Efeitos da exposição subcrônica inalatória ao Diclorvós na audição de ratos wistar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: Considerando que agrotóxicos podem ocasionar distúrbios de audição em trabalhadores expostos ocupacionalmente, a escassez de estudos que comprovem os mecanismos específicos de injúria e a dificuldade de separar fatores etiológicos concomitantes, como o ruído, o presente estudo visa elucidar os efeitos da exposição a um organofosforado na audição de ratos, mimetizando as situações laborais do agricultor. Objetivos: Avaliar os efeitos da exposição subcrônica inalatória ao agrotóxico diclorvós na função coclear de ratos Wistar. Material e Métodos: Foram utilizados 36 ratos Wistar machos, 60 dias, alocados em 3 grupos: Controle (n=12, expostos a água), Controle Positivo (n=12, tratados com 24mg/kg de cisplatina via intraperitoneal) e Experimental (n=12, expostos ao diclorvós – 0,0015mg/mL). A exposição ocorreu durante 4 horas, 5 vezes/semana, por 6 semanas. Foram avaliadas: amplitude de emissões otoacústicas evocadas produto de distorção nas frequências de 4, 6, 8, 10 e 12 kHz, antes e após a exposição; variáveis de toxicidade sistêmica. Resultados: Não houve alteração significativa no ganho de massa corporal e colinesterase plasmática nos animais expostos ao diclorvós, entretanto, estes manifestaram sinais clínicos transitórios de piloereção, depressão e dispneia durante a exposição inalatória. Houve diferença significativa nas frequências de 8 e 10kHz bilateralmente no grupo experimental entre a pré e pós-exposição, bem como entre o grupo controle e o diclorvós em 10kHz à direita e 8 e 10kHz à esquerda (p<0,05; Mann Whitney e Kruskal Wallis, respectivamente). O grupo diclorvós mostrou redução significativa na massa relativa dos pulmões e ambos os grupos evidenciaram alterações leves na histologia pulmonar. Conclusões: A exposição inalatória subcrônica ao diclorvós induziu ototoxicidade em ratos, sem toxicidade sistêmica relevante.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Patologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos, Diclorvós, Transtornos da Audição, Ratos, [en] Drug-Related Side Effects and Adverse Reactions, [en] Dichlorvos, [en] Hearing Disorders, [en] Rats
Citação