PPGENSAU - Dissertações
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Navegando PPGENSAU - Dissertações por Autor "Azambuja, Marcelo Schenk de"
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Item Atenção à saúde da pessoa idosa e o cuidado na atenção primária em saúde(2021-10-29) Trintinaglia, Vanessa; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa Wander; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste estudo objetiva avaliar e comparar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) e as ações de Educação em Saúde para a população idosa desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 80 idosos de 08 municípios da Serra Gaúcha, sendo 04 deles com ESF e 04 com EAP. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com inserção de questões em outra dimensão: Educação em Saúde. Após transcrição do material, este foi analisado à luz da abordagem Hermenêutica-dialética. Não se evidenciaram grandes diferenças entre as equipes de ESF e EAP, exceto pelos atendimentos domiciliares, mais frequentes nos locais com ESF. A valorização do atendimento médico e da medicalização, a importância do vínculo entre idoso e o profissional para a longitudinalidade do cuidado, episódios de acolhimento frágil relatados em ESF e APS, assim como a avaliação positiva dos aspectos tangíveis (estrutura física, ambiência) emergiram em ambas as equipes. Identificou-se, ainda, relevância secundária do Agente Comunitário de Saúde presente nas equipes de ESF, o qual foi referido pelos idosos com papel de informante do serviço de saúdeItem Avaliação da rede de atenção primária à saúde de um município do Estado do Rio Grande do Sul(Wagner Wessfll, 2020) Garcia, Marja Camargo; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deIntrodução: A Atenção Primária em Saúde (APS) está amplamente difundida nos territórios nacionais. A APS coordena o cuidado do indivíduo em todos os níveis de atenção, tendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS). A avaliação de qualidade dos serviços é peça chave para o planejamento, conferindo ferramenta fundamental aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam garantir a efetividade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a qualidade da APS do município de Xangri-lá/RS por meio da aplicação do Primary Care Assessment Tool - Instrumento de Avaliação da Atenção Primária em Saúde (PCATool), versão usuários e profissionais de saúde. Método: O caráter da presente proposta de pesquisa é de abordagem quantitativa. Resultados: Das cinco unidades de saúde avaliadas pelos usuários, quatro ficaram acima da média considerada satisfatória (6,60). Os componentes para cálculo dos atributos essenciais com maior média de pontuação, na análise geral das unidades foram: grau de afiliação (9,56) seguido por acesso (6,98). O atributo com menor média foi a orientação comunitária (4,78) seguida pela integralidade dos serviços prestados (5,98). Na avaliação dos profissionais de saúde, os médicos foram os trabalhadores que avaliaram a APS com maiores escores (7,18) em Escore Essencial (EE) e (7,36) em Escore Geral (EG), seguidos pelos enfermeiros (6,60) EE e (6,76) em EG. A orientação familiar foi atributo melhor avaliado e a acessibilidade o pior. Conclusão: As unidades de saúde e suas equipes tiverem uma média avaliativa satisfatória pela ótica dos usuários. Foi possível identificar bons escores referentes ao vínculo entre profissionais e a comunidade, assim como o reconhecimento da APS como porta de entrada da RAS em Xangri-Lá. Entretanto, a acessibilidade foi identificada com uma fragilidade do sistema. Sugere-se a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, facilitando o acesso dos pacientes que têm horários de trabalho que coincidem com o horário de funcionamento do posto, a descentralização de alguns serviços administrativos municipais e abertura das salas de vacinação em todos os postos de saúde. Produto: Proposta de intervenção desenvolvida por meio de diagnóstico situacional da APS em Xangri-lá, apresentada em forma de relatório.Item A educação permanente e a produção de objeto de aprendizagem na vigilância em saúde(2016) Pacheco, Kátia Cilene Ferreira; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bonamigo, Andréa WanderAs doenças infecciosas reemergem em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No Brasil, identifica-se, atualmente, o aumento das taxas de doenças transmissíveis. Essa nova realidade gera necessidade de atualização dos profissionais para lidar com este importante problema de saúde pública. Ações educacionais através do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) podem contribuir para a revisão e adoção de práticas de saúde mais seguras. Os OAs são ferramentas interativas baseadas na Web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos, incrementando, ampliando, ou guiando o processo cognitivo dos aprendizes, e, quando combinados com outros objetos, podem formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter intervencionista, cujo objetivo foi disseminar o conhecimento a partir do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem sobre vigilância e prevenção de doenças transmissíveis para profissionais da Atenção Básica, mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde relacionadas ao Distrito Docente Assistencial (DDA) da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões abertas e fechadas. Foram participantes desta pesquisa 58 ACS das Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao DDA Zona Norte Eixo Baltazar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, da qual emergiram quatro categorias analíticas. Observou-se que a entrevista realizada no ambiente de trabalho proporcionou um momento de reflexão aos sujeitos do estudo, permitindo a identificação de necessidades educacionais relacionadas ao tema das doenças transmissíveis e Educação Permanente. A partir dessas reflexões foi possível o planejamento de um Objeto de Aprendizagem, com o intuito de suprir as necessidades apresentadas pelos ACS, visando aprimorar seu trabalho, ressignificando, assim, sua prática profissional.Item Educação permanente em saúde e suas implicações no processo de trabalho na atenção primária à saúde(2017) Pinheiro, Guilherme Emanuel Weiss; Bonamigo, Andréa Wander; Azambuja, Marcelo Schenk deA Educação Permanente em Saúde é entendida como a aprendizagem no trabalho, a partir das vivências dos sujeitos e baseada no cotidiano dos serviços, tem a finalidade de transformar a realidade por meio da qualificação da prática profissional e da organização dos serviços de saúde. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo geral o de analisar como a Educação Permanente em Saúde, com ênfase no processo de trabalho, pode afetar o trabalho em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da pesquisa-ação para alcançar seus objetivos. Os participantes foram 33 profissionais de diferentes níveis de formação. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário autoaplicável sobre o processo de EPS, de dois encontros dos seminários e um encontro de avaliação, os quais seguiram as fases da pesquisa-ação. Os dados foram tratados por análise temática. O cenário deste estudo foi o município de Arvorezinha situado no Alto do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul, que conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família e com duas equipes de apoio matricial. Os resultados foram divididos em quatro eixos: cartografia da gestão e da EPS, as facilidades e dificuldades vivenciadas no processo de EPS, contribuições da EPS para o processo de trabalho e a pesquisaação. Como produto dessa pesquisa-ação, foi construída coletivamente e implantada a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e o Primeiro Número do Boletim Informativo de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, conclui-se que a Educação Permanente é responsável por transformações na realidade local, a partir da criação de dispositivos operantes de educação no trabalho o que favoreceu a mudanças nos processos de trabalho e nas mais variadas relações no contexto da Atenção Primária à Saúde, levando a uma consequente qualificação da assistência prestada pelas equipes de saúde do município.Item Elaboração de uma matriz de avaliação e monitoramento de uma farmácia hospitalar(Wagner Wessfll, 2020) Lima, Lucélia Hernandes; Azambuja, Marcelo Schenk de; Blatt, Carine RaquelIntrodução: O acompanhamento e a avaliação continuada das ações desenvolvidas na Assistência Farmacêutica são estratégias para a busca da qualidade nos serviços prestados, especialmente no âmbito hospitalar. Uma boa avaliação visa reduzir incertezas, melhorar a efetividade das ações e propiciar a tomada de decisões relevantes auxiliando na política de gestão dos serviços. Objetivos: Elaborar uma matriz de avaliação e monitoramento da farmácia de uma instituição hospitalar. Método: Trata-se de um estudo avaliativo. Para a elaboração e validação de conteúdo do instrumento avaliativo, foram desenvolvidas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, proposição das dimensões e elaboração de indicadores, grupo focal com especialistas para validação e priorização das dimensões e aplicação da técnica delphi aos indicadores para relevância e valoração. O coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado para medir a confiabilidade dos indicadores. O estudo foi desenvolvido no contexto da farmácia da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) e aprovado pelo comitê de ética da instituição. Resultados: Poucos estudos de avaliação foram encontrados na busca da literatura. Foram identificadas cinco dimensões para a avaliação da Farmácia Hospitalar e 70 indicadores, distribuídos da seguinte maneira: Gestão da Assistência (n=15), Gestão dos Recursos Humanos (n=13), Gestão do Medicamento (n=13), Gestão Financeira (n=12) e Gestão da Clínica dos Pacientes (n=17). A dimensão Gestão do Medicamento foi priorizada pelos especialistas, sendo a mesma revisada por eles e finalizada com nove indicadores que compõem uma nota de zero a dez. Conclusão: O estudo evidenciou a importância da avaliação para a gestão da Farmácia Hospitalar e a capacidade de execução de métodos de consenso para indicadores de qualidade em serviços de alto nível de complexidade. O instrumento com os indicadores desenvolvidos para avaliação e monitoramento da dimensão Gestão do Medicamento mostrou evidência de validade e uma boa confiabilidade.Item Serviços ambulatoriais de saúde: conhecendo a realidade sobre as ações de prevenção de infecções(2018) Oppermann, Carla Maria; Azambuja, Marcelo Schenk de; Caregnato, Rita Catalina AquinoIntrodução: Os serviços ambulatoriais de saúde que realizam procedimentos invasivos, como as clínicas médicas privadas, têm de forma crescente aumentado e incorporado tecnologia e diversidade em atendimento. Diferente dos hospitais, que devido a sua complexidade tem legislação específica e recebem ação direta da vigilância sanitária, os serviços ambulatoriais precisam, de forma autônoma, implantar as ações de prevenção a partir de um Programa de Controle de Infecções e Educação no Serviço para a melhoria da qualidade assistencial. Objetivo: Conhecer a estrutura existente nos serviços ambulatoriais de saúde quanto à prevenção das infecções relacionadas à assistência em saúde para desenvolver um produto educativo, direcionado às necessidades encontradas. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem mista QUAN+QUAL realizada em 14 clínicas privadas de saúde em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Uma população de 29 clínicas convidadas; a amostra foi constituída por 14 profissionais representantes das 14 clínicas que aceitaram o convite. Coleta de dados por meio de entrevista, com perguntas abertas e fechadas. Análise de conteúdo dos dados qualitativos e percentuais simples dos quantitativos. Resultados: Perfil das clínicas participantes: quatro cirúrgicas; quatro oncológicas; três de endoscopia; duas de diálise; e uma de radioimagem. Evidenciou-se que cinco (36%) clínicas têm Comissão de Controle de Infecção; 10 (71%) têm Programa de Controle de Infecção; e nove (64%) realizam cálculo das taxas de infecção. Os entrevistados relatam desenvolver capacitações em diversas frequências. Na abordagem qualitativa emergiram quatro categorias, denominadas: Educação, Prevenção, Vigilância e Controle de Infecção. Estas foram divididas em dezesseis subcategorias. A categoria Educação foi a de maior relevância. Quanto aos dados quantitativos, na Higiene de Mãos, 100% dos serviços distribuem dispensadores de álcool gel, porém somente duas clínicas realizam indicador de adesão de Higiene de Mãos. A maioria dos serviços (71%) tem orientações escritas e realizam capacitações sobre Injeção Segura (IS), mas a adesão desta prática é monitorada em apenas uma clínica. Todos os serviços fornecem Equipamentos de Proteção Individual. Somente dois (14%) serviços têm orientação da etiqueta da tosse e cinco (36%) serviços detectam suspeitas de pacientes portadores de Germe Multirresistente. As rotinas e capacitações sobre o processamento de artigos para a saúde e limpeza e desinfecção do ambiente são realizadas em todos os serviços, mas somente cinco (36%) realizam o monitoramento das competências. Conclusão: Os serviços participantes mantêm estrutura física para as ações de prevenção, mas precisam avançar no monitoramento e avaliação dos processos assistenciais realizados para melhorar a segurança do paciente e a qualidade da assistência. Os resultados direcionam a elaboração de um produto educativo para ser utilizado como recurso pedagógico na educação permanente nesses serviços. Produto Gerado: Foi elaborado um manual digital com 13 capítulos divididos em parte administrativa e técnica. Os temas abordados nos capítulos emergiram das necessidades identificadas na pesquisa realizada. Este produto educativo é destinado aos gestores e profissionais de saúde com o objetivo de auxiliar na implantação e implementação da prevenção das infecções.