Estimulação elétrica na cabeça e pescoço é segura para portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Autores
Olixewski, Marcela Pinheiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: Diferentes disfunções neuromusculoesqueléticas que afetam a região de cabeça e pescoço são tratados com eletroestimulação (EE). Porém, este procedimento é contraindicado para portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (DCEIs) devido ao risco de interferência com os dispositivos. Objetivo: Avaliar a segurança de dois diferentes modos de EE aplicadas na região da cabeça e pescoço de portadores de DCEIs. Metodologia: Neste estudo transversal foram incluídos 22 voluntários (59 ± 15.4 anos; 73% homens) do ambulatório de eletrofisiologia do Instituto de Cardiologia-Fundação Universitária de Cardiologia de Porto Alegre. O funcionamento dos DCEIs foi verificado por telemetria durante e imediatamente após a aplicação da EE com Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation (TENS) e a Functional Electric Stimulation (FES) aplicadas, respectivamente, próxima da ATM e da região submandibular. Resultados: O tempo de implante foi bem variado (1.7991.146 dias), a maioria dos dispositivos (73%) eram marcapasso e 27% cardiodesfibrilador implantável (CDI). Todos com eletrodos bipolares, predominantemente no endocárdio (91%), com modo atrioventricular bipolar em 77% dos voluntários e ventricular bipolar em 23%. A EE com TENS e FES não produziu alterações significativas na FC, no traçado eletrocardiográfico e nenhuma interferência eletromagnética foi identificada nos dados da telemetria. Conclusão: Este é o maior estudo que avaliou a segurança da EE na região da cabeça e pescoço de portadores de DECIs. Nossos achados reforçam evidências prévias e trazem uma perspectiva bem mais favorável para o emprego dessa ferramenta, pois com a inserção dos nossos achados a incidência proporcional de interferência passou de 25% para 7%.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Segurança do Paciente, Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea, Estimulação Elétrica Funcional, Marca-Passo Artificial, Desfibrilador cardioversor implementável, Dispositivos de Terapia de Ressincronização Cardíaca, [en] Patient Safety, [en] Transcutaneous Electric Nerve Stimulation, [en] Functional Electric Stimulation, [en] Artificial Pacemaker, [en] Implantable Cardioverter Defibrillator, [en] Cardiac Resynchronization Therapy Devices.
Citação