Gastronomia - TCC
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Item Alimentação e Culpa: O papel do marketing na gastronomia(2022-08-01) Acerbi, Ananda Conde de Albite; Fonseca, Ana Carolina da Costa e; Tietzmann, Daniela CardosoA alimentação vem passando por diversas transformações ao longo do tempo e, a partir disso, a relação do ser humano com ela apresenta novos conflitos. No meio dessa modernização, são inúmeros os discursos que fundamentam o que é considerado individualmente uma boa alimentação, porém alguns critérios se sobressaem e têm grande peso na sociedade. As recomendações médicas, o padrão estético ocidental e a publicidade de alimentos são alguns dos discursos que moldam a ideia de saúde na população. Porém, é preciso questionar e debater o tema, pois muitos corroboram um sentimento de culpa nos indivíduos quando estes não conseguem segui-las como acreditam dever. Além disso, esse trabalho aborda como a culpa pode ter efeito negativo na relação do ser humano com a comida e, mesmo assim, esse sentimento é usado e incitado na publicidade para vender alimentos. Para demonstrar isso, são usadas imagens tiradas de páginas no Instagram e é refletido sobre questões éticas envolvidas nelas.Item Comfort food e Gastronomia: A influência em menus de restaurantes antigos de Porto Alegre(2023-01-19) Aguiar, Andressa Martins de; Machado, Isabel Cristina KasperA alimentação é mais do que uma questão nutritiva, ela está relacionada também às vivências, experiências e emoções de cada indivíduo. O termo Comfort Food é um conceito novo que pode definir aqueles alimentos que trazem conforto, prazer e bem-estar ao consumir. Nesse cenário, o presente estudo trata sobre os quatro restaurantes mais antigos da cidade de Porto Alegre e busca identificar se existe relação do Comfort Food com a longevidade dos estabelecimentos. Para tanto, foi necessário entender sobre a gastronomia e o conceito de Comfort Food, as suas categorias do termo, os alimentos reconfortantes, assim como o uso do conceito por indústrias e restaurantes. Além disso, foram analisados os cardápios dos restaurantes para estabelecer se houveram mudanças no menu ao longo dos anos e se existe semelhança entre os locais. Realizou-se, então, uma revisão bibliográfica fundamentada em artigos científicos, teses e projetos acadêmicos, seguido de um estudo de caso com análise exploratória documental, buscando identificar dados estatísticos não-probabilísticos, compreendida na seleção dos cardápios. Diante disso, verificou-se que os cardápios mantiveram a essência durante os anos tendo algumas alterações para agradar mais ao público-alvo, além de notar que os quatro cardápios oferecem muitos pratos semelhantes. Com isso, pode-se concluir que os restaurantes de Porto Alegre com maior longevidade oferecem alimentos de conforto e prazer, principalmente no âmbito coletivo.