Tecnologias inovadoras em saúde: um curso em EaD para educação permanente dos profissionais de saúde de uma instituição de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
O Decreto nº 7.234 (2010), que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, estabelece ações a serem desenvolvidas pelas instituições federais de ensino superior com a finalidade de garantir acesso e permanência dos estudantes, para isso tem-se como ação prioritária a Atenção à Saúde. Assim, são responsáveis pelo desenvolvimento de práticas de promoção da saúde, e prevenção de agravos à saúde e doenças. Portanto, a saúde passa por momentos de grandes transformações, com uma crescente necessidade de educação no ambiente de trabalho. A Educação Permanente em Saúde é uma ótima ferramenta para suprir essa necessidade, mas para a sua concretização são requeridos métodos e técnicas que facilitem a adoção do conhecimento, como as utilizadas na Educação a Distância. O objetivo deste estudo foi desenvolver um curso de Educação a Distância para a educação permanente dos profissionais de saúde do Instituto Federal Farroupilha, utilizando Tecnologias Inovadoras em Saúde, para proporcionar conhecimento, atualização, aperfeiçoamento e transformação das práticas de atenção e de gestão no serviço. Trata-se de um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo, com aplicação de questionário semiestruturado e utilização da análise de conteúdo temática para apreciação dos dados. Participaram do curso 38 profissionais de saúde, e considerando o resultado obtido com a avaliação quali-quantitativa, é possível concluir que o objetivo do curso foi atingido, uma vez que o material didático em Educação a Distância foi elaborado e inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, com base na metodologia da Educação Permanente em Saúde. Além disso, o material disponibilizado possibilitou o aumento do conhecimento sobre a temática e a motivação para a sua aplicação nos serviços de saúde. Por fim, podemos afirmar que o desenvolvimento e aplicação do curso foi uma prática exitosa, porque além de proporcionar e estimular o aumento do conhecimento para aprimorar a qualidade do serviço e contribuir com a permanência dos estudantes, permitiu o fortalecimento da equipe e a visualização da importância da divulgação das ações realizadas.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Educação a Distância, Educação Continuada, Serviços de Saúde, Instituições Acadêmicas, [en] Education, Distance, [en] Education, Continuing, [en] Health Services, [en] Schools
Citação