PPGCR - Teses
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Navegando PPGCR - Teses por Assunto "[en] Child Development"
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Item Avaliação multidisciplinar infantil: elaboração e validação de bateria de avaliação utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI)(Wagner Wessfll, 2022) Kato, Sergio Kakuta; Reppold, Caroline Tozzi; Hauck Filho, NelsonObjetivos: Apresentar e discutir as propriedades psicométricas da Bateria Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil - Funções Executivas (TDI FE), analisando estimativa de precisão e evidências de validade baseadas em sua estrutura interna e em variáveis externas. Além disso, apresentar os parâmetros psicométricos dos itens de consciência fonológica (CF) da Bateria Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil - Linguagem (TDI-L), controlando possíveis vieses de respostas na modelagem de variáveis latentes. Métodos: A amostra do estudo foi composta por 382 alunos (6 a 8 anos). As propriedades psicométricas da TDI-FE foram analisadas através de Análise Fatorial Confirmatória (ACF) modelo unidimensional, unidimensional controlando vieses, Modelo de Equações Estruturais utilizados na busca de evidências de validade baseado na sua estrutura interna e externa. Estimativa dos parâmetros de dificuldade foram avaliados através de modelo de TRI e a acurácia da escala através da curva ROC. Itens de CF da TDI-L foram analisados por meio de modelos de TRI unidimensional, unidimensional com dependências locais e MIMIC, avaliando o funcionamento diferencial dos itens em função da idade. Resultados: Para TDI-FE, a AFC modelo unidimensional não foi eficiente para avaliar as FEs, pois não apresentou um bom ajuste. Controlando pela variável interveniente Fadiga, houve um melhor ajuste do modelo. A análise final incorporou variáveis externas, obtidas a partir do Modelo de Equações Estruturais, que apresentou um ajuste razoável. Através da Curva ROC, foi possível observar uma razoável acurácia do escore da FE na predição de déficit de FE. Também foi possível observar que o escore de FE proposto apresentou desempenho semelhante ao escore fatorial. Em ambas as escalas validadas como padrão ouro, 37 pontos no escore de FE está associado a uma sensibilidade de aproximadamente 70% e uma especificidade de 60%. Para TDI-L, observou-se um ajuste empobrecido para o modelo TRI unidimensional simples, já um excelente ajuste aos dados nos modelos TRI com dependência local e no MIMIC. Detectou se um efeito mínimo da idade diretamente nos itens para além do fator, mas esteve positivamente relacionada ao fator de CF, β=0,32, p=0,012. Conclusão: Os resultados mostraram que o TDI-FE apresentou boa estimativa de precisão, evidências de validade baseadas em sua estrutura interna e em variáveis externas, além de comprovar a necessidade de controle de vieses de resposta na modelagem de variáveis latentes, no caso, a Fadiga. Em relação aos itens de consciência fonológica da TDI-L, os parâmetros avaliados apresentaram potencial para verificar o desempenho de desenvolvimento infantil, visto que todos os itens apresentaram nível razoável de discriminação. A idade foi responsável por aumentos nos níveis no fator de CF, mas exerceu um efeito mínimo diretamente nos itens da escala. Ambas as escalas são alternativas eficiente para avaliação das funções executivas e consciência fonológica em fase de escolarização inicial, sendo instrumentos que apresentam baixo custo e fácil aplicação.