Navegando por Autor "Almeida, Alexandre do Nascimento"
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Item A Pele Negra que Ocupa - Produto Técnico Educacional: Versão Condensada(2023-12-22) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA)Este volume tem o objetivo de oferecer uma visão geral do produto técnico educacional, elaborado sob a forma de livro científico vinculado à Dissertação de Mestrado intitulada “Necessidades em saúde da População Negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A fim de preservar o caráter inédito do texto a ser submetido à editora para publicação do produto em forma de livro, apresenta-se aqui uma versão condensada do material didático e/ou instrucional elaborado a partir da pesquisa desenvolvida. Espera-se que, após a publicação do livro, este produto técnico educacional possa ser utilizado para fins de ações de ensino na saúde que promovam a conscientização sobre a interseccionalidade gênero e raça que perpassa a vida de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais não normativas) que vivem em ocupações urbanas. Embora sejam encontrados estudos recentes sobre a população residente em ocupações, ainda é notória a escassez de estudos que percebem as vulnerabilidades às quais pessoas negras LGBTQIA+ vivenciam nesse contexto devido ao entrecruzamento de dois aspectos cruciais de suas identidades: gênero e raça. Considerando essa escassez na literatura científica atual, o desenvolvimento do livro científico intitulado “A Pele Negra que Ocupa: Um relato sobre resistência, ocupação e saúde da população negra LGBTQIA+” apresenta potencial para promover a reflexão sobre a necessidade de ações e políticas efetivas que deem visibilidade à população negra LGBTQIA+ na luta por seu direito de existência, em especial pelo direito à moradia. Este volume propicia uma visão geral do livro desenvolvido como produto técnico educacional.Item A produção científica brasileira sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais: revisão integrativa(2022) Pinto, Maria Eduarda de Lavra; Almeida, Alexandre do Nascimento; Coelho, Débora FernandesO presente estudo tem como objetivo identificar o que tem sido produzido na literatura científica brasileira sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSI-LGBT) desde o seu surgimento. Usou-se como método uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e SciELO. Para realizar o levantamento bibliográfico foram selecionados os descritores disponíveis na lista DeCS/MeSH e suas combinações: “Minorias Sexuais e de Gênero”, “Sistema Único de Saúde” e “Política de Saúde”. A amostra foi composta por 23 artigos publicados entre 2017 e 2022, todos de delineamento qualitativo. Os resultados evidenciam a vulnerabilidade da saúde de mulheres lésbicas e bissexuais, desrespeito ao nome do uso social, invisibilidade de pessoas transexuais e travestis e a falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a política. Conclui-se que, apesar dos avanços promovidos a partir da PNSI-LGBT, há ainda muitas lacunas na produção científica brasileira, as quais incluem demandas não atendidas, vulnerabilidades, preconceito e discriminação vivenciada pela população LBGTQIAP+.Item Abordagem da temática HIV/aids em um curso técnico em análises clínicas: reflexões para o ensino na saúde(2022) Vaz, Lisiane da Silva; Almeida, Alexandre do Nascimento; Sudbrack, Aline WinterA educação é um dos desafios para o enfrentamento da epidemia do HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os profissionais inseridos na área de saúde, além do domínio técnico-científico, precisam construir habilidades que conduzam orientações significativas no contexto da promoção à saúde, além de adotar atitudes éticas e humanísticas para fornecer acolhimento. Esta pesquisa teve por objetivo analisar conhecimentos, atitudes e práticas de ensino sobre a temática HIV/aids no contexto de uma escola técnica em saúde. Foi utilizada metodologia de caráter descritivo e interpretativo com enfoque qualitativo por meio de duas sessões de grupo focal, uma com nove docentes e outra com seis discentes do Curso Técnico em Análises Clínicas em uma escola profissional em saúde localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dados dessas sessões foram transcritos na íntegra e analisados com base no escopo teórico-metodológico da análise temática reflexiva. Os resultados indicam conhecimentos e atitudes construídas positivamente pelos discentes, bem como aspectos equivocados e incertezas, o que corrobora a percepção dos docentes sobre as fragilidades acerca da temática, as quais incluem a formação do próprio docente e práticas pedagógicas insuficientes, assim como falhas na formação básica do aluno ingressante. Esta pesquisa sinaliza a necessidade de repensar as práticas pedagógicas voltadas à temática HIV/aids. Foi proposta a construção de uma ferramenta digital como estratégia educativa de sondagem para avaliar conhecimentos construídos e atitudes de alunos na área da saúde. Esse instrumento de avaliação diagnóstica pode auxiliar o professor a intermediar o processo de ensino/aprendizagem na temática HIV/aids.Item Análise da Conversa em Psicoterapia: investigação microanalítica da construção da intersubjetividade em processos clínicos(2023-12-11) Krüger, Willian Maciel; Stenzel, Lucia Marques; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SaúdeA partir do desenvolvimento das teorias interacionistas aplicadas à Psicologia, a intersubjetividade emerge como categoria analítica útil para qualificação da psicoterapia como evento de constituição social, nos quais os status sociais dos interagentes (incluindo o do terapeuta) e as práticas sociais adotadas emicamente importam para a manutenção da relação institucional e da própria efetividade das intervenções. No intuito de explorarmos as raízes acionais do conceito, este estudo analisou a intersubjetividade estabelecida em cenários psicoterapêuticos focados na população da diversidade sexual e de gênero, ocorridos em uma instituição de formação e ensino de psicoterapia na cidade de Porto Alegre. Inspirados por estudos em âmbito internacional entre Análise da Conversa e Psicoterapia, adotamos a Análise da Conversa (AC) como arcabouço teórico-metodológico. Pelo caráter microetnográfico do modelo investigativo, foi possibilitada a análise êmica dos contextos reais de atendimento. Nossos resultados demonstram que tanto a relação entre os atores da clínica, quanto sua categorização de pertencimento (centradas fundamentalmente no trabalho de faces e na categorização êmica dos selves), modelaram as atuações dos terapeutas como ações promotoras de saúde ou, contrariamente, como meios de reificação de discursos retóricos, por vezes normalizadores. Com este estudo, esperamos ter contribuído para a melhor compreensão êmica e técnica do processo psicoterápico, fortalecendo modelos de pesquisa e de prática profissional embasados em evidências naturalísticas.Item Análise das experiências de homens trans no acesso a serviços de atenção primária em saúde no SUS(2023-12-18) Dornelles, Makelly Todeschini; Almeida, Alexandre do Nascimento; Oliveira, Fabiana de; Departamento de FonoaudiologiaO acesso à saúde é um direito que deve ser assegurado pelo Estado, incluindo homens trans, pessoas que não se identificam com o gênero feminino que lhes foi designado ao nascimento. Este estudo qualitativo, de cunho exploratório-descritivo, teve como objetivo analisar as experiências de homens trans no acesso a serviços de atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da pesquisa 11 homens trans, maiores de 18 anos, que tiveram experiência no acesso a serviços de atenção primária em saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais após a aplicação de um breve questionário sociodemográfico. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Temática reflexiva, a qual identificou os seguintes temas: potencialidades e desafios, serviços generificados, identidade e formação profissional. Este estudo pode contribuir para a compreensão das vivências e percepções de homens trans em relação ao acesso à atenção primária em saúde no Brasil, bem como colaborar para a disseminação desta discussão na FonoaudiologiaItem Necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana(2023-12-18) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA perspectiva interseccional propicia uma maneira de abordar a interação entre múltiplas formas de subordinação, considerando-se como o racismo se intersecta com a pobreza e a discriminação de gênero. A necessidade de visibilidade desse tema se torna necessária para a formulação de propostas e estudos mais efetivos devido a fragilidade do acesso, discriminação, heteronormatividade e racismo que podem ocorrer na prestação de serviços em saúde para populações vulneráveis. Em função de inúmeros relatos de preconceito disseminados por todo país, campanhas de valorização das diferenças, leis e políticas para populações específicas foram criadas com o intuito de combater essas iniquidades sociais. Se tratando especificamente de população negra e população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros...), ambas possuem políticas bem definidas, mas questiona-se até que ponto essas se cruzam para beneficiar sujeitos para os quais a intersecção gênero/raça constitui sua identidade. Políticas específicas são um compromisso na promoção de direitos de forma integral, considerando que iniquidades são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais que corroboram com a morbimortalidade da população negra. Suas diretrizes e seus objetivos estão, portanto, voltados para mudanças na determinação social, com vistas à redução das desigualdades relacionadas a estes grupos sociais. O objetivo geral deste projeto é analisar as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana, relacionando a interseccionalidade gênero e raça com mecanismos sociais e de cuidado. Pretende-se investigar, através de estudos e relatos quais são as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ que reside em um local denominado “ocupação” e como essas pessoas são identificadas por mecanismos de pesquisa e estatística como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos quais os dados coletados são responsáveis pela geração de políticas públicas. A pesquisa a ser realizada é de caráter qualitativo e, para tal, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três a cinco residentes da ocupação, com gravação em áudio para posterior transcrição. Para análise dos dados, será utilizada a análise temática (Braun & Clarke, 2006; 2012), a fim de identificar, analisar e relatar os temas derivados a partir de dados transcritos, permitindo em seguida a correlação teórica. Os resultados desse estudo mostram a configuração temática final com a definição de quatro temas, que são eles: Ocupação com moradia, Vulnerabilidade socioeconômica, Gênero, sexualidade e raça e Políticas públicas. Os demais resultados serão apresentados na forma de manuscrito científico e um produto educacional (livro), o qual abordará questões, posicionamentos e discorrerá sobre as necessidades em saúde da população negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana. Com esse estudo espera-se contribuir para a produção de conhecimento que proponha sensibilização, instrumentalização de processos de pesquisas e levantamentos estatísticos que envolvam a população negra e LGBTQIA+ residente em moradias irregulares (ocupações), bem como o de colaborar para a disseminação da visibilidade dos temas relacionados a raça e gênero.Item Percepções de profissionais da saúde e da educação em formação sobre a promoção de saúde na escola(2016) Schneider, Stéfani Almeida; Almeida, Alexandre do Nascimento; Magalhães, Cleidilene RamosA promoção da saúde nas escolas tem se desenvolvido, com o objetivo do crescimento saudável da população brasileira, além da formação de seres autônomos em relação à sua saúde. Esta dissertação faz parte do Projeto maior, “Avaliação da promoção da autorregulação para o autocuidado em saúde: estudo no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio Grande do Sul/Brasil”,, desenvolvido no município de Sapucaia do Sul/RS. O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções dos profissionais da saúde e da educação para a promoção da saúde na escola, antes e depois de um Programa de Formação de Autorregulação para o Autocuidado e Promoção em Saúde. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, do qual participaram 26 profissionais da saúde e da educação, distribuídos em dois grupos focais antes e dois depois da formação. Para a análise interpretativa, foi utilizada a análise temática, segundo os autores Braun e Clarke e Howitt e Cramer. Os participantes da formação percebem a saúde nas escolas como um trabalho que precisa ser realizado continuamente e de maneira interdisciplinar pelas equipes de saúde e professores. Além disso, demonstram uma grande preocupação com a promoção da saúde das famílias, para além dos alunos e dos muros da escola. Destacam, ainda, que a formação aproximou a saúde da educação para fortalecer laços interdisciplinares que já deveriam existir pela realização do PSE. Isso demonstra a importância da realização de ações de educação continuada para criar e fortalecer o vínculo de trabalho dos profissionais, além de apoiar a realização das ações de educação em saúde nas escolas. Por fim, este trabalho deu origem a dois produtos técnicos: um manuscrito para fins de publicação e a um relatório técnico direcionado ao município, com os resultados mais relevantes às gestões da saúde e da educação.Item Práticas de avaliação no curso Introdutório de Saúde da Família/RS - modalidade EAD: uma análise da perspectiva dos participantes(2018) Junckes, Larissa Simão Beskow; Almeida, Alexandre do Nascimento; Costa, Márcia Rosa daOs processos de educação em saúde vêm se consolidando nos últimos anos através da implementação de políticas públicas de educação permanente voltadas para a qualificação dos serviços e dos profissionais de saúde, principalmente dos que atuam em Estratégia de Saúde da Família - ESF. Grande parte desses processos educacionais ocorrem através de cursos presenciais, semipresenciais ou na modalidade a distância (EaD), como o Curso Introdutório de Saúde da Família executado pela UNA-SUS/UFCSPA. Alguns cursos que se utilizam da modalidade EaD, os processos de avaliação não são explorados ou mesmo realizados sob uma ótica qualitativa. Além disso, na sua grande maioria, as pesquisas discutem a avaliação a partir de uma lógica quantitativa. Diante disso, nos vimos instigados a olhar para esse cenário, para essas informações e para nossa atuação, executando esta pesquisa, que se utilizou de dados secundários provenientes do banco de dados da UNASUS/UFCSPA, referente ao curso executado em 2014.O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas de avaliação realizadas pelos participantes do Curso Introdutório de Saúde da Família, a fim de oferecer um olhar sobre os processos de ensino-aprendizagem nos quais os profissionais de saúde se engajam quando em formação. Para isso procedemos à análise dos dados através de metodologia qualitativa, realizando uma triangulação dos dados através de Análise Temática, Linguística de Corpus e Análise Reflexiva. Assim, verificamos que o curso utilizou-se de uma metodologia, a qual não avaliou exclusivamente processos de ensino- aprendizagem e sim práticas de avaliação dos serviços e das práticas diárias dos profissionais. A partir daí, elaboramos um guia para a condução de processos avaliativos em cursos EaD semipresenciais voltado para formação de profissionais de saúde, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento planejado das ações avaliativas e, assim, efetivar um intercâmbio de conhecimentos relativos aos processos de ensino- aprendizagem na Atenção Primária à Saúde e no Sistema Único de Saúde.Item Promoção da autorregulação e da educação alimentar e nutricional entre estudantes universitários em uma IES no Sul do Brasil(Wagner Wessfll, 2022) Tanabe, Fabiana Hitomi; Magalhães, Cleidilene Ramos; Almeida, Alexandre do Nascimento; Spohr, Fúlvia da SilvaIntrodução: As doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) são responsáveis pela maioria das causas de morte no mundo, e a alimentação inadequada é um dos seus fatores de risco modificáveis. Ações voltadas a esse tema nas universidades, a partir do viés da autorregulação em saúde, poderiam diminuir os casos de DCNTs além de também servir de modelo a outros setores da sociedade. Objetivo: Elaborar uma proposta de promoção da autorregulação em saúde e de práticas de alimentação saudável para estudantes universitários, com base na Teoria Social Cognitiva e no novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, com mapeamento a partir do campo, com elaboração e avaliação de produto educacional interativo, o qual foi desenvolvido durante o presente curso de mestrado profissional. O estudo passou por três fases, as quais foram: 1) grupo focal com estudantes universitários residentes em moradia estudantil, e posterior análise temática dos dados gerados; 2) elaboração do produto educacional com base nos temas gerados pelo grupo focal e convergência teórica com a autorregulação em saúde e alimentação saudável e 3) avaliação do produto educacional por pareceristas especialistas em educação, autorregulação e nutrição. Resultados: Observou-se que a alimentação de todos os estudantes participantes da pesquisa sofreu impactos após o ingresso na universidade. A análise temática do grupo focal constatou dois grandes temas, “Eu Individual” e “Eu Social", e respectivos subtemas. A elaboração do produto educacional resultou na criação de um livro interativo, o qual foi avaliado por quatro especialistas na área da educação, autorregulação e nutrição. Os avaliadores identificaram oportunidades de melhorias no produto educacional, tais como adaptações na linguagem e no conteúdo do livro, que repercutiram para organização de uma proposta mais dialógica e voltada ao contexto dos estudantes. Conclusão: O presente trabalho desenvolveu um livro interativo baseado no conceito de autorregulação, presente na abordagem da Teoria Social Cognitiva, com foco na saúde alimentar, embasado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Espera se que o livro, o qual será disponibilizado gratuitamente para o público interessado, possa contribuir para a promoção de estratégias autorregulatórias alimentares, repercutindo na saúde de estudantes universitários.Item Transexualidade e práticas interacionais em saúde: uma análise microetnográfica de um atendimento em contexto de psicoterapia(2019) Alberti, Marcela; Stenzel, Lucia Marques; Almeida, Alexandre do NascimentoNos propomos, neste estudo, a descrever e analisar, sob um ponto de vista microetnográfico, as práticas interacionais que emergem em um atendimento em um núcleo clínico especializado em gênero e sexualidade. Tomamos como base a linha teóricometodológica da Análise da Conversa (AC), buscando enriquecer a discussão no campo da clínica psicoterápica em sua interface com a transexualidade. A partir da AC, realizamos uma análise turno-a-turno da interação no setting terapêutico, orientando nossa discussão para as ações sociais estabelecidas na cena do atendimento. Os dados demonstram que o uso de práticas interacionais como formulações e prestação de contas podem desempenhar a função de manutenção de uma agenda institucional, a qual se constitui, no atendimento analisado, como a (co)produção de um laudo que ateste “Transtorno da Identidade Sexual”. Nesse sentido, a necessidade de um laudo que ateste a transexualidade surge como um limitador para terapeuta e cliente, exigindo a construção de uma narrativa adequada aos critérios de manuais nosológicos que guiam a prática clínica. Apontamos também que as/os participantes fazem uso de práticas interacionais como formulações, correções, account, convites e interpretações para a calibração dos seus status epistêmico, além da produção e negociação de práticas interacionais para sustentação do setting clínico e manejo de seus status sociais.