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Navegando PPGENSAU - Ebook por Autor "Canabarro, Simone Travi"
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Item Construção e validação de cartilha educativa para a continuidade do cuidado do ambulatório pediátrico para a atenção primária à saúde(2022) Rosa, Patrícia da Silva; Canabarro, Simone Travi; Bastos, Gisele Alsina Nader; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO modelo de atenção à saúde, proposto pelo Sistema Único de Saúde, busca pela desfragmentação da assistência, de modo que a consolidação da atenção integral seja centrada nas necessidades de cada usuário, visando à continuidade do cuidado. A continuidade do cuidado, planejada a partir da possibilidade da alta ambulatorial, proporciona que o cuidado na Atenção Primária à Saúde seja individualizado, humanizado e resolutivo, buscando a integralidade do cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. A transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde se concretiza por meio de um conjunto de estratégias e práticas fundamentais. Primeiramente, destaca-se a importância do trabalho em equipe, que envolve a colaboração harmoniosa entre profissionais de diferentes especialidades. A união de conhecimentos e habilidades permite uma abordagem abrangente e integrada aos cuidados durante a transição, resultando em uma experiência mais fluida e segura para os pacientes. Além disso, a educação continuada dos profissionais de saúde desempenha um papel crucial nesse processo. A atualização constante dos conhecimentos e competências permite que os profissionais estejam aptos a lidar com os desafios específicos da transição do cuidado, fornecendo um atendimento de qualidade e personalizado. O uso do material educativo contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando os pacientes, familiares e profissionais, durante o período de orientação para a transição do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Objetivos: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde. Método: Trata-se de um estudo com delineamento exploratório com método qualitativo e quantitativo com base no Arco de Charles Maguerez, que fundamenta e auxilia a elaboração do pensamento crítico. O material educativo foi desenvolvido compreendendo a construção da cartilha educativa através da revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com os profissionais do ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde e a elaboração da cartilha, a última etapa a validação da cartilha educativa ocorreu com os juízes especialistas. Resultado: O Instrumento de validação do produto construído obteve o IVC global de 1, visto que todos os validadores concordaram totalmente com os itens avaliados no questionário. A cartilha foi construída e validada em seu conteúdo considerando aspectos conceituais e ilustrativos que permitam uma rápida memorização do processo de continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e atenção primária à saúde. Conclusão: Em suma, o presente estudo foi motivado pela necessidade de buscar alternativas para aprimorar a continuidade do cuidado entre o ambulatório pediátrico e a atenção primária à saúde, resultando no desenvolvimento da cartilha educativa. A utilização de um material didático/instrucional pode ser considerada uma prática educativa que agrega o desenvolvimento de habilidades, desempenhando um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem.Item Dicabetes: Uma ferramenta para qualificação da assistência aos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1(2021) Piccoli, Carolina; Canabarro, Simone Travi; Trindade, Carolina Sturm; Millão, Luzia Fernandes; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Wagner WessfllIntrodução: O Diabetes Mellitus é um grande problema de saúde, que independente do grau de desenvolvimento, afeta todos os países. No Brasil, há cerca de 95.800 crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Considerando a importância do enfermeiro na educação em saúde e gerenciamento da equipe, é ele quem orienta a equipe de enfermagem, pacientes e familiares sobre as técnicas de aplicação de insulina, os locais de aplicação da mesma, assim como, os tipos de insulinas existentes, para que possa assistir o paciente com segurança, prestando cuidado de qualidade. Atualmente, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas por meio de dispositivos móveis, tornaram-se grandes aliadas na renovação do contexto educacional. Objetivo: desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para qualificação da assistência aos pacientes com DM1. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Podemos configurá-lo como descritivo, de produção tecnológica, realizado em quatro etapas: Análise e especificação: etapa em que ocorreu a fundamentação teórica e a definição dos questionários a serem utilizados para saber o conhecimento dos enfermeiros, acerca do tema. Dessa forma, foi escolhido um instrumento validado, o Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e elaborado um questionário de Condutas; Design: definição dos conteúdos e características do aplicativo; Desenvolvimento: construção do protótipo do aplicativo por um estudante da área da tecnologia da informação (TI); Implementação: nesta etapa foi realizado o uso do aplicativo pelos usuários (enfermeiros do hospital pediátrico) e por especialistas (juízes, profissionais da área de Enfermagem e TI). Estes usuários avaliaram o protótipo do aplicativo por meio do questionário Scale Usability Score (ScSUS), que avalia a sua usabilidade. Resultados: O estudo resultou do produto de mestrado, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O protótipo do produto educacional foi denominado DICABETES. Nele contém informações sobre o que é o diabetes, valores de exames laboratoriais para diagnóstico da doença, técnica de aplicação de insulinas, dispositivos para aplicação de insulina, monitorização da glicemia, tipos de insulinas existentes, condutas em hipoglicemias e hiperglicemias, descarte de insumos e transporte, validade e armazenamento das insulinas. O número de participantes da etapa de avaliação do aplicativo foi de onze usuários e cinco especialistas. O produto teve avaliação positiva pelos usuários: 45% avaliaram como excelente, 37% como melhor imaginável e 18% bom. Os especialistas também o avaliaram positivamente: 40% como excelente e 60% como melhor imaginável. Conclusão: O protótipo “DICABETES” possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência, oferece informações baseadas em evidências e melhorias podem ser aplicadas no aplicativo DICABETES, com base nas considerações dos profissionais que o avaliaram, permitindo que seja uma ferramenta educacional utilizada pelos profissionais da área de saúde, contribuindo para melhorar a assistência aos pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Produtos: aplicativo móvel DICABETES e um artigo científicoItem Lean Healthare - o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia da Silva Benelli de; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeINTRODUÇÃO: A gestão de organizações hospitalares é uma das mais complexas neste campo devido à natureza específica das instituições. Qualificar os especialistas é um desafio para a otimização de recursos financeiros que possibilitem manutenção e melhoria contínua da qualidade da assistência prestada, da infraestrutura e dos índices de qualidade hospitalar. Nas últimas décadas, instituições públicas e privadas vêm aprimorando sua maestria, a oferta de conhecimento e a diversidade de produtos e serviços modificam à medida que aumentam as exigências dos clientes. A sociedade está cada vez mais consciente dos seus direitos e preocupada com as mudanças no mercado. Desta forma, um sistema de gestão organizacional com foco na qualidade, está voltado explicitamente para o momento atual, com o objetivo de almejar o potencial competitivo e o sucesso institucional. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um e-book instrucional sobre a aplicação da metodologia Lean Healthcare nas emergências hospitalares, visando capacitar profissionais de saúde e otimizar os processos de atendimento nas unidades de emergência. METODOLOGIA: A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, com a utilização de um painel de especialistas para validar o conteúdo do e-book, que foi desenvolvido com base no modelo ADDIE de design instrucional. Para a coleta de dados, foram realizados grupos focais com profissionais da saúde, gestores e pacientes, além de avaliações quantitativas por meio de questionários aplicados antes e após a leitura do e-book. A validação do conteúdo foi realizada por meio de um instrumento estruturado, que incluiu avaliações sobre os objetivos, a estrutura, a apresentação e a relevância do material. RESULTADOS: Após a capacitação com o e-book, houve uma melhoria significativa no conhecimento dos profissionais de saúde sobre os princípios e ferramentas do Lean Healthcare. As sugestões dos avaliadores incluíram ajustes no conteúdo para torná-lo mais acessível, como a simplificação da linguagem, a inclusão de mais exemplos práticos e a melhoria da estética visual do material, com a adição de diagramas e fluxogramas. DISCUSSÃO: Embora o e-book tenha sido eficaz para disseminar os conceitos do Lean Healthcare, desafios como a resistência à mudança e a falta de capacitação contínua ainda são barreiras significativas para a implementação dessa metodologia nas unidades de saúde. No entanto, os resultados indicaram que, quando aplicada corretamente, a metodologia Lean pode reduzir os tempos de espera, otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a segurança do paciente nas emergências hospitalares. CONCLUSÃO: O e-book tem grande potencial como ferramenta educacional, com a capacidade de impactar positivamente a prática clínica e gerencial nas unidades de emergência. No entanto, é essencial realizar ajustes no conteúdo com base nas sugestões recebidas e continuar investindo em estratégias de capacitação e envolvimento das lideranças para garantir a implementação bem-sucedida do Lean Healthcare. A pesquisa contribui para a literatura sobre o uso de Lean Healthcare no Brasil, fornecendo um modelo de capacitação e um recurso valioso para a melhoria dos processos de saúde.Item Lean Healthcare: o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia Benelli; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda a aplicação dos princípios Lean Healthcare em serviços de emergência médica, destacando estratégias para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento. O material apresenta um guia prático com ferramentas como 5S, Kanban, Kaizen e mapeamento do fluxo de valor, além de estudos de caso que demonstram a eficácia do Lean na criação de ambientes hospitalares mais ágeis, eficientes e centrados no paciente. Ideal para gestores e profissionais da saúde, este recurso visa fomentar a melhoria contínua e a excelência operacional em situações críticas. OBS: No momento, há negociação com editora para publicação. Assim, nos reservamos o direito de incluir o produto de forma parcial.Item Manual para aplicação da escala de avaliação do risco de quedas em pacientes na hemodiálise (ERQUE_HD)(2024-08-31) Farina, Veronica Alacarini; Canabarro, Simone Travi; Figueiredo, Ana Elizabeth Prado Lima; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO objetivo desse e-book é subsidiar orientações claras e práticas sobre como utilizar a escala ERQUE_HD (em processo de validação) de forma eficaz. Esta ferramenta foi desenvolvida através de um longo trabalho e é essencial para identificar o risco de quedas dos pacientes em hemodiálise, permitindo a implementação de medidas preventivas adequadas. Ao seguir as orientações fornecidas, os profissionais de saúde podem garantir uma abordagem padronizada e eficaz na avaliação e gestão do risco de quedas, promovendo um ambiente seguro. Esta cartilha foi desenvolvida com base nas melhores práticas, evidências científicas disponíveis, e ouvindo pacientes e profissionais da área. Sendo recurso valioso para todos os profissionais envolvidos no cuidado de pacientes em hemodiálise.