Autocuidado Lombar: cartilha educativa para dor lombar crônica
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-02-23
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Inicio esta cartilha compartilhando os processos de criação e desenvolvimento deste material de importante impacto para os pacientes que sofrem com dor lombar crônica. A partir das vivências cotidianas de trabalho, na reabilitação física- fisioterapia, deparei-me com inúmeros pacientes acometidos por esta situação dolorosa limitante, com grande carga de sofrimento e impacto nas suas vidas. Ampliar o olhar para os sujeitos, entender todo seu contexto e focar na integralidade do cuidado, considerando todos os fatores biopsicossociais (físico, psicológico, emocional, social) que se apresentam intrínsecos para cada indivíduo, configura-se como um caminho de inúmeras possibilidades para a melhora da qualidade de vida. O desenvolvimento de um material educativo que promova transformações, que fomente o protagonismo, por meio do autocuidado, que ofereça um suporte no manejo e na melhora do bem-estar físico, mental, social e familiar, configura-se de fundamental relevância.
Descrição
O produto educativo, fruto desta pesquisa, denominado Autocuidado lombar- cartilha educativa para pacientes com dor lombar crônica, foi concebido após a análise de todo material coletado por meio dos grupos focais, com a colaboração voluntária de 8 sujeitos, moradores do município de Glorinha/RS, que sofrem desta condição dolorosa. O objetivo com este instrumento educativo é estimular a compreensão dos pacientes em relação ao seu papel no enfrentamento desta condição dolorosa, minimizando as possibilidades de agravamento do quadro doloroso, fomentando a adoção de uma postura ativa no seu cuidado, reduzindo o medo e os comportamentos de evitação que lhes acompanham. Possibilitar que compreendam a relevante necessidade de movimentar-se, cuidar da sua mente e projetar-se para o mundo, exercendo o autocuidado, com autonomia e amor-próprio. A ferramenta educativa apresenta-se em formato de cartilha, foi produzida por esta pesquisadora em parceria com uma designer gráfica, contemplando ilustrações e textos, organizada nos seguintes tópicos: apresentação, pequenos hábitos, autocuidado, exercícios de alongamentos, exercícios de reforço muscular, exercício respiratório, exercício aeróbico, monitoramento das atividades e percepções, orientações gerais, referências bibliográficas, em 31 páginas. Foi utilizada uma linguagem acessível, que promovesse fácil compreensão por parte dos sujeitos, com imagens autoexplicativas, além de apresentar uma parte interativa, onde o usuário realiza um controle diário da sua percepção dolorosa após a execução das atividades propostas.
Palavras-chave
Autocuidado, Dor Crônica, Dor Lombar, Ensino na Saúde, [en] Self Care, [en] Chronic Pain, [en] Low Back Pain, [en] Health Education