Navegando por Autor "Paz, Adriana Aparecida"
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Item Atenção Primária à Saúde: Contexto histórico no mundo(2018) Stein, Airton Tetelbom; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaÁudio abordando o contexto da Atenção Primária a Saúde no mundo.Item Avaliação de um curso sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na atenção primária à saúde(2022) Assenato, Ana Paula Rossato; Lima, Ana Amélia Antunes; Paz, Adriana AparecidaIntrodução: As doenças neurodegenerativas provocam incapacidades e geram um grande impacto na vida das pessoas e demandando altos custos para os serviços de saúde. Os enfermeiros são profissionais habilitados para trabalhar questões relacionadas à promoção e prevenção da saúde, principalmente, na atenção primária à saúde. Assim, torna-se relevante que esses profissionais estejam prepados para planejar e implementar a assistência segura e qualificada aos usuários portadores de doenças neurodegenerativas. Objetivo: Construir um curso online sobre assistência de enfermagem aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico, seguindo o modelo ADDIE, composto por cinco fases no design instrucional de recursos educativos, sendo elas: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. As primeiras três fases foram realizadas de janeiro à outubro de 2022. Os conteúdos e a estrutura do curso foram avaliados por um comitê de especialistas formado por 6 enfermeiros, por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, disponibilizado no Google Forms®. Os dados foram analisados por estatística descritiva e considerou-se Indice de Validação de Conteúdo (IVC) >= 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre sob parecer nº 5.354.822. Resultados: Construiu- se um curso de 15 horas com quatro módulos sobre duas doenças neurodegenerativas: Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica e a assistência de enfermagem. Utilizou-se o Canva e as ferramentas disponíveis nesse software para a elaboração dos storyboards, que foram avaliados pelo comitê. Predominou a participação de enfermeiras (83,33%), média de idade 45(±10,26) anos; todos residentes em Porto Alegre, com tempo médio de anos de formação de 21,67(±9,14) anos. A avaliação dos módulos do curso obteve as seguintes concordâncias: módulo I com IVC = 0,86; módulo II, IVC = 0,94; módulo III, IVC = 0,90 e o módulo IV com IVC = 0,92. O IVC global foi 0,91. Conclusão: O curso proposto será ofertado em 2023 e contribuirá para a educação permanente dos enfermeiros da atenção primária em saúde, a fim de qualificar os cuidados aos portadores de Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica.Item Curso Autoinstrucional para a Enfermagem sobre Situações de Urgência/Emergência na Atenção Primária à Saúde(2022-11-17) Silva, Caroline Barbosa da; Souza, Luccas Melo de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de EnfermagemIntrodução: A Atenção Primária à Saúde é consolidada como a porta de entrada dos serviços de saúde e tem papel imprescindível na resolutividade perante o atendimento. Situações de Emergência e Urgência caracterizam-se por agravos a saúde que implicam em sofrimento intenso com ou sem risco iminente de morte, respectivamente, e exigem atendimento de forma imediata; tais situações podem ocorrer próximo ou dentro dos serviços de atenção primária, e mesmo que eventualmente, evidenciam a necessidade de qualificação profissional das equipes que compõe a Atenção Primária à Saúde para atender e encaminhar adequadamente, como foco na equipe de enfermagem. O aperfeiçoamento das competências exigidas pode ser obtido a partir do estímulo ao uso de ferramentas que podem contribuir nos processos de ensino- aprendizagem, como cursos autoinstrucionais. Objetivo: Desenvolver um curso autoinstrucional e online para equipe de enfermagem sobre o atendimento a situações de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo metodológico fundamentado nas diretrizes do Instructional System Design, optando-se pelo modelo ADDIE para o desenvolvimento de um curso educativo, na modalidade de Educação à Distância, para equipe de enfermagem. Dentre as cinco fases preconizadas no modelo, este trabalho ateve-se as três primeiras fases (de março a setembro de 2022) que se referem a concepção do curso e o processo de avaliação do material pelos especialistas. Adotou-se o modelo de Storyboard para a criação do curso, utilizando-se o PowerPoint da Microsoft® em formato de apresentação de slides. Foram incluídos recursos ilustrativos de bancos públicos como YouTube®, Google®, Flaticon ® e Canva®.Os especiliastas foram selecionados via Plataforma Lattes, com coleta de dados on-line. Utilizou-se o Instrumento de Validade de Conteúdo Educativo em Saúde e adotou-se Índice de Validade de Conteúdo >0,8. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.Item Curso de formação multiprofissional em gerenciamento de lista de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos(2022) Lisbôa, Rosa Ladi; Paz, Adriana Aparecida; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: O longo tempo de espera para a realização de cirurgias eletivas (programadas) é alvo de críticas por parte da população, sendo este um dos problemas mais perceptíveis à sociedade e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Desenvolver um curso de formação profissional sobre o gerenciamento da lista de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos. Materiais e Métodos: Estudo metodológico sustentado pelas fases do modelo ADDIE. Na fase 1, realizaram- se uma revisão integrativa, relatos de experiência e estudo transversal para análise da necessidade e demanda do curso junto a profissionais que atuam em listas de espera. A fase 2 consistiu na elaboração do desenho pedagógico do curso; e na fase 3, ocorreu o desenvolvimento do curso com a construção de storyboards submetidos à avaliação de um Comitê de Especialistas. Este estudo possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (no 5.103.774/2021). Produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em cinco artigos científicos, sendo três publicados e dois em apreciação nas revistas. A produção técnica configurou-se em 17 produtos técnicos, sendo o principal produto o curso de formação profissional sustentado por 15 subprodutos na modalidade de materiais pedagógicos e didáticos: cinco storyboards, quatro vídeos, três histórias em quadrinhos, dois planos de ação pedagógica e um mapa mental. Adicionalmente, criou-se uma playlist YouTube® dos seis subprodutos em formato MP4. Estes subprodutos podem ser reutilizados independentemente do curso, desde que atendam à Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Nove especialistas participaram do processo de avaliação do conteúdo do curso, sendo obtido o índice de validade de conteúdo de 0,89. Aplicabilidade: A oferta do curso favorecerá a ampliação de saberes que contribuirão para a atuação dos profissionais na gestão da lista de espera. Os produtos podem ser utilizados como materiais didáticos em diferentes ações educativas na formação acadêmica e no serviço, vista a disparidade da gestão e de condições entre as regiões do Brasil. Ademais, pode amenizar as diferenças e promover a equidade no atendimento ao paciente. Produto técnico: 10 - Curso de formação profissional.Item Curso de formação profissional para enfermeiros sobre o uso de cateter venoso central por crianças no domicílio(Wagner Wessfll, 2020) Boettcher, Simone; Paz, Adriana Aparecida; Souza, Luccas Melo deObjetivo: Desenvolver um curso de formação profissional para enfermeiros que realizam a assistência às crianças em uso de cateter venoso central (CVC) no domicílio. Método: Produção tecnológica balizada pelo modelo ADDIE, composto de cinco fases. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer número 3.602.595). Resultados: Identificou as necessidades e demandas do curso (fase 1) com a participação de 54 enfermeiros que expressaram a carência de ações educativas, recursos financeiros insuficientes e políticas públicas eficientes na transição do cuidado na rede de atenção à criança. O desenho pedagógico do curso (fase 2) apresentou quatro produtos no formato de plano de ação pedagógica do curso. Construiu-se 15 produtos (fase 3): seis storyboards e nove recursos educativos em vídeo. Os storyboards foram validados por um Comitê de Especialistas (n=8) alcançado o índice de validação de conteúdo global 0,96 (0,92-0,99). Posteriormente, criou-se os seis objetos de aprendizagem (fase 4) no formato Sharable Content Object Reference Model (SCORMs) a partir da migração do conteúdo dos storyboards para o Articulate Storyline®. Na migração ocorreu a atualização do conteúdo conforme as observações construtivas e relevantes dos especialistas. O “Curso de Formação Profissional” foi apresentado no formato de curso de extensão autoinstrucional online, com carga horária de 40 horas, sendo implementado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment® (Moodle®). O curso é o produto principal e final deste estudo, em que agrega outros 25 produtos. O curso está em execução no período de julho a setembro de 2020 (fase 5). Considerações e implicações para a prática de enfermagem: Totalizou 26 produtos, os quais poderão ser utilizados e reutilizados, de maneira independente ou único, em outras propostas pedagógicas, desde que atendam as premissas da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Espera se que ao final do curso promova o conhecimento e atualização profissional de enfermeiros no cuidado às crianças em uso de CVC no domicílio favorecendo a segurança do paciente, e reduzindo as reinternações hospitalares, eventos adversos e mortalidade.Item Curso de formação profissional sobre o processo de enfermagem ao paciente com lesão por pressão(2023) Rodrigues, Nicole Hertzog; Paz, Adriana Aparecida; Souza, Luccas Melo de; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: Estudos sobre lesão por pressão apontam a premência de propostas de ações educativas para enfermeiros. Objetivo: Construir um curso de formação profissional para o aprimoramento das competências dos enfermeiros na elaboração do processo de enfermagem e registros eletrônicos do paciente em risco e/ou com lesão por pressão (LP). Materiais e Métodos: Estudo metodológico constituído por três fases do modelo ADDIE: análise, desenho e desenvolvimento. Na fase 1, realizaram-se uma revisão integrativa e estudo transversal para análise da demanda do curso com enfermeiros assistenciais. Na fase 2, elaborou-se o desenho pedagógico do curso com planos de ação pedagógica (PAP). Já na fase 3, criaram-se os storyboards, e o Comitê de Especialistas validou os PAP e storyboards do curso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 5.040.968/2021 e 5.186.245/2021). Resultados da produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em quatro artigos científicos, sendo um publicado e três em processo de submissão às revistas. A produção técnica configurou-se em 17 produtos técnicos, sendo o principal produto o material didático do curso de formação profissional sustentado por 16 subprodutos na modalidade de materiais pedagógicos e didáticos: três PAP; seis storyboards; seis recursos educativos em formato de vídeo; e uma playlist na plataforma YouTube. Estes produtos podem ser consumidos, utilizados e reutilizados independentemente do curso, conforme a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os PAP e storyboards foram avaliados por dois Comitê de Especialistas, em tempo distinto, a fim de alcançar a proporção do índice de validade de conteúdo de 0,69 versus 0,92 (p<0,001). Conclusão: O curso foi avaliado por especialistas e apresenta qualidade técnico-científico e especializada para a oferta online aos enfermeiros. O impacto potencial do curso é a produção do conhecimento e do aprimoramento das competências do enfermeiro no cuidado ao paciente em risco e/ou com LP. Produto técnico: 10 – Curso de formação profissional.Item Desenvolvimento de material didático para enfermeiros que atuam em serviços de fertilidade e reprodução assistida(2023-10-03) Nunes, Ediane de Souza; Silva, Filipe Santana da; Paz, Adriana Aparecida; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: A infertilidade é a incapacidade de um casal de conceber uma gestação após 12 meses de atividade sexual regular. A reprodução assistida engloba um conjunto de meios empregados com o objetivo de facilitar a gestação. O enfermeiro possui um papel fundamental no preparo de casais ou indivíduos para a Reprodução Assistida visando a prática científica devido à natureza tecnológica. Objetivo: Desenvolver um guia educativo para enfermeiros que atuam em serviços de fertilidade e reprodução assistida. Materiais e Métodos: Estudo metodológico constituído por três fases do modelo ADDIE, compreendendo as fases de concepção do material didático: a) análise, foi realizada uma revisão integrativa da literatura; b) desenho, foram definidos os objetivos de aprendizagem, a partir dos resultados da fase anterior; c) desenvolvimento, consistiu na redação, elaboração e ilustração do material educativo; e da análise de conteúdo por um Comitê de Especialistas que avaliou a proporção de adequação de conteúdo com intervalo de confiança de 95%. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA; Parecer 5.754.038/2021). Resultados da produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em dois artigos científicos. A produção técnica resultou em um produto na modalidade de material didático intitulado “Reprodução Assistida e Infertilidade: Um Guia Prático para Enfermeiros”. Este produto como e-book pode ser consumido e utilizado conforme Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A avaliação do conteúdo do material didático foi realizada por um Comitê de Especialistas (n=11) que alcançou resultado satisfatório em uma única rodada, atingindo o Índice de Validade de Conteúdo de 0,86 (intervalo de confiança de 95%). Conclusão: O material educativo foi avaliado por especialistas e apresenta qualidade técnico-científico e especializada para a disponibilização aos enfermeiros. O impacto potencial do material didático é a produção e disseminação do conhecimento para contribuir no aprimoramento das competências do enfermeiro em RA. Produto técnico: 2 - Material didático.Item Desenvolvimento de um e-book sobre mestrado profissional em enfermagem: métodos e produtos da sistematização da assistência em enfermagem(2022) Lourençone, Emerson Matheus Silva; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Paz, Adriana Aparecida; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: O Conselho Federal de Enfermagem financiou o Programa de Mestrado Profissional CAPES/COFEN que publicou editais em parceira com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com foco na temática da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Objetivo: Desenvolver um e-book sobre o Mestrado Profissional em Enfermagem descrevendo experiências dos enfermeiros e produção técnica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem de egressos dos três Programas de Mestrados Profissionais do Rio Grande do Sul contemplados pelo edital no 27/2016 CAPES/COFEN. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: 1) estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa; 2) pesquisa documental sobre os métodos e produtos dos egressos do primeiro edital CAPES/COFEN; e 3) desenvolvimento de produtos. Na primeira etapa, realizou-se entrevistas com egressos do primeiro edital dos três Programas de Mestrado Profissionais CAPES/COFEN do Rio Grande do Sul para desvelar o fenômeno estudado. Dados analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin através do programa MAXQDA 2022. Na segunda etapa, pesquisou-se nos sítios eletrônicos das universidades as dissertações dos egressos na busca dos métodos e produtos produzidos pelos egressos. Na terceira etapa, ocorreu a elaboração do e- book e a produção do artigo acadêmico a partir dos dados obtidos da primeira e da segunda etapa. Resultados: Cinco categorias emergiriam das entrevistas realizadas no estudo exploratório descritivo: realização profissional; prática; troca de experiência; qualificação do currículo; e ampliação da visão profissional. Na pesquisa documental, identificou-se que o estudo metodológico foi o método mais frequente seguido por pesquisa ação e pesquisa convergente assistencial. O tipo de produto “Processo/tecnologia e produto/material não patenteável” foi o mais frequente, seguido pelo tipo “Manual/Protocolo”. O e-book desenvolvido intitulou-se “Descubra o Mestrado Profissional em Enfermagem: dicas, depoimentos de egressos, métodos e produtos” Conclusão: Os egressos relataram experiências satisfatórias relacionadas a aproximação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, sendo um diferencial que motiva o ingresso nessa modalidade de Pós-Graduação stricto sensu. O e-book, permitiu a difusão dos métodos utilizados no desenvolvimento de produtos direcionados à Sistematização da Assistência de Enfermagem quanto sua aplicabilidade na prática profissional das instituições de saúde. Produtos: Resultaram três produtos, a saber: dois acadêmicos em formato de artigo e um técnico, que correspondeu à um Produto de Editoração.Item Diagnósticos e intervenções de enfermagem em saúde mental: aprimoramento da assistência e registro e desenvolvimento de um curso de extensão(2019) Bard, Nathália Duarte; Paz, Adriana AparecidaO objetivo deste trabalho foi aprimorar a árvore de saúde mental de diagnósticos e intervenções de enfermagem agregando o desenvolvimento de uma atividade educativa na modalidade de curso de extensão. Trata-se de estudo metodológico realizado em duas etapas, tendo como cenário a Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Porto Alegre (ISCMPA). A primeira etapa foi aprimoramento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em saúde mental da instituição, por um grupo de trabalho sob o método Joint Application Development (JAD). Na segunda etapa foi desenvolvido e validado um storyboard para elaboração de curso de extensão na modalidade autoinstrucional online, para enfermeiros de Unidades de Internação Clínico-Cirúrgica (UICC) da instituição. Participaram oito especialistas pelo método Bola de Neve, que realizaram a validação de conteúdo do storyboard do curso. A concordância foi definida pelo uso do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), de no mínimo 0,77. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.934.573 e nº 3.109.035, financiado pela CAPES/COFEN. Esse estudo gerou dois produtos. O primeiro foi a “árvore de saúde mental” para qualificação da assistência e registros de enfermagem na SAE, estruturada em 12 itens que avaliam o paciente, 40 sinais e sintomas, 31 diagnósticos e 50 intervenções de enfermagem. O segundo produto foi o “curso de extensão”. O storyboard do curso foi validado pelos especialistas, obtendo a concordância plena do IVC (1,00) no item “conceitos em saúde mental e sua aplicabilidade para pacientes clínico-cirúrgicos hospitalizados”; o IVC de 0,92 nos itens de “Pré e pós-curso de avaliação de conhecimentos em saúde mental” e “Panorama mundial da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Mental”; e o IVC de 0,90 no item “Fluxograma da nova árvore de saúde mental”. Esses produtos tem a potencialidade para qualificar o processo de trabalho dos enfermeiros no que se refere a assistência e registro do processo de enfermagem na perspectiva da SAE, destacando a importância da avaliação em saúde mental dos pacientes hospitalizados em UICC.Item Epidemiologia e indicadores de saúde: Incidência e prevalência(2018) Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Pellanda, Lucia Campos; Vinholes, Daniele Botelho; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaVideoaula que apresenta os conceitos de incidência e prevalência, bem como suas diferenças e usos na prática.Item Epidemiologia e indicadores de saúde: Indicadores de saúde(2018) Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Pellanda, Lucia Campos; Vinholes, Daniele Botelho; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaVideoaula que apresenta o que são e quais os tipos de indicadores de saúde e o que que eles podem revelar a respeito das condições de vida da população bem como acerca do desempenho do sistema de saúde.Item Estruturação do processo do programa de inserção do novo colaborador na enfermagem(Wagner Wessfll, 2020) Corrêa, Cíntia Eliane Costa; Paz, Adriana Aparecida; Lima, Ana Amélia AntunesObjetivo: Estruturar o processo de um programa de inserção do novo colaborador na enfermagem (PRINCE). Método: Estudo metodológico em duas etapas: a primeira com a participação de profissionais de enfermagem (n=164) para identificar necessidades e os problemas das ações educativas na instituição hospitalar; e a segunda constituiu um grupo de trabalho com gestores enfermeiros (n=8), sob o método Joint Application Design (JAD) para a estruturação do PRINCE, destes sete manteram-se nas demais sessões. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número 3.596.203. Resultado: Predominou o sexo feminino 136(83,4%), média de idade 36,3±7,31 anos e com a participação em atividades educativas na instituição 142(86,6%). O mapa de empatia evidenciou ações de melhoria para a assistência, estímulos e incentivos para efetiva participação. No grupo de trabalho foram discutidos os resultados da etapa anterior; apresentado o fluxograma e adaptado o instrumento de registro do acompanhamento, os quais foram discutidos atingindo a escala de concordância (EC) de 0,98 na primeira rodada e a EC plena (1,00) após alterações. A partir destes documentos, construiu-se um guia de orientações para o novo colaborador. Considerações e implicações para a pratica profissional: Este estudo apresentou quatro produtos, destes três conferem a sustentação ao produto principal que é o processo de estruturação do PRINCE: fluxograma, instrumento de registro para o acompanhamento e o guia de orientações para o novo colaborador. A realização da escuta dos profissionais de enfermagem e o envolvimento dos gestores das áreas para a estruturação do PRINCE foram fundamentais e contribuíram para engendrar a corresponsabilidade na implementação deste novo programa na instituição. O PRINCE explicita os elementos essenciais que valorizam a integração, o acolhimento e o acompanhamento dos novos colaboradores. Além disso, viabiliza a realização de ações educativas e da avalição por competências fortalecendo a segurança do paciente e do trabalhador.Item Estruturação do programa de ações educativas para a enfermagem de uma instituição hospitalar(2022) Izaguirres, Angélica de Lima; Paz, Adriana Aparecida; Lima, Ana Amélia Antunes ; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: Por conta das inovações tecnológicas constantes, as instituições hospitalares precisam atualizar seus processos de trabalho para incorporar as mudanças, por vezes complexas, exigidas por essa realidade. Objetivo: Estruturar o Programa de Ações Educativas para Enfermagem (PAEE) de uma instituição hospitalar privada. Metodologia: Estudo metodológico realizado em duas etapas. A primeira etapa compreendeu na organização de documentos já existentes no serviço da instituição hospitalar para a construção da modelagem do processo PAEE. A segunda etapa utilizou o método Joint Application Design (JAD) na constituição e organização do grupo de trabalho avaliador da modelagem, com a participação de seis gestores das áreas assistenciais de enfermagem em quatro sessões. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o parecer nº 3.596.203. Resultados: Dos 13 itens avaliados na primeira e última avaliação da modelagem do processo em formato gráfico pelo Bizagi Modeler®, observou-se que seis demonstraram significância estatística (p<0,05) na comparação de médias: apresenta sequência lógica (p=0,008), etapas são claras (p=0,013), linguagem clara e coerente (p=0,008), carga horária anual de ações educativas adequada (p=0,002), período trimestral para a avaliação observacional suficiente (p=0,017) e avaliação de desempenho atende as etapas (p=0,018). O indice de concordância (IC) global dobrou na comparação entre a primeira e última avaliações da modelagem, atingindo IC=0,94. O estudo gerou quatro produtos: dois produtos acadêmicos (artigos científicos publicáveis), e outros dois técnicos — a modelagem de processo da estruturação do PAEE e um guia de orientação para os profissionais de enfermagem. Conclusão: É necessário oferecer ações educativas que envolvam o aprendizado significativo para a formação profissional continua no desenvolvimento de competências assistenciais e gerenciais.Item Ética na atenção primária à saúde [notícia fictícia de jornal](2018) Bercht, Solange Maria Beys; Stradolini, William; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaNotícia fictícia de jornal sobre o descaso na saúde.Item Experiência dos profissionais de saúde em um curso sobre prevenção da transmissão vertical de sífilis, hepatites virais e HIV(2023-11-08) Carvalho, Bruna Cristina de Vieira Dias; Souza, Aline Corrêa de; Paz, Adriana Aparecida; Departamento de EnfermagemIntrodução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a Sífilis, o HIV e as Hepatites Virais, são agravos de notificação compulsória e potencialmente danosos ao binômio mãe-feto, tornando-se problema de saúde pública. Objetivo: Analisar o desempenho e a experiência dos participantes no curso de educação à distância sobre a Prevenção Vertical de Sífilis, HIV e Hepatites Virais. Método: O Trabalho de Conclusão de Curso foi associado ao Curso de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV disponibilizado na plataforma da UNA-SUS/UFCSPA. Tratou-se de um estudo longitudinal descritivo com abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram os registros do curso de Prevenção da Transmissão Vertical de Sífilis, Hepatites Virais e HIV instituídos na plataforma da UNASUS/UFCSPA. Esse curso teve por características ser autoinstrucional, com respostas automatizadas e possibilidade de reflexão frente às situações complexas que foram apresentadas, possibilitando raciocínio crítico. A população do estudo foram os profissionais da saúde que concluíram o curso no período de abril a dezembro de 2022. Não existiu a necessidade de encaminhamento ao CEP por se tratar do uso de dados secundários provenientes do banco de dados do trabalho supracitado, previamente aprovado pelo CEP. Resultados: Participaram do estudo 2.481 profissionais da saúde, sendo 584 respondentes do teste final. Observou-se que grande parte dos participantes afirmaram que os assuntos abordados no curso eram muito importantes 2.132(85,9%) ou importantes 333 (13,4%). Os conteúdos que os profissionais mais mencionaram dificuldade foram sobre transmissão vertical das IST’s e sistemas de informação e monitoramento. Aproximadamente 99,8% dos participantes mencionaram que indicariam o curso para um colega. Ao analisar o desempenho final dos participantes percebeu-se que quase metade afirmou que as questões eram difíceis, o que pode ser comprovado ao analisar a média das notas obtidas (76,67). Considerações finais: De acordo com os participantes o conhecimento prévio sobre os temas desenvolvidos no curso era insuficiente e escasso. Segundo os profissionais o curso foi essencial para que se apropriassem dos conteúdos abordados e adequassem suas práticas assistenciais, contribuindo com a diminuição da transmissão vertical e de desfechos desfavoráveis às gestantes e seus bebês.Item Facilidades, dificuldades e necessidades no gerenciamento de vacinas na saúde do trabalhador(2022) Schröder, Melanie; Paz, Adriana Aparecida; Weis, Alísia HelenaIntrodução: No âmbito da Saúde do Trabalhador (ST), a vacinação se configura como uma boa prática para a proteção de uma variedade de doenças transmissíveis. Objetivo: Identificar as dificuldades, facilidades e necessidades no gerenciamento dos registros de vacinas e da cobertura vacinal na saúde do trabalhador. Método: Estudo com delineamento transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados de forma espontânea, sequencial e padronizada. Participaram do estudo 35 enfermeiros do trabalho que desenvolvem atividades de registro e gerenciamento de vacinas ocupacionais. O convite foi realizado por intermédio das redes sociais de um grupo de pesquisa vinculado à instituição proponente deste estudo. A coleta de dados se deu por um instrumento no Google Forms®, elaborado pelos pesquisadores com base em uma revisão integrativa. Para a análise de dados, o banco de dados foi importado para o Statistical Package for Social Science® (SPSS). Este projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA. Resultados: Sistemas de registro eletrônico eficientes foram classificados como a principal facilidade, necessidade e dificuldade. A associação significativa da menor idade e o canal adotado foi a televisão e redes sociais (p=0,048) e sítios eletrônicos e dos órgãos governamentais (p=0,027); a maior idade associou-se com as dificuldades sobre as questões organizacionais (p=0,032), a organização de campanhas com registro eficiente (p=0,045), possuir vacinas na instituição para aplicação nos colaboradores (p=0,014), e utilizar como canal ou informativo o mural, cartaz, informativo físico, correio eletrônico, intranet, workplace, WhatsApp® (p=0,001). O menor tempo de atuação na enfermagem (TAE) com a conscientização e obrigatoriedade (p=0,040); e o maior TAE associou-se com a disponibilidade de dados atualizados em tempo real (p=0,040). Com as demais variáveis deste estudo não houve associações significativas (p<0,05) com idade, TAE e tempo de atuação na enfermagem do trabalho. Conclusão: Evidenciou o aspecto multifatorial do gerenciamento de vacinas ocupacionais. Os enfermeiros do trabalho são parte do processo que envolve as próprias instituições em que atuam, os processos organizacionais estabelecidos pelos líderes e o próprio trabalhador, que deve demonstrar comprometimento e adesão para que todo o processo funcione e atinja indicadores satisfatórios de cobertura vacinalItem Guia de apoio técnico para desenvolvimento de atividades baseadas em princípios da economia solidária em centros de atenção psicossocial(2023-12-15) Silva, Vanisa Cavallini da; Viana, Ana Cristina Wesner; Paz, Adriana Aparecida; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemIntrodução: A Reforma Psiquiátrica no Brasil foi responsável por fomentar as experiências de economia solidária no campo da saúde mental. A geração de trabalho e renda oportuniza a inclusão social e a superação de limitações decorrentes do processo de adoecimento. Objetivo: Elaborar e disponibilizar um guia de apoio técnico para o desenvolvimento de atividades de geração de trabalho e renda em Centros de Atenção Psicossocial. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo metodológico sustentado pela Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagem qualitativa em quatro fases distintas. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura durante a fase de concepção. Na fase de instrumentação, foram definidos o cenário, os participantes e as técnicas de coleta e análise de dados. Na terceira fase de perscrutação, foram coletados dados pelo mapa de empatia com a participação de sete trabalhadores. A última fase envolveu a análise e interpretação dos dados, culminando na criação de um guia como produto deste estudo. O estudo possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, com os pareceres nº 5.209.485 e nº 5.302.477. Resultados da produção intelectual e técnica: Este estudo resultou em um produto técnico “Guia de Apoio Técnico para Desenvolvimento de Atividades Baseadas em Princípios da Economia Solidária em Centros de Atenção Psicossocial” e dois produtos intelectuais, sendo um deles publicado e outro em processo de submissão. A produção técnica é destinada aos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para auxiliar na organização e no desenvolvimento de atividades de geração de trabalho e renda para os indivíduos com transtornos mentais e seus familiares, atividades essas, que fortalecem os laços familiares e comunitários, contribuindo de maneira terapêutica para reabilitação psicossocial dos usuários. Conclusão: O guia está disponível de forma pública e gratuita, servindo como um recurso de apoio para os trabalhadores de saúde nos Centros de Atenção Psicossocial. Ele é uma ferramenta que auxilia na construção de estratégias do cuidado e de novas práticas voltadas para a produção de conhecimento, de fortalecimento dos vínculos sociais e a reflexão sobre a melhor forma de organizar essas atividades. Produto técnico: 3 - Manual ou protocolos.Item Intervenção educativa na sala de vacinas: registros de imunobiológicos(2017) Dalla Nora, Taís Trombetta; Paz, Adriana Aparecida; Linch, Graciele Fernanda da CostaA vacinação é uma ação integrada e rotineira dos serviços de saúde, pertencendo ao nível de atenção primária com grande impacto na saúde da população. O Programa Nacional de Imunização é considerado o mais efetivo em países emergentes e conta com os profissionais da enfermagem para executar as ações previstas. O objetivo foi qualificar os registros de imunobiológicos no município no Noroeste do Rio Grande do Sul. O estudo foi de cunho exploratório, descritivo e longitudinal, com abordagem mista (quantitativa-qualitativa), seguindo a metodologia de uma pesquisa-ação. A população foi constituída pelas vacinadoras da rede pública dos serviços do município. A coleta de dados ocorreu pela observação direta não participante do processo de trabalho em oito salas de vacinas com preenchimento de um checklist, de um questionário autoaplicável, da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), preenchida pelos sujeitos de acordo com a forma de registros no processo de trabalho em sala de vacina. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio da estatística descritiva, ao passo que a análise da matriz SWOT foi pela Análise de Conteúdo. Responderam ao questionário 15 vacinadoras, 8 técnicas de enfermagem e 7 enfermeiras, com média de idade de 41,73 anos. Todas receberam treinamento para trabalhar em sala de vacina e realizam outras atividades na Estratégia de Saúde da Família. Sobre o uso dos programas avaliaram como fácil 60% o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e 35,7% o Sistema de Insumos Estratégicos. Foram realizadas 106 observações, 84% dos registros foram realizados de forma correta no programa, 50,4% dos vacinados estavam na idade recomendada para a vacina, e todas vacinas procuradas estavam disponíveis. Com base nos resultados foi possível a criação de dois produtos: Procedimentos Operacionais Padrão para guiar o trabalho em registros na sala de vacina e a Intervenção Educativa. Por fim, constatou-se que as vacinadoras avaliaram de forma positiva o uso de sistema informatizado, elas realizam todas as demais atividades dentro da Estratégia de Saúde da Família, incluindo a sala de vacina, o que gera uma sobrecarga de trabalho e compromete o registro ideal. Sugere-se que além da busca ativa dos faltosos os registros devam ser feitos de forma mais fidedigna com a realidade. Soma-se a isso, também a organização e execução de encontros de Educação Permanente em Saúde como forma de manter a equipe de vacinadoras atualizadas e motivadas a prestar um trabalho de qualidade. O fato de ter-se realizado uma pesquisa anterior a intervenção educativa, facilitou que a proposta contemplasse a real necessidade do serviço de imunização do município.Item Modalidade de Condutas Terapêuticas: Abordagem Individual na APS [parte 1](2018) Souza, Aline Corrêa de; Lopes, José Mauro Ceratti; Dias, Leda Chaves; Fernandes, Carmem Luiza Correa; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaVideoaula que aborda a consulta individual em saúde na Atenção Primária, como ferramenta essencial da prática dos profissionais da saúde, tendo como base o método clínico centrado na pessoa.Item Modalidade de Condutas Terapêuticas: Abordagem Individual na APS [parte 2](2018) Souza, Aline Corrêa de; Lopes, José Mauro Ceratti; Dias, Leda Chaves; Fernandes, Carmem Luiza Correa; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaVideoaula que aborda a consulta individual em saúde na Atenção Primária, como ferramenta essencial da prática dos profissionais da saúde, tendo como base o método clínico centrado na pessoa.