Gastronomia - TCC
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Item Comfort food e Gastronomia: A influência em menus de restaurantes antigos de Porto Alegre(2023-01-19) Aguiar, Andressa Martins de; Machado, Isabel Cristina KasperA alimentação é mais do que uma questão nutritiva, ela está relacionada também às vivências, experiências e emoções de cada indivíduo. O termo Comfort Food é um conceito novo que pode definir aqueles alimentos que trazem conforto, prazer e bem-estar ao consumir. Nesse cenário, o presente estudo trata sobre os quatro restaurantes mais antigos da cidade de Porto Alegre e busca identificar se existe relação do Comfort Food com a longevidade dos estabelecimentos. Para tanto, foi necessário entender sobre a gastronomia e o conceito de Comfort Food, as suas categorias do termo, os alimentos reconfortantes, assim como o uso do conceito por indústrias e restaurantes. Além disso, foram analisados os cardápios dos restaurantes para estabelecer se houveram mudanças no menu ao longo dos anos e se existe semelhança entre os locais. Realizou-se, então, uma revisão bibliográfica fundamentada em artigos científicos, teses e projetos acadêmicos, seguido de um estudo de caso com análise exploratória documental, buscando identificar dados estatísticos não-probabilísticos, compreendida na seleção dos cardápios. Diante disso, verificou-se que os cardápios mantiveram a essência durante os anos tendo algumas alterações para agradar mais ao público-alvo, além de notar que os quatro cardápios oferecem muitos pratos semelhantes. Com isso, pode-se concluir que os restaurantes de Porto Alegre com maior longevidade oferecem alimentos de conforto e prazer, principalmente no âmbito coletivo.Item Plano de negócios de serviço de consultoria para Personal Chef(2020-08-01) Rosa, Uilian Fanfa da; Paula , Cheila Mineia Daniel deDentro de um mercado consolidado no Brasil, como o da alimentação, as novas demandas trazem nichos inovadores. As preocupações quanto aos problemas de mobilidade e segurança nas grandes cidades do Brasil, a busca por uma alimentação saudável e mesmo a pandemia de Covid-19 têm justificado a escolha por personal chefs; profissionais que atuam nas casas de famílias, preparando refeições de acordo com dietas e preferências dos comensais. Este trabalho contextualiza a gastronomia no Brasil e estrutura um plano de negócios de consultoria na área de personal chefs. Dentro do plano de negócio, que segue o modelo Canvas, a principal proposta é oferecer para os clientes uma consultoria com composição de cardápios e treinamento do profissional responsável pelo preparo das refeições e, também, um controle de estoque para evitar desperdícios de comida. O serviço de consultoria é sempre realizado com a participação de um profissional da nutrição. As atividades básicas e os recursos necessários ao empreendimento são distribuídos em consultoria, marketing e gestão. O trabalho apresenta a avaliação de viabilidade e do potencial do negócio. A pesquisa bibliográfica em livros, trabalhos acadêmicos e em artigos publicados em meio digital, foi realizada entre 2020 e 2021. Também ficou evidenciada a importância da gastronomia como vetor e promotor de saúde, tendo no nicho mais uma possibilidade. Os custos de estruturação e operação do negócio apresentam uma boa oportunidade de empreender, podendo chegar a uma lucratividade superior a 60%. Esse contexto está inserido dentro de um mercado que representa aproximadamente 10% do PIB brasileiro, com destaque para o crescimento de delivery. Portanto, o trabalho traz mais uma opção de atuação para os profissionais de gastronomia, em um nicho de mercado pouco explorado.