Percepção da gestão e dos professores de um município do interior do Rio Grande do Sul sobre as práticas inclusivas para crianças com transtorno do espectro autista
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Data
2023-01-16
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Editora
Editor Literário
Resumo
O aumento significativo de diagnósticos de TEA e a necessidade do
atendimento de qualidade no processo de inclusão fomentam a necessidade da
formação docente continuada. O objetivo deste trabalho é verificar o conhecimento de
gestores em educação e dos professores das escolas da rede pública de um pequeno
município do interior no Rio Grande do Sul, acerca das características e do
atendimento a ser prestado a crianças com TEA em processo de inclusão no ensino
regular. A partir desse diagnóstico, também é objetivo deste trabalho propor e avaliar
uma ação de extensão que venha a auxiliar os educadores de forma prática por meio
da oferta e discussão de conteúdos ligados ao tema e de ferramentas e estratégias
específicas de comunicação que possam ser utilizados em sala de aula. Trata-se de
uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e quantitativo, aprovado pelo Comitê
de Ética em Pesquisa da instituição de origem sob o nº 5.039.864. Por meio da análise
das respostas de questionário, verificou-se a necessidade de oferta de oficina de
formação sobre desenvolvimento, linguagem, ferramentas auxiliares de comunicação
e políticas inclusivas. Verificou-se que houve mudança significativa no conhecimento
dos participantes, bem como na sua percepção em relação aos aspectos práticos que
envolvem a inclusão de crianças com TEA no ensino regular. A média geral de
satisfação dos participantes ficou em 92%. A oficina ofertada permitiu que houvesse
mudança significativa no sentimento de capacitação desses profissionais em lidar com
situações de inclusão de crianças com TEA.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista, Autism Spectrum Disorder, Inclusão Escolar, Mainstreaming, Education, Fonoaudiologia, Tecnologia Assistiva, Educação Continuada, Saúde, [en] Speech, Language and Hearing Sciences, [en] Self-Help Devices, [en] Education, Continuing, [en] Health