Gestão em Saúde - TCC
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Navegando Gestão em Saúde - TCC por Autor "Bastos, Gisele Alsina Nader"
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Item Análise de competências profissionais para resolução de conflitos: uma perspectiva de gestores hospitalares(2022) Zubricki, Patrícia; Caballero, Raphael Maciel da Silva; Bastos, Gisele Alsina NaderOs profissionais gestores em saúde são os principais responsáveis pela liderança das equipes de trabalho na instituição de saúde e necessitam, assim, do desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais. O presente artigo tem como objetivo identificar os principais componentes de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais, na perspectiva de gestores de instituições hospitalares. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com os profissionais de enfermagem que ocupam cargos de gestão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que é uma instituição de grande porte assistencial, além de possuir uma estrutura organizacional de gestão mais complexa. Após a realização dos questionários, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com liderança inclusiva e participativa, poder de negociação, habilidades técnicas, análise da situação e gestão de pessoas; comunicação – atrelada com comunicação efetiva, escuta ativa e feedback; e resiliência – relacionada com empatia, paciência, aprender com o conflito e mediação. Como conclusão, observou se que os participantes não têm clareza do conceito de competência já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.Item Relato de caso: a avaliação da experiência do paciente como catalisadora de melhorias em serviços de saúde(2022) Matias, Geórgia Souza; Bastos, Gisele Alsina Nader; Caballero, Raphael Maciel da SilvaA proposta deste estudo é relatar, após observação, o processo de construção e aplicação de uma ferramenta de mensuração da experiência do paciente em uma Unidade de Arritmias Cardíacas de um hospital filantrópico do Sul do Brasil, bem como analisar seus resultados para identificação e implementação de melhorias nos processos dos serviços de saúde. A experiência do paciente não é apenas uma janela da imagem da instituição para o exterior, mas também um parâmetro importante da qualidade e segurança da assistência, sendo um dos pilares de qualquer modelo de gestão e melhoria contínua. Este estudo possui natureza exploratória e descritiva, no qual foi possível acompanhar a rotina de construção e aplicação do instrumento de pesquisa, bem como o desfecho relacionado ao resultado obtido.