Fonoaudiologia - TCC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fonoaudiologia - TCC por Autor "Chies, Letícia Barcelos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Zumbido em crianças e adolescentes normo-ouvintes: revisão sistemática.(2023-11-30) Chies, Letícia Barcelos; Machado, Márcia Salgado; Departamento de FonoaudiologiaIntrodução: A prevalência do zumbido atinge 22% da população geral brasileira, sendo classificado como terceiro pior sintoma. Revisões de literatura sobre zumbido em crianças normo-ouvintes não estão atualizadas, uma vez que já se passaram 16 anos da última revisão. Objetivo: Realizar uma compilação de dados da literatura científica sobre a prevalência de zumbido em crianças e adolescentes com audição normal. Métodos: A busca de artigos científicos foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: Medline (Pubmed), LILACS, SciELO e Web of Science. A revisão sistemática foi conduzida de acordo com as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e incluiu estudos com as seguintes características: dados detalhados de prevalência de zumbido em crianças e/ou adolescentes com audição normal; artigos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola; estudos publicados nos últimos dez anos; e estudos com acesso livre. Resultados: Um total de 2.919 artigos foram identificados, dos quais, após análise, 13 estudos foram inicialmente selecionados. Destes, apenas quatro foram escolhidos após leitura completa e apenas um passou para a fase final. Portanto, apenas um estudo foi incluído, o qual teve como amostra 15.199 crianças e adolescentes. Destes, 2.220 crianças com sete anos e 2.524 crianças de 12 anos relataram zumbido, mesmo que com uma duração inferior a cinco minutos. Constatou-se, portanto, uma prevalência de zumbido de 5,6% na população estudada. Conclusão: As evidências sobre a prevalência do zumbido foram diretamente afetadas pela escassez de pesquisas envolvendo crianças normoouvintes, demonstrando a necessidade de novos estudos.