Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família por Autor "Gomes, Marta Quintanilha"
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Item Comunicação de orientações e medidas de prevenção e controle da Covid-19: um estudo em seis coordenadorias regionais de saúde do estado do Rio Grande do Sul(2023-06-29) Muller, Patricia Ana; Gomes, Marta Quintanilha; Programa de Pós-Graduação em Saúde da FamíliaA comunicação, abordada como fruto das vivências individuais e coletivas e das práticas sociais e cotidianas, é designada neste trabalho como objeto de estudo, recorte de parte de uma pesquisa multicêntrica de abrangência nacional, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e articulada em 26 instituições de ensino e pesquisa do país ligadas a rede dos Programas de Mestrado em Saúde da Família (PROFSAUDE). Este estudo, descritivo com abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as fontes de informação, percepção e práticas decorrentes das recomendações das medidas de prevenção e controle da covid-19, envolvendo oito municípios de seis Coordenadorias Regionais de Saúde do estado do Rio Grande do Sul. A população do estudo compreendeu 660 pessoas na etapa descritiva e selecionadas 88 pessoas na qualitativa, usuárias de dez Unidades de Saúde da Família pertencentes a 52 bairros e comunidades. A produção de dados na etapa descritiva foi obtida por meio de questionários semiestruturados aplicados por amostragem por conveniência, sendo nesse analisado os dados sociodemográficos, quais informações receberam, a percepção e suas fontes, das medidas de prevenção e controle da covid-19. A etapa qualitativa foi por meio de entrevistas, nas quais foi possível identificar as percepções dos participantes se as informações foram suficientes para a prevenção, quais acharam mais eficazes e quais informações não acreditaram no combate ao coronavírus. Após leitura flutuante das respostas, emergiram seis categorias, nomeadas como autocuidado, uso de medicações sem comprovação científica, confiabilidade em relação às informações, orientações de autoridades, papel dos cientistas e profissionais de saúde e sentimentos em relação às informações, como descrença e negação. Mesmo com os emergentes desafios dos negacionismos e da desinformação, o estudo observou que foi possível aprender com a ciência as melhores estratégias para enfrentar a pandemia e reiterou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser um mundo de imensas possibilidades de influir no espírito e no comportamento dos indivíduos, a comunicação pode e deve ser um modo vigoroso de promover a democratização da sociedade e de ampliar a participação dos cidadãos na adoção de decisões. No conjunto do estudo, foram produzidos relatórios técnicos no formato de cadernos municipais com recomendações em relação a percepção da comunicação em saúde na pandemia de covid-19 aos municípios participantes.Item Desenvolvimento de um curso de educação a distância para profissionais da atenção primária à saúde com enfoque no Programa Previne Brasil(2022) Maier, Maiara de Moraes; Souza, Aline Corrêa de; Gomes, Marta QuintanilhaO objetivo deste trabalho foi o de construir um curso autoinstrucional na modalidade Educação a Distância (EaD) para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com enfoque no Programa Previne Brasil. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa aplicada, na qual os temas foram relacionados e elencados de maneira a elucidar e subsidiar a proposta da pesquisa. Na segunda etapa, foi feito um estudo documental, no qual foram reunidos os documentos oficiais sobre a temática, além de materiais pedagógicos, a fim de auxiliar a construção dos métodos e materiais a serem utilizados no desenvolvimento da plataforma do curso no formato autoinstrucional na modalidade EaD. Na terceira etapa, foram construídos os Planos de Ação Pedagógica (PAP) para cada módulo e a partir deles foram construídos os storyboards (esboço sequencial). O curso foi desenvolvido em linguagem HTML5 e será ofertado em ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. A carga horária engloba 20 horas divididas em quatro módulos de três, dois, cinco e dez horas respectivamente: o primeiro módulo aborda os caminhos do financiamento em saúde do SUS; o segundo módulo traz temas relacionados aos indicadores e planejamento em saúde; o terceiro módulo fala sobre os eixos de captação ponderada e ações estratégicas do Programa Previne Brasil; e o quarto módulo aborda o eixo indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Na quarta etapa, o curso foi submetido à avaliação de experts em saúde e educação, os quais realizaram a análise do conteúdo e dos métodos de ensino através do preenchimento de um formulário utilizado como instrumento de avaliação. Assim, espera-se que o curso atinja um grande número de profissionais de saúde, para que estes adquiram e qualifiquem seus conhecimentos acerca do tema e fortaleçam suas práticas profissionais na APS.Item Mapas inteligentes na atenção primária à saúde: percurso metodológico(2023) Pedroso, Lauana Borges; Oliveira, Mônica Maria Celestina de; Gomes, Marta QuintanilhaPara que as equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde possam atingir seu potencial resolutivo é necessário adotar estratégias que permitam definir os serviços a serem ofertados, de forma que sejam compatíveis com as necessidades e demandas de saúde da população adscrita. Os mapas e os procedimentos de mapeamento podem ser considerados como instrumento de análise, interpretação, comunicação e construção de cenários. O mapeamento do território a partir de uma metodologia participativa surge como uma alternativa para possibilitar maior envolvimento da equipe no processo de territorialização. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver os mapas inteligentes do território e propôs o mapeamento participativo do território adstrito à uma Unidade de Saúde da Família (localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul) visando a apropriação da equipe de Saúde da Família acerca da totalidade do território sob sua responsabilidade. A abordagem utilizada foi qualitativa do tipo pesquisa ação. Participaram do estudo os profissionais da equipe de Saúde da Família da ESF 3 Macedo. A coleta de dados foi realizada em 4 fases. Na primeira fase foi feita a apresentação da pesquisa aos participantes do estudo, bem como a realizada a validação do planejamento com eles. Na segunda fase foi realizada atualização dos cadastros das famílias e reconhecimento do território adstrito à ESF 3 Macedo. Na terceira fase a pesquisadora organizou uma planilha para cada microárea com os dados das famílias do território adstrito à ESF 3 Macedo e obteve os mapas atualizados do território da ESF. Já na quarta fase, de posse das planilhas contendo informações das famílias com cadastros atualizados e dos mapas do território, foram realizadas oficinas com os profissionais da ESF3 Macedo. Estas oficinas tiveram como objetivo a definição do território em mapas atualizados e levantamento das características da comunidade. Após a análise dos dados, estes foram organizadas nos seguintes itens: território: conceito, caracterização, potencialidades, fragilidades; mapeamento participativo: dificuldades e facilidades e potencial uso dos mapas. A equipe ao desenvolver os mapas inteligentes, teve que se debruçar sobre o território, levantando e identificando os limites do mesmo, os determinantes sociais da saúde presentes e os dados das pessoas que nele habitam. Isto possibilitou que a equipe de saúde da família se apropriasse das caraterísticas do seu território adstrito, bem como de sua população, tendo nos mapas uma representação da realidade encontrada, que pode facilmente ser revisitada a cada planejamento. Neste estudo observou-se o protagonismo do profissional Agente Comunitário de Saúde na relação território e unidade de saúde. A partir deste estudo desenvolveu-se um roteiro para realização de oficinas que visa auxiliar as equipes de Saúde da Família (eSF) a confeccionar e/ou atualizar os mapas do seu território através de um processo de mapeamento participativo envolvendo a equipe como um todo e elaborando mapas inteligentes que possam melhor representar o território adstrito.Item As metodologias ativas e o processo de ensino aprendizagem no Curso de Graduação de Medicina da Universidade Federal do Pampa: perspectiva discente(2022) Sagrilo, Aleksandra Peçanha Sharapin; Gomes, Marta QuintanilhaIntrodução: o curso de Medicina da UNIPAMPA iniciou suas atividades em março de 2016. Criado como um desdobramento da Lei 12.871 de 22 de outubro de 2013, que institui o Programa Mais Médicos, objetivou um perfil do egresso que atendesse a reorganização dos modelos de atenção à saúde conforme preconizado pelo SUS; um médico com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e ética, capacitado a atuar em diferentes níveis de atenção, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, ou seja, um profissional que alie a competência técnica, apropriado dos conteúdos, habilidades e atitudes esperados, como também, comprometido com a sociedade onde vive e atua. Para atender a esse novo perfil, utilizou-se mudanças metodológicas na formação médica, como os métodos ativos de ensino-aprendizagem propostos nas DCNs. Objetivos: analisar como os discentes do curso de medicina da UNIPAMPA percebem o uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados realizada através de entrevistas semi estruturadas com discentes matriculados ou evadidos do curso de medicina, sendo 10 discentes regularmente matriculados e 6 evadidos.Para análise dos dados foi utilizada a análise temática proposta por Braun e Clarke. Resultados: os alunos tinham clareza quanto à definição e as características das metodologias ativas. Identificaram que o PBL e o TBL são as estratégias majoritariamente utilizadas. Apontaram que a mudança abrupta no método de ensino, a aprendizagem colaborativa, o comportamento discente e o papel docente são fatores que interferiam na adaptação às metodologias ativas. Desenvolvem habilidades com o uso das metodologias ativas que favorecem o aprendizado e a vida profissional. Conclusão: o presente estudo atingiu os objetivos propostos: apresentou com detalhes os significados atribuídos pelos discentes às metodologias ativas, descreveu e caracterizou as principais estratégias empregadas no curso e analisou o entendimento discente quanto à sua aprendizagem no âmbito do curso. Este estudo também serviu de base para a criação de um relatório a ser apresentado para os docentes do curso e um folder informativo para os alunos que ingressarem no curso.Item A situação da integração ensino-serviço nas unidades de saúde da família do município de Ijuí(2019) Mallmann, Júlia Nunes; Daudt, Carmen Vera Giacobbo; Gomes, Marta QuintanilhaA integração ensino-serviço é entendida como um trabalho coletivo, pactuado e integrado dos estudantes e professores com os trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo os seus gestores. Para ser efetiva, faz-se necessário transformar os processos formativos, pedagógicos e as práticas de saúde, articulando o sistema de saúde com as instituições formadoras. Esta pesquisa buscou descrever como ocorre a integração ensino-serviço nas Unidades de Saúde da Família do município de Ijuí, conhecer o perfil dos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo e analisar a relação entre o perfil e a integração encontrada. Pesquisa observacional, quantitativa e transversal, com aplicação de instrumento elaborado e aplicado a 171 pessoas (discentes, docentes, profissionais da saúde, gestores e coordenadores de curso). Foi possível observar que discutir casos entre discentes e profissionais da saúde teve associação com melhores escores de integração ensino- serviço. Houve também associação positiva com melhores escores a maior idade dos discentes, os cursos de enfermagem e nutrição da instituição investigada e uma boa estrutura física das unidades de saúde. Não foram observados indicadores associados ao escore na categoria docentes. Foi evidente também a quase totalidade dos investigados serem de sexo feminino, a alta motivação para o trabalho relatada pelos profissionais de saúde e a existência de mudanças curriculares voltadas ao SUS e à Atenção Primária à Saúde nos cinco cursos investigados.