PPGTIGSAU - Dissertações
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Navegando PPGTIGSAU - Dissertações por Autor "Azambuja, Marcelo Schenk de"
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Item Avaliação da qualidade dos serviços de uma rede de laboratórios de análises clínicas – estudo de caso(2023-04-26) Cavagnoli, Luiza Onzi; Azambuja, Marcelo Schenk de; Bica, Cláudia Giuliano; Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em SaúdeO laboratório clínico tem um papel fundamental na definição do diagnóstico, coleta e processamento de material biológico. Porém, apesar da relevância do setor no Brasil, poucos trabalhos nacionais tiveram o objetivo de pesquisar a percepção dos usuários sobre a qualidade da prestação do serviço de análises clínicas. Objetivo: identificar a percepção do usuário frente à prestação de serviços de uma rede de laboratórios de análises clínicas e propor melhorias para a qualificação do atendimento. Método: foi realizado um estudo de caso de abordagem quantitativa, sendo uma pesquisa aplicada com os usuários que já haviam realizado atendimento na organização onde se propôs a análise. Resultados: foi realizado um total de 366 questionários onde os participantes puderam avaliar a qualidade do serviço através do instrumento SERVQUAL com adaptações. O público-alvo respondente da pesquisa gerou surpresa aos gestores e a dimensão que obteve a maior lacuna em relação à satisfação foi a dimensão da empatia, portanto, foi aplicado o Diagrama de Ishikawa e elaborado um plano de ação com propostas para a melhoria deste quesito. Conclusão: as informações identificadas são relevantes para a elaboração do planejamento estratégico da empresa. As propostas de melhoria seguiram fielmente a realidade do laboratório e foram elaboradas com intuito de elevar o nível de satisfação dos usuários.Item A gestão da informação em processos de integração de programas de promoção da saúde e de segurança e saúde no trabalho em um complexo hospitalar(Wagner Wessfll, 2020) Maisonnave, Ivon Gretel Winkler; Azambuja, Marcelo Schenk de; Libânio, Cláudia de SouzaOrganizações que investem na saúde dos trabalhadores atendendo às obrigações legais e associando suas ações em programas de promoção da saúde podem potencializar sua competitividade e sucesso com melhores taxas de engajamento dos funcionários e melhor gestão dos benefícios prioritários a serem implementados. É importante que as necessidades sejam identificadas através da escuta ativa de líderes e trabalhadores e que suas decisões sejam apoiadas pela gestão da informação em saúde. As organizações que internalizam processos integrados em saúde podem reduzir afastamentos e incapacidades para o trabalho, gerenciar melhor custos com saúde e com a alta rotatividade, assim como podem obter impacto sobre a qualidade dos produtos e serviços realizados por seus trabalhadores. O objetivo principal desta pesquisa foi estudar as contribuições da gestão da informação em processos de integração de programas em saúde no trabalho relacionados à promoção da saúde, aliados ao exercício dos programas de cunho legal da segurança e saúde no trabalho em um complexo hospitalar, baseado na metodologia americana Total Worker Health®. Sendo um estudo de caso de um complexo hospitalar com sete hospitais e quase 7.000 trabalhadores, identifica-se como uma pesquisa social em saúde com delineamento transversal e de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 50 sujeitos, sendo 9 lideranças, e grupos focais com 41 participantes. Os dados foram tratados no sistema NVivo 12 Plus, e a análise de conteúdo possibilitou o entendimento de questões prioritárias para as ações de integração em saúde, tais como o investimento nos processos relacionados à liderança das equipes, gestão da informação em saúde, organização do trabalho com foco nos fatores psicossociais, salários e benefícios, dentre outros. Os dados ainda foram avaliados por aspectos positivos, queixas e soluções propostas pelos entrevistados. A pesquisa demonstrou o processo de levantamento de indicadores para acompanhamento de informações em saúde e a construção da informação na organização em estudo. Buscou, ainda, entregar uma matriz de questões relevantes para a gestão da integração de segurança e saúde no trabalho e promoção de saúde. Essas iniciativas de saúde devem ser suportadas pela gestão integrada de dados entre departamentos, pela coordenação, gerenciamento e análise das informações em toda a organização. A gestão da informação em saúde passa a ser um processo prioritário para que as ações e os investimentos possam ser adequadamente direcionados, buscando maior retorno na implementação dos programas. Para que ocorra integração das iniciativas em saúde do trabalhador, ampliando os resultados das ações, é preciso domínio de informações suportado por um processo de inovação e investimento em saúde. O processo passa pelo planejamento estratégico, incluindo desde a priorização orçamentária até a execução das ações definidas. O propósito maior é a promoção de saúde da população trabalhadora e um impacto positivo na retenção de talentos, redução do turnover e contribuição para a eficiência da organização em gestão de pessoas.Item Lean healthcare: proposta para melhoria de processo em uma emergência pediátrica(2022) Barancelli, Anna Maria; Azambuja, Marcelo Schenk de; Libânio, Cláudia de SouzaIntrodução: O atendimento de emergência é parte integrante do sistema de saúde e pode ser considerado uma das suas portas de entrada. Em um serviço hospitalar de emergência, o paciente deve ter suas demandas clínicas identificadas de imediato, visando à recuperação da saúde. Os serviços de emergência na maior parte dos países vivenciam um aumento substancial em seu volume de atendimento. No Brasil, os serviços de emergência pediátrica estão sobrecarregados, pois, representam a melhor opção de acesso à saúde. À vista disso, gestores têm buscado alternativas e adotado metodologias de melhoria de processos na tentativa de otimizar os recursos financeiros, que permitam a melhora constante na qualidade do atendimento prestado, na infraestrutura e nos índices de qualidade hospitalar. Originada na Toyota, o Lean, estabelece o que é valor para o cliente, eliminando desperdícios e buscando a melhoria contínua dos processos. A perspectiva adotada nos sistemas de saúde difere da adotada na manufatura, assim, a definição de Lean para sistemas de saúde tem interpretações e práticas diferentes e é chamado de cuidado de saúde enxuto – Lean Healthcare. Objetivos: Este estudo objetiva propor melhorias na gestão do atendimento aos pacientes da Emergência Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, utilizando uma abordagem Lean. Metodologia: Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, realizou-se uma pesquisa exploratória, envolvendo uma investigação inicial de evidências na literatura, através de uma Revisão Sistemática. Posteriormente, um Diagnóstico Organizacional foi realizado na Emergência Pediátrica, o que possibilitou o conhecimento profundo da unidade hospitalar e onde foram identificados, de forma detalhada, gargalos, problemas e oportunidades de melhorias. A pesquisadora utilizou a Observação não Participante e Entrevistas como estratégia para a coleta dos dados. Para a execução do projeto, foi aplicada a metodologia de Mapeamento de Fluxo de Valor, na qual se busca analisar um fluxo no estado atual e estabelecer um fluxo futuro, propondo melhorias. Construiu-se, por fim, um Plano de Ação com um conjunto de atividades a serem seguidas para alcançar as metas estabelecidas. Resultados: Em todas as etapas dos atendimentos aos pacientes podemos evidenciar determinados tipos de desperdícios, como: superprodução, tempo de espera, defeitos, estoque e transporte.Item Modelo digital para a gestão da manutenção preventiva em ambiente hospitalar(2023-09-18) Santos, Jeferson Luis Andreoli dos; Azambuja, Marcelo Schenk de; Herbert, Juliana Silva; Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em SaúdeIntrodução: Unidades hospitalares são ambientes complexos com muitas particularidades. Gerenciar e manter atualizadas as manutenções preventivas do hospital são fundamentais para evitar situações inesperadas, bloqueios em locais de atendimentos e/ou até mesmo infecções causadas por microrganismos de importância epidemiológica. Objetivo: definir, modelar e desenvolver um modelo digital de gestão para manutenção preventiva dos componentes construtivos em ambientes hospitalares. Método: Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa em duas etapas. Na primeira etapa, especialistas receberam um questionário e uma maquete digital de um centro cirúrgico (criada especificamente para este estudo). As respostas dos especialistas, juntamente com a revisão bibliográfica e as informações dos componentes construtivos fornecidas pelo fabricante, contribuíram para a elaboração do plano de gestão. A segunda etapa consistiu no desenvolvimento do plano de gestão de manutenção preventiva em ambientes hospitalares. A partir desse plano, foi criado um modelo digital de gestão de manutenção utilizando o framework Scrum. A avaliação desse modelo digital ocorreu por meio de um questionário aplicado aos especialistas. Resultados: Houve a criação da maquete digital e, após foi desenvolvida a lista de componentes construtivos que requerem para a elaboração de um plano de gestão de manutenção preventiva. Esta lista foi submetida aos especialistas para avaliação de sua criticidade, a qual é fundamental para a elaboração do plano de gestão de manutenção que foi a base do modelo digital construído. Dentre as diferentes telas e funções criadas nesse modelo, destaca-se as funcionalidades necessárias: Demandas de serviço; Processamento das demandas de serviço; Planejamento dos serviços; Programação dos serviços; Gerenciamento da execução dos serviços; Registro das atividades e recursos utilizados; Administração da carteira de serviços; Gestão dos padrões e procedimentos de serviço. Conclusões: Por fim, após a avaliação dos especialistas, foi obtida uma melhora na comunicação entre a área e a manutenção hospitalar, otimizando paradas para manutenções, gerando confiabilidade e simplicidade nas tarefas envolvidas em uma manutenção preventiva.