escolar”. Tais ações auxiliam na identificação e manejo da ansiedade como medida preventiva, além de contribuírem para a integração universidade-sociedade no enfrentamento e na promoção da saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II.Item Apoiadores institucionais(2017) Souza, Aline Corrêa deVideoaula que apresenta o trabalho do apoiador institucional, suas atribuições e que destaca o papel deste profissional no processo de gestão e atuação na prática das equipes de saúde da família na Atenção Primária.Item Uma arquitetura pedagógica para educação à distância sobre prevenção e manejo em acidentes do trabalho com material biológico(2021-06-22) Costa, Fabiana Feijó; Cazella, Silvio Cesar; Costa, Marcia Rosa; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: As condições de vida do ser humano podem ser alteradas ou modificadas em função do trabalho que exerce, contribuindo para o adoecimento do indivíduo quando exercido em condições inadequadas. Diante deste panorama, os acidentes e óbitos relacionados às atividades laborais apresentam-se como questões de extrema relevância e impacto na morbimortalidade do país. Destaca-se os acidentes com envolvimento de material biológico, diretamente relacionado à atuação dos profissionais da saúde. Desta forma, a preocupação com a segurança dos trabalhadores é um compromisso também das instituições, por sua relevância. Ações de educação permanente em saúde podem contribuir sobremaneira para o aumento da segurança dos profissionais, uma vez que se fundamentam no aprendizado no trabalho. Objetivo: Conceber uma arquitetura pedagógica na modalidade de Educação à Distância (EaD), utilizando a metodologia ativa denominada estudo de caso, abordando a prevenção e o atendimento de acidentes do trabalho com material biológico. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com a utilização de métodos mistos. A pesquisa com métodos mistos combina os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. A geração de dados ocorreu por meio de amostragem não probabilística, na qual para a seleção da amostra o pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. Resultados: Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a prevenção e manejo de acidentes do trabalho com material biológico, houve a elaboração da arquitetura pedagógica (AP), sendo submetida à avaliação de especialistas da área, que emitiram pareceres. Para a avaliação foi utilizado um instrumento adaptado do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), que tem como objetivo a validação de conteúdo escrito dos materiais educativos em saúde. O instrumento utilizado foi composto por dez questões, com opções de respostas, utilizando como valoração dos itens uma escala de Likert de 5 pontos, na qual: 0 = discordo totalmente; 1 = discordo; 2 = indiferente; 3 = concordo; 4 = concordo totalmente. As questões são categorizadas em módulos, o primeiro módulo avalia os objetivos do estudo, o segundo módulo avalia a estrutura e apresentação, o módulo final avalia a relevância. Compuseram a amostra como avaliadores sete enfermeiros do trabalho, atuantes em hospitais na cidade de Porto Alegre. Em suas avaliações os profissionais demonstraram concordância, referindo que a AP está alinhada aos seus propósitos e metas, coerente quanto à organização, estrutura, estratégia, coerência e suficiência, bem como significância, impacto, motivação e interesse. Com base no exposto, a AP possui os requisitos para contribuir como forma para a promoção das ações de educação permanente em saúde. Estudos poderão avançar para a efetivação do curso que a AP embasa e avaliar sua aplicação e adesão.Item Artérias e veias da face: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeFoto de pintura corporal representando as artérias e veias faciais e cervicais. A) Artérias e veias da face. B) Artérias e veias do pescoço. Adaptado da prancha 31 “Veias Superficiais e Nervos Cutâneos do Pescoço” e a prancha Prancha 72 “Artérias das regiões Oral e Faríngea”, do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).Item Atenção primária à saúde(2018) Stein, Airton TetelbomEste recurso educacional aborda a prática da Atenção Primária à Saúde, suas definições e características mais relevantes, dentro do contexto de atuação do profissional de saúde e que conta na sua apresentação com os seguintes recursos: uma história em quadrinhos; materiais complementares de leitura sobre o tema; atividade de construção de um texto coletivo; uma atividade de elaboração de uma matriz operacional, relativa aos atributos da APS; um diagrama com o mapa histórico da Atenção Primária à Saúde; uma atividade de verdadeiro ou falso e uma atividade de múltipla escolha sobre o tema.Item Atenção Primária à Saúde: Avaliação de Serviços de Saúde(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinVideoaula que aborda a importância da avaliação dos serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde tanto para o reconhecimento das ações realizadas por estes serviços como para o planejamento em saúde das equipes.Item Atenção Primária à Saúde: Contexto histórico no mundo(2018) Stein, Airton Tetelbom; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaÁudio abordando o contexto da Atenção Primária a Saúde no mundo.Item Atenção Primária à Saúde: Exercício de múltipla escolha(2017) Stein, Airton TetelbomAtividade de múltipla escolha que retoma o conteúdo abordado na aula de Atenção Primária à Saúde.Item Atenção Primária à Saúde: Exercício de Verdadeiro ou Falso(2017) Stein, Airton TetelbomAtividade de verdadeiro ou falso que retoma os conteúdos abordados na aula Atenção Primária à Saúde.Item Atenção Primária à Saúde: História em Quadrinhos(2017) Stein, Airton TetelbomHistória em quadrinhos que aborda a importância da Atenção Primária à Saúde.Item Atendimento ao paciente com transtorno do Espectro Autista(2024) Reichert, Taíse Gabriele; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeTrata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Como estratégia foi realizada uma pesquisa exploratória, através de uma revisão integrativa buscando compreender a filosofia Lean Healthcare e evidências de sucesso. Posteriormente, um diagnóstico organizacional foi realizado para possibilitar o conhecimento profundo da unidade hospitalar, no qual foram identificados, de forma detalhada, gargalos, problemas e oportunidades de melhorias. Para isto, foi utilizada a observação participante e entrevistas para coleta de dados, assim como o Mapeamento do Fluxo de Valor, que subsidiaram a construção de um Plano de Ação para as melhorias identificadas. Como resultado, obteve-se a criação de um plano de ação para implementação das melhorias propostas e a criação de um infográfico sobre as normativas dos direitos à pessoa com Transtorno do Espectro Autista para a educação permanente das equipes envolvidas, visto a necessidade identificada no estudo durante o mapeamento de processos. Como repercussões, espera-se um incremento na qualidade dos serviços prestados e maior segurança ao paciente. Corroborando nessa perspectiva, foi possível relacionar essa abordagem a cinco dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para a agenda de 2030. Ainda nesse sentido, de acordo com o Manual de Oslo (2006), foi possível propor inovação de processo, que pressupõe um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado e inovação organizacional. Também, ainda que incipiente mas necessária, a conscientização das necessidades especiais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista trará não apenas o atendimento às normativas, mas também um atendimento humanizado e com equidade, princípios prezados pelo Sistema Único de Saúde, em especial pela instituição onde foi desenvolvido este trabalhoItem Autocuidado Lombar: cartilha educativa para dor lombar crônica(2023-02-23) Rech, Clarissa Silva; Bonamigo, Andrea Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeInicio esta cartilha compartilhando os processos de criação e desenvolvimento deste material de importante impacto para os pacientes que sofrem com dor lombar crônica. A partir das vivências cotidianas de trabalho, na reabilitação física- fisioterapia, deparei-me com inúmeros pacientes acometidos por esta situação dolorosa limitante, com grande carga de sofrimento e impacto nas suas vidas. Ampliar o olhar para os sujeitos, entender todo seu contexto e focar na integralidade do cuidado, considerando todos os fatores biopsicossociais (físico, psicológico, emocional, social) que se apresentam intrínsecos para cada indivíduo, configura-se como um caminho de inúmeras possibilidades para a melhora da qualidade de vida. O desenvolvimento de um material educativo que promova transformações, que fomente o protagonismo, por meio do autocuidado, que ofereça um suporte no manejo e na melhora do bem-estar físico, mental, social e familiar, configura-se de fundamental relevância.Item Avaliação da APS: Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ)(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinPainel ilustrativo que apresenta a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ).Item Avaliação da APS: Diagrama sobre Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)(2018) Pinto, Maria Eugênia BresolinDiagrama que apresenta as fases do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), de acordo com a portaria 1654, de 18 de julho de 2011.