Enfermagem - TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem - TCC por Assunto "[en] Leadership"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Empreendedorismo, inovação e liderança na formação de enfermeiros: revisão integrativa(2024-10-31) Lourenço, Aline da Silveira; Souza, Emiliane Nogueira de; EnfermagemIntrodução: Os pilares do empreendedorismo, da inovação e da liderança na formação de enfermeiros são fundamentais para capacitar esses profissionais a enfrentarem os desafios do cenário de saúde contemporâneo, promovendo a excelência na prestação de cuidados e impulsionando o tão almejado avanço da profissão. A revisão da literatura visa encontrar evidências para incorporar esses temas na formação de enfermeiros e envolver os professores no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar as evidências disponíveis sobre o ensino de empreendedorismo, inovação e liderança na formação de enfermeiros em nível de graduação e pós-graduação no contexto nacional e internacional. Método: Revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE/PubMed, Scopus e Web of Science, utilizando os descritores: “Students, Nursing”, “Entrepreneurship”, “Diffusion of Innovation”, “Leadership” e “Universities”. Foram incluídas pesquisas originais publicadas na íntegra entre 2018 e 2022, nos idiomas português e inglês. Resultados: Foram incluídos 11 artigos, sendo um sobre inovação, sete sobre liderança e três sobre empreendedorismo. Cinco são estudos do exterior e seis realizados no Brasil. Foram identificadas duas estratégias distintas para abordar os temas, uma focada na percepção de discentes e docentes sobre as temáticas e outra relacionada à implementação e avaliação de métodos de ensino. Dessas estratégias, dez foram aplicadas na graduação e uma na pós-graduação. Considerações finais: Sob as perspectivas de estudantes e professores brasileiros, as temáticas apresentam importantes limitações na sua abordagem durante a formação. Já estratégias de ensino combinam metodologias ativas e ensino transversal durante a formação são as mais utilizadas em outros países.