PPGENF - Dissertações
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Navegando PPGENF - Dissertações por Assunto "[en] Blood Transfusion"
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Item Recursos didáticos sobre a transfusão de hemocomponentes e reações transfusionais em uma agência transfusional(2018) Oliveira, Nadiane Bonfim Mendes; Paz, Adriana AparecidaO objetivo deste trabalho foi construir, ao longo de três etapas (elaboração, validação e aplicação), recursos didáticos (RDs) relativos à transfusão de hemocomponentes e às reações transfusionais em uma agência transfusional. A coleta de dados e a análise foram realizadas de acordo com cada etapa do estudo, sendo este aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Após a elaboração dos RDs, esses foram validados por seis especialistas pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), em que o RD Transfusão de Concentrado de Hemácias Adultas (CHAD) foi 0,97; o RD Transfusão de Plasma Fresco Congelado (PFC) foi de 0,93 e o Concentrado de Plaquetas foi de (CP) 0,95; sendo que o RD Reações Transfusionais (RT) atingiu 0,95. Todos os RDs foram considerados relevantes e receberam contribuições construtivas dos especialistas. Os três RDs produtos deste trabalho estão disponíveis eletronicamente em ambiente público para a abordagem educativa de profissionais de enfermagem que atuam em agências transfusionais. Participaram da etapa prévia à atividade educativa 40 profissionais que responderam ao questionário. Desses, 24 colaboraram na realização da atividade educativa e responderam novamente ao questionário. A comparação do conhecimento antes e depois da atividade educativa evoluiu na proporção de acertos de 67,9% para 85,7%, e os escores medianos de 19 (16,2-20,7) para 24 (21,2-26,7; p<0,001). Os resultados demonstraram a efetividade da atividade educativa que aplica os RDs para o alcance da qualificação das práticas de assistências em enfermagem e da segurança do paciente na transfusão de hemocomponentes e reações transfusionais. Além disso, o estudo oportunizou a discussão e a reflexão do ato transfusional, assim como da realização de registros necessários no prontuário. Por meio da atividade educativa, os RDs demonstraram ter aplicabilidade técnica e científica, já que o conhecimento foi alinhado à prática assistencial dos profissionais de enfermagem em uma agência transfusional.