Desempenho escolar, ansiedade e saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II
Carregando...
Data
2020
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Wagner Wessfll
Editor Literário
Resumo
Os alunos estão expostos, dentro do contexto educativo a situações de medo,
frustração e competitividade, podendo sentir ansiedade e desequilíbrio emocional. Já
se observam estudos no Ensino Superior e Ensino Médio para investigação das
relações entre ansiedade e problemas de saúde mental vinculados ao desempenho
escolar. Entretanto, poucos têm estudado essas variáveis, de forma preventiva,
durante o Ensino Fundamental II. Como a escola gerencia o cotidiano e ações
pedagógicas, impulsionar ações de promoção de saúde e medidas educativas de
saúde mental pode ajudar a diminuir os agravos de adoecimento desses alunos na
vida adulta. O presente estudo teve por objetivo verificar possíveis relações entre
ansiedade, saúde mental e desempenho escolar em estudantes do Ensino
Fundamental II. Trata-se de um estudo quantitativo, comparativo e correlacional de
corte transversal com 83 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de escolas
públicas estaduais da cidade de Gravataí-RS e seus respectivos responsáveis. Os
instrumentos utilizados foram: uma ficha de dados sociodemográficos, o Questionário
de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para alunos, pais ou responsáveis e o
Inventário de Ansiedade na Escola (para alunos); além da avaliação do desempenho
escolar em português e matemática. Foi feito o levantamento dos dados quantitativos,
através de estatística descritiva e inferencial. Como principais resultados destacam se elevados percentuais nos escores do SDQ total de dificuldades, quando
comparados aos índices mundiais, sinalizando problemas de saúde emocional
clinicamente relevantes, de acordo com avaliação dos próprios alunos e seus
responsáveis. Os níveis de ansiedade escolar encontram-se acima da média
esperada, conforme o instrumento IAE, tendo como fatores preditivos mais
prevalentes: sexo feminino, dificuldades emocionais e desempenho escolar (médio e
baixo). Conclui-se que alunos com desempenho escolar médio e baixo apresentam,
significativamente, níveis mais elevados de ansiedade e sofrimento emocional,
mesmo quando ajustados para outras variáveis intervenientes. O produto educativo
desta pesquisa consiste em um material de psicoeducação para os alunos, intitulado
“Ansiedade no contexto escolar”, e uma ação educativa para os docentes, de nome
“Manejo de ansiedade e sua interface com o desempenho escolar”. Tais ações
auxiliam na identificação e manejo da ansiedade como medida preventiva, além de
contribuírem para a integração universidade-sociedade no enfrentamento e na promoção da saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II. Como derivados
desta pesquisa, construiu-se dois artigos científicos apresentados à banca
examinadora.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Ansiedade, Desempenho Acadêmico, Saúde Mental, [en] Anxiety, [en] Academic Performance, [en] Mental Health